domingo, 22 de janeiro de 2017

CRÔNICA: CIRANDA DA INDIFERENÇA - IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO - COM GABARITO

Crônica: Ciranda da Indiferença 
 Ignácio de Loyola Brandão

          Em troca de algumas moedas, um menininho joga várias bolinhas para o alto com a destreza de um malabarista. Enquanto isso, uma menina se esmera para limpar o vidro dos carros com uma flanela suja, outro menino vende balas, e outro, limão. Qual o futuro dessas crianças?
         
                  NO TRÂNSITO, A CIRANDA DAS CRIANÇAS
              Então sempre na esquina da Avenida Brasil com a Rua Colômbia. Duas meninas e dois meninos, num dia. No outro, três meninas, dois meninos. Parecem se alternar. Irão para outros pontos? Mas três crianças são fixas, donas do lugar. Conquistaram por usucapião. Dominam o território. Como e quem faz essa divisão? Por que não aparecem outras? Chegam cedo e só vão embora quando o tráfego diminui, depois das oito da noite. Cada um carrega sua caixinha de Mentex, de chicletes, de bombom. Ainda que seja a região propícia ao luxuoso chocolate Godiva, se vende bem o Sonho de Valsa, dos mais gostosos. Faça sol ou chuva, as crianças estão ali, alertas, correndo da avenida para a rua, da rua para a avenida, ao sabor dos sinais de trânsito. Num canto da Imi, a loja de decorações, ficam duas mulheres. Talvez as mães ou quem quer que sejam. Não arredam o pé do lugar, não se levantam nunca. Ficam apenas fiscalizando, atentas ao movimento das crianças. Passam o dia sentadas. Nunca sentem vontade de ir ao banheiro? E quando necessitam, como fazem? As empresas por aqui certamente não as deixam entrar. Há uns arbustos perto da Rua México. Seria ali que deságuam? De vez em quando, as duas tomam sorvete. Ou um Yakult ocasional, quando passam aquelas mulheres puxando um carrinho branco.
              As crianças possuem, entre elas, um gentlemen´s agreement. Quando o sinal vermelho acende, elas correm, distribuindo as tarefas.
              --- O BMW é seu!
              --- O Mercedes fica comigo!
              --- Corra para a Alfa!
              Conhecem todas as marcas de “carrões”! As crianças executam uma ciranda em meio aos carros, correndo agarradas às caixinhas. Os que aproximam, dentro dos veículos, mantêm os vidros fechados. Defesa paulistana. O vidro erguido isola o motorista do mundo.
              As crianças rodeiam, olham para dentro, como esfomeados olham alguém comendo num restaurante. Há quem faça um aceno com a cabeça, sempre negativo. Outros abanam as mãos. Há os impacientes, os irritados. Terceiros continuam a conversar com os parceiros ao lado. O mundo no interior dos carros é uma bolha, cápsula espacial. As pessoas estão na estratosfera. Nada têm a ver com o que se passa fora. Todos fazem questão de não olhar, não ouvir. Como se estas crianças fossem invisíveis ou transparentes. Os olhares as atravessam, sem que elas se materializem, se corporifiquem, se tornem humanas.
             Parecem não se cansar nunca. Sempre sorridentes. Brincam entre si. O não constante não as desilude, nem tira o ânimo. Sabem, desde cedo, que o não faz parte da vida delas, permanece grudado na pele. Conhecem mais o não que sim. Correm de um lado para o outro. Os que estão nos “carrões” são os que nunca compram. Quem chega em carros “inferiores”, em vulgares Fuscas, Gols, Voyage, Unos, em geral abre o vidro, dá uma palavra. Muitas vezes, as crianças querem apenas conversar com alguém diferente. Enfiam a cabeça dentro da janela, com olhos excitados. Sempre pedem alguma coisa, para não perder o hábito: “Tia, me dá aquele batom? Tio, me dá essa caneta!” E querem a revista, o jornal, o chaveiro que ficou no console, até mesmo os folhetos recebidos na esquina anterior.
             Às vezes, chove. E o abrigo é original, ainda que não proteja muito. As crianças procuram se enfiar nos vãos das letras gigantescas que formam a palavras Imi. Letras de concreto, verdes. Há uma ligação entre o I e o M. O M abriga em suas curvas duas crianças. Claro que há proteção no caso da chuva ser vertical. Se tem vento ou a chuva vem inclinada, elas se molham. Também não se importam. Existe coisa melhor, quando a gente é criança, que brincar na chuva? Ainda que estas crianças, de oito ou nove anos, mirradas, sejam adultas no que possuem de experiência, vivência. Amadurecem cedo. Olhamos e não sabemos. Quanto tempo terão de vida pela frente? Que caminhos existem diante delas?
             Onde moram? Foram à escola algum dia? Faço mentalmente estas perguntas. Por que não faço direto para elas em lugar de ficar imaginando? É que sabemos as respostas. Neste Brasil sabemos todas as respostas sobre miséria, fome, subvidas. Por isso não perguntamos. As crianças desta esquina se reproduzem em centenas de outras esquinas desta cidade. Deste Brasil. Mas houve um dia em que elas estiverem especialmente excitadas. E felizes. Foi na manhã em que o cortejo levando Senna ao cemitério passou aqui. As crianças, contentíssimas, venderam, como nunca, suas balas, chocolates, mentex, bombons. As coisas se esvaziaram. Tristezas de uns, meio de vida e alegria de outros.

