sexta-feira, 16 de julho de 2021

POEMA: MENINOS DE TODAS AS CORES - LUISA DUCLA SOARES - COM GABARITO

  POEMA: MENINOS DE TODAS AS CORES

               

                                       LUISA DUCLA SOARES

 “Era uma vez um menino branco, chamado Miguel, que vivia numa terra de meninos brancos e dizia:

 

É bom ser branco

porque é branco o açúcar, tão doce

porque é branco o leite, tão saboroso

porque é branca a neve, tão linda.

 

Mas certo dia o menino partiu numa grande viagem e chegou a uma terra onde todos os meninos são amarelos.

Arranjou uma amiga, chamada Flor de Lótus que, como todos os meninos amarelos, dizia:

 

É bom ser amarelo

porque é amarelo o sol

e amarelo o girassol

mais a areia amarela da praia.

 

O menino branco meteu-se num barco para continuar a sua viagem e parou numa terra onde todos os meninos são pretos.

Fez-se amigo de um pequeno caçador, chamado Lumumba que, com os outros meninos pretos, dizia:

 

É bom ser preto

como a noite

preto como as azeitonas

preto como as estradas que nos levam a toda a parte.

 

O menino branco entrou depois num avião, que só parou numa terra onde todos os meninos são vermelhos. Escolheu, para brincar aos índios, um menino chamado Pena de Águia. E o menino vermelho dizia:

 

É bom ser vermelho

da cor das fogueiras

da cor das cerejas

e da cor do sangue bem encarnado.

 

O menino branco foi correndo mundo até uma terra onde todos os meninos são castanhos. Aí fazia corridas de camelo com um menino chamado Ali-Bábá, que dizia:

 

É bom ser castanho

como a terra do chão

os troncos das árvores

é tão bom ser castanho como o chocolate.

 

Quando o menino voltou à sua terra de meninos brancos, dizia:

 

É bom ser branco como o açúcar

amarelo como o sol

preto como as estradas

vermelho como as fogueiras

castanho da cor do chocolate.

 

Enquanto, na escola, os meninos brancos pintavam em folhas brancas desenhos de meninos brancos, ele fazia grandes rodas com meninos sorridentes de todas as cores.”

 

Fonte: https://www.cativarnaescola.pt/2015/03/meninos-de-todas-as-cores-texto-poetico-de-luisa-ducla-soares.html

Fonte: https://educacaoetransformacaooficial.blogspot.com/2019/09/lingua-portuguesa-meninos-de-todas-as.html

 

Entendendo o poema

 

1.   Quem é a(o) autor(a) desse texto?

               Luísa Ducla Soares

2.   Quem é o personagem principal deste texto?

Miguel.

 

3.   Quais são as outras personagens desse texto?

Flor de Lótus, Lumumba, Pena de Águia e  Ali-Bábá.

 

4.   Que transportes foram usados por Miguel?

Barco e avião.

 

5.   Transcreva do texto uma expressão que indique que o menino branco viajou por muitos países.

“O menino branco foi correndo mundo...”

 

6.   Dê sua opinião, sobre o porquê os meninos da escola do Miguel pintavam apenas meninos brancos em papel branco?

Resposta pessoal.

 

7.   Podemos dizer que este texto é uma grande viagem pelo mundo?

Sim, pois o menino deu volta ao mundo e conheceu várias culturas e povos.

 

 

 

 

quarta-feira, 14 de julho de 2021

CHARGE: GERUNDISMO - SOLDA - COM GABARITO

 Charge: Gerundismo



Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 35.

Entendendo a charge:

01 – O que você vê na imagem?

      O cartunista com sua prancheta e um lápis na orelha, falando com a redação, ao telefone, que naquele dia (“hoje”) não iria fazer a charge.

02 – O que pode ser considerado ironia nessa charge?

      A própria charge tratar do fato de o chargista não poder ou não querer fazê-la.

03 – Em sua opinião, por que o título da charge é “Gerundismo”?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Por que o gerúndio na oração “Hoje eu não vou estar fazendo a charge” pode ser considerado gerundismo?

      Porque seu uso é inadequado e exagerado. O gerúndio é utilizado para expressar ações que se prolongam ou nas funções de advérbio e de adjetivo. Nesse caso, é usado em substituição do tempo futuro.

