sexta-feira, 19 de fevereiro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): O MESTRE SALA DOS MARES (O ALMIRANTE NEGRO) - JOÃO CÂNDIDO - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): O MESTRE SALA DOS MARES (O ALMIRANTE NEGRO) 

(João Bosco-Aldir Blanc)

Há muito tempo nas águas da Guanabara
O dragão no mar reapareceu
Na figura de um bravo feiticeiro
A quem a história não esqueceu
Conhecido como Navegante Negro
Tinha a dignidade de um mestre-sala
E ao acenar pelo mar na alegria das regatas
Foi saudado no porto pelas mocinhas francesas
Jovens polacas e por batalhões de mulatas
Rubras cascatas
Jorravam das costas dos santos entre cantos e chibatas
Inundando o coração do pessoal do porão
Que a exemplo do feiticeiro gritava, então
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
La, la, la, la, la, la, la, la, la, la...
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
Glória aos piratas, às mulatas, às sereias
Glória à farofa, à cachaça, às baleias
Glória a todas as lutas inglórias
Que através da nossa história
Não esquecemos jamais
La, la, la, la, la, la, la, la, la, la...
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
Mas salve
Salve o Navegante Negro
Que tem por monumento
As pedras pisadas do cais
Mas faz muito tempo
Fonte: Musixmatch
Compositores: Joao Bosco De Joao Bosco / Aldir Blanc Aldir Blanc

Letra de O Mestre Sala dos Mares © Universal Music Publishing Mgb Brasil Lt

QUESTÃO 01 (PROJETO (CON)SEGUIR)

No texto, a expressão em destaque refere-se

(A) ao dragão do mar representado pela figura de um bravo marinheiro.

(B) ao Almirante negro.

(C) ao sangue que escorria nas costas dos negros.

(D) ao coração dos escravos negros.

TEXTO: APOSTA NA PREVENÇÃO - REVISTA CRESCER - COM GABARITO

 TEXTO: Aposta na prevenção

         A prevenção da obesidade deve ser feita desde o nascimento e uma das ferramentas mais eficazes é a amamentação. “Bebês amamentados no peito têm menos chances de se tornarem adultos gordos porque, no esforço de sugar o seio, desenvolvem a percepção da saciedade, ou seja, sentem que a fome acaba e param de mamar”, afirma o médico pediatra Fábio Ancoria Lopes. Já o leite oferecido na mamadeira, além de chegar à boca com mais facilidade, o que faz o bebê receber mais alimento do que necessita, costuma ser muito calórico, principalmente se for engrossado com farinhas e adoçado. Para saber se o bebê caminha para ser um adulto com peso normal ou um obeso, basta ficar de olho na balança.

         De acordo com o padrão internacional de pediatria, no primeiro ano de vida é normal que ele triplique o peso que tinha ao nascer. A partir do segundo aniversário e até a adolescência, a criança pode ganhar em média de 2 a 3 quilos, por ano.

 Revista crescer, ano 2001.

 QUESTÃO 05 (SAEGO – 2009)

De acordo com esse texto, qual alimento que pode evitar que o bebê se torne um adulto gordo?

(A) Misturas calóricas.

(B) Mamadeiras.

(C) Leite materno.

(D) Farinhas.

TEXTO: O PULO - FRANCISCO MARQUES - COM GABARITO

 TEXTO: O PULO

A Onça encontrou com o Gato e pediu:

– Amigo Gato, você me ensina a pular?

O Gato ficou muito desconfiado, mas concordou.

Nas últimas aulas, a Onça pulava com rapidez e agilidade – parecia um Gato gigante.

– Você é um professor maravilhoso, amigo Gato! – dizia a Onça, agradando.

Uma tarde, depois da aula, foram beber água no riacho. E a Onça fez uma aposta:

– Vamos ver quem pula naquela pedra?

–Vamos lá!

– Então, você pula primeiro – ordenou a Onça.

O Gato – zuuum – pulou em cima da pedra. E a Onça – procotó – deu um pulo traiçoeiro em cima do Gato.

Mas o Gato pulou de lado e escapuliu tão rápido como a ventania.

A Onça ficou vermelha de raiva:

– É assim? Esta parte você não ensinou pra mim!

E o Gato respondeu cantando:

– O pulo de lado é o segredo do Gato!

 MARQUES, Francisco. O pulo. In: A floresta da Brejaúva. Belo Horizonte: Dimensão, 1995.


QUESTÃO 01 (SAEP 2013)

De acordo com o texto, o segredo do Gato é

(A) “... – zuuum – pulo em cima da pedra”.

(B) o pulo de lado.

(C) “... – procotó – pulo traiçoeiro”.

(D) pulo rápido e ágil.

TEXTO: CADA ESPÉCIE TEM UMA DENTIÇÃO DIFERENTE, ADEQUADA À SUA DIETA! - COM GABARITO

 TEXTO: Cada espécie tem uma dentição diferente, adequada à sua dieta!

