sábado, 31 de julho de 2021

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

 01) D1- (SPAECE). Leia o texto abaixo.

Quadrilha

João amava Teresa que amava Raimundo que amava Maria que amava Joaquim que amava Lili que não amava ninguém.

João foi para os Estados Unidos, Teresa para o convento, Raimundo morreu de desastre, Maria ficou para tia, Joaquim suicidou-se e Lili casou com J. Pinto Fernandes que não tinha entrado na história.

ANDRADE, Carlos Drummond de. Disponível em: <http://www.jornaldepoesia.jor.br/drumm.html>

 De acordo com esse texto, a personagem Lili

A)  casou-se com Joaquim.

B)  B) casou-se com J. Pinto.

C)  C) foi para o convento.

D)  D) morreu de desastre.

 

02) D1- Leia o texto abaixo.

RONDÓ DO CAPITÃO

 

BÃO BALALÃO,

Senhor capitão,

Tirai este peso

Do meu coração.

Não é de tristeza,

Não é de aflição:

É só de esperança,

Senhor capitão!

A leve esperança,

A aérea esperança ...

Aérea, pois não!

– Peso mais pesado

Não existe não.

Ah, livrai-me dele,

Senhor capitão!

BANDEIRA, Manuel.

 

Leia novamente o terceiro verso. O peso que deverá ser tirado é

A)  a alegria.

B)  B) a aflição.

C)  C) a tristeza.

D)  D) a esperança.


03) D1 - (SIMAVE). Leia o texto abaixo e responda.

A reunião se estendeu pela tarde inteira. Amontoados no quarto de Cris, os meninos não chegavam a um acordo sobre quem faria o quê na peça. Foi preciso muita conversa (e até alguns beliscões) para que a maioria se conformasse com a distribuição dos papéis. Júnior era o mais forte do grupo e por isso ganhou o direito de segurar o esqueleto. A Ique caberia a tarefa de mover os ossos do braço, fazendo os gestos necessários para acompanhar a fala de Valfrido. E a voz, rouca e tenebrosa, Biel treinou durante toda a manhã.

Apesar dos protestos, as meninas se sujeitaram a permanecer na retaguarda, de olho na casa do Bola e nas esquinas da rua, prontas a avisar os garotos caso surgisse um imprevisto.

– E eu? E eu? – Cisco perguntou, após assoar ferozmente o nariz. – Dão tem babel bra bim?

KLEIN, Sérgio. Tremendo de Coragem. São Paulo: Fundamento Educacional, 2001. p. 57.

A frase “Dão tem babel bra bim?” permite afirmar que

A)  Cisco está resfriado.

B)  B) Biel está rouco.

C)  C) Bola apareceu.

D)  D) Valfrido falou.

 

04) D4 - (SAEMS). Leia o texto abaixo.

Amor é fogo que arde sem se ver;

É ferida que dói e não se sente;

É um contentamento descontente;

É dor que desatina sem doer;

É um não querer mais que bem querer;

É solitário andar por entre a gente;

É nunca contentar-se de contente;

É cuidar que se ganha em se perder;

É querer estar preso por vontade;

É servir a quem vence, o vencedor;

É ter com quem nos mata lealdade.

Mas como causar pode seu favor

Nos corações humanos amizade,

Se tão contrário a si é o mesmo Amor

 

FILHO, Aires da MM. (Org.). Camões: lírico. Rio de Janeiro: Agir, 1992, p.19.

 

A visão de amor do autor se constrói a partir de

A)  definições.

B)  B) negações.

C)  C) oposições.

D)  D) repetições.

 

05) D6- (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

COMO SE PRODUZEM FRUTAS FORA DE ÉPOCA?

Você se lembra do tempo em que era preciso esperar o outono para comer morango e o inverno para chupar laranjas? Se não, é porque faz muito tempo mesmo: hoje em dia, essas frutas estão no supermercado o ano inteiro. Poda e irrigação se juntaram à genética e à química e permitem que os agricultores acelerem ou retardem o ciclo natural das plantas. Hoje, as frutas são de todas as épocas.

A manga, por exemplo, graças a substâncias químicas como paiobutazol e ethefon, tem uma produção uniforme ao longo do ano. O produtor pode até adequar a colheita ao período mais propício para o mercado interno ou externo. Além do calendário, a agricultura moderna também ignora a geografia: a maçã, fã do frio, já dá na Bahia. Fruto de cruzamentos genéticos, a variedade Eva suporta trocadilhos e o calor nordestino desde 2004.

“Os produtores aprenderam a explorar nossos climas e solos e passaram a produzir a mesma fruta em várias regiões”, explica Anita Gutierrez, engenheira agrônoma da Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo, a CEAGESP. O que não significa que não exista sazonalidade: ainda há variação no volume de algumas frutas e verduras por culpa de estiagem excesso de chuvas ou frio fora do comum. Ainda falta podar o clima.

 

SILVA, Michele. Revista Superinteressante.Ed. 264. Abril: abr. 2009. p. 46.

 

Esse texto trata

A) da agricultura moderna, que produz frutas o ano inteiro.

B) dos morangos, que devem ser cultivados no outono.

C) do calendário agrícola, que determina a produção.

D) das ações do clima, que interferem na produção.

 

06) D6- ESSA Leia o texto para responder a questão a seguir:

EPITÁFIO (Sérgio Britto)

Devia ter amado mais

Ter chorado mais

Ter visto o sol nascer

Devia ter arriscado mais

E até errado mais

Ter feito o que eu queria fazer...

Queria ter aceitado

As pessoas como elas são

Cada um sabe a alegria

E a dor que traz no coração...

[...]

Devia ter complicado menos

Trabalhado menos

Ter visto o sol se pôr

Devia ter me importado menos

Com problemas pequenos

Ter morrido de amor...

[...]

http://letras.terra.com.br/titas/48968/

O tema central da letra da música é

A) a eternização do amor como solução para os problemas da vida.

B) o arrependimento por não aproveitar mais as coisas da vida.

C) a preocupação por não saber o que fazer nas diversas situações de vida.

D) o sentimento de morte que perpassa todas as simples situações da vida.

07) D14- Leia o texto para responder a questão abaixo:

OS LIVROS E SUAS VOZES

Sempre gostei muito de livros e, além dos livros escolares, li os de histórias infantis, e os de adultos: mas estes não me pareciam tão interessantes, a não ser, talvez, Os Três Mosqueteiros, numa edição monumental, muito ilustrada, que fora do meu avô. Aquilo era uma história que não acabava nunca; e acho que esse era o seu principal encanto para mim. Descobri o dicionário, uma das invenções mais simples e formidáveis e também achei que era um livro maravilhoso, por muitas razões.

