sexta-feira, 23 de agosto de 2019

TEXTO: A BANDEIRA BRASILEIRA - MARCELO DUARTE - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: A Bandeira Brasileira
      
     Marcelo Duarte

        Você já deve ter lido que o verde de nossa bandeira representa as florestas; o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; o azul, o céu; e o branco, a paz. Certo? Bem, esta é uma das interpretações. Os historiadores preferem uma outra versão. O verde e o amarelo entraram na nossa bandeira em 1822, num trabalho do pintor francês Jean-Baptiste Debret, fundador da Academia de Belas-Artes brasileira. O verde representava a Casa Real Portuguesa de Bragança (família de D. Pedro I), e o amarelo, a Casa Imperial Austríaca de Habsburgo (família da princesa Leopoldina).
        O losango foi uma homenagem de D. Pedro I ao general francês Napoleão Bonaparte (o losango dentro do retângulo era uma das formas preferidas das bandeiras militares napoleônicas). O azul e o branco também eram cores usadas em bandeiras portuguesas.
     Marcelo Duarte. Almanaque das bandeiras. São Paulo: Moderna, 2001. p. 12.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.234.
Entendendo o texto:
01 – O que a frase “Bem, esta é uma das interpretações” sugere sobre o significado das cores da bandeira brasileira?
      Que há mais interpretações sobre o significado das cores da bandeira brasileira.

02 – Que verbo está implícito no trecho: “o amarelo, o ouro e as riquezas minerais; o azul, o céu; e o branco, a paz”? Explique.
      O verbo representa, pois ele aparece na frase anterior quando se começa a falar do significado das cores. Para evitar repetição, o verbo aparece só na primeira ocorrência.

03 – Releia a frase em destaque e escreva em que tempo o verbo preferir está. O que o uso desse tempo verbal pode revelar sobre a opinião dos historiadores?
      No presente. Esse tempo verbal revela que os historiadores, atualmente, preferem outra interpretação sobre as cores da bandeira.

04 – Copie do texto pelo menos um exemplo de verbo de cada conjunção.
      1ª conjugação: representa, entraram; 2ª conjugação: deve, lido, é; 3ª conjugação: preferem.

05 – Indique a forma no infinitivo de cada um desses verbos.
      Representar, entrar; dever, ler, ser; preferir.

06 – Qual é a locução verbal presente na primeira frase do texto?
      Deve ter lido.

07 – Essa locução pode ser substituída por um verbo só? Explique.
      Não, pois na locução verbal os verbos trabalham juntos, formando um significado.

08 – No início do texto, o autor poderia ter escrito “Você já leu que o verde de nossa bandeira representa as florestas” em vez de usar a locução “deve ter lido”? Explique por que o autor preferiu usar a locução verbal.
      Não, pois o autor não pode afirmar com certeza que o leitor já leu algo, pois ele não tem essa informação.
     


terça-feira, 20 de agosto de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): TRILHARES - PALAVRA CANTADA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Música(Atividades): Trilhares

              Palavra Cantada

As estrelas que de noite eu via
Todas elas lá no céu estão
Mesmo sem vê-las durante o dia
Piscam no céu com o sol gordão

São trilhares de estrelas e eu nem sabia
Que estão lá no céu até mesmo de dia
Como pode o céu ter tanta estrela?
Como pode? Parece um mar de areia...

A areia que na praia eu via
Tantos grãos estão lá no chão
Punhadinho de areia que eu pego na mão
Tantos grãos que não cabem na numeração

São trilhares de grãos e eu nem sabia
Que esse número aumenta de noite e de dia
Como pode uma praia ter tanta areia?
Como pode? Parece um céu de estrelas...

Tanta areia, tanta estrela
Tantaa areeeeia tanta estrelaaa.

                      Paulo Tatit e Edith Derdyk. Trilhares. Intérprete: Palavra Cantada. Em: Canções curiosas. Palavra Cantada. 2000.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.203.
Entendendo a canção:

01 – A palavra trilhares não existe nos dicionários. O que ela pode significar?
      Trilhares, composição de trilhão e milhares, significa “grande quantidade”. Também pode ser uma forma flexionada do verbo trilhar, na segunda pessoa do futuro do modo subjuntivo, ou a forma substantivada desse mesmo verbo no plural, como sinônimo de caminhadas, andanças.

