terça-feira, 31 de julho de 2018

TEXTO: DOENÇAS SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS (DSTs) - COM QUESTÕES GABARITADAS

Texto: Doenças sexualmente transmissíveis (DSTs)

  As 05 doenças sexualmente transmissíveis mais comuns.
   Para prevenir doenças sexualmente transmissíveis, o uso de PRESERVATIVOS é essencial, mesmo durante o sexo oral. Só então podemos nos certificar de reduzir as chances de infecção.
        O sexo é uma s atividades mais agradáveis e prazerosas que podemos realizar.
        No entanto, há um grande problema quando praticamos sexo sem cuidado: as doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
        Estas são infecções que se espalham por contato sexual, independentemente de ser oral, anal e vaginal.
        Embora algumas dessas doenças sejam fáceis de lidar e desaparecer em pouco tempo, outras podem causar problemas sérios para a vida toda.

·        Clamídia: É uma doença sexualmente transmissível causada por bactérias. Geralmente não apresenta sintomas graves, por isso pode ser confundida com vários tipos de infecção. O principal problema é que, se não for tratada a tempo, gera infertilidade e danos aos órgãos reprodutores femininos.

·        Herpes Genital: É uma DST causada pelo vírus do herpes simples. Uma vez que este vírus é contraído, ele permanece em seu corpo para sempre. Ocasionalmente aparecerão brotos que causam bolhas e feridas na área dos órgãos genitais e do reto.

·        Gonorreia: É outra das doenças bacterianas sexualmente transmissíveis, e é bastante frequente. Esta bactéria se reproduz em lugares úmidos e quentes, de modo que os ginecologistas geralmente a encontram no colo do útero e nas trompas de Falópio nas mulheres. Nos homens geralmente se desenvolve na uretra. Outros lugares onde essa doença pode se desenvolver são: boca, olhos, garganta e ânus.

·        HIV e AIDS: HIV é o vírus imunodeficiência humana e pode causar o desenvolvimento da AIDS. Ataca o sistema imunológico até que seja destruído, por isso é extremamente importante evita-lo, ou trata-lo se já foi contraído.
O que torna o HIV e a AIDS tão perigoso, é que você pode estar infectado sem sintomas até 10 anos após contraí-lo.

·        Papiloma do Vírus Humano (HPV): Embora muitos consideram o HIV como a mais grave, algumas cepas de HPV são impossíveis de tratar, e outras podem causar câncer na área que atacam, quando não são tratadas a tempo.
                                                                                                           https://melhorcomsaude.com.br

Entendendo o texto:
01 – Quais as causas das doenças sexualmente transmissíveis?
      Podem ser causadas por diversos agentes, como bactérias, vírus, parasitas. 

02 – O que é a sífilis?
      É uma DST causada por uma bactéria. Além do contágio por contato sexual, pode ser transmitida também pela placenta e por transfusão de sangue.

03 – Como a gonorreia age no organismo?
      Causada por bactéria, infecta a uretra, comprometendo algumas vias genitais.

04 – Como se caracteriza o herpes genital?
      Pequenas bolhas na área genital, que formam feridas, e após um tempo variável, desaparecem sem deixar cicatrizes. É causada por um vírus que pode ser controlado, mas não eliminado por completo.

05 – No caso da aids, o que acontece ao ser infectado pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV)?
      O paciente sofre a destruição de um tipo de linfócito, componente fundamental do sistema imunitário.

06 – Quais exames permitem detectar o HPV (papiloma-vírus humano)?
      Exames como o Papanicolau e a vacina contra o HPV previne a infecção por quatro tipos de papiloma-vírus.

07 – O que o vírus da hepatite B causa?
      Infecta as células do fígado e pode causar diversas formas da doença, aguda, crônica e fulminante.

08 – Quais são as 05 doenças sexualmente transmissíveis mais comuns?
      São: Clamídia, Herpes Genital, Gonorreia, HIV e AIDS e Papiloma do Vírus Humano (HPV).

09 – O sexo é uma das atividades mais agradável e prazerosa, porém, temos ter alguns cuidados, quais?
      Devemos se prevenir, tanto no seno oral, anal ou vaginal. Fazendo uso de preservativos.

10 – Qual o problema que a Clamídia traz para a saúde humana?
      Se não for tratada a tempo gera infertilidade e danos aos órgãos reprodutores femininos.

