domingo, 2 de maio de 2021

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (VII) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (VII) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL


TÓPICO – VARIAÇÃO LINGUÍSTICA

 D10 - Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

Após fazer a leitura do texto abaixo, responda a questão 01.

 Texto: Como dormem os animais

A preguiça dorme mais de 18 horas por dia, sempre pendurada nos galhos das árvores. Seus braços são tão fortes que ela pode passar vários dias nessa posição. Mesmo em sono profundo, nunca cai, graças às suas poderosas garras.

Os peixes vão descansar no fundo das águas, geralmente de noite, onde ficam imóveis. Alguns até afundam na areia. Como eles não têm pálpebras ficam de olhos abertos.

Os flamingos dormem em pé, ora se equilibrando sobre uma perna, ora em outra.

Adaptado de: Revista Recreio, nº 91. São Paulo: Abril, 6/12/2001.

 QUESTÃO 01

O texto acima apresenta uma linguagem

(A) regional.

(B) formal.

(C) informal.

(D) científica.

 

Leia a tirinha:

 
QUESTÃO 02 (SAEP 2012)

A fala de Chico Bento observada no primeiro quadro é marca de linguagem

(A) formal.

(B) científica.

(C) padrão.

(D) informal.

 

Observe a propaganda a seguir:



 QUESTÃO 03

A linguagem observada na fala do mosquito é parecida com a usada

(A) por cientistas em palestras.

(B) nas bulas de remédios.

(C) em conversas entre colegas.

(D) por apresentadores de jornais televisivos.

 

Faça a leitura do texto e depois responda a questão 04.

 Texto: Você sabia que cheirinho de terra molhada é obra de bactérias?

 Substância produzida por um tipo de micro-organismo, em contato com a água, gera esse aroma.

O dia está quente e, de repente, cai aquela chuva para refrescar. Bastam as primeiras gotas tocarem o solo para sentirmos aquele agradável cheirinho de terra molhada. Um cientista diria: “Huumm, como é bom esse cheirinho de... Bactérias!”. É isso aí! O aroma que sentimos vem desses seres microscópicos, que podem ser muito úteis para humanos e até para os... Camelos!

Em geral, associamos bactérias a doenças, mas alguns desses seres são inofensivos, pode crer. Esse é o caso da Streptomyces coelicolor, bactéria que vive no solo e fabrica uma substância, [...] que nos faz perceber o cheirinho de terra molhada.

Além de ser excelente produtora de antibióticos – medicamentos indicados para combater algumas doenças de origem bacteriana –, essa bactéria é, digamos, uma aliada dos camelos. O odor característico que elas produzem em razão da umidade ajuda os camelos a encontrarem água no deserto. Claro que para sentir o cheirinho produzido pelas bactérias em ambiente tão seco os camelos precisam contar com um superolfato. E contam mesmo! Graças a esse sentido aguçado, são capazes de encontrar água a mais de oitenta quilômetros de distância. Isso é que é faro! [...]

 SILVA, Andreza Moura Pinheiro. Disponível em: <http://cienciahoje.uol.com.br/147532> Acesso em: 14 jul. 2009.

Sistema de Avaliação Educacional de Palmas – SAEP Página 52

 

QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

No trecho “Esse é o caso da Streptomyces coelicolor,...” (segundo parágrafo) – a expressão destacada é exemplo de linguagem

(A) científica

(B) culta.

(C) informal.

(D) técnica.

 

Leia esta tirinha para responder a questão 05.

 

QUESTÃO 05 (SAEP 2012)

A expressão “a gente” é marca da linguagem

(A) científica

(B) informal

(C) formal

(D) regional

 

 

 

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (VI) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL - COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (VI) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 

TÓPICO – RELAÇÕES ENTRE RECURSOS EXPRESSIVOS E EFEITOS DE SENTIDO

 

D13 - Identificar efeitos de ironia ou humor em textos.


 Leia a anedota a seguir.

