quarta-feira, 5 de junho de 2019

POEMA: CALDEIRÃO DA BRUXA - ROSEANA MURRAY - COM QUESTÕES GABARITADAS

Poema: Caldeirão da Bruxa
         
  Roseana Murray

Rasputin, atchim, ai de mim.
Resmunga a bruxa, enquanto
Mexe e remexe o seu imenso caldeirão.

Asas de morcego, rabo de lagartixa,
Cocô de baleia, unha de sereia,
A bruxa mexe remexe
O seu panelão.

Meleca de sapo, bico de pinto,
Pena de pavão, goiaba bichada,
Mexe e remexe com pau de sebo
O seu sopão.

Nabo estragado, casa de besouro,
Pó de ferro, pó de ouro,
Ai de mim, atchim, rasputin.

             Murray, Roseana; Murray, André. Poemas e comidinhas. São Paulo: Paulus, 2008.

Entendendo o poema:
01 – O caldeirão é:
(   ) Da fada.
(   ) Da vovó.
(X) Da Bruxa.

02 – Encontre no poema palavras com:
·        01 sílaba: Pó, aí, mim, pau.
·        02 sílabas: Bruxa, mexe, sopão, nabo, ferro.
·        03 sílabas: Rasputín, remexe, besouro, meleca.
·        04 sílabas: lagartixa.

03 – Escreva o número de sílabas das palavras em destaque:
·        Resmunga a Bruxa.
Possui 2 sílabas.

·        Mexe e remexe o seu imenso caldeirão.
Possui 3 sílabas.

04 – De acordo com o poema, quem diz “Rasputin, atchim, ai de mim”?
      É a bruxa.

05 – O que a bruxa está preparando no seu caldeirão?
      Está preparando um sopão.

06 – Qual dos ingredientes que a bruxa utilizou que você achou mais esquisito?
      Resposta pessoal do aluno.

FÁBULA: O CAVALO, O CAÇADOR E O VEADO - ESOPO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Fábula: O Cavalo, o Caçador e o Veado
                 ESOPO

       Havia surgido uma séria rixa entre o Cavalo e o Veado, assim o Cavalo foi até ao Caçador pedir sua ajuda para vencê-lo. O Caçador concordou, mas disse: “Se você desejar derrotar o Veado, deve me permitir colocar este pedaço de ferro entre tuas mandíbulas, de forma que eu possa te guiar com estas rédeas e me permita colocar esta sela em tuas costas de modo que eu possa me manter firme em ti, para seguirmos depois o nosso inimigo". O Cavalo aceitou as condições e o Caçador logo pôs a sela e o bridou. Então, com a ajuda do Caçador o Cavalo logo venceu o Veado, dizendo ao Caçador: "Agora, desça e remova essas coisas de minha boca e das costas".
        "Não tão rápido amigo," disse o Caçador. "Eu o tenho sob comando agora, debaixo de minhas esporas e prefiro mantê-lo assim no momento”. 

        Moral da história: "Se permitires aos homens o uso para seu próprio propósito, eles os usarão para os deles".
                                                                      Fábula ESOPO

Entendendo a fábula:

01 – Para que haja identificação do leitor com a história, é necessário caracterizar as personagens, suas atividades diante da vida e a situação vivida.
a)   Quem são as personagens?
O cavalo, o caçador e o veado.

b)   Com que características estes personagens são apresentados?
Veado: briguento.
Caçador: aproveitador, mentiroso, oportunista, articuloso.
Cavalo: mau-caráter, ambicioso.

02 – O cavalo foi pedir ajuda ao caçador para derrotar o veado. O caçador impôs uma condição. Qual?
      Se você permitir que eu coloque um pedaço de ferro entre tuas mandíbulas, de forma que eu possa te guiar com estas rédeas e permitir que eu coloque esta sela em tuas costas de modo que eu posso me manter firme em ti.

03 – Após vencer o veado o que disse o cavalo ao caçador?
      “Agora desça e remova essas coisas da minha boca e das costas”.

04 – O caçador desarreou o cavalo? O que alegou?
      Não desarreou, alegando: “Eu o tenho sob comando agora, debaixo de minhas esporas e prefiro mantê-lo assim no momento”.

