quinta-feira, 4 de abril de 2019

POEMA: AS DORES DO MUNDO - ELIAS JOSÉ - COM GABARITO

POEMA: AS DORES DO MUNDO
    
                                         ELIAS JOSÉ
"Sinto bem fundo
todas as dores do mundo.

Só que meu poema
não conseguiu tocar
em feridas maiores.
Abro os jornais
e leio e choro e me arrepio
com a fome
com a guerra
com a aids
com a violência
com a destruição
do verde e da vida.

Tento escrever,
mas sai um poema impotente.
Fico pensando:
As dores do mundo
pedem canções
ou exigem ação?"
                   Elias José, Cantigas de adolescer. São Paulo: Atual, 1992.
Entendendo o poema:

01 – Muito são as dores do mundo, para as quais o homem busca um antídoto. Dentre as dores citadas no poema, qual lhe parece mais difícil de curar? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

02 – Identifique os artigos definidos e indefinidos, no texto lido, e os substantivos que eles determinam.
      Artigos definidos: as (dores); os (jornais); a (fome); aa (guerra); a (aids); a (violência); a (destruição).
      Artigos indefinidos: um (poema).

03 – Explique o sentido dos artigos destacados nestes versos:
        As dores do mundo”
        O artigo definido as especifica de que dores se está falando: as dores do mundo; algumas são até citadas: a fome, a guerra, etc.

        “Mas sai um poema impotente”.
        O artigo indefinido um não especifica qual é o poema; refere-se a ele de modo vago.

04 – Classifique os artigos das frases abaixo e explique a diferença de sentido entre elas.
a)   Um perfume agradável inundava aquele ambiente.
Artigo indefinido masculino singular (perfume indefinido, desconhecido).

b)   O perfume daquele lugar lhe trazia gratas recordações.
Artigo definido masculino singular (perfume definido, conhecido).

c)   Pediu-me uma opinião.
Artigo indefinido feminino singular (opinião qualquer).

d)   Agradeceu-me a opinião.
Artigo definido feminino singular (opinião definida).

05 – A que público leitor o poeta se dirige?
      Ele se dirige a um público geral, tanto para crianças como para adultos.

06 – A que o eu lírico se refere quando declara que seu poema não conseguiu tocar em "feridas maiores"?
      Ele está se referindo a morte de animais, plantas, ver mais documentos pois ele sente a dor.

07 – Que palavra inicia os versos que enumeram essas "feridas"? A que classe gramatical ela pertence?
      “Não conseguiu tocar / em feridas maiores”. Pretérito imperfeito.     

08 – Que relação essa palavra estabelece entre as palavras que liga?
(  ) Relação de modo.
(X) Relação de causa.
(  ) Relação.
             

