terça-feira, 2 de julho de 2019

CONTO: O RETRATO OVAL - EDGARD ALLAN POE - COM QUESTÕES GABARITADAS

Conto: O Retrato Oval
      
                           Edgar Allan Poe

     O castelo no qual meu criado estava decidido a entrar à viva força, não consentindo que eu, ferido como estava, tivesse que passar a noite debaixo da chuvarada, era um grande edifício senhorial e melancólico, que durante muitos e muitos séculos, fora grito de guerra nos Montes Apeninos. Segundo nos disseram, tinha sido abandonado temporariamente por seus donos.
        Acomodamo-nos numa das salas menores, que era também a mais modestamente mobiliada. Estava situada num torreão um tanto afastado do corpo principal do castelo; seus móveis, seus adornos, ricos e luxuosos, pareciam maltratados pela ação do tempo e apenas conservavam poucos vestígios do antigo esplendor.
        Sobre as paredes caíam tapeçarias e troféus heráldicos, bem como grande quantidade de quadros modernos encerrados em molduras de ouro e madeiras finíssimas. Devido talvez ao delírio que me produzia a alta febre, senti crescer dentro de mim um grande amor por aqueles quadros que como prodigioso e estranho museu, tinha diante dos olhos.
        Mandei o criado fechar as pesadas portas e as altas janelas, pois era noite cerrada, e acender o candelabro de sete braços que encontrara sobre a mesa. Descerrei, em seguida, os cortinados de cetim e veludo que rodeavam o dossel de minha cama.
        Queria assim, se por acaso não chegasse a conciliar o sono, distrair-me ao menos na contemplação dos quadros na leitura de um livro de pergaminho que havia encontrado sobre a almofada, o qual parecia conter a descrição e a história de todas as obras de arte que se achavam encerradas naquele castelo.
        Passei quase toda a noite lendo. Naquele livro estava realmente a história dos quadros que me rodeavam. E as horas transcorreram rapidamente e, sem que eu percebesse, chegou a meia-noite. A luz do candelabro me feria os olhos e, sem que meu criado o notasse, coloquei-o de tal modo que somente projetasse seus tênues raios sobre a superfície escrita do livro. Mas aquela troca de luz produziu um efeito inesperado. Os resplendores das numerosas velas projetaram-se então sobre um quadro da alcova que uma das colunas do leito até então tinha envolto numa sombra profunda. Era o retrato de uma jovem quase mulher. Dirigi ao quadro uma olhadela rápida e fechei os olhos.
        Não o compreendi bem a princípio. Mas, enquanto minhas pupilas permaneciam fechadas, analisei rapidamente a razão que mas fazia cerrar assim. Era um movimento involuntário para ganhar tempo, para assegurar-me de que minha vista não me tinha enganado, para acalmar e preparar meu espírito para uma contemplação mais serena. Ao cabo de alguns momentos olhei de novo para o quadro, desta vez fixa e penetrantemente.
        Já não podia duvidar, ainda que o quisesse, de que então via muito claramente. O primeiro esplendor da chama do candelabro sobre a tela tinha dissipado a confusão de meus sentidos e chamara à realidade. O retrato era de uma jovem. Um busto; a cabeça e os ombros pintados nesse estilo que chamam, em linguagem técnica, estilo de “vinheta”; um tanto da “maneira” de Sully em suas cabeças prediletas. O seio, os braços e os cachos de cabelos radiantes fundiam-se imperceptivelmente na sombra que servia de fundo ao junto. A moldura era oval, dourada e trabalhada ao gosto moderno. Como obra de arte não se podia encontrar nada mais adorável do que a própria pintura. Mas pode ser que não fosse nem a execução da obra nem a beleza daquele semblante juvenil que me impressionou tão súbita e fortemente. Devia acreditar ainda menos que a minha imaginação, saindo de um sonho, tivesse tomado aquela mulher por uma pessoa viva.