02 – No contexto da letra da canção, que sentido essa palavra parece ter? Que versos justificam sua resposta?
      O contexto favorece o sentido de “grande quantidade”. Os seguintes versos reforçam essa interpretação: “Como pode o céu ter tanta estrela? / Como pode? Parece um mar de areia”.

03 – Que pronomes da primeira estrofe substituem a expressão “as estrelas”?
      Os pronomes elas e –las.

04 – Por que o autor usou o pronome no lugar da expressão “as estrelas”?
      A substituição do substantivo estrelas pelos pronomes, além de evitar a repetição, auxilia na construção do ritmo e da sonoridade da letra da canção.
     


POESIA: VALSA DA VASSOURA - DILAN CAMARGO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poesia: Valsa da vassoura
        
    Dilan Camargo

Senhora Dona Vassoura
Elegante Dama Loura
ao vê-la assim tão linda
minha tristeza se finda.

Vamos dançar uma valsa?
Pra poder acompanhá-la
este jovem se descalça
com medo de pisá-la.

Deixe enlaçar, dançarina
a sua cintura fina.
Deixe tomar, bem sensíveis
os seus braços invisíveis.

Ao soar a melodia
surpresa todos verão:
rodopia, rodopia
um belo par no salão.

Dilan Camargo. Em: Poesia fora da estante, coord. Vera Aguiar, Simone Assumpção e Sissa Jacoby, Porto Alegre, Editora Projeto:2007. p. 99.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.205.

Entendendo a poesia:
01 – De acordo com a poesia, qual o significado da palavra findo?
       É de finalizado, terminado.

02 – Nessa poesia, o eu lírico se dirige a alguém. Que pronome de tratamento é utilizado para iniciar a interlocução?
      Senhora.

03 – Na primeira estrofe, quais adjetivos são utilizados pelo eu lírico para caracterizar a interlocutora?
      Elegante, loura e linda.

04 – Que ações são realizadas pelo eu lírico na segunda estrofe? Qual o motivo da segunda ação?
      A ação de convidar a vassoura para uma dança e a de se descalçar. A ação de tirar os sapatos para a dança é uma precaução para evitar machucar a vassoura.

05 – De acordo com o contexto apresentado na poesia, é possível afirmar que eu lírico conseguiu o que pretendia? Justifique. 
      Não é possível saber se houve a dança, pois a poesia se encerra no convite e na tentativa de convencimento por parte do eu lírico em relação à vassoura.

06 – O eu lírico pode representar figuras que não são humanas. Pelo contexto apresentado, o que o eu lírico representa nessa poesia?
      O eu lírico pode ser outro utensilio de limpeza, como um rodo. Também pode ser um ser humano, tendo em vista que “dançar com a vassoura” é uma brincadeira típica de algumas regiões. Nesse caso, o eu lírico estaria fazendo uma brincadeira ao longo da poesia.

07 – O que o modo como o eu lírico se dirige à interlocutora e as ações realizadas revelam sobre a relação entre eles?
      Revelam um distanciamento e uma vontade do eu lírico em se aproximar de sua interlocutora.

08 – Qual a relação entre o uso do pronome de tratamento presente na poesia e o contexto apresentado?
      Como há um distanciamento entre o eu lírico e a interlocutora, além da vontade de expressar admiração e respeito, houve o uso do pronome de tratamento senhora.



POEMA: A GALINHA COR-DE-ROSA - DUDA MACHADO - COM GABARITO


Poema: A galinha cor-de-rosa
        
     Duda Machado

        Era uma galinha cor-de-rosa,
        Metida a chique, toda orgulhosa,
        Que detestava pisar no chão

        Cheio de lama do galinheiro.
        Ficava no alto do poleiro
        E quando saia do lugar,

        Batia as asas para voar.
        Mas seus pés acabavam na lama.
        Ai armava o maior chilique,
      
        Cacarejava, bicava o galo,
        E depois, com o ar de rainha,
        Lavava os pés numa pocinha.