Anedota: Cachorrinho perdido

 Um senhor chegou todo agoniado em uma empresa que fazia faixas e cartazes e foi logo dizendo:

— Meu cachorrinho se perdeu e eu quero mandar fazer uma faixa bem grande!

— Pois não, meu senhor! Quais serão os dizeres na faixa?

— Totó, volte logo! Estou muito triste!

Adaptado de: http://www.osvigaristas.com.br/piadas/portugues/cachorrinho-perdido-8616.html

 QUESTÃO 01

O traço de humor no texto é percebido quando o senhor

(A) chega agoniado na empresa.

(B) diz que perdeu seu cachorrinho.

C) pede uma faixa bem grande.

D) diz as frases para colocar na faixa.

 Observe a tirinha abaixo:

                                                                    Fonte: farawaysoclose3.blogspot.com

 

QUESTÃO 02 (SAEP 2012)

Nessa tirinha, o que causa humor?

(A) a baratinha em cima do livro no primeiro quadrinho.

(B) o homem encontrar a baratinha no livro.

(C) a fala da baratinha no último quadrinho.

(D) o tamanho da baratinha.

  

Observe a tirinha abaixo para responder à questão 03.

 
 FONTE: LANCAST. Anabel. Revista Recreio. Ano 6, nº 299. São Paulo: abril, 1º/12/2005.

 

QUESTÃO 03

O traço de humor na tirinha é percebido principalmente quando descobrimos

(A) o que tem dentro da caixa de presente.

(B) o porquê da menina não abraçar o aniversariante.

(C) o lugar da festa organizada pelo aniversariante.

(D) quanto a menina pagou pelo presente.

 

Leia a anedota abaixo:

QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

O texto é engraçado porque

(A) um cliente liga para a loja.

(B) o cliente confunde “próprio” com o nome de alguém.

(C) o cliente confunde Pedro com o nome “próprio”.

(D) Pedro não se encontra na loja.

 

Observe a tirinha a seguir e responda à questão 05.


 Níquel Náusea, de Fernando Gonsales. Folha de São Paulo, SP – 12 maio 2001. E11.

 QUESTÃO 05 (SAEP 2012)

Nesta tirinha a sentença que expressa humor é:

(A) “Oi, zebra!”

(B) “Nossa!! Que mau humor!!”

(C) “Aproveita que já está de pijama! Há há há!”

(D) “Você precisa dormir um pouco!”

 

D14 - Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso de pontuação e de outras notações.

 Fábula: O coelho e a tartaruga

 O coelho estava se gabando para os outros animais:

__ Sou o mais rápido e nunca perco de ninguém. Desafio a

todos aqui a participarem de uma corrida comigo.

__ Aceito o desafio! Disse a tartaruga.

__ Você é muito lenta! Acho que vai perder seu tempo,

respondeu o coelho.

__ Guarde seu orgulho até ver quem vai vencer, alertou

a tartaruga.

Ao ouvirem o sinal de largada, os dois partiram.

O coelho saiu a toda velocidade e a tartaruga ficou para trás.

Mais adiante, acreditando que a tartaruga não tinha a menor chance, deitou-se e tirou uma soneca. Enquanto isso, a tartaruga continuava caminhando.

Quando o coelho acordou não teve tempo de correr para chegar primeiro, então a tartaruga atravessou a linha de chegada e venceu a corrida.

Moral: Quem segue confiante é vencedor.

Adaptado de http://www.clubedobebe.com.br/HomePage/Fabulas/fabulasdeesopo1.htm

  QUESTÃO 06

No trecho “Aceito o desafio!”, o ponto de exclamação (!) indica que a tartaruga estava

(A) triste.

(B) aborrecida.

(C) assustada.

(D) confiante.

 Leia o texto a seguir e responda à questão 07.

Piada - A continha de subtração

Na aula de Matemática, a professora perguntou para os alunos:

— Se quatro moscas estivessem em cima da minha mesa e eu matasse uma delas, quantas ficariam na mesa?