11 – A Herpes Genital, é um vírus do Herpes simples, o que causa ao corpo humano?
      Uma vez que este vírus é contraído, ele permanece em seu corpo para sempre. Aparecerão brotos que causam bolhas e feridas na área dos órgãos genitais e do reto.

12 – Gonorreia, é uma doença bacteriana bastante frequente, como ela se reproduz no corpo humano?
      Ela se reproduz em lugares úmidos e quentes, de modo que os médicos geralmente a encontram no colo do útero e nas trompas de Falópio nas mulheres. Já nos homens se desenvolve na uretra.

13 – O que torna o HIV e a AIDS tão perigoso para a saúde?
      É que você pode estar infectado sem sintomas até 10 anos após contraí-lo. Somente com o exame de sangue para descobrir.

14 – Por que o Papiloma Humano, é considerado tão perigoso como o HIV?
      Porque algumas Cepas de HPV são impossíveis de tratar, e outros podem causar câncer na área que atacam, quando não são tratadas a tempo.


segunda-feira, 30 de julho de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): LINDA ROSA - MARIA GADÚ - COM GABARITO

Música(Atividades): Linda Rosa

                                  Maria Gadú

Pior que o melhor de dois
Melhor do que sofrer depois
Se é isso que me tem ao certo
A moça de sorriso aberto    

Ingênua de vestido assusta
Afasta-me do ego imposto
Ouvinte claro, brilho no rosto
Abandonada por falta de gosto

Agora sei não mais reclama
Pois dores são incapazes
E pobres desses rapazes
Que tentam lhe fazer feliz

Escolha feita inconsciente
De coração não mais roubado
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo

Pior que o melhor de dois
Melhor do que sofrer depois
Se é isso que me tem o certo
A moça de sorriso aberto

Ingênua de vestido assusta
Afasta-me do ego imposto
Ouvinte claro, brilho no rosto
Abandonada por falta de gosto

Agora sei não mais reclama
Pois dores são incapazes
E pobres desses rapazes
Que tentam lhe fazer feliz

Escolha feita inconsciente
De coração não mais roubado
Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo

Homem feliz, mulher carente
A linda rosa perdeu pro cravo.

                                       Composição: Gugu Peixoto / Luis Kiari.
Entendendo a canção:

01 – O que o eu lírico quis dizer nos versos:
        “Pior que o melhor de dois
         Melhor do que sofrer depois
         Se é isso que me tem o certo
         A moça de sorriso aberto.”
      Neste trecho assimila uma dúvida do eu lírico, ou seja, parte dela acredita que está fazendo uma escolha amorosa correta e parte acredita que está fazendo uma escolha errada, porém ela tem dúvida em qual decisão tomar.

02 – A expressão “Ingênua de vestido assusta”, podemos perceber que existe alguma diferença entre ela e outras meninas?
      Sim. Ela é mais reservada, talvez seja de alguma denominação religiosa, na qual tenha que se porta e se vestir diferente das outras meninas.

03 – O eu lírico diz que a vida que ela vive a torna afastada da sociedade pelas regras que a sociedade dita. Em que verso está?
      “Afasta-me do ego imposto.”

04 – No verso: “Escolha feita inconsciente”, o eu lírico revela o quê?
      Aqui ela fala sobre a sexualidade dela que já nasceu com ela, no caso a homossexualidade.

05 – Analise os seguintes versos:
a)   “De coração não mais roubado”
(Sem paixão, uma escolha pelo lado “racional” ou por carência / conveniência).

b)   “Homem feliz, mulher carente”.
(O “escolhido” ficou feliz pela “conquista”, mas ela carente por ter sufocado “o seu outro lado”).

c)   “A linda rosa perdeu pro cravo.”
(Linda Rosa evoca o feminino “a moça” e cravo o masculino “o escolhido”, a moça ficou em desvantagem em relação ao “masculino”.