05 – Para que serve uma fábula?
(X) Ensinamento.
(   ) Divertimento.
(   ) Informação.

06 – A história narrada por ESOPO refere-se a um fato:
(   ) Real.
(X) Fictício.
(   ) Histórico.

07 – Explique com suas palavras, a moral da história.
      Resposta pessoal do aluno.

08 – Dê outro final para esta fábula, modificando também a moral da história.
      Resposta pessoal do aluno.

09 – Numa fábula há sempre uma crítica a determinado tipo de comportamento, que se deveria evitar. Na fábula “O cavalo, o caçador e o veado”, a crítica refere-se a que tipo de atitude?
      A atitude do cavalo que queria unir-se com o caçador para derrotar o veado, e se deu mal, pois o caçador vai usá-lo para seus propósitos.

10 – Do seu ponto de vista, você seria capaz de lembrar de alguma situação da vida real onde o contexto da história se aplicaria?
      Resposta pessoal do aluno.








POEMA: HORA GRANDE - ONÉSIMO SILVEIRA - COM QUESTÕES GABARITADAS


Poema: Hora Grande
          
    Onésimo Silveira

1

O mar sairá
Das nossas ilhas
Das nossas ruas
Das nossas casas
Das nossas almas…

O mar irá para o mar
E limpos finalmente do lodo das algas
E libertos do sal do nosso sorriso de enteados
Seremos frutos de nós mesmos
Nascendo da barriga negra da terra…

2

Os náufragos
Do lago da nossa quietação
Erguerão os seus braços de todas as cores
E as suas mãos se fartarão
Da luz de um poente maduro!

O negreiro estará perdido na légua do tempo
Porque a alma das nossas vozes
Não morrerá no fundo dos porões…

A fome não se alimentará da fome
E voaremos nas asas do Sol
Com o destino na palma da mão!

3

Nas feridas do seu parto
As raízes do nosso umbigo beberão a seiva
E no ventre da “mamã-terra”

Germinarão as sementes das nossas certezas
E nos embriagaremos da carne dos seus frutos…

As crianças nascerão sem metas nos olhos
E as suas mãos sujar-se-ão
Do mel do nosso olhar…

As crianças serão crianças!
Negras e loiras e brancas
Serão pétalas da mesma flor…

            Onésimo da Silveira. In: Maria Aparecida Santilli. Literaturas de língua portuguesa: marcos e marcas – Cabo Verde, cit. p. 80-1.
Entendendo o poema:

01 – O poema está organizado em seis estrofes e três partes numerada. Observe o tempo verbal utilizado em todo o poema. Conclua: A que tempo o eu lírico se refere: ao presente, ao passado ou ao futuro?
      Ao futuro.

02 – Há, no poema, várias imagens relacionadas a parto.
a)   O que representa o parto do um novo Cabo Verde?
Representa o surgimento de um novo país, liberto do colonialismo português.

b)   Por que se enfatiza, na parte 1, a “barriga negra da terra”?
Porque ela representa uma retomada das origens africanas de Cabo Verde, a necessidade de construir uma identidade nacional.

03 – Na parte 2, o que os “náufragos” representam?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Todos aqueles que perderam as esperanças.

04 – A parte 3 descreve como está esse tempo imaginário.
a)   Dê uma interpretação coerente a estes versos: “As crianças nascerão sem metas nos olhos”; “As crianças serão crianças”.
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Com a liberdade conquistada, as crianças não terão com que se preocupar, isto é, serão apenas amadas pelos adultos.

b)   Nesse tempo imaginário, como deverá se colocar a questão ética?
A referência a crianças “negras e loiras e brancas” como “pétalas da mesma flor” sugere que não haverá preconceito racial. O país será de diversidade étnica, mas vinculado às suas origens africanas.

05 – Dê uma interpretação coerente ao título do poema, “Hora Grande”.
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Como o poema inteiro faz referência a um tempo futuro ideal, deduz-se que a “hora grande” seja esse tempo esperado, de libertação e reconstrução.


