Carta resposta: Carta de um Caloteiro
Segue carta de um devedor,
caloteiro e ainda muito “cara-de-pau”, mas engraçada, publicada na Folha. Esta
carta é verídica e foi divulgada pelo próprio Clube de Dirigentes Lojistas. A
correspondência abaixo foi enviada por um devedor a uma das várias lojas
credoras, conforme ele mesmo informa na sua correspondência:
São Paulo, 30 de julho de 2009
Prezados Senhores,
Esta é a oitava carta jurídica de
cobrança que recebo de Vossas Senhorias. Sei que não estou em dia com meus
pagamentos. Acontece que eu estou devendo também em outras lojas e todas
esperam que eu lhes pague. Contudo, meus rendimentos mensais só permitem que eu
pague duas prestações no fim de cada mês. As outras, ficam para o mês seguinte.
Não tem jeito. Tem que ser assim, pois
não tenho como pagar tudo. Estou ciente de que não sou injusto, daquele tipo
que prefere pagar esta ou aquela empresa em detrimento das demais.
Ocorre o seguinte...
Todo mês, quando recebo meu salário,
escrevo o nome dos meus credores em pequenos pedaços de papel, que enrolo e
coloco dentro de uma caixinha. Depois, olhando para o outro lado, retiro dois
papéis, que são os dois "sortudos" que irão receber o meu rico
dinheirinho. Quanto aos outros, paciência. Ficam para o mês seguinte.
Afirmo aos senhores, com toda certeza, e
sob minha palavra de honra de devedor honesto, que sua empresa tem constando
todos os meses na minha caixinha e no meu honesto sorteio e, se não os paguei
ainda, é porque os senhores estão com pouca sorte, ou com muito azar.
Finalmente, faço-lhes uma solicitação:
por gentileza, parem de me enviar cartas de cobrança. Se os senhores
continuarem com essa mania de me enviar cartas de cobrança ameaçadoras e
insolentes, como a última que recebi, serei obrigado a excluir o nome de Vossa Empresa
dos meus sorteios mensais.
Sem mais,
Seu querido inadimplente.
O CALOTEIRO. A gente
diz. 11 ago. 2021.Disponível em: https://agentediz.com.br/artigo-o-caloteiro/.
Acesso em: 6 maio 2021.
Fonte: Maxi: Séries
Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas
de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 98.
Entendendo a carta:
01
– Qual a principal característica da personalidade do devedor, demonstrada na
carta?
A principal
característica do devedor é a falta de responsabilidade com suas dívidas. Ele
reconhece que está inadimplente com diversas empresas, mas justifica sua
conduta com um método aleatório de pagamento, comparando-o a um sorteio.
02
– Qual a estratégia utilizada pelo devedor para justificar seus atrasos nos
pagamentos?
O devedor utiliza
uma estratégia irônica e desdenhosa para justificar seus atrasos. Ele cria um
sistema de sorteio aleatório para decidir quais credores serão pagos a cada
mês, transferindo a responsabilidade pelos pagamentos não realizados para a
"sorte" ou "azar" dos credores.
03
– Qual a mensagem implícita do devedor ao afirmar que sua empresa tem constado
todos os meses em seu sorteio?
A mensagem
implícita é que o devedor considera que todas as empresas credoras têm a mesma
chance de receber o pagamento, independentemente da ordem de prioridade ou da
importância da dívida. Ele ignora a seriedade da situação e trata as dívidas
como um jogo de azar.
04
– Qual a reação do devedor às cartas de cobrança?
O devedor
demonstra descaso com as cartas de cobrança, considerando-as ameaçadoras e
insolentes. Em vez de se sentir pressionado a quitar a dívida, ele ameaça
excluir a empresa credora de seu sorteio aleatório, como se estivesse
penalizando a empresa por cobrar o que lhe é devido.
05
– Qual a consequência da atitude do devedor para as empresas credoras?
A atitude do
devedor gera prejuízos financeiros para as empresas credoras, que deixam de
receber o valor devido. Além disso, a falta de pagamento pode gerar custos
adicionais para as empresas, como os custos de cobrança e a necessidade de
recorrer a medidas judiciais.
06
– Qual a lição que podemos aprender com a atitude desse devedor?
A atitude do
devedor serve como um exemplo negativo de como não lidar com dívidas. É importante
ter responsabilidade financeira, honrar os compromissos assumidos e buscar
soluções para resolver os problemas financeiros.
07
– Qual a importância da educação financeira para evitar situações como essa?
A educação financeira é
fundamental para evitar situações de endividamento e para lidar de forma
responsável com o dinheiro. Ao aprender a planejar seus gastos, a economizar e
a investir, as pessoas podem evitar se endividar e garantir sua estabilidade
financeira.