(...) quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros e imaginava-os cheios de vozes, contando o mundo.

 

MEIRELES, Cecília. Obra Poética. Rio de janeiro: Aguillar, 1997.

 

O trecho em que se identifica a opinião da autora é

A) “Sempre gostei muito de livros...”

B) “(...) além dos livros escolares, li os de histórias infantis, (...)”

C) ”(...) achei que era um livro maravilhoso, (...)”

D) “quando eu ainda não sabia ler, brincava com os livros (...)”

 

 

08) D14- (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.

O pai telefona para casa:

– Alô?

– ...

Reconhece o silêncio da tipinha. Você liga? Quem fala é você.

– Alô, fofinha.

Nem um som. Criança não é para ser chamada fofinha. Cinco anos, já viu.

– Oi, filha. Sabe que eu te amo?

– Eu também.

“Puxa, ela nunca disse que me amava”.

– Também o quê?

– Eu também amo eu.

 

Crianças (seleção). Curitiba, 2001. p. 31. Disponível em: <http://www.releituras.com/daltontrevisan_crianca.asp>.

 

Em qual dos trechos desse texto está expressa a opinião do narrador?

A) “Reconhece o silêncio da tipinha.”.

B) “Criança não é para ser chamada de fofinha.”.

C) “– Oi filha. Sabe que eu te amo?”.

D) “Puxa, ela nunca disse que me amava”.

 09) D14- (Equipe PIP). Leia o texto abaixo.

CAPA

A inspiradora reportagem sobre as crises de idade nos leva a muitas reflexões, mas acredito que a mais importante delas diz respeito à estrutura de personalidade que cada um desenvolve. É consenso, entre pessoas maduras e bem estruturadas emocionalmente, que vivemos a vida de acordo com nossa base psicológica. Por isso, é importante que, da infância até o início da vida adulta, saibamos estruturar o arcabouço daquilo que seremos. Quem tem um bom alicerce, enfrentará seguramente qualquer tipo de problema. Reinvente-se a cada idade. (José Elias)

Alex Neto, Foz do Iguaçu – PR

A palavra que marca a opinião do leitor em relação à reportagem é:

A)  Consenso.

B)  B) Importante.

C)  C) Inspiradora.

D)  D) Seguramente

 

10) D14- Leia o texto abaixo e responda.

EDUCAÇÃO DE HOJE ADIA O FIM DA ADOLESCÊNCIA

Há pouco tempo recebi uma mensagem que me provocou uma boa reflexão. O interessante é que não foi o conteúdo dela que fisgou minha atenção, e sim sua primeira linha, em que os remetentes se identificavam. Para ser clara, vou reproduzi-la: “Somos dois adolescentes, com 21 e 23 anos...”.

Minha primeira reação foi sorrir: agora, os jovens acreditam que a adolescência se estende até, pelo menos, aos 23 anos?! Mas, em seguida, eu me dei conta do mais importante dessa história: que a criança pode ser criança quando é tratada como tal, e o mesmo acontece com o adolescente. Os dois jovens adultos se veem como adolescentes, porque, de alguma maneira, contribuímos para tanto.

A adolescência tinha época certa para começar até um tempo atrás, ou seja, com a puberdade, época das grandes mudanças físicas. E terminar também: era quando o adolescente, finalmente, assumia total responsabilidade sobre sua vida e tornava-se adulto. Agora, as crianças já começam a se comportar e a se sentir como adolescentes muito tempo antes da puberdade se manifestar e, pelo jeito, continuam se comportando e vivendo assim por muito mais tempo. Qual é a parcela de responsabilidade dos adultos e educadores?

 

Fonte: Disponível em: http://www.santanna.g12.br/professores/ana_paula_port/atividade_reforco_lp_9anos.pdf.

A opinião da autora em relação ao fato de que a educação de hoje adia o fim da adolescência é que

A) os adultos contribuem para que isso aconteça.

B) a adolescência é uma fase que vai até 23 anos.

C) os adolescentes têm muitas responsabilidades.

D) os adultos devem ensinar a criança a se calçar sozinha.

 

11) D12- Leia o texto para responder a questão abaixo:

STRESS ANCESTRAL

Conhecido como um dos males do nosso tempo, o stress não é exclusividade deste século nem do anterior. Muito antes da era do trânsito caótico, e até mesmo da Revolução Industrial, a civilização inca, que viveu entre 550 e 1532, já sofria desse mal. A conclusão é de uma equipe de arqueólogos da Universidade de Ontário Ocidental, no Canadá, que analisaram amostras de cabelo de restos mortais de dez indivíduos, provenientes de cinco diferentes sítios arqueológicos no Peru. Os pesquisadores encontraram cortisol – hormônio responsável pelo stress – em níveis superiores aos verificados em pessoas que passaram por estudos clínicos recentes. “O cortisol estava mais alto naqueles que, depois de alcançar tais níveis, morreram. Esses indivíduos podem ter desenvolvido uma doença que levou algum tempo para matá-los e essa talvez tenha sido a causa do stress”, diz a arqueóloga Emily Webb, que conduziu a pesquisa.

 Fonte:http://www.istoe.com.br/reportagens/35451_STRESS+ANCESTRAL?pathImagens=&path=&actualArea=internalPage

A finalidade do texto é

A) relatar as consequências negativas do stress.

B) informar que o stress já existe há mais de 400 anos.

C) comparar o stress do homem moderno ao dos Incas.

D) identificar a doença que causou o stress na civilização Inca.

 

12) D12- (Prova da cidade 2012). Leia o texto abaixo.

AS DUAS NOIVAS

O ônibus parou e ela subiu. Ele se encolheu, separando-se da outra, as mãos enfiadas entre os joelhos e olhando para o lado – como se adiantasse, já tinha sido visto. A noiva sorriu, agradavelmente surpreendida:

Mas que coincidência!

E sentou-se a seu lado. Você ainda não viu nada – pensou ele, sentindo-se perdido, ali entre as duas. Queria sumir, evaporar-se no ar. Num gesto meio vago, que se dirigia tanto a uma como a outra, fez a apresentação com voz sumida:

- Esta é minha noiva...

- Muito prazer – disseram ambas.

 

Fonte: Sabino, Fernando. Obra Reunida. Volume III, Editora Nova Aguilar S.A. – Rio de Janeiro, 1996, p. 148.Com cortes.


No texto, a ironia está no fato de que as moças

A) se conheciam.

B) se cumprimentaram.

C) falaram ao mesmo tempo.

D) noivaram com o mesmo rapaz.