        Vi, em primeiro lugar, que os pormenores do desenho, o estilo e o aspecto da moldura não me deixariam nenhuma ilusão, ainda que momentânea, dissipando imediatamente semelhante encantamento. Fazendo estas reflexões, permaneci estendido uma hora inteira, com os olhos cravados no retrato.
        Tinha adivinhado que o “encantamento” da pintura era uma expressão vital, absolutamente adequada à própria vida, que primeiro me tinha feito estremecer e que finalmente me subjugara, aterrorizado. Com um terror profundo e insopitável, coloquei de novo o candelabro na sua primitiva posição.
        Tendo ocultado assim a minha vista a causa dessa profunda agitação, procurei ansiosamente o livro que continha a análise do quadro e sua história. Fui em busca do número que designava o retrato oval e li o seguinte relato:
        “Era uma jovem de rara beleza e cheia de jovialidade. Maldita foi a hora em que viu e amou o artista, casando-se com ele! Ele, apaixonado, estudioso, amava, mais do que sua esposa, a sua Arte; ela, uma jovem de rara beleza e não menos amável do que cheia de jovialidade – nada mais do que luz e sorrisos – ágil como a lebre solta no campo – amando e acariciando todas as coisas – não odiando mais do que a Arte, que era sua rival – não temendo mais do que a palheta e os pincéis. Foi uma coisa terrível para ela ouvir o pintor falar do desejo de pintar sua esposa. Mas esta era obediente, e sentou-se com doçura durante longas semanas no sombrio e alto “atelier” da torre, onde a luz penetrava por uma claraboia de cristal. Mas ele, o pintor, punha seu destino e sua glória no retrato, que avançava em cores de hora para hora e de dia para dia…
        E ele era um homem apaixonado e estranho, que se perdia em sonhos, tanto que “não queria” ver que a Luz que filtrava tão lugubremente naquela torre afastada, extenuava a saúde e a alma de sua mulher, que enfraquecia visivelmente aos olhos de todo o mundo, exceto aos dele.
        Contudo, ela sorria sempre, sem se queixar, porque via que o pintor sentia um prazer doido e ardente na sua tarefa e trabalhava noite e dia para pintar aquela que amava tanto, mas que se tomava de dia para dia mais lânguida e mais débil. E, na verdade, os que contemplavam o retrato falavam em voz baixa da extrema semelhança do original como de uma prodigiosa maravilha e como de uma prova não menor do talento do pintor do que de seu profundo amor por aquela a quem pintava ato milagrosamente bem.
        Todavia, mais tarde, quando a tarefa se aproximava de seu fim, já ninguém podia visitar a torre: o pintor tinha enlouquecido com o ardor de seu trabalho e não tirava os olhos da tela senão para ver a fisionomia da mulher. E “não queria” ver que as cores que gravava na tela ele as ia tirando das faces daquela que estava sentada à sua frente. E quando, decorridas muitas semanas, já faltava muito pouco trabalho – nada mais do que uma pincelada sobre os lábios e uma sombra sobre os olhos – o espírito da mulher palpitou como a chama próxima a extinguir-se palpita numa lâmpada; e então o pintor deu a pincelada sobre os lábios e a sombra sobre os olhos e, durante um momento, quedou em êxtase ante o trabalho que tinha realizado; um minuto depois, quando o olhava extasiado, um estremecimento de terror percorreu seu corpo e começou a gritar com voz aguda e destemperada.
        – É a vida, é a própria vida que eu aprisionei na tela!
        E, quando se voltou para contemplar sua esposa, viu que ela estava morta.”
                    Edgar Allan Poe. O gato preto e outros contos. São Paulo: Hedra, 2008. p. 65-9.

