sábado, 22 de julho de 2017

FILME(ATIVIDADES): VERÔNICA - SINOPSE - INTERPRETAÇÃO COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): VERÔNICA


        Andreia Beltrão faz o papel de Verônica, uma professora de escola pública que, igual a muitas de sua profissão, ganha pouco, sonha em acertar na loteria, enfrenta uma sala de aula lotada de crianças barulhentas e, apesar disso tudo, procura fazer o melhor que pode em seu trabalho. Mora sozinha num quartinho apertado, tem uma mãe doente e enfrenta um processo de separação. Uma vida nada fácil, porém bem previsível, até que um dia um simples favor que ela presta a uma colega de trabalho irá mudar sua rotina para sempre. Ela não imaginava que deixar um de seus alunos na casa dele iria causar tanto rebuliço. A partir desse dia, ela precisaria se esconder dos traficantes para salvar o garotinho que ficará repentinamente órfão e não tinha para onde ir.
        O filme traz cenas de bastante tensão como quando Verônica corre com o garoto para tentar se esconder dos bandidos. Traz também momentos de muita ternura, como quando ela decide adotar o menino. O envolvimento dos policiais com o tráfico é a realidade retratada no filme, que também se preocupou em mostrar que ainda existem policiais isentos de corrupção. O filme, no todo, é agradável de se vê não só pela correria de Verônica sob estampidos de tiros, como pelo perfil de mulher estampado, corajosa, guerreira, cheia de caráter e pela tocante mudança nos corações dos personagens (Verônica e seu aluno), que constroem uma sólida relação de afeto em meio ao drama que vivenciam.

Exemplo de atividades sobre o filme Verônica.
I – Organização do roteiro.
     01 – Relacione às cenas à devida organização dos fatos:
(1)  Situação inicial de ausências de conflito.
(2)  Cria-se uma expectativa para os personagens.
(3)  Quebra da expectativa.
(4)  Explode o conflito.
(5)  Busca a solução do conflito.
(6)  Clímax (auge da tensão).
(7)  Solução do conflito.

VERÔNICA:
( 4 ) Foge dos traficantes.
( 1 ) Dá aulas e reclama da vida.
( 6 ) Enfrenta seus adversários face a face.
( 5 ) Procura a ajuda de pessoas como o ex-marido, Celma, uma amiga de escola.
( 7 ) Consegue fugir para fora da cidade com a criança com a ajuda do ex-marido.
( 3 ) Ao tentar deixar o garoto em casa, descobre que os pais dele foram assassinados.
( 2 ) Leandro ganha um pen drive, seus pais são mortos e ninguém aparece para busca-lo na escola.

II – Compreensão do filme:
     02 – Como Verônica é caracterizada?
             Uma professora de escola pública, ganha pouco e sonha em acertar na loteria.

     03 – Que objetivo funciona como o fio condutor da história?
             Pen-drive.

     04 – O filme é composto de vários picos de tensão. Cite três momentos desses.
             1° - Quando Verônica vai levar o menino em casa e descobre que os pais foram assassinados.
             2° - Quando os policiais vão na escola e Verônica diz que não sabe de Leandro, e ele estava no banheiro.
             3° - No final, quando o policial amigo do ex-marido vai atirar nela, e o ex-marido atira primeiro nele, a salvando.

     05 – O encadeamento de ações acarreta transformações nos personagens. Que mudança ocorreu nos planos de vida da Verônica?
             De uma vida pacata de professora, para uma fugitiva da polícia corrupta e dos traficantes.

III – Interpretação dos dados do filme:

     06 – O pai de Leandro previa ser morto? Quais as causas da morte no tráfico de drogas? E como combater o tráfico?
          As causas são dívidas com traficantes, confronto pelo controle de pontos de drogas, por desacerto entre criminosos, e em alguns casos quando descobre um X-9 (informante) entre eles, que foi o caso do pai de Leandro.
          Apesar de vigorosas tentativas realizadas pela polícia e justiça das mais diversas nações, o mal continua a alastrar-se. Enquanto parte da sociedade estiver voltada ao consumo de entorpecentes, os cartéis encontrarão uma forma de levar a droga até eles – custe o que custar. Só podemos banir a droga se o consumidor, o próprio indivíduo se desinteressar por ela.

      07 – O filme denuncia muitas questões sociais. Cite algumas dessas questões.
          Denuncia – violência nas favelas próxima a escola; corrupção de policiais; tráfico de drogas; entre outros.