  

13) D7 - (Equipe PIP). Leia o texto abaixo.

RECEITAS DA VOVÓ

Lembra aquela receita que só sua mãe ou sua avó sabem fazer? Pois saiba que, além de gostoso, esse prato é parte importante da cultura brasileira. É verdade. Os cadernos de receita são registros culturais. Primeiro, porque resgatam antigas tradições, seja familiares ou étnicas. Além disso, mostram como se fala ou se falava em determinada região. E ainda servem como passagens de tempo, chaves para alcançarmos memórias emocionais que a gente nem sabia que tinha (se você se lembrou do prato que sua avó ou sua mãe fazia, você sabe do que eu estou falando).

A tese defendida pelo autor do texto é de que as receitas culinárias:

A) Fazem com que lembremos a nossa infância.

B) Resgatam nossas tradições familiares ou étnicas.

C) São as que só nossas mães ou avós conhecem.

D) São uma parte importante da cultura brasileira.

 

14) D8 - (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

O QUE É SER ADOTADO

Os alunos do primeiro ano, da professora Débora, discutiam a fotografia de uma família. Um menino na foto tinha os cabelos de cor diferente dos outros membros da família.

Um aluno sugeriu que ele talvez fosse adotado e uma garotinha disse:

– Sei tudo de filhos adotados porque sou adotada.

– O que é ser adotado? – outra criança perguntou.

– Quer dizer que você cresce no coração da mãe, em vez de crescer na barriga.

DOLAN, George. Você Não Está Só. Ediouro

O aluno sugeriu que a criança da foto tinha sido adotada por que:

A) os cabelos dela eram diferentes.

B) estava na foto da família.

C) pertencia a uma família.

D) cresceu na barriga da mãe.

 15) D8 - Essa Leia o texto para responder a questão abaixo:

O NAMORO NA ADOLESCÊNCIA

Um namoro, para acontecer de forma positiva, precisa de vários ingredientes: a começar pela família, que não seja muito rígida e atrasada nos seus valores, seja conversável, e, ao mesmo tempo, tenha limites muito claros de comportamento. O adolescente preciso disto, para se sentir seguro. O outro aspecto tem a ver com o próprio adolescente e suas condições internas, que determinarão suas necessidades e a própria escolha. São fatores inconscientes, que fazem com que a Mariazinha se encante com o jeito tímido do João e não dê pelota para o herói da turma, o Mário. Aspectos situacionais, como a relação harmoniosa ou não entre os pais do adolescente, também influenciarão o seu namoro. Um relacionamento em que um dos parceiros vem de um lar em crise é, de saída, dose de leão para o outro, que passa a ser utilizado como anteparo de todas as dores e frustrações. Geralmente, esta carga é demais para o outro parceiro, que também enfrenta suas crises pelas próprias condições de adolescente. Entrar em contato com a outra pessoa, senti-la, ouvi-la, depender dela afetivamente e, ao mesmo tempo, não massacrá-la de exigências, e não ter medo de se entregar é tarefa difícil em qualquer idade. Mas é assim que começa este aprendizado de relacionar-se afetivamente e que vai durar a vida toda.

 SUPLICY, Marta. A condição da mulher. São Paulo: Brasiliense, 1984

 Para um namoro acontecer de forma positiva, o adolescente precisa do apoio da família. O argumento que defende essa ideia é

A) a família é o anteparo das frustrações.

B) a família tem uma relação harmoniosa.

C) o adolescente segue o exemplo da família.

D) o apoio da família dá segurança ao jovem.

 

 16) D8 - (SAERS). Leia o texto abaixo.

PORTUGUÊS POPULAR

O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.

Segundo a coluna do jornalista Anselmo Góis, no jornal O Globo, o Comitê Olímpico Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções “linguísticas”: a chance de aprender a língua russa – por causa dos Jogos de Inverno em Sogi, que serão realizados em 2014 – e o português – haja vista a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro. Resultado: apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo. Em contrapartida, os outros 200 preferiram estudar a língua falada no Brasil.

Nosso idioma vai muito bem, obrigado.

 Língua Portuguesa, ano 4, n. 53, mar. 2010, p. 11.

 

Nesse texto, qual é o argumento utilizado pelo autor para sustentar sua tese?

A) “O Brasil anda mesmo em alta no mundo, e a Língua Portuguesa não fica atrás em popularidade.”.

B) “... o Comitê Olímpico Internacional (COI) ofereceu aos seus 300 funcionários duas opções ‘linguísticas’:...”.

C) “... haja vista a proximidade dos Jogos Olímpicos de 2016 com sede no Rio de Janeiro.”.

D) “... apenas 5 pessoas, em meio aos 300 funcionários do COI, escolheram estudar russo.”.

  

17) D9 - (SAEPI). Leia o texto abaixo.

NOVA LEI ORTOGRÁFICA CHEGA À ESCRITA BRAILE

Todas as mudanças promovidas pelo acordo ortográfico serão adotadas pelo português convertido em braile, sistema criado pelo francês Louis Braille para pessoas com deficiência visual. O acordo influencia o braile, pois, nesse sistema, as palavras são escritas letra a letra, e cada vocábulo tem até seis pontos em relevo. Um cego treinado é capaz de detectar a ausência ou a presença do trema em determinadas palavras, assim como hífens, acentos e pontuações. Com isso, o Ministério da Educação já prevê a adaptação de livros didáticos em braile à nova grafia.

 Língua Portuguesa. nº 41. São Paulo: Segmento, mar. 2009, p. 9.

 

A informação principal desse texto é:

A) o sistema braile adotará todas as mudanças ortográficas.

B) o sistema braile foi criado pelo francês Louis Braille.

C) o MEC está atento ao problema da leitura dos cegos.

D) o cego treinado pode detectar a presença do trema.

 

18) D9 - (PROEB). Leia o texto abaixo.

ENCONTRO DE ANSIEDADES

O pai Irineu, a mãe Florinda e os filhos Lúcia, Eliana e Ronaldo (...) tiveram uma experiência bastante inusitada. A família de índios Guarani, do Pontal do Paraná, litoral do Estado, foi convidada para visitar os alunos da Escola Atuação em Curitiba.

Foi um encontro de ansiedades: de um lado, as crianças indígenas amedrontadas com tanta gente para recebê-las no ginásio da escola; de outro, os alunos curiosos e inquietos com a presença de novos visitantes.

No fim das contas, tudo terminou bem: as crianças índias não falam português, mas receberam toda a atenção dos novos amigos e voltaram para a sua aldeia com muitas cestas de frutas e outros presentes. A turminha da escola adorou a experiência e garante que aprendeu muito com a atividade. A troca de ansiedades acabou se tornando troca de carinhos.

