sexta-feira, 23 de julho de 2021

IMAGEM: OS SUPERPODERES DA LEITURA - FRANCISCA CUNHA RÊGO - COM GABARITO

 Imagem: Os superpoderes da leitura


RÊGO, Francisca Cunha. Os superpoderes da leitura. Disponível em:
https://bit.ly/2RCOYlq. Acesso em: 30 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 158-9.

Entendendo a imagem:

01 – Você já parou para pensar como funciona a leitura em nosso cérebro? O que você acha que acontece?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Como a gente consegue entrar em estado tão profundo de imersão nos nossos pensamentos durante a leitura?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Como será que criamos, em nossa imaginação, outras identidades para nós mesmos?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que é mostrado na imagem? Que sentido é produzido?

      Na imagem, é possível ver um menino com aparência de surpresa ao ler um livro e as partes do cérebro ilustradas com cores diferentes, sobrepostas à cabeça, com a indicação das funções das cores: rosa, marrom, azul, verde e amarela. A sobreposição da imagens e as cores diferentes produzem efeito de atividade cerebral durante a leitura.

05 – Releia a frase a seguir:

        “Um cérebro que lê, brilha”

a)   Qual é a relação dessa frase com a imagem e as cores usadas nas partes do cérebro?

A elação é a de que o cérebro aciona suas diferentes partes durante a leitura.

b)   Nessa frase, são usadas as figuras de linguagem metonímia e metáfora. Procure esses conceitos na internet e explique os efeitos de sentido criados pelo seu uso.

Resposta pessoal do aluno.

06 – De acordo com a imagem, cada parte do nosso cérebro é responsável por determinados processos. Reproduza a tabela e preencha-a com as informações do texto.

      Cor: rosa; Parte do cérebro: lóbulo frontal; Atividades cerebrais: emoções, raciocínio e fala.

      Cor: marrom; Parte do cérebro: lóbulo parietal; Atividade cerebral: leitura.

      Cor: verde; Parte do cérebro: lóbulo temporal; Atividades cerebrais: compreensão da linguagem, memória e audição.

      Cor: azul; Parte do cérebro: lóbulo occipital; Atividades cerebrais: visão e percepção da cor.

      Cor: amarela; Parte do cérebro: amígdala; Atividades cerebrais: ativada quando há estímulos emocionais fortes, sejam eles positivos ou negativos.

07 – Você já tinha conhecimento dos lóbulos do cérebro e sua relação com as atividades cerebrais? Sabia que o cérebro regula e controla as emoções, o raciocínio, a aprendizagem, a memória e o pensamento? Com base nessas informações e com a ajuda do professor(a), reúna-se com mais dois colegas e pesquisem na internet sobre os lóbulos do cérebro e como seu funcionamento está relacionado às atividades diárias de vocês. Coloquem essas informações em um quadro e, antes de expô-lo para os demais colegas de turma, conversem com o professor(a) de Ciências para tirar eventuais dúvidas.

      Resposta pessoal do aluno.

 

CHARGE: LINIERS - COM GABARITO

 Charge: Liniers

LINIERS. O leitor escolhe o livro ou o livro escolhe o leitor? Disponível em: https://bit.ly/2DoSeff. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 156.

Entendendo a charge:

01 – O que você vê na imagem?

      Um homem está sentado numa poltrona com um livro na mão e é pego por ele.

02 – Qual é a relação entre a imagem e as frases que a acompanham?

      Se as frases fossem apresentadas sem a imagem, poderia-se compreender que “um livro te pega” teria sentido figurado, significando “envolvimento”. Com o apoio da imagem, as frases apesentam dois sentidos, o literal e o figurado.

03 – O que pode provocar humor nessa charge?

      O fato de o livro pegar, literalmente, o leitor.

LIVRO(FRAGMENTO) - A TROCA - LYGIA BOJUNGA NUNES - COM GABARITO

 Livro: A TROCA(Fragmento)

                                    Lygia Bojunga Nunes

        Pra mim, livro é vida; desde que eu era muito pequena os livros me deram casa e comida.

