Cartaz: Campanha Mata a infância
Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgNW2wDx7PiQuRgiZyW08EuMY1VY8VRHRUdQ0T9JcajYLttx15lB-ajOyTJRikZHPEllwG3Xhn6YI8rN9UpnbdC6QONAKY6opUdi27L1kzl9M-FHv_GKP8-JRopP-HJQPXBTHs2UmM8Hes/s225/mata.jpg
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 4ª edição São Paulo 2015 p. 198-9.
Entendendo o cartaz:
01 – Qual é o objetivo desse
texto?
Manifestar-se contra o trabalho infantil,
envolvendo o leitor nessa causa.
02 – Sobre as imagens que
compõem o cartaz, responda:
a) Que ambiente é usado como cenário do cartaz?
Uma cozinha.
b) Que detalhes da imagem confirmam sua resposta anterior?
Ao fundo observam-se armários e, em primeiro plano, há uma torneira,
indicando uma pia de cozinha, cheia de louças a serem lavadas.
c) Que elementos da imagem estão diretamente associados à infância?
Um ursinho de pelúcia e alguns utensílios domésticos de brinquedo,
como xícaras, panelinhas e pratinhos.
d) Qual pode ter sido a intenção de associar elementos que remetem à infância ao ambiente usado como cenário do cartaz?
Espera-se que o aluno perceba que a intenção é mostrar que o
trabalho doméstico prejudica a infância.
e) Em sua opinião, por que o ursinho de pelúcia está com os olhos tapados por esparadrapos?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Uma forma de representar a
privação da infância provocada pelo trabalho infantil.
03 – Releia o texto que
aparece no cartaz:
“Quem
emprega crianças mata a infância.”
a) Em que sentido a forma verbal “mata” foi empregada no texto?
No sentido de retirar, de privar, de não permitir que a criança viva
a sua infância plenamente.
b) Qual é a importância da frase para a compreensão da imagem?
A frase colabora para que o objetivo do cartaz seja alcançado, ela
esclarece o que está sendo representado na imagem.
04 – Você acha que as
imagens utilizadas no cartaz contribuíram para que a campanha alcançasse seu
objetivo?
Resposta pessoal
do aluno. Espera-se que o aluno responda que sim e perceba que as imagens
causam impacto, têm caráter apelativo e sugerem que infância e trabalhos
domésticos não devem se misturar.
05 – Em sua opinião, que
prejuízos o trabalho infantil traz às crianças e adolescentes que o praticam?
Resposta pessoal do aluno. Professor,
discuta com os alunos o fato de que o trabalho infantil prejudica o
desenvolvimento psicológico, físico, emocional, intelectual e social da criança
e do adolescente. Além da perda de direitos básicos, como educação e lazer, as
crianças e adolescentes que trabalham costumam ter outros problemas, como
fadiga excessiva, distúrbios do sono, irritabilidade, alergias e problemas
respiratórios. Trabalhos que exigem esforço físico extremo podem prejudicar o
crescimento, ocasionar lesões na coluna e produzir deformidades. Além disso, os
impactos psicológicos também são consideráveis, especialmente na capacidade de
aprendizagem, no relacionamento interpessoal e na autoestima.
06 – O texto mostra que dar
emprego a uma criança é uma forma de matar a infância. Em sua opinião, de que
outras formas a infância pode ser destruída?
Infelizmente, as
crianças e adolescentes ainda são vítimas dos mais diversos abusos, sejam eles
físicos, sexuais ou emocionais. Entre as formas de agressão à criança e ao
adolescente estão a exploração sexual, o tráfico humano, o recrutamento para o
crime, o abandono etc.
07 – Que consequências a
destruição da infância pode acarretar para a sociedade?
Resposta pessoal
do aluno. Professor, discuta com os alunos algumas das consequências políticas,
econômicas e sociais do trabalho infantil. As crianças e adolescentes que
trabalham tendem a abandonar a escola ou apresentam desempenho abaixo do
esperado, o que gera cidadãos menos conscientes e preparados para ingressar no
mercado de trabalho e fazer parte da vida em sociedade, alimentando o ciclo da
pobreza e da desigualdade.
08 – Por qual nome é
conhecido esse conjunto de leis?
ECA (Estatuto da
Criança e do Adolescente). Professor, seria interessante discutir com os alunos
algumas características desse conjunto de leis enquanto gênero textual.
09 – Faça uma pesquisa e
identifique quais artigos desse conjunto de leis proíbem o trabalho infantil.
O artigo 60 do
capítulo V, que afirma que “É proibido qualquer trabalho a menores de quatorze
anos de idade, salvo na condição de aprendiz”. Professor, leia com os alunos
também os artigos 61 a 69, que se referem ao direito à profissionalização e à
proteção no trabalho.
10 – Podemos dizer que esse
conjunto de leis é totalmente respeitado em nosso país? Por quê?
Espera-se que os
alunos percebam que não, pois ainda há muitas crianças e adolescentes que não
contam com a proteção integral que deveria ser assegurada pelo ECA.