Entendendo o conto:
01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        À mourisca: ao estilo mourisco; estética originária de povos árabes do norte da África, cujo trabalho em relevo privilegia formas geométricas e arabescos.
·        Filigrana: espécie de renda de metal.
·        Apeninos: cordilheira do norte da Itália.
·        Arabesco: ornamento inspirado na arte islâmica.
·        Nicho: Cavidade feita na parede para colocar estátuas, livros, etc.
·        Bruxulear: mover-se fracamente.
·        Torreão: torre larga em castelo.

02 – Esse conto pode ser dividido em duas partes, e em cada uma se narra uma história passada em um tempo diferente.
a)   Quais são os principais acontecimentos de cada uma das partes?
1ª parte: um homem ferido se abriga em um castelo abandonado, onde vê um retrato e, em um livro que trata das pinturas expostas nas paredes do castelo, lê a história dessa pintura.
2ª parte: uma bela jovem casa-se com um pintor que coloca a arte acima de tudo. Ela aceita posar para um retrato. À medida que a pintura do retrato avança, a jovem vai perdendo a saúde, mas o marido se recusa a perceber isso. Quando ele dá a última pincelada e constata que há vida na pintura, percebe que a amada está morta.

b)   Qual é a mais antiga e qual é a mais recente?
A 2ª é a mais antiga. E a 1ª é mais recente.

03 – Releia o início do conto:
a)   O que se informa sobre a identidade do narrador e sobre a circunstância que o levou a abrigar-se no castelo?
Quase nada, mais pode-se deduzir que o narrador seja um homem rico, pois viaja com um criado, e que a viagem seja pelos montes Apeninos, na Itália.

b)   Que sentidos essas informações ou a falta delas acrescentam a essa narrativa?
A falta de detalhes sobre o narrador e sobre os motivos de sua estada no castelo ajuda a criar o clima de mistério que está presente em toda a narrativa.

04 – O narrador é um elemento importante para marcar as duas histórias. Como esse recurso aparece no conto?
      O primeiro narrador é o homem ferido que pernoita no castelo. Sua narrativa em primeira pessoa soa como um depoimento, um relato. O segundo é um narrador em terceira pessoa, desconhecido, e sua narrativa é o registro escrito de uma história que teria se passado.

05 – Na narrativa, ocorre um fato inusitado.
a)   Que fato é esse?
A jovem perde a vida ao mesmo tempo que seu retrato ganha vitalidade.

b)   Em qual das duas histórias se passa esse fato?
Na segunda história.

c)   Por que ele pode ser considerado inusitado?
Porque há elementos irreais, como a transferência da vida da moça para o retrato.

06 – Em “O retrato oval”, uma combinação de fatores cria o suspense, elemento fundamental em seu enredo. Um desses fatores é a forma de apresentar o espaço ao leitor.
a)   Com base nas palavras do narrador, indique as características do castelo.
Antigo, comum nos Apeninos, grandioso, sombrio, abandonado.
b)   De acordo com o texto, quais são as características do quarto:
·        Caracterização geral: localizado em um torreão afastado do castelo, menor que os demais.
·        Paredes: cobertas por tapeçarias.
·        Quadros: pesados com molduras de arabescos dourados.
·        Forma de iluminação: iluminação a vela.
·  Cama: envolvido por um cortinado de veludo negro arrematado por franjas.

c)   Em geral, quais os traços predominantes nesses espaços?
Predominam, no castelo e no quarto, a escuridão e um ambiente pesado, soturno.

07 – Qual é a importância do trecho “As horas passaram céleres e agradáveis até que a meia-noite escura se instalou” para acentuar o clima de mistério do conto?
      No imaginário dos leitores, à meia-noite é um horário carregado de sentido. Em diversos contos, é a hora em que os feitiços se desfazem ou em que um encantamento se inicia.

08 – Outro elemento que contribui para construir o suspense nesse conto é a forma de apresentar o retrato ao leitor.
a)   Pela visão até a compreensão do efeito que o retrato produz no narrador, quanto tempo se passou? Quais são os parágrafos que narram esse acontecimento?
Desde a percepção até a compreensão do efeito que o quadro lhe causava, transcorre cerca de uma hora, segundo o narrador. Esse processo é narrado do parágrafo 3 ao 5.

b)   Como o quadro e sua imagem são descritos na narrativa: de uma vez ou de modo gradual? Que efeito isso gera?
O quadro e a imagem são apresentados aos poucos: primeiro, os aspectos gerais; depois, os detalhes. O leitor demora a saber o que causa sobressalto na personagem.

09 – A personagem, em determinado momento do conto, admite seu estado de delírio.
a)   O que causou impressão tão forte na personagem que ela julgou ser um delírio?
A extrema perfeição da expressão do rosto retratado, chegando a confundi-lo com o de uma mulher real.

b)   Por que, para a coerência do conto, essa informação é importante?
Ao final do conto, revela-se que a imagem do rosto era tão perfeita que o retrato sorvera a vida da moça que retratava.