CONTO: AS FORMIGAS - LYGIA FAGUNDES TELLES - COM GABARITO

Conto: As formigas
            Lygia Fagundes Telles


        Quando minha prima e eu descemos do táxi, já era quase noite. Ficamos imóveis diante do velho sobrado de janelas ovaladas, iguais a dois olhos tristes, um deles vazado por uma pedrada. Descansei a mala no chão e apertei o braço da prima.
        – É sinistro.
        Ela me impeliu na direção da porta. Tínhamos outra escolha? Nenhuma pensão nas redondezas oferecia um preço melhor a duas pobres estudantes com liberdade de usar o fogareiro no quarto, a dona nos avisara por telefone que podíamos fazer refeições ligeiras com a condição de não provocar incêndio. Subimos a escada velhíssima, cheirando a creolina.
        – Pelo menos não vi sinal de barata – disse minha prima.
        A dona era uma velha balofa, de peruca mais negra do que a asa da graúna. Vestia um desbotado pijama de seda japonesa e tinha as unhas aduncas recobertas por uma crosta de esmalte vermelho-escuro, descascado nas pontas encardidas. Acendeu um charutinho.
        – É você que estuda medicina? – perguntou soprando a fumaça na minha direção.
        – Estudo direito. Medicina é ela.
        A mulher nos examinou com indiferença. Devia estar pensando em outra coisa quando soltou uma baforada tão densa que precisei desviar a cara. A saleta era escura, atulhada de móveis velhos, desparelhados. No sofá de palhinha furada no assento, duas almofadas que pareciam ter sido feitas com os restos de um antigo vestido, os bordados salpicados de vidrilho.
        Vou mostrar o quarto, fica no sótão – disse ela em meio a um acesso de tosse. Fez um sinal para que a seguíssemos. – O inquilino antes de vocês também estudava medicina, tinha um caixotinho de ossos que esqueceu aqui, estava sempre mexendo neles.
        Minha prima voltou-se:
        – Um caixote de ossos?
        A mulher não respondeu, concentrada no esforço de subir a estreita escada de caracol que ia dar no quarto. Acendeu a luz. O quarto não podia ser menor, com o teto em declive tão acentuado que nesse trecho teríamos que entrar de gatinhas. Duas camas, dois armários e uma cadeira de palhinha pintada de dourado. No ângulo onde o teto quase se encontrava com o assoalho, estava um caixotinho coberto com um pedaço de plástico. Minha prima largou a mala e, pondo-se de joelhos, puxou o caixotinho pela alça de corda. Levantou o plástico. Parecia fascinada.
        – Mas que ossos tão miudinhos! São de criança?
        – Ele disse que eram de adulto. De um anão.
        – De um anão? É mesmo, a gente vê que já estão formados… Mas que maravilha, é raro à beça esqueleto de anão. E tão limpo, olha aí – admirou-se ela. Trouxe na ponta dos dedos um pequeno crânio de uma brancura de cal. – Tão perfeito, todos os dentinhos!
        – Eu ia jogar tudo no lixo, mas se você se interessa pode ficar com ele. O banheiro é aqui ao lado, só vocês é que vão usar, tenho o meu lá embaixo. Banho quente extra. Telefone também. Café das sete às nove, deixo a mesa posta na cozinha com a garrafa térmica, fechem bem a garrafa recomendou coçando a cabeça. A peruca se deslocou ligeiramente. Soltou uma baforada final: – Não deixem a porta aberta senão meu gato foge.
        Ficamos nos olhando e rindo enquanto ouvíamos o barulho dos seus chinelos de salto na escada. E a tosse encatarrada.
        Esvaziei a mala, dependurei a blusa amarrotada num cabide que enfiei num vão da veneziana, prendi na parede, com durex, uma gravura de Grassman e sentei meu urso de pelúcia em cima do travesseiro. Fiquei vendo minha prima subir na cadeira, desatarraxar a lâmpada fraquíssima que pendia de um fio solitário no meio do teto e no lugar atarraxar uma lâmpada de duzentas velas que tirou da sacola. O quarto ficou mais alegre. Em compensação, agora a gente podia ver que a roupa de cama não era tão alva assim, alva era a pequena tíbia que ela tirou de dentro do caixotinho. Examinou- a. Tirou uma vértebra e olhou pelo buraco tão reduzido como o aro de um anel. Guardou-as com a delicadeza com que se amontoam ovos numa caixa.
        – Um anão. Raríssimo, entende? E acho que não falta nenhum ossinho, vou trazer as ligaduras, quero ver se no fim da semana começo a montar ele.
        Abrimos uma lata de sardinha que comemos com pão, minha prima tinha sempre alguma lata escondida, costumava estudar até de madrugada e depois fazia sua ceia. Quando acabou o pão, abriu um pacote de bolacha Maria.
        – De onde vem esse cheiro? – perguntei farejando. Fui até o caixotinho, voltei, cheirei o assoalho. – Você não está sentindo um cheiro meio ardido?