05 – Reescreva a oração, eliminando o gerundismo presente nela.

      “Hoje eu não vou fazer a charge” ou “Hoje eu não farei a charge”.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ONOMATOPEIA - LAERTE SURIÁ

 HISTÓRIA EM QUADRINHOS: ONOMATOPEIA

LAERTE. Suriá. Folha de São Paulo. São Paulo, 28 maio 2005.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 25.

Entendendo o quadrinhos:

01 – De acordo com a história, qual era a intenção de Suriá ao ensinar a leitura e a escrita ao carro selvagem?

      Suriá queria que o carro representasse na escrita, ou seja, por intermédio da linguagem verbal, o que ele expressava por meio dos sons da buzina, uma linguagem não verbal.

02 – Depois de ensinar a linguagem verbal ao carro, Suriá conseguiu se comunicar com ele? Explique.

      Não, porque o carro expressou por escrito apenas o som da buzina, escrevendo uma onomatopeia.

 

TIRINHA: NÍQUEL NÁUSEA - QUEIJO - FERNANDO GONSALES - COM GABARITO

 Tirinha: Níquel Náusea – queijo




GONSALES, Fernando. Níquel Náusea. Folha de São Paulo. São Paulo, 18 jul. 2005.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 24.

Entendendo a tirinha:

01 – Por que não foi possível ao garoto ler a mensagem do bilhete?

      Porque o rato não compartilhava o mesmo conhecimento, já que não sabia escrever.

02 – O que seria preciso para que o rato conseguisse se comunicar com o garoto?

      Seria preciso que o rato soubesse escrever ou utilizasse outro modo de se comunicar conhecido pelo garoto.





CARTA DO LEITOR: VANTAGENS E DESVANTAGENS ENTRE LIVROS IMPRESSOS E DIGITAIS - MATHEUS HENRIQUE - COM GABARITO

 Carta: Vantagens e desvantagens entre livros impressos e digitais

Postado por: Matheus Henrique Em: Estudantes 

        Olá, leitores!

  Livros Digitais ou Livros Impressos é um debate que vem crescendo desde o início da popularização dos aparelhos digitais.

        Muitas vezes é até difícil acompanhar a tecnologia, pois ela está sempre evoluindo, sempre trazendo novidades. Foi assim com o VHS, vinil e celulares antigos, porém o livro físico ainda parece ser imbatível em relação a mídia digital. Muito disso se deve a preferência dos leitores pelo livro impresso devido a experiência sensorial que ele traz, mas seria apenas essa a vantagem dos livros impressos? E por outro lado, seriam os livros digitais formas superiores de leitura?  Tudo isso é relativo, depende do que cada um procura e por isso é importante conhecer as vantagens e desvantagens de cada um para saber qual escolher.

        As vantagens da mídia digital

·        Não ocupa espaço

        E-books não tem peso, nem ocupam espaço físico, ou seja, você pode carregar apenas um ou uma centena dentro do seu bolso sem preocupações. Além disso, livros digitais são mais práticos até mesmo para serem lidos, já que não é preciso ter uma posição exata para segurar, sem páginas dobrando na hora que não devem.

·        Maior durabilidade

        Os livros digitais também apresentam a vantagem de ter uma durabilidade, tecnicamente, infinita. Eles não podem ser rasgados ou fazer a famosa “orelha”.

·        Nenhuma árvore usada na sua criação

        Atualmente existe uma grande preocupação com o meio ambiente e, nesse quesito, os e-books também vencem, afinal não é necessária uma única árvore para a sua criação e distribuição.

·        Preço

        Cópias digitais são mais baratas para serem produzidas e não precisam de transporte, exportação ou qualquer gasto adicional. Por esse motivo ele é muito mais barato que uma versão física. Geralmente um e-book não custa mais do que 20 reais, alguns podem até custar centavos.

·        Variedade

        Outra grande vantagem dessa mídia é a facilidade de acesso a diversos títulos. Sabe aquele livro que você procura em toda biblioteca e não acha? Provavelmente ele está apenas a alguns clicks de distância no seu smartphone.

