sábado, 1 de maio de 2021

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (V) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (V) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 TÓPICO – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.colegioanchieta.g12.br%2F8999-2%2F&psig=AOvVaw0iOjVdwnMP1uuczFUV8c8u&ust=1620004733530000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMD614jqqfACFQAAAAAdAAAAABAJ


 Leia o texto abaixo.

 Texto: Infância

 Eu tenho oito anos e já sei ler e escrever.

Por isso, ganhei de presente a história de Peter Pan. As aventuras dele com o Capitão Gancho e o jacaré que engoliu um relógio até que são engraçadas. Mas achei uma bobagem aquela mania do Peter Pan de querer ficar sempre menino.

Já imaginaram se todos quisessem ficar sempre pequenos e nunca mais crescer? Aí quem ia cuidar da gente? Fazer comida, passar pito, mandar tomar banho, dizer que é hora de ir pra cama?

Sarar a gente da dor de barriga e da dor de dente?

 Fonte: Henriqueta Lisboa ET ALII. Varal de Poesia.1ª ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 35.

 

QUESTÃO 01 (Prova Rio, 2010)

No trecho “As aventuras dele com o Capitão Gancho”, a palavra destacada refere-se ao

(A) jacaré.

(B) menino.

(C) Peter Pan.

(D) relógio.

 

Leia a receita abaixo.

Receita de beijinho

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 xícaras de coco ralado

2 gemas

1 colher(sopa) de manteiga ou margarina

Açúcar cristal

Cravo e confeitos

 Como fazer: Junte todos os ingredientes numa panela e leve-a ao fogo. Mexa com uma colher de pau até a mistura soltar completamente do fundo. Despeje o conteúdo numa tigela untada com manteiga e deixe esfriar. Faça as bolinhas e passe-as no açúcar cristal. Enfeite-as com um cravinho ou confeitos de chocolate e sirva-as em forminhas de papel.

Adaptado de: O Estado de São Paulo, Estadinho, 30/8/1997.

Bem-te-li: Línga Portuguesa. São Paulo: FTD, 2000.

 

QUESTÃO 02 (SAEP 2012)

O termo “sirva-as”, destacado no texto, corresponde à(s)

(A) às forminhas.

(B) às bolinhas.

(C) ao cravinho.

(D) aos confeitos.

 

Leia o texto abaixo.

 Texto: Um conto de gatos

 Os gatos sortudos da Rua Melenas tinham cada um sete ratos para comer. Os outros, com dois apenas tinham de se satisfazer. O total de ratos comidos sendo 24, quantos gatos traçaram ratos?

UM CONTO de gatos. CiênciaHoje das Crianças, ano 9. nº 60. Jul. 2006. p. 28.

 

QUESTÃO 03 (SAEP 2012)

No trecho: “Os outros, com dois apenas...”, a expressão em destaque se refere

(A) aos gatos

(B) aos ratos

(C) aos contos

(D) aos gatos e ratos

 

Observe abaixo o texto encarte do livro Amor, Amora:

 

“E ninguém pense que os nomes dos personagens, por mais estranhos que pareçam, foram inventados pelo autor: são todos nomes de pessoas que ele conhece...”

 

QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

Neste trecho a palavra em destaque se refere

(A) ao carteiro

(B) ao amor

(C) a Marcos Bagno

(D) aos nomes dos personagens

 

Observe o cartaz e responda à questão 05.



QUESTÃO 05

No cartaz, a palavra isso refere-se

(A) ao piolho.

(B) à cabeça.

(C) à campanha.

(D) ao cartaz.

 

D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e dos elementos que constroem a narrativa.

 

Leia o texto e responda à questão 06.

 

História: A Bela e a Fera

Era uma vez um príncipe que vivia feliz em seu lindo castelo até que uma bruxa malvada lançou-lhe um feitiço, transformando-o em um monstro. Como, a cada dia, ele ficava mais egoísta e infeliz, passou a ser chamado de Fera.

Numa tarde, um comerciante, ao tirar uma rosa do jardim do castelo para dar a sua filha Bela, acabou sendo aprisionado pela Fera. Ao saber o que acontecera, Bela foi ao castelo e, chorando, pediu à Fera para ficar no lugar de seu pai. Com a convivência, Bela e a Fera tornaram se amigos até que ele se apaixonou por ela.

