Artigo de divulgação científica: Saúde de Crianças e Adolescentes na Era Digital
Há benefícios e malefícios que têm
acompanhado a tecnologia digital. São de fundamental importância o bom senso e
a informação adequada que os pediatras devem enfatizar para as famílias,
crianças e adolescentes sobre este assunto.
As tecnologias da informação e
comunicação estão transformando o mundo à nossa volta e os comportamentos e
relacionamentos de todas as pessoas. Buscar informações e adquirir novos
conhecimentos são tarefas quase instantâneas, no clicar do teclado ou no
deslizar dos dedos num telefone celular. Crianças e adolescentes fazem parte da
geração digital e usam os dispositivos, aplicativos, videogames e a Internet
cada vez mais em idades precoces e em todos os lugares. Alguns dos pais, também
nativos digitais, não percebem as mudanças ou problemas que vão surgindo, como
se tudo já fosse parte da rotina familiar.
Os benefícios e prejuízos dessas
tecnologias permanecem sendo foco de atenção de todos os profissionais que
lidam com as questões da saúde durante a infância e a adolescência e demandam
novas legislações a respeito. No Brasil, a Constituição Federal (1988) no
artigo 5º inciso X, assegura proteção à privacidade e, no artigo 227º, a
proteção integral da criança e do adolescente como prioridade absoluta de
acordo com a Convenção dos Direitos da Criança aprovada pela Assembleia Geral
das Nações Unidas (1989). O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei
8069 de 1990, em seus artigos 240 e 241 descreve como crime a produção de
fotos, imagens ou transmissão de conteúdo com cenas de sexo explícito ou
pornografia e foram alterados pela Lei 10.764 de 2003 para incluir a ilicitude
da conduta no âmbito da Internet e tornar as penas mais graves. O artigo 73º do
ECA prevê ainda, que a inobservância às normas de prevenção aos direitos da
criança importará em responsabilidade da pessoa física ou jurídica, nos termos
da Lei.
[...]
Estudos científicos comprovam que a tecnologia
influencia comportamentos através do mundo digital, modificando hábitos desde a
infância, que podem causar prejuízos e danos à saúde. O uso precoce e de longa
duração de jogos online, redes sociais ou diversos aplicativos com filmes e
vídeos na Internet pode causar dificuldades de socialização e conexão com
outras pessoas e dificuldades escolares; a dependência ou o uso problemático e
interativo das mídias causa problemas mentais, aumento da ansiedade, violência,
cyberbullying, transtornos de sono e alimentação, sedentarismo, problemas
auditivos por uso de headphones, problemas visuais, problemas posturais e
lesões de esforço repetitivo (LER); problemas que envolvem a sexualidade, como
maior vulnerabilidade ao grooming e sexting, incluindo pornografia, acesso
facilitado às redes de pedofilia e exploração sexual online; compra e uso de
drogas, pensamentos ou gestos de autoagressão e suicídio; além das “brincadeiras”
ou “desafios” online que podem ocasionar consequências graves e até o coma por
anóxia cerebral ou morte. [...]
SAÚDE de crianças e
adolescentes na era digital. Sociedade Brasileira de Pediatria, Manual de
orientação. Departamento de Adolescência, n. 1, out. 2016. Disponível em: https://bit.ly/2x3acfk. Acesso
em: 29 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 8º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 181-3.
Entendendo o artigo:
01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·
Anóxia: ausência de oxigênio.
·
Sexting: envio, compartilhamento e postagem de mensagens de
cunho sexual.
· Gromming: Aliciamento sexual pela internet, por meio de táticas de sedução e manipulação.
Cyberbullyng: que consiste na divulgação de imagens, mensagens e comentários de tom depreciativo, como piadas, brincadeiras e ofensas na internet.
02 – Releia o primeiro parágrafo do artigo de divulgação científica e
responda:
a) Em sua opinião, quais seriam os benefícios proporcionados pela tecnologia digital? Comente.
Resposta pessoal do aluno.
b) E quais seriam os malefícios da tecnologia digital? Comente.
Resposta pessoal do aluno.
c) Por que a Sociedade Brasileira de Pediatria divulgou esses dados de pesquisa? Eles estão enfatizando os benefícios ou malefícios da exposição à internet? Explique.
Para transmitir às famílias, às crianças e aos
adolescentes os benefícios e malefícios do uso da tecnologia digital. A
Sociedade Brasileira de Pediatria enfatiza os malefícios da exposição à
internet para alertar as pessoas a fim de que eles sejam evitados.
d) Em sua visão, como os comportamentos e relacionamentos se transformaram com o desenvolvimento das tecnologias de informação?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Releia o trecho a seguir:
“[...] Crianças
e adolescentes fazem parte da geração digital e usam os dispositivos,
aplicativos, videogames e a Internet cada vez mais em idades precoces e em
todos os lugares. Alguns dos pais, também nativos digitais, não percebem as
mudanças ou problemas que vão surgindo, como se tudo já fosse parte da rotina
familiar.”
a) O que significa a expressão nativos digitais? Pesquise e explique esse conceito.