                                 (Ignácio de Loyola Brandão. Calcinhas secreta. São Paulo: Ática, 2003. P.
                                                                                  76-8. Col. Para Gostar de Ler.)
1 -     O narrador volta seu alhar atento para as crianças que ele vê num farol, em uma esquina.
a)     Em que cidade os fatos acontecem? Justifique sua respostas.
Os fatos acontecem em São Paulo, pois o narrador, no 6º parágrafo, usa a expressão “defesa Paulistana”, além disso, faz referência a Avenida Brasil, Rua Colômbia, Rua México, locais conhecidos da cidade de São Paulo.

b)    No último parágrafo, o narrador afirma; “As crianças desta esquina se reproduzem em centenas de outras esquinas desta cidade. Deste Brasil”. Interprete essa afirmação.
Ele quer dizer que crianças como as retratadas no texto não existem apenas naquela esquina da cidade de São Paulo; elas podem ser vistas em outras esquinas, da cidade e do país.

2 -     Ao longo do texto, o narrador se faz várias perguntas, que aparecem em frases interrogativas diretas.
a)     O que intriga o narrador, por exemplo, no 1º parágrafo?
Intriga-o o modo como as crianças são organizadas para realizar o trabalho e o número de horas que as mulheres que acompanham as crianças ficam ali, sem ter nenhum banheiro para utilizar.

b)    Existem no texto respostas para as perguntas que o narrador se faz?
Não. As perguntas são reflexos que ele ou qualquer transeunte faria.
3 -          Pelo 1º parágrafo do texto, sabemos que o trabalho das crianças não é espontâneo.
a)     Quem está por trás desse trabalho?
Adultos, como as mulheres que fiscalizam as crianças e podem ser suas próprias mães.

b)    Levante hipóteses: Por que crianças são postas para executar esse trabalho?
Porque os adultos ficam com pena das crianças e assim se motivam a ajudar comprando; porque a crianças pouco ou nada se paga.

4 -     No 6º e 7º parágrafos, o narrador descreve o comportamento das pessoas dentro dos carros quando o semáforo fecha.
a)       Levante hipóteses: Por que as pessoas, especialmente as mais ricas, mantêm os vidros do carro permanentemente fechados?
Porque sentem medo, ou porque querem evitar o contato direto com o mundo exterior.

b)      Interprete a imagem: “O mundo no interior dos carros é uma bolha, cápsula espacial”.
O mundo no interior dos carros está vedado pelo vidro fechado, o qual impede a passagem do som externo, o contato direto com as pessoas, etc. Como uma cápsula espacial.

c)       O que o narrador denuncia com essas observações?
O narrador denuncia a insensibilidade e a indiferença das pessoas em relação a essas crianças de rua.

5 -        No 8º parágrafo, o narrador afirma que as crianças “parecem não se cansar nunca”.
a)     Por que ele imagina isso?
Porque elas estão sempre sorridentes e brincam entre si.

b)    Que razão o narrador apresenta para justificar a ânimo das crianças?
Elas não se desiludem com nada, porque sabem que o não faz parte da vida delas.

6 -        No penúltimo parágrafo, há uma reflexão sobre o futuro das crianças. De acordo com o texto, que futuro elas terão?
          O futuro delas é uma incógnita, para o narrador e para as outras pessoas. Diz o narrador. “Olhamos e não sabemos”.

7 -        No último parágrafo, ao questionar a respeito da moradia e da educação das crianças daquela esquina, o narrador se coloca como sujeito da ação, dizendo: “Faço mentalmente estas perguntas. Por que não faço direto para elas em lugar de ficar imaginando”.?
a)       Ao se colocar como sujeito da ação, o que muda na postura até então observadora do narrador?
Nesse momento, ele assume que também tem responsabilidade sobre o que está vendo, mas que está tendo um comportamento semelhante ao das pessoas em relação a essas crianças.

b)      Por que o narrador usa a 1ª pessoa do plural ao concluir: “É que sabemos as respostas”?
Porque, ao usar a 1ª pessoa do plural, ele se inclui entre os cidadãos de todas as cidades do país que sabem as respostas para as perguntas que formulou.

c)       Troque ideias com os colegas: Quais são as respostas que conhecemos e que não foram explicitadas?
Resposta pessoal. Sugerimos abrir uma discussão com a classe. Referente ao trabalho e exploração infantil.

