domingo, 18 de abril de 2021

NOTÍCIA: APÓS REVEILLON, GARIS RETIRAM 290 TONELADAS DE LIXO DE COPACABANA - ISABELA VIEIRA - COM GABARITO

 Notícia: Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana

        Em toda a orla do Rio, foram recolhidos 653 toneladas de lixo

        Publicado em 01/01/2018 – 14:29 Por Isabela Vieira – Repórter da Agência Brasil – Rio de Janeiro

        A festa de réveillon na Praia de Copacabana deixou mais de 285 toneladas de lixo, recolhidas por 3 mil garis que se revezaram em uma operação que começou ontem (31) e terminou hoje (1º) antes das 10h, segundo a Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb). O volume é um pouco menor que o do ano passado, quando 290 toneladas de lixo foram retiradas do local após o evento.

        Para a festa da virada, que reuniu 2,4 milhões de pessoas, foram colocados cerca de 700 contêineres extras em Copacabana, facilitando o depósito de lixo. Segundo a Comlurb, essas lixeiras ajudaram a reduzir o descarte de grandes volumes nas ruas, como embalagens de gelo e de cerveja, que costumam ser encontradas ao amanhecer na Avenida Atlântica após grandes eventos.

        Em toda a orla da cidade do Rio de Janeiro, foram retiradas das praias 653 toneladas de lixo esta manhã, 100 toneladas a mais que em 2017. A praia carioca com maior aumento da quantidade de lixo foi a da Bica, na Ilha do Governador, na zona norte, que recebeu shows na madrugada.

        Para manter as praias limpas, equipes da prefeitura estão espalhadas pela orla para multar quem descartar lixo fora do local apropriado. Na temporada de verão, banhistas acabam deixando nas areias e no calçadão latas de cerveja, bitucas de cigarro e muitas garrafas PET. A multa para esse tipo de infração é de pelo menos R$ 170 e é aplicada por equipes do programa Lixo Zero.

        Antes da virada, como forma de chamar atenção, a Comlurb aplicou 38 multas de até R$ 200 reais em Copacabana para quem descartou lixo no chão. Apesar das autuações, o presidente da Comlurb, Rubens Teixeira, avalia que as pessoas estão mais conscientes e até levam o lixo para descartar em casa quando não encontram lixeiras. “Houve uma percepção da equipe que, realmente, houve uma redução, geral, no volume de lixo”.

        A fiscalização de hoje será feita na orla e também no Terreirão do Samba, no centro, onde o tradicional bloco de carnaval Cordão da Bola Preta comemora seus100 anos de fundação.

Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana. Agência Brasil, Rio de Janeiro, 1° de jan. 2018. Disponível em: http://bit.ly/2R6yrVE. Acesso em: 26 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 142-144.

Fonte da imagem:https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fnoticias.r7.com%2Frio-de-janeiro%2Fapos-reveillon-garis-retiram-290-toneladas-de-lixo-de-copacabana-01012018&psig=AOvVaw0lmu1-COtkjICkNw3eNO6a&ust=1618846422142000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCNCjlteR7-8CFQAAAAAdAAAAABAD


Entendendo a notícia:

01 – Qual é o fato central da notícia?

      A quantidade de lixo retirada da praia de Copacabana no Réveillon de 2018.

02 – Por que esse fato é tão relevante a ponto de virar notícia?

      Porque é cada dia mais gritante a necessidade de produzir menos lixo e fazer o descarte adequado. Além disso, as gestões públicas gastam muito dinheiro com a coleta de lixo, o que poderia ser evitado caso as pessoas tivessem o hábito de recolher o próprio lixo.

03 – Leia o quadro a seguir sobre o gênero textual notícia.

        Notícia é um gênero cuja função principal é relatar um fato atual e no momento quase exato dos acontecimentos.

        O parágrafo inicial de muitas notícias pode ser denominado lide quando sintetiza o fato relatado e responde a algumas questões básicas, como:

·        Quem ou o quê?

·        Quando?

·        Onde?

·        Como?

·        Por quê?

        Essa estrutura, no entanto, pode variar de acordo com os propósitos comunicativos de cada texto.

        Na notícia anterior, o lide encontra-se no primeiro parágrafo. Releia-o e responda:

a)   O que ocorreu?