        Foi assim: eu brincava de construtora, livro era tijolo; em pé, fazia parede, deitado, fazia degrau de escada; inclinado, encostava num outro e fazia telhado. E quando a casinha ficava pronta eu me espremia lá dentro pra brincar de morar em livro.

        De casa em casa eu fui descobrindo o mundo (de tanto olhar pras paredes). Primeiro, olhando desenhos; depois, decifrando palavras.

        Fui crescendo; e derrubei telhados com a cabeça. Mas fui pegando intimidade com as palavras. E quanto mais íntimas a gente ficava, menos eu ia me lembrando de consertar o telhado ou de construir novas casas. Só por causa de uma razão: o livro agora alimentava a minha imaginação.

        Todo dia a minha imaginação comia, comia e comia; e de barriga assim toda cheia, me levava pra morar no mundo inteiro: iglu, cabana, palácio, arranha-céu, era só escolher e pronto, o livro me dava.

        Foi assim que, devagarinho, me habituei com essa troca tão gostosa que no meu jeito de ver as coisas é a troca da própria vida; quanto mais eu buscava no livro, mais ele me dava.

        Mas, como a gente tem mania de sempre querer mais, eu cismei um dia de alargar a troca: comecei a fabricar tijolo pra em algum lugar uma criança juntar com outros, e levantar a casa onde ela vai morar.

BOJUNGA, Lygia. Livro: um encontro com Lygia Bojunga. 2. Ed. Rio de Janeiro: Agir, 1998.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 154-6.

Entendendo o livro:

01 – Por que o depoimento recebeu o nome “A troca”?

      A palavra troca foi empregada com o sentido de retribuição. A autora retribui, devolve o que os livros lhe deram, escrevendo outros livros, para outros leitores.

02 – Releia a frase:

        “Para mim, livro é vida; [...]”.

a)   Por que a autora faz essa afirmação?

Porque o livro a constituiu como pessoa, tornou-se seu sustento e possibilitou que ela ajudasse outras pessoas.

b)   Pensando em sua vida, qual palavra você usaria no lugar de livro? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

c)   A escritora fez de uma paixão de criança sua profissão. Como você poderia transformar uma paixão de sua vida em profissão? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

03 – Depois de definir livro, o depoimento apresenta, em cada parágrafo, uma ideia diferente a respeito da importância do livro na vida da autora. Explique como essas ideias sobre a leitura se formaram em cada período da vida da escritora:

a)   Primeiro período da infância.

Brincando de casinha: livro era tijolo.

b)   Segundo período da infância.

Descobrindo o significado dos desenhos e das palavras.

c)   Pré-adolescência/adolescência.

Pegando intimidade com as palavras, alimentando e imaginação.

d)   Jovem, adulta.

Fabricando, ou seja, escrevendo livros para leitura de outras pessoas.

04 – A escritora realiza um depoimento sobre sua relação com os livros e a leitura. Responda:

a)   De que tipo de leitura a autora se refere?

A autora está se referindo à leitura literária.

b)   É possível “alimentar a imaginação” com outras formas de manifestação cultural? Explique.

Sim, é possível “alimentar a imaginação” com outras formas de manifestação cultural, por exemplo: ao assistir a um filme ou a uma peça teatral, ao jogar videogame, ouvindo ou cantando uma música, entre outras. Nessas manifestações culturais, é possível imaginar-se como outras pessoas, vivendo em outros mundos.

c)   Além de entretenimento e fruição, que objetivos pode ter a leitura? Explique.

Os objetivos de leitura podem ser estudar, buscar informações, trabalhar, formar opinião, buscar instruções de uso, entre outros.