— Uma! Respondeu Pedrinho, rapidamente.

— O quê? Você não sabe fazer uma simples continha de subtração?

— Professora, acontece que só fica a mosca morta em cima da mesa, porque as outras vão se mandar.

Adaptado de: http://circodoxixi.blogspot.com/2011/01/piadas-infantis.html

QUESTÃO 07

Na expressão ― “O quê?”, o ponto de interrogação (?) dá o sentido de que a professora está

(A) aborrecida.

(B) satisfeita.

(C) em dúvida.

(D) orgulhosa.

 

Observe a tirinha da Chiquinha, a seguir:


QUESTÃO 08 (SAEP 2012)

O ponto de exclamação usado na fala do último quadrinho indica

(A) decepção.

(B) medo.

(C) raiva.

(D) surpresa.

 

Observe a tirinha da Mafalda.

                        Fonte: http://sempretops.com/tirinha338_mafalda.jpg

 QUESTÃO 09 (SAEP 2012)

O ponto de exclamação aparece em todos os quadrinhos expressando sentidos diferentes. A expressão em que ele indica ordem é

(A) Como o mar é lindo!

(B) Está indo embora!

(C) Ei, volte!

(D) Que saco essa obediência!

 Observe a tirinha abaixo:

 

QUESTÃO 10 (SAEP 2012)

As reticências usadas no segundo quadrinho indicam

(A) uma pausa grande no pensamento do Cebolinha.

(B) que o Cebolinha não tinha mais nada a dizer.

(C) que o Cebolinha queria dizer apenas isto mesmo.

(D) a continuidade do pensamento do Cebolinha.

 

sábado, 1 de maio de 2021

AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (V) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL- COM GABARITO

 AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA (V) DE LÍNGUA PORTUGUESA PARA O 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

 TÓPICO – COERÊNCIA E COESÃO NO PROCESSAMENTO DO TEXTO

D2 - Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=http%3A%2F%2Fwww.colegioanchieta.g12.br%2F8999-2%2F&psig=AOvVaw0iOjVdwnMP1uuczFUV8c8u&ust=1620004733530000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCMD614jqqfACFQAAAAAdAAAAABAJ


 Leia o texto abaixo.

 Texto: Infância

 Eu tenho oito anos e já sei ler e escrever.

Por isso, ganhei de presente a história de Peter Pan. As aventuras dele com o Capitão Gancho e o jacaré que engoliu um relógio até que são engraçadas. Mas achei uma bobagem aquela mania do Peter Pan de querer ficar sempre menino.

Já imaginaram se todos quisessem ficar sempre pequenos e nunca mais crescer? Aí quem ia cuidar da gente? Fazer comida, passar pito, mandar tomar banho, dizer que é hora de ir pra cama?

Sarar a gente da dor de barriga e da dor de dente?

 Fonte: Henriqueta Lisboa ET ALII. Varal de Poesia.1ª ed. São Paulo: Ática, 2003. p. 35.

 

QUESTÃO 01 (Prova Rio, 2010)

No trecho “As aventuras dele com o Capitão Gancho”, a palavra destacada refere-se ao

(A) jacaré.

(B) menino.

(C) Peter Pan.

(D) relógio.

 

Leia a receita abaixo.

Receita de beijinho

Ingredientes:

1 lata de leite condensado

2 xícaras de coco ralado

2 gemas

1 colher(sopa) de manteiga ou margarina

Açúcar cristal

Cravo e confeitos

 Como fazer: Junte todos os ingredientes numa panela e leve-a ao fogo. Mexa com uma colher de pau até a mistura soltar completamente do fundo. Despeje o conteúdo numa tigela untada com manteiga e deixe esfriar. Faça as bolinhas e passe-as no açúcar cristal. Enfeite-as com um cravinho ou confeitos de chocolate e sirva-as em forminhas de papel.

Adaptado de: O Estado de São Paulo, Estadinho, 30/8/1997.