3 mil garis recolheram mais de 285 toneladas de lixo da praia de Copacabana.

b)   Quando começou e terminou a operação dos garis?

Entre os dias 31 de dezembro de 2017 e 1° de janeiro de 2018.

c)   Onde ocorreu a operação de limpeza?

Na praia de Copacabana.

d)   Como ocorreu a limpeza?

3 mil garis revezaram-se na limpeza logo após o término da festa de Réveillon.

e)   Por que foi necessária essa operação de limpeza?

Porque a praia de Copacabana ficou muito suja, com mais de 285 toneladas de lixo, durante a festa de Réveillon.

04 – O título da notícia tem a intenção de chamar a atenção do leitor, a fim de que ele leia o texto. Releia o título da notícia.

        “Após Réveillon, garis retiram 290 toneladas de lixo de Copacabana.”

a)   Explique o que mais chama a atenção nesse título.

Chama atenção a quantidade de toneladas de lixo retirada da praia.

b)   Qual foi o tempo verbal empregado nesse título?

O tempo presente.

c)   Por que foi usado esse tempo verbal?

Para produzir um efeito de atualidade na notícia.

d)   No título, são empregados verbos em primeira ou em terceira pessoa? O mesmo ocorre no restante da notícia?

Os verbos são empregados em terceira pessoa tanto no título como no restante da notícia.

e)   Em sua opinião, por que a informação sobre a quantidade de lixo no título está diferente da apresentada no lide?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Foi erro do autor ou arredondamento da quantidade, para chamar a atenção para a notícia.

05 – Agora, releia o subtítulo (ou linha fina) da notícia.

        “Em toda a orla do Rio, foram recolhidos 653 toneladas de lixo.”

a)   Que fato foi noticiado na linha fina?

O lixo recolhido em todas as praias do Rio de Janeiro não apenas de Copacabana.

b)   Qual é a função dessa linha fina em relação ao título?

Complementar a informação do título ou mencionar um fato relevante da notícia.

06 – Releia o trecho a seguir.

        “Houve uma percepção da equipe que, realmente, houve uma redução, geral, no volume de lixo.”

a)   De quem é esse depoimento na notícia?

De Rubens Teixeira.

b)   Qual e a empresa que essa pessoa representa e o cargo que ocupa? O que essa empresa faz?

Ele é presidente da Comlurb, empresa que faz a limpeza e coleta de lixo na cidade do Rio de Janeiro.

c)   Em sua opinião, qual é a importância de inserir no texto depoimentos de pessoas envolvidas no fato?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A inserção de depoimentos na notícia está relacionada à necessidade de apresentar diferentes pontos de vista sobre o fato relatado.

d)   Qual é o ponto de vista do entrevistado em relação à quantidade de lixo retirada da praia?

Rubens Teixeira considera que houve redução no volume do lixo produzido.

07 – Os fatos apresentados na notícia estão na sequência do maior para o menor importância, ou seja, em ordem decrescente de relevância.

a)   Releia os trechos a seguir e transcreva-os na ordem em que aparecem na notícia.

·        Antes da virada, como forma de chamar atenção, a Comlurb aplicou 38 multas de até R$ 200 em Copacabana para quem descartou lixo no chão [...]. (5)

·        Apesar das autuações, o presidente da Comlurb, Rubens Teixeira, avalia que as pessoas estão mais conscientes e até levam o lixo para descartar em casa quando não encontram lixeiras. [...]. (6)

·        Em toda a orla da cidade do Rio de Janeiro, foram retiradas da praias 653 toneladas de lixo esta manhã, 100 toneladas a mais que em 2017. [...]. (3)

·        Para a festa da virada, que reuniu 2,4 milhões de pessoas, foram colocados cerca de 700 contêineres extras em Copacabana, facilitando o depósito de lixo. [...]. (2)

·        A festa de Réveillon na praia de Copacabana deixou mais de 285 toneladas de lixo, recolhidas por 3 mil garis. [...]. (1)

·        Para manter as praias limpas, equipes da prefeitura estão espalhadas pela orla para multar quem descartar lixo fora do local apropriado. [...]. (4)

5 – 6 – 3 – 2 – 1 – 4.

b)   Qual fato é considerado mais relevante nessa notícia? Em sua opinião, por que foi dado destaque a esse fato?

Resposta pessoal do aluno.