        – É de bolor. A casa inteira cheira assim – ela disse. E puxou o caixotinho para debaixo da cama.
        No sonho, um anão louro de colete xadrez e cabelo repartido no meio entrou no quarto fumando charuto. Sentou-se na cama da minha prima, cruzou as perninhas e ali ficou muito sério, vendo-a dormir. Eu quis gritar, tem um anão no quarto! mas acordei antes. A luz estava acesa. Ajoelhada no chão, ainda vestida, minha prima olhava fixamente algum ponto do assoalho.
        – Que é que você está fazendo aí? – perguntei.
        – Essas formigas. Apareceram de repente, já enturmadas. Tão decididas, está vendo?
        Levantei e dei com as formigas pequenas e ruivas que entravam em trilha espessa pela fresta debaixo da porta, atravessavam o quarto, subiam pela parede do caixotinho de ossos e desembocavam lá dentro, disciplinadas como um exército em marcha exemplar.
        – São milhares, nunca vi tanta formiga assim. E não tem trilha de volta, só de ida – estranhei.
        – Só de ida.
        Contei-lhe meu pesadelo com o anão sentado em sua cama.
        – Está debaixo dela – disse minha prima e puxou para fora o caixotinho. Levantou o plástico. – Preto de formiga. Me dá o vidro de álcool.
        – Deve ter sobrado alguma coisa aí nesses ossos e elas descobriram, formiga descobre tudo. Se eu fosse você, levava isso lá pra fora.
        – Mas os ossos estão completamente limpos, eu já disse. Não ficou nem um fiapo de cartilagem, limpíssimos. Queria saber o que essas bandidas vem fuçar aqui.
        Respingou fartamente o álcool em todo o caixote. Em seguida, calçou os sapatos e como uma equilibrista andando no fio de arame, foi pisando firme, um pé diante do outro na trilha de formigas. Foi e voltou duas vezes. Apagou o cigarro. Puxou a cadeira. E ficou olhando dentro do caixotinho.
        – Esquisito. Muito esquisito.
        – O quê?
        – Me lembro que botei o crânio em cima da pilha, me lembro que até calcei ele com as omoplatas para não rolar. E agora ele está aí no chão do caixote, com uma omoplata de cada lado. Por acaso você mexeu aqui?
        – Deus me livre, tenho nojo de osso. Ainda mais de anão.
        Ela cobriu o caixotinho com o plástico, empurrou-o com o pé e levou o fogareiro para a mesa, era a hora do seu chá. No chão, a trilha de formigas mortas era agora uma fita escura que encolheu. Uma formiguinha que escapou da matança passou perto do meu pé, já ia esmagá-la quando vi que levava as mãos à cabeça, como uma pessoa desesperada. Deixei-a sumir numa fresta do assoalho.
        Voltei a sonhar aflitivamente mas dessa vez foi o antigo pesadelo em torno dos exames, o professor fazendo uma pergunta atrás da outra e eu muda diante do único ponto que não tinha estudado. Às seis horas o despertador disparou veementemente. Travei a campainha. Minha prima dormia com a cabeça coberta. No banheiro, olhei com atenção para as paredes, para o chão de cimento, a procura delas.
        Não vi nenhuma. Voltei pisando na ponta dos pés e então entreabri as folhas da veneziana. O cheiro suspeito da noite tinha desaparecido. Olhei para o chão: desaparecera também a trilha do exército massacrado. Espiei debaixo da cama e não vi o menor movimento de formigas no caixotinho coberto.
        Quando cheguei por volta das sete da noite, minha prima já estava no quarto. Achei-a tão abatida que carreguei no sal da omelete, tinha a pressão baixa. Comemos num silêncio voraz. Então me lembrei:
        – E as formigas?
        – Até agora, nenhuma.
        – Você varreu as mortas?
        Ela ficou me olhando.
        – Não varri nada, estava exausta. Não foi você que varreu?
        – Eu?! Quando acordei, não tinha nem sinal de formiga nesse chão, estava certa que antes de deitar você juntou tudo… Mas então quem?!
        Ela apertou os olhos estrábicos, ficava estrábica quando se preocupava.
        – Muito esquisito mesmo. Esquisitíssimo.
        Fui buscar o tablete de chocolate e perto da porta senti de novo o cheiro, mas seria bolor? Não me parecia um cheiro assim inocente, quis chamar a atenção da minha prima para esse aspecto mas estava tão deprimida que achei melhor ficar quieta. Espargi água-de-colônia flor de maçã por todo o quarto (e se ele cheirasse como um pomar?) e fui deitar cedo. Tive o segundo tipo de sonho que competia nas repetições com o sonho da prova oral: nele, eu marcava encontro com dois namorados ao mesmo tempo. E no mesmo lugar. Chegava o primeiro e minha aflição era levá-lo embora dali antes que chegasse o segundo. O segundo, desta vez, era o anão. Quando só restou o oco de silêncio e sombra, a voz da minha prima me fisgou e me trouxe para a superfície. Abri os olhos com esforço. Ela estava sentada na beira da minha cama, de pijama e completamente estrábica.