·        Interatividade

        Esse tipo de livro apresenta uma interatividade que não pode ser alcançada pelas versões impressas. A interatividade é talvez a maior vantagem do e-book. Você pode ter links funcionais, gráficos animados, pequenos vídeos, GIFs, comentários em áudio, sites de desmembramento. Enfim, uma infinidade de recursos que podem acelerar o processo de aprendizado e otimizar a busca por informações.

        Em suma, o E-book é uma alternativa mais barata, duradoura e com muito mais interatividade que os livros impressos, mas ainda assim não pode ser considerada uma versão superior, principalmente para os leitores que os utilizam com o objetivo de estudar. Nesses casos o livro físico ainda pode ser a melhor opção e isso não parece ser algo passageiro.

        Para entender o porquê dos livros físicos não se tornarem obsoletos, é preciso entender suas vantagens que vão muito além do sensorial.

        As vantagens do livro físico

·        Sensação de algo físico

         A vantagem mais atenuante das versões impressas é justamente a sensação de você ter algo em mãos, o cheiro do livro, a textura na página, tudo isso aumenta o prazer da leitura e a satisfação de comprar um algo novo e excitante que não seja apenas um aplicativo.

·        Concentração

        Apesar dos livros digitais chamarem mais atenção e serem mais interativos, essas duas qualidades podem prejudicar a leitura, principalmente no caso de crianças. Alguns estudos com grupos de teste lendo o mesmo livro nos diferentes formatos tiveram resultados diferentes de entendimento e de retenção de informação, com o livro impresso tendo melhores resultados. Apesar da interatividade ajudar na busca por informação, ela pode atrapalhar se causar muita distração, principalmente em leitores mais novos.

·        Cansaço

        Livros físicos são geralmente menos cansativos do que os digitais, a luz de fundo dos aparelhos celulares e tablets são cansativas para os olhos, podendo assim diminuir o tempo que você passa com um livro.

        Conclusão

        O fato primordial é que não há uma versão superior a outra, ambas têm o que cada tipo de leitor precisa.  Nessa discussão se encaixa muito o termo “Ferramenta certa para o trabalho certo”. Independente de qual é o melhor, a principal coisa a se fazer na discussão Livros Digitais ou Livros Físicos é entender qual a sua necessidade e qual dos dois te deixa mais confortável.

        Já para os estudantes a recomendação é sim optar por livros físicos por terem menos formas de desviar a concentração. No bom e velho livro impresso não tem o risco da janelinha do WhatsApp chamar a sua atenção, interrompendo assim sua concentração e estudo.

        E para você, qual é a melhor opção e qual a te ajuda a aprender mais?

        Até mais!

MATEUS, Henrique. Saiba as vantagens e desvantagens entre livros impressos e digitais. Ensino: Guia de Educação. Disponível em: https://bit.ly/2ipQUIV. Acesso em: 30 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 177-180.

Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fwww.estudokids.com.br%2Fcarta-do-leitor-como-usar-esse-genero-textual%2F&psig=AOvVaw2a0YKskMC0fDktYQyjEWnt&ust=1626380454922000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCLD5ub6x4_ECFQAAAAAdAAAAABAD

Entendendo a carta:

01 – O texto que você acabou de ler é uma carta ao leitor de um blog. Responda:

a)   Qual elemento do texto lembra uma carta pessoal? Explique.

A saudação da carta com certa informalidade: “Olá, leitores!”.

b)   Por que se trata de uma carta ao leitor e não carta do leitor? Explique a diferença desses dois gêneros.

Uma “carta ao leitor”, é o texto produzido pelo editor do blog ou revistas para os leitores. Uma “carta do leitor” é o texto produzido pelos leitores para o blog ou revista, direcionado ao editor ou a outros leitores, sobre textos diversos, publicados por um veículo midiático.

c)   Então, qual é a finalidade de uma carta ao leitor publicada num blog, numa revista e em outros veículos midiáticos?

Uma “carta ao leitor” é o texto produzido pelo editor do blog ou da revista para esclarecer os leitores sobre determinado tema polêmico ou ainda para suscitar a discussão, de modo que o leitor produza comentários ou cartas e os encaminhe ao editorial.

d)   Qual tema é discutido na carta ao leitor que você leu?

As vantagens e desvantagens da leitura em livros impressos e digitais.

02 – Releia um trecho da primeira parte da carta ao leitor.

        “Livros Digitais ou Livros Impressos é um debate que vem crescendo desde o início da popularização dos aparelhos digitais.