 

NOTÍCIA: TORCEDORS JAPONESES E SENEGALESES IMPRESSIONAM NA RÚSSIA AO LIMPAR ESTÁDIO APÓS OS JOGOS - BBC NEWS BRASIL - COM GABARITO

 Notícia: Torcedores japoneses e senegaleses impressionam na Rússia ao limpar estádio após os jogos

                                        20 junho 2018

  Os torcedores do Senegal comemoraram a vitória de sua seleção, a primeira de um time africano na Copa do Mundo da Rússia, com um exemplo de boas maneiras.

        Minutos após o fim da partida do Senegal contra a Polônia, que terminou em 2 a 1 para os senegaleses, nesta terça, 19, eles começaram a recolher todo o lixo deixado nas arquibancadas do estádio Spartak, em Moscou.

        A faxina após um jogo também foi destaque na Arena Mordovia, na cidade de Saransk. Por lá, os japoneses repetiram as cenas vistas na Copa do Mundo de 2014, no Brasil, e na Olimpíada do Rio, em 2016, entre outros grandes eventos.

        Após a seleção japonesa conseguir sua primeira vitória em cima de uma seleção sul-americana, batendo a Colômbia por 2 a 1, os torcedores do país começaram a limpar tudo.

        Equipados com grandes sacos de lixo que levaram para o estádio, eles caminharam pela arquibancada recolhendo todo o lixo que encontraram.

        "Não é apenas parte da cultura do futebol, mas parte da cultura japonesa", disse à BBC News o jornalista esportivo Scott McIntyre à BBC. Ele está na Rússia acompanhando a equipe japonesa e não ficou surpreso com a atitude dos torcedores.

        "Você costuma ouvir as pessoas dizerem que o futebol é um reflexo da cultura. Um aspecto importante da sociedade japonesa é garantir que tudo esteja absolutamente limpo e isso acontece em todos os eventos esportivos".

Um hábito construído desde a infância

        Essa organização dos japoneses para deixar tudo limpo nas arenas esportivas surpreende muitos estrangeiros.

        "Alguns podem deixar uma garrafa ou algum tipo de pacote de alimentos no chão e, em seguida, são surpreendidos por um tapinha nas costas pelos japoneses, indicando que eles devem limpar ou levar para casa o lixo, mas não podem deixar por lá", diz McIntyre.

        Esse é um hábito que os japoneses adquirem desde a infância.

        "Limpar o local após as partidas de futebol é uma extensão dos comportamentos básicos ensinados na escola, onde as crianças limpam as salas de aula e os corredores da escola", explica Scott North, professor de sociologia da Universidade de Osaka.

        "Com lembretes constantes durante toda a infância, esses comportamentos se tornam hábitos para grande parte da população".

        "Além de aumentar a conscientização sobre a necessidade de limpeza e reciclagem, a limpeza em eventos como a Copa do Mundo é uma forma de os fãs japoneses demonstrarem orgulho de seu estilo de vida e o compartilharem com a gente", explica North. "Que melhor lugar para falar sobre a necessidade de cuidar do planeta com responsabilidade do que a Copa do Mundo?"

        Isso não significa que haja mais ou menos paixão, insiste McIntyre. É simplesmente que a paixão não escapa à negligência das regras básicas de comportamento, sem falar da violência.

        "Eu sei que isso pode soar superficial e chato, mas essa é a realidade de um país que é construído em cima do respeito e da educação. E isso simplesmente se estende a fazer coisas respeitosas no futebol", fala. "Acho maravilhoso que a Copa do Mundo traga tantas nações e pessoas para aprender e trocar esse tipo de cultura. Essa é a beleza do futebol."

BBC News Brasil. Torcedores japoneses e senegaleses impressionam na Rússia ao limpar estádio após os jogos. Nosso Goiás, Goiânia, 20 jun. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2NKcn4S. Acesso em: 26 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 138-140.

Entendendo a notícia:

01 – Que fato originou essa notícia?

      O fato de torcedores senegaleses e japoneses limparem o estádio após jogos na Copa do Mundo de Futebol, na Rússia.

02 – Em sua opinião, por que a ação dos torcedores japoneses e senegaleses impressionou tanto as pessoas a ponto de virar notícia mundial?

      Porque essa ação não é um hábito dos torcedores na maior parte do mundo. Geralmente, os estádios ficam com lixo espalhado após os jogos.