NOTÍCIA: O BRASIL DO BEM - COM GABARITO

NOTÍCIA: O Brasil do Bem
          Contadores de Histórias – Pacientes em Hospitais


     O Projeto Contadores de Histórias – Pacientes em Hospitais tem por objetivo formar voluntários para contarem histórias a crianças, jovens, adultos e idosos hospitalizados. A finalidade é de levar a eles, além de companhia e alegria, cultura, entretenimento e informação de maneira a contribuir com seu bem-estar mental e emocional, levar o incentivo à leitura e contribuir com a humanização do ambiente hospitalar, por meio da leitura de histórias.
        O contato com as histórias sejam elas infantis, juvenis ou mesmo adultas, deixam o ambiente mais leve, fazendo fluir o imaginário lúdico do paciente, tirando-o por um momento daquela situação insalubre causada pela tensão da doença, conseguindo transformar o triste ambiente hospitalar em esperança e motivação para a superação dos males.
        O ambiente hospitalar é difícil para qualquer paciente, porém para crianças e adolescentes este período pode tornar-se ainda pior, pois estarão privados de brincar, ir à escola e ficar longe do convívio familiar.
        Com isso, o objetivo principal dos Contadores de Histórias será o de levar diversão e arte, e consequentemente cultura, através da leitura e contação de histórias, sejam por mímica, declamação, música e etc., com muita interatividade, carinho, atenção e amor para com os internos.
        Nosso país possui um importante amparo para proteger e melhorar as condições de vida do cidadão, e é um dever não só do Estado, mas da sociedade como um todo também.
        Levar a leitura e acesso à cultura a estas pessoas é um exercício de cidadania, onde possibilitaremos momentos de criatividade e imaginação.
        Os benefícios dos contadores de histórias em hospitais há muito já é comprovado, não somente apenas por familiares que estão no local, mas também pelas equipes de profissionais que estão atuando junto aos internos.
      
Objetivos Específicos:
        Levar ao ambiente hospitalar momentos de alegria e descontração, através de um ato de cidadania, consequentemente levando cultura, educação e saúde aos atendidos;
        Incentivar a leitura, através de estímulos com o manuseio de livros e interatividade com os contadores;
        Preparar voluntários para atuarem com qualidade na arte de contar histórias, trabalhando de forma consciente e comprometida;
        Promover capacitação frequente a estes voluntários através de oficinas ministradas por arte educadores (oficinas sobre recursos auxiliares e técnicas para contar histórias, impostação de voz, utilização de recursos auxiliares como dobraduras, fantoches, balões, etc. e também palestras sobre o universo infanto-juvenil, o ambiente hospitalar, entre outros);
        Oferecer suporte aos voluntários, preparando-os a fragilidade do ambiente hospitalar;
        Monitorar o trabalho realizado pelo voluntário através de relatórios periódicos, corrigindo falhas no decorrer do processo e motivando para os êxitos.
                                                                       E-mail: contato@historiaviva.org.br

Entendendo o texto:
01 – Qual o título do texto?
      O Brasil do Bem.

02 – Do que trata-se este texto?
      Trata-se de pessoas voluntárias, para fazer a leitura de histórias a pacientes hospitalizadas.

03 – Qual é o objetivo do Projeto Contadores de Histórias?
      O objetivo é formar voluntários para contarem histórias a crianças, jovens, adultos e idosos hospitalizados. A finalidade é levar até eles, a companhia, a alegria, a cultura, o entretenimento e a informação para contribuir com seu bem-estar mental e emocional.

04 – De acordo com o texto, Qual é a vantagem que traz as histórias, sejam elas infantis, juvenis ou adulta, para os pacientes?
      Tira-o por um momento daquela situação insalubre causada pela doença, e transforma aquele ambiente hospitalar em esperança e motivação para a superação dos males.

05 – O ambiente hospitalar é difícil para qualquer paciente, por que é pior para as crianças e adolescentes?
       Porque eles são privados de brincar, de ir à escola e termina ficando longe do convívio familiar.

06 – Qual o objetivo principal dos Contadores de Histórias, e de que maneira é feito esse contato?
      O objetivo é de levar diversão, arte e cultura através da leitura e cantação de histórias, eles utilizam a mimica, a declamação, a música, com muita interatividade, carinho, atenção e amor para com os internos.

07 – Quem tem a obrigação de proteger e melhorar as condições de vida do cidadão?
      É de responsabilidade do Estado, e com a participação da Sociedade como um todo.

08 – Levar a leitura até as pessoas hospitalizadas, qual o benefício?
      Proporcionar momentos de criatividade e imaginação.

