quinta-feira, 20 de abril de 2017

O MULATO - ALUÍSIO DE AZEVEDO - (FRAGMENTO)COM GABARITO

TEXTO LITERÁRIO  – O MULATO (fragmento)
A personagem principal da obra “O Mulato” de Aluísio de Azevedo chama-se Raimundo José da Silva. É um atraente e culto mestiço de olhos azuis que afronta a sociedade maranhense por não perceber a sua condição social. A obra foi escrita quando o autor tinha vinte anos de idade e morava no Estado do Maranhão, em 1881, numa época em que o Brasil ansiava por mudanças. A questão abolicionista era tema palpitante na corte, mas o Maranhão mantinha-se como uma das províncias mais escravistas do Brasil. A pesar da obra ser considerada do movimento Naturalista, é impossível não perceber traços do Romantismo, uma vez que o enredo se desenrola numa atmosfera de mistério que termina em uma trágica história de amor. O trecho abaixo conta como o Dr. Raimundo ficou sabendo que era filho de uma escrava com um português, fato que ele não tinha conhecimento até então.
___________________________________________________________
Raimundo tornou-se lívido. Manoel prosseguiu, no fim de um silêncio:
– Já vê o amigo que não é por mim que lhe recusei Ana Rosa, mas é por tudo! A família de minha mulher sempre foi escrupulosa a esse respeito, e como ela é toda a sociedade do Maranhão! Concordo que seja uma asneira; concordo que seja um prejuízo tolo! O senhor porém não imagina o que é por cá a prevenção contra os mulatos!… Nunca me perdoariam um tal casamento; além do que, para realizá-lo, teria que quebrar a promessa que fiz a minha sogra, de não dar a neta senão a um branco de lei, português ou descendente direto de portugueses!… O senhor é um moço muito digno, muito merecedor de consideração, mas… foi forro à pia, e aqui ninguém o ignora.
– Eu nasci escravo?!…
– Sim, pesa-me dizê-lo e não o faria se a isso não fosse constrangido, mas o senhor é filho de uma escrava e nasceu também cativo.
– Raimundo abaixou a cabeça. Continuaram a viagem. E ali no campo, à sombra daquelas árvores colossais, por onde a espaços a lua se filtrava tristemente, ia Manoel narrando a vida do irmão com a preta Domingas. Quando, em algum ponto hesitava por delicadeza em dizer toda a verdade, o outro pedia-lhe que prosseguisse francamente, guardando na aparência uma tranquilidade fingida. O negociante contou tudo o que sabia.
– Mas que fim levou minha mãe?… a minha verdadeira mãe? perguntou o rapaz, quando aquele terminou. Mataram-na? Venderam-na? O que fizeram com ela?
– Nada disso; soube ainda há pouco que está viva… É aquela pobre idiota de São Brás.
– Meus Deus! Exclamou Raimundo, querendo voltar à tapera.
– Que é isso? Vamos! Nada de loucuras! Voltarás noutra ocasião!
Calaram-se ambos. Raimundo, pela primeira vez, sentiu-se infeliz; uma nascente má vontade contra os outros homens formava-se na sua alma até aí limpa e clara; na pureza do seu caráter o desgosto punha a primeira nódoa. E, querendo reagir, uma revolução operava-se dentro dele; ideias turvas, enlodadas de ódio e de vagos desejos de vingança, iam e vinham, atirando-se raivosos contra os sólidos princípios da sua moral e da sua honestidade, como num oceano a tempestade açula contra um rochedo os negros vagalhões encapelados. Uma só palavra boiava à superfície dos seus pensamentos: “Mulato”. E crescia, crescia, transformando-se em tenebrosa nuvem, que escondia todo o seu passado. Ideia parasita, que estrangulava todas as outras ideias.
– Mulato!
(Aluísio de Azevedo. O MULATO. L&PM Editores, Porto Alegre, 2002)