8 -        A palavra CIRANDA tem mais de um sentido. Veja alguns deles:
a)     Que sentido essa palavra assume no título quando se considera o trabalho cotidiano e incansável das crianças?
Assume o sentido de “movimentação, agitação”.

b)    Por que o título se torna irônico quando se associam à palavra ciranda os sentidos de “roda” ou de “roda infantil”?
O título se torna irônico porque a ciranda infantil, que deveria ser uma brincadeira e acontecer, por exemplo, num parque, tristemente tonou-se trabalho infantil e é feita em meio aos carros, na maior cidade do país, sem que ninguém faça nada para impedir tal situação.




sábado, 21 de janeiro de 2017

TEXTO: QUIROGA ESCREVE PARA CRIANÇAS DE UMA FORMA INUSITADA- COM GABARITO


 Quiroga escreve para crianças de forma inusitada

          A ficção infanto-juvenil costuma ser avaliada com certa condescendência, mais comprometida com a formação com a formação do cidadão que com a do leitor.
            Não é difícil perceber os resultados desse paternalismo: histórias politicamente corretas, com temas que tentam aproximar a literatura da “realidade cotidiana” ou despertar a consciência para a diversidade social, étnica e religiosa do mundo, frequentemente ganham elogios e adoções em escolas na mesma medida em que sua estética insossa é ignorada.
            Diante de um cenário assim, é promissor o lançamento de uma coletânea como Contos da selva (1918), do uruguaio Horacio Quiroga (1878-1937). Anunciado como infanto-juvenil, mas talvez mais próximo das narrativas para crianças, o livro chama atenção por abdicar de um caráter utilitário, que emprestaria às suas histórias uma pregação ecológica ou um sentido moral.
            Quiroga obtém esse resultado, quase sempre, experimentando com as convenções da fábula e do causo. No primeiro caso, em textos como “O papagaio pelado”, cujo protagonista se vinga de uma onça que o atacou indicando seu paradeiro a um caçador, tem-se os bichos que falam e agem como humanos, mas não há lição edificante no desfecho. No segundo, a verossimilhança e coerência narrativa do causo são abandonadas em textos como “As meias dos flamingos”, talvez a mais inusitada de todas, em que pássaros entram fantasiados num baile de cobras e passam o resto da vida pagando pelo erro.
            Resta saber se ambas as soluções, cuja originalidade é louvável, mas externa à fruição estética das histórias, são suficientes para garantir o valor literário de Contos da selva. A resposta é difícil, até porque há contos que fogem à regra aqui descrita, como “A abelhinha malandra”, fábula tradicional e previsível, ou “A tartaruga gigante”, sem a densidade que transforma o relato em literatura.
            Por outro lado, há qualidades inegáveis na prosa de Quiroga: o classicismo elegante, que ficaria bem num texto contemporâneo, e a generosidade descritiva, que torna acessível o mundo então pouco explorado de bichos e plantas das províncias argentinas – lugares onde o autor viveu muitos anos.
            Somada a isso, a capacidade de comover em construções simples como “A Gama Cega”, sobre um veado salvo por um caçador, ou “História de Dois Filhotes de Quati e de dois filhotes de homem”, que mostra uma convivência terna entre as espécies, dão ao livro um balanço positivo. Não para transformá-lo num clássico, mas o bastante para ser lido com interesse quase um século depois de sua publicação.
                                       Michel Laub é autor dos romances Longe da água e O segundo tempo.
1 -   A respeito da resenha, responda.
a)     Qual é a obra resenhada?
O livro Contos da selva.

b)    Quem é o autor dessa obra?
O uruguaio Horacio Quiroga.

c)     A que público ela se destina?
A obra é dirigida ao público infanto-juvenil, mas o autor da resenha a considera mais voltada para o infantil.

d)    Quem é o autor da resenha?
Michel Laub.

2 -   Segundo o autor da resenha, a ficção infanto-juvenil tem sido avaliada por um único ângulo.
a)       Qual é o principal critério de avaliação da ficção infanto-juvenil?
O critério didático, moralizador.
b)       Segundo esse critério, como seria um bom livro infanto-juvenil?
São aquele composto de “histórias politicamente corretas, com temas que tentam aproximar a literatura da realidade cotidiana ou despertar a consciência para a diversidade social, ética e religiosa do mundo”.

c)        O autor da resenha considera esse um bom critério? Por quê?  
Não. Ele considera esse critério limitador.

3 -    A obra resenhada pode ser considerada um exemplo do que comumente se avalia como boa ficção infanto-juvenil? Explique sua resposta.
         Não. Pelo contrário, a obra resenhada abre mão de parecer uma pregação ecológica ou  apresentar um sentido moral.

4 -     Além de comentar o conteúdo normalmente presente na ficção infanto-juvenil, o autor da resenha também avalia a estética que predomina nesses livros. Qual é a opinião dele sobre isso?
          Segundo o autor, a ficção infanto-juvenil em geral apresenta uma “estética insossa”.

5 -     A resenha afirma que o livro Contos da selva não tem qualidades para ser considerado um clássico. Você sabe dizer o que é um livro clássico? Que livros clássicos para o público infanto-juvenil você conhece?
          Resposta pessoal.



segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

TEXTO: POR QUE OS MÉDICOS TÊM A LETRA TÃO FEIA? - SUPERINTERESSANTE - COM GABARITO

Por que os médicos têm a letra tão feia?