Bem-te-li: Línga Portuguesa. São Paulo: FTD, 2000.

 

QUESTÃO 02 (SAEP 2012)

O termo “sirva-as”, destacado no texto, corresponde à(s)

(A) às forminhas.

(B) às bolinhas.

(C) ao cravinho.

(D) aos confeitos.

 

Leia o texto abaixo.

 Texto: Um conto de gatos

 Os gatos sortudos da Rua Melenas tinham cada um sete ratos para comer. Os outros, com dois apenas tinham de se satisfazer. O total de ratos comidos sendo 24, quantos gatos traçaram ratos?

UM CONTO de gatos. CiênciaHoje das Crianças, ano 9. nº 60. Jul. 2006. p. 28.

 

QUESTÃO 03 (SAEP 2012)

No trecho: “Os outros, com dois apenas...”, a expressão em destaque se refere

(A) aos gatos

(B) aos ratos

(C) aos contos

(D) aos gatos e ratos

 

Observe abaixo o texto encarte do livro Amor, Amora:

 

“E ninguém pense que os nomes dos personagens, por mais estranhos que pareçam, foram inventados pelo autor: são todos nomes de pessoas que ele conhece...”

 

QUESTÃO 04 (SAEP 2012)

Neste trecho a palavra em destaque se refere

(A) ao carteiro

(B) ao amor

(C) a Marcos Bagno

(D) aos nomes dos personagens

 

Observe o cartaz e responda à questão 05.



QUESTÃO 05

No cartaz, a palavra isso refere-se

(A) ao piolho.

(B) à cabeça.

(C) à campanha.

(D) ao cartaz.

 

D7 - Identificar o conflito gerador do enredo e dos elementos que constroem a narrativa.

 

Leia o texto e responda à questão 06.

 

História: A Bela e a Fera

Era uma vez um príncipe que vivia feliz em seu lindo castelo até que uma bruxa malvada lançou-lhe um feitiço, transformando-o em um monstro. Como, a cada dia, ele ficava mais egoísta e infeliz, passou a ser chamado de Fera.

Numa tarde, um comerciante, ao tirar uma rosa do jardim do castelo para dar a sua filha Bela, acabou sendo aprisionado pela Fera. Ao saber o que acontecera, Bela foi ao castelo e, chorando, pediu à Fera para ficar no lugar de seu pai. Com a convivência, Bela e a Fera tornaram se amigos até que ele se apaixonou por ela.

Certo dia, Bela pediu à Fera para passar alguns dias com seu pai. Ao retornar para o castelo, Bela encontrou a Fera doente de tanta saudade. Foi então que desesperada, percebeu que também estava apaixonada, dando-lhe um beijo de amor. Nesse momento, o feitiço da bruxa se desfez e a Fera voltou a ser um belo príncipe.

Adaptado de: http://www.qdivertido.com.br/verconto

 

QUESTÃO 06

Na introdução da história

(A) Bela vai visitar seu pai por uns dias.

(B) o comerciante tira uma flor do jardim.

(C) a bruxa lança um feitiço no príncipe.

(D) a Fera volta a ser um belo príncipe.

 

Faça a leitura do texto abaixo.

Fábula: A raposa e o corvo

 Um corvo faminto furtou um belo queijo e, com ele, voou para o alto de uma árvore.

A raposa o viu e gritou:

__ Bom dia, belo corvo! Que linda são suas penas, que belo seu porte, que elegante a sua cabeça! Sou capaz de jurar que um animal bonito assim há de ter também uma bonita voz! Cante, que eu quero ouvi-lo!

O corvo, envaidecido abriu o bico para cantar. E o queijo caiu na boca da raposa.

 

MORAL: Os elogios exagerados são sempre suspeitos.

Adaptado de: SARGENTIM, H. Coleção montagem e desmontagem de textos: língua portuguesa. 3ª série. São Paulo: IBEP,2001.

 

QUESTÃO 07

No final da história

(A) o corvo furtou o queijo e fugiu.

