sábado, 6 de outubro de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): AQUARELA BRASILEIRA - MARTINHO DA VILA - COM GABARITO

Música(Atividades): Aquarela Brasileira

                                     Martinho da Vila
Vejam essa maravilha de cenário
É um episódio relicário
Que o artista, num sonho genial
Escolheu para este carnaval
E o asfalto como passarela
Será a tela do Brasil em forma de aquarela

Passeando pelas cercanias do Amazonas
Conheci vastos seringais
No Pará, a ilha de Marajó
E a velha cabana do Timbó

Caminhando ainda um pouco mais
Deparei com lindos coqueirais
Estava no Ceará, terra de Irapuã
De Iracema e Tupã

Fiquei radiante de alegria
Quando cheguei na Bahia
Bahia de Castro Alves, do acarajé
Das noites de magia do Candomblé
Depois de atravessar as matas do Ipu
Assisti em Pernambuco
A festa do frevo e do maracatu

Brasília tem o seu destaque
Na arte, na beleza, arquitetura
Feitiço de garoa pela serra!
São Paulo engrandece a nossa terra!
Do leste, por todo o Centro-Oeste
Tudo é belo e tem lindo matiz

No Rio dos sambas e batucadas
Dos malandros e mulatas
De requebros febris
Brasil, essas nossas verdes matas
Cachoeiras e cascatas de colorido sutil
E este lindo céu azul de anil
Emoldura em aquarela o meu Brasil
                                          Composição: Silas De Oliveira

Entendendo a canção:
01 – Cite as festas populares comentadas na letra da canção.
      As festas são: Carnaval; festa do frevo e do maracatu; sambas e batucadas.

02 – Quais os versos da letra da canção que fala do Bioma Amazônico?
      Os versos: “Passeando pelas cercanias do Amazonas /
                         Conheci vastos seringais”.

03 – Dos estados citados na canção, algum faz parte da região em você vive? Quais?
      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que o compositor fala na letra da canção referente a região onde você vive?
      Resposta pessoa do aluno.

05 – Qual a característica climática citada na letra da canção, e a qual região pertence?
      É citada a garoa de São Paulo, refere-se a região sudeste.

06 – “... essa maravilha de cenário...” Essa passagem trata-se:
a)   Do Brasil.
b)   Da terra.
c)   De toda a natureza.
d)   De um cenário de teatro.

07 – “Que o artista / Num sonho genial / Escolheu para este carnaval” O artista, nesse caso aqui é um:
a)   Cantor.
b)   Compositor.
c)   Pintor.
d)   Ator.

08 – “Que o artista / Num sonho genial / Escolheu para este carnaval” Sabe-se, através desses versos, que esse texto é:
a)   Uma música feita para participar de um festival.
b)   Um samba enredo feito para participar de um desfile de carnaval.
c)   Uma música apropriada para cultos religiosos.
d)   Uma crítica feita a diversas regiões brasileiras.

09 – Esse poema é uma viagem pelas regiões brasileiras. O trajeto proposto viajou pelas regiões:
a)   Nordeste – Norte – Centro-Oeste – Sudeste.
b)   Norte – Nordeste – Sul – Sudeste.
c)   Norte – Nordeste – Centro-Oeste – Sudeste.
d)   Norte – Nordeste – Centro-Oeste – Sul.

10 – Foram relacionados corretamente os lugares com os devidos estado, exceto:
a)   A Ilha de Marajó (Pará).
b)   A vela cabana do Timbó (Pará).
c)   Terra de Tupã (Alagoas).
d)   Terra de Irapuã, e de Iracema (Ceará).

11 – Nesse texto, só não foi destacada a Bahia como terra:
a)   De Castro Alves.
b)   Do acarajé e do Candomblé.
c)   Das noites de magia.
d)   Do Senhor do Bonfim.

