terça-feira, 8 de janeiro de 2019

FILME(ATIVIDADES): CORAJOSOS - ALEX KENDRICK - COM QUESTÕES GABARITADAS

Filme(atividades): CORAJOSOS
 Fonte da imagem - https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.youtube.com%2Fwatch%3Fv%3D8H-wTtQf4F4&psig=AOvVaw1lMhsG8PPS9K0B1HHTmluV&ust=1632874243080000&source=images&cd=vfe&ved=0CAsQjRxqFwoTCLjfuuuwoPMCFQAAAAAdAAAAABAD            Data de lançamento desconhecida (2h 10min)
Direção: Alex Kendrick
Gênero Drama
Nacionalidade EUA

SINOPSE E DETALHES
        Os policiais Adam (Alex Kendrick), Nathan (Ken Bevel), Shane (Kevin Downes) e David (Ben Davies) enfrentam diariamente nas ruas os maiores desafios de suas vidas e a dedicação deles é reconhecida por suas chefias. Mas se no cumprimento dessa tarefa eles não deixam dúvidas quanto a competência em cuidar da sociedade, em casa, o mesmo não pode ser dito porque eles estão falhando no papel de pais e maridos. E quando algo inesperado acontece, é preciso tomar uma decisão que mudara suas vidas.

Entendendo o filme:
01 – Qual é o tema principal deste filme?
      É o pai de família e sua relação com os filhos e com a esposa.

02 – Que tipo de inclusão podemos perceber neste filme entre as famílias?
      Mostra um retrato inclusivo da sociedade americana, através da amizade de uma família de negros, com uma família de brancos e com uma família hispânicos, engrandecendo toda a natureza de igualdade entre filhos de Deus e quebrando tabus históricos da segregação norte-americana.

03 – O filme aborda vários temas. Cite três, elegendo o que foi, para você, o principal deles: 
      O núcleo familiar e sua estrutura, as causas sociais da violência e a honestidade.

04 – “Perder um ente querido é como sofrer uma amputação". Você concorda ou discorda dessa afirmação presente no texto, explicando seu ponto de vista:
      Resposta pessoal do aluno.

05 – De que personagem do filme você mais gostou? Por quê? 
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Que parte do filme você achou mais interessante? Justifique sua resposta:
      Resposta pessoal do aluno.

07 – O filme mostra uma espécie de "corrente", em que uma ação resulta em outra(s). Quem iniciou essa corrente e como? Comente:
      Foi Adam depois que uma tragédia aconteceu em sua família, sua filha perdeu a vida em um acidente, então ele percebe que precisa mudar sua postura e reconquistas sua família.

08 – Não ter um pai presente durante a infância, principalmente, prejudica? Explique:
      Sim. Porque é a época em que o filho(a) precisa da orientação do pai, está em formação da vida futura.

09 – Justifique o título do filme, aproveitando para dar um outro: 
      Corajosos – porque são cinco homens cada um com seu trabalho, suas famílias e sua fé.
      Outro título: Bravos.

10 – Que personagem você acha que mais evoluiu no filme? Comente:
      Resposta pessoal do aluno.

11 – Que mensagem o filme lhe transmitiu? 
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Leva-nos a repensar sobre os nossos relacionamentos familiares e nos ensina a caminhar conforme os passos de Jesus para ter uma vida que represente referências para este mundo.



POEMA: PROTESTOS A ARMINDA - DOMINGOS CALDAS BARBOSA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Protestos a Arminda


Conheço muitas pastoras
Que beleza e graça têm,
Mas é uma só que eu amo
Só Arminda e mais ninguém.

Revolvam meu coração
Procurem meu peito bem,
Verão estar dentro dele
Só Arminda e mais ninguém.

De tantas, quantas belezas
Os meus ternos olhos veem,
Nenhuma outra me agrada
Só Arminda e mais ninguém.

Estes suspiros que eu solto
Vão buscar meu doce bem,

É causa dos meus suspiros
Só Arminda e mais ninguém.

Os segredos de meu peito
Guardá-los nele convém,
Guardá-los aonde os veja
Só Arminda e mais ninguém.

Não cuidem que a mim me importa
Parecer às outras bem,
Basta que de mim se agrade
Só Arminda e mais ninguém.

Não me alegra, ou me desgosta
Doutra o mimo, ou o desdém,
Satisfaz-me e me contenta
Só Arminda e mais ninguém.