        Muitas vezes é até difícil acompanhar a tecnologia, pois ela está sempre evoluindo, sempre trazendo novidades. Foi assim com o VHS, vinil e celulares antigos, porém o livro físico ainda parece ser imbatível em relação a mídia digital...”. Responda:

a)   Qual fato gerou o debate sobre a escolha entre livros digitais e impressos?

O avanço das tecnologias de informação e comunicação e a popularização dos aparelhos digitais.

b)   Qual segmento desse trecho expõe uma opinião do editor sobre o debate? Você concorda com ele e com a explicação dada? Justifique.

“[...] o livro físico ainda parece ser imbatível em relação a mídia digital”. A segunda resposta é pessoal do aluno.

c)   Você sabe o que são VHS e vinil? Explique. Caso necessite, realize a pesquisa na internet.

VHS são as antigas fitas usadas para filmar e reproduzir em videocassete. Vinil é uma mídia, geralmente de PVC preto, que reproduz a música em toca-discos, com a agulha tocando suas ranhuras.

d)   Os VHS e vinil foram substituídos ou são utilizados até hoje? Explique.

O VHS foi substituído pelo DVD, blu-ray, MP4 e todos os demais formatos digitais. O vinil foi substituído pelo CD e MP3 por um tempo, mas tem voltado, porque, segundo muitos músicos, a qualidade do som é única, muito diferente da dos demais formatos digitais.

03 – O autor faz um levantamento de questionamentos iniciais sobre o assunto. Responda:

a)   Qual questionamento é levantado sobre o livro impresso (físico)?

A experiência sensorial que traz seria a única vantagem dos livros impressos?

b)   E sobre o livro digital?

Seriam os livros digitais formas superiores de leitura?

c)   Além desses dois questionamentos sobre o assunto, qual(is) outro(s) poderia(m) ser levantado(s)?

Pode ser levantados diversos questionamentos, dependendo do que os alunos forem discutir no momento. Como sugestão, duas questões: Que tipos de leitor e leituras o livro impresso constrói? E o livro digital?

04 – Reproduza o quadro a seguir e preencha-o com as vantagens e desvantagens do livro digital.

a)   Vantagens: não ocupa espaço; maior durabilidade; nenhuma árvore é usada na sua criação; mais barato que um livro impresso; variedade e fácil acesso; possibilita a interatividade, por meio dos hiperlinks.

b)   Desvantagens: a luz de fundo dos aparelhos celulares e tablets é cansativa para os olhos; para os leitores que precisam estudar, a interatividade pode causar distrações.

05 – Agora, reproduza o quadro a seguir e preencha-o com as vantagens e desvantagens do livro impresso (físico).

a)   Vantagens: sensação de algo físico; concentração; menos cansativo que o digital.

b)   Desvantagens: uso de árvores na produção de papel; custo com a fabricação, impressão e transporte; ocupa muito espaço.

06 – O autor chega a uma conclusão e apresenta argumentos para justifica-la. Responda:

a)   Que conclusão o autor apresenta sobre o livro impresso e o livro digital? Você concorda com ele?

O autor conclui que não há uma versão superior a outra, ambas têm o que cada tipo de leitor precisa. A segunda é resposta pessoal do aluno.

b)   Qual justificativa sustenta essa conclusão?

“Independente de qual é o melhor, a principal coisa a se fazer na discussão Livros Digitais ou Livros Físicos é entender qual a sua necessidade e qual dos dois te deixa mais confortável.”

c)   Por que ele faz uma ressalva sobre o uso de livros digitais pelos estudantes? Você concorda com essa ressalva?

Ele afirma que o estudante precisa de concentração e a interatividade do livro digital pode prejudica-la. A segunda é resposta pessoal do aluno.

07 – Se no blog você pudesse acessar o espaço destinado aos comentários de leitores, qual comentário deixaria de concordância ou discordância da opinião em relação ao uso do livro digital pelos estudantes?

      Resposta pessoal do aluno.

TEXTO(FRAGMENTO): PUBLICIDADE INFANTIL: 8 REGRAS QUE PRECISAM SER OBEDECIDAS - ROCK CONTENT

 Texto: Publicidade infantil: 8 regras que precisam ser obedecidas


Por Redator Rock Content

Publicado em 7 jan. 2017

Atualizado em 2 ago. 2017

        7. Desmerecimento de pais e de educadores

        Propagandas que apresentam qualquer conteúdo desmerecendo o papel de pais e de educadores são proibidas.