        – Elas voltaram.
        – Quem?
        – As formigas. Só atacam de noite, antes da madrugada. Estão todas aí de novo.
        A trilha da véspera, intensa, fechada, seguia o antigo percurso da porta até o caixotinho de ossos por onde subia na mesma formação até desformigar lá dentro. Sem caminho de volta.
        – E os ossos?
        Ela se enrolou no cobertor, estava tremendo.
        Aí é que está o mistério. Aconteceu uma coisa, não entendo mais nada! Acordei pra fazer pipi, devia ser umas três horas. Na volta senti que no quarto tinha algo mais, está me entendendo? Olhei pro chão e vi a fila dura de formiga, você lembra? não tinha nenhuma quando chegamos. Fui ver o caixotinho, todas trançando lá dentro, lógico, mas não foi isso o que quase me fez cair pra trás, tem uma coisa mais grave: é que os ossos estão mesmo mudando de posição, eu já desconfiava mas agora estou certa, pouco a pouco eles estão… estão se organizando.
        – Como, organizando?
        Ela ficou pensativa. Comecei a tremer de frio, peguei uma ponta do seu cobertor. Cobri meu urso com o lençol.
        – Você lembra, o crânio entre as omoplatas, não deixei ele assim. Agora é a coluna vertebral que já está quase formada, uma vértebra atrás da outra, cada ossinho tomando seu lugar, alguém do ramo está montando o esqueleto, mais um pouco e… Venha ver!
        – Credo, não quero ver nada. Estão colando o anão, é isso?
        Ficamos olhando a trilha rapidíssima, tão apertada que nela não caberia sequer um grão de poeira. Pulei-a com o maior cuidado quando fui esquentar o chá. Uma formiguinha desgarrada (a mesma daquela noite?) sacudia a cabeça entre as mãos. Comecei a rir e tanto que se o chão não estivesse ocupado, rolaria por ali de tanto rir. Dormimos juntas na minha cama. Ela dormia ainda quando saí para a primeira aula. No chão, nem sombra de formiga, mortas e vivas, desapareciam com a luz do dia.
        Voltei tarde essa noite, um colega tinha se casado e teve festa. Vim animada, com vontade de cantar, passei da conta. Só na escada é que me lembrei: o anão. Minha prima arrastara a mesa para a porta e estudava com o bule fumegando no fogareiro.
        – Hoje não vou dormir, quero ficar de vigia – ela avisou.
        O assoalho ainda estava limpo. Me abracei ao urso.
        – Estou com medo.
        Ela foi buscar uma pílula para atenuar minha ressaca, me fez engolir a pílula com um gole de chá e ajudou a me despir.
        – Fico vigiando, pode dormir sossegada. Por enquanto não apareceu nenhuma, não está na hora delas, é daqui a pouco que começa. Examinei com a lupa debaixo da porta, sabe que não consigo descobrir de onde brotam?
        Tombei na cama, acho que nem respondi. No topo da escada o anão me agarrou pelos pulsos e rodopiou comigo até o quarto, acorda, acorda! Demorei para reconhecer minha prima que me segurava pelos cotovelos. Estava lívida. E vesga.
        – Voltaram – ela disse.
        Apertei entre as mãos à cabeça dolorida.
        – Estão aí?
         Ela falava num tom miúdo como se uma formiguinha falasse com sua voz.
        – Acabei dormindo em cima da mesa, estava exausta. Quando acordei, a trilha já estava em plena. Então fui ver o caixotinho, aconteceu o que eu esperava…
        – Que foi? Fala depressa, o que foi?
        Ela firmou o olhar oblíquo no caixotinho debaixo da cama.
        – Estão mesmo montando ele. E rapidamente, entende? O esqueleto está inteiro, só falta o fêmur. E os ossinhos da mão esquerda, fazem isso num instante. Vamos embora daqui.
        – Você está falando sério?
        – Vamos embora, já arrumei as malas.
        A mesa estava limpa e vazios os armários escancarados.
        – Mas sair assim, de madrugada? Podemos sair assim?
        – Imediatamente, melhor não esperar que a bruxa acorde. Vamos, levanta.
        – E para onde a gente vai?
        – Não interessa, depois a gente vê. Vamos, vista isto, temos que sair antes que o anão fique pronto.
        Olhei de longe a trilha: nunca elas me pareceram tão rápidas. Calcei os sapatos, descolei a gravura da parede, enfiei o urso no bolso da japona e fomos arrastando as malas pelas escadas, mais intenso o cheiro que vinha do quarto, deixamos a porta aberta. Foi o gato que miou comprido ou foi um grito?
        No céu, as últimas estrelas já empalideciam. Quando encarei a casa, só a janela vazada nos via, o outro olho era penumbra.