10 – A personagem principal pode mencionar, com suas palavras, o conteúdo do que tinha lido no livro. No entanto, sua opção por transcrever o trecho tem uma função. Explique-a.
      A transcrição contribuiu para a verossimilhança interna do conto, pois confere autenticidade ao relato.

11 – A segunda história tem um papel na construção da narrativa como um todo. Qual é o papel dela no esclarecimento dos fatos?
      Ela esclarece a história do quadro que causa espanto no narrador. Com a morte da jovem, sua vida parece ter sido entregue ao quadro, o que, em princípio, justificaria a impressão do observador do retrato.


HISTÓRIA EM QUADRINHOS - PONTUAÇÕES - COM GABARITO


HISTÓRIA EM QUADRINHOS - PONTUAÇÕES

Entendendo a história:
01 – Por que o amigo de Jon está chorando?
      O amigo acreditava que um cão protegia muito mais as pessoas do que um gato; porém, Garfield demonstrou o contrário, ao correr atrás do cão de Jon.

02 – Observe asa frases da tira. Quais foram as pontuações utilizadas?
      Ponto de exclamação e pontos finais.

03 – A vírgula pode ser usada nessas frases? Por quê?
      Não, porque não se separa com vírgula o sujeito do seu predicado, nem o verbo de seus complementos.

HISTÓRIA EM QUADRINHOS - VERBO TRANSITIVO E INTRANSITIVO - COM GABARITO



HISTÓRIA EM QUADRINHOS - VERBO TRANSITIVO E INTRANSITIVO


Fernando Gonsales. Níquel Náusea: vá pentear macacos! São Paulo: Devir, 2004. p. 42.
Entendendo a história:

01 – A mãe sugeriu que o garoto fosse brincar com o cachorro. O que o leitor pode supor que o menino fará?
      Jogar bola para o cachorro pegar, passear com o cão, etc.

02 – O último quadrinho surpreende o leitor. Por que isso ocorre?
      Porque o leitor provavelmente imaginava outro tipo de brincadeira.

03 – Retire do primeiro quadrinho uma oração que tenha um verbo com sentido completo. Classifique-o sintaticamente.
      “Meu vídeo game quebrou”. Quebrou: verbo intransitivo.

04 – Como se classifica sintaticamente o verbo brincar no segundo quadrinho da tira? Explique por que é assim classificado.
      Verbo transitivo indireto. É transitivo porque é um verbo que necessita de um complemento para integrar seu sentido. É indireto porque esse complemento se liga a ele por meio de uma preposição.

05 – Quais são as formas verbais presentes na fala do cachorro?
      Pensar, quebrou, vai quebrar.

06 – Classifique esses verbos quanto à transitividade.
      Pensar: verbo intransitivo; Quebrou: verbo transitivo direto; Quebrar: verbo transitivo direto.

07 – Observe o verbo quebrar no primeiro e no último quadrinhos. Por que o mesmo verbo tem classificações sintáticas diferentes?
      Dependendo do contexto, um mesmo verbo pode ter sentido completo ou não; por isso, para classifica-lo sintaticamente é preciso observar em que situação ele está empregado.