Cantem os outros pastores
Outras pastoras também,
Que eu canto e cantarei sempre
Só Arminda e mais ninguém.
                                                            Domingos Caldas Barbosa
Entendendo o poema:
01 – Além de outras características, a presença de dois vocábulos contribui para identificar o aspecto neoclássico desta modinha, a saber:
a)   “Alegra” e “Desgosta”.
b)   “Mimo” e “Desdém”.
c)   “Suspiros” e “Segredos”.
d)   “Canto” e “Cantarei”.
e)   “Pastores” e “Pastoras”.

02 – Na segunda estrofe, o eu lírico explora, seguindo a tradição poética, uma concepção sobre a sede dos sentimentos humanos. Segundo tal concepção, o amor:
a)   Situa-se na imaginação dos homens.
b)   É um corpo estranho que passa a residir no de quem ama.
c)   Mora com a inveja e é irmão gêmeo do ódio.
d)   Localiza-se no coração dos homens.
e)   Nasce no paraíso e conduz para lá quem ama.

03 – Assinale a alternativa que indica duas estrofes em que o termo Arminda surge como paciente da ação expressa pelo verbo da oração de que faz parte:
a)   Primeira e terceira estofes.
b)   Sétima e oitava estrofes.
c)   Primeira e oitava estrofes.
d)   Terceira e quarta estrofes.
e)   Terceira e quinta estrofes.

04 – Levando em consideração o contexto da estrofe, assinale a alternativa em que a forma verbal surge no modo imperativo:
a)   “Vão buscar meu doce bem”, (4ª estrofe)
b)   “Parecer às outras bem”, (6ª estrofe)
c)   “Conheço muitas pastoras”, (1ª estrofe).
d)   “Guardá-los aonde os veja”, (5ª estrofe).
e)   “Procurem meu peito bem”, (2ª estrofe).

05 – Sob o ponto de vista expressivo:
a)   Repetição do último verso de todas as estrofes tem a função de enfatizar o grande afeto do eu lírico por Arminda.
b)   Assinalar o caráter inacessível de Arminda.
c)   Atribuir um tom fortemente lamentoso à modinha.
d)   Ironizar a distância do eu lírico em relação a Arminda.
e)   Insistir na ideia do amor como uma fantasia irrealizável.

CRÔNICA: RIMAS - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Crônica: RIMAS
                      

  O homem chegou em casa assustado:
        -- Está por toda a cidade, é uma sina: todo mundo falando em rima.
        -- O quê? - perguntou a mulher.
        -- Uma compulsão, um vírus, algo no ar. Não diz mais nada sem rimar.
        -- Que absurdo - disse a mulher - um vírus da rima, ninguém é obrigado a falar o que não quer, seja homem ou mulher. Nenhuma lei... meu Deus, peguei!
        -- É na rua, é em casa, é em todo lugar. Não se fala sem rimar.
        -- Mas é uma barbaridade, ser poeta contra a vontade!