                                                    Lygia Fagundes Telles

Entendendo o conto:

01 – De que forma o espaço contribuiu, nesse texto, para a construção do clima da história?
      O espaço lúgubre e suspeito contribuiu o clima de medo e de suspense da história.

02 – O que o antigo inquilino tinha esquecido no quarto? Por que esse detalhe impressionou as moças?
      Ele deixara um caixotinho com ossos pequenos e limpos que pareciam ter pertencido a um anão. A estudante de Medicina ficou impressionada por ser muito difícil um estudante encontrar ossos assim tão perfeitos para estudar.

03 – Identifique a situação inicial e a quebra dessa situação nessa narrativa.
      Situação inicial: Duas estudantes instalaram-se em uma pensão assustadora em que havia uma caixa com os ossos de um anão. Quebra da situação: No meio da noite aparecem várias formigas enfileiradas, que passavam por baixo da porta, entravam no caixotinho de ossos, movendo-os, aos bandos, e não voltavam. 

04 – Identifique o clímax (parte culminante do conto em que ocorre um fato de grande tensão), o conflito e sua solução.
      Clímax: Uma das moças viu os ossos do anão quase montados no caixotinho e, apavorada, chamou a prima. Conflito: O estranho aparecimento das formigas que estavam montando o esqueleto. Solução: A fuga das estudantes.

05 – Identifique, no texto, em que a personificação e explique-a.
      No final do texto, a janela com um vidro quebrado é vista como uma pessoa com um olho vazado: “Quando encarei a casa, só a janela vazada nos via, o outro olho era penumbra”. Em outro trecho (“Uma formiguinha... pessoa desesperada”), a formiguinha é vista como uma pessoa com vontade própria.

06 – Nesse conto, quem é o narrador da história? Qual é o foco narrativo?
      A estudante de Direito conta o que aconteceu com ela e sua prima, estudante de Medicina. A narrativa é feita em 1ª pessoa, e o narrador é personagem.

07 – O tempo na narrativa é cronológico ou psicológico? Por quê?
      O tempo é cronológico, porque os fatos são apresentados na ordem em que acontecem.

08 – Ao receber a caixinha de ossos, uma das personagens fica entusiasmada. Como ela expressa esse entusiasmo? (“Mas que maravilha, é raro à beça esqueleto de anão.”)
      “Mas que ossos tão miudinhos! São de criança?