Assinale a única opção correta a respeito do texto.
1. O texto nos prova que o romance trata o assunto do preconceito:
a. (   ) racial         b. (   ) político       c. (   ) religioso      d. (   ) econômico
2. Fala-se de um prejuízo que se deve entender como:
a. (   ) sentimental      b. (   ) econômico       c. (   ) religioso    d. (   ) social
3. Raimundo é filho de pai:
a. (   ) preto       b. (   ) mulato     c. (   ) branco       d. (   ) escravo
4. O pedido de casamento é recusado por:
a. (   ) causa da condição econômica do pretendente
b. (   ) causa da condição social do pretendente
c. (   ) temor à reação da sociedade
d. (   ) haver outro pretendente
5. Raimundo e Manoel eram, respectivamente:
a. (   ) afilhado e padrinho
b. (   ) filho e pai
c. (   ) genro e sogro
d. (   ) sobrinho e tio
6. A verdadeira mãe de Raimundo estava:
a. (   ) escrava      b. (   ) casada        c. (   ) viva    d. (   ) morta
7. Até aquele momento, Raimundo era um homem:
a. (   ) ambicioso      b. (   ) desonesto      c. (   ) escravo      d. (   ) honesto
8. Raimundo foi declarado livre da escravidão na época de:
a. (   ) seu nascimento       b. (   ) seu batismo       c. (   ) sua infância       d. (   ) juventude
9. Raimundo deve ter sido criado:
a. (   ) num ambiente de riqueza
b. (   ) ignorante da sua situação de origem
c. (   ) sabedor da sua situação de origem
d. (   ) num ambiente de riqueza e ignorante da sua situação de origem
10. Manoel considera Raimundo um pretendente:
a. (   ) indigno       b. (   ) estranho      c. (   ) amigo     d. (   ) pobre
11. Manoel era:
a. (   ) rico      b. (   ) pobre    c. (   ) político     d. (   ) rico e negociante
12. Raimundo pediu em casamento:
a. (   ) a prima     b. (   ) sobrinha      c. (   ) a afilhada     d. (   ) a tia
13. Raimundo tinha a aparência física de:
a. (   ) branco      b. (   ) preto       c. (   ) índio     d. (   ) estrangeiro
14. Sabendo da existência da mãe, a primeira atitude de Raimundo nos revela:
a. (   ) ódio       b. (   ) surpresa       c. (   ) desespero       d. (   ) descrença
_______________________________________________________________
Gabarito:
1. A        2. D       3. C     4. C     5. D       6. C      7. D      8. B    9. D     10. C     11. D      12. A      13. A       14. B