05 – Em sua opinião, que valor nossa sociedade dá à leitura de forma geral? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

QUADRINHOS: SURIÁ PIADA DE COBRA - LAERTE - COM GABARITO

 Quadrinhos: Suriá piada de cobra


LAERTE. Suriá. Folha de São Paulo, 10 abr. 2004.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 153.

Entendendo os quadrinhos:

01 – Quais são os dois sentidos da palavra pilha, considerando-se o texto?

      No texto, a palavra pilha adquire sentido de bateria e de monte, porção de livros.

02 – Descreva o que ocorreu com as cobras após engolirem as diferentes pilhas.

      Uma das cobras não consegue parar de sacudir o chocalho, enquanto a outra não para de ter ideias.

03 – Que efeito o duplo sentido da palavra pilha pode provocar no leitor?

      Efeito de humor.

04 – Em sua opinião, quais são as ideias que a cobra está tendo?

      Resposta pessoal do aluno.



TELA: O LIVRO EM MINHA VIDA - MY HEADS - ANTONIO PETICOV - COM GABARITO

 Tela: O livro em minha vida


My heads (2004), de Antonio Peticov. Acrílica sobre tela, 140 cm X 150 cm.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 152-3.

Entendendo a tela:

01 – Você gostou da tela? Que sensações e sentimentos ela lhe sugere?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – O que você vê na imagem?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Quais cores são predominantes? O que sugerem?

      As cores predominantes são azul e verde e sugerem a ideia de nuvem, voo e sonho.

04 – De que lugar da tela parece sair a luz e para onde ela se dirige?

      A luz parece sair da parte inferior da tela, dos livros, e se dirige para o alto, onde estão os seres e objetos que parecem flutuar.

05 – Qual é a relação entre os livros e os demais elementos da tela? O que essas imagens sugerem?

        Os demais elementos saem dos livros ou são proporcionados por eles. As imagens sugerem que os livros iluminam, alimentam a imaginação, levando-nos a um mundo em que muitas coisas são possíveis.

 

RESENHA: ESPETÁCULO - OS SALTIMBANCOS CHEGA ÀS CASAS DE CULTURA - PREFEITURA DE SÃO PAULO - COM GABARITO

 Espetáculo: Os Saltimbancos chega às casas de cultura

               Clássico de Sérgio Bardotti narra o encontro de 4 animais que fogem de maus-tratos

18:41 10/05/2018 

        Inspirado no conto Os Músicos de Bremen, dos irmãos Grimm, Os Saltimbancos foi adaptado como musical pelo diretor italiano Sérgio Bardotti e traduzido para o português em 1977, pelo músico Chico Buarque, tornando-se um clássico de grande sucesso logo em sua primeira montagem. A história do encontro do jumento com o cachorro, a galinha e a gata, encenada pela Cia. Raffanti e há 31 anos em cartaz, chega às casas de cultura e pode ser vista até o dia 27 de julho.

        “Nosso espetáculo estreou em agosto de 1987. E, infelizmente, os temas abordados continuam sendo conturbados e atuais”, afirma o diretor e fundador da companhia, Paolino Raffanti. O musical narra a jornada de quatro animais que se juntam para formar um grupo musical, após fugirem de maus tratos de seus patrões. Rumo à cidade grande para iniciar uma nova carreira artística, encontram seus antigos donos e decidem enfrentá-los, por medo de voltarem a ser escravizados.

        A peça ensina o valor da união e da amizade e está voltada a crianças e adultos. “No início da adaptação do texto, nossa preocupação era a de transformá-lo num espetáculo que fosse acessível a crianças de todas as idades. Acredito que conseguimos, pois o espetáculo agrada os pequenos, sem ser maçante para os adultos”, finaliza o diretor.

        Duração 55 min. Grátis, Livre.

ESPETÁCULO Os saltimbancos chega às casas de cultura. Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, São Paulo, 10 maio 2018.Disponível em: https://bit.ly/2QfkiVi. Acesso em: 24 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 130-2.

Entendendo o espetáculo:

01 – Releia o título e o subtítulo da resenha a seguir.

