sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

TEMAS PARA REDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO


TEMAS PARA REDAÇÃO DO ENSINO MÉDIO 

01-Desigualdade entre homens e mulheres no Brasil.
02-O destino do lixo no Brasil.
03-Os limites do Humor.
04-Bullying nas escolas.
05-Consciência ambiental.
06-Manifestações populares.
07-Os efeitos da Lei Maria da Penha.
08-O caos da mobilidade urbana.
09-Os desafios da saúde pública brasileira.
10-Variedade Linguística: o modo de falar do brasileiro.
11-Grandes eventos esportivos no Brasil.
12-Consumismo e ostentação.
13-Liberação da Maconha.
14-Os abusos nos trotes universitários.
15-DSTs entre adolescentes.
16-Redução da maioridade penal.
17-Água e sustentabilidade.
18-Respeito aos benefícios oferecidos aos idosos e deficientes físicos.
19-Brasil: gigante, mas ainda pobre, ignorante, corrupto e violento.
20-O “rolezinho” e os jovens sem futuro.
21-Relações trabalhistas no Brasil.
22-Supervalorização do corpo.
23-Diversão e responsabilidade na juventude.
24-Identidade do povo brasileiro.
25-Participação social e trabalho voluntário.
26-Julgamento do Mensalão.
27-Programa MAIS Médicos.
28-Situação dos idosos no mundo e no Brasil.
29-“Há exagero na relação entre humanos e animais de estimação?”
30- “O homem: inimigo do planeta?”
31-“A bajulação: virtude ou defeito?”
32-“Corrupção no Congresso nacional: reflexo da sociedade brasileira?”
33- “O avanço do Estado islâmico e a tensão no Oriente Médio”.
34 - Falta de água: problema que se tornou comum a outras regiões, além do nordeste;

35 -Crise no setor energético: assunto interdisciplinar que aborda questões físicas, químicas e biológicas, com possíveis soluções na “energia limpa”;

36-Problemas no transporte urbano: comum em praticamente todas as grandes cidades do país;

37 -50 anos do golpe militar de 64: aniversário relembrado em março deste ano;

38 - Preconceito racial: ação que ganhou grandes proporções por ocorrer com frequência em meio esportivo nos últimos anos, principalmente no futebol;

39 -Redes sociais x direitos humanos: assunto pode levar em conta a privacidade das pessoas;

40 - A importância das campanhas de vacinação: evidenciadas ainda mais com o lançamento da campanha de vacinação para meninas de 13 anos contra o HPV;

TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO

50 TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO 

01-O computador como ferramenta educacional.

02-“A preguiça é a mãe do progresso; se o homem não tivesse preguiça de caminhar, não teria inventado a roda”.(dissertação)

03-Ficha MAIS limpa.

04-Copa do Mundo e Renda Básica de Cidadania.

05 -Saúde Pública: Serviço deficiente.

06-Inclusão digital: um direito de todo brasileiro.

07-Juventude: tempo de mudanças e tempo de mudar.
08-O voto: exercício de cidadania.
09- É preciso perceber que o aumento das passagens é somente a gota d’água para uma insatisfação já antiga do povo brasileiro. Fale sobre os protestos da população nos dias de hoje.
10-Bullying....Como lidar com  esse mal?
11-Educação: princípio para a igualdade social.
12 -A televisão informa,  forma ou deforma?
Faça um texto dissertativo em prosa de no mínimo vinte e cinco linhas, expondo ideias e argumentos sobre o tema. Dê um título.
13 -Falta de prudência no trânsito.
14-Celebrar a vida é, pois, valorizá-la enquanto se pode vive-la plenamente. Pensando nisso, narre um episódio (real ou fictício) em que ocorra um ato de valorização da vida. O foco deverá  ser, necessariamente, em terceira pessoa.
16-Produza um texto narrativo
“As coisas ruins também fazem parte da vida, e quem aceita isso enfrenta melhor o sofrimento, sem perder os momentos de alegria [...]. O ser humano tem uma capacidade inigualável de aceitar e se adaptar”.

