segunda-feira, 5 de fevereiro de 2024

GRAMÁTICA: GRAU DOS ADJETIVOS - COM GABARITO

 Gramática: Grau dos adjetivos

        Leia a frase: Marlene é mais estudiosa do que Luís.

        Estamos comparando a qualidade entre o menino e a menina.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj0QpK6ZpviDjMvQ7UMur0IGJRo3wvfY5cr2OKms_DoGaa6VqiR56jGAbD9LuoJB8zYvUNt3vIZ1ArEMdby8awyl6E8ZVGgvnLKsLL0rlTPEDGO7-6IqfyX4H5Hk7nkeLfUbFQ0-JS811_fcjiHfBbjaV35CET7uARe4WRS3JQd8ZLhY5-vgLs1BQ1fsb4/s320/GRAU.png


        O adjetivo “estudiosa” está no grau comparativo de superioridade.

        O grau comparativo serve para comparar uma mesma qualidade entre dois ou mais seres, ou duas ou mais qualidades de um mesmo ser.

        O grau comparativo pode ser de igualdade, superioridade ou inferioridade.

        É comparativo de igualdade quando a qualidade expressa pelo adjetivo aparece com a mesma intensidade nos elementos que se comparam. Exemplo: Esta blusa é tão linda quanto aquela.

        O comparativo de igualdade apresenta-se, geralmente, da seguinte forma: tão + adjetivo + quanto ou como.

        É comparativo de superioridade quando a qualidade expressa pelo adjetivo aparece mais intensificada no primeiro elemento da relação de comparação.

        O comparativo de superioridade apresenta-se, geralmente, da seguinte forma: mais + adjetivo + que ou do que. Exemplo: Marta é mais vaidosa que Vera.

        É comparativo de inferioridade quando a qualidade expressa pelo adjetivo aparece menos intensificada no primeiro elemento da relação de comparação.

        O comparativo de inferioridade apresenta-se, geralmente, da seguinte forma: menos + adjetivo + que ou do que. Exemplo: Esta casa é menos limpa que aquela.

        Os adjetivos bom, mau, grande, pequeno apresentam uma forma própria para indicar o comparativo de superioridade: bom – melhor; mau – pior; grande – maior; pequeno – menor.

        Grau superlativo

        O grau superlativo indica a maior ou menor intensidade de uma qualidade indicada por um adjetivo.

        O grau superlativo pode ser: relativo e absoluto.

·        É relativo quando a qualidade expressa pelo adjetivo é posta em relação a outros elementos.

        O superlativo relativo pode ser de superioridade ou de inferioridade. Exemplos: Este menino é o mais estudioso da classe (superioridade). Este menino é o menos estudioso da classe (inferioridade).

        O superlativo absoluto pode ser:

        -- Analítico – quando é modificado por um advérbio. Exemplo: A lição está muito difícil.

        -- Sintético – quando acrescentamos ao adjetivo sufixos, como: íssimo, ílimo, érrimo. Exemplos: José está felicíssimo; A lição está facílima; Marcos é paupérrimo.

Entendendo a gramática:

01 – Complete as frases, colocando o adjetivo nos graus pedidos nos parênteses.

a)   José é tão aplicado quanto Adriano. (comparativo de igualdade).

b)   Márcia é mais esperta que/do que Aninha. (comparativo de inferioridade).

c)   O carro é menos veloz que/do que o avião. (comparativo de inferioridade).

02 – Complete as frases com o comparativo de superioridade dos adjetivos entre parênteses.

a)   O dia está pior que ontem (mau).

b)   A casa de Marcos é melhor que a de André (bom).

c)   A girafa é maior que o cavalo (grande).

d)   O carro de titio é menor que o de papai (pequeno).