TEXTO: CRIAÇÃO DA ONU - LAURA JAFFÉ - COM QUESTÕES GABARITADAS


Texto: Criação da ONU
     
                       Laura Jaffé

        Depois da Segunda Guerra Mundial, em 1945, muitos países se reuniram para criar a ONU (Organização das Nações Unidas). O objetivo era manter a paz no mundo e desenvolver a cooperação entre os países.
        Para socorrer as vítimas das guerras e das catástrofes naturais, existem também organizações que não dependem de nenhum governo. Dizemos que elas dão ajuda humanitária: Elas distribuem medicamentos, prestam ajuda e dão alimentos às populações que sofrem.

                            Laura Jaffé; Laure Saint-Marc. Por que existem guerras? Convivendo com a violência. Trad. Luciano V. Machado. São Paulo: Ática, 2003. (Guia da criança cidadã).

Entendendo o texto:
01 – Foram muitas as causas da Segunda Guerra Mundial. Após o término dessa guerra, surgiu a ONU, que até hoje vigora como a mais duradoura assembleia internacional. De acordo com o texto, qual é o objetivo da ONU?
      Manter a paz mundial e desenvolver a cooperação entre os países.

02 – Em sua opinião, é importante que haja um mediador de conflitos entre países? Por quê?
      Resposta pessoal do aluno.

03 – Qual é o sujeito do predicado dão alimentos às populações que sofrem?
      Organizações que não dependem de nenhum governo.

04 – O verbo dar é transitivo direto e indireto. Escreva qual é o objeto direto e o objeto indireto desse verbo.
      Objeto direto – alimentos; objeto indireto – às populações que sofrem.

05 – Que termo liga o verbo ao objeto indireto?
      O termo às.

06 – Qual é o termo preposicionado do predicado dão alimentos às populações?
      Às populações.

terça-feira, 4 de junho de 2019

FÁBULA: O CERVO DOENTE - ESOPO - COM QUESTÕES GABARITADAS

Fábula: O cervo doente
                ESOPO

        Um Cervo doente e incapaz de andar repousava quieto em um pequeno espaço de pasto fresco, numa discreta clareira no interior de uma densa floresta.
        E aqueles que se diziam seus amigos, então vieram em grande número para tomar conhecimento do seu estado de saúde.
        Ocorre que cada um deles, cuja presença era justificada pela visita, servia-se à vontade da escassa grama daquele reduzido pasto, que lá estava para seu próprio sustento.
        Assim, passado algum tempo, ele viria a sucumbir, mas não da doença que o acometera, e sim por falta de alimento, uma vez que incapaz de caminhar para conseguir alimento em outro lugar, não foi capaz de sobreviver.
        Moral da História 1: Más companhias sempre trazem mais infortúnios que alegrias...
   Moral da História 2: Muitos amigos aparentes, poucos amigos presentes...
                                                                   Fábula ESOPO
Entendendo a fábula:

01 – Os amigos que visitavam o Cervo doente, estavam de fato preocupados com a saúde dele?
      Estavam interessados em servia-se à vontade da escassa grama daquele reduzido pasto, que lá estava para seu próprio sustento.

02 – O fato de receber muitas visitas, dos chamados amigos, de alguma forma o ajudou em sua recuperação?
      Não, ele veio a sucumbir, não da doença, mas da falta de alimento, pois não conseguia caminhar.

03 – O Autor da fábula tenta nos mostrar alegoricamente algum comportamento próprio do homem? Qual seria este comportamento?
      Sim. É o comportamento egoísta, onde as pessoas pensam apenas em si, sem se preocupar com o outro.

04 – Você seria capaz de descrever, com suas palavras, o significado da Moral da Fábula?
      Resposta pessoal do aluno.

05 – Do seu ponto de vista, você seria capaz de lembrar de alguma situação da vida real onde o contexto da fábula se aplicaria?
      Resposta pessoal do aluno.

06 – Você seria capaz de elaborar uma "Moral da História" alternativa para essa fábula?
      Resposta pessoal do aluno.

07 – Numa fábula há sempre uma crítica a determinado tipo de comportamento, que se deveria evitar na fábula O cervo doente, a crítica refere-se a que tipo de atitude?
      A atitude de más companhias que sempre trazer vai problemas.