17-Juventude: tempo de mudanças e tempo de mudar.
18-A ditadura no Brasil. Por que os crimes ainda não foram punidos?
19-Educação: princípio para a igualdade social.
20-Mercado de Trabalho: Qualificação e iniciativa.
21-Revolução dentro de mim: Silêncio! Jovem  crescendo.
22- A máscara que usamos no Facebook é a mesma que usamos na vida?
23-Riqueza financeira ou natural. Qual vale mais?
24-Redução de maioridade penal.
25- Importação de médicos.
26- A mulher do século XXI.
27- O olhar do jovem sobre o descuido público com a cidade  e/ou com o cidadão.
28-O jovem e o envolvimento com a atuação em benefício do outro.
29-Ser jovem hoje: alienação  ou engajamento?
30-O trabalho “invisível” do voluntariado jovem.
31- Brasil: um país  sem preconceito?
32-Aumento de violência tem relação com aumento de pobreza e desemprego?
33-Os programas de TV provocam ou refletem a violência da sociedade?
34- Isolar-se em condomínios fechados é solução para a violência?
35- A tecnologia está aproximando mais os jovens?
36-Há relação entre fakes e bullying?
37- Quais os perigos da exposição excessiva da vida pessoal na internet?
38- É válido receber um prêmio ou presente por passar no vestibular?
39-A construção da Usina de Belo Monte.
40- Qual a melhor forma de seleção: ENEM ou Vestibular tradicional? Por quê?
41- Chore por nós, presidente!
42- Você concorda que a mistura racial evitou conflitos étnicos no Brasil?
43-Tragédia em espaço sagrado ”sala de aula”.
44- Por que trotes violentos ainda ocorrem na recepção aos calouros?
45- Dar uma palmada é um ato de agressão ou uma forma de impor limites à criança? Atualmente a lei 8.069/1990 instituiu o ECA, condena maus-tratos.
46- Carreira e dinheiro são preocupações da maioria dos jovens?
47- Maioridade penal: um favor ao crime ou um favor à sociedade?
48- Com base na sua experiência pessoal e outras leituras sobre o assunto, escreva um texto dissertativo que deverá ter como tema:
O papel da internet na comunicação entre as pessoas
49-Consumo de álcool por adolescentes.
50-Analfabetismo funcional no Brasil.







TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO

50 TEMAS DE REDAÇÃO PARA O ENSINO MÉDIO


01-São frequentes os comentários sobre a falta de hábito de leitura dos jovens. Como você vê esse problema? Que fatores estarão dificultando o encontro dos jovens com o livro?

02-Que geração é esta, que não lê e disto nem se envergonha?

Procure responder com um texto de vinte a trinta linhas, dando sua opinião sobre o papel da leitura aqui e agora. Antes de redigir, selecione alguns argumentos e procure ser bem convincente.

03-Você considera o povo brasileiro preparado para a modernidade?

04-A qualidade do ensino público e a questão de cotas. Disserte sobre o tema.

05-Faça uma dissertação em que você explique o que é bullying, dê sua opinião sobre  o que, a seu ver, motiva aqueles que o praticam, isto é, os agressores – e apresente uma proposta para se lidar com esse grave problema. Como soluciona a questão do bullying?

06-É justo proibir o uso do celular na sala de aula?

      Celular: mocinho ou vilão?

07-A fragilidade econômica dos países emergentes.

08-O movimento sem-terra e a violência no campo.

09-Direitos da criança e do adolescente: como enfrentar esse desafio nacional?(ENEM-2000)

10-Desenvolvimento e preservação ambiental: como conciliar os interesses em conflito?(ENEM-2001)

11-O direito de votar: como fazer dessa conquista um meio para promover as transformações sociais que o Brasil necessita?(ENEM-2002)

12-A violência na sociedade brasileira: como mudar as regras desse jogo?(ENEM-2003)

13-Como garantir a liberdade de informação e evitar abusos nos meios de comunicação?(ENEM-2004)

14-O trabalho infantil na sociedade brasileira. (ENEM-2005)