 Gazeta do Povo. Curitiba, 29 abr. 2000. Gazetinha, p.5.

 

A principal informação desse texto está expressa

A) na iniciativa de uma família de Curitiba.

B) no resultado do encontro dos dois grupos.

C) no grau de ansiedade dos dois grupos.

D) na aceitação do convite pela família guarani.

19) D9 - (AvaliaBH). Leia o texto abaixo.

POPULAÇÃO MUNDIAL A CAMINHO DO EMPATE

[...] Muito em breve – provavelmente ainda nos próximos anos –, a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho. Isto é, grande parte dos casais terá entre dois e três filhos, no máximo, o que permitirá apenas a reposição e não o crescimento da população do mundo daquele momento. Traduzindo em linguagem demográfica, a taxa de fertilidade da metade do mundo será de 2,1 ou menos. [...]

Segundo a ONU, 2,9 bilhões de pessoas, quase a metade do total mundial de 6,5 bilhões, vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade. Para o início da década de 2010, a população mundial está estimada em 7 bilhões e a quantidade de pessoas com esta taxa de fertilidade será de 3,4 bilhões.

A queda da taxa de fertilidade em nível de reposição significa uma das mais radicais mudanças na história da humanidade. Isso tem implicações na estrutura e na vida familiar, mudando o cotidiano das pessoas, mas também em relação às políticas públicas em níveis global e local, a serem implementadas pelos diferentes países ou sugeridas por instituições como a ONU.

 FRANCESCONE, Léa; SANTOS, Regina Célia Bega dos. Carta na escola: fevereiro de 2010. Fragmento.

 Qual é a ideia principal desse texto?

A) “Muito em breve [...] a metade da humanidade terá apenas filhos suficientes para repor o seu tamanho.”. (ℓ. 1-2)

B) “...em linguagem demográfica, a taxa de fertilidade da metade do mundo será de 2,1 ou menos.”. (ℓ. 3-4)

C) “...2,9 bilhões de pessoas [...] vivem em países com 2,1 ou menos de taxa de fertilidade.”. (ℓ. 5)

D) “Para o início da década de 2010, a população mundial está estimada em 7 bilhões...”. (ℓ. 6)

 

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20) D9 - (SAERS). Leia o texto abaixo.

A TARTARUGA E A LEBRE (Esopo)

A lebre estava caçoando da lerdeza da tartaruga. A tartaruga se abespinhou e desafiou a lebre para uma corrida. A lebre, cheia de si, aceitou a aposta. A raposa foi escolhida como juiz. A solução por ser muito sabida e correta. A tartaruga não perdeu tempo e começou a se arrastar. A lebre logo ultrapassou a adversária e, vendo que ia ganhar fácil, resolveu dar um cochilo. Acordou assustada e correu como louca. Na linha de chegada, a tartaruga esperava a lebre toda contente.

Devagar se vai ao longe.

BENNET, William J. (Org.); MACHADO, Luiz Raul (Trad.). O livro das virtudes.

 O principal objetivo desse texto é

A)  descrever um local.

B)  B) evidenciar uma moral.

C)  C) falar sobre uma aposta.

D)  D) relatar um fato científico.

 21) Leia o texto para responder a questão a seguir:

CONVERSA FIADA

Era uma vez um homem muito velho que, por não ter muito o que fazer, ficava pescando num lago.

Era uma vez um menino muito novo que também não tinha muito o que fazer e ficava pescando no mesmo lago.

Um dia, os dois se encontraram, lado a lado, na pescaria, e no mesmo momento, exatamente no mesmo instante, sentiram aquela puxadinha que indica que o peixe mordeu a isca. [...] Quando apareceram os respectivos peixes, porém, decepção: o peixe do menino era muito velho e o peixe do velho era muito novo!

O velho disse para o menino:

– Você não pode pescar esse peixe tão velho! Deixe que ele viva o pouco da vida que lhe resta.

O menino respondeu:

– E o que você vai fazer com este peixe tão novo? Ele é tão pequeno... deixe que ele viva mais um pouco!

O velho e o menino olharam um para o outro e, sem perder tempo, jogaram os peixes no lago.

Ficaram amigos e agora, quando não têm muito o que fazer, vão até o lago, cumprimentam os peixes e matam o tempo jogando conversa fora.

 

FRATE, Diléa. Histórias para Acordar. São Paulo: Companhia das Letrinhas, 1996.

 

O fato responsável pelo desenrolar da história é

A) o encontro e a pescaria do menino com o velho no lago.

B) o peixe do velho ser muito velho.

C) o peixe do menino ser novo e pequeno.

D) o retorno dos peixes ao lago.

 

 

22) D11- ESSA (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

A FUNÇÃO DA ARTE

Diego não conhecia o mar. O pai, Santiago Kovadloff, levou-o para que descobrisse o mar.

Viajaram para o Sul.

Ele, o mar, estava do outro lado das dunas altas, esperando.

Quando o menino e o pai enfim alcançaram aquelas alturas de areia, depois de muito caminhar, o mar estava na frente de seus olhos. E foi tanta a imensidão do mar, e tanto fulgor, que o menino ficou mudo de beleza.

E quando finalmente conseguiu falar, tremendo, gaguejando, pediu ao pai:

– Me ajuda a olhar!

 

GALEANO, Eduardo. O livro dos abraços. Trad. Eric Nepomuceno 5ª ed. Porto Alegre: Editora L & PM, 1997.

 

O menino ficou tremendo, gaguejando por que

A) a viagem foi longa.

B) as dunas eram muito altas.

C) o mar era imenso e belo.

D) o pai não o ajudou a ver o mar.

  

23) D16- (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

O CABO E O SOLDADO

Um cabo e um soldado de serviço dobravam a esquina, quando perceberam que a multidão fechada em círculo observava algo. O cabo foi logo verificar do que se tratava.

Não conseguindo ver nada, disse, pedindo passagem:

— Eu sou irmão da vítima.

Todos olharam e logo o deixaram passar.

Quando chegou ao centro da multidão, notou que ali estava um burro que tinha acabado de ser atropelado e, sem graça, gaguejou dizendo ao soldado:

— Ora essa, o parente é seu.

 Revista Seleções. Rir é o melhor remédio. 12/98, p.91.


No texto, o traço de humor está no fato de:

A) o cabo e um soldado terem dobrado a esquina.

B) o cabo ter ido verificar do que se tratava.

C) todos terem olhado para o cabo.

D) ter sido um burro a vítima do atropelamento.