PIADAS/ANEDOTAS - PARA RIR JUNTO COM OS ALUNOS

PIADA PARA RIR JUNTO COM OS ALUNOS
PIADA 1
Uma moça acabara de acordar de um cirurgia plástica, quando o  médico entrou em seu quarto:
–       E então, doutor? Quando posso ir para casa? perguntou a paciente.
–       Amanhã a senhora pode ir embora. A operação foi um sucesso.
–       O senhor garante que não vai aparecer a cicatriz da operação?
–       Se a senhora usar roupa, garanto que ninguém a verá.
_______________________________________________
PIADA 2
Um menino quebrou a vidraça da casa do vizinho, ao jogar bola. O dono da casa pegou o menino pela braço e disse, muito furioso:
–       Ah! moleque! Por que não vai ajudar seu pai?
O garoto respondeu com a maior cara-de-pau:
–       Mas já estou ajudando. Meu pai é dono da vidraçaria…
________________________________________________
PIADA 3
Um fazendeiro, desses que falam pouco e pensam muito, encontra-se com um moço da cidade, que lhe pergunta:
–       Por quanto o senhor vende sua vaca?
–       Quero um milhão por ela! respondeu o homem.
–       Por esse preço compro uma motoca.
–       Compra, sim. Mas só quero ver o senhor tirar leite da motoca.
_____________________________________________
PIADA 4
Um apostador chega à casa lotérica que acaba de ter seu nome trocado para “Loja Treze”. Pergunta ao dono:
–       Pôs esse nome porque ganhou na loteria com o 13?
–       Não! Mudei porque no dia 13 os ladrões me roubaram 13 milhões…
_____________________________________________
PIADA 5
Durante um acidente de carro, onde uma loira bateu o seu carro na traseira de outro à sua frente, o policial a aborda e pergunta:
–       A senhora tem carteira?
E ela, responde, mostrando uma bolsa, tipo carteira:
–       Tenho, sim. E é bonita, né?
___________________________________________
PIADA 6
Dois adolescentes estão juntos. Um deles está estudando. O outro está na janela, observando o movimento da rua, quando passa uma mocinha que muito agrada ao rapaz da janela. Este, comenta com o amigo:
–       Eu acho que a Vera tem muitos predicados.
O amigo, que está estudando gramática, responde distraído:
–       Verbais ou nominais?
______________________________________________
PIADA 7
Um surdo entra na barbearia e trava o seguinte diálogo com o barbeiro, que não sabe dessa situação do freguês:
–       Bom dia! Quero cortar o cabelo.
–       Pois não! É um prazer atendê-lo.
–       Foi o que eu disse: cortar o cabelo.
–       Sei, sei. Não quer desvestir o casaco?
–       Eu, ingerir macaco? Nunca!
–       Hi! É hoje! Só quero lhe dar um bom trato.
–       Pode ser bom prato. Mas, eu não como carne de macaco.
–       Seu ouvido hoje está enguiçado…
–       Nem cozido, nem guisado. Não como!
–       Por favor, sente um pouco pra frente.
–       Nem quente, nem frio. Não como! Não insista!
–       Que barbaridade! Vou inclinar a cadeira para…
–       Pode me mandar para a cadeia. Carne de macaco não como!
–       Não disse isso! Posso começar?
–       Processar? Eu é que vou processá-lo por me obrigar a fazer o que não quero!
–       Tenha calma! Não se levante que ainda falta cortar…
–       Falta pagar o quê? Não fez nada! E passe bem com seus macacos!
E o freguês foi embora, deixando o barbeiro com cara de interrogação.
_____________________________________________
PIADA 8
A professora perguntou na classe, quem gostaria de ir para o céu. Todos levantaram a mão, menos Joãozinho. Admirada, a professora perguntou ao garoto:
–       Por que você não quer ir para o céu?
Joãozinho respondeu:
– Não posso porque mamãe recomendou que quando terminasse a aula eu viesse direto para casa.
_____________________________________________
PIADA 9
O marido disse à esposa:
–       Sabe que eu gostaria de ser um pássaro?
A mulher pensou um pouco e disse ao marido:
–       E eu gostaria de ser uma espingarda. De dois canos.
_______________________________________________
PIADA 10
Falta energia elétrica no bairro e os elevadores dos prédios estão parados. Dois moradores do 36o andar de um prédio, encontram-se na escadaria do 26o andar e um deles, notando o ar de desânimo do outro, diz:
–       Coragem! Faltam só dez andares para chegarmos. Por que esta tristeza?
– É que acabo de descobrir que a chave do meu apartamento ficou na portaria, lá embaixo.
____________________________________________
PIADA 11
O chefe flagrou o empregado saindo da barbearia durante o expediente. E chamou a sua atenção, dizendo:
–       O senhor não podia ir cortar o cabelo durante o expediente!
O empregado justificou-se:
–       Ué! O cabelo cresceu durante o expediente!
–       Cresceu fora do expediente também! retrucou o chefe.
Ao que o empregado respondeu:
–       Por isso eu só cortei o que cresceu durante o expediente.
___________________________________________
PIADA 12
O bêbado, agarrando-se no poste para não cair, diz para uma mulher que passa:
–       Feia!
A mulher, ofendida, responde:
–       Bêbado!
E o bêbado:
–       É, mas amanhã eu estarei bom, já você continua feia!
_______________________________________
PIADA 13
A professora está explicando sobre sujeito da oração e escreve no quadro a seguinte frase: Alguém furtou meu dinheiro. Pergunta então para um aluno:
–       Miguel, onde está o sujeito?
–       O sujeito? Deve estar gastando o dinheiro da senhora.
______________________________________________
PIADA 14
O filho chega em casa com o Boletim de Notas e deve mostrá-lo para a mãe tomar ciência. As notas existentes são baixas e o filho, para justificá-las, diz:
– Sabe, mãe, eu sou um aluno coerente. Já que estudamos orações reduzidas, tirei notas reduzidas!
________________________________________________
PIADA 15
Um agrônomo vai ao campo fazer visitas. Encontra um camponês que, toscamente, pisa as sementes que tira de uma bolsa a tiracolo, lançando-as à terra. O agrônomo  resolve ajudá-lo e o orienta dizendo:
–       Desse jeito, meu amigo, você não vai colher nem um grão de feijão.
Sorridente o capiau responde:
–       Claro, “doutô agrônimo”. Eu “tô prantando mio”.
_________________________________________________
PIADA 16
Um homem comprou um papagaio e mandou que a loja o entregasse em sua casa. O papagaio falava cinco línguas e custou uma fortuna. À noite, quando chegou em casa, o homem procurou o papagaio e não o encontrou.
– Cadê o papagaio que eu comprei? – perguntou ele à mulher.
– Papagaio? Ih, eu pensei que fosse uma galinha e assei pro jantar.
– O quê??? Meu papagaio assado? Esse papagaio fala cinco línguas!
– E por que ele não falou quando eu botei ele no forno?