(B) a raposa elogia o corvo.

(C) o corvo canta para a raposa.

(D) a raposa fica com o queijo do corvo.

 

Faça a leitura do texto.

Fábula: O lobo e o cordeiro

Um cordeiro bebia água num córrego que corria em um trecho de terreno inclinado, quando avistou um lobo que fazia a mesma coisa um pouco mais acima de onde ele estava. O pequeno animal bem que tentou se esconder atrás de uma moita, mas antes que pudesse fazê-lo a fera também o avistou e foi logo perguntando com cara de poucos amigos:

__ Como você se atreve a sujar com suas patas malditas a água que eu estou bebendo?

E o cordeiro, inocente respondeu:

__ Senhor lobo, como eu poderia estar sujando a sua água se ela corre daí para cá?

E o lobo, zangado, retrucou:

__ Isso não interessa, porque você vai ter que explicar por que andou falando mal de mim no ano passado!

__ Sinto muito, senhor lobo, mas isto é impossível, pois eu nasci este ano! O lobo ainda mais irritado disse:

__ Se não foi você, deve ter sido o seu irmão e isso dá no mesmo.

__ Me perdoe, senhor lobo, mas eu não tenho irmãos, sou filho único – respondeu o cordeirinho, tremendo de medo.

__ Ah, não importa, o fato é que  eu fui ofendido e por isso preciso me vingar.

E com este pretexto o lobo avançou sobre o cordeiro indefeso, agarrou-o com os dentes e foi embora à procura de um lugar tranquilo onde pudesse comer a sua presa.

Moral da história: Infelizmente, a razão do mais forte é a que sempre prevalece.

(Baseado em uma fábula de La Fontaine, com adaptações).

 

QUESTÃO 08 (SAEP 2012)

No início da história

(A) o lobo bebia água e o cordeiro tomava banho no córrego.

(B) o lobo agarrou o cordeiro com seus dentes e saiu para comê-lo.

(C) o cordeiro e o lobo bebiam água no mesmo córrego.

(D) o lobo inventa mentiras sobre o cordeirinho.

 

QUESTÃO 09 (SAEP 2012)

No final do texto, o lobo mostrou-se

(A) intolerante.

(B) Paciente.

(C) Ingênuo.

(D) corajoso.

 

Leia a fábula a seguir para responder a questão 10.

 

Fábula: O Leão e o Javali

Num dia muito quente, um leão e um javali  chegaram juntos a um poço. Estavam com muita sede e começaram a discutir para ver quem beberia primeiro. Nenhum cedia a vez ao outro. Já iam atracar-se para brigar, quando o leão olhou para cima e viu vários urubus voando.

__ Olhe lá! – disse o leão. – Aqueles urubus estão com fome e espera para ver qual de nós dois será derrotado!...

__ Então é melhor fazermos as pazes – respondeu o javali. – Prefiro ser seu amigo a ser comida de urubus.

Moral: Diante de um perigo maior, é melhor esquecermos as pequenas rivalidades.

 

(Esopo. Fábulas de Esopo)

 

QUESTÃO 10 (SAEP 2012)

No final do texto o leão e o javali se tornam amigos porque

(A) estavam se unindo contra os urubus.

(B) um resolveu ceder a vez de beber primeiro ao outro.

(C) entenderam que os animais não podem viver desunidos.

(D) não queriam morrer e se tornarem comida de urubus.

 

D8 - Estabelecer relações de causa/consequência entre partes e elementos do texto.

 

Faça a leitura do texto a seguir para responder a questão 11.

O terremoto

Depois do terremoto, apenas uma casa ficou de pé.

__ Por que você ficou de pé, sua casa doida, não sabe que houve um terremoto? – Advertiu a bruxa.

__ Um terremoto?! – repetiu a casa com as janelas esbugalhadas.

E foi tratando logo de desabar também com medo da bruxa.