 24) D17- (Prova Brasil). Leia o texto abaixo:

EU SOU CLARA

Sabe, toda a vez que me olho no espelho, ultimamente, vejo o quanto eu mudei por fora. Tudo cresceu: minha altura, meus cabelos lisos e pretos, meus seios. Meu corpo tomou novas formas: cintura, coxas, bumbum. Meus olhos (grandes e pretos) estão com um ar mais ousado. Um brilho diferente. Eu gosto dos meus olhos. São bonitos. Também gosto dos meus dentes, da minha franja... Meu grande problema são as orelhas. Acho orelha uma coisa horrorosa, não sei por que (nunca vi ninguém com uma orelha bonitona, bem-feita). Ainda bem que cabelo cobre orelha!

Chego à conclusão de que tenho mais coisas que gosto do que desgosto em mim. Isso é bom, muito bom. Se a gente não gostar da gente, quem é que vai gostar? (Ouvi isso em algum lugar...) Pra eu me gostar assim, tenho que me esforçar um monte.

Tomo o maior cuidado com a pele por causa das malditas espinhas (babo quando vejo um chocolate!). Não como gordura (é claro que maionese não falta no meu sanduíche com batata frita, mas tudo light...) nem tomo muito refri (celulite!!!). Procuro manter a forma. Às vezes sinto vontade de fazer tudo ao contrário: comer, comer, comer... Sair da aula de ginástica, suando, e tomar três garrafas de refrigerante geladinho. Pedir cheese bacon com um mundo de maionese.

Engraçado isso. As pessoas exigem que a gente faça um tipo e o pior é que a gente acaba fazendo. Que droga! Será que o mundo feminino inteiro tem que ser igual? Parecer com a Luíza Brunet ou com a Bruna Lombardi ou sei lá com quem? Será que tem que ser assim mesmo?

Por que um monte de garotas que eu conheço vivem cheias de complexos? Umas porque são mais gordinhas. Outras porque os cabelos são crespos ou porque são um pouquinho narigudas.

Eu não sei como me sentiria se fosse gorda, ou magricela, ou nariguda, ou dentuça, ou tudo junto. Talvez sofresse, odiasse comprar roupas, não fosse a festas... Não mesmo! Bobagem! Minha mãe sempre diz que beleza é “um conceito muito relativo”. O que pode ser bonito pra uns, pode não ser pra outros. Ela também fala sempre que existem coisas muito mais importantes que tornam uma mulher atraente: inteligência e charme, por exemplo. Acho que minha mãe está coberta de razão!

Pois bem, eu sou Clara. Com um pouco de tudo e muito de nada.

 RODRIGUES, Juciara. Difícil decisão. São Paulo: Atual, 1996.

No trecho “...nem tomo muito refri (celulite!!!).”, a repetição do “ponto de exclamação” sugere que a personagem tem

A) incerteza quanto às causas da celulite.

B) medo da ação do refrigerante.

C) horror ao aparecimento da celulite.

D) preconceito contra os efeitos da celulite.

 

 

25) D17- Leia o texto para responder a questão abaixo:

BOA AÇÃO

(...) De repente, zapt, a cusparada veio lá do alto do edifício e varreu-lhe o braço direito que nem onda de ressaca. Horror, nojo, revolta: no meio das três sensações, o triste consolo de não ter sido no rosto, nem mesmo no vestido.

Como limpar “aquilo” sem se sujar mais? Teve ímpeto de atravessar a rua, a praia, meter-se de ponta cabeça no mar. Depois veio a ideia de entrar no primeiro edifício, apertar a primeira campainha, rogar em pranto à dona da casa: “Me salve desta imundície!”

 

ANDRADE, Carlos Drummond de. Boa ação. In: Seleta em prosa e verso. Rio de Janeiro: José Olympio, 1971.

 O uso das aspas no trecho “Me salve desta imundície!” revela

A) a revolta pela situação vivida.

B) a intenção de fala do personagem.

C) o destaque dado a palavras do texto.

D) o estranhamento da personagem diante do fato.

 

26) D18- Essa Leia o texto abaixo.

PAISAGEM URBANA

São cinco horas da manhã e a garoa fina cai branca como leite, fria como gelo. Milhões de gotinhas d’água brilham em trilhos de ferro.

“Bom dia”, diz Um Homem para o Outro Homem. “Bom dia, por quê?”, pensa o Outro, olhando para o Um. Um Homem quieto e parado é um poste, que espera o trem na estação quase vazia. [...]

A máquina aparece na curva e vem lenta, grave, forte, grande, imensa. Para a máquina, desce um branco, uma mulata, o gordo e o magro, dois meninos maluquinhos. Chegada de uns, partida de outros. No meio de um cheiro áspero de fumaça e óleo diesel, o Outro Homem entra no trem.

Um homem continua um poste. Rígido. Concreto. E é só quando uma moça desce a escada do vagão carregando uma mala, cabelo preso com fita e olhar de busca, que o homem-poste tem um sobressalto. Os olhares se encontram. O trem vai e os olhares vêm. O mundo é assim... Outro Homem se foi. Um Homem está feliz.

 

FERNANDES, Maria; HAILER, Marco Antônio. Alp novo: Análise, Linguagem e Pensamento. V. 4. São Paulo: FTD, 2000. p. 152.

 

Ao usar a expressão “homem-poste”, o autor sugere que o homem está

A) cansado de esperar o trem.

B) desligado da realidade.

C) observando o movimento.

D) preocupado com a vida.

  

27) D18- (SAVEAL).Leia o texto e responda.

CAMELÔ CAPRICHADO

“Senhoras, senhoritas, cavalheiros! — estudantes, professores, jornalistas, escritores, poetas, juízes — todos os que vivem da pena, para a pena, pela pena! – esta é a caneta ideal, a melhor caneta do mundo (marca Ciclone!), do maior contrabando jamais apreendido pela Guardamoria! (E custa apenas 100 cruzeiros!).

“Esta é uma caneta especial que escreve de baixo para cima, de cima para baixo, de trás para diante e de diante para trás! — (Observem!) Escreve em qualquer idioma, sem o menor erro de gramática! (E apenas por 100 cruzeiros!).

“Esta caneta não congela com o frio nem ferve com o calor; resiste à umidade e pressão; pode ir à Lua e ao fundo do mar, sendo a caneta preferida pelos cosmonautas e escafandristas. Uma caneta para as grandes ocasiões: inalterável ao salto, à carreira, ao mergulho e ao vôo! A caneta dos craques! Nas cores mais modernas e elegantes: verde, vermelha, roxa... (apreciem) para combinar com o seu automóvel! Com a sua gravata! Com os seus olhos!... (Por 100 cruzeiros!)