Caligrafia ruim pode fazer mal à saúde. Só em 2007, o Sistema Nacional de  Informações  Toxicofarmacológicas  registrou 1.853  casos  de  intoxicação por erro de administração ( remédio ou doses erradas). Desses, estima-se que 10% sejam por “ garrancho médico “.  Para Florisval Meinão, da Associação Médica Brasileira, a letra ilegível vem da faculdade: “Os estudantes têm de anotar muitas coisas muito rápido durante quase 10 anos de formação. Não há caligrafia que resista”. Para Reinaldo Ayer, do Conselho Regional de Medicina de  São  Paulo,  o  problema  se  agrava  pelo  uso  de  jargões incompreensíveis. Isso leva a casos como o de um paciente de  Adamantina (SP), que foi comprar remédio para gripe (Dipirona) e levou um para o coração (Digoxina). Além dos farmacêuticos, os próprios médicos se confundem com os garranchos: segundo uma pesquisa da Unifesp, 34% dos prontuários escritos à mão são mal interpretados pelos colegas de jaleco.
                                 Superinteressante. São Paulo, p. 40, maio 2009.
Discutem-se no texto as intoxicações causadas por interpretação errônea da letra garranchosa das prescrições médicas.
1         Que outra causa o texto aponta para a incompreensão dos prontuários médicos?
O uso dos “jargões incompreensíveis”, ou seja, da linguagem própria dos Médicos, com termos que só eles entendem.

2         Você concorda com a justificativa apresentada no texto para explicar a letra ilegível dos médicos? Esclareça sua resposta.
Pessoal.

3         Como você já pôde verificar, os adjetivos têm formas diferentes.
Transcreva, no caderno, os adjetivos que:
-   apresentam uma só palavra;
Feia, ruim, médico, nacional, erradas, brasileira, ilegível, regional, incompreensíveis.

-   apresentam mais de uma palavra;
Toxicofarmacológicas.

-   não se originam de outras palavras;
Feia, ruim, médico.

-   originam-se de outras palavras.
Nacional, erradas, brasileira, ilegível, regional, incompreensíveis.




      

domingo, 15 de janeiro de 2017

POEMA: CANÇÃO DO AMOR IMPREVISTO - MÁRIO QUINTANA - COM GABARITO

POEMA -CANÇÃO DO AMOR IMPREVISTO
                  MÁRIO QUINTANA

Eu sou um homem fechado.
O mundo me tornou egoísta e mau.
E a minha poesia é um vício triste,
Desesperado e solitário
Que eu faço tudo por abafar.
Mas tu apareceste com a tua boca fresca de madrugada,
Com o teu passo leve,
Com esses teus cabelos...
E o homem taciturno ficou imóvel, sem compreender
                                        [nada, numa alegria atônita...
A súbita, a dolorosa alegria de um espantalho inútil
Aonde viessem pousar os passarinhos!

        QUINTANA, Mario. In: CARVALHAL, Tania Franco (Org.). Poesia completa.
                             Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2005.p. 158. by Elena Quintana.

1   Relacione o título com o texto do poema e responda: de que trata o  eu lírico nesses versos?
     Não havia mais espaço para o amor em sua vida, pois ele tornou-se um ser amargurado pelas desilusões vividas.

2   Para o eu lírico, a poesia é um “vício”. Explique essa visão da poesia.
     A poesia é um ato do qual o eu lírico não pode se libertar, que lhe causa solidão, dor e constrangimento, como o pior dos vícios.

3   Observe que a segunda estrofe, composta de um só verso, inicia-se com a conjunção mas. O que ela opõe em relação aos versos anteriores?
     Ela põe fim à solidão do eu lírico, com a aparição de seu “amor imprevisto”.

4   Observe que a extensão dos versos é bem irregular; há versos curtos e  um longo. Essa irregularidade, complementada pela pontuação, cria um  ritmo para o poema.
     =   Que relação pode haver entre a construção desses versos e o sentido do poema?
     O ritmo marca as mudanças sofridas pelo eu lírico.

5   Observe os dois últimos versos do poema: que associação de sentidos  pode ser feita entre esse “espantalho inútil” e o eu lírico dos versos?
     Ele é o mesmo solitário e mau da primeira estrofe, mas agora a sua “ feiura” já não convence.



        


segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

PENSAMENTOS/FRASES- DE AGENDA

PENSAMENTOS DE AGENDA


Cada ano letivo é um novo tempo para nós professores, pois novas vidas chegam a nossas mãos para serem transformadas.”(Prandi, L.R.)

“A beleza agrada aos olhos; das ações encanta a alma.” (Voltarie)

“Quando os ventos de mudança sopram, umas pessoas levantam barreiras, outras constroem moinhos de vento.” (Provérbio Chinês)

“O bom professor é o melhor guia para cada aluno aprender no seu tempo.”

“O homem nada mais é do que aquilo que a educação fez dele.” (Emmanuel Kant)

“Educar é impregnar de sentido o que fazemos a cada instante.” (Paulo Freire)

“Um professor sempre afeta a eternidade. Ele nunca saberá onde termina sua influência.” (Henry Adams)

“A adversidade desperta em nós capacidades que, em situações favoráveis, teriam ficado adormecidas.”(Horácio)

“Educar é um ofício que deve ser exercido com paixão e arte.”

“Não é no silêncio que os homens se fazem, mas na palavra, no trabalho, na ação-reflexão.” (Paulo Freire)

“O aprofundamento de conhecimentos discutidos em diferentes disciplinas fomentam a aprendizagem da língua estrangeira.”

“A ESCOLA é um texto escrito por várias mãos.”