       Espetáculo Os Saltimbancos chega às casas de cultura

        Clássico de Sérgio Bardotti narra o encontro de 4 animais que fogem de maus-tratos

Responda:

a)   Que fato é apresentado no título?

O espetáculo teatral Os Saltimbancos chega às casas de cultura.

b)   Quais informações são apresentadas no subtítulo?

Uma sinopse ou resumo sobre a história do espetáculo e a indicação de autoria de Sérgio Bardotti.

c)   Qual é a função do subtítulo em relação ao título?

A de fornecer informações sobre o espetáculo anunciado no título.

d)   De quem é a autoria do texto? Onde ficam essas casas de cultura?

O texto foi publicado pela Prefeitura de São Paulo, Secretaria Municipal de Cultura, por isso se infere que essas casas de cultura se localizem nessa cidade.

e)   Qual é o objetivo de essa resenha ser escrita e publicada?

O objetivo é informar e recomendar às pessoas que assistam ao espetáculo.

02 – Releia o primeiro parágrafo da resenha e responda:

a)   Qual é a finalidade das informações iniciais?

Informar ao leitor o contexto da obra: onde se passa, quem a escreveu, qual é o gênero.

b)   De qual texto esse espetáculo foi originada?

Origina-se do conto Os músicos de Bremen, dos irmãos Grimm.

c)   Quem adaptou a obra e como foi essa adaptação para o teatro?

A obra Os saltimbancos foi adaptada como musical pelo diretor italiano Sérgio Bardotti e traduzida para o português em 1977, pelo músico Chico Buarque.

d)   Desde quando essa peça vem sendo encenada pela Cia. Raffanti? Até quando ficou em cartaz nessas casas de cultura?

O espetáculo é encenado pela Cia. Raffanti há 31 anos e ficou em cartaz nessas casas de cultura até o dia 27 de julho de 2018.

03 – Na resenha, num dado momento, há um resumo da história do espetáculo.

a)   Em qual parágrafo esse resumo é feito? Que expressão indica o início desse resumo?

No segundo parágrafo. O resumo inicia-se com a expressão “O musical narra a...”.

b)   Reconte, com suas palavras, o resumo da história.

Resposta pessoal do aluno.

c)   A que conflitos humanos podem ser relacionadas as situações vividas pelos personagens-animais de Os saltimbancos? Explique.

As relações conflituosas entre patrões e empregados e a falta de escolha sobre algumas situações cotidianas, como um emprego ruim em determinado momento da vida.

04 – Releia este trecho da resenha.

        “Nosso espetáculo estreou em agosto de 1987. E, infelizmente, os temas abordados continuam sendo conturbados e atuais”, afirma o diretor e fundador da companhia, Paolino Raffanti.

a)   De quais temas Raffanti se refere?

Às relações de exploração no trabalho, aos maus-tratos (como o assédio moral), à falta de oportunidade para ter liberdade de fazer suas escolhas, ao trabalho análogo à escravidão.

b)   Em sua opinião, por que “os temas ainda são considerados conturbados e atuais” para Paolino Raffanti?

Resposta pessoal do aluno.

c)   Você concorda coma opinião dele? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

05 – Reproduza o quadro a seguir e preencha-o para criar uma ficha técnica do espetáculo descrito na resenha.

·        Título: Os Saltimbancos.

·        Gênero de espetáculo: teatro musical.

·        Produção: Cia. Raffanti.

·        Direção: Paolino Raffanti.

·        Local: Casas de cultura da cidade de São Paulo.

·        Duração da temporada: De 8 de maio a 27 de julho.

·        Duração do espetáculo: 55 minutos.

·        Custo: Entrada gratuita.

·        Indicação classificatória: Livre.

CHARGE: DUKE - COM GABARITO

 Charge: Duke



DUKE Chargista. Todo mundo tenta, mas só o Cruzeiro fez 80! Portal do Torcedor, 8 dez. 2014. Disponível em:
https://bit.ly/2qpz3t8. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 110.