15-O poder de transformação da leitura. (ENEM-2006)

16-O desafio de se conviver com as diferenças. (ENEM-2007)

17-Preservação da Floresta Amazônica. (ENEM-2008)

18-O indivíduo frente à ética nacional. (ENEM-2009)

19-Trabalho na construção da dignidade humana. (ENEM-2010)

20-Viver em rede no século XXI: os limites entre público e o privado. (ENEM-2011)

21-A imigração para o Brasil no século XXI. (ENEM-2012)

22-Efeitos  da implantação da Lei Seca no Brasil. (ENEM-2013)

23."Publicidade infantil em questão no Brasil".(ENEM-2014)

24-Proponho um desafio à sua criatividade. Transforme um dado estatístico num texto carregado de denúncia social e intensidade expressiva.

25-Amor pode levar ao crime ou quem ama não mata?

26-Os jovens e os dilemas da sexualidade.

27-Um dia  sem internet.

28-Tornar o mundo melhor é responsabilidade de todos e de cada um.

29-O papel da internet na comunicação entre as pessoas.

30-A violência no cotidiano da cidade grande.

31-A tecnologia penetrou tão sutil e profundamente em nossa vida cotidiana que, muitas vezes, não a percebemos.

32-A ambivalência da televisão: por um lado, ela aliena as pessoas; por outro lado, desenvolve conhecimento e reflexão.

33-O que você faz é uma gota no oceano, mas é isso que dá sentido a sua vida.

34-Políticos corruptos, povo alienado.

35-O que os jovens podem fazer para aprender a administrar o próprio dinheiro?

36-Como os pais e a escola podem contribuir para combater a prática do bullying?

37-Cotas nas universidades, você é a favor ou contra?

38-Fomos dominados pelas máquinas que inventamos?

39-Leis e penas mais duras são as únicas soluções para o trânsito brasileiro?

40-Um cachorro vale mais do que um ser humano?

41-A gramática facilita ou dificulta a comunicação?

42-Por que as pessoas mentem pela internet?

43-Nacional ou importada: qual a cara do Brasil?

44-“O Brasil está preparado para prevenir e enfrentar um eventual ataque terrorista?”. 

45-O tema será os esportes “violentos”, como, por exemplo, o UFC, que vem chamando atenção do público nos últimos anos.

46-A ausência dos pais na formação dos jovens.

47-O relacionamento através das Redes Sociais.

48-Faça uma produção textual que termine com o seguinte verso de Caetano Veloso:

“Noutras palavras, sou muito romântico”.


49-Os jornais noticiam a preocupação de jovens casais diante da decisão a tomar no início de uma vida nova: aproveitar a vida enquanto são jovens e deixar para mais tarde a preocupação em armazenar economias, ou fazer essa economia cedo para mais tarde desfrutar de certas regalias, mesmo que já mais velhos. Que decisão tomar: proceder como a cigarra ou como a formiga?


50-Certas figuras  de destaque público, como artistas, jogadores de futebol, alguns políticos, recusam-se a servir de garotos-propaganda de determinados produtos, por considera-los prejudiciais em algum aspecto. Outros, no entanto, alegam que atuam somente como profissionais e não podem perder a oportunidade de ganhar dinheiro com a propaganda. Que atitude você considera a mais razoável? Por quê?



