sábado, 28 de maio de 2022

CORDEL: CORDEL EM VERSOS - (FRAGMENTO) - MOREIRA DE AROPIARA - COM GABARITO

 Cordel: Cordel em versos - Fragmento

“EU resolvi escrever

Um cordel sobre CORDEL

Porque o cordel tem sido

Meu companheiro fiel,

E pra tirar do leitor

Alguma dúvida cruel”.

 

O cordel em minha vida

Esteve sempre presente;

Esteve, está e estará

Na vida de muita gente!

Comigo ele sempre foi

Um professor excelente.

 

É que nasci no sertão

Onde havia pouca escola.

Por lá os divertimentos

Eram: um joguinho de bola,

Forrós, vaquejadas e

Versos ao som da viola.

 

E as leituras de folhetos

Dos poetas do sertão.

Quando aparecia um.

Os jovens da região

Se reuniam e, atentos,

Ouviam a narração.

 

Pois o povo era sensível,

E, apesar de ser pacato,

De ter pouca informação

E, de residir no mato,

A leitura de folhetos

Foi sempre o grande barato.

 

Era comum na fazenda

A gente se reunir

Ao redor de uma fogueira

Pouco antes de dormir

Para ler versos rimados,

Cantar e se divertir.

 

O Pavão Misterioso,

Coco Verde e Melancia

E o de Pedro Malazarte

A gente com gosto lia.

Logo se emocionava

Com cada autor que surgia.

 

José Pacheco, a meu ver,

Foi um poeta moderno.

O seu folheto A chegada

De Lampião no inferno

É um dos mais bem-compostos,

Nasceu para se eterno.

 

E nesse clima poético

Pude me desenvolver.

Sempre lendo, sempre atento,

E depois de tanto ler

E de tanto ouvir, senti

Que precisava escrever.

 

Mas para escrever direito

Era preciso estudar,

Dominar a arte de

Rimar e metrificar.

E pra botar conteúdo

Eu tinha que pesquisar.

 

E li muitos e bons livros:

O Dicionário, a Gramática!

Devorei livros de História,

De Redação, Matemática,

E tudo que eu aprendia

Ia colocando em prática.

 

Fiz meus primeiros versinhos

Com quinze anos de idade;

Mas uns versos primitivos,

Sem muita propriedade,

Pois nessa idade ninguém

É poeta de verdade.

 

Mas prossegui pesquisando,

Lendo isso, lendo aquilo,

Questionando, indo atrás,

Curioso e intranquilo.

E escrevendo muito, até

Desenvolver meu estilo.

 

E li poesia branca,

Li poesia rimada,

Li poesia matuta,

Moderna, metrificada,

E descobri que pra ler

Qualquer estilo me agrada.

 

Mas na hora de escrever

Foi que eu pude constatar

Que minha paixão maior

Era mesmo o popular.

E as origens do cordel

Eu resolvi pesquisar.

 

[...].

         Moreira de Aropiara. Cordel em arte e versos. Xilogravuras de Erivaldo Ferreira da Silva. São Paulo: Acatu/Duna Dueto, 2008, p. 6-10.

         Fonte: Língua Portuguesa – Caminhar e transformar – Aos finais do ensino fundamental – 1ª edição – São Paulo – FTD, 2013. p. 25-7.

Entendendo o cordel:

01 – Observe a forma como o texto Cordel em versos se apresenta na página.

a)   Cada estrofe é formada por quantos versos?

Cada estrofe é formada por seis versos.

b)   O trecho é formado por quantas estrofes?

O trecho é formado por 15 estrofes.

c)   O que separa uma estrofe da outra?

Há um espaço em branco entre uma estrofe e outra.

d)   Considerando a forma como ocupam o espaço da página, o texto Cordel em versos e uma carta são parecidos? Por quê?

Não, porque o texto Cordel em versos está organizado em versos. Uma carta é organizada em parágrafos.

02 – Numere cada verso da primeira estrofe do texto Cordel em versos.

a)   Leia os versos 2, 4 e 6 dessa estrofe e observe as palavras finais de cada um deles. O que você percebeu?

Que o final de cada deles se rimam.

b)   Sua observação também se aplica às outras estrofes?