        -- Concordo, é um absurdo. Mas o que fazer?   Estou confuso.
        -- Só há um jeito de se rebelar, resistir e não rimar...
        -- Como?
        -- Não falar.
        -- Mas como nos comunicaremos, se não com as vozes que temos?
        -- Escrevendo, por que não? Ninguém manda em nossa mão.
        -- Sei não, será que muda? E se eu escrever como o Neruda?
        -- Não é hora pra chilique. Pegue um papel, e olha a Bic.
       O homem experimenta escrever uma frase no papel. Depois recua, horrorizado.
        -- Estou quase tendo um ataque. Escrevi como o Bilac!
        -- Será uma coisa generalizada, que atingiu até à empregada?
        -- Vamos ver se e' ou não e'. Chame a Nazaré'.
        A mulher chama a empregada.
        -- Nazaré, vem aqui um minutinho?
        -- Já vou indo um instantinho. Estou fazendo ensopadinho.
        O homem e a mulher se abraçam. É uma epidemia. A rima tomou conta do país. Mas por quê? O homem tenta racionalizar.
        -- Tem que haver uma razão, um motivo, uma explicação.
        -- Será que, de repente, tem a ver com o presidente?
        -- Você quer dizer o Maravilhoso...
        -- Quê?
        --... Fernando Henrique Cardoso?
        -- O Cardoso, Maravilhoso? Me admira você, que votou no PT!
        -- Você não está entendendo? Eu não sei o que estou dizendo!
        -- Calma, não se apoquente. Fale outra vez, pausadamente.
        O homem faz um esforço, mas não consegue.
        -- Maravilhoso. Fernando. Henrique. Cardoso.
        -- Tente outra rima, com urgência critica. Quem sabe 'horroroso', por uma questão de coerência política?
        -- Não consigo, não vê? Tente você!
        -- O...
        -- Sim?
        -- Esplendoroso...
        -- Não!
        -- Fernando Henrique Cardoso.
        -- Já vi, é uma perfídia. Tudo culpa da mídia. Nós não estamos enfeitiçados, estamos é condicionados.
        -- Há uma rima oficial no país. Ninguém mais controla o que diz.
        -- Quem variar é exótico, até impatriótico.
        -- Paciência, relaxemos. Isso passa, esperemos...
        -- Eu até diria assim: rima melhor quem rima no fim.
        Aparece a Nazaré na porta da cozinha.
        -- A senhora chamou? Aqui estou.
        -- Nada, nada, Nazaré. O ensopadinho, de que é?
        -- De vitela cortadinha. Batata, vagem e cebolinha.
        -- Parece uma beleza, pode botar na mesa.
                                                              Luís Fernando Veríssimo
Entendendo a crônica:
01 – O texto que você leu foi escrito em prosa, isto é, dividido em parágrafos. Nele há personagens que dialogam. Quem são eles?
     Os principais e únicos personagens que aparece no texto é o homem, sua esposa e a empregada da casa chamada Nazaré.

02 – O homem chega em casa muito aflito. Qual o motivo de tanta preocupação?
      Porque segundo o mesmo está tendo uma epidemia no país onde todas as pessoas só conseguem falar rimando e que isso está se espalhando como um tipo de vírus pelo ar.

03 – Olavo Bilac foi um grande poeta brasileiro que se preocupava em fazer poemas belos, com muita rima e perfeição. Por que o homem se compara a Bilac?
      Porque o mesmo além de falar rimando também escreve dessa maneira, por isso a comparação.

04 – Segundo o texto, apenas aquela família estava sofrendo a epidemia de rima? Copie um trecho que comprove sua resposta.
      Não, não é só aquela família que estava sofrendo com isso. Podemos perceber nessa citação: " – Está por toda a cidade, é uma sina: todo mundo falando em rima." que é algo geral.

05 – Por que a palavra Bic foi escrita com letra maiúscula?
     Porque Bic é um substantivo próprio já que está se referindo ao nome da marca/empresa da caneta esferográfica.

06 – Localize, no texto, 10 pares de palavras que rimam.
      Cortadinha – Cebolinha; Exótico – Impatriótico; Relaxemos – Esperemos; Apoquente – Pausadamente; Enfeitiçados – Condicionados; Minutinho – Instantinho; Generalizada – Empregada; De repente – Presidente.


                       
       

TEMAS FILOSÓFICOS DE REDAÇÃO - LIVRO: FILOSOFANDO


TEMAS (FILOSÓFICOS) DE REDAÇÃO
Fonte: Livro: Filosofando. Ed. Moderna

01 – Tema: Discuta as funções da música nas telenovelas, dando exemplos de novelas da atualidade.

02- Tema: O sentido da obra de arte nos é dado no sensível.

03- Tema: A obra de arte “convida a subjetividade a se constituir como olhar puro, livre abertura para o objeto, e o conteúdo particular a se pôr a serviço da compreensão em lugar de ofusca-la fazendo prevalecer as suas inclinações. À medida que o sujeito exerce a aptidão de se abrir, desenvolve a aptidão de compreender, de penetrar no mundo aberto pela obra.” (Dufrenne)

04- Tema: “A verdadeira contemplação não se resume a esperar e juntar informação. Ela é essencialmente ativa. [...] Quando uma pessoa contempla, ela se aproxima do mundo de um modo questionador, mundo esse que não é simples como uma figura geométrica, mas cuja complexidade misteriosa incita a mente. O artista olha para seu modelo à procura de respostas visíveis para a pergunta: Qual é a natureza desta vida? Mais precisamente, ele procura similares para as constelações e processos da realidade. A contemplação não se assemelha à atitude do espectador médio; ela não tem respostas a oferecer para a pessoa que não fizer perguntas.” (Rudolf Arnheim)

05- Tema: Uma reflexão sobre a morte na terceira, na segunda e na primeira pessoa.