      08 – A escolha do local nunca é por acaso. Por que a história se passa no Rio de Janeiro?
          Por ser um local com o maior número de favela e conflito entre polícia e traficantes.

IV – Intertextualidade:
      09 – O que chama a atenção no filme é seu poder de verossimilhança (de parecer possível a história acontecer). Nesse aspecto, diferencia-se do romantismo, no qual tudo é idealizado. No entanto, Verônica tem algo em comum com as heroínas românticas? O que?
          Sim, pois tem perfil feminino, como as mulheres fantásticas do romantismo que, ao mesmo tempo são delicadas e fortes, submissas e sedutoras. São mulheres que, mesmo sob um olhar romântico, em uma época onde não se cogitava que a mulher tivesse o poder de decisão, apresentam outra postura, não são submissas ao sistema da sociedade vigente.

V – Produção textual:
      10 – Escolha uma cena do filme e descreva-a de forma envolvente.
          Resposta pessoal.

     

TEXTO PARA SÉRIES INICIAIS: A MENINA E O CACHORRO- PARA AS SÉRIES INICIAIS - COM GABARITO

TEXTO: A MENINA E O CACHORRO

     Amanda é uma menina muito feliz. Ela tem um cachorro chamado Bobi.
     A Amanda jogou um pedaço de pau para o Bobi e falou:
     --- Vai pegar!
     O cachorro foi pegar o pau, mas demorou a voltar. A menina pensou!
     --- Onde será que está o meu cachorro?
     O cachorro latiu e veio correndo com um sapato na boca.
     Amanda riu muito do Bobi.

Interpretação:
1 – Escreva:
a)     O título do texto?
A menina e o cachorro.

b)    O nome do cachorro?
Bobi.

c)     O nome da menina?
Amanda.

2 – Amanda é:
     (   )  uma menina muito triste.
     ( X ) uma menina muito feliz.
     (   )  uma menina infeliz.

3 – O que a Amanda jogou para o Bobi?
     Um pedaço de pau.

4 – O que ela falou?
     Vai pegar!

5 – O que Amanda pensou quando procurava o seu cachorro?
     “Onde será que está o meu cachorro?”.

5 – Como o Bobi voltou?
     Voltou com um sapato na boca.


INTERJEIÇÃO - CONCEITO E ATIVIDADES COM GABARITO


INTERJEIÇÃO

Conceito: É a palavra que procura expressar, de modo vivo, um sentimento. Como surpresa, alegria, aplauso, emoções.
Ex.: Puxa! Isso é que foi jogo! (Satisfação)
      Caramba! É verdade que isto é para mim? (Surpresa).

Classificação da interjeição:
        As interjeições classificam-se segundo as emoções ou sentimentos que exprimem:

Aclamação: Viva!
Advertência: Alerta! Atenção! Calma! Cuidado! Devagar! Fogo! Olha!
                       Sentido!
Agradecimento: Grato! obrigado!
Afugentamento: Arreda! Fora! Passa! Rua! Sai!
Alegria: Ah! Eh! Oh! Oba! Eta! Aleluia! Viva!
Alivio: Ah! Arre! Uf! Ufa!
Animação: Avante! Coragem! Força! Vamos! Eita!
Apelo, chamamento, pedido: Alô! Hei! Psiu! Socorro! Ô! Ô!
Aplauso: Apoiado! Bravo! Bis! Parabéns! Isso! Ótimo!
Aversão: Xi! Ih! Credo!
Cessação: Basta! Chega!
Concordância: Claro! Ótimo! Sim!
Desapontamento: Uai! UÉ! Ah!
Desejo: Oxalá! Pudera! Tomara!
Dor: Ah! Oh! Ai! Ui!
Espanto: Puxa! Nossa!
Impaciência: Hum! Puxa!
Pena: Oh! Coitado!
Reprovação: Francamente! Ora!
Satisfação: Boa! Oba! Opa!
Saudação: Ave! Olá! Oi! Salve! Adeus! Viva!
Silêncio: Psiu, Pst! Silêncio!
Terror, medo: Uh! Ui! Credo! Cruzes!

Atividades:
1 – Identifique as interjeições e as locuções interjetivas das frases.
a)     Xi! meu dinheiro acabou...
b)    Bom dia, rapazes!
c)     Cuidado! Você pode se machucar!
d)    Adeus, crianças!
e)     Ai! é meu pé que está embaixo!
f)      Meu Deus! Que miséria!
g)     Ai de mim, se não fizer a lição!