        A explicação é bastante lógica, visto que são essas as pessoas responsáveis por educar e orientar as crianças, o que faz com que o convívio entre eles seja de longa duração.

        Por mais que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.

        Qualquer tipo de publicidade que leve ao desmerecimento dos responsáveis e dos professores acaba encorajando as crianças a fazerem o mesmo.

        Outro elemento importante é o fato de a criança, ao se sentir mais autossuficiente, considerar que está apta a decidir sobre a compra de determinado produto.

        8. Condicionamento de vendas

        A chamada venda condicionada ou venda casada é sempre um assunto muito polêmico. Se trouxermos isso para a publicidade infantil, a discussão se torna ainda maior.

        A questão é tão complexa que já levou à condenação de uma renomada marca de alimentos. Em sua propaganda, ela condicionava a compra do relógio de um icônico personagem infantil à apresentação de embalagens de produtos da marca e mais um valor em dinheiro.

        As crianças são consideradas presas fáceis para vendas que tenham condicionamentos, por isso essa proibição existe. Ao desejar adquirir o produto final, muitas vezes o público infantil não tem noção do custo total do processo – especialmente quando ele apresenta verbos como “ganhar”, dando a entender que aquilo não é uma compra, e sim um brinde.

        [...]

Publicidade infantil: 8 regras que precisam ser obedecidas. Marketing de conteúdo, 7 jan. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2BfOEDD. Acesso em: 29 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 256-7.

Fonte da imagem -https://www.google.com/url?sa=i&url=https%3A%2F%2Fvermelho.org.br%2F2016%2F10%2F22%2Fpublicidade-infantil-e-os-efeitos-danosos-as-criancas-ate-quando%2F&psig=AOvVaw0pNHVOet5XkajgtXSSfaYg&ust=1626379221654000&source=images&cd=vfe&ved=0CAoQjRxqFwoTCLitlPSs4_ECFQAAAAAdAAAAABAb


Entendendo o texto:

01 – Releia o trecho abaixo:

        “Qualquer tipo de publicidade que leve ao desmerecimento dos responsáveis e dos professores acaba encorajando as crianças a fazerem o mesmo.”

a)   Você concorda com essa ideia? Justifique sua posição.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Você já foi vítima de verbos como ganhar, dando a entender que não se tratava de uma compra, mas sim de um brinde?

Resposta pessoal do aluno.

02 – Releia mais trecho do texto:

        “A chamada venda condicionada ou venda casada é sempre um assunto muito polêmico. Se trouxermos isso para a publicidade infantil, a discussão se torna ainda maior.”

a)   O pronome isso retoma que expressões empregadas nesse trecho?

Retoma as expressões “venda condicionada” e “venda casada”.

b)   O uso desse pronome estabelece uma coesão referencial ou sequencial entre as orações do trecho?

Coesão referencial.

03 – Que relação de sentido as conjunções subordinadas destacadas abaixo estabelecem com outras orações dos trechos em que estão inseridas?

a)   “A explicação é bastante lógica, visto que são essas as pessoas responsáveis por educar e orientar as crianças, o que faz com que o convívio entre eles seja de longa duração.”

Visto que: causa, motivo.

b)   Por mais que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.”

Por mais que: concessão.

c)   “A chamada venda condicionada ou venda casada é sempre um assunto muito polêmico. Se trouxermos isso para a publicidade infantil, a discussão se torna ainda maior.”

Se: condição.

04 – Reescreva o período a seguir substituindo a conjunção subordinada destacada por outra que expresse o mesmo sentido e que também não altere a relação sintática entre as orações.

       Por mais que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.”

      Ainda que/ Embora/ Mesmo que o público infantil se mostre cada vez mais independente no seu comportamento, é preciso que ele tenha compreensão da importância das regras existentes e do papel dos adultos na sua vida.

05 – De que maneira a conjunção por mais que contribui para a coesão textual nesse período?

      Essa conjunção contribui para que as partes e as informações do texto possam estar articuladas e relacionadas, além de permitir a progressão temática, ou seja, permite o texto avançar, apresentando novas informações sobre o tema.