MENSAGEM ESPÍRITA: LESÕES NA ALMA- DIVALDO P. FRANCO (JOANNA DE ÂNGELIS) - PARA REFLEXÃO


MENSAGEM: LESÕES NA ALMA

         Diante dos acontecimentos infelizes que te surpreendam na senda por onde segues buscando a renovação, resguarda-te na fé iluminada que te impulsiona ao trabalho nobilitante.
        Se agasalhas azedumes, cultivando mágoas e mantendo ódios, estás em perigo. Se te deténs na maledicência, ou na ociosidade, ou te conduzes sob chuvas de impropérios que partem da tua revolta, estás à borda de terrível despenhadeiro.
        Se sustentas rivalidades e aceitas o desafio das ofensas ou te interessas pela preservação das inimizades, encontras-te na fronteira do desequilíbrio. Preserva-te na calma ante qualquer provação ou sob torrentes de ameaças, sem te dares a oportunidade de sintonizar na faixa da agressão.
         Esses inimigos que agasalhas e vitalizas com assiduidade produzem-te graves lesões na alma, desarticulando as engrenagens sutis encarregadas do equilíbrio fisiopsíquico que se te faz necessário.
        Da alma procedem as realizações edificantes e os processos degenerativos que se exteriorizam no corpo. Ulcerações do estômago e do duodeno, problemas hepáticos e disfunções intestinais, manifestações cancerígenas e distúrbios da emotividade, propiciadores da ansiedade, da neurose, da psicose e de outras alienações têm as suas nascentes nos fulcros em desalinho da alma encarnada.
         Enfermidades perfeitamente evitáveis no campo da mente e nos painéis físicos derivam do descontrole da vontade e da má usança dos valores que a vida proporciona para o progresso.
       Dirás que realizarás o mesmo além, depois. Talvez o faças, possivelmente, não. Para nos amar, renunciou à tranqüilidade, sofrendo-nos. E renunciando à própria elevação, aguarda por nós. Quem se acostuma a desertar, mais dificilmente permanece, quando chega o momento do testemunho, que jamais deixa de ocorrer.
         Faze um compromisso contigo e entrega-te a Deus, perseverando na realização que enfrenta os fatores infelizes deste instante e dedica-te a modificar as paisagens inditosas que predominam nesta hora histórica de dor. Desistir, nunca!

domingo, 30 de junho de 2019

POEMA: POEMINHA DA CIÊNCIA SEM PRESCIÊNCIA - MILLÔR FERNANDES - COM GABARITO

Poema: Poeminha da ciência sem presciência
                                 Millôr Fernandes
Eu sou da geração
Que mais se boquiabriu
E esbugalhou os olhos,
Imbecil,
À florescência
Da ciência.
Me maravilhei com a sulfa,
A vitamina,
O transistor, o laser
E a penicilina.
Ante-televisão
Bestei com a teleobjetiva


A quarta dimensão
O quilouóti posto na locomotiva
O relógio digital
O computador e a computação
A lente helicoidal
E a radiografia,
Babei com a holografia!
Embora pró
Sou também pré-jatopropulsão
O que me torna preprojatopró,
Termo que não ocorreria
À minha vó
Tenho a vaga impressão
De que a ciência
Brochará sua invenção
Quando morrer o espanto
Da minha geração
                                                      Millôr Fernandes 
Entendendo o poema:

01 – Procure no dicionário o significado das palavras abaixo:

·        Presciência: Conhecimento do futuro.

·        Holografia: É uma técnica de registro de padrões de interferência de luz, que podem gerar ou apresentar imagens em três dimensões.

02 – Como a poesia caracteriza a sua própria geração?
      A que mais se boquiabriu e esbugalhou os olhos quando floresceu a ciência.

03 – A razão pela qual o poeta “bestou” com a teleobjetiva pode ser descoberta num prefixo. Aponte-o e explique seu uso.
      “Bestei com a teleobjetiva / A quarta dimensão”. O poeta fala da câmera fotográfica, e quarta dimensão refere-se ao zoom.

04 – Aponte os dois prefixos que falam da atitude do poeta diante da jatopropulsão.
      A prefixo é pré, que denota antecipação; que ocorre com antecedência.

05 – Qual é a vaga impressão de que nos fala o poeta?
      De que a ciência brochará sua invenção quando morrer o espanto da minha geração.

06 – O poeta cria um interessante neologismo no texto, abusando dos prefixos. Identifique-o e comente-o.
      O neologismo é preprojatopró. Que significa a antecipação e a anterioridade de um movimento que é lançado com grande força.

07 – Que sentido tem cada um dos prefixos grifados nas frases abaixo?
a)   Ele é o vice.
É a pessoa que ocupa um cargo imediatamente inferior a outro.

b)   É o ex da Marcinha!
Para indicar que uma pessoa deixou de ser algo: ex-amigo, ex-marido.

08 – O que você acha que querem dizer os prefixos grifados nas frases abaixo:
a)   Aquele sujeito não desiste. É um eterno re.
Prefixo re – elemento designativo de repetição.

b)   Ali não acontece nada. É um constante pós.
Prefixo pós – posterioridade (significa depois, atrás, após, posterior).