12 – Nesse texto, destacou-se em Brasília o trabalho arquitetado por:
a)   Juscelino Kubitschek.
b)   Oscar Niemeyer.
c)   Políticos.
d)   Lúcio Costa.

13 – “Assisti em Pernambuco / A festa do frevo e do maracatu” Esses versos se relacionam diretamente com as cidades de:
a)   Recife e Olinda.
b)   São Paulo e Brasília.
c)   Salvador e Ilhéus.
d)   Belém e Fortaleza.

14 – No Rio de Janeiro, tudo abaixo foi destacado no texto, exceto:
a)   Sambas e batucadas.
b)   Malandros e mulatas.
c)   Requebros febris.
d)   Cachoeiras e cascatas.

15 – “Passeando pelas cercanias do Amazonas / Conheci vastos seringais” Por esses versos se sabe que há vastos seringais:
a)   No estado do Amazonas.
b)   Ao redor do Rio Amazonas.
c)   Na Amazônia.
d)   Cercados na Amazônia.

16 – Relacione cada estado as suas características:
(1) Pará.                               (6) Garoa pela serra.
(2) Ceará.                             (3) Acarajé, candomblé.
(3) Bahia.                             (4) Festa do frevo e maracatu.  
(4) Pernambuco.                   (1) Ilha de Marajó. 
(5) Brasília.                           (2) Lindos coqueirais.
(6) São Paulo.                      (7) Samba e batucada.
(7) Rio.                                 (5) Beleza de arquitetura.        
       
17 – Pesquise as palavras sublinhadas na letra da canção:
·        Seringais: grande concentração de seringueiras em determinada área.

·        Timbó: É uma planta da família das leguminosas, geralmente as cascas e ou raízes possuem uma seiva tóxica, são usadas para atordoar os peixes que ficam boiando e podem ser apanhados a mão.

·        Acarajé: bolinho de feijão fradinho frito em azeite de dendê.

·    Candomblé: religião afro-brasileira que cultua os orixás com danças, cantos e oferendas.

·        Frevo: dança pernambucana em que os dançarinos usam sombrinhas coloridas, executam frenéticos movimentos de pernas.

·        Arquitetura: arte e técnica de organizar espaços e criar ambientes para as diversas atividades humanas.

·        Centro-Oeste: diz-se de região brasileira que compreende o Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul.

·        Febris: cheio de paixão; apaixonado.

·        Maracatu: dança pernambucana em que os participantes, ao som de tambores, seguem em cortejo a rainha do bloco, que empunha num bastão uma bonequinha enfeitada.

  •     Garoa: chuva miúda e contínua; chuvisco
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EXERCÍCIOS DE SUBSTANTIVOS (PARA ENSINO FUNDAMENTAL)- COM GABARITO


Exercícios de substantivos
Gênero / número / primitivo / derivado / abstratos.

01 – Dê o feminino de:
Genro: nora.                                   Cavalheiro: dama.
Espião: espiã.                                 Pastor: pastora.
Elefante: elefanta.                       Bode: cabra.
Réu: ré.  


Herói: heroína.
Padrasto: madrasta.                      Cão: cadela.
Cavaleiro: amazona.                      Carneiro: ovelha.
Profeta: profetisa.                           Cônsul: consulesa.
Imperador: imperatriz.

02 – Passe para o plural:
Casa: casas.                                  Cor: cores.
Peixe: peixes.                                Pardal: pardais.
Solo: solos.                                    Homem: homens.
Herói: heróis.                                 Mulher: mulheres.
Pai: pais.                                       Céu: céus.
Irmã: irmãs.                                   Mãe: mães.
Criança: crianças.

03 – Forme um substantivo derivado de cada primitivo abaixo:
Chuva: chuvisco.                          Casa: caseiro.
Flor: florista.                                  Carro: carroça.
Folha: folhagem.                           Desenho: desenhista.
Ferro: ferreiro.                               Máquina: maquinário.
Terra: terreno/terreiro/                   Pedra: pedreiro.
           Terráqueo.