        Se de tanto observar peixinhos no aquário você achava que os peixes eram banguelas, está em tempo de se informar melhor e mudar de opinião, afinal quase todas as espécies de peixes possuem dentes.

    Antes de falarmos especificamente dos peixes, vá para a frente do espelho, abra a boca e repare como os seus dentes são diferentes uns dos outros. Isso acontece porque a alimentação dos seres humanos é bastante variada, inclui alimentos que precisam ser rasgados, cortados, triturados. Dá para concluir que o formato dos dentes está associado à dieta de cada espécie. Então, passemos aos peixes...

          No caso dos tubarões, os dentes são todos pontiagudos para

segurar e rasgar melhor a presa. Já o baiacu – que se alimenta de

animais duros, como moluscos com conchas e ouriços do mar – tem dentes em forma de bico e achatados na parte anterior para triturar bem o que for comer. Os dentes do peixe-papagaio, que é um herbívoro, formam placas que servem para raspar o fundo das partes mais rasas do oceano em busca de alimento, que incluem algas e detritos. Peixes que se alimentam somente de algas, por exemplo, costumam ter dentes em forma de lâminas com serrinhas que servem para cortar.

         Anote aí uma curiosidade: muitas espécies – como raias, peixes papagaio e outras – apresentam dentes na faringe, que são usados para triturar os alimentos.

         E os dentes de leite? Será que os peixes também têm esses dentes temporários, como nós? Bem, apesar de a maioria dos peixes começar a desenvolver, ainda na fase larval, os dentes que vão acompanhá-los por toda a vida, alguns peixes trocam de dentição. Por exemplo: muitos herbívoros, quando jovens, se alimentam de carne para acumular proteínas e crescer rápido e, por isso, possuem uma dentição adequada a esse alimento. Ao crescer, ela é trocada por outra, mais adaptada à sua nova dieta. Já algumas espécies de predadores, que possuem esqueletos feitos de cartilagem e não de ossos, como tubarões, têm dentes que crescem como unhas. Assim, como esses animais precisam lutar com suas presas e acabam perdendo muitos dentes, eles voltam a crescer naturalmente.

 Por: A Redação e Carlos Eduardo Leite Ferreira

 Ilustração: Fernando.

 QUESTÃO 01 (SAEP 2013)

De acordo com o texto, que espécies de peixes apresentam dentes na faringe, que são usados para triturar os alimentos?

(A) Os tubarões.

(B) O baiacu.

(C) Raias e peixes-papagaio.

(D) Moluscos.

ARTIGO DE OPINIÃO: SAÚDE PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO? COM GABARITO

 TEXTO: SAÚDE PÚBLICA: POR ONDE COMEÇAR O TRATAMENTO?

Meu município, Remígio, está localizado no brejo paraibano. É uma cidadezinha interiorana calma e considerada uma cidade-polo, tendo em vista sua ótima localização, que dá acesso a vários outros municípios. Entretanto, um grave problema maltrata os remigenses há mais de 10 anos: a falta de um hospital público. Os “vários” pequenos postos de atendimento da família (PSF) só nos servem para vacinação e receitas de remédios; em casos mais graves, somos obrigados a nos humilharmos em hospitais das cidades circunvizinhas.

O caos da saúde pública do nosso país parece-nos até muito normal. Vemos qualquer notícia de pessoas morrendo em corredores dos hospitais públicos ora por falta de atendimento, ora por falta de remédios. Desde que o Brasil é Brasil que as pessoas sofrem com esse problema. O que falta é uma tonelada de vergonha na cara, interesse, comprometimento e planejamento daqueles que são responsáveis por administrar o dinheiro público dos nossos impostos. A corrupção e o péssimo eleitorado brasileiro são em quem nós devemos pôr a culpa.

A culpa disso na maior parte sabemos que é nossa, mesmo. O povo deve ter o político que merece. Nós eleitores ainda estamos anos luzes de distância de saber escolher os candidatos dignos e honestos para nos representarmos. Na maioria das vezes, vê-se tanto eleitores quanto candidatos em busca de interesses particulares e não no bem comum. Os políticos fazem uma “promessinha” de emprego para um aqui; uma “carguinha” de tijolos para outro ali; pagam umas contas de água e luz para outro acolá; e esses mesmos beneficiados de um dia, sofrem por décadas afins, pois a politicagem é hereditária.

Enfim, discutir problemas públicos não tem como fugir de política. Segundo nossa Constituição Federal saúde é um direito que deve ser garantido para a população. O problema é que faltou concordar isso com as pessoas que escolhemos como responsáveis. O Brasil precisa de gente honesta. O povo precisa de uma (re) educação eleitoral. Quem mais sofre com isso é meu município, meu Brasil.

(Texto de Jean Rodrigues. Disponível em: http://professorjeanrodrigues.blogspot.com/2014/06/atividade-sobre-o-genero-artigo-de.html Acesso em 07 set. 2020).

Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fprojetoacademico.com.br%2Ftemas-para-tcc-saude-publica%2F&psig=AOvVaw17WACflMDnV6tQn3glXCA6&ust=1613863656649000&source=images&cd=vfe&ved=0CAIQjRxqFwoTCKiDqeaM9-4CFQAAAAAdAAAAABAD


Entendendo o texto

1.   Agora responda:

A qual gênero textual pertence o texto que você acabou de ler?

   ( X ) Artigo de opinião      (    ) Comentário       (    ) Meme

2.   Para que serve um texto como esse?

a.   (    ) Contar uma história; 

b.   ( x ) Tratar de um assunto polêmico por meio de tese e argumentos;

c.   (    ) Vender um produto;

d.   (    ) Ensinar uma receita;

e.   (    ) Nenhuma das alternativas anteriores.

3.   Qual o tema tratado nesse texto e qual é a tese (opinião) defendida pelo autor?

   O tema é saúde pública e a tese defendida pelo autor é a que o sistema público de saúde é caótico e isso é um problema político.

4.   Pensando no tema abordado no texto, que outro título você daria a ele?

      Resposta pessoal do aluno.

5.   Segundo o autor, de quem é a culpa pelo descaso com a saúde no Brasil e por quê?

       Segundo ele a culpa é nossa, do povo, por não sabermos escolher bons representantes políticos.

6.   Qual é a solução apontada pelo autor para resolver o problema tratado no texto e em qual parágrafo ela aparece?

        Segundo o autor, o Brasil precisa de gente honesta e o povo precisa de uma reeducação eleitoral. Aparece no último parágrafo do texto.

 

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2021

MÚSICA(ATIVIDADES): VOCÊ NÃO ENTENDE NADA - CAETANO VELOSO - COM GABARITO

 MÚSICA: VOCÊ NÃO ENTENDE NADA

                       Caetano Veloso

 Quando eu chego em casa nada me consola

Você está sempre aflita

Com lágrimas nos olhos de cortar cebola

 Você é tão bonita

 

 Você traz coca-cola

 Eu tomo

 Você bota a mesa

 Eu como eu como eu como eu como eu como

 Você

 Não tá entendendo quase nada do que eu digo

 Eu quero é ir-me embora

 Eu quero dar o fora

 E quero que você venha comigo

 

 Eu me sento

 Eu fumo

 Eu como

 Eu não aguento

 Você está tão curtida

 Eu quero é tocar fogo nesse apartamento

 Você não acredita

 Traz meu café com suíta

 Eu tomo

 Bota a sobremesa

 Eu como eu como eu como eu como eu como

 Você

 Tem que saber que eu quero é correr mundo

 Correr perigo

 Eu quero é ir-me embora

 Eu quero dar o fora

 E quero que você venha comigo.

(VELOSO, Caetano. Literatura Comentada: Você Não Entende Nada. 2 Ed. Nova Cultura. 1998).

Descritor 19 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos

01. A repetição da expressão “eu quero”, em diversos versos, tem por objetivo

(A) fazer associações de sentido.

(B) refutar argumentos anteriores.

(C) detalhar sonhos e pretensões.

(D) apresentar explicações novas.

(E) reforçar a expressão dos desejos

CRÔNICA: LEITE - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

 CRÔNICA - LEITE   

                                Millôr Fernandes

         Vocês que têm mais de 15 anos, se lembram quando a gente comprava leite em garrafa, na leiteria da esquina? (...)

         Mas vocês não se lembram de nada, pô! Vai ver nem sabem o que é vaca. Nem o que é leite. Estou falando isso porque agora mesmo peguei um pacote de leite − leite em pacote, imagina, Tereza! − na porta dos fundos e estava escrito que é pasterizado ou pasteurizado, sei lá, tem vitamina, é garantido pela embromatologia, foi enriquecido e o escambau.

          Será que isso é mesmo leite? No dicionário diz que leite é outra coisa: “líquido branco, contendo água, proteína, açúcar e sais minerais”. Um alimento pra ninguém botar defeito. O ser humano o usa há mais de 5.000 mil anos. É o único alimento só alimento. A carne serve pro animal andar, a fruta serve para fazer outra fruta, o ovo serve pra fazer outra galinha (...) O leite é só leite. Ou toma ou bota fora.

         Esse aqui examinando bem, é só pra botar fora. Tem chumbo, tem benzina, tem mais água do que leite, tem serragem, sou capaz de jurar que nem vaca tem por trás desse negócio.

         Depois o pessoal ainda acha estranho que os meninos não gostem de leite. Mas, como não gostam? Não gostam como? Nunca tomaram! Múúúúúúú!

Millôr Fernandes. O Estado de São Paulo. 22/08/1999.


Descritor 18 – Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão

01. Ao criar a palavra “embromatologia” (ℓ. 6), o autor pretendeu ser

(A) conciso.

(B) sério.

(C) formal.

(D) cordial.

(E) irônico.