“Esta caneta privilegiada: a caneta marca Ciclone, munida de um curioso estratagema, permite mudar a cor da escrita, com o uso de duas tintas, o que facilita a indicação de grifos, títulos, citações de frases latinas, versos e pensamento inseridos nos textos em apreço! A um simples toque, uma pressão invisível (assim!) a caneta passa a escrever em vermelho ou azul, roxo ou cor-de-abóbora, conforme a fantasia do seu portador. (E custa apenas 100 cruzeiros!).

“Adquirindo-se uma destas maravilhosas canetas, pode-se dominar qualquer hesitação da escrita: a caneta Ciclone escreve por si! Acabaram-se as dúvidas sobre crase, o lugar dos pronomes, as vírgulas e o acento circunflexo! Diante do erro, a caneta pára, emperra – pois não é uma caneta vulgar, de bomba ou pistão, mas uma caneta atômica, sensível, radioativa, (E custa apenas 100 cruzeiros: a melhor caneta, do maior contrabando).

 

(MEIRELES, Cecília. Escolha o seu sonho. 2ª ed. Rio de Janeiro. Record, 1996. p.22-23)

 

A expressão “todos os que vivem da pena, para pena, pela pena”, refere-se a:

A) todos aqueles que querem uma caneta colorida.

B) todos aqueles que têm o sentimento de pena.

C) todos aqueles que têm a escrita como ofício.

D) todos aqueles que compram em camelôs

 

28) D18- (SALTO – TO/2011). LEIA O TEXTO

A PRINCESA E A RÃ

Era uma vez... numa terra muito distante...uma princesa linda, independente e cheia de auto-estima.

Ela se deparou com uma rã enquanto contemplava a natureza e pensava em como o maravilhoso lago do seu castelo era relaxante e ecológico... Então, a rã pulou para o seu colo e disse: linda princesa, eu já fui um príncipe muito bonito. Uma bruxa má lançou-me um encanto e transformei-me nesta rã asquerosa. Um beijo teu, no entanto, há de me transformar de novo num belo príncipe e poderemos casar e constituir lar feliz no teu lindo castelo.

A tua mãe poderia vir morar conosco e tu poderias preparar o meu jantar, lavar as minhas roupas, criar os nossos filhos e seríamos felizes para sempre... Naquela noite, enquanto saboreava pernas de rã sautée, acompanhadas de um cremoso molho acebolado e de um finíssimo vinho branco, a princesa sorria, pensando consigo mesma:

— Eu, hein?... nem morta!

 Luis Fernando Veríssimo

 

Na frase “— Eu, hein?... nem morta”!, a expressão destacada sugere que a princesa

A) pensará sobre a proposta da rã.

B) nunca aceitará a proposta da rã.

C) depois do jantar aceitará a proposta da rã.

D) um dia casará com a rã.

 

29) D13 - (PROMOVER). Leia o texto abaixo.

SAUDOSA MALOCA

Se o senhô num tá lembrado,

dá licença de contá,

é que onde agora está

esse edifício arto,

era uma casa veia,

um palacete assobradado.

Foi aqui, seu moço,

que eu, Mato Grosso e o Joca

construímo nossa maloca.

Mas um dia, nóis nem pode se alembrá,

veio os home co’ as ferramenta:

o dono mando derrubá.

Peguemo toda as nossas coisas

e fumos pro meio da rua apreciá a demolição...

Que tristeza que nóis sentia,

cada tauba que caía [...]

Barbosa, A. Disco Adoniran Barbosa. Odeon, 1974.

Os versos “Peguemo toda as nossas coisa/ e fumos pro meio da rua/ apreciá a demolição...”, na linguagem formal, estariam adequados se fossem escritos:

A) “Peguemos toda as nossas coisas e fumos pro meio da rua apreciá a demolição...”.

B) “Peguemos toda as nossas coisa e fumos para o meio da rua apreciá a demolição...”.

C) “Pegamos todas as nossas coisas e fomos para o meio da rua apreciar a demolição...”.

D) “Pegamos toda as nossas coisa e fomos pro meio da rua apreciá a demolição...”.

 

30) D13 - ((Equipe PIP). Leia o texto abaixo.

Prezado senhor,

A primeira coisa que me vem à cabeça para lhe dizer hoje não é muito original...

No entanto, se estas palavras pecam pela falta de originalidade, não pecam pela falta de sinceridade: Feliz Aniversário!

O meu sentimento mais puro é para que você possa realizar, nos anos vindouros, todos os seus projetos mais caros e preciosos, pois isso é o mínimo que uma pessoa justa e honesta como você merece.

Saiba que eu me sinto muito privilegiada por ser subordinada a alguém tão bom e sensível, que não se vale de hierarquia para humilhar ou ser arrogante com os outros profissionais.

Por tudo isso que você é, receba os meus mais sinceros votos de felicidade e o meu desejo de que o seu dia de aniversário transcorra em paz e alegria.

Um Abraço.

Rosângela

Nesse texto, os interlocutores são:

A) Chefe e funcionária.

B) Namorado e namorada.

C) Pai e filho.

D) Professor e aluno.

 

31) D19- (PAEBES). Leia o texto abaixo.

PORQUINHO-DA-ÍNDIA

Quando eu tinha seis anos

Ganhei um porquinho-da-índia.

Que dor de cabeça me dava

Porque o bichinho só queria estar debaixo do fogão!

Levava ele pra sala

Pra os lugares mais limpinhos

Ele não gostava:

Queria era estar debaixo do fogão.

Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...

– O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

 

BANDEIRA, Manuel. Libertinagem & Estrela da manhã. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2000.

 

No poema, o uso dos diminutivos “porquinho” (v. 2), “bichinho” (v. 4), “limpinhos” (v. 6) e “ternurinhas” (v. 9) indica

 

A) afetividade.

B) deboche.

C) desconsideração.

D) insatisfação.

 

 

sexta-feira, 23 de julho de 2021

IMAGEM: OS SUPERPODERES DA LEITURA - FRANCISCA CUNHA RÊGO - COM GABARITO

 Imagem: Os superpoderes da leitura


RÊGO, Francisca Cunha. Os superpoderes da leitura. Disponível em:
https://bit.ly/2RCOYlq. Acesso em: 30 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 158-9.

Entendendo a imagem:

01 – Você já parou para pensar como funciona a leitura em nosso cérebro? O que você acha que acontece?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Como a gente consegue entrar em estado tão profundo de imersão nos nossos pensamentos durante a leitura?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Como será que criamos, em nossa imaginação, outras identidades para nós mesmos?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que é mostrado na imagem? Que sentido é produzido?