_________________________________________________________
PIADA 17

- Doutor, estou com a memória fraca.
- Desde quando?
- Desde quando, o quê?
__________________________________________________________

PIADA 18

Ronaldo volta da escola chorando:
- O Luís me bateu!
- Quando alguém bater em você, meu filho, você precisa se defender!
- Mas, papai, a gente não pode brigar na escola - geme o garoto.
- Ora, meu filho! Quando eu tinha a sua idade, andei 30 quilômetros de bicicleta para me vingar de um idiota que tinha me batido.
- Trinta quilômetros? E como você voltou?
- De ambulância...
___________________________________________________________

PIADA 19

O diretor da escola entra numa das classes.
- Olá, meninos. Vamos ver como vai essa matemática. Toninho, quantos são 2 + 2?
- Essa é fácil! São 64.
- Não! Você errou. Mas tenho certeza de que o Miguel sabe. Miguel, quantos são 2 + 2?
- Há... Sexta-feira?
O diretor ficou bravo.
- Vamos! Não é difícil. Francisco, 2 + 2 dá...
- Quatro, senhor diretor.
- Muito bem! Explique a conta aos seus colegas.
- Simples, retirei a sexta do 64!

          (Fabrice Lelarge, 365 piadas para crianças a partir dos 7 anos, Barueri, SP: Girassol; Chevron, BE: Éditions Hemman, 2006.)