CONTO: A REPÚBLICA DOS ARGONAUTAS - ANNA FLORA - COM QUESTÕES GABARITADAS

Conto: A República dos Argonautas
                           Anna Flora

    Eu morava em um bairro chamado Vila Madalena. Nos anos 70 algumas ruas ainda eram de terra, todas com nomes bonitos: Girassol, Córrego das Corujas, Harmonia, Simpatia, Fidalga, Purpurina, Cardeal Arcoverde, Original. Nós andávamos pelo bairro à vontade; não era como hoje, que os pais ficam com medo quando a gente sai sozinho.
   Na esquina da rua Fradique Coutinho com a Aspicuelta havia uma loja que vendia de tudo: revistas, jornais, álbuns de figurinha, vassouras, gibis. Quando a turma ganhava mesada, ia direto para lá. Uma vez meu irmão comprou vinte e seis paraquedistas de plástico.
        Mais em frente, na rua Inácio Pereira da Rocha, tinha uma pinguela e um riozinho. A gente atravessava quando ia para a casa da dona Mábile, que era costureira e morava na rua Padre João Gonçalves. Esse passeio era muito legal, porque nos dias de chuva a rua virava uma lama só. Eu adorava o terreno baldio que ficava em frente, cheio de pés de amora.
        Dona Mábile fazia roupas muito bem, mas eu sentia pena dela. Trabalhava feito doida para pagar os estudos do filho, que morava em Paris. Ela aceitava qualquer serviço, desde roupa de bebê até vestido de noiva. Eu achava estranho uma costureira tão pobre ter filho em Paris: por que ele não estudava aqui mesmo?
        Na rua Mourato Coelho ficava uma loja de tecidos. O dono era seu Jorge. Ele era narigudo e de olhos ver - des. O filho dele, o Jorginho, narigudo e de olhos azuis. O Jorginho, na Semana Santa, fazia papel de Cristo na procissão da igreja do Calvário. Eu adorava entrar na loja e sentir o cheiro dos tecidos novos. Muitas vezes ia lá só para cheirar. Anos depois, o armarinho foi transformado em um bar que ficou conhecido como Bar da Terra.
        Outro lugar bárbaro era o armazém da dona Dirce, na rua Simão Álvares. A gente enfiava os braços nos sacos de arroz e feijão... Uma delícia! Mesmo quando eu já estava com treze anos ainda sentia vontade de afundar a mão nas lentilhas, mas me controlava um pouco porque todos diziam que eu já era mocinha.
        No entanto, eu ainda gostava de muitas coisas de criança, como essa de brincar nos sacos da mercearia, colocar barquinho na enxurrada, jogar mamona ao alvo, organizar circo na rua... Ah! Tinha também o seu Manoel, que vendia banana no caminhão e anunciava: “Bananerô, bananerô”.
        Na esquina da rua Mourato Coelho com a Aspicuelta moravam o Chico e o Paulo, que desenhavam muito bem. Nós estudávamos no mesmo colégio, o Machado de Assis. Às vezes, saindo da escola eu via não sei se o Chico ou o Paulo, e logo depois, na pracinha, eu encontrava não sei se o Paulo ou o Chico. Eles eram gêmeos, e eu só comecei a distingui-los porque à medida que foram crescendo um foi ficando mais hippie do que o outro.
        Na Aspicuelta ainda havia um barzão ou uma padaria, não me lembro mais, onde os velhinhos jogavam dominó. Eles tomavam conta do lugar como se fosse a casa deles. Até o dono muitas vezes deixava de atender freguês para jogar uma partida.
        Na Vila moravam vários casais portugueses. Eles costumavam construir nos quintais uma outra casinha para os filhos. Mais tarde, essas casinhas passaram a ser alugadas para os novos moradores que foram chegando.
        O bairro parecia cenário do interior. Nossos vizinhos da direita eram dona Natália e seu Antenor. Os dois vira e mexe, no meio de qualquer conversa, fosse o assunto que fosse, sempre falavam do filho que estudava medicina.
        No lado esquerdo morava Maria Amélia, que tinha uma sanfona, o rosto cheio de espinha e — coisa mais careta eu achava — esperava marido.
        Em frente ficava a casa do seu Ângelo, que era barbeiro. Nas noites de Natal ele tocava sax para os moradores, saía distribuindo música de porta em porta. Seu filho estudava contabilidade e ele achava o máximo que o rapaz estivesse no Mackenzie, um colégio particular. Eu sentia uma coisa meio estranha quando seu Ângelo elogiava a contabilidade como uma profissão segura, porque o elogio não combinava com o seu outro lado tocador de sax. Pena que música ele só fazia uma vez por ano!
        Eu não sabia bem por quê, mas aquelas pessoas eram parecidas com as ruas da Vila: todas muito simpáticas mas estreitinhas, para cada desejo um paralelepípedo... Às vezes essas impressões me pareciam besteira, coisa de criança. Só mais tarde, com Magro, é que percebi que minha intuição tinha razão de ser. Veja só:
        O Zé Luís, filho do seu Jarbas, estudava engenharia mas gostava de tocar guitarra. O seu Jarbas ficava preocupado, onde já se viu engenheiro guitarrista? Aí o Zé Luís só ensaiava na casa do Edu Bolão. E a rua inteira comentava quando a Marisete desfilava de minissaia, e eu achava lindo, porque ela era manicure, usava umas unhonas vermelhas, tinha as pernas bonitas e saía na escola de samba da rua Fidalga.
        Os meninos e meninas da turma na maioria pareciam-se com os pais: Zé Renato queria seguir a profissão do avô, Maria Camila ia fazer escola normal, Paulinho ia escolher uma carreira que desse dinheiro.
        Nada contra quem gosta da mesma profissão do avô ou quem prefira lecionar. E ser bem-sucedido todo mundo quer, não é? O lance é que eu sentia uma coisa dentro de mim que não combinava com eles. Eu não sabia bem o que desejava, mas não era aquela vidinha de tocar guitarra escondido do pai. Era bom fazer parte da turma, mas às vezes apertava...
        Que nem daquela vez quando a Amelinha fez quinze anos e todas as meninas da rua acharam a festa ma-ra-vi-lho-sa. Assim que entrei no salão da ACM e vi minhas amigas vestidas de branco, cheias de rendinhas, e aqueles caras de fardinha e as flores cor-de-rosa, e o tule rosa-choque e as velas com florzinhas, e os meninos suando nos fraques e a maquiagem das meninas derretendo no calor, eu disse para mim: “Chiii... eu não vou me adaptar”.
        Outra ocasião em que a “coisa esquisita” me bateu fundo foi esta: todas as meninas da turma usavam cabelão. Naquele tempo a moda era cabelo bem liso e comprido, de preferência loiro. O meu era castanho e crespo toda a vida. Então a gente puxava o cabelo da esquerda para a direita, punha bastante grampo, enrolava na cabeça toda e essa tortura chamava-se touca. E dormia-se de touca, e na manhã seguinte soltava-se o cabelo e ele estava duro e liso feito palha. Tinha umas loucas que alisavam o cabelo com ferro de passar roupa para ir mais rápido, mas a esse ponto eu nunca cheguei.
        Pois bem. Uma manhã eu tinha desentoucado a touca, estava bela e formosa na aula de geografia, quando o japonês que sentava atrás de mim colou chiclete na minha nuca e eu tive que cortar o cabelo bem curtinho. O que chorei na cama você nem queira saber. Todos passaram a me chamar de Joãozinho. Eu fingia que não ligava porque senão a turma ia pegar mais ainda no meu pé, mas por dentro me sentia horrorosa.
        Um dia fui visitar minha prima Lena. Ela era mais velha do que eu, com um cabelão liso, e me disse uma coisa que me deixou de queixo caído:
        — Antecipando a moda, hein?
        — Não é moda — eu disse fazendo bico. — Foi o Yoshida. Eu acho medonho.
        — Imagina! ... — ela comentou. — Cabelo curtinho e crespo vai ser a próxima onda no verão, você não sabia?
        E me mostrou na revista a foto de uma moça que usava o cabelo muito mais curto do que o meu e era linda. Em cima da foto estava escrita uma frase que eu não entendi nada, mas que tinha uma força...: A BELA ATRIZ DO ACOSSADO AMA O LÍDER DOS PANTERAS NEGRAS.
        E a moça sentada numa moto abraçava um negrão bonito com cara brava e jaqueta de couro. O rosto dela era parecido com a Vênus de biscuit da cristaleira da vovó, mas só pelo olhar a gente logo via que ela também devia ser daquelas que não se encaixavam na turma.
        Aí, por uns instantes, a coisa esquisita que volta e meia eu sentia não me pareceu tão esquisita assim ... Então era isso... A beleza do avesso podia ser muito mais bela sem precisar dormir de touca nem usar madeixas duras de Rapunzel. Como vocês podem ver, cabelo também era uma questão de cabeça...
        Junto com esse lance da Bela do Acossado foram me acontecendo outros. Dei para sonhar com uma lua que tentava atravessar o tronco oco de uma árvore. Aí vinha uma chuva e todos os objetos do meu quarto ficavam com cheiro de terra.
        Naquele mês de julho acordei feliz da vida. Era início das férias, eu podia passear pelo bairro o dia inteiro e fazia um céu azul de papel crepom. Andando pelo quarteirão, tudo estava em seu devido lugar: as árvores, as casas, o sapateiro na sapataria, dona Dirce no armazém, seu Jorge no balcão.
        Aos poucos, veio vindo uma brisa suave que foi aumentando, aumentando... fazendo os ipês forrarem as ruas de pétalas amarelas. Durante dois dias o ar ficou impregnado com perfume de jasmim. Seu Ângelo olhou vagarosamente o céu, as árvores e comentou: “Gozado, você está sentindo esse cheiro? Jasmim não dá no inverno...”.
        Na manhã seguinte, Magro chegou.
        Junto com ele vieram Pedro, Mário, Vicente, Zeca e Carlos. Alugaram a casa grande da esquina da Fidalga, pintaram cada parede de uma cor, desenharam um arco-íris na porta, pregaram uma placa na entrada: REPÚBLICA DOS ARGONAUTAS.
        Nunca mais a Vila Madalena nem eu seríamos as mesmas.