“A família é a melhor escola na qual se  aprende a viver aqueles valores que dignificam a pessoa e tornam grandes os povos.”(Bento XVI Angelus)

“Ensinar  não é para  qualquer um, deve haver dedicação, entusiasmo, estar apto às mudanças da sociedade, dos alunos e da própria Educação.”

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção.”(Paulo Freire)

 “Professor!
O mundo pode não te aplaudir, mas o conhecimento mais lúcido da ciência tem de reconhecer que você é o profissional mais importante da sociedade.” (Augusto Cury)

“Trabalhar com educação tem que ser uma permanente alimentação de esperança. Fazer com que esses alunos tenham condições e oportunidades – e aproveitar essas oportunidades – é fazer com que eles mudem de vida , para a melhor.”

“... Não há docência sem discência, as duas se explicam, e seus sujeitos, apesar das diferenças que os conotam, não se reduzem à condição de objeto, um do outro. Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender.”(Paulo Freire)

“Se você pode sonhar, você pode fazer.” (Walt Disney)

“Todos sabem fazer história, mas só os grandes sabem escrevê-las.” (Oscar Wilde)

“Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar.” (Esopo)

“Um excelente educador não é um ser humano perfeito, mas alguém que tem a serenidade para se esvaziar e sensibilidade para aprender.” (Augusto Cury)


“Diga-me eu esquecerei,
Ensina-me e eu poderei lembrar,
Envolva-me e eu aprenderei.” (Benjamin Fraklin)

“Gerenciamento é substituir músculos por pensamento, folclore e superstição por conhecimento e força por cooperação.” (Peter Drucker)

“Ensinar a pensar distribuindo saberes.”

“Educar é crescer. E crescer é viver. Educação é, assim, vida no sentido mais autêntico da palavra.” (Anísio Teixeira)

“Ensinar  assim é um exercício de imortalidade. D alguma forma continuamos a viver naqueles cujos olhos aprenderam a ver o mundo pela magia da nossa palavra. Professor, assim, não morre jamais...” (Rubem Alves)

“As pessoas são livres desde o nascimento... O que as aprisiona são suas escolhas.”

“A torneira do conhecimento é a única que não tem problema esquecer aberta.”

“Os homens são anjos nascidos sem asas, é o que há de mais bonito: nascer sem asas e fazê-las crescer.”(José Saramago)

“A escola deveria incorporar a Ecologia dos saberes.”(Muniz Sodré)

“Amar é ter um pássaro pousado, no dedo. Quem tem um pássaro pousado no dedo sabe que, a qualquer momento, ele pode voar.”(Rubem Alves)

“Educação não é uma preparação para a vida; educação é a própria vida.” (Dewey)

“O mundo não é, o mundo está sendo.” (Freire, 1990)

“...A escola é um local que visa a inserção do cidadão na sociedade, através da inter-relação pessoal e da capacitação para atuar no grupo que convive...”

“Dar o primeiro passo, proferir uma nova palavra é o que as pessoas mais temem.” (Dostoiévski)

“A delicadeza é um dos componentes do afeto verdadeiro: Saber esperar o lugar, a hora, a limitação do outro. Observar enquanto se constrói a ponte entre ele e sua própria possiblidade de chegar.”(Lya Luft)

“Uma criança, uma professora, uma caneta e um livro podem mudar o mundo.”(Malala Yousafzai-17anos-Nobel da Paz)

“A cultura é uma coisa apavorante para os ditadores. Um povo que lê nunca será um povo escravizado.”(Antonio Lobo Antunes)

“O nosso  saber é o sentido que damos à realidade observada e sentida num dado momento. Existe  no tempo, como uma paragem, uma etapa. Está em constante transformação, em perpétuo movimento, tal como uma sinfonia inacabada.”(Barth)

“O mundo é uma incrível tapeçaria não realizada e só você pode preencher aquele pequeno espaço que é seu.”(Léo Buscaglia)

“Quando a informação vem do chão da escola, os professores se convencem de que é possível e ficam mais motivados.” (Marjo Kyllonen)

“A comparação entre o filho adolescente e as vivências da adolescência paterna/baseada apenas na idade(“Eu, quando tinha a sua idade...”)nega toda a evolução social ocorrida na últimas décadas.”(Içami Tiba)

“Só o amor não educa. O que educa é deixar a criança assumir, desde pequena, a responsabilidade pelo que faz.”(Içami Tiba)

“...O futuro pode ser melhorado por uma intervenção ativa no presente.”(Rossel Ackoff)

“A concentração é a raiz de todas as grandes habilidades do homem.”(Bruce Lee)

“O maior erro do ser humano é dividir o planeta Terra como se alguém aqui fosse o dono dele. Todos os recursos do mundo são de ‘propriedade’ temporária dos que nele vivem, para que todos possam usufruir daquilo que sustenta o tempo da vida humana(nascer,aprender e morrer).”(Lorena Rayssa)
“A família Educa, a escola forma e a vida informa conforme procuramos saber. Assim nos aperfeiçoamos alicerçados em princípios sólidos rumo a concretização de nossa cidadania humana e espiritual.”(Monicka Christi)

“Sem saberes não há competências e estas manifestam-se nas ações.” (Perrenoud)