DOM CASMURRO - MACHADO DE ASSIS - (FRAGMENTO) - COM GABARITO

TEXTO LITERÁRIO:DOM CASMURRO – Capítulo 33 – O Penteado
                                                     Machado de Assis
Capitu deu-me as costas, voltando-se para o espelhinho. Peguei-lhe dos cabelos, colhi-os todos e entrei a alisá-los com o pente, desde a testa até as últimas pontas, que lhe desciam à cintura. Em pé não dava jeito: não esquecestes que ela era um nadinha mais alta que eu, mas ainda que fosse da mesma altura. Pedi-lhe que sentasse.
– Senta  aí, é melhor.
Sentou-se. “Vamos ver o grande cabeleireiro”, disse-me rindo. Continuei a alisar os cabelos, com muito cuidado, e dividi-os em duas porções iguais, para compor as duas tranças. Não as fiz logo, nem assim depressa, como podem supor os cabeleireiros de ofício, mas devagar, devagarinho, saboreando pelo tato aqueles fios grossos, que eram parte dela. O trabalho era atrapalhado, às vezes por descaso, outras de propósito para desfazer o feito e refazê-lo. Os dedos roçavam na nuca da pequena ou nas espáduas vestidas de chita, e a sensação era um deleite. Mas, enfim, os cabelos iam acabando, por mais que eu os quisesse intermináveis. Não pedi ao céu que eles fossem tão longos como os de Aurora1, porque não conhecia ainda esta divindade que os velhos poetas me apresentaram depois; mas, desejei penteá-los por todos os séculos dos séculos, tecer duas tranças que pudessem envolver o infinito por um número inominável de vezes. Se isto vos parecer enfático, desgraçado leitor, é que nunca penteastes uma pequena, nunca pusestes as mãos adolescentes na jovem cabeça de uma ninfa… Uma ninfa! Todo eu estou mitológico. Ainda há pouco, falando dos seus olhos de ressaca, cheguei a escrever Tétis2, risquei Tétis, risquemos ninfa; digamos somente uma criatura amada, palavra que envolve todas as potências cristãs e pagãs. Enfim, acabei as duas tranças. Onde estava a fita para atar-lhes as pontas? Em cima da mesa, um triste pedaço de fita enxovalhada. Juntei as pontas das tranças, uni-as por um laço, retoquei a obra alargando aqui, achatando ali, até que exclamei:
– Pronto!
– Estará bom?
– Veja no espelho.
Em vez de ir ao espelho, que pensais que fez Capitu? Não vos esqueçais que estava sentada, de costas para mim. Capitu derreou a cabeça, a tal ponto que me foi preciso acudir com as mãos e ampará-la; o espaldar da cadeira era baixo. Inclinei-me depois sobre ela, rosto a rosto, mas trocados, os olhos de uma na linha da boca do outro. Pedi-lhe que levantasse a cabeça, podia ficar tonta, machucar o pescoço. Cheguei a dizer-lhe que estava feia; mas nem esta razão a moveu.
– Levanta, Capitu!
Não quis, não levantou a cabeça, e ficamos assim a olhar um para o outro, até que ela abrochou os lábios, eu desci os meus, e…
Grande foi a sensação do beijo; Capitu ergueu-se, rápida, eu recuei até à parede com uma espécie de vertigem, sem fala, os olhos escuros. Quando me clarearam, vi que Capitu tinha os seus no chão. Não me atrevi a dizer nada; ainda que quisesse, faltava-me língua. Preso, atordoado, não achava gesto nem ímpeto que me descolasse da parede e me atirasse a ela com mil palavras cálidas e mimosas… Não mofes dos meus quinze anos, leitor precoce. Com dezessete, Des Grieux3 (e mais era Des Grieux) não pensava ainda na diferença dos sexos.
____________________________________________________
Notas explicativas:
1. Aurora – segundo a Mitologia Grega, Aurora era a deusa da manhã, que tinha a incumbência de abrir para o Sol as portas do Oriente.
2. Tétis – existem duas Tétis referidas pela Mitologia Grega. Uma, cuja transcrição literal seria Tethys, é filha de Ouranos e Gaia, e casada com o Oceano, do qual teve mais de três mil filhos, que são todos os rios do mundo. A segunda Thetys é uma das nereidas, filha de Nereu, o Velho do Mar, e de Dóris. É uma divindade marinha e imortal, a mais célebre de todas as nereidas. Possuía o dom da transformação. É certo que Machado de Assis se refere a esta última, pela coincidência da nereida com Capitu, de quem se fala neste trecho: os “olhos de ressaca”, isto é, olhos que lembram o movimento violento das ondas quando se lançam contra qualquer obstáculo; e o poder de transformação de Capitu, dissimulada e astuciosa.
3. Des Grieux – personagem do romance Manon Lescaut, do abade Prévost. Machado de Assis refere-se ao fato de que Des Grieux, cedo destinado a pertencer à Ordem de Malta, viveu para os estudos em seus anos de adolescência. Só depois de abandonar a escola de Amiens é que conheceu Manon Lescaut, que acaba perturbando definitivamente sua vida, graças a uma paixão vulcânica que supera todo os princípios morais e os interesses da família e da carreira.

1. Este capítulo descreve algo que Bentinho sentiu. Do que se trata?
2. Identifique as duas situações que levaram Bentinho a beijar Capitu.