      Na imagem, é possível ver um menino com aparência de surpresa ao ler um livro e as partes do cérebro ilustradas com cores diferentes, sobrepostas à cabeça, com a indicação das funções das cores: rosa, marrom, azul, verde e amarela. A sobreposição da imagens e as cores diferentes produzem efeito de atividade cerebral durante a leitura.

05 – Releia a frase a seguir:

        “Um cérebro que lê, brilha”

a)   Qual é a relação dessa frase com a imagem e as cores usadas nas partes do cérebro?

A elação é a de que o cérebro aciona suas diferentes partes durante a leitura.

b)   Nessa frase, são usadas as figuras de linguagem metonímia e metáfora. Procure esses conceitos na internet e explique os efeitos de sentido criados pelo seu uso.

Resposta pessoal do aluno.

06 – De acordo com a imagem, cada parte do nosso cérebro é responsável por determinados processos. Reproduza a tabela e preencha-a com as informações do texto.

      Cor: rosa; Parte do cérebro: lóbulo frontal; Atividades cerebrais: emoções, raciocínio e fala.

      Cor: marrom; Parte do cérebro: lóbulo parietal; Atividade cerebral: leitura.

      Cor: verde; Parte do cérebro: lóbulo temporal; Atividades cerebrais: compreensão da linguagem, memória e audição.

      Cor: azul; Parte do cérebro: lóbulo occipital; Atividades cerebrais: visão e percepção da cor.

      Cor: amarela; Parte do cérebro: amígdala; Atividades cerebrais: ativada quando há estímulos emocionais fortes, sejam eles positivos ou negativos.

07 – Você já tinha conhecimento dos lóbulos do cérebro e sua relação com as atividades cerebrais? Sabia que o cérebro regula e controla as emoções, o raciocínio, a aprendizagem, a memória e o pensamento? Com base nessas informações e com a ajuda do professor(a), reúna-se com mais dois colegas e pesquisem na internet sobre os lóbulos do cérebro e como seu funcionamento está relacionado às atividades diárias de vocês. Coloquem essas informações em um quadro e, antes de expô-lo para os demais colegas de turma, conversem com o professor(a) de Ciências para tirar eventuais dúvidas.

      Resposta pessoal do aluno.

 

CHARGE: LINIERS - COM GABARITO

 Charge: Liniers

LINIERS. O leitor escolhe o livro ou o livro escolhe o leitor? Disponível em: https://bit.ly/2DoSeff. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 156.

Entendendo a charge:

01 – O que você vê na imagem?

      Um homem está sentado numa poltrona com um livro na mão e é pego por ele.

02 – Qual é a relação entre a imagem e as frases que a acompanham?

      Se as frases fossem apresentadas sem a imagem, poderia-se compreender que “um livro te pega” teria sentido figurado, significando “envolvimento”. Com o apoio da imagem, as frases apesentam dois sentidos, o literal e o figurado.

03 – O que pode provocar humor nessa charge?

      O fato de o livro pegar, literalmente, o leitor.

LIVRO(FRAGMENTO) - A TROCA - LYGIA BOJUNGA NUNES - COM GABARITO

 Livro: A TROCA(Fragmento)

                                    Lygia Bojunga Nunes

        Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.

        Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.

        De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.

        Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.

        Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.

        Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que no meu jeito de ver as coisas é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.

        Mas, como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra em algum lugar uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.

BOJUNGA, Lygia. Livro: um encontro com Lygia Bojunga. 2. Ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 154-6.

Entendendo o livro:

01 – Por que o depoimento recebeu o nome “A troca”?

      A palavra troca foi empregada com o sentido de retribuição. A autora retribui, devolve o que os livros lhe deram, escrevendo outros livros, para outros leitores.

02 – Releia a frase:

        “Para mim, livro é vida; [...]”.

a)   Por que a autora faz essa afirmação?

Porque o livro a constituiu como pessoa, tornou-se seu sustento e possibilitou que ela ajudasse outras pessoas.

b)   Pensando em sua vida, qual palavra você usaria no lugar de livro? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

c)   A escritora fez de uma paixão de criança sua profissão. Como você poderia transformar uma paixão de sua vida em profissão? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

03 – Depois de definir livro, o depoimento apresenta, em cada parágrafo, uma ideia diferente a respeito da importância do livro na vida da autora. Explique como essas ideias sobre a leitura se formaram em cada período da vida da escritora:

a)   Primeiro período da infância.

Brincando de casinha: livro era tijolo.

b)   Segundo período da infância.

Descobrindo o significado dos desenhos e das palavras.

c)   Pré-adolescência/adolescência.

Pegando intimidade com as palavras, alimentando e imaginação.

d)   Jovem, adulta.

Fabricando, ou seja, escrevendo livros para leitura de outras pessoas.

04 – A escritora realiza um depoimento sobre sua relação com os livros e a leitura. Responda:

a)   De que tipo de leitura a autora se refere?

A autora está se referindo à leitura literária.

b)   É possível “alimentar a imaginação” com outras formas de manifestação cultural? Explique.

Sim, é possível “alimentar a imaginação” com outras formas de manifestação cultural, por exemplo: ao assistir a um filme ou a uma peça teatral, ao jogar videogame, ouvindo ou cantando uma música, entre outras. Nessas manifestações culturais, é possível imaginar-se como outras pessoas, vivendo em outros mundos.

c)   Além de entretenimento e fruição, que objetivos pode ter a leitura? Explique.

Os objetivos de leitura podem ser estudar, buscar informações, trabalhar, formar opinião, buscar instruções de uso, entre outros.

05 – Em sua opinião, que valor nossa sociedade dá à leitura de forma geral? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

QUADRINHOS: SURIÁ PIADA DE COBRA - LAERTE - COM GABARITO

 Quadrinhos: Suriá piada de cobra


LAERTE. Suriá. Folha de São Paulo, 10 abr. 2004.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 153.

Entendendo os quadrinhos:

01 – Quais são os dois sentidos da palavra pilha, considerando-se o texto?

      No texto, a palavra pilha adquire sentido de bateria e de monte, porção de livros.

02 – Descreva o que ocorreu com as cobras após engolirem as diferentes pilhas.

      Uma das cobras não consegue parar de sacudir o chocalho, enquanto a outra não para de ter ideias.

03 – Que efeito o duplo sentido da palavra pilha pode provocar no leitor?

      Efeito de humor.

04 – Em sua opinião, quais são as ideias que a cobra está tendo?

      Resposta pessoal do aluno.