Certo dia, Bela pediu à Fera para passar alguns dias com seu pai. Ao retornar para o castelo, Bela encontrou a Fera doente de tanta saudade. Foi então que desesperada, percebeu que também estava apaixonada, dando-lhe um beijo de amor. Nesse momento, o feitiço da bruxa se desfez e a Fera voltou a ser um belo príncipe.

Adaptado de: http://www.qdivertido.com.br/verconto

 

QUESTÃO 06

Na introdução da história

(A) Bela vai visitar seu pai por uns dias.

(B) o comerciante tira uma flor do jardim.

(C) a bruxa lança um feitiço no príncipe.

(D) a Fera volta a ser um belo príncipe.

 

Faça a leitura do texto abaixo.

Fábula: A raposa e o corvo

 Um corvo faminto furtou um belo queijo e, com ele, voou para o alto de uma árvore.

A raposa o viu e gritou:

__ Bom dia, belo corvo! Que linda são suas penas, que belo seu porte, que elegante a sua cabeça! Sou capaz de jurar que um animal bonito assim há de ter também uma bonita voz! Cante, que eu quero ouvi-lo!

O corvo, envaidecido abriu o bico para cantar. E o queijo caiu na boca da raposa.

 

MORAL: Os elogios exagerados são sempre suspeitos.

Adaptado de: SARGENTIM, H. Coleção montagem e desmontagem de textos: língua portuguesa. 3ª série. São Paulo: IBEP,2001.

 

QUESTÃO 07

No final da história

(A) o corvo furtou o queijo e fugiu.

(B) a raposa elogia o corvo.

(C) o corvo canta para a raposa.

(D) a raposa fica com o queijo do corvo.

 

Faça a leitura do texto.

Fábula: O lobo e o cordeiro

Um cordeiro bebia água num córrego que corria em um trecho de terreno inclinado, quando avistou um lobo que fazia a mesma coisa um pouco mais acima de onde ele estava. O pequeno animal bem que tentou se esconder atrás de uma moita, mas antes que pudesse fazê-lo a fera também o avistou e foi logo perguntando com cara de poucos amigos:

__ Como você se atreve a sujar com suas patas malditas a água que eu estou bebendo?

E o cordeiro, inocente respondeu:

__ Senhor lobo, como eu poderia estar sujando a sua água se ela corre daí para cá?

E o lobo, zangado, retrucou:

__ Isso não interessa, porque você vai ter que explicar por que andou falando mal de mim no ano passado!

__ Sinto muito, senhor lobo, mas isto é impossível, pois eu nasci este ano! O lobo ainda mais irritado disse:

__ Se não foi você, deve ter sido o seu irmão e isso dá no mesmo.

__ Me perdoe, senhor lobo, mas eu não tenho irmãos, sou filho único – respondeu o cordeirinho, tremendo de medo.

__ Ah, não importa, o fato é que  eu fui ofendido e por isso preciso me vingar.

E com este pretexto o lobo avançou sobre o cordeiro indefeso, agarrou-o com os dentes e foi embora à procura de um lugar tranquilo onde pudesse comer a sua presa.

Moral da história: Infelizmente, a razão do mais forte é a que sempre prevalece.

(Baseado em uma fábula de La Fontaine, com adaptações).

 

QUESTÃO 08 (SAEP 2012)

No início da história

(A) o lobo bebia água e o cordeiro tomava banho no córrego.

(B) o lobo agarrou o cordeiro com seus dentes e saiu para comê-lo.

(C) o cordeiro e o lobo bebiam água no mesmo córrego.

(D) o lobo inventa mentiras sobre o cordeirinho.

 

QUESTÃO 09 (SAEP 2012)

No final do texto, o lobo mostrou-se

(A) intolerante.

(B) Paciente.

(C) Ingênuo.

(D) corajoso.

 

Leia a fábula a seguir para responder a questão 10.

 

Fábula: O Leão e o Javali

Num dia muito quente, um leão e um javali  chegaram juntos a um poço. Estavam com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro. Nenhum cedia a vez ao outro. Já iam atracar-se para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários urubus voando.