TEXTO: RESPIRAÇÃO SUBMERSA - GALILEU - COM GABARITO

Texto: Respiração submersa

        “O submarino, quando mergulha, mantém a pressão atmosférica da superfície. Seus tripulantes respiram o ar que, na hora da imersão, ficou confinado no interior da embarcação. As taxas de oxigênio (O2) e gás carbônico (CO2) são constantemente monitoradas, apresentando o estado de pureza do ar respirável. O CO2 produzido pela respiração dos tripulantes é absorvido por compostos químicos e o submarino possui uma série de ampolas de oxigênio puro, liberado sempre que sua quantidade no ar baixa a um determinado limite. (...)

                                          Galileu, Rio de Janeiro: Globo, fev. 2003.

Entendendo o texto:

 01 – O texto que você acaba de ler foi escrito para responder à pergunta de um leitor (“Como se obtém ar para a tripulação dos submarinos?”) enviada a redação da Revista Galileu. Nesse texto, qual é o tema-núcleo?
      É o processo de obtenção do ar para a tripulação dos submarinos.

02 – O texto permite ao leitor saber tudo a respeito de um submarino? Por quê?
      Não. Pois apenas o processo de obtenção do ar é descrito.

03 – Considerando a resposta dada a questão anterior, comente: uma descrição precisa necessariamente apresentar todos os detalhes do objeto, ser ou processo descrito? Por quê?
      No caso deste texto NÃO, pois a descrição deve conter os dados pertinentes à proposta de produção do texto.

04 – A partir das informações apresentadas no texto, responda com suas palavras à pergunta do leitor.
      Resposta pessoal do aluno.

terça-feira, 2 de abril de 2019

FILME(ATIVIDADES): AS BRUXAS DE SALÉM - NICHOLAS HYTNER - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(ATIVIDADES): AS BRUXAS DE SALÉM

Data de lançamento 1996 (2h 00min)
Criador(es): Nicholas Hytner
Gênero Drama
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES

Não recomendado para menores de 12 anos
        Em Salem, Massachusetts, 1692, algumas jovens fazem "feitiços". Uma delas, Abigail Williams (Winona Ryder), tinha se envolvido com John Proctor (Daniel Day-Lewis), um fazendeiro casado, quando trabalhou para ele, mas após o fim do caso foi despedida. Assim, desejava a morte de Elizabeth Proctor (Joan Allen), a esposa deste. Elas são descobertas no seu "ritual" e, acusadas de bruxaria, provocam uma histeria coletiva que atinge várias pessoas, sendo que Abby, a jovem desprezada por John, faz várias acusações até ver Elizabeth ser atingida.
Entendendo o filme:
01 – Por que você acredita no que você acredita? 
      As pessoas acreditam em suas próprias crenças por conta da difusão da cultura no meio onde vivem.

02 – Quais os perigos de julgar outros com base em crenças religiosas particulares? Analise com base o filme (bruxas de Salem) 
     Não devemos em nenhuma hipótese julgar as outras pessoas pela sua religião, justamente pelo fato de que cada indivíduo defende aquilo que lhe convém e lhes foi ensinado como verdade.

03 – Qual a importância de um estado laico e como assegurá-lo?
      É importante a existência de um estado laico, pelo fato de que um governante deve atuar de maneira que seus atos sejam livres de dogmas e estigmas religiosos.

04 – O que o filme mostra inicialmente?
      Mostram as superstições de algumas jovens do vilarejo, que se reúnem na floresta fazendo uma espécie de ritual para “trazer o homem amada”, sob a orientação da escrava Tibuna.

05 – Por que este ritual tomou ares de magia negra?
      Porque uma garota chamada Abigail, notadamente a mais velha do grupo, tomada de ciúmes de seu amado, John Proctor – Por o mesmo ser casado – distorce a trama do ritual matando e bebendo o sangue de uma galinha, enquanto pede a morte da mulher do homem que ama.

06 – Por que o Reverendo Hale foi chamado?
      Porque os pais de Ruth e o pastor acreditam que Ruth e Betty estão sob os feitiços de uma bruxaria ligada ao demônio e numa reunião na Igreja com todos os membros influentes daquele povoado, decidem chamar o Reverendo Hale para exorcizá-las.