DÍDIMO, Horácio. As historinhas do mestre jabuti. Fortaleza: Edições Democrático Rocha, 2003, p. 23

 

 QUESTÃO 11 (SAERJ 2009)

A casa que estava em pé desabou

(A) por causa de um terremoto.

(B) porque teve medo da bruxa.

(C) porque era uma casa doida.

(D) por causa das janelas abertas.

 

Leia este poema:

Poema: Meu cachorro Relâmpago

Sérgio Caparelli

 

O meu cachorro Relâmpago

acordou com sarampo.

 

Veio dona Manuela:

"Deve ser varicela".

 

E depois a dona Dora:

"Para mim é catapora".

 

E a dona Fabíola:

"Mais parece varíola".

 

Por fim, o veterinário:

"Oh, que belo disparate!

O cachorro se manchou

é com molho de tomate".

(Tigres no quintal. Porto Alegre: Kuarup, 1995).

 

QUESTÃO 12 (SAEP 2012)

O cachorro do texto parecia doente porque

(A) estava muito magro.

(B) estava muito triste.

(C) não comia.

(D) estava com o corpo manchado.

 

Leia com atenção o texto a seguir:

 Texto: Por que não podemos ter leões?

 

O leão é um animal feroz, conhecido popularmente como o rei da selva. É um bicho que gosta de se exercitar, pode atingir até duzentos e cinquenta quilos e passar dos dois metros de comprimento! Imagine um bicho desse tamanho correndo pela casa e subindo em móveis!

Revista Recreio. nº 384. 19 jul. 2007.

 

QUESTÃO 13 (SAEP 2012)

Segundo o texto, por que não podemos criar leões em domicílio?

(A) Porque são indomáveis.

(B) Porque além de ferozes são muito agitados.

(C) Porque além de pesados são grandes demais.

(D) Porque só conseguem sobreviver na selva.

Leia o texto abaixo para responder a questão de número 54.

 

Poema: Nome da gente

 Nome da gente

Por que é que eu me chamo isso

e não me chamo aquilo?

Por que é que o jacaré

não se chama crocodilo?

 

Eu não gosto

do meu nome,

não fui eu

quem escolheu.

Eu não sei

por que se metem

com um nome

que é só meu!

O nenê

que vai nascer

vai chamar

como o padrinho,

 

vai chamar

como o avô,

mas ninguém

vai perguntar

o que pensa

o coitadinho.

 

Foi meu pai quem decidiu

que meu nome fosse aquele.

Isso só seria justo

se eu escolhesse

o nome dele.

 

Quando eu tiver um filho,

não vou pôr nome nenhum.

Quando ele for bem grande,

ele que procure um!

(Pedro Bandeira. Cavalgando o arco-íris. São Paulo: Moderna, 1991).

 

QUESTÃO 14 (SAEP 2012)

Segundo o autor do texto, o motivo dele não gostar do nome que tem é porque

(A) seu nome é muito comprido.

(B) seu nome é muito diferente.

(C) não foi ele quem escolheu.

(D) foi seu pai quem escolheu e não a sua mãe.

 

Leia o texto abaixo.

O mito do Homem-aranha

 

Criado por Stan Lee, o Homem-aranha foi a primeira história em quadrinhos a mostrar um super-herói como um homem comum.

Peter Parker é um estudante americano de 19 anos que, após ser picado por uma aranha dentro de um laboratório adquire superpoderes.

Apesar de enfrentar batalhas de tirar o fôlego contra os mais estranhos inimigos e de poder escalar paredes e arranha-céus com o vigor e a agilidade de uma aranha, Peter às vezes se comporta como qualquer mortal: pega resfriados, esquece os encontros marcados com a namorada e é incapaz de encontrar suas próprias meias.

Adaptado de: http://www.geocities.com/~esabio/aranha/homemaranha.htm

 

QUESTÃO 15

Segundo o texto, Peter Parker adquiriu superpoderes quando

(A) pegou um resfriado ao participar de uma experiência científica.