09 – Além dos familiares quem acha o trabalho dos contadores de histórias, muito importantes?
      As equipes de profissionais que estão atuando junto aos internos.

10 – Quais são os objetivos específicos do Projeto Contador de Histórias?
      São 06 objetivos:
      01 – Levar ao ambiente hospitalar momentos de alegria e descontração.
      02 – Incentivar a leitura.
    03 – Preparar voluntários para atuarem com qualidade na arte de contar histórias.
    04 – Promover capacitação requente a estes voluntários através de oficinas ministradas por arte educadores.
    05 – Oferecer suporte aos voluntários.
  06 – Monitorar o trabalho realizado pelo voluntário através de relatórios periódicos.

11 – Você, já participou ou pretende participar de uma ação desta? Justifique.
      Resposta pessoal do aluno.

     


REPORTAGEM: O TURISMO DA BONDADE - CAROLINA ROMANINI - COM INTERPRETAÇÃO/GABARITO

REPORTAGEM: O turismo da bondade
        Jovens adeptos do intercâmbio voluntário viajam pelo mundo para trabalhar em instituições filantrópicas e, segundo eles, buscar o crescimento pessoal.


        No mundo inteiro, o intercâmbio estudantil é uma maneira tradicional de os jovens viajarem para o exterior para aprender um segundo idioma e entrar em contato com outras culturas. Agora, uma variante desse tipo de programa vem se popularizando, inclusive no Brasil – o intercâmbio voluntário. Ele consiste em viajar para outro país não apenas para estudar, mas para engajar-se em atividades filantrópicas ou auxiliar entidades de preservação ambiental. Segundo os estudantes, essa é uma forma de se sentir útil, ajudar o próximo ou colaborar para a saúde do planeta, obtendo como recompensa o crescimento pessoal. De quebra, o voluntariado enriquece o currículo. Nos Estados Unidos e em vários países da Europa, muitas escolas de ensino médio e faculdades exigem que o aluno, para receber o diploma, tenha cumprido um mínimo de horas de trabalho voluntário. Exercer esse trabalho em outro país é mais enriquecedor e divertido. As agências de intercâmbio brasileiras informam que a procura por programas desse tipo cresceu três vezes nos últimos dois anos.
        Há duas formas de hospedagem: a primeira delas é ficar na casa de uma família e dividir o dia entre o estudo e o voluntariado; a segunda é ficar na própria instituição em que se trabalha. No caso da Alemanha, a maior quantidade de bolsas desse tipo tem como destino o Brasil. Depois de fazer voluntariado na Dinamarca, cuidando de crianças órfãs, o alemão Maximilian Georgi, de 21 anos, decidiu que gostaria de dar continuidade à experiência num local no qual as pessoas vivessem uma realidade diversa da sua. Escolheu o Brasil e há três meses trabalha com crianças carentes em Porto Alegre. “É um choque de realidade”, conta ele. [...]
        Uma pesquisa realizada neste ano por algumas agências mostrou que o Brasil é o segundo destino favorito para fazer intercâmbio voluntário. O primeiro lugar coube ao Peru, entre outros motivos, pela peculiaridade de o país manter vivas as tradições indígenas.

[...]
        Já a estudante paulista de veterinária Raissa Seabra Bittencourt, de 18 anos, procurou um programa que a ajudasse na profissão que escolheu. Em julho passado, ela foi trabalhar em um parque nacional, na África do Sul, que abriga animais selvagens. Chegou a cuidar de guepardos e de outros felinos acidentados. “Notei grande diferença na minha bagagem quando retornei à faculdade", diz Raissa.

(Carolina Romanini, Veja, 02.12.2009)

Entendendo o texto:

01 – Identifique:
      Título: O Turismo da Bondade
    Subtítulo: Jovens adeptos do intercâmbio voluntário viajam pelo mundo para trabalhar em instituições filantrópicas e, segundo eles, buscar o crescimento pessoal.
      Autoria: Carolina Romanini.
      Veículo de publicação: Revista VEJA.
      Data: 02/12/2009.

02 – Justifique o título do texto.
      São jovens fazendo intercâmbio voluntário em instituições filantrópicas pelo mundo.

03 – Quais as vantagens, segundo os estudantes, dessa forma de intercâmbio estudantil?
      Ele consiste em viajar para outro país não apenas para estudar, mas para engajar-se em atividades filantrópicas ou auxiliar entidades de preservação ambiental. Atingindo assim, o crescimento pessoal.