Sim. Em todas as estrofes o segundo, o quarto e o sexto verso rimam.

c)   Escolha mais uma estrofe e pinte com a mesma cor as palavras de cada verso que apresentam finais semelhantes.

Resposta pessoal do aluno.

03 – Assinale as alternativas que estão de acordo com o poema de cordel que você leu: Por que o cordel era importante no sertão?

(X) Porque havia poucos divertimentos.

(   ) Porque os poetas ganhavam dinheiro com ele.

(X) Porque o povo se divertia com os versos.

04 – Converse com seus colegas: Por que o poeta afirma que o cordel foi para ele “um professor excelente”?

      Porque a literatura de cordel no sertão tinha a função de levar não só histórias como também informações que não chegariam por outros meios, já que havia poucas escolas.

 

 

 

POEMA: PERO VAZ DE CAMINHA - OSWALD DE ANDRADE - COM GABARITO

 Poema: Pero Vaz de Caminha

 A Descoberta

Seguimos nosso caminho por este mar de longo
Até a oitava da Páscoa
Topamos aves
E houvemos vista de terra

Os Selvagens

Mostraram-lhes uma galinha
Quase haviam medo dela
E não queriam pôr a mão
E depois a tomaram como espantados

As Meninas da Gare

Eram três ou quatro moças bem moças e bem gentis
Com cabelos mui pretos pelas espáduas
E suas vergonhas tão altas e tão saradinhas
Que de nós as muito bem olharmos
Não tínhamos nenhuma vergonha.

 ANDRADE, Oswald de. Pau Brasil. In: Obras completas. 5. ed. São Paulo: Globo, p. 69-70. 

 

Poema: A Mão-de-obra

São bons de porte e finos de feição

E logo sabem o que se lhes ensina,

Mas têm o grave defeito de ser livres.

    PAES, José Paulo. In: Os melhores poemas. São Paulo: Global, 1996, p. 86. (Seleção de Davi Arrigucci Jr.).

Fonte: Livro – Língua Portuguesa – Heloísa Harue Takazaki – ensino médio – Coleção Vitória-Régia – Volume único – 1ª edição Curitiba - IBEP. 2004, p. 92-3.

Entendendo o poema:

01 – Começaremos a análise, observando o poema de Oswald de Andrade. A construção desse poema tem a ver com a construção da obra de arte acima. De posse dessa informação, explique como o poema foi construído.

      A obra de Picasso se constitui de fragmentos, pedaços de papéis e elementos naturais recortados e colados. A obra de Oswald de Andrade também foi feita a partir de uma remontagem: o poeta escolheu, “recortou” e remontou frases da Carta de Caminha, criando uma nova configuração para o texto: um poema.

02 – Para cada conjunto de versos, no poema “Pero Vaz de Caminha”, Oswald de Andrade criou um título. Qual desse títulos...

a)   Dessacraliza o fato histórico, tratando o descobrimento com uma certa ironia, ao sugerir que a chegada dos portugueses foi fruto de um “acaso”?

“A Descoberta”.

b)   Contrapõe-se com as ideias do corpo do poema? Como?

“Os Selvagens”. A ideia de ferocidade presente no título é negada no poema: eles têm medo de uma galinha.

c)   Mistura tempos históricos e faz comparações?

“As Meninas da Gare”. As índias estão sendo comparadas às “meninas” da estação de trem.

03 – Tome o texto de Oswald como um todo: a ideia foi a de endossar ou inverter os sentidos da Carta original de Caminha? Explique.

      A ideia foi inverter, satirizar as ideias contidas na Carta de Pero Vaz de Caminha.

04 – A obra “Pau Brasil”, de Oswald de Andrade, foi publicada originalmente em 1929 e constitui a síntese de uma visão histórica. A ideia do poeta era entender o país, a formação e o pensamento brasileiros numa época de insatisfação política e de crescente nacionalismo. Nesse sentido, pode-se dizer que a colagem de Oswald de Andrade também reflete uma visão crítica que tem a ver com seu tempo? Por quê?

      Sim, a escolha do tema e a crítica às ideias da época sobre o “achamento” do Brasil estão presentes no texto de Oswald.