TEXTO: UMA APOSTA EM TODAS AS MÍDIAS - COM GABARITO

TEXTO: UMA APOSTA EM TODAS AS MÍDIAS

Um dos maiores erros que se cometem quando se fala em TV, ou em Internet, é imaginar que a mídia nova acaba com a velha. Gente apressada fala em morte do livro, como antes disso falou em superação do rádio. Até agora, nada disso ocorreu, e por uma razão simples: cada mídia tem seu nicho, seu lugar. Cada meio de comunicação atende a necessidades, a desejos, a anseios diferentes. O enriquecedor é a gente saber lidar com todos e jogar com um para usar melhor o outro.
Compare o livro à tela de computador. O livro é muito mais amistoso, mais fácil de manejar, de levar, de possuir. A tela é fria. Podemos variar as letras ('fonts'), mudar a cor, trocar as peles ('skins'), fazer o que quiser: nada ainda se compara à invenção de Gutemberg para levar à praia, ler na cama, dobrar pela lombada. Pouquíssima gente lê um texto longo na tela - quase todos o imprimem e leem em papel, e ainda assim é mais enfadonho que um livro, porque sai sempre no mesmo sulfite, na mesma tinta, enquanto o livro varia bastante.
É verdade que há mudanças que eliminam uma mídia. Quando surgiu o livro, isto é, um grande conjunto de folhas costuradas sob uma capa, ele venceu e depois liquidou o rolo. Antes do livro (seu nome técnico é 'códice'), ler era uma proeza, que exigia virar um longo rolo. Assim como imprimir um formulário contínuo e depois lê-lo, sem soltar as páginas. Difícil, não é? O códice é mais prático, e contínua vivo. Não foi por acaso que o maior defensor da nova mídia, Bill Gates, gastou uma fortuna para comprar um códice de Leonardo Da Vinci.
O que isso tem a ver com a TV? Quero argumentar que o procedimento avançado não é substituir um meio pelo mais novo. Só num país em que tem charme mostrar-se inculto, como no Brasil, uma ideia assim tola pode prosperar.. O avançado é dominar os vários meios. Nosso mundo exige que sejamos multimeios. É como saber várias línguas, conhecer vários países, dominar vários instrumentos.

RIBEIRO, Renato Janine. Uma aposta em todas as mídias. O Estado de S. Paulo, 5/11/00, p.


1.     Ao comparar os recursos oferecidos pelo livro com os disponíveis no computador, o   texto afirma que a tela do computador é
(A)   fria e enfadonha.
(B)   fácil de levar.
(C)   amistosa.
(D)   fácil de ler.

2.     No texto defende-se a ideia de que o livro é
(A)   uma mídia enfadonha.
(B)   uma mídia ultrapassada.
(C)   um invento superado pela internet.
(D)   um meio de comunicação insubstituível.

3.     Segundo o texto, é bom apostar em todas as mídias porque
(A)   ampliam o conhecimento.
(B)   aumentam a tecnologia.
(C)   desvalorizam as novidades.
(D)   reduzem as informações.

4.     O autor assume uma postura avaliativa ao dizer que
(A)   o livro é muito mais amistoso do que a tela do computador.
(B)   gente apressada fala em morte do livro.
(C)   Bill Gates gastou uma fortuna para comprar um códice.
(D)   antes do livro, ler era uma proeza.

5.     O texto "Uma aposta em todas as mídias" defende a idéia de que
(A)   a internet é uma mídia que superou a TV.
(B)   a tela do computador é mais fácil de manejar.
(C)   o livro perdeu sua importância depois do rádio.
(D)   o mundo exige que as pessoas sejam multimeios.



quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017

CONTO: OS QUATRO LADRÕES - LUIS DA C. CASCUDO - COM GABARITO

CONTO: OS  QUATRO  LADRÕES 
                  LUIS DA C. CASCUDO


Diz que era uma vez quatro ladrões muito sabidos e finos. Num domingo de manhã estavam deitados, gozando a sombra de uma árvore, quando viram passar na estrada um homem levando um carneiro grande e gordo. Palpitaram furtar o carneiro e comê-lo assado. Acertaram um plano e se espalharam por dentro do mato.