03 – Indique em que grau se encontram os adjetivos nas frases abaixo.

a)   Era um rapaz felicíssimo: Superlativo absoluto sintético.

b)   Ele é muito alegre: superlativo absoluto analítico.

c)   Ele era o menos feliz da classe: Superlativo relativo de inferioridade.

d)   Ele era o mais alto de todos: superlativo relativo de superioridade.

e)   Ela é tão feliz quanto eu: comparativo de igualdade.

04 – Forme frases com as palavras abaixo, usando o adjetivo no grau comparativo de superioridade.

a)   Marcelo – grande – Carlos. Resposta pessoal do aluno.

b)   Sapato – pequeno – Joana. Resposta pessoal do aluno.

c)   Café – bom – chá. Resposta pessoal do aluno.

d)   Jorge – mau – Jaime. Resposta pessoal do aluno.

05 – Faça como o modelo: Menino muito feliz. Menino felicíssimo.

a)   Homem muito amigo. Homem amicíssimo.

b)   Rapaz muito humilde. Rapaz humílimo.

c)   Lição muito difícil. Lição dificílima.

d)   Costume muito antigo. Costume antiguíssimo.

e)   Xícara muito frágil. Xícara fragílima.

f)     Chocolate muito amargo. Chocolate amaríssimo.

g)   Papel muito áspero. Papel aspérrimo.

06 – Escreva no superlativo absoluto sintético os adjetivos abaixo.

– Fiel: fidelíssimo.                      – Elegante: elegantíssimo.

– Feroz: ferocíssimo.                 – Delicado: delicadíssimo.

– Gordo: gordíssimo.                 – Digno: digníssimo.

– Popular: popularíssimo.          – Educado: educadíssimo.

– Vivo: vivíssimo.                       – Pobre: paupérrimo.

– Triste: tristíssimo.                    – Certo: certíssimo.

 

GRAMÁTICA: ADJETIVO - FORMAÇÃO DO ADJETIVO - LOCUÇÃO ADJETIVA - COM GABARITO

 Gramática: Adjetivo – Formação do adjetivo – Locução adjetiva

        Observe e leia:

·        Daniela ganhou um lindo presente.

·        Marcos é um garoto estudioso.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyJAkdxoMUhYpAGBiVj4zxp5OvCR9QfgkVe8IsLXOdgRGgGU19MmNjM2HWqKrezwvmkpcmD7XnlfnI_KhsX8RY-ZXhad-tEyk0TWljCUCa74EjJPCiXBsiQP1ZEjmvaQmuM0b6KDbhb1DHZiqDYw9Qj-RcyAc2n3QyijTt8KcOiRXvXvFMjbWIJrYxzjA/s320/ADJETIVOS.jpg


        Lindo é uma qualidade que estamos atribuindo ao presente que Daniela ganhou.

        Estudioso é uma qualidade que estamos atribuindo ao garoto Marcos.

        A estas palavras que indicam qualidade, estado ou característica dos substantivos chamamos adjetivos.

        Adjetivo é a palavra variável em gênero, número e grau que indica um estado, qualidade ou característica dos substantivos.

        Quanto à formação, os adjetivos podem ser classificados em: simples, compostos, primitivos, derivados.

        Adjetivos simples – são os formados por um só elemento. Exemplos: sincero, feliz, alegre.

        Adjetivos compostos – são os adjetivos formados por mais de um elemento. Exemplos: sul-americano, azul-marinho.

        Adjetivos primitivos – são os que não derivam de outras palavras. Exemplos: grande, sincero, feliz.

        Adjetivos derivados – são os que derivam de outras palavras. Exemplos: carinhoso (derivado do substantivo carinho); Amoroso (derivado do substantivo amor).

        Os adjetivos podem se referir a países, cidades e regiões, exprimindo a nacionalidade ou a origem do ser, são os adjetivos pátrios. Exemplos: Acre – acreano; Brasília – brasiliense; Alemanha – alemão; Costa Rica – costarriquenho; Egito – egípcio.