 

 

 

TIRINHA: O MENINO MALUQUINHO - COMPRAS - ZIRALDO - COM GABARITO

 Tirinha: O menino Maluquinho – compras


ZIRALDO. O Menino Maluquinho: as melhores tiras. Porto Alegre: L&PM, 1996.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 254.

Entendendo a tira:

01 – Como você interpreta a fala de Maluquinho no último quadrinho?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – A que se refere o pronome isso, empregado pelo menino no primeiro quadrinho?

      À lista de compras que sua mãe estava fazendo.

03 – O elemento ao qual esse pronome remete no contexto desse quadrinho está apenas na linguagem verbal ou também na linguagem visual?

      Está também na linguagem visual, o que é possível perceber no ato de Maluquinho apontar o dedo para a lista de compras.

04 – Como se classifica o período abaixo, correspondente à fala do Menino Maluquinho no último quadrinho?

        “Agora, eu finjo que sou o Congresso e faço um monte de emendas!”

a)   Quais orações desse período são subordinadas e qual é coordenada?

Subordinadas: Agora, eu finjo/ que sou o Congresso; Coordenada: e faço um monte de emendas!

b)   De que modo a conjunção “e” contribui para a coesão textual no período?

Embora a conjunção e introduza uma oração coordenada, que tem sentido completo em si mesma, sintaticamente ela liga a terceira oração à segunda no texto da fala, expressando uma ideia de acréscimo, adição à segunda oração. Trata-se de uma conjunção aditiva.

 

 

CHARGE: IMIGRAÇÃO - THIAGO DORNELAS - COM GABARITO

 Charge: Imigração

DORNELAS, Thiago. Imigração. Disponível em: https://bit.ly/2lr9New. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 75.

Entendendo a charge:

01 – Será que o brasileiro é mesmo um povo receptivo e hospitaleiro ao estrangeiro? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Por que situações com refugiados em outros continentes causam tanta comoção aos brasileiros e as ocorridas aqui nem tanto? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Qual fato originou essa charge?

      O tratamento discriminatório que diferentes países, inclusive o Brasil, dá aos imigrantes refugiados.

04 – O que pode provocar efeito de ironia nesta charge?

      O fato de os brasileiros se indignarem com o tratamento de outros países com imigrantes refugiados, mas não relacionarem as próprias atitudes com os que vêm para o Brasil.

05 – Que imagens estão em primeiro plano e quais se encontram no fundo da ilustração? Por que isso ocorre?

      O homem lê o jornal sobre a “crise de refugiados” na Europa e ignora um imigrante refugiado que está ao lado dele. Ao fundo, a banca de jornal. Isso ocorre porque o chargista criou um contexto para a cena, mas dá ênfase à relação entre o brasileiro e o imigrante refugiado.

CHARGE: VENEZUELANOS IMIGRANTES - SENNA - COM GABARITO

 Charge: Venezuelanos imigrantes



SENNA. Venezuelanos imigrantes já são mais de 10% dos moradores de Boa vista. O Imparcial, Presidente Prudente, SP.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 71.

Entendendo a charge:

01 – O que provoca humor na charge?

      O duplo sentido da palavra vista: pode significar “boa paisagem” e ou nome da cidade Boa Vista na qual têm chegado muitos imigrantes venezuelanos.

02 – Além de humor, a charge apresenta certa ironia. No que consiste a ironia dessa charge?

      A ideia de que os venezuelanos pudessem escolher a cidade pela sua boa vista e não pelas suas condições de vida.

03 – O que é abordado nessa charge?

      É abordado o problema social e humanitário: refugiados venezuelanos chegando a Boa Vista, Roraima, e vivendo uma situação de vulnerabilidade social.

04 – Releia a oração presente na charge:

        “Venezuelanos imigrantes já são mais de 10% dos moradores de Boa Vista”, Identifique o sujeito e o predicado dessa oração. Depois classifique o predicado.

      Sujeito: “Venezuelanos imigrantes”; Predicado: “já são mais de 10% dos moradores de Boa Vista”. O predicado é nominal.

05 – Qual é o núcleo do predicado da oração: “Gostei da vista!”? Como pode ser classificado o predicado?

      O verbo gostei e o predicado é verbal.