O primeiro ladrão foi para o caminho, encontrando o homem do carneiro e salvou-o:
— Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
— Para sempre seja louvado!
— O senhor, que mal pergunto, para onde leva este cachorrinho?
— Que cachorrinho?
— Esse aí que está amarrado numa corda! Bem bonitinho!
— Isso não é cachorro. É carneiro. Repare direito.
— Estou reparando, mas é cachorro inteiro. Vigie o focinho, as patas, o pelo. É cachorro e dos bons.
Separaram-se e o dono do carneiro ficou olhando o animal meio desconfiado. Adiante saiu o segundo ladrão, deu as horas, e foi logo entrando na conversa:
— Cachorro bonito! Esse dá para tatu e cutia. Focinho fino, bom para farejar. Perna fina corredeira. É capaz de correr veado. Onde comprou o bicho?
— O senhor repare que não é cachorro. É um carneiro. Já outro cidadão ali atrás veio com essa palúxia para meu lado. Bote os olhos direito no bicho.
— Homem, desde que nasci que conheço cachorro e carneiro. Se esse aí não é o cachorro eu ando espritado. Deixar de conhecer cachorro?
O homem seguiu sozinho, mas não tirava os olhos do carneiro, quase convencido de que comprara o bicho errado. O outro ladrão apareceu e fez a mesma conversa, misturando os dois animais, e ficando espantado quando o dono dizia que era um carneiro. Discutiram um bom pedaço e o terceiro ladrão espirrou para dentro do marmeleiro.
O quarto camarada veio e puxou conversa, oferecendo preço para o cachorro que dizia ser bom caçador de preás. Deu os sinais de cachorro de faro e todos encontravam no bicho que o homem ia levando.
Assim que despediu, o dono do carneiro, que ia comendo o animal com os olhos, parou, desatou o laço da corda e soltou o carneiro, certo e mais que certo que o carneiro era cachorro.
Os quatro ladrões que vinham acompanhando por dentro da capoeira agarraram o carneiro e fizeram dele um almoço especial.

CASCUDO, Luís da C. Contos tradicionais do Brasil. 13. ed., 6ª reimp. São Paulo: Global, 2009.


2. Analisando o texto

a) Discuta com seus colegas:
● Os ladrões agem como na maioria dos furtos? Explique.
Resposta pessoal.
b) Que argumentos cada ladrão usou para convencer o homem de que ele tinha um cachorro?
1º ladrão: Afirma que o animal é um cachorro e ainda aponta o focinho, as patas, o pelo como provas de que é um cachorro.          
2º ladrão: Afirma que o animal é um cachorro farejador, bom para caçar tatu e cutia.          
3º ladrão: Repetiu os argumentos do primeiro e do segundo ladrão.            
4º ladrão: Afirmou que o animal era um cachorro bom para caçar preás.

c) Qual foi a consequência da estratégia usada pelos ladrões para conseguir o carneiro?
O homem desistiu do carneiro, convencido de que era um cachorro.

d) O que você acha da estratégia usada pelos homens para conseguir o carneiro? Você considera que houve realmente um furto? Resposta pessoal.


3. Analisando as palavras e expressões do texto

a) No segundo parágrafo do texto, que palavra ou expressão é usada para introduzir a fala do primeiro ladrão? Sublinhe-a no texto. Salvou-o.
b) Que expressões são usadas para introduzir a fala do segundo ladrão? Sublinhe-as no texto.
c) Que outras expressões poderiam ser usadas para isso? Foi logo entrando na conversa.
● Na fala do primeiro ladrão: Cumprimentou-o, saudou-o.                    
● Na fala do segundo ladrão: Puxando conversa, conversando.


d) Releia os trechos a seguir e diga qual é o sentido das expressões sublinhadas:

● “— O senhor repare que não é cachorro. É um carneiro. Já outro cidadão ali atrás veio com essa palúxia para meu lado.”
 Veio com essa conversa para o meu lado. Veio com esse papo pra cima de mim.

● “Discutiram um bom pedaço e o terceiro ladrão espirrou para dentro do marmeleiro.”
Correu para dentro do mato. Voltou rapidamente para dentro do mato.

● “Assim que despediu, o dono do carneiro, que ia comendo o animal com os olhos, [...]”
Olhando fixamente o animal; olhando o animal com atenção.

e) Por que você imagina que o texto usa essas expressões?
Para tornar a fala das personagens mais verossímil, isto é, mais próxima de como seria em uma conversa cotidiana.