06- Tema: Vivemos, de fato, uma liberação sexual!?

07- Tema: A solidão nos aglomerados urbanos.

08 – Tema: A vaidade.
09- Tema: A partir do conceito de liberdade, interprete o ditado talmúdico:
       Se eu não for por mim mesmo, quem será por mim?
       Se eu for apenas por mim, que serei eu?
       Se não agora – quando?

10- Tema: Segundo Kant, devemos tratar todo ser humano como fim e não como meio. Discuta como na sociedade em que vivemos nem sempre essa máxima tem sido respeitada.

11- Tema: O terrorismo e os riscos para a democracia.

12- Proposta de dois temas, a escolher:
a)   Entre o liberalismo e o socialismo, defendo...
b)   Entre o liberalismo e o socialismo não defendo nenhum deles, mas sim...

13- Tema: “Todos os homens têm igual direito à satisfação das suas necessidades e ao usufruto de todos os bens da natureza, e a sociedade deve consolidar esta igualdade”. (Babeuf)

14- Tema: Liberdade e igualdade. Argumente como esses conceitos, caros ao liberalismo, nem sempre têm se realizado nas sociedades que se dizem democráticas.

15- Tema: Em política, os fins justificam os meios?

16- Tema: A César o que é de César e a Deus o que é de Deus.

17- Tema: O simbolismo da ágora entre nós – quais seriam nossos espaços efetivos de discussão? Se forem poucos, para onde deveríamos estendê-los?
18- Tema: “Todo animal deixa vestígios do que ele foi. Só o homem deixa vestígios do que ele criou. [...] O homem não é uma figura na paisagem. Ele é um modelador da paisagem.” (Jacob Bronowski)

19- Tema: Participação e pluralismo são exigências do exercício da Democracia.

20- Tema: “O grande inimigo da verdade muitas vezes não é a mentira, deliberada, tramada e desonesta – e sim o mito, persistente, persuasivo e realista.” (John F. Kennedy)

21- Tema: “Século XVII: revolução científica, revolução espiritual”.

22- Tema: “As relações entre filosofia e ciência na Antiguidade.”

23- Tema: “Ciência e poder”. Desenvolver, nessa dissertação, os aspectos éticos e políticos que envolvem a ciência, bem como a necessidade de o cientista examinar os meios e os fins de suas pesquisas.

24- Tema: “O ser humano é centro de si mesmo?”

25- Tema: Leia o refrão da música de Geraldo Vandré, “Para não dizer que não falei de flores” e faça uma dissertação sobre o tema.
                  Vem, vamos embora, que esperar não é saber.
                   Quem sabe faz a hora, não esperar acontecer.

26- Tema: A partir dos “ídolos” denunciados por Francis Bacon, faça uma dissertação sobre o seguinte tema: “Os ídolos da caverna da minha geração”.

27- Tema: Transponha a alegoria da caverna, de Platão, para os dias atuais.

28- Tema: “Criar é dar forma ao próprio destino.” (Albert Camus)

29- Tema: “A verdadeira eloquência zomba da eloquência, a verdadeira moral zomba da moral [...]. Zombar da Filosofia é, em verdade, filosofar”. (Pascal)

30- Tema: “Os bons e os maus mitos do nosso tempo”.

31- Tema: “A filosofia é filha da Cidade”.

32- Tema: “O importante não é o que fazem do ser humano, mas o que ele faz do que fizeram dele”. (Jean Paul Sartre)

33- Tema: “A razão funciona dentro de nós e entre nós”. (Fernando Savater)

34- Tema: “A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas”. (Marx)

35- Tema: “A linguagem fornece a senha de entrada no mundo humano.” (Gusdorf)

36- “O homem não passa de um caniço, o mais fraco da natureza, mas é um caniço pensante.” (Pascal)

37- Tema: “Escolher uma profissão: e agora?”