                          Duda Machado. Histórias com poesia, alguns bichos e Cia. São Paulo: Ed. 34, 1997. p.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p. 184.
Entendendo o poema:

01 – Releia a última estrofe do poema e selecione as palavras que acompanham os substantivos galo e pés e transcreva-as.
      A palavra o acompanha o substantivo galo; e a palavra os, o substantivo pés.

02 – Essas palavras estão no masculino ou no feminino?
      As duas palavras estão no masculino.

03 – Releia o título e transcreva a palavra que determina o gênero do substantivo galinha.
      A palavra que determina o gênero do substantivo galinha é o artigo a.

04 – Como os artigos colaboram na caracterização dos substantivos?
      Os artigos indicam o gênero (masculino ou feminino) e o número (singular ou plural) dos substantivos.

05 – Cite algumas características da galinha cor-de-rosa:
      A galinha cor-de-rosa, era metida a chique, toda orgulhosa e detestava pisar no chão.

06 – O que a galinha cor-de-rosa quando saia do poleiro?
      Ela batia as asas para voar.

07 – O que acontecia quando a galinha pisava na lama?
      A galinha dava o maior chilique, cacarejava, bicava o galo e depois lavava os pés em uma pocinha.



NOTÍCIA: PESQUISADORES GAÚCHOS ACHAM NOVO "DINOSSAURO-BISAVÔ" - LÉO GERCHMANN - COM GABARITO

Texto: Pesquisadores gaúchos acham novo "dinossauro-bisavô"
LÉO GERCHMANN
da Agência Folha, em Porto Alegre

Pesquisadores gaúchos encontraram, em São João do Polêsine (a 267 km de Porto Alegre), fósseis de um dinossauro com 228 milhões de anos. O animal, segundo os cientistas, é o maior já encontrado com essa idade.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Ulbra (Universidade Luterana do Brasil) de Cachoeira do Sul.
Os fósseis estão em rochas do Período Triássico (que vai de 245 milhões a 200 milhões de anos atrás), o primeiro da Era Mesozóica (ou era dos dinossauros).
Os fósseis foram encontrados no dia 13 de junho. A conclusão de que se trata do maior dinossauro já encontrado do final do Triássico se deve ao tamanho dos ossos e ao desenvolvimento das articulações. Seus dentes, serrilhados, chegam a 5 cm.
O paleontólogo Sérgio Cabrera, coordenador da equipe, diz que a descoberta foi "uma surpresa".
O animal era um bípede com até cinco metros de comprimento e dois metros de altura, com dentes grandes, típicos de carnívoros. A presença de um certo tipo de fusão de ossos da pata também indica que o animal era um saurísquio (linhagem que originou tanto os carnívoros quanto os gigantes comedores de plantas).
Foram encontrados vértebras, dentes, falanges, ossos das patas e outros ossos ainda não identificados, todos reconstituídos em laboratório pelo grupo da Ulbra.

Os restos são semelhantes aos encontrados em Santa Maria em 1936 (o Staurikosaurus pricei, que atualmente está no Museu da Universidade Harvard, nos EUA), em Candelária em 1998 (Guaibasaurus candelariensis), e na Argentina em 1963 (Herrerasaurus ischigualastensis).
De acordo com Cabrera, o dinossauro, que ainda não tem nome, pesava em torno de 400 quilos e tinha pelo menos 20 anos de idade quando morreu. Trata-se possivelmente de um predador, com grande poder de perfuração das presas.
Léo Gerchmann.
Disponível em:http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u133925.shtml. Acesso em: 27 abr. 2015.
Fonte: Livro - Para Viver Juntos - Português - 6º ano - Ensino Fundamental- Anos Finais - Edições SM - p.135.
Entendendo o texto

1)   A palavra gaúchos refere-se a qual característica dos pesquisadores?
A palavra gaúchos indica a região de onde são os pesquisadores, ou seja, do Rio Grande do Sul.

