quarta-feira, 9 de setembro de 2020

HISTÓRIA EM QUADRINHO: FIM DO MUNDO - BICHINHOS DE JARDIM - COM GABARITO

HISTÓRIA EM QUADRINHO  

Disponível em: http://bichinhosdejardim.com/fim-do-mundo. Acesso em: 24/07/2020.

01. Que elemento mostra o tempo no texto?

A imagem, pois mostra as estrelas indicando a noite.

02. Qual a função das reticências no último quadrinho?

Marcar uma pausa e a omissão de algo não se quer revelar.

03. Que interpretação você daria para o último quadrinho?

Resposta pessoal.

TEXTO NÃO VERBAL: DEFICIENTES NO BRASIL - CASADAPTADA - COM GABARITO

 

INFOGRÁFICO DE DEFICIENTES NO BRASIL - CENSO 2010 -


LINK DO INFOGRÁFICO:

https://www.google.com/imgres?imgurl=https%3A%2F%2Fwww.orientarcentroeducacional.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2016%2F09%2Fbrasil-1.jpg&imgrefurl=https%3A%2F%2Fwww.orientarcentroeducacional.com.br%2Fnoticias%2Fquando-se-perde-o-direito-de-ser-diferente-perdemos-o-privilegio-de-ser-livre-c-e-hughes.html%2Fattachment%2Fbrasil-3&tbnid=Ls-sO0J4xV4E0M&vet=12ahUKEwjOqdqZ-Mz6AhXbNrkGHbOsAvkQMygAegUIARDBAQ..i&docid=e2VAt0lJLLNfKM&w=620&h=329&q=Infogr%C3%A1fico%20sobre%20deficiente%20no%20Brasil&ved=2ahUKEwjOqdqZ-Mz6AhXbNrkGHbOsAvkQMygAegUIARDBAQ

Faça a leitura do Infográfico e responda as questões.

01. Quais os elementos presentes no texto?

Dados sobre casos de pessoas com deficiências no Brasil

02. Qual número corresponde a 24% dos brasileiros com deficiência?

45,6 milhões

03. Qual a importância do gráfico nesse tipo de texto?

Deixar a informação mais visual, para que fique mais direta e que se possa visualizar melhor as comparações dos casos.

04. Qual a relevância desse tipo de texto para a sociedade em geral?

Promover a conscientização do número de pessoas que tem uma certa dependência e que precisam de apoio do governo e da sociedade, em adaptações na educação, na saúde e no espaço público.

05. Agora, transforme as informações do infográfico em um pequeno texto em prosa. Não se es- queça de explicar cada detalhe apresentado.

De acordo com o Censo 2010, do IBGE, no Brasil, 45,6 milhões de pessoas têm algum tipo de deficiência. Dessas, 35 milhões são cegas, 10 milhões surdas, 13 milhões apresentam deficiência motora e 2,5 milhões, deficiência mental. O número total corresponde a 24% da população brasileira. Algumas delas apresentam um tipo ou mais de deficiência.




terça-feira, 8 de setembro de 2020

VERBETE: VACINAS - ESCOLA BRITÂNNICA - COM GABARITO

 VERBETE: VACINAS

INTRODUÇÃO

VACINAS são substâncias que impedem a disseminação de doenças. A vacinação da população contra determinadas doenças salva milhões de vidas. O caso da varíola exemplifica bem isso: a doença matou cerca de 2 milhões de pessoas em 1967, mas graças a um programa mundial de vacinação estava erradicada doze anos depois.

COMO ATUAM AS VACINAS

Muitas doenças são causadas por organismos minúsculos chamados bactérias ou vírus. Ao serem vacinadas contra uma doença, as pessoas recebem a bactéria ou o vírus que causa essa doença. Isso pode ser feito por meio de uma injeção, de uma gota na boca ou de um spray no nariz.

bactéria de uma vacina está morta ou enfraquecida. Ela causa pouca ou nenhuma reação na pessoa que a recebe, mas leva o sistema imunológico do corpo a fabricar proteínas chama das anticorpos, que combatem a doença. Se mais tarde a mesma bactéria entrar no corpo, o sistema imunológico saberá combatê la.

HISTÓRIA

Um médico inglês chamado Edward Jenner criou a primeira vacina, em 1796. Jenner observou pessoas que haviam tido a doença branda chamada varíola bovina, notando que elas raramente contraíam a modalidade humana da varíola, uma doença mais grave. Ele fez experiências para descobrir a razão disso. Primeiramente, introduziu material de uma ferida de varíola bovina num garoto saudável. O garoto contraiu a varíola bovina. Jenner então, introduziu material de uma ferida de varíola no braço do garoto, que permaneceu saudável. O material da varíola bovina havia agido como vacina contra a varíola humana.

cientista francês Louis Pasteur foi outro pesquisador importante. Na década de 1880, ele desenvolveu uma vacina contra a raiva. Pasteur usou uma forma atenuada do vírus da raiva para obter a proteção contra um ataque do vírus em plena força. Desde a época de Pasteur, os cientistas vêm produzindo vacinas contra muitas doenças.