04 – Complete com os substantivos abstratos:
Branco: brancura.                         Jovem: juventude.
Macio: maciez.                              Escuro: escuridão.
Mau: maldade.                              Feio: feiura.
Delicado: delicadeza.                   Certo: certeza.
Doce: doçura.

05 – Indique 3 substantivos concretos para cada grupo:
a)   Nomes de lugares: Tocantins, Ásia, Argentina.

b)   Mobiliário: cama, armário, cadeira.

c)   Personagem folclóricas: Curupira, Saci, Sereia.

d)   Objetos: livro, xícara, mochila.

06 – Relaciona a segunda coluna de acordo com a primeira:
Substantivo primitivo           Substantivo derivado
(1) Dente.                            (4) Goiabeira.
(2) Pente.                            (6) Ventania.
(3) Cabelo.                          (7) Floricultura.
(4) Goiaba.                          (8) Barbudo.
(5) Pedra.                            (1) Dentadura.
(6) Vento.                            (3) Cabeludo.
(7) Flor.                               (2) Penteado.
(8) Barba.                            (5) Pedraria.

07 – Mude o gênero dos nomes:

a)   O pai da mulher é sogro para o genro, explicou o padrinho ao guri.
A mãe do marido é sogra para a nora, explicou a madrinha à guria.

b)   O réu foi perdoado pelo frei por ser um bom poeta. Escapou do carrasco.
A ré foi perdoada pela freira por ser uma boa poetisa. Escapou da carrasca.

c)   O ladrão tentou roubar o elefante, mas foi impedido pelo gerente do circo.
A ladra tentou roubar a elefanta (elefoa/aliá), mas foi impedida pela gerente do circo.

d)   Seu Luís recebeu o embaixador enviado pelo presidente.
Dona Luísa recebeu a embaixadora enviada pela presidente.

e)   O cavalo espantou-se com o galo e derrubou o patriarca europeu, que não era bom cavaleiro.
A égua espantou-se com a galinha e derrubou a matriarca europeia, que não era boa amazona.

08 – Passe as frases para o plural:
a)   O escritor ficou ferido no abdômen e no tórax.
Os escritores ficaram feridos nos abdomens (abdômenes) e nos tórax.

b)   Até o coronel achou o exercício difícil, segundo disse o major.
Até os coronéis acharam os exercícios difíceis, segundo disseram os majores.

c)   Não ponha limãozinho no licor alemão.
Não ponham limõezinhos nos licores alemães.

d)   O irmão pegou o pires e levou para o avô.
Os irmãos pegaram os pires e levaram para os avôs.

e)   Não confie nele. Tem caráter terrível.
Não confiem neles. Têm caracteres terríveis.
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POEMA: A FLOR E A FONTE - VICENTE CARVALHO - COM GABARITO


Poema: A FLOR E A FONTE

                         Vicente Carvalho

"Deixa-me, fonte!" Dizia
A flor, tonta de terror.
E a fonte, sonora e fria,
cantava, levando a flor.

"Deixa-me, deixa, fonte!"
Dizia a flor a chorar:
"Eu fui nascida no monte...
"Não me leves para o mar."

E a fonte, rápida e fria,
Com um sussurro zombador,
Por sobre a areia corria ,
Corria levando a flor.

"Ai, balanços do meu galho,
"Balanços do berço meu;
"Ai, claras gotas de orvalho
"Caídas do azul do céu!..."

Chorava a flor, e gemia,
Branca, branca de terror.
E a fonte, sonora e fria,
Rolava, levando a flor.

"Adeus, sombra das ramadas,
"Cantigas do rouxinol;
"Ai, festa das madrugadas,
"Doçuras do pôr-do-sol;

"Carícias das brisas leves
"Que abrem rasgões de luar...
"Fonte, fonte, não me leves,
"Não me leves para o mar!"
As correntezas da vida
E os restos do meu amor
Resvalam numa descida
Como a da fonte e a da flor...