“...os pais são os principais e insubstituíveis educadores de seus filhos.” (Içami Tiba)

“É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que num dado momento, a tua fala seja a tua prática.” (Paulo Freire)

“Felicidade não depende do que nos falta, mas do bom uso que fazemos do que temos.” (Thomas Hardy)

“O que me surpreende na aplicação de uma educação realmente libertadora é o medo da liberdade.” (Paulo Freire)

“Por aqui, contudo, não olhamos para trás por muito tempo. Seguimos em frente, abrindo novas portas e fazendo coisas novas... e a curiosidade nos conduz a novos caminhos.” (Walt Disney)

“A educação se torna acrítica e alienante quando o mercado é apresentado para o aluno como uma coisa homogênea, ou pior ainda, como um bicho papão.” (Rosemary Roggero)

“É preciso investigar  em diferentes situações didáticas os conceitos elaborados pelos alunos e como eles estão construindo o conhecimento. Só assim se consegue avançar na aprendizagem e nas leituras.”

“O importante não é fazer como se cada um houvesse aprendido, mas permitir a cada um aprender.” (Perrenoud,p.165,1999)

“Sempre, além daquela montanha, surge uma nova paisagem, e isso nos anima a caminhar toda vida.”

“É preciso e até urgente que a escola vá se tornando em espaço acolhedor e multiplicador, de certos gostos democráticos, como o de ouvir os outros, não por puro favor, mas por dever de respeitá-los, o da tolerância – o do acatamento - às decisões tomadas pela maioria e que não falte contudo o direito de quem diverge de exprimir sua contrariedade.” (Paulo Freire.Professora sim,tia não, p.91, 1995)

“Estudar é realmente um trabalho difícil. Exige de quem o faz uma postura crítica, sistemática. Exige uma disciplina intelectual que não se ganha a não ser praticando-a.” (Paulo Freire)
“A segunda meta da educação é formar mentes que estejam em condições de criticar, verificar e não aceitar tudo que a elas se propõe.” (Jean Piaget)

“Os professores são heróis anônimos, meu amigo. Trabalham muito, ganham pouco. Semeiam sonhos numa sociedade que perdeu a capacidade de sonhar.” (Augusto Cury)

“A vida é uma peça de teatro que não permite ensaios. Por isso, cante, dance, ria e viva intensamente, antes que a cortina da vida se feche e a peça termina sem aplausos.” (Charles Chaplin)

“Às vezes, quando você perde o seu caminho, encontra a si mesmo.” (Mandy Hale)

“Não basta ser apenas professor, é preciso ser mestre na arte de ensinar.”

“Mais importante do que passar um conhecimento fixo, é incentivar as pessoas a terem gosto pelo aprendizado e saber que são capazes de explorar novas coisas sozinhas.”(Leo Burd)

“A educação é um processo do próprio educando, mediante o qual são dados à luz  as ideias que fecundam sua alma. A educação consiste na atividade que cada homem desenvolve para conquistar as ideias e viver de acordo com elas. O conhecimento não vem de fora para o homem; é o esforço da alma para apoderar-se da verdade.”(Piletti, 1997, p.65)

“Aprendi que não posso exigir o amor de ninguém, posso apenas dar boas razões para que gostem de mim... e ter paciência para que a vida faça o resto.” (Willian Shakespeare)


quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Redação Enem: Aumento da AIDS Entre os Jovens - Sugestão

 Redação Enem: Aumento da AIDS Entre os Jovens


Na década de 1980, o mundo todo descobriu o vírus HIV, causador da AIDS, e todos se assustaram muito com o número de mortos pela doença que, naquela época, era praticamente uma sentença de morte. Pessoas famosas mundialmente e anônimas começaram a descobrir que estavam infectadas, o vírus ganhou as páginas dos jornais e das revistas e espaço na televisão e os sintomas e a velocidade das mortes apavoraram todo o planeta. Com tudo isso, o preconceito e a discriminação em torno desses indivíduos nasceram como barreiras quase intransponíveis, pois os chamados grupos de risco foram denominados como os que mais corriam riscos de serem contaminados pelo HIV.
Ao longo dos anos, a medicina evoluiu e o conhecimento sobre a AIDS aumentou, assim como a sua prevenção e o seu tratamento. Casos em que pessoas se contaminavam por meio de transfusões sanguíneas diminuíram, o coquetel de remédios foi criado e passou a fazer parte dos sistemas de saúde e campanhas a favor do uso de preservativos e do teste foram realizadas em toda a mídia mundial.
Atualmente, a contaminação por meio de transfusões de sangue estão praticamente erradicadas, assim como a transmissão de mãe para filho durante o parto ou a amamentação; também não se fala mais em grupos de risco, mas sim em comportamento de risco, ou seja, relações sexuais sem o uso de preservativo masculino ou feminino e o coquetel de remédios proporciona ao soro positivo uma vida relativamente normal e longa, salvos os efeitos colaterais.
Todos esses avanços contribuíram para o aumento do conhecimento acerca do HIV e da AIDS (inclusive uma vacina está sendo testada), na diminuição da transmissão e no crescimento da qualidade de vida dos portadores. No entanto, há um lado negativo, o qual é o tema do texto de hoje: o aumento do número de jovens contaminados pelo vírus.

