Campanha: “Economize água, CADA GOTA CONTA!”
Por: Institucional
Publicado em 02/03/2017
16:01
Apesar do nível dos reservatórios de
água ter voltado a subir, a quantidade prevista de chuva para os próximos dias
é pequena, portanto a economia deve ser constante.
Ou seja, já está mais do que na hora de
usarmos a água de forma consciente. E pequenas mudanças na sua rotina podem
fazer toda a diferença.
Para especialistas um dos caminhos mais
conscientes na economia de água, é o chamado reuso, por exemplo, a água
utilizada no enxague da máquina de lavar, pode ser reutilizada na descarga.
Outra atitude necessária é o aproveitamento da água da chuva.
Outro ponto fundamental é observar
nosso consumo de produtos que utilizam muita água em sua cadeia produtiva.
PREFEITURA Municipal
de Nova Era, Minas Gerais, 2017 – 2020. Campanha Economize água, cada gota
conta! Disponível em: http://bit.ly/2NH7Pwl.
Acesso em: 27 set. 2018.
Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 6º
ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição- 2018. p. 184-5.
Entendendo a campanha:
01 – De quem você acha que é a responsabilidade pelo uso da água?
Resposta pessoal do aluno.
02 – Como você e sua família podem fazer o uso consciente da água em sua
casa?
Resposta pessoal do aluno.
03 – Como você e seus colegas podem fazer o uso consciente da água em
sua escola?
Resposta pessoal do aluno.
04 – O título da campanha, conforme informações do hiperlink, é
“Economize água, cada gota conta!”. Responda:
a) Que sentidos podem ser atribuídos à palavra conta nesse contexto?
“Conta” pode ter o sentido de “ser relevante” e,
também, relacionada à fatura de água ou conta de água.
b) Que relação é possível estabelecer entre o título da campanha e a imagem da torneira na parte superior do folder? Explique.
A ideia de que cada gota é importante é reiterada
na imagem, pois no interior da gota há a imagem do planeta. Nesse sentido, a
campanha procura mostrar que qualquer ação que diminua o consumo de água é
relevante.
05 – Observe todos os elementos visuais e verbais do folder.
a) Qual a relação entre a ilustração e a orientação para economizar água?
Cada ilustração demonstra a ação que deve ser
realizada para evitar o desperdício de água.
b) De que forma a articulação entre os recursos visuais e verbais pode ser mais compreensível e acessível às pessoas?
Como se trata de uma campanha voltada para todas as
pessoas, as ilustrações têm a função de apoio às informações fornecidas para a
economia de água.
c) Nas orientações, há frases como “pesa no bolso”, “economiza água e dinheiro”. Por que o autor da campanha se utiliza desses argumentos? Explique.
Para persuadir as pessoas que não se importam,
inicialmente, com argumentos de que pode faltar água a alguém ou de que pode
contribuir com o uso sustentável. O argumento da economia de dinheiro pode
persuadir bem mais pessoas a economizar água, porque atinge, igualmente, a
todos.
06 – Explique a relação entre as ações a seguir e a economia de água,
com base nas informações construídas durante o capítulo.
a) Tome banhos rápidos.
O chuveiro é parte da casa que possibilita a vazão
de quantidade significativa de água. O banho prolongado ocasiona desperdício de
água e de energia elétrica.
b) Não jogue lixo no vaso sanitário.
Jogar lixo no vaso sanitário tem como consequência
o uso de mais água para descer a sujeira; além disso, pode entupir a rede de
esgoto de sua casa ou da rua.
c) Lave o carro com um pano úmido e um balde.
Para lavar o carro, procure não usar nenhum tipo de
mangueira, pois desperdiça muita água.
d) Lave a louça de maneira correta: encha a pia para ensaboar e esfregar pratos e talheres e enxágue depois.
Essa ação ajuda a economizar água porque a pessoa
abre a torneira apenas uma vez. Abrir a torneira várias vezes, mesmo que por
pouco tempo, gasta mais água.
e) Molhe as plantas com um regador.
O regador molha as plantas com a quantidade exata
de água, diferentemente da mangueira.
f) Descongele carnes na parte de baixo da geladeira.
Muitas pessoas usam a torneira aberta, correndo
água em cima de carnes, para descongelar. Isso ocasiona gasto muito alto de
água. Colocar as carnes na parte de baixo, com antecedência descongela sem
gastar água e é bem mais saudável.
g) Limpe a calçada com vassoura e balde.
Para lavar a calçada, também se usam vassoura e
balde. Deve-se evitar empurrar a sujeira com água.
h) Evite o uso da mangueira.
Qualquer tipo de mangueira ocasiona desperdício,
pois propicia escoamento muito rápido de água.
i) Conserte qualquer vazamento de água.
Qualquer vazamento, mesmo que pequeno, pode
ocasionar grande desperdício de água.
j) Use bacia e escova vegetal para lavar frutas e legumes.
Essa ação possibilita economizar água, porque a
torneira não fica aberta durante a lavagem. A água usada pode ser reaproveitada
nos regadores.
k) Usar máquinas de lavar louça e roupas totalmente cheias.
Além de economizar água, é possível usar a água da
máquina de lavar para lavar o quintal e jogar no banheiro.
07 – Numa situação de crise hídrica, uma das medidas é o racionamento de
água, que consiste na diminuição do consumo e na redução de abastecimento de
água.
a) Além das dicas apresentadas no folder da campanha, quais outras ações você acha que podem ser feitas para reduzir o consumo de água?
Resposta pessoal do aluno.
b) Essas dicas devem ser usadas apenas em situação de racionamento de água? Explique.
Não, pois a água é um bem coletivo e deve ser economizada, para que todos possam ter acesso a ela.
08 – Em sua opinião, quais são os benefícios sociais, ambientais e
econômicos que o uso consciente da água pode trazer à sociedade?
Resposta pessoal do aluno.