PENSAMENTOS FILOSÓFICOS - LIVRO: FILOSOFANDO


PENSAMENTOS FILOSÓFICOS
Fonte: Livro: Filosofando. Ed. Moderna


“A primeira razão pela qual os homens servem com boa vontade é porque nascem servos e como tal são criados. Como é que o chefe ousaria pular em cima de vós, se vós não estivésseis de acordo?”
Étienne de la Boétie

A desvalorização do mundo humano aumenta em proporção direta com a valorização do mundo das coisas.”
Karl Marx

“A história dos esforços humanos para subjugar a natureza é também a história da subjugação do homem pelo homem.”
Max Horkheimer

“Pedimos somente um pouco de ordem para nos proteger do caos. Nada é mais doloroso, mais angustiante do que um pensamento que escapa a si mesmo, ideias que fogem, que desaparecem apenas esboçadas, já corroídas pelo esquecimento ou precipitadas em outras, que também não dominamos. [...] Perdemos sem cessar nossas ideias. É por isso que queremos tanto agarrar-nos a opiniões prontas.”
Deleuze e Guattari

“Jogamos os jogos da vida, obedecendo a livros de regras escritos com letra invisível ou com um código secreto.”
Arthur Koestier

“É impossível sobrepor, no homem, uma primeira camada de comportamentos que chamaríamos de “naturais” e um mundo cultural ou espiritual fabricado. No homem, tudo é natural e tudo é fabricado, como se quiser, no sentido em que não há uma só palavra, uma só conduta que não deva algo ao ser simplesmente biológico – e que ao mesmo tempo não se furte à simplicidade da vida natural.”
Maurice Merleau-Ponty

“A verdadeira filosofia é reaprender a ver o mundo.”
Maurice Merleau-Ponty

“Advento da pólis, nascimento da filosofia: entre as duas ordens de fenômenos os vínculos são demasiado estreitos para que o pensamento racional não apareça, em suas origens, solidário das estruturas sociais e mentais próprias da cidade grega.”
Jean-Pierre Vermant

“A perenidade dos mitos não é devida ao prestígio da fabulação, à magia da literatura. É que ela atesta a perenidade mesma da realidade humana.”
Gusdorf

“A filosofia não é mera especulação no vácuo ou simples jogo de conceitos abstratos. É trabalho sobre a experiência real e que cumpre levar a cabo sem perder esse sentido do concreto.”
João Cruz Costa

“Para muita gente, antes morrer que pensar. E é isso mesmo que fazem.”
Bertrand Russel

“O objeto da lógica não é determinar se as conclusões são verdadeiras ou falsas, mas determinar se o que se afirma como conclusões são conclusões.”
Augustus de Morgan

“Primeiramente, considero haver em nós certas noções primitivas, as quais são como originais, sob cujo padrão formamos todos os nossos outros conhecimentos.”
Descartes

“De onde apreende todos os materiais da razão e do conhecimento?
A isso respondo, numa palavra, da experiência.”
Locke

“O mais nobre assunto de estudo para o homem é o homem.”
Lessing

“O que é a verdade, portanto? Um batalhão móvel de metáforas, metonímias, antropomorfismos, enfim, uma soma de relações humanas que foram enfatizadas poética e retoricamente, transpostas, enfeitadas, e que, após longo uso, parecem a um povo sólidas, canônicas e obrigatórias.”
Nietzsche

“Todos os bons espíritos repetem, desde Bacon, que somente são reais os conhecimentos que repousam sobre fatos observados.”
Comte

“O real é racional e oracional é real.”
Hegel

“Não é a consciência dos homens que determina o seu ser; é o seu ser social que, inversamente, determina a sua consciência.”
Marx

“A linguagem mascara o pensamento.”
Wittgenstein
“... a trama, a urdidura de todo pensamento e de toda investigação é o símbolo, e a vida do pensamento e da ciência é a vida inerente aos símbolos; de modo que é errôneo dizer, meramente, que uma boa linguagem é importante para o bom pensar, visto que é a própria essência deste.”
Charles Sanders Peirce

“Ciência sem consciência não é senão a ruína da alma.”
Rabelais

“O silêncio eterno desses espaços infinitos me apavora.”
Pascal

“A coisa mais incompreensível acerca do universo é que ele é compreensível.”
Einstein

“O átomo é um monumento à sabedoria da raça humana.
Um dia poderá ser a lápide de sua insensatez.”
J.G.Feinberg

“Com Copérnico, o homem deixou de estar no centro do Universo.
Com Darwin, o homem deixou de ser o centro do reino animal.
Com Marx, o homem deixou de ser o centro da história (que, aliás, não possui um centro).
Com Freud, o homem deixou de ser o centro de si mesmo.”
Eduardo Prado Coelho