03 – Na notícia, é possível observar o relato de fatos e a apresentação de opiniões de pessoas consultadas pelo jornalista. Releia o trecho a seguir, transcreva-os e marque F para fato e O para opinião.

a)   "Acho maravilhoso que a Copa do Mundo traga tantas nações e pessoas para aprender e trocar esse tipo de cultura. Essa é a beleza do futebol."

O.

b)   “Após a seleção japonesa conseguir sua primeira vitória em cima de uma seleção sul-americana, batendo a Colômbia por 2 a 1, os torcedores do país começaram a limpar tudo.”

F.

c)   "Que melhor lugar para falar sobre a necessidade de cuidar do planeta com responsabilidade do que a Copa do Mundo?"

O.

d)   "Limpar o local após as partidas de futebol é uma extensão dos comportamentos básicos ensinados na escola, onde as crianças limpam as salas de aula e os corredores da escola".

F.

e)   “Minutos após o fim da partida do Senegal contra a Polônia, que terminou em 2 a 1 para os senegaleses, nesta terça, 19, eles começaram a recolher todo o lixo deixado nas arquibancadas do estádio Spartak, em Moscou.”

F.

04 – Releia o trecho a seguir.

        “Os torcedores do Senegal comemoraram a vitória de sua seleção, a primeira de um time africano na Copa do Mundo da Rússia, com um exemplo de boas maneiras.”

        “Essa organização dos japoneses para deixar tudo limpo nas arenas esportivas surpreende muitos estrangeiros. [...] Esse é um hábito que os japoneses adquirem desde a infância.”

        Nos trechos, é possível verificar que são atribuídas justificativas diferentes para as ações de torcedores senegaleses e japoneses. Responda:

a)   Qual é a justificativa atribuída à ação dos senegaleses?

Os senegaleses limparam o estádio em comemoração à vitória de sua seleção.

b)   Qual é a justificativa atribuída à ação dos japoneses?

Os japoneses limparam o estádio porque este é um hábito adquirido desde a infância.

c)   Relacionando esses trechos ao conjunto da notícia, o autor do texto dá mais destaque à cultura, aos valores e aos hábitos japoneses ou senegaleses? Como?

O autor cita os senegaleses no título e aborda sua ação nos dois primeiros parágrafos. No restante do texto, discorre sobre as ações dos japoneses, retoma notícias anteriores e ouve especialistas que exaltam os valores sociais e culturais dos japoneses.

d)   O que as diferentes justificativas e o destaque a determinado povo podem revelar sobre a opinião ou a parcialidade do jornalista no relato dos fatos?

Essa notícia é totalmente parcial no tratamento da informação.

05 – Além do hábito de limpeza dos japoneses, quais valores dessa cultura são destacados pelo jornalista esportivo Scott Mclntyre em seu depoimento na notícia?

      O orgulho pelo estilo de vida, respeito e educação.

06 – Releia o trecho a seguir.

        “Essa organização dos japoneses para deixar tudo limpo nas arenas esportivas surpreende muitos estrangeiros.”

        “Alguns podem deixar uma garrafa ou algum tipo de pacote de alimentos no chão e, em seguida, são surpreendidos por um tapinha nas costas pelos japoneses, indicando que eles devem limpar ou levar para casa o lixo, mas não podem deixar por lá", diz McIntyre.

a)   O que você acha da atitude dos japoneses em relação às pessoas que não recolhem o próprio lixo?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Como a reprodução da fala do jornalista é destacada no texto? Que expressão indica a fala da pessoa entrevistada?

A reprodução da fala aparece entre aspas, e a fala da pessoa entrevistada é indicada pela expressão “diz Mclntyre”.

 

 

CARTUM: ECOLOGIA EM QUADRINHOS - LUCA NOVELLI - COM GABARITO

 Cartum: Ecologia em quadrinhos

             


                                              Luca Novelli

NOVELLI, Luca. Ecologia em quadrinhos. V. 2. São Paulo: Brasiliense, 1994.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 136-7.

Entendendo o cartum:

01 – E você, quais ações realiza no cotidiano para construir um mundo melhor?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos citem ações como não jogar lixo no chão e nas vias públicas; descartar corretamente resíduos sólidos e orgânicos por meio de coleta de lixo; evitar o uso de plástico; preferir alimentos in natura; entre outras.