A república dos argonautas. São Paulo: Companhia das Letras, 1999. p. 15-20.
Entendendo o conto:

01 – No 1° parágrafo do texto, a narradora começa contando das ruas do bairro em que morava. Depois de enumerar os nomes das ruas, ela faz uma comparação entre o presente e o passado.
a)   Transcreva para o caderno o período que contém essa comparação.
“Nós andávamos no bairro à vontade; não era como hoje, que os pais ficam com medo quando a gente sai sozinho.”

b)   O que essa comparação sugere sobre os dias de hoje?
Que hoje em dia há menos segurança nas ruas do que em 1970, naquele bairro de São Paulo.

c)   A partir de seu cotidiano, você concorda com essa observação da narradora? Justifique sua opinião.
Resposta pessoal do aluno.

02 – Depois de ler com atenção os parágrafos de 2 a 7, transcreva para o caderno a única conclusão a que não se pode chegar com segurança:
a)   A seu modo, a narradora nutria um certo carinho pelos lugares e pessoas de seu bairro.
b)   Apesar de já ter 13 anos, a própria narradora admitia que gostava de muitas coisas de criança.
c)   Como ela já era considerada “mocinha”, tentava se controlar para não fazer coisas típicas de crianças.
d)   Ainda que tivesse 13 anos e fosse considerada “mocinha”, nessa idade a própria narradora se reconhece como muito infantil e imatura.

e)   A narradora revela-se alguém com sensibilidade para perceber o mundo ao seu redor, comportando-se algumas vezes como criança.
03 – Ao comentar sobre dona Mábile, no 4° parágrafo, a narradora ressalta que achava estranho uma costureira tão pobre ter filho estudando em Paris.
a)   Que hipóteses você faria diante da pergunta proposta no final do parágrafo?
Resposta pessoal do aluno.

b)   Pensando que a história contada pela narradora se passa por volta de 1970, converse com os colegas e com o professor sobre a hipótese mais aceitável entre as levantadas por vocês.
Resposta pessoal do aluno. Por ser um rapaz “cheio de ideias”, como afirma dona Mábile; provavelmente ele não pode permanecer no Brasil e teve se exilar.