09 – Sua geração é tão fascinada com a ciência como a do poeta? Você também é pró em se tratando de avanços tecnológicos? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.


CONTO: GOLPE DE VISTA - FRAGMENTO - VILMO JOSÉ PALAORO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Conto: Golpe de vista – fragmento
          
       Vilmo José Palaoro

        "Mais de meia hora esperando o maldito Ipiranga, que não costumava demorar. Naquele dia, porém, tudo estava infernal: trânsito engarrafado, cidade cheia e mais de setecentos mil demônios incomodando, além do terrível vento noroeste que alterava para pior o [...] humor do paulistano.
        Várias pessoas se tinham proposto a ajudar-me, mas com a chegada de seus ônibus me haviam deixado. Agora só restava uma senhora a dois passos de mim. Esperei por um minuto e resolvi abordá-la com delicadeza, pedindo educadamente:
        – Por favor, seria possível a senhora me avisar quando passar o Ipiranga?
        – Claro, filho. Se o meu ônibus não passar antes, ajudo com muito gosto.
        – Obrigado.
        Lá se foram mais uns bons dez minutos e nada.
        De súbito a mulher cutucou-me e disse gentilmente:
        – O Ipiranga passou, viu?"

                                Vilmo José Palaoro. Golpe de vista. São Paulo: Atual, 2002. p. 33.

Entendendo o conto:

01 – Utilize as Palavras: dez – noroeste – cheia – o – terrível – a – o – um – o – bons – maldito – várias – a – engarrafado – seus – meu – uns – uma – dois. Para completar as lacunas no texto:  
      Sugestão: 0 – maldito – engarrafado – cheia – terrível – noroeste – Várias – a – seus – uma – dois – um – a – o – o – meu – uns – bons – dez.

02 – Depois de completar o texto, compare suas respostas com a d seus colegas e responda: Qual é a função dessas palavras para a construção do sentido do texto?
      Elas caracterizam os substantivos, qualificando-os.

03 – Identifique a que classe gramatical pertencem as palavras que você inseriu.
      Numerais: dez, dois, um; Adjetivos: noroeste, cheia, terrível, bons, maldito, engarrafado; Artigos: o, a, uns, uma; Pronomes: várias, seus, meu.

04 – Como podem ser classificados sintaticamente essas palavras?
      Como adjuntos adnominais.


HISTÓRIA EM QUADRINHOS - LOCUÇÕES VERBAIS - COM QUESTÕES GABARITADAS


HISTÓRIA EM QUADRINHOS


Dik Browne. O melhor de Hagar, o Horrível. Porto Alegre: L&PM, 2010. v. 1.

Entendendo a história:     
                                                  
01 – Que características os meninos vikings parecem ter geralmente?
      Parecem ser rudes, mal-educados.

02 – Qual a função do verbo ser nos dois primeiros quadrinhos?
      Ligar o sujeito a suas características.

03 – Observe o verbo gostar. Que palavras completam o sentido dele?
      De você.


Hagar, o Horrível, de Chris Browne.

Entendendo a história:

01 – Que informações aparecem no quadrinho que indicam a chegada dos bárbaros?
      As setas.

02 – Quais verbos ou locuções verbais fazem referência aos bárbaros?
      Estão perseguindo; estão.

03 – O verbo estar, na fala de Hagar, pode ser classificado como de ligação, transitivo ou intransitivo? Por quê?
      Na locução verbal “estão me perseguindo” ele acompanha um verbo intransitivo. Na frase “eles já estão quase aqui!!!”, é intransitivo.

04 – Crie uma frase sobre a tira em que o verbo estar exerce a função de verbo de ligação.
      Hagar está assustado.

05 – Que termo foi usado por Helga para caracterizar a casa dela?
      “Bagunça”.

06 – Como esse termo pode ser classificado sintaticamente?
      Predicativo do sujeito.