Entendendo o poema:

01 – Que pedido faz a flor à fonte?
      “Deixa-me, fonte!”

02 – Retire as expressões que denotam o estado emocional da flor.
      “... tonta de terror / ... chora”.
03 – As aspas utilizadas no texto indicam o quê?
      Indicam a voz da flor.

04 – Na última estrofe do poema o autor faz uma analogia entre a vida / fonte e flor. É uma comparação que expressa:
( ) otimismo.
( ) solidão.
(X) contrariedade.
( ) pessimismo.

05 – Cite as rimas do poema.
      Dizia / fria – terror / flor.
      Fonte / monte – chorar / mar.
      Fria / corria – zombador / flor.
      Vida / descida – amor / flor.

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MENSAGEM ESPÍRITA: A MARCHA - O LIVRO DOS ESPÍRITOS - POVOAMENTO DA TERRA -ADÃO - PARA REFLEXÃO


A marcha

      “Importa, porém, caminhar hoje, amanhã e no dia seguinte.” – Jesus. (Lucas, 13:33.)


        Importa seguir sempre, em busca da edificação espiritual definitiva. Indispensável caminhar, vencendo obstáculos e sombras, transformando todas as dores e dificuldades em degraus de ascensão.
        Traçando o seu programa, referia-se Jesus à marcha na direção de Jerusalém, onde o esperava a derradeira glorificação pelo martírio. Podemos aplicar, porém, o ensinamento às nossas experiências incessantes no roteiro da Jerusalém de nossos testemunhos redentores.
        É imprescindível, todavia, esclarecer a característica dessa jornada para a aquisição dos bens eternos.
        Acreditam muitos que caminhar é invadir as situações de evidência no mundo, conquistando posições de destaque transitório ou trazendo as mais vastas expressões financeiras ao círculo pessoal.
        Entretanto, não é isso.
        Nesse particular, os chamados “homens de rotina” talvez detenham maiores probabilidades a seu favor.
        A personalidade dominante, em situações efêmeras, tem a marcha inçada de perigos, de responsabilidades complexas, de ameaças atrozes. A sensação de altura aumenta a sensação de queda.
        É preciso caminhar sempre, mas a jornada compete ao Espírito eterno, no terreno das conquistas interiores.
        Muitas vezes, certas criaturas que se presumem nos mais altos pontos da viagem, para a Sabedoria Divina se encontram apenas paralisadas na contemplação de fogos-fátuos.
        Que ninguém se engane nas estações de falso repouso.
    Importa trabalhar, conhecer-se, iluminar-se e atender ao Cristo, diariamente. Para fixarmos semelhante lição em nós, temos nascido na Terra, partilhando-lhe as lutas, gastando-lhe os corpos e nela tornaremos a renascer.

Mensagens Espírita: O livro dos Espíritos

ALLAN KARDEC – Tradução Matheus R. Camargo
Perguntas e respostas

POVOAMENTO DA TERRA. ADÃO.
50 – A espécie humana começou a partir de um só homem?
      Não. Aquele que chamais de Adão não foi o primeiro nem o único a povoar a Terra.

51 – Podemos saber em que época viveu Adão?
      Quase na época que assinalastes; por volta de 4.000 anos antes de Cristo.
      O homem cuja tradição se conservou sob o nome de Adão foi um dos que sobreviveram, numa região, a alguns dos grandes cataclismas que em diversas épocas abalaram a superfície do globo terrestre, e tornou-se o tronco de uma das raças que hoje povoam a Terra. As leis da Natureza se opõem à ideia de que os avanços da humanidade – constatados muito tempo antes de Cristo – poderiam ter sido realizados apenas em alguns séculos, como seria o caso se o homem tivesse aparecido na Terra somente a partir da época de Adão. Alguns, e com muita razão, consideram Adão um mito ou uma alegoria que personifica as primeiras eras do mundo.

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