        A junção de duas ou mais palavras com valor de um adjetivo chama-se locução adjetiva. Exemplos: de abdômen – abdominal; de guerra – bélico; de cabelo – capilar; de morte – mortal ou letal; de coração – cardíaco; de voz – vocal; de gato – felino.

Entendendo a gramática:

01 – Sublinhe os adjetivos de vermelho e os substantivos de amarelo.

a)   Coloquei o coelhinho manso na cesta nova.

b)   A lição estava fácil e o exercício difícil.

c)   O chocolate estava amargo e o pudim estava doce.

d)   Ele é um garoto inteligente e educado.

e)   Minha colega é sincera e delicada.

f)     Este gato é feio, mas aquele é lindo.

02 – Complete as frases com os adjetivos derivados.

a)   Quem tem coragem é corajoso.

b)   Quem tem preguiça é preguiçoso.

c)   Quem tem fama é famoso.

d)   Quem tem graça é gracioso.

e)   Quem tem inteligência é inteligente.

f)     Quem tem valentia é valente.

03 – Escreva (P) para os adjetivos primitivos e (D) para os adjetivos derivados.

(P) grande.                      (P) feliz.                           (D) carinhoso.

(D) preguiçoso.               (P) pequeno.                    (P) fiel.

(P) comprido.                  (D) amoroso.                    (P) cruel.

(P) alto.                           (P) amarelo.                     (D) cuidadoso.

04 – Marque os adjetivos pátrios.

a)   Gosto de queijo mineiro.

b)   Tenho um amigo espanhol e outro português.

c)   Zeca é paulista e Beto é americano.

d)   O lenço de titia é de seda italiana.

e)   O carioca é muito alegre.

f)     Papai gosta de conversar com os chilenos.

05 – Relacione corretamente.

(1) Adjetivo simples.

(2) Adjetivo composto.

(3) Adjetivo primitivo.

(4) Adjetivo derivado.

(1 – 4) carinhoso.

(1 – 3) grande.

(1 – 3) amarelo.

(1 – 3) alegre.

(4) perigoso.

(2) verde-amarelo.

(1 – 3) sincero.

(1 – 3) feliz.

(1 – 3) pequeno.

(1 – 3) azul.

(2) azul-claro.

(4) cuidadoso.

06 – Complete com os adjetivos pátrios correspondentes.

a)   Quem nasce no Brasil é brasileiro.

b)   Quem nasce no Uruguai é uruguaio.

c)   Quem nasce no Piauí é piauiense.

d)   Quem nasce em Alagoas é alagoano.

e)   Quem nasce na Paraíba é paraibano.

f)     Quem nasce em Brasília é brasiliense.

07 – Reescreva as frases, substituindo as locuções adjetivas pelos adjetivos correspondentes.

a)   Amor de mãe: Amor materno/maternal.

b)   Dia de chuva: dia chuvoso.

c)   Dia de festa: dia festivo.

d)   Criança com febre: criança febril.

e)   Nave do espaço: nave espacial.

f)     Luz do sol: luz solar.

g)   Trabalho de mão: trabalho manual.

h)   Canção do povo: canção popular.

08 – Organize frases com os adjetivos abaixo.

a)   Surdo-mudo: resposta pessoal do aluno.

b)   Rosa-choque: resposta pessoal do aluno.

c)   Amarelo-ouro: resposta pessoal do aluno.

d)   Azul-celeste: resposta pessoal do aluno.

 

 

       

       

GRAMÁTICA: GÊNERO DOS SUBSTANTIVOS - COM GABARITO

 Gramática: Gênero dos substantivos

        Os substantivos podem ser de gênero masculino ou feminino.

        Antes dos substantivos masculinos podemos usar o ou um, os ou uns.