__ Olhe lá! – disse o leão. – Aqueles urubus estão com fome e espera para ver qual de nós dois será derrotado!...

__ Então é melhor fazermos as pazes – respondeu o javali. – Prefiro ser seu amigo a ser comida de urubus.

Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades.

 

(Esopo. Fábulas de Esopo)

 

QUESTÃO 10 (SAEP 2012)

No final do texto o leão e o javali se tornam amigos porque

(A) estavam se unindo contra os urubus.

(B) um resolveu ceder a vez de beber primeiro ao outro.

(C) entenderam que os animais não podem viver desunidos.

(D) não queriam morrer e se tornarem comida de urubus.

 

D8 - Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto.

 

Faça a leitura do texto a seguir para responder a questão 11.

O terremoto

Depois do terremoto, apenas uma casa ficou de pé.

__ Por que você ficou de pé, sua casa doida, não sabe que houve um terremoto? – Advertiu a bruxa.

__ Um terremoto?! – repetiu a casa com as janelas esbugalhadas.

E foi tratando logo de desabar também com medo da bruxa.

DÍDIMO, Horácio. As historinhas do mestre jabuti. Fortaleza: Edições Democrático Rocha, 2003, p. 23

 

 QUESTÃO 11 (SAERJ 2009)

A casa que estava em pé desabou

(A) por causa de um terremoto.

(B) porque teve medo da bruxa.

(C) porque era uma casa doida.

(D) por causa das janelas abertas.

 

Leia este poema:

Poema: Meu cachorro Relâmpago

Sérgio Caparelli

 

O meu cachorro Relâmpago

acordou com sarampo.

 

Veio dona Manuela:

"Deve ser varicela".

 

E depois a dona Dora:

"Para mim é catapora".

 

E a dona Fabíola:

"Mais parece varíola".

 

Por fim, o veterinário:

"Oh, que belo disparate!

O cachorro se manchou

é com molho de tomate".

(Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995).

 

QUESTÃO 12 (SAEP 2012)

O cachorro do texto parecia doente porque

(A) estava muito magro.

(B) estava muito triste.

(C) não comia.

(D) estava com o corpo manchado.

 

Leia com atenção o texto a seguir:

 Texto: Por que não podemos ter leões?

 

O leão é um animal feroz, conhecido popularmente como o rei da selva. É um bicho que gosta de se exercitar, pode atingir até duzentos e cinquenta quilos e passar dos dois metros de comprimento! Imagine um bicho desse tamanho correndo pela casa e subindo em móveis!

Revista Recreio. nº 384. 19 jul. 2007.

 

QUESTÃO 13 (SAEP 2012)

Segundo o texto, por que não podemos criar leões em domicílio?

(A) Porque são indomáveis.

(B) Porque além de ferozes são muito agitados.

(C) Porque além de pesados são grandes demais.

(D) Porque só conseguem sobreviver na selva.

Leia o texto abaixo para responder a questão de número 54.

 

Poema: Nome da gente

 Nome da gente

Por que é que eu me chamo isso

e não me chamo aquilo?

Por que é que o jacaré

não se chama crocodilo?

 

Eu não gosto

do meu nome,

não fui eu

quem escolheu.

Eu não sei

por que se metem

com um nome

que é só meu!

O nenê

que vai nascer

vai chamar

como o padrinho,

 

vai chamar

como o avô,

mas ninguém

vai perguntar

o que pensa

o coitadinho.

 

Foi meu pai quem decidiu

que meu nome fosse aquele.

Isso só seria justo

se eu escolhesse

o nome dele.

 

Quando eu tiver um filho,

não vou pôr nome nenhum.

Quando ele for bem grande,

ele que procure um!

(Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris. São Paulo: Moderna, 1991).

 

QUESTÃO 14 (SAEP 2012)

Segundo o autor do texto, o motivo dele não gostar do nome que tem é porque

(A) seu nome é muito comprido.

(B) seu nome é muito diferente.

(C) não foi ele quem escolheu.

(D) foi seu pai quem escolheu e não a sua mãe.

 

Leia o texto abaixo.

O mito do Homem-aranha

 

Criado por Stan Lee, o Homem-aranha foi a primeira história em quadrinhos a mostrar um super-herói como um homem comum.