2)   Que novo sentido a palavra bisavô acrescenta a dinossauro?
Acrescenta a ideia de que se trata de um animal que viveu em um tempo muitíssimo remoto.

3)   Quais eram as principais características do animal encontrado?
Tinha 228 milhões de anos; é o maior já encontrado com essa idade; apresentava dentes serrilhados; era um bípede com até 5 metros de comprimento e 2 metros de altura, com dentes grandes, típicos de carnívoros; pertencia à linhagem dos saurísquios; pesava em torno de 400 quilos e tinha cerca de 20 anos de idade quando morreu; possivelmente era um predador, com grande poder de perfuração das presas.

4)   Copie os adjetivos relacionados ao substantivo dentes.
Serrilhados e grandes.

5)   O que os adjetivos relacionados à palavra dentes informam sobre o dinossauro?
Os dentes grandes e serrilhados são típicos de animais carnívoros.

6)   De acordo com Cabrera, o dinossauro não tem nome. Se você pudesse escolher, que nome daria ao animal? Justifique sua escolha.
Resposta pessoal.

7)   Que recursos usados no texto contribuem para dar credibilidade à notícia?
Indicação das datas e do lugar em que ocorreu o fato; depoimento de um especialista; uso de termos específicos que denotam conhecimento sobre o assunto.
 








domingo, 18 de agosto de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): TELEGRAMA - ZECA BALEIRO - COM QUESTÕES GABARITADAS

ATIVIDADES COM A MÚSICA: TELEGRAMA
                 Zeca Baleiro

Eu tava triste tristinho
Mais sem graça que a top model magrela na passarela
Eu 'tava só sozinho
Mais solitário que um Paulistano
Que um canastrão na hora que cai o pano
'Tava mais bobo que banda de rock
Que um palhaço do circo Vostok

Mas ontem eu recebi um telegrama
Era você de Aracaju ou do Alabama
Dizendo nêgo, sinta-se feliz
Porque no mundo tem alguém que diz
Que muito te ama!
Que tanto te ama!
Que muito, muito te ama
Que tanto te ama!

Por isso hoje eu acordei com uma vontade danada
De mandar flores ao delegado
De bater na porta do vizinho e desejar bom dia
De beijar o Português da padaria

Hoje eu acordei com uma vontade danada
De mandar flores ao delegado
De bater na porta do vizinho e desejar bom dia
De beijar o Português da padaria

Mama, oh mama, oh mama
Quero ser seu quero ser seu quero ser seu quero ser seu papa

Mama, oh mama, oh mama
Quero ser seu quero ser seu quero ser seu quero ser seu papa

Eu tava triste, tristinho
Mais sem graça que a top-model magrela na passarela
Eu 'tava só, sozinho
Mais solitário que um Paulistano
Que um vilão de filme Mexicano
Tava mais bobo que banda de rock
Que um palhaço do circo Vostok
Mas ontem eu recebi um telegrama
Era você de Aracaju ou do Alabama
Dizendo nego sinta-se feliz
Porque no mundo tem alguém que diz
Que muito te ama!
Que tanto te ama!
Que muito te ama!
Que tanto, tanto te ama!

Por isso hoje eu acordei com uma vontade danada
De mandar flores ao delegado
De bater na porta do vizinho e desejar bom dia
De beijar o Português da padaria

Hoje eu acordei com uma vontade danada
De mandar flores ao delegado
De bater na porta do vizinho e desejar bom dia
De beijar o português da padaria

Me dê a mão, vamos sair
Pra ver o sol!

Mama, oh mama, oh mama
Quero ser seu quero ser seu quero ser seu quero ser seu papa

Mama, oh mama, oh mama
Quero ser seu quero ser seu quero ser seu quero ser seu papa

Hoje eu acordei com uma vontade danada
De mandar flores ao delegado
De bater na porta do vizinho e desejar bom dia
De beijar o Português da padaria

Hoje eu acordei com uma vontade danada
De mandar flores ao delegado
De bater na porta do vizinho e desejar bom dia
De beijar o Português da padaria

Mama, oh mama, oh mama
Quero ser seu quero ser seu quero ser seu quero ser seu papa

Mama, oh mama, oh mama
Quero ser seu quero ser seu quero ser seu quero ser seu papa
Mama, oh mama, oh mama
Quero ser seu quero ser seu quero ser seu quero ser seu papa

Mama, oh mama, oh mama
Me dê a mão, vamos sair pra ver o sol (quero ser seu, quero ser seu)

Entendendo a canção

1)O eu lírico utiliza-se de vários elementos atuais para descrever sua solidão, seu desconforto como que vê e vive. Cite-os.