02 – Como sua comunidade tem cumprido (ou não) seu papel nesse propósito?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – O que você vê na imagem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Várias pessoas estão limpando o globo terrestre e realizando reparos nele. A personagem Clorela, acompanhada de uma borboleta e de um caracol, tem nas mãos uma folha (para a qual aponta com o dedo).

04 – Descreva as ações realizadas pelas pessoas e os objetos e equipamentos utilizados.

      As pessoas estão varrendo, aspirando pó, lavando e fazendo reparos no planeta Terra. A maioria está em andaimes. São utilizados objetos para limpeza como baldes, vassouras, esfregões e aspirador de pó e ferramentas de reparos empregadas na construção civil.

05 – É possível realizar as ações mostradas na imagem? Explique.

      Literalmente não é possível, pois não se pode circundar a Terra para realizar limpeza e reparos dessa forma.

06 – Nesse cartum, o autor Luca Novelli apresenta uma crítica social às ações das pessoas em nosso planeta e realiza uma proposta.

a)   Que crítica social é essa?

A crítica de que o ser humano é culpado pela degradação do planeta e, por isso, responsável por sua despoluição e reparação.

b)   O que é proposto pelo cartunista?

Ações coletivas dos seres humanos visando às necessidades de sobrevivência e preservação do planeta e de todos os seres vivos que nele habitam.

07 – Para produzir esse texto, o autor utilizou apenas imagens. Refletindo sobre isso, responda:

a)   Se o autor aliasse palavras e imagens para a construção das ideias, produziria o mesmo sentido? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Espera-se que os alunos compreendam que a ideia geral não seria modificada, mas poderia ficar mais explícita ao leitor ou ampliar o sentido.

b)   Se você pudesse escolher uma palavra para integrar o cartum, sem mudar o sentido. Qual seria?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: preservação, conscientização, coletividade.

08 – No cartum, há aqueles que realizam as ações e outros que supervisionam o trabalho, como pode ser observado na imagem. Responda:

a)   Quem esses personagens podem representar em nosso planeta?

Os trabalhadores são os seres humanos, os quais são supervisionados por Clarela, uma borboleta e um caracol, representantes da fauna e da flora do planeta.

b)   Explique o efeito de ironia que pode ser produzido pela representação desses personagens.

As decisões que incidem na ameaça e na degradação da fauna e da flora do planeta são realizadas elos seres humanos. No cartum, a ironia está na inversão dessas decisões e supervisão que são, aparentemente, tomadas pelos representantes da fauna e flora.

09 – Você participaria de ações coletivas como as representadas no cartum? Por quê? 

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

TIRINHA: CALVIN E HAROLDO - ACENTUAÇÃO GRÁFICA - COM GABARITO

 Tirinha: Calvin e Haroldo

WATTERSON, Bill. Calvin e Haroldo. Tirinha 24. 11 dez. 1985. Disponível em: https://bit.ly/20NcIWE Acesso em: 11 jul. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 127.

Entendendo a tira:

01 – Esse texto mostra a relação entre mãe e filho. Que conflito a tirinha expõe na relação entre Calvin e a mãe?

      Calvin não aceita os limites impostos pela mãe, que delimitou um horário para dormir.

02 – Releia a seguinte frase extraída da tirinha:

        “Seu tigre de pelúcia está na máquina de lavar.”

a)   Nessa frase, quais palavras estão acentuadas?

Pelúcia, está e máquina.

b)   Leia em voz alta as palavras que você mencionou no item anterior. Depois, sublinhe a sílaba tônica de cada uma delas.

Pelúcia, está, máquina.

c)   O que você observou sobre a posição da silaba tônica nessas palavras?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: nas três palavras a sílaba tônica ocupa posições diferentes.

03 – Observe as palavra a seguir:

        Dormir – café – vatapá – cuscuz – avó – nenhum – maracujá – parabéns – sonhar – escrever – sapé – marajás – você – holandês – paletós – cetim – também – olá – Manaus – noz.

a)   Com relação à sílaba tônica, o que as palavras do quadro têm em comum?

Todas são oxítonas.

b)   Indique as palavras que recebem acento gráfico e sublinhe a sílaba acentuada.