Peter Parker é um estudante americano de 19 anos que, após ser picado por uma aranha dentro de um laboratório adquire superpoderes.

Apesar de enfrentar batalhas de tirar o fôlego contra os mais estranhos inimigos e de poder escalar paredes e arranha-céus com o vigor e a agilidade de uma aranha, Peter às vezes se comporta como qualquer mortal: pega resfriados, esquece os encontros marcados com a namorada e é incapaz de encontrar suas próprias meias.

Adaptado de: http://www.geocities.com/~esabio/aranha/homemaranha.htm

 

QUESTÃO 15

Segundo o texto, Peter Parker adquiriu superpoderes quando

(A) pegou um resfriado ao participar de uma experiência científica.

(B) foi picado por uma aranha dentro de um laboratório.

(C) bebeu uma porção mágica em um laboratório.

(D) fugiu de um planeta distante e veio para a Terra.

 

D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

 

Após a leitura do texto, responda a questão 16.

Texto: Pau-de-sebo


Nas festas juninas do interior do Brasil, é muito comum a brincadeira do pau-de-sebo.

Quem já brincou, diz que é muito divertido.

Bem cedo, no dia da festa, ergue-se o pau-de-sebo. Sua altura, às vezes, passa dos cinco metros. Ele é cuidadosamente preparado, tirando-se todos os nódulos que possam existir. O ideal é lixá-lo, para que fique bem liso e, depois, revesti-lo com sebo de boi derretido. No topo, coloca-se um triângulo de madeira e, nele, amarra-se dinheiro e brindes.

Durante a festa, os participantes iniciam uma disputa para subir no pau-de-sebo até o topo e ganhar os brindes e o dinheiro que puderem alcançar.

Adaptado de: http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=281

 

QUESTÃO 16

A palavra “cuidadosamente” destacada no texto remete à ideia de

(A) modo.

(B) tempo.

(C) negação.

(D) lugar.

 

Leia o texto abaixo.

Texto: A árvore do dinheiro

 

Um dia de manhã, vendo-se apertado com a falta de dinheiro, Pedro Malasartes arranjou, com uma velha, um bocado de cera e algumas moedas de vintém, e caminhou por uma estrada afora. Chegando ao pé de uma árvore, parou e pôs-se a pregar os vinténs à folhagem, com a cera que levava.

Não demorou muito a aparecer na estrada um boiadeiro; e como o sol, já então levantado, fosse derretendo a cera e fazendo cair as moedas, Malasartes apanhava-as avidamente.

O boiadeiro, curioso, perguntou-lhe o que fazia, e o espertalhão explicou que as frutas daquela árvore eram moedas legítimas, e que ele as estava colhendo.

O homem mostrou desejos de ficar com a árvore encantada e, engambelado por Malasartes, acabou trocando-a pelos boizinhos. Depois Malasartes pôs-se ao fresco, levando os bichos, e o boiadeiro ficou a arrecadar os vinténs que tombavam. Os vinténs acabaram-se logo, e o triste compreendeu que havia sido enganado.

Fonte: AMARAL, Amadeu. A árvore do dinheiro. In: Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 6, n. 34, dez.1993.

 

QUESTÃO 17 (SARESP 2010 - adaptada)

No texto, o personagem Pedro Malasartes é caracterizado como aquele que é o

(A) curioso.

(B) intrometido.

(C) esperto.

(D) indiscreto.

 Leia o texto e responda à questão 18.

 Poema: Balãozinho de São João

 

Venha cá, meu balãozinho.

Diga aonde você vai.

 

Eu estou me enfeitando,

vou pra mata, logo mais.

 

Ai, ai, ai, não faça isso!

E o fogo que estou vendo?

Fique quieto! Não vá!

Vai ser grande o sofrimento.

Se cair em nossas matas,

Uma tragédia vai ser.

A mata vai pegar fogo.

Passarinhos vão morrer.

 

Já estou arrependido.

Quanto mal faz um balão.

Ficarei bem quietinho,

amarrado num cordão.

 

Adaptado de http://www.poesiasefrases.com.br/Topico/festas-juninas

 QUESTÃO 18 (Projeto Conseguir 2010)

O trecho “Se cair em nossas matas”,

dá a ideia de

(A) afirmação.