Devido aos avanços sobre a AIDS, muitos jovens brasileiros subestimam o HIV e não o consideram uma sentença de morte como ocorria no século XX. Apesar da quantidade imensa de remédios que devem ser tomados diariamente e dos respectivos efeitos colaterais, vários jovens pensam que basta tomar o coquetel e seguir com a vida que está tudo bem, mas não é certo pensar deste modo, já que a AIDS ainda é uma doença sem cura.
Os números de contaminados pelo HIV estavam diminuindo no Brasil já há algum tempo, mas dados da UNAIDS (Programa Conjunto da ONU sobre HIV/AIDS) relevaram que os casos de AIDS cresceram 11% entre 2005 e 2013 no nosso país e entre os jovens o número de contaminados é maior: entre os meninos de 15 a 19 anos, o número de casos cresceu 50% na última década.
Esses resultados nos mostram que, apesar de todas as informações acerca da AIDS, os casos da doença tendem a aumentar entre os jovens, ou seja, parece que o conhecimento não consegue barrar o crescimento da doença entre as pessoas ditas mais informadas. Um estudo realizado com mais de 35 mil meninos de 17 a 20 anos revelou que o aumento de contaminação entre os jovens pelo vírus HIV está relacionado ao baixo grau de escolaridade.
Dados da página do governo federal sobre a AIDS confirmam que a faixa etária na qual há maior contágio é entre 25 e 49 anos, em ambos os sexos, mas na faixa entre 13 e 19 anos a incidência é maior entre as meninas desde o ano de 1998. A cada dia que passa, os jovens estão explorando cada vez mais a sua sexualidade, das mais variadas formas, mas sem a devida proteção. Além disso, ao estarem em relacionamentos mais sérios, como namoros duradouros, o uso do preservativo é deixado de lado baseado na confiança no parceiro e é aí que muitos se contaminam, como ainda acontece com mulheres adultas casadas.
Por se tratar de um tema eternamente importante que impacta a sociedade brasileira, pensamos que o aumento dos casos de AIDS entre os jovens brasileiros é dos possíveis temas da proposta de redação do Enem, até porque a maioria dos candidatos está na faixa etária na qual os casos cresceram.
A mídia comunica, o governo realiza campanhas comunitárias de conscientização acerca da prevenção e dos testes, além de oferecer preservativos e o coquetel no Sistema Único de Saúde (SUS), a escola esclarece… O que mais precisa se feito para que o número de casos de AIDS diminua entre os jovens brasileiros?
Página recomendada:
·         aids.gov.br


sábado, 5 de setembro de 2015

ARTIGO DE OPINIÃO: O"IMPEACHMENT" E A AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE PRESIDENCIAL- PAULO BONAVIDES -COMGABARITO

O “IMPEACHMENT” E A AUSÊNCIA DE RESPONSABILIDADE PRESIDENCIAL

Tendo aludido ao lugar da obra de Rui Barbosa onde  se lê “mais vale, no governo, a instabilidade que a irresponsabilidade” – essa nota dominante do presidencialismo – um dos nossos bons  constitucionalistas retratou com suma clareza e singeleza a inoperância do  impeachment, de origem anglo-saxônica, acolhido pelas Constituições presidencialistas, ao afirmar que “sendo um processo de ‘formas’ criminais (ainda que não seja um procedimento penal ‘estrito’), repressivo, a posteriori, seu manejo é difícil, lento, corruptor e condicionado à prática de atos previamente capitulados como crimes”.  Sobre o impeachment, esse “canhão de cem toneladas” (Lord Bryce), que dorme “no museu das antiguidades constitucionais” (Boutmy) é ainda decisivo o juízo de Rui Barbosa, quando assevera que “a responsabilidade criada sob a forma do  impeachment  se faz absolutamente fictícia, irrealizável, mentirosa”, resultando daí no presidencialismo um poder “irresponsável e, por consequência, ilimitado, imoral, absoluto”. Essa afirmativa se completa noutra passagem em que Rui Barbosa, depois de lembrar o  impeachment nas instituições americanas como “uma ameaça desprezada e praticamente inverificável”, escreve: “Na irresponsabilidade vai dar, naturalmente, o presidencialismo. O presidencialismo, se não em teoria, com certeza praticamente, vem a ser, de ordinário, um sistema de governo irresponsável”. Onde o presidencialismo se mostra pois irremediavelmente vulnerável e comprometido é na parte relativa à responsabilidade presidencial. O presidencialismo conhece tão-somente a responsabilidade de ordem jurídica, que apenas permite a remoção do governante, incurso nos delitos previstos pela Constituição. Defronta-se o sistema porém com um processo lento e complicado (o  impeachment,  conforme vimos), que fora da doutrina quase nenhuma aplicação teve. Muito distinto aliás da responsabilidade política a que é chamado o Executivo na forma parlamentar, responsabilidade mediante a qual se deita facilmente por terra todo o ministério decaído da confiança do Parlamento.  (BONAVIDES, Paulo. Ciência política, p. 384)
1) Dentre as mazelas do presidencialismo que integram a crítica de Rui Barbosa, a que o texto mais destaca é:
a) a irresponsabilidade
b) a instabilidade
c) o absolutismo
d) a imoralidade

2) Dentre as citações do texto, a que mais se distancia dos recentes acontecimentos políticos ocorridos no Brasil é:
a) “(…) um dos nossos bons constitucionalistas retratou com suma clareza e singeleza a inoperância do impeachment.”
b) “sobre o  impeachment,  esse “canhão de cem toneladas” (Lord Bryce), que dorme “no museu das antiguidades constitucionais” (Boutmy) é ainda decisivo o juízo de Rui Barbosa (…)”
c) “defronta-se o sistema porém com um processo lento e complicado (…) que fora da doutrina quase nenhuma aplicação teve.”
d) “(…) responsabilidade mediante a qual se deita facilmente por terra todo o ministério decaído da confiança do Parlamento.