04 – Se você tivesse uma oportunidade, gostaria de fazer um intercâmbio? Para onde? E fazer o quê?
      Resposta pessoal do aluno.

Questões 5 a 7, assinale a alternativa correta:

05 – De acordo com o texto, é correto afirmar que:
(A) O intercâmbio voluntário já é uma prática em outros países mas, no Brasil, o interesse por esse tipo de intercâmbio não tem mostrado avanços.
(B) Aqueles que optam pelo intercâmbio voluntário visam, prioritariamente, à inserção mais rápida no mercado de trabalho internacional.
(C) Os países da América Latina são os que mais recebem voluntários da Europa, que vêm com o intuito de se aprimorar na profissão que escolheram.
(D) A diversão e o amadurecimento interior, promovidos pela experiência de intercâmbio, colaboram para a formação pessoal dos jovens.
(E) Uma das formas de hospedagem é o voluntário passar um curto período em diferentes casas que pertencem a famílias carentes.

06 – Pela leitura do texto, conclui-se que o objetivo principal da jornalista é:
(A) Passar informações que possam esclarecer os leitores sobre um fato, em princípio, desconhecido por eles.
(B) Construir o texto de forma a expressar as ideias em nível poético, literário e com aspectos líricos.
(C) Reunir argumentos e dados para criticar os jovens brasileiros que não praticam o intercâmbio voluntário.
(D) Usar o texto como meio para expor seus sentimentos e dúvidas em relação ao tema abordado.
(E) Discutir os recursos linguísticos necessários para a elaboração de um bom texto jornalístico.

07 – Assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente o texto a seguir:
        Muitos jovens estão ....... espera do início das inscrições para as vagas de serviço voluntário disponíveis em países africanos. .............. partir de setembro, todas as informações relativas ...........essas vagas, estarão no site das agências conveniadas.
(A) à ... A ... a     
(B) à ... a ... à   
(C) à ... À ... à 
(D) a ... À ... a    
(E) a ... À ... à.

08 – Quais são as duas formas de hospedagem, que existe no turismo da bondade?
·        Primeiro é ficar na casa de uma família e dividir o dia entre o estudo e o voluntariado.
·        Segundo é ficar na própria instituição em que se trabalha.

09 – Qual foi o País escolhido pelo alemão Maximilian Georgi? E qual trabalho ele veio fazer? E o que ele disse?
      Ele escolheu o Brasil. Veio trabalhar com crianças carentes em Porto Alegre. “E um choque de realidade.”

10 – Qual o País que ocupa o primeiro lugar em fazer intercambio voluntário? E qual ficou em segundo lugar?
      De acordo com uma pesquisa o Peru, ocupou o primeiro lugar. O segundo lugar ficou para o Brasil.

11 – De acordo com o texto, quem foi trabalhar no Parque Nacional na África do Sul? Em que época? Qual tipo de animais ela foi cuidar?
      Foi a estudante de veterinária Raissa Seabra Bittencourt. Em julho passado. Cuidava de guepardos e outros felinos.

12 – Qual foi a conclusão que Raissa tirou desta experiência?
      “Notei grande diferença na minha bagagem quando retornei à faculdade".
     


POEMA: ELOQUÊNCIA - CARLOS QUEIROZ TELLES - COM GABARITO

Poema: Eloquência
           Carlos Queiroz Telles
                            
Falar em público?
Eu?
Fazer um discurso?
Eu?
Nem pensar...


Podem procurar
Outro otário
Para saudar
A professora
Pelo seu aniversário.

Nem duas, nem uma,
Nem meia palavra!
Façam de conta
Que eu sou gago
Ou que sou mudo!

E não me venham
Com essa conversa
Que mais parece chantagem...
Eu não vou ser aprovado
Só por causa dessa bobagem!

Ou será?
Pensando bem...
Não custa nada tentar:

Senhora Dona Maristela,
Nossa mestra mais querida!
Estamos aqui reunidos
Para uma sincera homenagem
... e blá e blá e blá-blá-blá!
                                       Carlos Queiroz Telles. Sementes de sol.
                                                            São Paulo: Moderna, 1992.
 Entendendo o poema: 
01 – O que significa Eloquência?
      A arte de falar bem e persuasivamente.