(B) negação.

(C) tempo.

(D) condição

 

Para responder a questão a seguir, observe o diálogo entre marido e mulher.


QUESTÃO 19 (SAEP 2012)

A única palavra no feminino é

(A) pão.

(B) tempão.

(C) despensa.

(D) mantimento.

 

 

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (IV) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (IV) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

TÓPICO  – RELAÇÃO ENTRE TEXTOS

D15 - Reconhecer diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratem do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em que será recebido.

Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.colegioanchieta.g12.br%2F8999-2%2F&psig=AOvVaw2_UpPc_8I2Eb1pfX37cgUr&ust=1620001224520000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCOi4x_7cqfACFQAAAAAdAAAAABAJ

 Leia os textos a seguir para responder a próxima questão:

TEXTO 1

Quantas vezes por semana doces e refrigerantes podem entrar no cardápio do meu filho?

Depende. “Se a criança estiver acima do peso, ofereça duas porções desses itens por semana”, recomenda a nutricionista Priscila Maximino. Mas, se ela não vive em pé de guerra com a balança, três porções semanais estão de bom tamanho.

 Fonte: http://bebe.abril.com.br/03_05/alimentacao/duvidas-sobre-alimentacao-infantil02.php

 TEXTO 2

Fonte:

http://www.slideshare.net/ladonordeste/poema-da-alimentao-presentation

 

QUESTÃO 01

Os dois textos tratam, principalmente, sobre

(A) os cuidados com uma boa alimentação.

(B) os perigos de doces e refrigerantes.

(C) a obesidade das crianças e jovens.

(D) os problemas de saúde das pessoas.

 

Faça a leitura do texto 1 e texto 2 para responder a questão 02.

TEXTO 1

 Eu sou a Ruth Rocha

Eu sou paulista. Nas minhas origens, baianos, mineiros, cariocas. Com muitos portugueses bem lá atrás e algum sangue bugre ou negro – quem sabe? – , que se traduz na minha cor de cuia quando apanho sol. Gosto muito de sol, de praia e de mar. De música e de livros. De cantar, dançar e rir. Gosto muito de gente. Principalmente criança.

 

TEXTO 2

Educadora, socióloga e jornalista, a paulistana Ruth Rocha tem o mérito de ser

uma das escritoras que renovaram a linguagem dos livros infantis.

Até hoje, já publicou mais de 130 livros em inúmeras edições, lidos por milhões

de crianças de todas as idades.

Seus livros comovem e divertem leitores dos quatro cantos do mundo.

Quer saber mais?

Anote a página da Ruth na Internet: www.uol.com.br/ruthrocha.

 

QUESTÃO 02  (SAEP 2012)

Sobre os textos 1 e 2, podemos dizer que

(A) os dois textos foram escritos por Ruth Rocha.

(B) os dois textos apresentam as mesmas informações sobre Ruth Rocha.

(C) o texto 1 fala das publicações de Ruth Rocha.

(D) o texto 2 fala da vida profissional de Ruth Rocha.

 

Leia os dois textos abaixo com atenção.

 TEXTO 1



Texto 2

 


QUESTÃO 03 (SAEP 2013)

Os dois textos tratam da seguinte temática:

(A) a importância da escola.

(B) trabalhar e brincar.

(C) o trabalho infantil.

(D) preconceito contra as crianças.

 

Faça a leitura dos dois textos e responda:

 TEXTO 1 – Shopping: Capim Dourado

 O Capim Dourado Shopping é o maior shopping center do Estado do Tocantins. Localizado na capital Palmas, o empreendimento foi inaugurado no dia 17 de agosto de 2010. O complexo conta com 130 lojas, sendo 5 âncoras e 6 salas de cinema (sendo uma do tipo 3D) da rede Cinemark. Também traz um espaço de eventos chamado Jalapão Hall com área total de 7046.41 m², onde ocorrem eventos e shows. Primeiro grande empreendimento do tipo no Estado, o centro comercial trouxe novas lojas e serviços para a cidade.

Pensado para ser uma nova experiência para os seus visitantes, todos os espaços foram projetados para proporcionar novos e marcantes momentos. O local já se transformou no programa favorito de todos os tocantinenses e de turistas.

