“- Todos encontram tudo o que querem [...]"
“E agora todos aqui em casa respiram aliviados."
“[...] para que você possa descansar."
“Agora escovar os dentes é um prazer [...]"
01 – O autor expõe as incertezas
da adolescência e os métodos usados para enfrentar essa fase e atingir um
“estado de graça”. No que constitui esse estado?
Em um sentimento
de onipotência, pois os adolescentes se acham revestidos de proteções
extraordinárias.
02 – A onipotência da
adolescência é real? Explique.
Não é real, pois
com o passar do tempo eles tomam consciência de sua fragilidade.
03 – O que o autor quer
dizer sobre a adolescência com a frase: “Eles não conseguiram domar o cavalo
selvagem e foram derrubados no chão”?
Eles não
conseguiram dominar a euforia e perceberam não ser onipotentes e sim
vulneráveis aos acontecimentos.
04 – Qual é um dos
ingredientes da maturidade? Você concorda com o autor? Por quê?
Levar a vida com serenidade. Resposta
pessoal do aluno.
05 – Flávio Gikovate, médico
psiquiatra, discute nesse texto um problema relacionado ao jovem adolescente.
No 1° parágrafo, várias vezes é empregada a 1ª pessoa do plural, como em
"Temos que nos comportar como adultos [...]". A quem o autor se
refere, ao empregar a 1ª pessoa?
O autor se refere
aos adolescentes.
06 – Com o emprego repetido
do verbo ter, o 1° parágrafo passa a impressão de que cada um de nós tem de
apresentar uma série de comportamentos exigidos pela sociedade. Observe alguns
deles, enumerados pelo autor:
• Comportar-se como adulto.
• Mostrar autoconfiança
sexual.
• Ter ousadia e coragem.
• Ser forte e independente.
• Formar um juízo de si
mesmo.
Por que esses comportamentos
são exigidos socialmente?
Esses comportamentos
são exigidos socialmente porque todos já esperam que não nos comportamos mais
como crianças, mas como os adultos.
07 – Releia este trecho:
"Frente a tantas incertezas,
acabamos seguindo os modelos sugeridos pela própria cultura. Passamos a imitar
nossos heróis, 'travestindo-nos' de super-homens e de mulheres maravilha."
Com base no 2° e no 3°
parágrafos, responda:
a)
Que relação o autor estabelece entre o
sentimento de onipotência do jovem e os modelos culturais?
Se sentem bem, forte, seguro e não tem medo de experimentar situações
novas.
b)
Como é, para os familiares, conviver com um
jovem que vive em "estado de graça"? Por quê?
Complicado, pois os jovens acham que sabem tudo, fazem tudo melhor e
acham todo mundo burro.
08 – No 4° parágrafo, o
autor afirma que "ninguém teria nada contra a onipotência, se ela
correspondesse à realidade". Com esse comentário, Gikovate quer dizer que
a sensação de onipotência é positiva ou negativa? Explique por quê.
A sensação de
onipotência é negativa, pois os jovens mais confiantes são aqueles que se
envolvem em graves acidentes ou fantasias.
09 – No 5° parágrafo, no
trecho "Alguns jovens, onipotentes e filhos diletos dos deuses
[...]", o autor faz uso da ironia — uma figura de linguagem que leva à
inversão do sentido comum das palavras — ao empregar a expressão filhos diletos
dos deuses. Que efeito de sentido essa ironia causa no texto?
O sentido causado
por essa ironia é de que eles são imortais, por isso filhos prediletos dos
deuses.
10 – Observe e compare estes
dois trechos:
"Pode montar o cavalo mais
selvagem com a certeza absoluta de que não cairá em hipótese alguma." (3°
parágrafo)
"Caíram do cavalo. Eles também são
mortais! [...] Eles não conseguiram domar o cavalo selvagem e foram derrubados
no chão. Terão que aprender a cair e se levantar. Terão que aprender a
respeitar mais os cavalos!" (Último parágrafo)
Em ambos os trechos, o autor
usa a mesma imagem: a do cavalo e do cavaleiro.
a)
Em qual deles a imagem tem sentido denotativo
e em qual tem sentido conotativo?
No último parágrafo ele é vulnerável (denotativo) e no 3° parágrafo
ele é o melhor e domina tudo (conotativo).
b)
No trecho conotativo, além do sentido comum,
que outros sentidos ganham:
• O
cavalo selvagem?
Refere-se ao seus limites.
• A
queda do cavalo?
Mostra que ele não respeitou seus limites e aconteceu o que ele
achou que nunca aconteceria com ele.
• O
respeito ao cavalo?
Fala que ele deve respeitar seus limites.
11 – No último parágrafo, o
autor compara a vida a uma viagem, na qual um dia todos nós acordamos de em
sonho e saímos do "estado de graça" em que nós achávamos.
a)
É
fácil para o viajante abandonar o "estado de graça"? Por quê?
Não é fácil, porque quer dizer que eles perderam algo... a
imunidade.
b)
De
acordo com o texto, qual é o requisito fundamental para fazer a "viagem da
vida" de modo tranquilo?
A serenidade.
12 – O texto foi publicado
em Claudia, uma revista dirigida principalmente ao público formado por mulheres
adultas.
Considerando o público a que
se destina a revista, indique qual dos itens a seguir expressa a finalidade
principal do texto:
a)
Orientar os pais sobre como envelhecer e como
lidar com os filhos que chegam à maturidade.
b)
Explicar psicologicamente o que ocorre com o
jovem adolescente na transição para a maturidade e orientar os pais sobre como
lidar com os filhos nessa fase.
c)
Informar cientificamente o que ocorre com os
jovens durante a transição para a maturidade e orientá-los sobre como
aproveitar melhor os aspectos positivos dessa fase.
d)
Instruir pais e filhos sobre como
devem agir durante esse período em que os jovens se sentem onipotentes.