ARTIGO DE OPINIÃO: "INSEGURANÇA" - CONTARDO CALLIGARIS - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Insegurança”
                   
                       Contardo Calligaris

     O adolescente se olha no espelho e se acha diferente. Constata facilmente que perdeu aquela graça infantil que, em nossa cultura, parece garantir o amor incondicional dos adultos, sua proteção e solicitude imediatas. Essa insegurança perdida deveria ser compensada por um novo olhar dos mesmos adultos, que reconhece as imagens púbere como sendo a figura de outro adulto, seu par iminente. Ora, se olhar falha: o adolescente perde (ou, para crescer, renuncia) a segurança do amor que era garantido à criança, sem ganhar em troca outra forma de reconhecimento que lhe parecia nessa altura devido.
         Ao contrário, a maturação, que, para ele, e evidente, invasiva e destrutiva do que fazia sua graça de criança, é recusada, suspensa, negada. Talvez haja maturação, lhe dizem, mais ainda não e maturidade. Por consequência, ele não é mais nada, nem criança amada, nem adulto reconhecido.
        O que vemos no espelho não e bem nossa imagem. É uma imagem que sempre deve muito ao olhar dos outros. Ou seja me vejo bonito ou desejável se tenho razões de acreditar que os outros gostam de mim ou me desejam. Vejo e suma, o que eu imagino que os outros vejam. Por isso o espelho e ao mesmo tempo tão tentador e tão perigoso para o adolescente: porque gostaria muito de descobri o que os outros veem nele. Entre a criança que se foi e o adulto que não chega, o espelho do adolescente é frequentemente vazio. Podemos entender então como essa época da vida possa se campeã em fragilidade de alto-estima(...).
        Parado na frente do espelho, caçando as espinhas, medindo as novas formas de seu corpo, desejando e ojerizando seus novos pelos ou seios, o adolescente vivi a falta do olhar apaixonado que ele merecia quando criança e a falta de palavras que os admitam como par na sociedade do adultos. A insegurança se torna assim o traço próprio da adolescência.
        Grande parte das dificuldades relacionadas dos adolescentes, tanto com os adultos quanto com seus coetâneos, derive dessa insegurança. Tanto de uma timidez apagada quanto os estardalhaço maníaco manifestam as mesmas questões, constantemente a flor da pele, de quem se sente não mais adorado e ainda não reconhecido: será que sou amável, desejável, bonito, agradável, visível, invisível, oportuno inadequado?

                   CALLIGARIS, Contardo. A adolescência. São Paulo: Publifolha, 2000. p. 24-5.

Entendendo o texto:

01 – No primeiro parágrafo o autor diz que o adolescente "se acha diferente". Para justificar essa afirmação, diz que o adolescente perde algo sem ganhar nada em troca que compense essa perda. Responda de acordo com o texto:
a)   O que o adolescente verifica que perdeu ao se olhar no espelho?
Verifica que perdeu aquela graça infantil.

b)   Essa perda, em nossa Cultura, acarreta outras perdas. Quais são elas?
Garantir o amor incondicional dos adultos, sua proteção e solicitude imediatas.

c)   Talvez não houvesse tantos conflitos se essas perdas resultassem em algum ganho. Qual é o ganho que não acontece e que seria importante para o adolescente, segundo o autor?
Segundo o autor essa insegurança perdida deveria ser compensada por um novo olhar.

d)   Na frase “Ora, esse olhar falha” a quem o autor está se referindo?
Está se referindo ao adolescente.

e)   O título do texto é INSEGURANÇA. Que expressão do primeiro parágrafo equivale a essa palavra?
Equivale à segurança do amor que era garantido a criança, sem ganhar em troca outra forma de reconhecimento que lhe parecia nessa altura devido.

02 – A expressão do primeiro parágrafo que pode ser considerada equivalente à palavra que dá título ao texto "Insegurança" é:
a)   "novo olhar."
b)   "amor incondicional."
c)   "par iminente."
d)   "segurança do amor."
e)   "segurança perdida."

03 – Na frase: "Ora, esse olhar falha", o autor está se referindo ao olhar:
a)   De outro adolescente.
b)   Dos outros.
c)   Dos adultos.
d)   Do próprio adolescente.
e)   Da sua imaturidade.

04 – De acordo com o texto, o adolescente, ao se olhar no espelho, verifica que:
a)   Ele é seu inimigo.
b)   As pessoas não gostam mais dele.
c)   Perdeu a graça infantil.
d)   Ele reflete toda a sua insegurança.
e)   Ele não reflete absolutamente nada.