Gabarito:
1.O capítulo descreve as condições a que ele foi levado a dar o primeiro beijo em Capitu.
2.1º- começou a pentear os cabelos de Capitu;
    2º- quando Bentinho terminou o penteado, Capitu escorregou de propósito da cadeira e Bentinho teve que segurá-la de tal modo que seus rostos ficaram muito próximos, terminando no beijo.


Tema Redação ENEM : Como Prevenir o Suicídio Entre os Jovens?

Tema Redação ENEM : Como Prevenir o Suicídio Entre os Jovens?
  
Recentemente a plataforma de vídeos Netflix estreou uma série de produção própria intitulada 13 Reasons Why(Treze Porquês, em tradução livre) na qual um dos protagonistas, uma adolescente norte-americana, comete suicídio e deixa treze fitas cassetes gravadas, explicando, contando e fazendo referências aos motivos e às pessoas que a levaram a tirar a própria vida. Sem contar o final ou dar spoilers, a série causou uma grande discussão mundial nas mídias e nas redes sociais: como falar sobre suicídio de jovens?
Em 13 Reasons Why, o bullying, o machismo, a violência e o assédio sexual e a falta de diálogo com os pais são alguns dos temas trabalhados e todos sabemos que o suicídio é ainda considerado um tabu pela maioria da sociedade; inclusive, há quem diga que os grandes veículos de comunicação não publicam mais casos de suicídio para evitar uma exposição maior do tema, como se ao abordá-lo, aumentassem as chances de alguém tirar a própria vida e é disso que algumas pessoas reclamam da abordagem da série, como se ela pudesse atuar como um gatilho.
Nesse sentido, assistindo a série (em menos de uma semana), lendo críticas de psicólogos, cineastas e críticos de TV, positivas e negativas, e pesquisando sobre bullying e suicídio juvenil, já que sou professora e, assim, atuo em sala de aula, pensei ser pertinente abordar neste espaço a questão do suicídio entre os jovens no Brasil e como preveni-lo, não só pensando em um tema possível para a prova de redação do Enem 2017, mas, mais do que isso, falando sobre o assunto e tentando desconstruir o tabu ao seu redor.
Em todo o mundo, o suicídio mata mais jovens do que o vírus HIV e, no nosso país, os índices de casos entre jovens estão crescendo de maneira constante ao longo dos anos. De 2002 a 2012, houve um aumento de 15,3% de jovens brasileiros que tiraram a própria vida; em todas as faixas etárias, homens se matam mais do que mulheres.

Retirado de http://g1.globo.com/ciencia-e-saude/noticia/suicidio-e-preciso-falar-sobre-esse-problema.ghtml

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a depressão e o bullying são dois dos principais motivos que levam um jovem a cometer suicídio, justamente o contexto que 13 Reasons Why mostra ao público. Experiências de vida consideradas humilhantes, falta de perspectivas para o futuro, insegurança com o próprio corpo e com a sexualidade podem levar um adolescente à depressão e a começar a ter pensamentos suicidas.
Um outro fato também apontado pela OMS é o modo de ver as coisas e de levar a vida do adolescente: nesta fase, tudo é muito intenso e a impulsividade parece tomar conta do dia a dia dos jovens de todo o mundo. O que pode ser tido como apenas uma fase difícil pode ser uma depressão muito séria que deve ser tratada com acompanhamento psiquiátrico e psicológico juntamente com o apoio da família, dos amigos e da escola.
bullying e o cyberbullying (bullying virtual) estão, infelizmente, cada vez mais frequentes nas escolas brasileiras e nas redes sociais, levando jovens a praticarem atos contínuos de violência verbal e física que atingem outros jovens, os alvos, por serem diferentes em algum aspecto, eventos que podem ser assistidos por todos os demais estudantes que, em contrapartida, nada fazem. Jogos como Baleia Azulestão tomando conta da internet, levando jovens a se matarem a fim de finalizar o jogo.
Nesse sentido, podemos notar que todos nós devemos ser responsáveis em poder e em dever ajudar e orientar alguém que está pensando em suicídio e, especialmente no caso dos adolescentes, as escolas devem estar muito atentas ao bullying, ao cyberbullying e ao que se passa com seus alunos, mantendo uma relação de parceria com as família dos estudantes que, por sua vez, também devem estar sempre em contato com a escola de seus filhos.