2 – Elabore cinco frases utilizando interjeições ou locuções interjetivas.
     Resposta pessoal.

3 – Identifique as interjeições e classifique-as conforme os sentimentos ou emoções que exprimem.
a)     Obrigada, é muita gentileza de sua parte.
Agradecimento.

b)    Ufa! Até que enfim terminamos o trabalho!
Alívio.

c)     Ah! Você aqui a esta hora!
Espanto, admiração.

d)    Puxa! Pensei que não viesse mais.
Impaciência.

e)     Calma, que tudo acabará bem.
Advertência.

f)      Ora! Não foi assim que eu expliquei a questão.
Reprovação.

g)     Ih, que bagunça está aqui!
Aversão.

h)    Olá! Que bom revê-lo!
Alegria.

i)       Nossa, que lugar lindo!!!
Admiração.

j)       Puxa! Você é realmente um artista.
Admiração.

k)     Oba! A festa vai começar!
Alegria.

l)       Oxalá os preços fiquem realmente estabelecidos!
Desejo.

m)  Psiu! As crianças estão dormindo.
Silêncio.

n)    Credo, que coisa horrível!
Terror, medo.

4 – Complete com Oh! ou Ó.
a)     ( Ó ) céus, ninguém me entende?
b)    ( Oh! ) voltastes!
c)     ( Oh! ) quantos presentes!
d)    ( Ó ) menino, andar aí é perigoso.
e)     ( Ó ) meu Deus! por que tanta injustiça?
       
EXERCÍCIOS:
1 – Identifique as interjeições:
a)     Puxa! Você nem olhou para mim na festa.
b)    Tavinho, você não pode ficar um minuto sem televisão? Credo!
c)     Temos a família reunida de novo. Viva!
d)    Você vai conseguir. Força!

2 – Sublinhe a interjeição, relacionando-a às emoções do quadro abaixo:
 Alegria – aborrecimento – saudação – desejo – advertência – admiração.
a)     Caramba! Como ela samba!
Admiração.

b)    Cuidado! Trecho sem acostamento!
Advertência.

c)     Oxalá os pais saibam compreendê-lo.
Desejo.

d)    Olá! Como passou a noite?
Saudação.

e)     Oba, as férias estão aí.
Alegria.

f)      Xi! Esse cara aqui de novo.
Aborrecimento.

3 – Faça como o exercício anterior.
Espanto – aplauso – preocupação- animação – pena.

a)     Bravo, não ficou com medo e respondeu à altura.
Aplauso.

b)    Coragem, breve chegaremos!
Animação.

c)     Oh! Machucou-se de novo o pobrezinho.
Pena.

d)    Epa, que barulho é esse aí na porta?
Preocupação.

e)     Céus, como mentem nossos políticos.
Espanto.

4 – Complete as frases abaixo com as interjeições do quadro:
      Alô – socorro – oxalá – ufa – passa – cuidado.
a)     Oxalá! Não chova amanhã.
b)    Cuidado! Escola!
c)     Alô?! Quem está falando?
d)    Socorro! Preciso de ajuda!
e)     Passa! Seu vira-lata sem dono!
f)      Ufa! Acabei a tarefa!

5 – Reescreva os trechos substituindo o que estiver em destaque por interjeições. Veja o exemplo:
     Já são oito horas – disse a mãe admirada.
     Puxa, já são oito horas – disse a mãe.

a)     Façam silêncio. Preciso explicar esse assunto.
Silêncio - Preciso explicar esse assunto.

b)    Consegui ser aprovado – gritou o menino com muito entusiasmo.
Oba, consegui ser aprovado – gritou o menino.

c)     Agora vamos ter a nossa casa- falou o pai, com alívio.
Ufa, agora vamos ter a nossa casa – falou o pai.

d)    Não faça perguntas indiscretas – disse a mãe com um ar de advertência.
Cuidado, não faça perguntas indiscretas – disse a mãe.

e)    O cachorro quase me mordeu – disse a menina, muito amedrontada.
Cruzes, o cachorro quase me mordeu – disse a menina.

6 – Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo:
“______ que nada tenha acontecido com Maurício.” “________! Com quem eu estou falando?” “_______, você fala demais!”
a)     Oxalá, hum, irra.
b)    Tchau, que pena, claro.
c)     Hum, claro, ué.
d)    Queira Deus, alô, bico calado.

7 – “Nossa Senhora! Como você pode fazer isso!” A locução interjetiva destacada expressa:
a)     Espanto.
b)    Saudação.
c)     Satisfação
d)    Desejo.