07 – Quando investigadas por seus atos de bruxaria, por que os acontecimentos se desdobram numa histeria coletiva?
      Porque várias pessoas foram acusadas injustamente.

08 – Que termos são abordados no filme?
      Bruxaria, histeria coletiva, justiça e religião.

CRÔNICA: AÍ, GALERA - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM QUESTÕES GABARITADAS

 Crônica: Aí, galera
            
                 Luís Fernando Veríssimo

   “Jogadores de futebol podem ser vítimas de estereotipação. Por exemplo, você pode imaginar um jogador de futebol dizendo “estereotipação”? E, no entanto, por que não?
        -- Aí, campeão. Uma palavrinha pra galera.
        -- Minha saudação aos aficionados do clube e aos demais esportistas, aqui presentes ou no recesso dos seus lares.
        -- Como é?
        -- Aí, galera.
        -- Quais são as instruções do técnico?
        -- Nosso treinador vaticinou que, com um trabalho de contenção coordenada, com energia otimizada, na zona de preparação, aumentam as probabilidades de, recuperado o esférico, concatenarmos um contragolpe agudo com parcimônia de meios e extrema objetividade, valendo-nos da desestruturação momentânea do sistema oposto, surpreendido pela reversão inesperada do fluxo da ação.
        -- Ahn?
        -- É pra dividir no meio e ir pra cima pra pegá eles sem calça.
        -- Certo. Você quer dizer mais alguma coisa?
        -- Posso dirigir uma mensagem de caráter sentimental, algo banal, talvez mesmo previsível e piegas, a uma pessoa à qual sou ligado por razões, inclusive, genéticas?
        -- Pode.
        -- Uma saudação para a minha genitora.
        -- Como é?
        -- Alô, mamãe!
        -- Estou vendo que você é um, um...
        -- Um jogador que confunde o entrevistador, pois não corresponde à expectativa de que o atleta seja um ser algo primitivo com dificuldade de expressão e assim sabota a estereotipação?
        -- Estereoquê?
        -- Um chato?
        -- Isso.”
                                                    Luís Fernando Veríssimo (In: Correio Brasiliense, 13/05/1998)

Entendendo a crônica:

01 – O texto retrata duas situações relacionadas que fogem à expectativa do público. São elas:
(   ) a saudação do jogador aos fãs do clube, no início da entrevista, e a saudação final dirigida à sua mãe.
(X) a linguagem muito formal do jogador, inadequada à situação da entrevista, e um jogador que fala, com desenvoltura, de modo muito rebuscado.
(   ) O uso da expressão “galera”, por parte do entrevistador, e da expressão “progenitora”, por parte do jogador.
(   ) o desconhecimento, por parte do entrevistador, da palavra “estereotipação”, e a fala do jogador em “é pra dividir no meio e ir pra cima pra pega eles sem calça”.
(   ) O fato de os jogadores de futebol serem vítimas de estereotipação e o jogador entrevistado não corresponder ao estereótipo.
02 – O texto mostra uma situação em que a linguagem usada é inadequada ao contexto. Considerando as diferenças entre língua oral e escrita, assinale a opção que representa também uma inadequadação da linguagem usada no contexto apresentado.
(  ) “O carro bateu e capotô, mas num deu para  vê direito.” – comentário de um pedestre que assistiu ao acidente, com outro que vai passando.
(   ) “E aí, ô meu! Como vai essa força?” – um jovem que fala com um amigo.
(   ) “Só um instante, por favor. Eu gostaria de fazer uma observação.” – alguém comenta em uma reunião de trabalho.
(   ) “Venho manifestar meu interesse em candidatar-me ao cargo de Secretária Executiva dessa conceituada empresa.”- alguém que escreve uma carta candidatando-se a um emprego.
(X) “Porque se a gente não resolve as coisas como tem que ser, a gente corre o risco de termos, num futuro próximo, muito pouca comida nos lares brasileiros.” – um professor universitário discursando em um congresso internacional.