05 – Agora, releia o poema de José Paulo Paes, que é posterior ao de Oswald de Andrade. Pode-se dizer que esse poema, “A mão-de-obra”, dialoga tanto com a Carta de Caminha quanto com o poema de Oswald de Andrade? Explique.

      Sim. O poema de José Paulo Paes também é uma montagem de frases recortadas da Carta de Caminha, estrutura essa que “dialoga” intertextualmente com a obra de Oswald.

06 – Quanto ao sentido, o poema de José Paulo Paes endossa a visão de Caminha ou se aproxima da visão crítica de Oswald? Explique.

      Aproxima-se da visão crítica de Oswald. O título sugere que o interesse português sobre os primeiros povos que aqui estavam era a condição que apresentavam para o trabalho.

 

TEXTO EXPOSITIVO: RESPEITANDO O PISO TÁTIL - COM GABARITO

 Texto expositivo: Respeitando o piso tátil

       A norma técnica NBR 9050/2004 caracteriza o piso tátil pela diferenciação de textura em relação ao piso do lugar. Ele é instalado para servir de alerta ou de linha-guia perceptível por pessoas com deficiência visual.

        Assim, há dois tipos de piso tátil: o de alerta (com bolinhas salientes) e o direcional (com faixas lineares em relevo). O piso tátil deve ter, ainda, cor contrastante em relação às áreas próximas para permitir a orientação de pessoas que enxergam não utilizem esse recurso.

        O piso tátil de alerta deve ser instalado em rebaixamento de guias, no início e término de escadas e rampas, próximo a portas e sempre que houver algum obstáculo suspenso ou outros desníveis que possam provocar acidentes a uma pessoa que não os enxergue.

        O piso tátil direcional orienta a locomoção de pessoas com deficiência visual que sentem as faixas com os pés ou com bengala longa. Portanto, quando há esse tipo de piso, é provável que pessoas com deficiência visual transitem por lá.

        Então, se você estiver em uma calçada que tenha piso tátil, evite andar por ele. Dessa maneira, você colabora com a mobilidade das pessoas com deficiência visual e evita que elas esbarrem sem querer em você, poupando-as de situações constrangedoras e atrasos, que percam bengalas, por quebrá-las ou empená-las no choque, e que sofram acidentes mais graves, como colidir com um poste ou cair na rua ou na via de um trem ao tentar desviar de você.

        Se você não precisa, deixe o piso tátil livre. Não é simples?

                                   Piso tátil direcional e piso tátil de alerta. São Paulo, 2013. Disponível em: http://www.fernandazago.com.br/2012/01/acessibilidade-em-gestos-simples.html. Acesso em: 7 nov. 2017. Texto adaptado.

         Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 190-2.

Entendendo o texto:

01 – Você já viu um piso tátil? Onde?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, em estações de trem e metrô, em shopping ou nas vias públicas de grande circulação.

02 – O que você faria se visse alguém desrespeitando o piso tátil?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – As explicações do texto vão alterar alguma coisa na sua atitude em relação às pessoas com dificuldades de visão? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que está sendo descrito no texto?

      O piso tátil.

05 – Quais são os dois tipos de piso tátil apresentados?

      Piso tátil direcional e o piso tátil de alerta.

06 – Que pessoas são beneficiadas por esses pisos?

      As pessoas com deficiência visual (cegos e pessoas com baixa visão).

07 – Qual são as características e funções dos pisos tátil?

      Piso tátil de alerta: deve ser instalado em rebaixamento de guias, no início e término de escadas e rampas, próximo a portas e sempre que houver algum obstáculo suspenso ou outros desníveis que possam provocar acidentes a uma pessoa que não os enxergue.

      Piso tátil direcional: orienta a locomoção de pessoas com deficiência visual que sentem as faixas com os pés ou com bengala longa. Portanto, quando há esse tipo de piso, é provável que pessoas com deficiência visual transitem por lá.

08 – Pela informação dada no texto, o piso tátil lhe parece uma medida necessária?

      Sim, pois ele ajuda as pessoas com deficiência visual a se orientar e a se locomover com mais segurança e autonomia.

09 – Que orientação é dada na conclusão do texto?

      “Se você não precisa, deixe o piso tátil livre.”