“É justo que o que é justo seja seguido. É necessário que o que é mais forte seja seguido. / A justiça sem a força é impotente; a força sem a justiça é tirânica.
A justiça sem a força será contestada, porque há sempre maus; a força sem a justiça será acusada. É preciso, pois, reunir a justiça e a força; e, dessa forma, fazer com que o que é justo seja forte, e o que é forte seja justo.”
Pascal

“O homem é só um laço de relações, apenas as relações contam para o homem.”
Saint-Exupéry

“Cada um desses homens [Lincoln, Gandhi e Martin Luther King] sentia muito profundamente que o âmago da moralidade (e o âmago da sociedade) era o igual respeito pela dignidade humana. Cada um deles foi capaz de mostrar o respeito mútuo pressuposto pelo ponto de vista moral, reconhecendo a exigência moral de se engajar em diálogo com aqueles que discordavam profundamente deles.
Foram essas características que os tornaram não apenas grandes visionários morais, mas também grandes educadores morais.”
Lawrence Kohlberg

“Os homens normais não sabem que tudo é possível”
David Rousset

“Os males não cessarão para os humanos antes que a raça dos puros autênticos filósofos chegue ao poder, ou antes que os chefes das cidades, por uma divina graça, se não ponham a filosofar verdadeiramente.”
Platão

“É preciso que o melhor governo seja aquele que possua uma constituição tal que todo o cidadão possa ser virtuoso e viver feliz.”
Aristóteles

“Dois amores construíram duas cidades: o amor de si levado até ao desprezo de Deus edificou a cidade terrestre, civitas terrena; o amor de Deus levado até ao desprezo de si próprio ergueu a cidade celeste; uma rende glória a si, a outra ao Senhor; uma busca uma glória vinda dos homens; para a outra, Deus, testemunha da consciência, é a maior glória.”
Santo Agostinho

“Para um pensador da Idade Média, o estado está para a Igreja como a filosofia para a teologia e a natureza para a graça.”
Etienne Gilson

“Como é meu intento escrever coisa útil para os que se interessarem, pareceu-me mais conveniente procurar a verdade efetiva das coisas, do que pelo que delas se possa imaginar. E muita gente imaginou repúblicas e principados que nunca se viram nem jamais foram reconhecidos como verdadeiros.”
Maquiavel

“Nós temos por testemunho as seguintes verdades: todos os homens são iguais: foram aquinhoados pelo seu Criador com certos direitos inalienáveis e entre esses direitos se encontram o da vida, da liberdade e da busca da felicidade.
Os governos são estabelecidos pelos homens para garantir esses direitos, e seu justo poder emana do consentimento dos governados.
Todas as vezes que uma forma de governo torna-se destrutiva desses objetivos, o povo tem o direito de muda-lo ou de aboli-lo, e sobre a forma que lhe pareça a mais própria para garantir-lhe a segurança e a felicidade.”
Trecho da Declaração de Independência dos Estados Unidos, de 1776.

“Todos os homens têm igual direito à satisfação das suas necessidades e ao usufruto de todos os bens da natureza, e a sociedade deve consolidar esta igualdade.”
Babeuf

“Os filósofos não têm feito senão interpretar o mundo de diferentes maneiras: o que importa é transformá-lo.”
Karl Marx

“Ó minha alma, não aspires à vida imortal, mas esgota o campo do possível.”
Píndaro

“Nunca há determinismo e nunca há escolha absoluta, nunca sou coisa e nunca sou consciência nua.”
Merleau-Ponty

“Encontro pela vida milhões de corpo; desses milhões posso desejar centenas; mas dessas centenas, amo apenas um. O outro pelo qual estou apaixonado me designa a especialidade do meu desejo.”
Roland Barthes

“A chama é a parte mais sutil do fogo, e se eleva em figura piramidal. O fogo original e primordial, a sexualidade, levanta a chama vermelha do erotismo e esta, por sua vez, sustenta outra chama, azul e trêmula: a do amor.
Erotismo e amor: a dupla chama da vida.”
Octavio Paz

“A arte é uma série de objetos que provocam emoções poéticas”
Le Corbusier

“Entender a ideia de uma obra de arte é mais como ter uma nova experiência do que como admitir uma nova proposição.”
Suzanne Langer
“O verdadeiro homem é aquele que vive a vida de seu tempo. A matéria da reflexão moral é o jornal, a rua, a batalha do dia-a-dia.”
Frédéric Rauh