03 – A expressão “pegá eles sem calça”, no texto, poderia ser substituída, sem comprometimento do sentido, por:
(   ) pegá-los na mentira.
(X) pegá-los desprevenidos.
(   ) pegá-los em flagrante.
(   ) pegá-los rapidamente.
(   ) pegá-los momentaneamente.

04 – Luís Fernando Veríssimo apresenta um jogador de futebol com uma característica diferente dos demais. Que característica é essa?
      Um jogador de futebol usando a língua culta formal em uma entrevista.

05 – Que tipo de linguagem se esperaria que um jogador de futebol utilizasse? Que tipo de linguagem o jogador de futebol do texto usa? Por quê?
      Linguagem coloquial (informal), e até mesmo gírias. Ele usa linguagem formal. 

06 – Complete: O texto “Aí, galera” é um exemplo de linguagem formal porque está ligada ao uso das normas gramaticais.

07 – Na frase “É pra dividir no meio e ir pra cima pra pega eles sem calça.” temos que tipo de variedade linguística? 
      Variedade sociocultural, pois os falantes dessa língua se manifestam verbalmente de forma coloquial.



POEMA: O SOBREVIVENTE - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

Poema: O Sobrevivente 
                Carlos Drummond de Andrade

Impossível compor um poema a essa altura da evolução da humanidade.
Impossível escrever um poema – uma linha que seja – de verdadeira poesia.
O último trovador morreu em 1914.
Tinha um nome de que ninguém se lembra mais.
Há máquinas terrivelmente complicadas para as necessidades mais simples.
Se quer fumar um charuto aperte um botão.
Paletós abotoam-se por eletricidade.
Amor se faz pelo sem fio.
Não precisa estômago para digestão.
Um sábio declarou a O Jornal que ainda falta
muito para atingirmos um nível razoável de
cultura. Mas até lá, felizmente, estarei morto.
Os homens não melhoram
e matam-se como percevejos.
Os percevejos heroicos renascem.
Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado.
E se os olhos reaprendessem a chorar seria um segundo dilúvio.
Desconfio que escrevi um poema.

                                               Carlos Drummond de Andrade. Sentimento do mundo. Rio de Janeiro: Record, 1999.
Entendendo o poema:

01 – Por que o eu lírico se julga incapaz de escrever um poema e diz que o “último trovador morreu em 1914”?
      O eu lírico sente-se extremamente pessimista em relação à vida, apesar de toda a evolução humana, as guerras e a sociedade tecnológica tornaram áridos e insensíveis os corações humanos. Daí sua impotência diante das palavras, e sua impossibilidade de escrever, já que a Primeira Guerra Mundial, em 1914, acabara com os poetas e a poesia.

02 – Como Drummond critica a utilização das máquinas, na sociedade moderna?
      Critica a dependência em relação às máquinas, que passaram a fazer parte de forma exagerada das atividades do ser humano, até mesmo dos relacionamentos afetivos.

03 – Segundo o texto, a evolução material e a cultural caminham juntas? Por quê?
      Não. A sociedade moderna vem se tornando extremamente materialista, em detrimento de uma formação voltada para a espiritualidade e o conhecimento de si próprio e dos outros.

04 – Pode-se considerar o eu lírico um “sobrevivente”? Esclareça sua resposta.
      Sim, porque, apesar de tudo, ele ainda consegue fazer poesia.

05 – Explique este paradoxo: “Inabitável, o mundo é cada vez mais habitado.”
      Apesar de o mundo não oferecer condições para se viver bem, em virtude dos conflitos entre os homens e dos diversos problemas econômicos, nasce diariamente um grande número de crianças.

06 – Identifique e classifique, sintaticamente, os complementos das palavras em destaque:
a)   “Não precisa estômago para digestão”.
Complemento nominal.

b)   “... atingimos um nível razoável de cultura.”
Complemento nominal.

c)   “Desconfio que escrevi um poema.”
Objeto direto.

d)   Escrevi a meus pais.
Objeto indireto.

e)   Escrevi rapidamente.
A oração não tem complemento porque o verbo é intransitivo.