10 – Você sabe o que significam as placas táteis abaixo? Onde elas costumam ser encontradas?


     

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjfuCFUYWBGiGp5L12sZxWqXNVpmEegh_4ZwT5NSIRZDfXjmFy6QYm5CKVjn55GKIxh4Ew7Xqw4LuoacKCe3Yk6ipVzjlqc3hLkFXdq3wJ1C2rgGUoiZbEVGcaPATKK8PaJPLfNwEymmN8okOK-QJYvKfmWXlcRfcldD4STxvF2rOKhSx5YR6MDP-i5/s1600/TATIL.jpg 
São a identificação em braile dos andares de um edifício encontrada em
elevadores. As placas em braile próximas aos botões auxiliam os deficientes visuais em sua locomoção.

 

RESENHA: FILME CUERDAS - COM GABARITO

 Resenha: Filme Cuerdas

 Imagem: Cena do filme Cuerdas, 2014

Autores: Pedro Solís García (direção)

Técnica: Animação

        Consagrado com o Prêmio Goya de 2014, o curta-metragem de animação Cuerdas (“Cordas”) narra a amizade entre Maria, uma garotinha muito especial, e Nicolás, seu novo colega de classe, que sofre de paralisia cerebral. A menina, vendo algumas das impossibilidades do amigo, não desiste dele e faz de tudo que ele se divirta e consiga brincar. Ao final, uma surpresa especial, que lembra a todos a importância do educar e da relação estabelecida entre ensino e aprendizagem. O filme é baseado na vida do diretor Pedro Solís, que é pai de um outro Nicolás, o qual também sofre de paralisia cerebral, e de Alejandra, que, assim como Maria, faz de tudo para o irmão se sentir pleno em sua infância.

        Eu sou cidadão?

        O conceito de cidadania é profundo e vai além de ter um documento, não jogar lixo no chão ou poder votar; ser cidadão também é respeitar as pessoas, ser solidário, zelar pelo planeta, ter o direito a receber educação, saúde, alimentação e moradia, entre outras coisas. Enfim, ser cidadão é fazer valer os nossos direitos e agir de acordo com os nossos deveres.

        É função da escola contribuir intencionalmente para que os alunos exerçam a cidadania de maneira plena.  

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 178-8.

Entendendo a resenha:

01 – Que lugar é esse?

      Provavelmente uma sala de aula.

02 – O que as crianças estão fazendo?

      Conversando com o professor(a).

03 – Como elas parecem se sentir?

      Pela fisionomia das crianças, estão felizes.

04 – Qual é o sentimento que Maria tem em relação ao Nicolás?

      O sentimento de amor e cidadania, vendo algumas das impossibilidades do amigo, faz de tudo para que ele se divirta e consiga brincar.

05 – Quais são as personagens principais do filme “Cuerdas”?

      As personagens são Maria e Nicolás.

06 – Você já ajudou alguém? Quem?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Costuma participar da resolução de problemas?

      Resposta pessoal do aluno.

08 – O que significa ser cidadão?

      Ser cidadão é respeitar as pessoas, zelar pelo planeta, ter direito a educação, alimentação, saúde, moradia, etc.

09 – Qual é a função das escolas?

      A função das escolas é contribuir intencionalmente para que os alunos exerçam a cidadania de maneira plena.

POEMA: PIPA - JOSÉ DE NICOLA - COM GABARITO

 Poema: Pipa

              José De Nicola


Presa por um fio,

Agita-se a pipa no ar:

Dá pinote,

Sacode o rabo,

Pula cercas invisíveis.

 

Por um instante para,

Imóvel no espaço

Como águia

Em busca da caça.

 

Cá embaixo,

O menino-âncora

Sorri de felicidade

Sem entender

Que a pipa

Se alimenta

De liberdade.

José De Nicola. Alfabetário. São Paulo: Moderna, 2002.

         Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 158.

Entendendo o poema:

01 – Segundo o poema, o que a pipa faz no ar?

      Agita-se, dá pinote, sacode o rabo, pula cercas invisíveis, fica imóveis.

02 – O que o poeta quis dizer com “a pipa se alimenta de liberdade”?

