Reportagem: Maioria dos brasileiros utilizou crédito por impulso em fevereiro
Pesquisa revelou que a média para o período foi de três compras parceladas por consumidor. Levantamento também apontou o tipo de crédito mais recusado
POR LEONARDO GUIMARÃES -
14 DE MAIO DE 2018
O crédito é uma boa opção para quem
precisa parcelar ou financiar alguma compra. Porém, os cartões, cheques
pré-datados ou crediários podem se tornar um inimigo para quem se perde no
planejamento. Uma pesquisa do SPC Brasil (Serviço de Proteção ao Crédito) e da
CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) mostrou que seis em cada
dez brasileiros fizeram compras por impulso usando o crédito em fevereiro.
Os itens mais comprados fora do
planejamento foram roupas, calçados e acessórios, com 19% das aquisições. Em
segundo lugar aparecem as compras em supermercados (17%). Logo em seguida na
lista estão os perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%).
Entre as mulheres, o destaque foi a aquisição de peças de vestuário e
acessórios (23%). A compra de produtos eletrônicos ficou em primeiro lugar
entre os homens (13%).
Número
de parcelas
A pesquisa mostrou que muitos
consumidores não avaliam o impacto de uma compra no orçamento antes de parcelar.
Cerca de 15% dividem a aquisição no maior número possível de prestações,
independentemente do valor. Já 18% optam pela menor quantidade de parcelas
disponíveis. Outros 31% afirmam que levam em consideração a alternativa com um
número de prestações que mais se encaixa a sua realidade financeira.
Em fevereiro, 38% dos brasileiros
realizaram alguma compra parcelada. A média foi de três compras a prazo por
consumidor. Entre quem dividiu, a média ficou entre cinco e seis prestações.
Rejeição
O
levantamento do SPC e da CNDL também revelou quais foram os meios de pagamento
que mais foram recusados nos estabelecimentos. O primeiro do ranking é o
crediário, com 33% das compras rejeitadas. Com 29% das negativas, o cheque
pré-datado não ficou muito atrás. Cerca de 24% dos consumidores não tiveram
sucesso ao tentar pagar com o cartão de crédito. Já 21% das rejeições
aconteceram quando o cliente tentou usar o cheque à vista.
O canal de venda que oferece mais
opções de crédito é a internet, na visão dos entrevistados. Um terço (33%) dos
consumidores afirmou que o e-commerce estimula novas compras por oferecer mais
possibilidades de parcelamento. Os outros tipos de estabelecimentos citados
pelos entrevistados como locais que facilitam a divisão do valor da compra são
as lojas de departamento (23%), supermercados (13%) e shopping centers (12%).
Metodologia
Foram ouvidos 910 consumidores de ambos
os gêneros, todas as classes sociais e pessoas acima de 18 anos nas 27
capitais. A margem de erro é de no máximo 3,2 pontos percentuais.
GUIMARÃES, Leonardo. Maioria dos brasileiros
utilizou crédito por impulso em fevereiro. Consumidor Moderno, maio 2018.
Disponível em: https://bit.ly/2PFuyJp.
Acesso em: 28 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 224-6.
Entendendo a reportagem:
01 – Releia o título e o subtítulo da reportagem.
Maioria dos brasileiros
utilizou crédito por impulso em fevereiro
Pesquisa revelou que a média
para o período foi de três compras parceladas por consumidor. Levantamento
também apontou o tipo de crédito mais recusado
a) Que fato pode ser identificado pelo título e subtítulo?
A impulsividade da maioria de consumidores brasileiros nas compras a
crédito.
b) Quais decorrências desse fato a reportagem parece abordar?
A média de três compras parceladas por consumidor e o tipo de
crédito mais recusado.
c) O que significa a expressão “por impulso” nesse contexto? Consulte um dicionário, se considerar necessário.
Sem pensar, sem reflexão, sem planejamento.
d) Que tempo verbal é utilizado no título e subtítulo? Por que o autor da reportagem fez essa escolha?
Foi utilizado o pretérito perfeito, porque se trata de uma pesquisa
sobre fato ocorrido três meses antes.
02 – Releia o primeiro
parágrafo da reportagem, no qual se encontra o lide, e responda:
a) Quem realizou o levantamento? Quando foi realizado?
O levantamento foi realizado pelo SPC Brasil (Serviço de Proteção ao
Crédito) e pela CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas) das compras
feitas em fevereiro de 2018.
b) Quais dados a pesquisa mostrou?
A pesquisa mostrou que seis em cada dez brasileiros fizeram compras
por impulso usando o crédito em fevereiro.
c) Em sua opinião, por que foi realizada a pesquisa?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Leia atentamente alguns
dados da pesquisa.
“Os itens mais comprados fora do
planejamento foram roupas, calçados e acessórios, com 19% das aquisições. Em
segundo lugar aparecem as compras em supermercados (17%). Logo em seguida na
lista estão os perfumes e cosméticos (14%) e idas a bares e restaurantes (13%).
[...]”.
a) Do que tratam esses dados?
Tratam dos itens mais comprados fora do planejamento, ou seja, por impulso.
b) Produza um gráfico de barras, com cores diferentes e legenda, no qual se possam visualizar esses dados.
Resposta pessoal do aluno.
04 – Identifique no texto os
dados de parcelamento de compras e responda:
a) Qual a conclusão mostrada pela pesquisa sobre o comportamento do consumidor brasileiro nas compras parceladas?
A pesquisa mostrou que muitos consumidores não avaliam o impacto de
uma compra no orçamento antes de parcelar.
b) Produza um gráfico em formato de pizza, usando cores diferentes e legenda, no qual se possam visualizar os dados sobre parcelamento.
Resposta pessoal do aluno.
c) Qual foi a média de consumidores brasileiros que parcelaram as compras e a média de parcelas?
Em fevereiro, 38% dos brasileiros realizaram alguma compra
parcelada. A média foi de três compras a prazo por consumidor. Entre quem
dividiu, a média ficou entre cinco e seis prestações.
05 – Reproduza o quadro e
preencha-o com dados sobre rejeição de crédito nas compras.
Tipos
de crédito -
Dados sobre rejeição
Crediário - 33% das compras rejeitadas.
Cheque
pré-datado -
29% das compras rejeitadas.
Cheque
à vista -
21% das compras rejeitadas.
Cartão
de crédito -
24% tiveram cartão rejeitado.
06 – Reproduza o quadro e
preencha-o com os dados da metodologia usada na pesquisa apresentada pela
reportagem.
Consumidores
entrevistados = 910 consumidores.
Gêneros
=
ambos os gêneros.
Classes
sociais = todas as classes sociais.
Faixa
etária = pessoas acima de 18 anos.
Local
= 27 capitais do Brasil.
Margem
de erro = 3,2 pontos porcentuais.
07 – Sobre a oferta de mais
opções de crédito, a qual conclusão chegou o estudo? Você concorda com a
justificativa dada pelos consumidores ouvidos? Explique.
O canal de venda
que oferece mais opções de crédito é a internet, na visão dos consumidores. Um
terço (33%) dos consumidores afirmou que o e-commerce estimula novas compras
por oferecer mais possibilidade de parcelamento. Resposta pessoal do aluno.