4. Analisando o começo do conto.
a) Releia:
Diz que era uma vez quatro ladrões muito sabidos e finos. Num domingo de manhã estavam deitados, gozando a sombra de uma árvore, quando viram passar na estrada um homem levando um carneiro grande e gordo. Palpitaram furtar o carneiro e comê-lo assado. Acertaram um plano e se espalharam por dentro do mato.


b) De acordo com esse trecho, o cenário (local onde se passa o fato narrado)

) é apresentado primeiro e depois se sabe o que aconteceu nele.
(    ) não é apresentado de início. Vai-se tomando conhecimento dele no desenrolar da narrativa.
(    ) não é importante para o conto, por isso não há menção ao lugar onde se passa o fato.


c) E a expressão temporal “Diz que era uma vez” o que sugere: um tempo exato em que é possível situar a história ou o tempo do faz de conta?
O tempo do faz de conta.


5. Analisando a passagem do tempo nos contos
a) Agora, releia o conto “Os quatro ladrões” e identifique as palavras e as expressões que indicam a passagem do tempo. Sublinhe-as no texto.
“Num domingo de manhã”; “adiante”; Assim que despediu”.

b) Em sua opinião, o uso dessas expressões é importante na organização do texto? Por quê?
Resposta pessoal. 

6. Analisando o desenvolvimento do conto
a) Ao verem o homem passar com o carneiro, que ideia os ladrões tiveram?
A ideia de furtar o carneiro.

b) Qual é o plano para colocar a ideia em prática?
Convencer o dono do carneiro de que o animal era um cachorro.



TEXTO: APARÊNCIA - CAROLINA ARAÚJO - COM GABARITO


TEXTO: APARÊNCIA

Cada vez mais feios e gordos. E em comparação com a última década, insatisfação com aparência e peso aumentou consideravelmente.

[Por Carolina Araújo, colaboração para a Folha]


       Poderia ser uma boa notícia o fato de que 6 em cada 10 jovens brasileiros estão muito satisfeitos com a própria aparência. Mas não é. Há 11 anos, o Datafolha perguntou aos jovens brasileiros se eles se sentiam felizes com a aparência e registrou que 82% estavam muito satisfeitos com o que viam diante do espelho. A mesma pergunta foi feita agora e o grupo dos que se consideram muito satisfeitos caiu 23 pontos percentuais.

        O descontentamento é maior entre as garotas — 44% se dizem pouco satisfeitas e 6%, nada satisfeitas com a aparência. As meninas de 16 e 17 anos representam o auge do dissabor: 7% delas estão totalmente insatisfeitas. Como não é provável que a feiura tenha se tornado uma epidemia ao longo dos anos, por que os jovens estão se sentindo mais infelizes com a própria aparência?
     Segundo especialistas, trata-se de uma questão social. Padrão de beleza. Para a psicóloga Joana Novaes, coordenadora do Núcleo de Doenças da Beleza da PUC Rio, o padrão de beleza atual impõe que o jovem seja magro, "sarado" e bronzeado. "Tantas exigências geram uma relação infeliz com o próprio corpo", diz ela, que é autora do livro O Intolerável Peso da Feiura.
    Segundo a psicóloga, a infelicidade se agrava devido à diferença de tratamento que a sociedade impõe ao "feio" e ao "bonito". Enquanto a beleza é um meio de ascensão social no Brasil, quem é considerado feio se torna vítima de um preconceito socialmente aceito, pois é permitido que se recrimine a aparência do outro. Já a antropóloga Mirian Goldenberg — autora de O Corpo Como Capital e professora do departamento de antropologia social da UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) — não acredita que o jovem esteja se sentindo mais feio, mas, sim, inadequado em relação ao padrão de corpo valorizado pela sociedade.
    Contudo, segundo Goldenberg, a juventude atual é a primeira geração que cresceu sabendo que há meios para se adequar ao padrão: vestir-se de acordo com a moda, investir em tratamentos estéticos, recorrer a cirurgias plásticas, etc. E mais gordo também. Colocar os pés em uma balança pode ser um sacrifício para metade dos jovens brasileiros.
    Foi esse o percentual de entrevistados que disseram ao Datafolha que não estão satisfeitos com o próprio peso. Comparando os resultados com 11 anos atrás, o número de jovens muito satisfeitos com o peso caiu de 61% para 50%. Outra vez, a maior insatisfação se verifica entre as garotas, com o ápice do descontentamento entre as que têm de 22 a 25 anos: 26% estão insatisfeitas com o peso. Para o psicólogo Nivaldo de Oliveira Santos, coordenador do estudo, os números surpreendem porque 8 em cada 10 estudantes consultados eram magros ou tinham peso normal em relação à altura e à idade. Surpreendem ainda mais porque, em teoria, os estudantes da área de saúde deveriam ser bem informados sobre cuidados com o corpo. "O que se teme é que, se considerado um universo maior de jovens, o panorama possa ser ainda mais preocupante", diz Santos.