        Antes dos substantivos femininos podemos usar a ou uma, as ou umas.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjxYDv4kTIo7qDElKfjOMEQWKqwGQp_Mo-ceGSDB0BSdWnIM_PNeNHFzteoqhGFI1SfbRJn1vxYyNB3tyG3wWqvJHcNZHea5cEWHukJhXB8cMKGQRQt74kvDn5VBnINWRSx5mgEcTrddan8PfvMX7KyxwxfXrlcP9y5sFfMdAiOcthM1au15T8wa4cQfsA/s320/GENERO.jpg


Exemplos: o avião, um avião; a flor, uma flor.

        De um modo geral, forma-se o feminino dos substantivos:

·        Flexionando-se o substantivo masculino. Exemplo: menino, menina; mestre, mestra; leão, leoa.

·        Acrescentando-se a ao masculino. Exemplo: pintor, pintora; juiz, juíza.

        Há substantivos que têm formas diferentes para o masculino e para o feminino.

Exemplos: ateu, ateia; embaixador, embaixatriz; barão, baronesa; galo, galinha; cavaleiro, amazona; cônsul, consulesa; réu, ré.

        Há ainda substantivos que apresentam uma única forma tanto para o masculino como para o feminino.

        Conforme as situações em que se encontrem, eles são chamados:

a)   Substantivos comuns-de-dois – são aqueles que apresentam uma forma para os dois gêneros, sendo que a distinção entre o masculino e o feminino é feita por meio do artigo ou outra palavra que acompanhe o substantivo. Exemplos: o estudante – a estudante; o servente – a servente; o jovem – a jovem; o dentista – a dentista; o colega – a colega.

b)   Substantivos sobrecomuns – são aqueles que têm sempre uma só forma e o mesmo artigo para designar tanto o masculino como o feminino. Exemplo: a criança, a testemunha, a criatura.

Os substantivos criança, testemunha, criatura são do gênero feminino, quer indiquem uma pessoa do sexo masculino quer do sexo feminino.

c)   Substantivos epicenos – são aqueles que apresentam uma só forma para designar animais. Para indicar o sexo, usa-se a palavra macho ou fêmea. Exemplo:

·        O jacaré – o substantivo jacaré é de gênero masculino, mas podemos fazer a distinção: o jacaré machoo jacaré fêmea.

·        A borboleta – o substantivo borboleta é de gênero feminino, mas podemos fazer a distinção: a borboleta machoa borboleta fêmea.

Entendendo o gênero dos substantivos:

01 – Use o ou a para indicar o gênero dos substantivos.

·        A mesa.

·        O copo.

·        O quarto.

·        O pé.

·        A casa.

·        A bola.

·        O sapato.

·        A peteca.

02 – Reescreva as frases, passando para o feminino os substantivos destacados.

a)   O rei é amigo do juiz e do poeta.

A rainha é amiga da juíza e da poetisa.

b)   O ancião aplaudiu o cantor.

A anciã aplaudiu a cantora.

c)   O maestro é irmão do frade.

A maestrina é irmã da freira.

d)   Papai foi visitar o compadre.

Mamãe foi visitar a comadre.

e)   Titio viu o genro do rei e o primo do príncipe.

Titia viu a nora da rainha e a prima da princesa.

03 – Escreva o masculino de:

·        Autora: autor.

·        Doutora: doutor.

·        Ré: réu.

·        Condessa: conde.

·        Ovelha: carneiro.

·        Cabra: bode.

·        Rainha: rei.

·        Atriz: ator.

·        Égua: cavalo.

·        Heroína: herói.

04 – Escreva no feminino os substantivos comuns-de-dois.

·        O jovem: a jovem.

·        O servente: a servente.

·        O dentista: a dentista.

·        O cliente: a cliente.

·        O artista: a artista.

·        O indígena: a indígena.

·        O patriota: a patriota.

·        O jornalista: a jornalista.

05 – Dê acordo com a gramática gênero dos substantivos, escreva 5 substantivos sobrecomuns e crie frases para cada um deles.

      Resposta pessoal do aluno. Exemplos: vítima; criança; guia; animal; anjo.