(B) foi picado por uma aranha dentro de um laboratório.

(C) bebeu uma porção mágica em um laboratório.

(D) fugiu de um planeta distante e veio para a Terra.

 

D12 - Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios, etc.

 

Após a leitura do texto, responda a questão 16.

Texto: Pau-de-sebo


Nas festas juninas do interior do Brasil, é muito comum a brincadeira do pau-de-sebo.

Quem já brincou, diz que é muito divertido.

Bem cedo, no dia da festa, ergue-se o pau-de-sebo. Sua altura, às vezes, passa dos cinco metros. Ele é cuidadosamente preparado, tirando-se todos os nódulos que possam existir. O ideal é lixá-lo, para que fique bem liso e, depois, revesti-lo com sebo de boi derretido. No topo, coloca-se um triângulo de madeira e, nele, amarra-se dinheiro e brindes.

Durante a festa, os participantes iniciam uma disputa para subir no pau-de-sebo até o topo e ganhar os brindes e o dinheiro que puderem alcançar.

Adaptado de: http://www.mingaudigital.com.br/article.php3?id_article=281

 

QUESTÃO 16

A palavra “cuidadosamente” destacada no texto remete à ideia de

(A) modo.

(B) tempo.

(C) negação.

(D) lugar.

 

Leia o texto abaixo.

Texto: A árvore do dinheiro

 

Um dia de manhã, vendo-se apertado com a falta de dinheiro, Pedro Malasartes arranjou, com uma velha, um bocado de cera e algumas moedas de vintém, e caminhou por uma estrada afora. Chegando ao pé de uma árvore, parou e pôs-se a pregar os vinténs à folhagem, com a cera que levava.

Não demorou muito a aparecer na estrada um boiadeiro; e como o sol, já então levantado, fosse derretendo a cera e fazendo cair as moedas, Malasartes apanhava-as avidamente.

O boiadeiro, curioso, perguntou-lhe o que fazia, e o espertalhão explicou que as frutas daquela árvore eram moedas legítimas, e que ele as estava colhendo.

O homem mostrou desejos de ficar com a árvore encantada e, engambelado por Malasartes, acabou trocando-a pelos boizinhos. Depois Malasartes pôs-se ao fresco, levando os bichos, e o boiadeiro ficou a arrecadar os vinténs que tombavam. Os vinténs acabaram-se logo, e o triste compreendeu que havia sido enganado.

Fonte: AMARAL, Amadeu. A árvore do dinheiro. In: Ciência Hoje das Crianças, Rio de Janeiro, ano 6, n. 34, dez.1993.

 

QUESTÃO 17 (SARESP 2010 - adaptada)

No texto, o personagem Pedro Malasartes é caracterizado como aquele que é o

(A) curioso.

(B) intrometido.

(C) esperto.

(D) indiscreto.

 Leia o texto e responda à questão 18.

 Poema: Balãozinho de São João

 

Venha cá, meu balãozinho.

Diga aonde você vai.

 

Eu estou me enfeitando,

vou pra mata, logo mais.

 

Ai, ai, ai, não faça isso!

E o fogo que estou vendo?

Fique quieto! Não vá!

Vai ser grande o sofrimento.

Se cair em nossas matas,

Uma tragédia vai ser.

A mata vai pegar fogo.

Passarinhos vão morrer.

 

Já estou arrependido.

Quanto mal faz um balão.

Ficarei bem quietinho,

amarrado num cordão.

 

Adaptado de http://www.poesiasefrases.com.br/Topico/festas-juninas

 QUESTÃO 18 (Projeto Conseguir 2010)

O trecho “Se cair em nossas matas”,

dá a ideia de

(A) afirmação.

(B) negação.

(C) tempo.

(D) condição

 

Para responder a questão a seguir, observe o diálogo entre marido e mulher.


QUESTÃO 19 (SAEP 2012)

A única palavra no feminino é

(A) pão.

(B) tempão.

(C) despensa.

(D) mantimento.