      Ele quis dizer que a pipa por estar pairando no ar, se encontra em liberdade. Se estive em terra, estaria presa nas mãos dos meninos.

03 – O que indicam as palavras agita-se, sacode e pula?

(   ) Nomes.        (   ) Características.           (X) Ações.

04 – Sublinhe os verbos do poema. Se você fosse procurar esses verbos no dicionário, como eles estariam escritos?

      Agitar, dar, sacudir, pular, parar, sorrir, entender, alimentar.

 

 

sexta-feira, 27 de maio de 2022

NOTÍCIA: REI E RAINHA DO MAR CHEGA AO RECREIO - FRAGMENTO - UOL ESPORTE - COM GABARITO

 Notícia: Rei e Rainha do Mar chega ao Recreio – Fragmento

     A Pedra do Pontal é um dos pontos mais conhecidos e bonitos do Recreio dos Bandeirantes. Esta enorme rocha separa as praias do Recreio e da Macumba e é muito procurado pelos turistas onde é possível escalar e admirar as belezas da zona oeste carioca. Será lá que vai acontecer a próxima etapa do Rei e Rainha do Mar nos dias 8 e 9 de outubro. Pela primeira vez o circuito será disputado na região do Recreio e trará algumas novidades para os cerca de 4 mil atletas inscritos.

        A etapa da Pedra do Pontal marca a estreia das crianças no Rei e Rainha do Mar em provas no Rio de Janeiro com a versão kids da natação em águas abertas e do beach run (corrida na areia). Sucesso nas etapas de Ubatuba e Salvador, as provas de águas abertas terão três distâncias: 100m (8 e 9 anos), 200m (10 e 11 anos) e 400m (12 e 13 anos). No beach run os pequenos vão correr entre 100m e 800m nas areias da Praia do Recreio.

        [...].

UOL Esporte, 28 set. 2016. Disponível em:  https://swimchannel.blogosfera.uol.com.br/2016/09/28/rei-e-rainha-do-mar-chega-ao-recreio/. Acesso em: 14 nov. 2017.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 150-1.

Entendendo a notícia:

01 – Após ler a notícia, crie um subtítulo para a notícia.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Qual é o assunto da notícia?

      O circuito Rei e Rainha do Mar.

03 – Que novidade é anunciada na etapa da Pedra do Portal?

      A estreia de crianças na etapa realizada na região do Recreio dos Bandeirantes.

04 – Quais são as provas para os pequenos?

      Natação em águas abertas e corrida na areia.

05 – Quais são as palavras mais importantes desse trecho da notícia?

      Prova, etapa, crianças, natação, corrida na areia.

06 – Quem participa do evento noticiado?

      Quatro mil atletas inscritos.

07 – Que informações o subtítulo pode acrescentar ao título sobre o assunto da notícia?

      O subtítulo pode anunciar a estreia das crianças na etapa do Recreio.

 

TEXTO: MUSEU EMÍLIO GOELDI - GUIA DA SEMANA - COM GABARITO

 Texto: Museu Emílio Goeldi

  Museu Paraense Emílio Goeldi conserva um importante patrimônio histórico e científico da Amazônia, contribuindo para a formação cultural e identidade da região. Através de uma exposição diversificada da vegetação, composta desde gigantescas árvores frondosas até ervas diversas, forma um sub-bosque. [...]

        As exposições trazem materiais relacionados à Amazônia, fotos, documentos e objetos.

        [...] Não é preciso agendar visitas... [...].

       Disponível em: https://www.guiadasemana.com.br/belem/arte/estabelecimento/museu-emilio-goeldi. Acesso em: 16 nov. 2017.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 138.

Entendendo o texto:

01 – De acordo com o texto, o que o visitante pode ver no Museu Emílio Goeldi?

      Pode ver um sub-bosque com exposição diversificada da vegetação da Amazônia, e exposição de fotos, documentos e objetos da região. Composta desde gigantescas árvores frondosas até ervas diversas.

02 – Sublinhe no texto as palavras que têm a letra g.

      Goeldi, vegetação, região, gigantescas, agendar.

03 – Em quais palavras a letra g tem o som de j?

      Nas palavras região, vegetação, no primeiro g de gigantescas e em agendar.

04 – Em quais palavras a letra g não tem o som j?