Os adolescentes devem ser orientados no sentido de entenderem que podem enfrentar e vencer os problemas da vida e todos devem ser alertados dos sinais para ajudar os amigos. A OMS lançou, em 2016, um guia de prevenção ao suicídio online que pode ser acessado e lido por todos. Já o CVV (Centro de Valorização da Vida) criou a campanha Setembro Amarelo: um mês especial de conscientização sobre a prevenção ao suicídio.

LENDA: A VITÓRIA-RÉGIA - THEOBALDO M. SANTOS - COM GABARITO


LENDA: A VITÓRIA-RÉGIA 

        Era uma noite de luar. As estrelas brilharam no céu como diamantes. E a Lua iluminava a Terra com seus raios prateados. Um velho cacique, fumando seu cachimbo, contava à crianças as histórias maravilhosas de sua tribo Ele era também feiticeiro e conhecia todos os mistérios da natureza. Um dos curumins que o ouviam perguntou ao velho de onde vinham as estrelas que luziam no céu. E o cacique respondeu:
         --- Eu as conheço todas. Cada estrela é uma índia que se casou com a Lua. Não sabiam? A Lua é um guerreiro belo e forte. Nas noites de luar, ele desce à Terra para se casar com uma índia. Aquela estrela que estão vendo é Nacaíra, a índia mais formosa da tribo dos maués. A outra é Janã, a flor mais graciosa da tribo dos aruaques. A respeito disso, vou contar a vocês uma história que aconteceu, há muitos anos, em nossa tribo. Prestem atenção:
        Havia, entre nós, uma índia jovem e bonita, chamada Naiá. Sabendo que a lua era um guerreiro belo e poderoso, Naiá por ele se apaixonou. Por isso, recusou as propostas de casamento que lhe fizeram os jovens mais fortes e bravos de nossa tribo.
        Todas as noites, Naiá ia para a floresta e ficava admirando a Lua com seus raios prateados. Às vezes, ela saía correndo através da mata, para ver se conseguia alcançar a Lua com seus braços. Mas esta continuava sempre afastada e indiferente, apesar dos esforços da índia para atingi-la.
        Uma noite, Naiá chegou à beira de um lago.
        Viu nele, refletida, a imagem da Lua. Ficou radiante! Pensou que era o guerreiro branco que amava. E, para não perde-lo, lançou-se nas águas profundas do lago. Coitada! Morreu afogada.
        Então a Lua, que não quisera fazer de Naiá uma estrela do céu, resolveu torna-la uma estrela das águas. Transformou o corpo da índia numa flor imensa e bela. Todas as noites, essa flor abre suas pétalas enormes, para que a Lua ilumine sua corola rosada.
        Sabem qual é essa flor? É a vitória-régia!

                       Theobaldo Miranda Santos. Lendas e mitos do Brasil.
                                                                 São Paulo: Nacional, 2005.

Corola: parte da flor formada pelas pétalas e pelo centro.
1 – Quem narra essa história é um velho cacique. O que o levou a conta-la?
       Foi a pergunta de um dos garotos (curumim) sobre a origem das estrelas.

2 – De acordo com a história contada pelo cacique, qual é a origem das estrelas?
       Cada estrela é uma indígena que se casou com a Lua.

3 – Como a Lua é caracterizada na lenda?
       Como um guerreiro belo e poderoso.

4 – Qual é o sentimento que a Lua desperta em Naiá?
       Naiá se apaixona pela Lua.

5 – O sentimento de Naiá é correspondido pela Lua?
       Não, a Lua fica indiferente à moça.