Interpretação do texto.

1.Qual é o assunto do texto?
  Aparência.

2.Por que o desgosto com a aparência é uma questão social?
  Porque, o padrão de beleza e magro, sarado e bronzeado.

3.O que acontece socialmente com o considerado feio?
  Se torna vítima de um preconceito socialmente aceito.

4.Qual o padrão de beleza atual para os jovens?
  Vestir-se d acordo com a moda, investir em tratamentos estéticos, recorrer a cirurgias plásticas, etc.

5.Por que os números da pesquisa surpreenderam o coordenador Niraldo O. Santos?
  Porque 8 em cada 10 estudantes consultados eram magros ou tinham peso normal em relação à altura e à idade.

6. Justifique a utilização das as aspas nas palavras
“feio”  e   “bonito”  utilizadas pela autora.
 Segundo a psicóloga a infelicidade se agrava devido à diferença de tratamento que a sociedade impõe, enquanto a beleza é um meio de ascensão social, o feio se torna vítima de um preconceito social.


POEMA: NO PAÍS DO MEU ANIVERSÁRIO - ELIANA SÁ - COM GABARITO

POEMA: NO PAÍS DO MEU ANIVERSÁRIO
                  ELIANA SÁ

Acordo, vejo tudo tão claro  
Há luz, muita luz, barulho                    
E uma festa no cenário                   
Estou no mais lindo dos países: o do Meu Aniversário!

Neste país que é meu
Não há espera, dias sem fim
Pisco os olhos e, depressinha
Tenho uma festa para mim

Nada de contar os dias
No maldito calendário
Neste país, todo dia
É dia do meu aniversário

Todo dia é uma festa – e tudo, tudo para mim
É pra mim que nascem o sol, as estrelas e a lua
Nasce uma flor no jardim
Até no mais triste jardim da rua

Pra entrar neste país, não preciso passaporte
É só passar para o outro lado
Dar, no tempo
Um corte!
Ao vento, quero balões
Na mesa, só brigadeiro e pastel
Passem com faixas, aviões
Me saudando, lá no céu

Sobremesa?
Exijo sorvete
De todos os sabores
Presentes?
Tragam-me pilhas e pilhas
Em pacotes de todas as cores

E quando o sol reaparece
É festa outra vez – eu mereço!
Nasço de novo, revivo
Nem eterno recomeço

Desse país, do meu sonho
Foi banido o calendário
Assim, garanto o decreto:
- Todo dia é dia do meu aniversário


 SÁ, Eliana. Revista Recreio, São Paulo: Abril, ano 2, n.53, 15 mar.2001.p.26-7


ESTUDO DO TEXTO

1)No título e no início do poema o eu poético declara que vive em um país. Que país é esse?
 País, do meu aniversário.

2)O que é preciso fazer para entrar nesse país?
 Apenas passar para o outro lado.

3)Pela leitura das quatro primeiras estrofes, explique, como é esse país?
 É um país lindo, com muita luz e festa.

4)Na 6ª estrofe, o eu poético manifesta seus desejos. Quais são eles?
 Balões, brigadeiro, pastel e faixa lá no céu.

5)Na penúltima estrofe desse poema, o que acontece quando um novo dia amanhece?
 É festa outra vez. Nasço de novo.

6)Copie, a expressão da última estrofe que registra que o mundo referido no poema é um mundo imaginário.
 Desse País, do meu sonho.