 8 – Assinale a oração que expressa pena:
     a) Chega! Não aguento mais!
     b) Quem me dera ganhar uma herança!
     c) Pobre coitado! Nem casa tem.
     d) Bravo! Cante mais uma vez.







SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA E SINAIS GRÁFICOS DE PONTUAÇÃO - COM ATIVIDADES/GABARITO


I - SISTEMA DE NUMERAÇÃO ROMANA

        Para escrever números que indicam ordem de sucessão de reis ou papas, séculos, capítulos de livros, entre outros casos, também podemos usar os símbolos romanos.

ATIVIDADES:

1 – Observe como os números eram escritos e escreva o valor de cada composição:
a)     Os símbolos I, X, C, M podem se repetir por, no máximo, três vezes consecutivas.
I – Um.                           II – dois.                      III – três.
X – dez.                          XX – vinte.                  XXX – trinta.
C – cem.                        CC – duzentos.           CCC – trezentos.
M – mil.                         MM – dois mil.          MMM – três mil.

b)    Os símbolos I, X, C, quando escritos à direita de outros símbolos de maior valor, têm seus valores adicionados a eles.
VIII – 5 + 3 = 8                       CXX – 100 + 20 = 120
XI –   10 + 1 = 11                    DCC – 500 + 200 = 700
XII – 10 + 2 = 12                     MX – 1000 + 10 = 1010.

c)     Da mesma forma, quando os símbolos I, X, C estão à esquerda de outros símbolos de maior valor, fazemos a subtração de seus valores.
IV – 5 – 1 = 4                              XC – 100 – 10 = 90.
IX – 10 – 1 = 9                            CD – 500 – 100 = 400.
XL – 50 – 10 = 40                       CM – 1000 – 100 = 900.

2 – Reescreva as frases usando somente palavras.
a)     Estamos no século XXI.
Estamos no século vinte e um.

b)    O Brasil foi descoberto no século XVI.
O Brasil foi descoberto no século dezesseis.

  

II – SINAIS GRÁFICOS DE PONTUAÇÃO

Acento agudo – (´) É um traço oblíquo para a direita (como o í da palavra oblíquo), que se coloca por cima das letras, para indicar alguma característica fonética.

Acento circunflexo – (^) Graficamente representado por um “chapeuzinho”, e colocado sobre vogais a, e, o, indicando que a sílaba é tônica e que a vogal deve ser pronunciada de forma fechada. Ex.: mês, ônibus.

Acento grave – ( `) usado para indicar a crase. Ex.: vou à festa.



Til – (~) Usado sobre as letras a e o para indicar nasalização destas vogais.
               Ex.: manhã, coração.

Cedilha (ç) – Usada sob a letra C na representação do som [se].
                        Ex.: dançar, abençoo, açúcar.

Apóstrofo (‘) – Usado para indicar a supressão de um fonema – geralmente uma vogal.
                       Ex.: mãe dágua, minhalma.

Hífen (-) – Usado para dividir a palavra quando muda de linha (anima-da); para ligar os pronomes oblíquos ao verbo, Ex.: encontrei-o. E para separar substantivo compostos Ex.: sexta-feira, pé-de-moleque.

          Atividades:

1 – Acentue corretamente as palavras abaixo:
Três – robô – lâmpada – âncora – pêssego – você – quilômetro –
Ônibus – maiô – metrô – bebê – amêndoa.
Agora vejam quais são as palavras acima que melhor se encaixam nas frases a seguir:
a)     Renata vestiu o maiô para ir à praia.
b)    Mamãe comprou pêssego e amêndoa no mercado.
c)     Papai trocou a lâmpada que queimou.
d)    O bebê é o meu brinquedo favorito.
e)     Comprei três maçãs: duas para mim e uma para você.

2 – Relacione corretamente.
1)    – O acento agudo.
2)    – O acento circunflexo.
( 2 ) indica som fechado.
( 1 ) indica som aberto.

3 – Recorte de revistas a palavras que possuam acento agudo (´) e acento circunflexo ( ^ ).
     Trabalho para o aluno.

4 – Vamos acentuar as palavras corretamente. Use acento circunflexo ( ^ ) ou acento agudo ( ´ ).
     Análise – vocêíndio – câmara – matemática – jacaré
     Córrego – buquê – Inês – Mônica – ciências – vatapá.

5 – Circule as palavras com hífen.
     Coração – sábado – terça-feira – chapéu – periquito –
     Paraquedas – coloque-as – judiação – papel-toalha.