05 – Quando o adolescente percebe que não é mais criança, essa percepção traz algumas perdas que são:
a)   A perda da ingenuidade e da naturalidade.
b)   A perda do amor irrestrito, da proteção e da solicitude.
c)   A perda da própria imagem.
d)   A perda da autoestima.
e)   A perda da segurança diante das pessoas.

06 – Talvez não houvesse tantos conflitos se essas perdas resultassem em algum ganho. Segundo Contardo Calligaris, o ganho que não acontece e que seria importante para o adolescente é:
a)   O reconhecimento de que ele já é um outro adulto.
b)   Não acreditarem na sua responsabilidade.
c)   Não deixarem ele crescer.
d)   Não deixarem ele olhar para ele como criança.
e)   Não aceitarem suas opiniões.

sexta-feira, 28 de junho de 2019

MÚSICA(ATIVIDADES): NOTÍCIAS DO BRASIL(OS PÁSSAROS TRAZEM) - MILTON NASCIMENTO E FERNANDO BRANT - COM GABARITO

Música: Notícias do Brasil (os pássaros trazem)
Milton Nascimento e Fernando Brant
Uma notícia está chegando lá do Maranhão
Não deu no rádio, no jornal ou na televisão
Veio no vento que soprava lá no litoral
De Fortaleza, de Recife e de Natal

A boa nova foi ouvida em Belém, Manaus,
João Pessoa, Teresina e Aracaju
E lá do norte foi descendo pro Brasil central
Chegou em Minas, já bateu bem lá no sul

Aqui vive um povo que merece mais respeito
Sabe, belo é o povo como é belo todo amor
Aqui vive um povo que é mar e que é rio
E seu destino é um dia se juntar

O canto mais belo será sempre mais sincero
Sabe, tudo quanto é belo será sempre de espantar
Aqui vive um povo que cultiva a qualidade
Ser mais sábio que quem o quer governar

A novidade é que o Brasil não é só litoral
É muito mais, é muito mais que qualquer zona sul
Tem gente boa espalhada por esse Brasil
Que vai fazer desse lugar um bom país

Uma notícia está chegando lá do interior
Não deu no rádio, no jornal ou na televisão
Ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil
Não vai fazer desse lugar um bom país

Disponível em: http://www.vagalume.com.br/milton-nascimento/noticias-do-brasil-os-passaros-trazem.html#ixzz2ecoptmwP
Acesso em: setembro de 2013

1.   A letra da música cita o nome de alguns estados brasileiros. Identifique-os e copie-os.
Cita o estado do Maranhão e Minas Gerais.

2.    Localize o nome das cidades citadas na letra da canção. O que essas cidades têm em comum?
Fortaleza, Recife, Natal, Belém, Manaus, João Pessoa, Teresina e Aracaju.
Elas têm em comum é que são cidades litorâneas.

3.   Como a notícia chegou aos diferentes cantos do Brasil?
A notícia veio no vento que soprava lá no litoral.

4.   Fortaleza é a capital de um estado brasileiro. Qual é esse estado e em que região ele fica?
O estado é o Ceará, fica localizado na região Nordeste.

5.   Releia: “foi descendo pro Brasil Central”. Na sua opinião, a que lugar do Brasil se refere a expressão Brasil Central?
Resposta Pessoal – Sugestão: Se refere a capital de Brasil (Brasília)

6.   A que regiões do Brasil chegou a notícia referida na música? Justifique sua resposta.
As seguintes regiões: Nordeste ( MA, CE, PE, RN, PA), Norte (PB, AM), Centro Oeste(Brasil Central), Sudeste (MG) e Sul.

7.   O texto fala de notícias que circulam (ou que deveriam circular) pelo Brasil, unificando o país. Em que direção corre a notícia:
a)   nas duas primeiras estrofes?
   Nas seguintes  direções: Nordeste, Norte, Centro Oeste, Sudeste  e Sul.

b)   nas duas últimas estrofes?
Nestas estrofes o eu lírico diz que o Brasil não é só litoral, que é muito mais que qualquer zona sul e que tem gente boa espalhada por esse Brasil, que a notícia chega lá do interior, e que ficar de frente para o mar, de costas pro Brasil não vai fazer desse lugar um bom país.