6 – O final da história surpreende o leitor com um desfecho trágico. Releia os dois últimos parágrafos e relate, isto é, conte o que aconteceu, mencionando os fatos principais.
       Resposta possível: A indígena ao chegar à beira de um lago, viu refletida a imagem da Lua e ficou muito feliz, pensando que a Lua a amava. Achando que o reflexo era a lua, jogou-se na água e morreu afogada. A Lua, não querendo fazer de Naiá uma estrela do céu, transformou-a em uma planta das águas: a vitória-régia.

7 – Compare a linguagem que você usou na resposta da questão 6 com a linguagem usada na lenda: qual das duas linguagens é mais o ética, qual delas provocaria mais emoção no leitor?
       Educador: provavelmente os alunos não relatarão os fatos usando a mesma linguagem expressiva da lenda, mas de um modo mais objetivo. Nesse caso, a resposta seria; a linguagem da lenda.

quarta-feira, 19 de abril de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): CAÇADOR DE MIM - MILTON NASCIMENTO - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES) – CAÇADOR DE MIM


Por tanto amor
Por tanta emoção
A vida me fez assim
Doce ou atroz
Manso ou feroz
Eu, caçador de mim
Preso a canções
Entregue a paixões
Que nunca tiveram fim
Vou me encontrar
Longe do meu lugar
Eu caçador de mim
Nada a temer senão o correr da luta
Nada a fazer senão esquecer o medo
Abrir o peito à força numa procura
Fugir às armadilhas da mata escura
Longe se vai
Sonhando demais
Mas onde se chega assim
Vou descobrir
O que me faz sentir
Eu, caçador de mim.
                                     Composição: Sérgio Magrão, Luiz Carlos Sá.
       In: Milton Nascimento. Caçador de mim. Ariola/Polygram, 1997.

Atroz: espantoso, monstruoso, desumano.

1 – Leia em voz alta o trecho da canção que mais chamou a sua atenção.
       Resposta pessoal.

2 – Na sua opinião, o que procura o caçador que fala no texto?
       Resposta pessoal. Resposta possível: O caçador quer se descobrir; está à procura de si próprio, do sentido de sua vida.

3 – Há alguma palavra no texto que você não conheça? Procure descobrir o significado dela pela frase em que foi usada.
       Educador, neste momento, é importante que o aluno desenvolva a habilidade de dedução dos sentidos das palavras e seja orientado para adequá-los ao contexto. Nesta etapa do processo, ainda não desenvolvemos o trabalho com dicionário: o uso sistemático dele e o estudo do gênero verbete serão realizados na unidade 2.
       Educador, converse com os alunos sobre a ideia de oposição, selecionando exemplos do cotidiano deles, como: vida x morte; bem x mal; claro x escuro; partidos de oposição x partidos de situação; justiça x injustiça; entre outras. Essa prévia oral facilitará a compreensão do que o exercício solicita.

4 – Leia os versos a seguir e responda:
      Por tanto amor      A vida me fez assim       Manso ou feroz
 Por tanta emoção      Doce ou atroz                 Eu, caçador de mim
a)   Quais são as palavras de sentidos opostos que aparecem nesses versos?
Doce, atroz, manso, feroz.

b)   Você acha possível que uma pessoa seja ao mesmo tempo doce e feroz? Por quê?
Resposta pessoal. Educador: esta questão permite que os alunos reflitam a respeito dos conflitos e das contradições do ser humano. Será interessante estimulá-los a falar sobre o assunto para ajuda-los a compreender os versos.

c)   O que a canção transmite com o uso dessas palavras?
Na canção, a voz que fala sobre si quer dizer que é possível ter sentimentos, emoções e atitudes diferentes e até mesmo contraditórios, e que se pode reagir a eles de diversas maneiras.

5 – O que você acha que significa o verso “Fugir às armadilhas da mata escura”?
       Respostas possíveis: “Fugir as armadilhas”: escapar, desviar dos perigos, obstáculos, do que pode impedir a procura;
“Da mata escura”: do caminho obscuro, desconhecido, misterioso.

6 – Você se identificou com o que é dito nos versos da canção? Fale sobre isso com seus colegas.
       Resposta pessoal.