3) Das referências ao  impeachment  feitas abaixo, a única que não  se encontra no texto é:
a) trata-se de um instituto criado por constitucionalistas brasileiros.
b) pode ser incluído entre as falhas do sistema presidencialista.
c) carece, enquanto processo, de presteza e simplificação.
d) constitui um instrumento constitucional ultrapassado.

4) A referência explícita ao parlamentarismo, no texto, ocorre:
a) somente no primeiro parágrafo
b) nos dois primeiros parágrafos
c) somente no último parágrafo
d) nos dois últimos parágrafos

5) ”(…) atos previamente capitulados  como crime”; o adjetivo sublinhado corresponde a:
a) acatados
b) condenados
c) lastreados
d) enumerados

6) O primeiro parágrafo do texto revela que a alusão à máxima “mais vale, no governo, a instabilidade que a irresponsabilidade” se deve a:
a) uma crítica de Rui Barbosa
b) um estudioso das Constituições
c) autores de origem anglo-saxônica
d) alguns críticos do presidencialismo







quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Redação ENEM: Excesso de Peso e Obesidade no Brasil - Sugestão

Tema Redação: Excesso de Peso e Obesidade no Brasil


O tema – excesso de peso e obesidade no Brasil – ganhou uma maior relevância na última semana  com a divulgação de uma nova pesquisa, realizada pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), que afirma que 56,9% dos brasileiros estão acima do peso e 20,8% dos cidadãos estão obesos.
A fim de distinguir um do outro, o excesso de peso é diagnosticado quando o cálculo do IMC (Índice de Massa Corporal) está igual ou superior a 25 quilos por metro quadrado; já a obesidade é constatada quando o resultado é maior do que 30 quilos por metro quadrado.
Excesso de peso e obesidade são assuntos que têm sido levantados há um bom tempo quando se fala em problemas de saúde pública, nutrição e preconceito no nosso país, já que o Sistema Único de Saúde (SUS) deveria estar preparado para tratar, clinicamente e por meio de cirurgias, com equipes multidisciplinares (compostas por médicos, nutricionistas, psicólogos, cirurgiões plásticos e educadores físicos), pessoas que estão acima do peso ou obesas; além disso, infelizmente, estes indivíduos são tratados como preguiçosos e não como doentes, já que obesidade é uma doença que deve ser tratada como outra qualquer, ou seja, há muito preconceito e discriminação acerca deste tema.

Pesquisa do PNS revelou que 20% dos brasileiros são obesos.

Recentemente os transportes públicos, como ônibus, metrôs e trens, passaram a ter assentos especiais para obesos, assim como salas de cinema e teatro, mas apenas isso não basta. Candidatos a concursos públicos já foram barrados na etapa do exame médico por estarem acima do peso, mas não por não estarem aptas ao cargo, mas por preconceito. Inclusive, crianças nestas condições são um dos maiores alvos de bullying nas escolas brasileiras.
A Pesquisa Nacional de Saúde (PNS), realizada pelo IBGE, entrevistou e avaliou fisicamente mais de 81 mil pessoas em toda a nação no segundo semestre de 2013 e relaciona o excesso de peso e a obesidade à má nutrição e ao sedentarismo. Resumindo, seis de cada dez brasileiros adultos estão acima do peso e dois de cada dez estão obesos e o resultado se mostra cada vez pior, pois há dez anos atrás o índice de pessoas com excesso de peso era de 42,3%; já entre 2008 e 2009, a porcentagem chegou aos 50%.

Segundo a PNS, o estado do Rio Grande do Sul concentra o maior número de pessoas com excesso de peso (63,3% dos adultos acima dos 18 anos), seguido do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo, todos com 60,4%.
Para o médico endocrinologista Walmir Coutinho, presidente da World Obsity Federation, se continuar assim, o Brasil poderá ter o maior número de obesos no mundo dentro de 15 anos, já que para ele trata-se de uma verdadeira epidemia. Em entrevista à página da BBC Brasil, Coutinho aponta para a ingestão de comidas e bebidas pouco ou nada saudáveis, por crianças e adultos, além do sedentarismo, como os maiores problemas em relação ao peso no país. O médico também aponta que Governo, família e escola têm responsabilidades nesta questão, já que as crianças comem o que os pais oferecerem e permitem, a escola proporciona poucas aulas de Educação Física e o Governo em relação a saúde pública.
E você, leitor, como pensa que devemos agir a fim de combatermos esta epidemia?

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