Gramática: Adjetivo
– Formação do adjetivo – Locução adjetiva
Observe e leia:
·
Daniela ganhou um lindo presente.
·
Marcos é um garoto estudioso.
Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjyJAkdxoMUhYpAGBiVj4zxp5OvCR9QfgkVe8IsLXOdgRGgGU19MmNjM2HWqKrezwvmkpcmD7XnlfnI_KhsX8RY-ZXhad-tEyk0TWljCUCa74EjJPCiXBsiQP1ZEjmvaQmuM0b6KDbhb1DHZiqDYw9Qj-RcyAc2n3QyijTt8KcOiRXvXvFMjbWIJrYxzjA/s320/ADJETIVOS.jpg
Lindo é uma qualidade que
estamos atribuindo ao presente que Daniela ganhou.
Estudioso é uma qualidade que
estamos atribuindo ao garoto Marcos.
A estas palavras que indicam qualidade,
estado ou característica dos substantivos chamamos adjetivos.
Adjetivo é a palavra variável em
gênero, número e grau que indica um estado, qualidade ou característica dos
substantivos.
Quanto à formação, os adjetivos podem
ser classificados em: simples, compostos, primitivos, derivados.
Adjetivos simples – são os
formados por um só elemento. Exemplos: sincero, feliz, alegre.
Adjetivos compostos – são os
adjetivos formados por mais de um elemento. Exemplos: sul-americano,
azul-marinho.
Adjetivos primitivos – são os que
não derivam de outras palavras. Exemplos: grande, sincero, feliz.
Adjetivos derivados – são os que
derivam de outras palavras. Exemplos: carinhoso (derivado do substantivo
carinho); Amoroso (derivado do substantivo amor).
Os adjetivos podem se referir a países,
cidades e regiões, exprimindo a nacionalidade ou a origem do ser, são os adjetivos
pátrios. Exemplos: Acre – acreano; Brasília – brasiliense; Alemanha –
alemão; Costa Rica – costarriquenho; Egito – egípcio.
A junção de duas ou mais palavras com
valor de um adjetivo chama-se locução adjetiva. Exemplos: de abdômen –
abdominal; de guerra – bélico; de cabelo – capilar; de morte – mortal ou letal;
de coração – cardíaco; de voz – vocal; de gato – felino.
Entendendo a gramática:
01 – Sublinhe os adjetivos de
vermelho e os substantivos de amarelo.
a)
Coloquei o coelhinho manso
na cesta nova.
b)
A lição estava fácil e
o exercício difícil.
c)
O chocolate estava amargo
e o pudim
estava doce.
d)
Ele é um garoto inteligente
e educado.
e)
Minha colega é sincera e delicada.
f)
Este gato é feio, mas
aquele é lindo.
02 – Complete as frases com os
adjetivos derivados.
a)
Quem tem coragem é corajoso.
b)
Quem tem preguiça é preguiçoso.
c)
Quem tem fama é famoso.
d)
Quem tem graça é gracioso.
e)
Quem tem inteligência é inteligente.
f)
Quem tem valentia é valente.
03 – Escreva (P) para
os adjetivos primitivos e (D) para os adjetivos derivados.
(P)
grande. (P) feliz. (D) carinhoso.
(D)
preguiçoso. (P)
pequeno. (P) fiel.
(P)
comprido. (D) amoroso. (P) cruel.
(P)
alto. (P) amarelo. (D) cuidadoso.
04 – Marque os adjetivos
pátrios.
a)
Gosto de queijo mineiro.
b)
Tenho um amigo espanhol
e outro português.
c)
Zeca é paulista
e Beto é americano.
d)
O lenço de titia é de seda italiana.
e)
O carioca
é muito alegre.
f)
Papai gosta de conversar com os chilenos.
05 – Relacione corretamente.
(1) Adjetivo simples.
(2) Adjetivo composto.
(3) Adjetivo primitivo.
(4) Adjetivo derivado.
(1
– 4) carinhoso.
(1
– 3) grande.
(1
– 3) amarelo.
(1
– 3) alegre.
(4)
perigoso.
(2)
verde-amarelo.
(1
– 3) sincero.
(1
– 3) feliz.
(1
– 3) pequeno.
(1
– 3) azul.
(2)
azul-claro.
(4)
cuidadoso.
06 – Complete com os adjetivos
pátrios correspondentes.
a)
Quem nasce no Brasil é brasileiro.
b)
Quem nasce no Uruguai é uruguaio.
c)
Quem nasce no Piauí é piauiense.
d)
Quem nasce em Alagoas é alagoano.
e)
Quem nasce na Paraíba é paraibano.
f)
Quem nasce em Brasília é brasiliense.
07 – Reescreva as frases,
substituindo as locuções adjetivas pelos adjetivos correspondentes.
a)
Amor de mãe: Amor
materno/maternal.
b)
Dia de chuva: dia
chuvoso.
c)
Dia de festa: dia
festivo.
d)
Criança com febre: criança
febril.
e)
Nave do espaço: nave
espacial.
f)
Luz do sol: luz
solar.
g)
Trabalho de mão: trabalho
manual.
h)
Canção do povo: canção
popular.
08 – Organize frases com os
adjetivos abaixo.
a)
Surdo-mudo: resposta
pessoal do aluno.
b)
Rosa-choque: resposta
pessoal do aluno.
c)
Amarelo-ouro: resposta
pessoal do aluno.
d)
Azul-celeste: resposta
pessoal do aluno.