Ca – vata – a – maracu – parabéns – sa – marajás – vo – holandês – paletós – também – o.

04 – Releia o terceiro quadrinho da tirinha.

        “Seu tigre de pelúcia está na máquina de lavar.”

a)   Indique nesse quadrinho a palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima.

Máquina.

b)   Como se classifica a palavra cuja sílaba tônica é a antepenúltima?

Proparoxítona.

05 – Observe as palavra a seguir:

        Último – pássaro – árvore – mágico – lâmpada – estático – matemática – química.

        O que essas palavras têm em comum?

      Todas elas são acentuadas e possuem acento tônico na antepenúltima sílaba.

 





CLASSIFICADO: IMÓVEL - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Classificado: Imóvel

    Apartamento ensolarado e aconchegante na Vila Santa Catarina, São Paulo

Rua Franklin Magalhães, 974, ap. 24

Cód.: 290784

58 m²

Valor: R$ 280.000,00

Condomínio: R$ 642,00

2 dormitórios

Sala ampla

Banheiro social

Cozinha planejada

Área de serviço

1 vaga de garagem.

        Apartamento em excelente estado de conservação, arejado e ensolarado, com 58 m² de área útil, com localização privilegiada em bairro arborizado na capital paulista, próximo dos metrôs Jabaquara e Conceição. Nas proximidades, há supermercados, bancos, farmácias e restaurantes.

                                         Elaborado para fins didáticos.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 116.

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.imovelweb.com.br%2Fapartamentos-venda-vila-santa-catarina-sao-paulo-publicado-nos-ultimos-45-dias.html&psig=AOvVaw3ykmDoAACjf177KiSfLzMC&ust=1618838159768000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCICBhvby7u8CFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo o classificado:

01 – Quanto à intenção de produção, o que pode ser observadas no texto “classificado imóvel”?

      O classificado tem a intenção de vender algo real, no caso um apartamento.

02 – O que é mais utilizado na linguagem do texto?

      Utiliza o uso de acentuado de adjetivos.

03 – Releia o classificado de imóvel observando emprego de adjetivos.

a)   Identifique pelo menos cinco adjetivos usados nesse texto.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: ensolarado, excelente, aconchegante, ampla, social, planejada.

b)   Qual é a intenção do anunciante ao empregar esses adjetivos?

Destacar as qualidades do objeto (no caso, o apartamento) que procura vender.as

quarta-feira, 14 de abril de 2021

CORDEL: NÃO ESPIRRE! UM CORDEL SOBRE CORONAVÍRUS -EURIANO SALES - COM QUESTÕES GABARITADAS

 CORDEL: NÃO ESPIRRE!

                                                            Euriano Sales

 

HOJE EM DIA

QUANDO SE VÊ ALGUÉM ESPIRRAR

O CABRA SE TREME LOGO

EITA, EU VOU ME CONTAMINAR

 

É O TAL DE CORONAVÍRUS

QUE SÓ DÁ O QUE FALAR

COMEÇOU NA CHINA

 LOGO DEPOIS DO NATAL

 

E SE ESPALHOU TANTO QUE JÁ PASSOU O CARNAVAL

EM MAIS DE CEM PAÍSES ELE JÁ DEU SINAL

PENSE NUM VÍRUS CHIQUE

VIAJA DE AVIÃO

 

DIFERENTE DA DENGUE

QUE UM MOSQUITO FAZ TRANSMISSÃO

ESSE TAL DE CORONA

PASSA NO APERTO DE MÃO

 

MAS NÃO TENHA MEDO, MEU POVO

A LETALIDADE DO VÍRUS É BAIXA

ATÉ AGORA 3,4% QUE TIVERAM

VIERAM A MORRER

 

MAS NÃO SIGNIFICA QUE PODE SE DESCUIDAR

SE TÁ DOENTE

FICA EM CASA

EVITE SAIR PRA PASSEAR

 

LAVE AS MÃOS

FALE DE LONGE

SEJA EDUCADO

UMA VEIZINHA, VAI LÁ

 

APROVEITE QUE ESTÁ EM CASA

E PRESTA A ATENÇÃO NA ÁGUA QUE ESTÁ PARADA

POIS O AEDES NÃO VIAJOU, NÃO

ELE TÁ POR AQUI DOIDINHO PARA PEGAR A POPULAÇÃO

 

ENTÃO SE VOCÊ TIVER FEBRE, TOSSIR, ESPIRRAR

FIQUE TRANQUILO NADA DE SE AFOBAR

PODE SER VIROSE

MAS SE TIVER FALTA DE AR PODE SER CORONA

 

SE FOR JOVEM, TENHA CUIDADO

JÁ COM OS VOVÔS E VOVÓS, O CUIDADO É REDOBRADO

SE TODOS AJUDAREM

O VÍRUS SERÁ DERROTADO.