04 – Depois de escrever os vizinhos de bairro – os velhinhos que jogavam dominó, os casais portugueses, dona Natália e seu Antenor, Maria Amélia, seu Ângelo –, a narradora faz uma observação curiosa sobre essas pessoas.
a)   Que observação é essa?
“Eu não sabia bem por quê, mas aquelas pessoas eram parecidas com as ruas da Vila: todas muito simpáticas mas estreitinhas, para cada desejo um paralelepípedo.

b)   O que você entende que a narradora quis dizer com a observação?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Eram como as ruas do bairro: estreitas e limitadas. Pode-se pensar também que a narradora vê pontos de aproximação entre os desejos daquelas pessoas e os paralelepípedos.

05 – Mesmo diante da turma, a narradora passa a sensação de que se sentia deslocada como um peixe fora d’água. Dê dois exemplos que comprovem isso.
      Ela diz que não vai se adaptar às convenções (baile de debutantes) e questiona as exigências da moda (touca no cabelo).

06 – De certa forma, o fato de cortar o cabelo bem curto foi algo significativo na vida da narradora.
a)   Por que usar cabelo curto naquela época e naquele lugar representava uma ruptura em relação aos costumes?
Porque, em geral, as moças usavam cabelos longos e alisados por toucas.

b)   Pode-se dizer que a narradora quis, de fato, cortar o cabelo? Explique.
Cortar o cabelo não foi uma opção, mas uma saída forçada pelo chiclete colado por Yoshida.

c)   A partir de que informações a narradora passa a achar o fato de usar cabelo curto algo menos medonho?
A partir do momento em que sua prima Lena lhe diz que cabelo curto seria moda no verão seguinte e lhe mostra a foto da atriz de Acossado (Jean Seberg), que usava tal corte.

07 – Ao relembrar algumas passagens de sua adolescência, a narradora deixa claro que sentia uma “coisa esquisita” diante de certas atitudes das pessoas. Quando percebe que “a beleza do avesso podia ser muito mais bela sem precisar dormir de touca nem usar madeixas duras de Rapunzel”, a narradora parece ter feito uma descoberta importante. Que relação você enxerga entre essa descoberta e a frase “Como vocês podem ver, cabelo também era uma questão de cabeça...”?
      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Usar cabelo curto ou não depende da “cabeça”, da vontade de cada um, apesar dos modismos ou do que os outros iriam pensar.

08 – Além dessa mudança de visual, a narradora dá a entender que muitas outras mudanças ocorreriam em sua vida e na Vila Madalena.
a)   Apesar de tudo transcorrer normalmente naquele início de mês de julho na Vila Madalena, a narradora se vale de algumas pistas para anunciar as mudanças que iriam ocorrer. Quais são essas pistas? Releia os últimos seis parágrafos.
Um sonho, uma brisa suave, um cheiro de jasmim em pleno inverno, a chegada dos rapazes da República dos Argonautas.

b)   Quais dos órgãos dos sentidos a narradora escolheu para ilustrar o clima de magia que se instalou na Vila Madalena a partir daquelas férias? Justifique com passagens do texto.
Visão: “Fazendo os ipês forrarem as ruas de pétalas amarelas”; “Pintaram cada parede de uma cor”; “Desenharam um arco-íris na porta”.

Olfato: “Durante dois dias o ar ficou impregnado de perfume de jasmim”; “Gozado, você está sentindo esse cheiro?”.

c)   O que essas imagens impregnadas pelos sentidos sugerem sobre a Vila Madalena a partir desse momento?
Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Que a Vila teria ganho mais cor, mais vida.

09 – Apenas no fim do texto é possível entender melhor o título “A República dos Argonauas”.
a)   Antes de ler o texto, você refletiu sobre o título. Depois de conhecer a história narrada, a ideia que você tinha dessa república mudou ou permaneceu a mesma? Explique.
Resposta pessoal do aluno.

b)   Entre os seis rapazes citados, qual deles teria tido uma relação mais próxima com a narradora? Justifique sua resposta com passagens do texto.
Magro, que parece ser alguém importante na vida da narradora. “Só mais tarde, com Magro, é que percebi que minha intuição tinha razão de ser. Na manhã seguinte, Magro chegou”.