Entendendo a charge:

01 – Qual é a relação entre o título Recorde, a parte escrita da charge e a ilustração?

      A raposa, que é o animal símbolo do Cruzeiro, comemora o recorde do time: ser o único a fazer oitenta pontos no Campeonato Brasileiro de pontos corridos até a data em que a charge foi escrita.

02 – A qual campeonato de futebol a charge se refere? Explique.

      Ao Campeonato Brasileiro de 2014, do qual o Cruzeiro se sagrou campeão.

03 – Qual é a finalidade dessa charge? Explique.

      A finalidade da charge é fazer chacota com outros times, em decorrência do recorde histórico de fazer 80 pontos em um único campeonato.

04 – Na charge, há duas orações. Identifique os verbos dessas orações e explique a transitividade de cada um deles.

      São os verbos tentar e fazer, ambos transitivos.

05 – Por ser transitivo, o verbo tentar tem complemento verbal que, embora esteja subentendido na oração, pode ser identificado no contexto da charge. Qual é esse complemento?

      O complemento verbal é “fazer 80 pontos no campeonato” ou “bater o recorde de 80 pontos”, que, até 2014, era do Cruzeiro.

CHARGE: HEXA - THIAGO LUCAS - COM GABARITO

 Charge: Hexa


 LUCAS, Thiago. Hexa. Humor Político, 8 jul. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2zITn2L. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 111.

Entendendo a charge:

01 – Explique o duplo sentido da palavra gás na charge.

      Em “Faltou gás a Seleção...”, está implícita a ideia de que faltou energia ou garra. Em “O meu gás acabou faz tempo!”, a pessoa está se referindo ao gás de cozinha.

02 – O que pode provocar humor? Explique.

      A relação entre o gás dos jogadores da Seleção e a falta de gás de cozinha da pessoa.

03 – Além de humor, que crítica social a charge realiza?

      A charge faz uma crítica sutil à dificuldade de comprar gás de cozinha, podendo-se inferir que essa dificuldade esteja relacionada ao preço alto do botijão.

04 – Indique a transitividade do verbo faltou e explique. Que palavra complementa o sentido do verbo?

      O verbo faltou é transitivo, porque precisa de uma palavra ou expressão para complementar seu sentido. A palavra que complementa o sentido desse verbo é “à Seleção”.

05 – Indique a transitividade do verbo acabou. Há, na charge, alguma palavra que complementa seu sentido?

      O verbo acabou é intransitivo, pois não precisa de nenhuma palavra no contexto da charge para complementar seu sentido.

06 – Indique a transitividade do verbo faz. Que palavra complementa seu sentido?

      O verbo faz é transitivo, porque precisa de uma palavra ou expressão para complementar seu sentido. A palavra que complementa o sentido desse verbo é “tempo”.

POEMA: FLA-FLU - MAX NUNES - COM GABARITO

 Poema: Fla-Flu


Agonizava.
Mas com o radinho. Junto à orelha
O jogo de seu time ele escutava
Esperando,
E agonizando,
Ele torcia
E não morria.

Mas quando aconteceu o gol,
Ele morreu feliz,
Feliz morreu.
E nem ficou sabendo
Que o gol que ele esperava
Não valeu.


Max Nunes. O pescoço da girafa: Pílulas de humor por Max Nunes. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 109-110.

Entendendo o poema:

01 – De que maneira a pessoa mencionada no poema "Fla-Flu" acompanhava o jogo?

      Pelo rádio, agonizando, esperando, torcendo.

02 – Que fato descrito no texto demonstra a paixão dessa pessoa por futebol? Que times estavam jogando?

      A pessoa morreu feliz quando ouviu o gol de seu time. Estavam jogando Flamengo e Fluminense, por isso o título “Fla-Flu”.

03 – Indique e explique os recursos sonoros utilizados nesse poema.