Em meados do século XX, Jonas Salk criou uma vacina que praticamente erradicou a poliomielite. Desenvolveram se também vacinas contra sarampo, caxumba, cólera, peste bubônica, tuberculose, gripe e hepatite.

Escola Britannica. CAPES. Disponível em: https://escola.britannica.com.br/artigo/vacina/482763. Acesso em: 24/07/2020.

01. Sobre qual assunto trata-se o texto lido?

Vacinas.

02. Qual a importância desse tipo de texto para a comunidade em geral?

Informar como atuam as vacinas e para que servem.

03. O formato desse texto auxilia no seu entendimento? Por quê?

Sim, pois ele foi dividido em três partes focando no que é uma vacina, forma de atuação e história, deixando o texto coeso e claro.

04. Há um público específico para este tipo de texto? Qual?

Estudante e/ou pessoas interessadas no assunto.

2 — Vamos planejar a produção de um verbete de enciclopédia.

01. Escolha um tema de seu interesse e que você conheça bastante e escreva-o abaixo.

Resposta pessoal.

02. Escreva em tópicos as informações que você sabe sobre o tema escolhido. Se possível, pesquise em livros e revistas.

Introdução sobre o assunto

Resposta pessoal.

Informações históricas

Resposta pessoal.

Informações gerais

Resposta pessoal.

3 — Agora que você já conhece um verbete de enciclopédia e já possui todas as informações necessárias, vamos escrever um verbete no espaço abaixo.

Resposta pessoal.



CONTO: PARA CONTAR ESTRELAS - DIETER MANDARIN - REVISTA NOVA ESCOLA - COM GABARITO

CONTO: PARA CONTAR ESTRELAS

— Pai, como é que a gente conta estrelas do céu? — perguntou Lelê. O pai, baixando o jornal,

foi logo fazendo pose de explicação.

— Bem, existem equipamentos especiais para isso. Eles tiram fotos do céu e fazem medições.

E tem o Hubble, que é o bambambã dos telescópios! Mas só os cientistas podem usá-lo.

Então, cada um conta com o que tem à mão.

— Ah! — disse Lelê com admiração, mesmo sem ter entendido muito bem (ele ainda estava

no segundo ano).

A mãe o chamou na cozinha para um lanche. Ele se sentou à mesa pensando ainda no que o

pai tinha dito. Decidiu perguntar para ela também.

— Isso seu pai deve saber. Por que não pergunta para ele?

— Já perguntei. Ele falou várias coisas, mas não entendi direito: o que cada um tem nas

mãos e...

— Ora, nas mãos a gente tem dedos! Por que você não conta nos dedos? — disse a mãe, que

era bem mais esperta que o pai nos assuntos práticos.

— Hum... — pensou Lelê. Assim eu sei! E foi logo devorando o sanduíche.

Uns minutinhos depois, Lelê já estava no quintal. Olhava para o alto, bem fundo no céu de estrelas.

Para começar, mirou a mais brilhante e passou a contar em voz alta: Um... Dois... Três...,

recolhendo um dedo de cada vez. Chegou até dez. Olhou para as mãos, olhou para o céu.

Suspirou. O problema é que ele tinha só dez dedos, e o céu tinha muito mais estrelas.

Desanimado, sentou-se na varanda, apoiando o queixo nas mãos. Sua avó, que sempre

observava tudo bem quietinha, foi lá falar com ele.

— O que foi, filho?

— Nada...

— Hum. Sabe, eu conheço um jeito de fazer caber todas as estrelas na mão, de uma só

vez. Lelê olhou desconfiado, mas ficou atento, esperando o resto da história.

Dieter Mandarin. Nova Escola. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/3169/para-contar-estrelas>.

Acesso em:w 20/08/2020.

ENTENDENDO A HISTÓRIA

01. O narrador participa da história, ou apenas conta o que aconteceu?

Ele apenas conta o que aconteceu.

02. Qual conflito gerou o enredo?

O fato de o pai dizer: “[...]cada um conta com o que tem à mão[...]” e o garoto não entender.

03. As indagações da criança foram respondidas em que momento?

No momento em que a avó ensinava-lhe um modo diferente de contar as estrelas.

04. Segundo o texto, o que o pai quis dizer com “Então, cada um conta com o que tem à mão.”?

Que cada um usa o que tem a disposição, ou seja, usa o que pode.

05. Após o desenvolvimento do clímax, passada a tensão, que sentimento se percebe entre a criança e a avó?

Saudade