TELA: O LIVRO EM MINHA VIDA - MY HEADS - ANTONIO PETICOV - COM GABARITO

 Tela: O livro em minha vida


My heads (2004), de Antonio Peticov. Acrílica sobre tela, 140 cm X 150 cm.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 152-3.

Entendendo a tela:

01 – Você gostou da tela? Que sensações e sentimentos ela lhe sugere?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – O que você vê na imagem?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Quais cores são predominantes? O que sugerem?

      As cores predominantes são azul e verde e sugerem a ideia de nuvem, voo e sonho.

04 – De que lugar da tela parece sair a luz e para onde ela se dirige?

      A luz parece sair da parte inferior da tela, dos livros, e se dirige para o alto, onde estão os seres e objetos que parecem flutuar.

05 – Qual é a relação entre os livros e os demais elementos da tela? O que essas imagens sugerem?

        Os demais elementos saem dos livros ou são proporcionados por eles. As imagens sugerem que os livros iluminam, alimentam a imaginação, levando-nos a um mundo em que muitas coisas são possíveis.

 

RESENHA: ESPETÁCULO - OS SALTIMBANCOS CHEGA ÀS CASAS DE CULTURA - PREFEITURA DE SÃO PAULO - COM GABARITO

 Espetáculo: Os Saltimbancos chega às casas de cultura

               Clássico de Sérgio Bardotti narra o encontro de 4 animais que fogem de maus-tratos

18:41 10/05/2018 

        Inspirado no conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, Os Saltimbancos foi adaptado como musical pelo diretor italiano Sérgio Bardotti e traduzido para o português em 1977, pelo músico Chico Buarque, tornando-se um clássico de grande sucesso logo em sua primeira montagem. A história do encontro do jumento com o cachorro, a galinha e a gata, encenada pela Cia. Raffanti e há 31 anos em cartaz, chega às casas de cultura e pode ser vista até o dia 27 de julho.

        “Nosso espetáculo estreou em agosto de 1987. E, infelizmente, os temas abordados continuam sendo conturbados e atuais”, afirma o diretor e fundador da companhia, Paolino Raffanti. O musical narra a jornada de quatro animais que se juntam para formar um grupo musical, após fugirem de maus tratos de seus patrões. Rumo à cidade grande para iniciar uma nova carreira artística, encontram seus antigos donos e decidem enfrentá-los, por medo de voltarem a ser escravizados.

        A peça ensina o valor da união e da amizade e está voltada a crianças e adultos. “No início da adaptação do texto, nossa preocupação era a de transformá-lo num espetáculo que fosse acessível a crianças de todas as idades. Acredito que conseguimos, pois o espetáculo agrada os pequenos, sem ser maçante para os adultos”, finaliza o diretor.

        Duração 55 min. Grátis, Livre.

ESPETÁCULO Os saltimbancos chega às casas de cultura. Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo, 10 maio 2018.Disponível em: https://bit.ly/2QfkiVi. Acesso em: 24 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 130-2.

Entendendo o espetáculo:

01 – Releia o título e o subtítulo da resenha a seguir.

       Espetáculo Os Saltimbancos chega às casas de cultura

        Clássico de Sérgio Bardotti narra o encontro de 4 animais que fogem de maus-tratos

Responda:

a)   Que fato é apresentado no título?

O espetáculo teatral Os Saltimbancos chega às casas de cultura.

b)   Quais informações são apresentadas no subtítulo?

Uma sinopse ou resumo sobre a história do espetáculo e a indicação de autoria de Sérgio Bardotti.

c)   Qual é a função do subtítulo em relação ao título?

A de fornecer informações sobre o espetáculo anunciado no título.

d)   De quem é a autoria do texto? Onde ficam essas casas de cultura?

O texto foi publicado pela Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, por isso se infere que essas casas de cultura se localizem nessa cidade.

e)   Qual é o objetivo de essa resenha ser escrita e publicada?

O objetivo é informar e recomendar às pessoas que assistam ao espetáculo.

02 – Releia o primeiro parágrafo da resenha e responda:

a)   Qual é a finalidade das informações iniciais?

Informar ao leitor o contexto da obra: onde se passa, quem a escreveu, qual é o gênero.

b)   De qual texto esse espetáculo foi originada?

Origina-se do conto Os músicos de Bremen, dos irmãos Grimm.

c)   Quem adaptou a obra e como foi essa adaptação para o teatro?

A obra Os saltimbancos foi adaptada como musical pelo diretor italiano Sérgio Bardotti e traduzida para o português em 1977, pelo músico Chico Buarque.

d)   Desde quando essa peça vem sendo encenada pela Cia. Raffanti? Até quando ficou em cartaz nessas casas de cultura?

O espetáculo é encenado pela Cia. Raffanti há 31 anos e ficou em cartaz nessas casas de cultura até o dia 27 de julho de 2018.

03 – Na resenha, num dado momento, há um resumo da história do espetáculo.

a)   Em qual parágrafo esse resumo é feito? Que expressão indica o início desse resumo?

No segundo parágrafo. O resumo inicia-se com a expressão “O musical narra a...”.

b)   Reconte, com suas palavras, o resumo da história.

Resposta pessoal do aluno.

c)   A que conflitos humanos podem ser relacionadas as situações vividas pelos personagens-animais de Os saltimbancos? Explique.

As relações conflituosas entre patrões e empregados e a falta de escolha sobre algumas situações cotidianas, como um emprego ruim em determinado momento da vida.

04 – Releia este trecho da resenha.

        “Nosso espetáculo estreou em agosto de 1987. E, infelizmente, os temas abordados continuam sendo conturbados e atuais”, afirma o diretor e fundador da companhia, Paolino Raffanti.

a)   De quais temas Raffanti se refere?

Às relações de exploração no trabalho, aos maus-tratos (como o assédio moral), à falta de oportunidade para ter liberdade de fazer suas escolhas, ao trabalho análogo à escravidão.

b)   Em sua opinião, por que “os temas ainda são considerados conturbados e atuais” para Paolino Raffanti?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Você concorda coma opinião dele? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

05 – Reproduza o quadro a seguir e preencha-o para criar uma ficha técnica do espetáculo descrito na resenha.

·        Título: Os Saltimbancos.

·        Gênero de espetáculo: teatro musical.

·        Produção: Cia. Raffanti.

·        Direção: Paolino Raffanti.

·        Local: Casas de cultura da cidade de São Paulo.

·        Duração da temporada: De 8 de maio a 27 de julho.

·        Duração do espetáculo: 55 minutos.

·        Custo: Entrada gratuita.

·        Indicação classificatória: Livre.