Fonte: http://www.cdlpalmas.com.br/ver_noticia.asp?cod=132889&codDep=302

 

TEXTO 2 – Parte de shopping desaba e provoca pânico no Canadá

Autoridades da cidade de Lake Mayor, localizada no estado de Ontário, norte do Canadá investigam causas do acidente que deixou quatro pessoas feridas e grande prejuízo de mercadorias em um shopping Center de pequeno porte da cidade. Segundo testemunhas tudo começou por volta de duas horas da tarde quando ventava e chovia muito. Dois quiosques que vendiam bilhetes de loteria, cigarros e revistas estavam localizados na área abaixo da parte do teto que desabou. Agora resta somente um buraco de 12 metros por 24 metros.

(Portal: tvig.ig.com.br - Informações: Agência Estado, jun. 2012).

 

QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

Os dois textos tratam do assunto “shopping”, porém os textos se diferenciam porque

(A) no texto 1 o shopping foi inaugurado e no texto 2, o shopping precisa de reforma.

(B) no texto 2 o shopping foi inaugurado e no texto 1, o shopping precisa de reforma.

(C) o texto 1 trata de um shopping pequeno e o texto 2 de um grande shopping.

(D) apenas o shopping Capim Dourado é um local de visitação de turistas.

 

Leia e compare os dois textos a seguir.

 TEXTO 1

 


 TEXTO 2

 Você já parou para pensar o quanto de lixo produzimos diariamente? Segundo dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, só no Brasil são 228.413 toneladas por dia!

Mas o mais interessante é que muitas dessas coisas que são jogadas fora poderiam ser muito bem aproveitadas, inclusive para fazer... Adivinha o que?!?! BRINQUEDOS!!!!

É verdade, fazer brinquedos com materiais que podem ser reutilizados é divertido, estimula a criatividade, além de ser ecologicamente correto, pois estamos evitando a poluição do meio ambiente.

 Reciclagem, brinquedos e aprendizado

 Todo mundo sabe que é muito legal jogar videogame, jogar jogos no computador ou assistir televisão, não é mesmo? Mas, qualquer um deles já lhe oferece a brincadeira pronta. Você não precisa fazer mais nada além de saber apertar botões ou usar o controle remoto.

Isso significa que você praticamente não usa a criatividade e não aprende coisas diferentes, e isso não é muito bom, não é verdade?

Então pense em dividir seu tempo de lazer para fazer também outras coisas divertidas, como por exemplo, criar brinquedos com material reciclável, inventar brincadeiras e desenvolver sua criatividade. Fazendo isso você estará aprendendo muitas coisas mesmo que não perceba.

Coisas que você nem imagina podem virar brinquedos! Caixas de sapato podem virar carrinho... Garrafas de 500 ml de refrigerantes podem virar um belo jogo de boliche, latas de molho de tomate podem virar telefones... Nossa! Quanta coisa pode ser feita!

Fonte: http://www.smartkids.com.br/especiais/brinquedos-reciclados/


 QUESTÃO 05 (SAEP 2012)

Os dois textos acima tratam da questão da reciclagem, mas apenas o primeiro texto

(A) apresenta dados do IBGE com a quantidade de lixo produzida no Brasil.

(B) considera a reciclagem como uma forma de preservação do meio ambiente.

(C) explica que podemos produzir brinquedos com materiais recicláveis.

(D) mostra o tempo de decomposição de alguns materiais.

 

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (III) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (III) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 TÓPICO – IMPLICAÇÕES DO SUPORTE, DO GÊNERO E/OU  DO ENUNCIADOR NA COMPREENSÃO DO TEXTO

 D5 - Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, fotos, etc.).

 

Observe a tirinha abaixo para responder a questão 01.

Adaptado de: WATTERSON, B. Calvin e Haroldo. Há tesouros por toda parte. Lisboa: Gradiva, 1996.

 

 QUESTÃO 01

Segundo a tirinha, na sala de aula Calvin sente-se

(A) enfurecido.

(B) alegre.

(C) desmotivado.

(D) motivado.