“(...) eu tava triste tristinho /mais sem graça que a top model magrela /na passarela /eu tava só sozinho/mais solitário que um paulistano /que um canastrão na hora que cai o pano / tava mais bobo que banda de rock /que um palhaço do Circo Vostok.
       
      2) Em “Eu tava triste, tristinho!”. Como podemos classificar essa fala:
          (  x ) linguagem coloquial
          (     ) linguagem formal

       3) A expressão  sem graça  significa:
           
Se refere àquilo que não agrada, não é engraçado e nem chama a atenção. Também corresponde àquilo que não desagrada, não gera desgosto.

     4)   Que imagens o eu lírico usa para falar de seus sentimentos?
“mais sem graça que a top model magrela na passarela”/ “mais solitário que um paulistano”/ “que um canastrão na hora que cai o pano”/ “mais bobo que banda de rock” / “que um palhaço do circo Vostok”.

        5)  A música apresenta várias comparações. O que elas têm em comum?
Todas falam de situações de tristeza ou solidão.

 6)  Por que o eu lírico repete o adjetivo e o usa na forma diminutiva na expressão triste tristinho?
Tanto a repetição como a forma diminutiva intensificam o sentimento de tristeza, presente também nas comparações feitas na canção.

 7)   Reescreva os seguintes versos modificando o grau dos adjetivos destacados para o que está indicado entre parênteses.
 “Estava mais sem graça que a top model na passarela”. (comparativo de igualdade)
“Estava tão sem graça quanto a top model na passarela”.

“Estava mais bobo que um palhaço”. (comparativo de inferioridade)
“Estava menos bobo que um palhaço”.



POEMA: NOTURNO RESUMIDO - MURILO MENDES - COM GABARITO


Poema: Noturno resumido
            
               Murilo Mendes - 1901-1975

A noite suspende na bruta mão
que trabalhou no circo das idades anteriores
as casas que o pessoal dorme comportadinho
atravessado na cama
comprada no turco a prestações.

A lua e os manifestos da arte moderna
brigam no poema em branco.

A vizinha sestrosa da janela em frente
tem na vida um camarada
que se atirou dum quinto andar.
Todos têm a vidinha deles.

As namoradas não namoram mais
porque nós agora somos civilizados,
andamos no automóvel gostoso pensando no cubismo.

A noite é uma soma de sambas
que eu ando ouvindo há muitos anos.

O tinteiro caindo me suja os dedos
e me aborrece tanto:
não posso escrever a obra-prima
que todos esperam do meu talento.
Entendendo o poema:

1)   Leia a última estrofe do poema.

a)   Reescreva a estrofe substituindo um dos dois pontos por uma conjunção que não altera o sentido expresso do poema.
“O tinteiro caindo me suja os dedos
e me aborrece tanto que
não posso escrever a obra-prima
que todos esperam do meu talento.”

b)   Que sentido a conjunção que expressa?
Sentido: consequência.

2)   O eu lírico trata sobre qual  assunto no poema?
Ele fala do “estar” do homem em um mundo caótico, com estruturas e verdades desequilibradas dos segredos cotidianos...

3)   Marque a única alternativa onde os recursos empregados no texto que o caracterizam como poético.
a)   Versos, descrição, linguagem figurada.
b)   Descrição, rimas, diálogos e ação de personagem.
c)   Rimas, estrofes, argumentos.
d)   Ritmo, rima, linguagem figurada.

4)   Que figura de linguagem há nos seguintes versos:
“A lua e os manifestos da arte moderna
brigam no poema em branco.?”
Prosopopeia ou personificação.