De maneira geral, refere-se às pessoas que nasceram
e cresceram com as tecnologias digitais do século XXI, com o uso de internet,
redes sociais e, mais recentemente, dos aplicativos de smartphones.
b) Você se encaixa na definição de nativo digital? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
c) E seus familiares e responsáveis, são nativos digitais? Explique.
Resposta pessoal do aluno.
04 – Releia o terceiro parágrafo e responda:
a) No que consiste a violação do artigo 5° da Constituição em relação ao uso de celular e internet por crianças e adolescentes? Explique.
O artigo 5° tem incisos que tratam sobre o direito
à privacidade. Quando a criança e o adolescente estão na internet, sem
supervisão dos familiares, eles ficam vulneráveis e desprotegidos, correndo
riscos de terem sua privacidade violada.
b) No art. 227 da Constituição Federal e no ECA. É garantida prioridade absoluta a crianças e adolescentes em quaisquer circunstâncias. Em quais situações o uso de tecnologias digitais pode desproteger crianças e adolescentes?
As crianças podem ficar expostas e conteúdos impróprios
e a abordagem de pessoas desconhecidas.
05 – Estudos científicos comprovam a influência da tecnologia no
comportamento e hábitos desde a infância.
a) Quais danos o uso constante e precoce podem causar à saúde das crianças e adolescentes?
O uso precoce e de longa duração de jogos online,
redes sociais ou diversos aplicativos com filmes e vídeos na internet pode
causar dificuldades de socialização e conexão com outras pessoas e dificuldades
escolares; a dependência ou o uso problemático e interativo das mídias causa
problemas mentais.
b) Reproduza o quadro a seguir. Pesquise os termos indicados, tome nota e preencha-o:
·
Desafios on-line: São
desafios feitos por influenciadores digitais, que parecem inocentes, mas podem
ter consequências graves, com lesões sérias ou ocasionando a morte.
·
Transtornos de alimentação: Caracterizados
por comportamentos alimentares desviantes que afetam negativamente a saúde
física e mental do indivíduo. O transtorno mais conhecidos é a anorexia,
distúrbio alimentar caracterizado por baixo peso corporal, decorrente de uma
visão distorcida do próprio corpo.
·
Transtornos de socialização: Mais
conhecido como fobia social, esse transtorno é caracterizado por ansiedade e
insegurança extrema em situações de socialização com outras pessoas.
·
Transtornos de sono: Dificuldades
relacionadas ao sono, com mais de 100 tipos de transtornos identificados. O
sono tem quatro fases, e cada uma delas é responsável por uma atividade
diferente. Dificuldades em qualquer uma das fases do sono podem trazer prejuízos
a curto e longo prazo.
·
Transtornos mentais causados pela exposição à
internet: Transtornos mentais distintos ligados diretamente
ao uso da tecnologia digital, como: nomophobia (abstinência de celular ou
qualquer outro dispositivo móvel), vertigem digital (desorientação e vertigem
que algumas pessoas sentem quando interagem com determinados ambientes
digitais), dependência química da internet e vício em jogos de video-game ou
on-line.
06 – Releia o artigo de divulgação científica, observando os
verbos (tempo, modo e pessoa):
a) Que tempo e modo verbal é usado no texto?
O tempo presente do modo indicativo.
b) Em que pessoa do discurso os verbos são usados?
São usados na terceira pessoa do singular e do
plural.
c) Que efeitos de sentido são produzidos pelo uso do verbo nesse tempo, modo e pessoa? Explique.
O uso do presente do modo indicativo e da terceira
pessoa do discurso produz efeito de impessoalidade da linguagem, atualidade dos
dados e objetividade, a fim de dar credibilidade às informações prestadas.
07 – Releia o trecho a seguir:
“Há
benefícios e malefícios que têm acompanhado a tecnologia digital. São de
fundamental importância o bom senso e a informação adequada que os pediatras devem
enfatizar para as famílias, crianças e adolescentes sobre este assunto.”
a) O que os pediatras devem enfatizar para as famílias, as crianças e os adolescentes sobre tecnologia digital?
O bom senso e a informação adequada.
b) Qual é o efeito de sentido produzido pelo uso do verbo dever nesse trecho?
O verbo dever produz efeito de obrigatoriedade de
conduta aos pediatras.
08 – Identifique a parte do artigo de divulgação científica que introduz outras vozes:
a) Transcreva o texto em que há paráfrase de pesquisas.
“Estudos científicos comprovam que a tecnologia influencia
comportamentos através do mundo digital, modificando hábitos desde a infância,
que podem causar prejuízos e danos à saúde.”
b) Por que será que não é citada fonte desses dados?
Porque esses estudos não são objeto de discussão no
artigo de divulgação científica, mas usados apenas para justificar a
problematização apresentada.