      O poema possui rimas ora paralelas (em versos seguidos), ora alternadas. As palavras que rimam são verbos.

04 – Qual fato, nesse poema, pode ser ironia?

      O fato de a pessoa ter morrido quando o time fez um gol que nem valeu.

05 – Qual sujeito está relacionado à forma verbal aconteceu? Qual é a transitividade desse verbo? Explique.

      O sujeito relacionado a essa forma verbal é o gol. Trata-se de um verbo intransitivo, pois não necessita de complemento (objeto direto ou indireto) para ter sentido nesse contexto.

06 – Explique a transitividade do verbo escutar no segundo verso e indique as palavras (ou expressão) que completam seu sentido nesse verso.

      O verbo é transitivo, porque precisa de complemento para ter sentido. A expressão o jogo do seu time o complementa.

07 – Indique e explique a transitividade dos verbos agonizava, torcia, morria, morreu.

      Esses verbos são intransitivos, porque não necessitam de palavra ou expressão para complementar seu sentido.

 

CARTAZ: RÚSSIA 2018 - COM GABARITO

 Cartaz: Rússia 2018

Campanha pelos animais de rua na Rússia. BLOODYFIFA2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 106.

Entendendo o cartaz:

01 – O que você vê no cartaz?

      A taça da Copa do Mundo e um cão morto em preto e branco e o sangue e a expressão “Rússia 2018” em vermelho.

02 – Que relação é estabelecida entre as imagens, inclusive as cores, e a expressão “Rússia 2018”?

      As imagens da taça e do cão em preto e branco podem simbolizar a morte; o nome do torneio em vermelho e o chão sujo de sangue podem simbolizar a matança dos animais.

03 – Qual é a finalidade desse cartaz? Que sentidos podem ser produzidos pelo leitor?

      A finalidade é chamar a atenção da população para o problema e evitar mais matança de cães de rua. O efeito produzido pode ser o de responsabilizar os organizadores locais do evento pela matança dos cães de rua.

04 – Escolha uma oração da notícia que pode servir de slogan do cartaz de campanha. Faça adaptações, se necessário.

      Respostas possíveis: “Parem de matar cães de rua, a reputação do país está em jogo”; “Não sejamos assassinos selvagens de animais de rua”; “Usem métodos humanos para cuidar dos animais de rua”; “Abrigar e esterilizar animais de rua não é mais caro do que matar”.



CARTAZ: RACISMO - OAB/SC - COMISSÃO DA IGUALDADE RACIAL - COM GABARITO

 Cartaz: Racismo


Campanha Estadual de Combate ao Racismo. OAB/SC. Comissão da Igualdade Racial, 2016.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 104.

Entendendo o cartaz:

01 – Como podemos interpretar a imagem do cartaz?

      A mão de um homem negro segurando um cartão vermelho. No futebol, o cartão vermelho significa a expulsão do jogador. Nesse caso, a expulsão é do racismo no futebol.

02 – Qual é a finalidade desse cartaz?

      Promover a conscientização de jogadores e torcedores de que o racismo não tem vez no futebol, não faz parte desse jogo.

03 – Quais instituições estão promovendo essa campanha?

      A Associação de Clubes de Futebol Profissional de Santa Catarina (SCCLUBES), a Federação Catarinense de Futebol e a Comissão de Igualdade Racial da OAB/SC.

04 – Releia o slogan do cartaz: “Cartão vermelho para o racismo”. Que preposição aparece no slogan? Qual é a relação que essa preposição estabelece com a expressão Cartão vermelho?

      A preposição para estabelece relação de finalidade no sentido de que o cartão vermelho deve ser utilizado com o propósito de combater o racismo.

05 – Chamamos contração a junção da preposição com palavras de outras classes gramaticais. Na frase “A regra é clara: preconceito não faz parte do jogo”, identifique a contração e explique de que maneira é formada.

      Do = de (preposição) + o (artigo definido).