 

 Veja a propaganda que vende copos plásticos a preços promocionais:

Adaptado de: BRAGANÇA, A.; CARPANEDA, I. Bem-te-li 4. Língua Portuguesa. São Paulo: FTD, 2000.

 QUESTÃO 02

De acordo com o anúncio acima, é mais econômico comprar

(A) copos de tamanhos iguais.

(B) dois copos de uma só vez.

(C) somente um copo.

(D) copos de cores diferentes.

 

Observe a propaganda a seguir:

 


                                        (http://placar.abril.com.br)

 QUESTÃO 03 (SAEP 2013)

Segundo o texto, a principal vantagem da bicicleta sobre as outras máquinas inventadas é:

(A) não polui o meio ambiente.

(B) não gasta combustível.

(C) mantém a energia humana.

(D) não é muito cara.

 

Leia o texto e responda à questão.

 

                                Garfiel – 0024-7

QUESTÃO 04 (SARESP 2010)

O balão do 3.º quadrinho é diferente dos outros. Seu formato indica que o personagem está

(A) cochichando.

(B) cantando.

(C) gritando.

(D) pensando.

 

Observe a charge abaixo:

 

Adaptado de: http://www.tamoscomraiva.blogger.com.br/sinovaldo1162004jornalnh.jpg

QUESTÃO 05(SARESP 2010)

A charge acima sugere que

(A) o trabalhador brasileiro tem dificuldades para viver com o salário mínimo.

(B) o trabalhador brasileiro tem medo de pular a fogueira na noite de São João.

(C) as festas juninas são para todos os trabalhadores que ganham o salário mínimo.

(D) o salário mínimo vai aumentar na noite de São João.

  

D9 - Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.

 Leia o texto abaixo.

Notícia: Mente quieta, corpo saudável

 

A meditação ajuda a controlar a ansiedade e a aliviar a dor?

Ao que tudo indica, sim. Nessas duas áreas os cientistas encontraram as maiores evidências da ação terapêutica da meditação, medida em dezenas de pesquisas. Nos últimos 24 anos, só a clínica de redução do estresse da Universidade de Massachusetts monitorou 14 mil portadores de câncer, AIDS, dor crônica e complicações gástricas. Os técnicos descobriram que, submetidos a sessões de meditação que alteraram o foco da sua atenção, os pacientes reduziram o nível de ansiedade e diminuíram ou abandonaram o uso de analgésicos.

Revista Superinteressante, outubro de 2003.

 

QUESTÃO 06 (PROVA DA CIDADE, 2009)

O texto tem por finalidade

(A) criticar.

(B) informar.

(C) denunciar.

(D) conscientizar.

 

Faça a leitura do texto.

Texto: Lições em casa

 

Você já notou que muitos bichos preferem ficar em turma? Vivendo em grupo, os mais velhos protegem os mais novos. E os filhotes aprendem a encarar a vida na mata observando os adultos.

Com os humanos acontece a mesma coisa. Rodeado pelos familiares, nos sentimos protegidos. Deles recebemos carinho, cuidados e aprendemos uma porção de coisas.

In: Revista Recreio. Garota Atômica. Ano 05-10/03/05- n° 261

 

QUESTÃO 07 (SPAECE 2010)

O texto tem a finalidade de

(A) fazer um convite.

(B) divertir o leitor.

(C) ensinar uma brincadeira.

(D) informar sobre alguns hábitos.

  

Por meio do texto a seguir você deverá responder a questão 08.

APRENDER BRINCANDO

 

QUESTÃO 09 (SAEP 2013)

O texto acima serve para

(A) informar sobre o arco-íris.

(B) ensinar como brincar com as cores.

(C) explicar sobre a origem da luz.

(D) orientar uma experiência com água.

 

Leia o texto abaixo e responda à questão 10.

 
QUESTÃO 10 (SAEP 2012)

A finalidade deste texto é

(A) Fazer um convite.

(B) Dar um recado.

(C) Contar um fato.

(D) Comunicar sobre um evento.

 

Observe o cartaz abaixo para responder a questão 11.

 

Fonte: http://www.midiace.com.br

 

QUESTÃO 11 (SAEP 2013)

Esse texto serve para

(A) anunciar

(B) divertir

(C) criticar

(D) avisar