      Nas palavras Goeldi e gigantescas (segundo g).

05 – Que palavra tem a letra j?​

      Objetos.

TIRINHA: MAGALI APETITE - MAURICIO DE SOUSA - COM GABARITO

 Tirinha: Magali apetite

 

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEifuO8XfMa_usbJEjnbltvpMHGojId1EkWmcP5772daf7EUOgPufjTxTReaWQIOgHzpdGfFAbXLs4AoMo4-aX62wrqFGB_R6cf6gW622T5yAr81QT7NhTYZJXJbHdVajctdZ7JcJqGRBko8An4DOcD1p21Pf8xFDPMGsaQUR4rB00A0gL_6xB9b1GcX/w477-h194/magalii.jpg 

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 136.

Entendendo a tirinha:

01 – Quem inicia o diálogo?

      A mãe de Magali.

02 – A quem ela se dirige?

      Ela se dirige ao médico.

03 – A quem o médico se dirige?

      O médico se dirige à mãe da Magali.

04 – O que ele fala?

      “Pede pra ela soltar o meu lanche!”.

05 – A palavra ela refere-se a quem?

      Ela refere-se a Magali, de quem se fala.

QUADRINHOS: DRIBLANDO A DOR - ROBERTO LENT - COM GABARITO

 Quadrinhos: Driblando a dor

 

 
Fonte da imagem - https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhAaWZfJHBNlDMFYL-6hFOpS8X0CIffTK9TOXHaTuCxoC-ABb-gUfEbXI4ZjoDDnEZH7QsdYLUI6x6YY3YSIkOM_AhuU-7Vsv0AF_XI4vaLhqhzws_Tao_8Euc9OKr4OrkxftuflNVrHlhWTX3IB5sxJA3rVSFKgEZ5sPUb1fdGSbByIXBtzqi53L7e/s1600/DRIBLANDO.jpg

Roberto Lent. Ilustrações de Flávio Dealmeida. Instituto Ciência Hoje.

Fonte: livro – Língua portuguesa – Buriti mais português – 4° ano – ensino fundamental – Anos iniciais – 1ª edição, São Paulo, 2017. Moderna. p. 110-2.

Entendendo o quadrinhos:

01 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra driblar? Se necessário consultar o dicionário.

      Driblar é lograr os outros adversários com movimento do corpo.

02 – O que aconteceu durante o jogo?

      Ptix leva uma pancada de Jamanta.

03 – O que aconteceu com Ptix logo depois do jogo?

      Ptix começa a sentir dor no lugar onde levou a pancada.

04 – Que personagem explicou o que aconteceu com Ptix?

      A explicação foi dada pelo neurônio Giraldo Cerebelim, que disse que o Acumbente foi o responsável pelo que aconteceu.

05 – Em sua opinião, essa história em quadrinhos foi escrita só para divertir o leitor?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Além de divertir o leitor, a história procura explicar o funcionamento do cérebro.

06 – Observe os quadrinhos.

a)   Qual é a fala do narrador?

Logo depois do jogo...

b)   De quem são estas falas?

·        O que foi Ptix?

Zeca.

·        Agora que eu tô sentindo a pancada do Jamanta, Zeca!

Ptix.

c)   Qual personagem disse “Ai!”?

Ptix.

·        Por que esse balão é diferente dos outros?

Porque Ptix sentiu uma dor muito forte.

07 – Copie a onomatopeia deste quadrinho (2°) e escreva o som que ela imita.

      Pimba. Imita o som do chute que o Jamanta deu no Ptix.

·        Na sua opinião, a onomatopeia, nesse quadrinho, poderia ser excluída?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Mesmo sendo possível entender a situação sem o uso da onomatopeia, sua presença reforça o significado do desenho.

08 – Em qual quadrinho há letreiros?

      No último quadrinho.

·        Para que eles foram usados?

Para destacar as características ou a função das personagens: o neurônio do setor de chutes e de pulos e o neurônio torcedor (Acumbente), do setor das emoções. Há também o letreiro que indica o fim da história.

09 – Explique por que Ptix não sentiu dor durante o jogo. Isso já aconteceu com você? Conte como foi.

      Resposta pessoal do aluno.