 ASSISTA EM: https://www.youtube.com/watch?v=B8swlc2VHls

Entendendo o Cordel

1.    ALÉM DO CORONAVÍRUS, QUE CAUSA A COVID-19, QUAL OUTRA DOENÇA O CORDEL CITA?

ASSINALE COM UM X A RESPOSTA CORRETA.

 (  ) SARAMPO (  ) PNEUMONIA

(  ) CATAPORA ( X ) DENGUE (  ) ZICA

 

2.   COMO ESSA DOENÇA É TRANSMITIDA?

A dengue é transmitida pelos mosquitos Aedes aegypti .

 3.   VOCÊ OU ALGUÉM DA SUA FAMÍLIA JÁ TEVE DENGUE?

Resposta pessoal.

 4.   QUAIS SÃO OS SINTOMAS? ESCREVA AQUI:

Os sintomas atribuídos a essa doença, podemos citar a febre alta, dor no corpo e manchas na pele.

 5.   NO CORDEL, QUEM RIMOU COM:

 ESPIRRAR  - contaminar

 TRANSMISSÃO - mão

 DESCUIDAR - passear

 NÃO - população

 REDOBRADO - derrotado

quarta-feira, 7 de abril de 2021

POEMA: ATENÇÃO! - SÉRGIO CAPPARELLI - COM GABARITO

 Poema: Atenção!

              Sérgio Capparelli

 

Essa operação

apagará num lance de dados

o teu destino

Atenção!

Essa operação

apagará

um lance

os dados

e teu destino

os dados

de teu destino

todos os da

todos os

todos

to

 

CAPPARELLI, Sérgio. atenção! in: 33 ciberpoemas e uma fábula virtual. Porto alegre: l&PM, 1996.

 Fonte: Livro - Tecendo Linguagens - Língua Portuguesa: 8º ano/Tania Amaral Oliveira, Lucy Aparecida Melo Araújo - 5.ed. - Barueri(SP): IBEP, 2018 - p.45/46.

Fonte da imagem: https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fjogolaxia.com%2Fartigos%2Ftop-10-jogos-dados-classicos&psig=AOvVaw28WDRL93VRbDkGsgT8hYjg&ust=1617888729941000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCPi58a-f7O8CFQAAAAAdAAAAABAD

POR DENTRO DO TEXTO

 1.   No poema “Atenção!”, a primeira estrofe apresenta uma mensagem que soa familiar. Você já ouviu algo parecido? Em que situação você acha que o poeta se inspirou?

Em filmes de ação e ficção ou em desenhos animados, nos quais a personagem recebe uma missão a cumprir e, em seguida, escuta o aviso: “Esta mensagem se autodestruirá em poucos segundos”.

 2.   O que significa apagar o destino “num lance de dados”?

    A expressão “lance de dados” é ambígua. É uma metáfora que diz respeito tanto aos dados de computadores quanto aos dados usados para jogar. Desse modo, os versos indicam que existem a possibilidade constante de o destino ser alterado, podendo mudar de direção.

3.   Em sua opinião, por que os últimos versos aparecem incompletos no poema “Atenção!”?

  Eles representam o apagar de dados mencionados no início do poema – por exemplo, uma falha que ocorreu em uma tela de computador em que se estava trabalhando; ou remetem à alteração no destino de alguém, como a perda da vida.

4.   O significado do poema “Atenção!” é construído não só por meio das palavras, mas também pela forma como esses termos estão distribuídos graficamente. Siga com o olhar o movimento de cada linha e interprete essa estrutura visual do poema.

No poema é relacionado a forma dele a seu significado, percebendo que a imagem construída no papel representa a perda de dados, que vão desaparecendo até sumirem completamente no final do poema. Essa disposição gráfica das palavras pode estar representando a vida que vai se perdendo, esvaindo-se.