02 – Por que o aluno não queria fazer discurso em homenagem a professora?
      Porque ele tinha vergonha de falar em público.

03 – Qual o pretexto que ele queria usar, para não ter que falar?
      Que era gago ou mudo.

04 – De acordo com o texto, o que falaram a ele para tentar convencê-lo. Qual foi sua resposta? Copie do texto.
      “E não me venham
       Com essa conversa
       Que mais parece chantagem...
       Eu não vou ser aprovado
       Só por causa dessa bobagem!”

05 – Por que ele resolveu falar, depois da proposta dos colegas?
      Porque ele ia conseguir melhorar as suas notas que não eram muito boas.

06 – Copie do texto, como ele começou o seu discurso?
      “Senhora Dona Maristela,
       Nossa mestra mais querida!”

07 – Quem é o autor do texto?
      Carlos Queiroz Telles.

08 – Dê onde esse texto foi retirado?
      De Sementes do Sol.

09 – Que comemoração estavam preparando para a professora Maristela?
      Era aniversário da professora.

10 – Quantas estrofes possui o poema? E quantos versos possui?
      Possui 06 estrofes. E 28 versos.





CRÔNICA: NOITES DO BOGART - LUÍS FERNANDO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Crônica: Noites do Bogart

– Ana Paula...
– Jorge Alberto!
– Escuta, eu...
– Jorge Alberto, este é o Serge, meu namorado. Serge, Jorge Alberto, meu ex-marido.
– Prazer, Sérgio. Ana, eu...
– Serge.
– Hein?


– O nome dele não é Sérgio, é Serge.
– Ah. Escuta, eu posso sentar?
– Claro!
– Você Parece ótima.
– Eu estou ótima. Nunca estive tão bem.
– Pois é, Ana. Sei lá. Você não devia estar assim, tão bem. Desculpa, viu, Serge? Ele fala português?
– Ele é de Canoas.
– Ah. Desculpa, viu, Serge. Não tem nada a ver com você, mas puxa. Ana! Nós nos separamos há, o quê? Três semanas? E você está aí, radiante.
– Você queria que eu estivesse o quê? Arrasada?
– Não, podia estar bem. Mas não assim, em público, pô.
– Ah, você acha que eu não devia sair de casa?
– Olha, depois que meu pai morreu, minha mãe levou dois anos para parecer na janela. Entendeu? Não sair de casa: aparecer na janela.
– Mas Jorge Alberto, você não morreu. Eu não sou viúva. Nós só nos separamos. A vida continua, meu querido! Serge, não repare.
– Mas aqui, Ana? Logo aqui? Lembra da última vez que nós dançamos juntos? Foi aqui.
– Lembro muito bem. Aliás, foi na noite em que nós nos decidimos nos separar.
– Pois então. Isso não significa nada para você? Eu não quero bancar o antigão e tal, Ana. Mas algumas coisas devem ser respeitadas. Alguns valores ainda resistem, pombas!
– Mas vem cá: Você também não está aqui?
– Sim, mas olha a minha cara. Eu pareço radiante? Vim aqui curtir fossa. Estou sozinho. Não estou me divertindo. Homem pode sofrer em bar. Mulher não.
– Mas eu não estou sofrendo, estou ótima.
– Exatamente. E está pegando mal pra burro. Você não podia fazer isso comigo, Aninha.
– Eu não acredito...
– Deixa eu perguntar pro Serge aqui...
– Deixa o Serge fora disto.
– Não, o Serge é homem e vai me dar razão. Serge, suponhamos o seguinte...

                  Verissimo, Luís Fernando. O marido do doutor Pompeu.
                                São Paulo, Círculo do Livro, 1989. p. 81-2.
Entendendo o texto:
01 – O texto reproduz características da fala. Exemplifique essas características com trechos do texto.
      As frases incompletas, a mistura de tratamentos, as interjeições, as repetições, as indicações espaciais (logo ali), a linguagem familiar (Aninha).

02 – Em certas partes do texto observa-se maior apego às regras da escrita do que às da fala, dando a entender que o que está escrito não representa o que deveria ser dito. Justifique e exemplifique essa afirmação com trechos do texto.
      É o caso das terminações verbais do infinitivo, que não são pronunciadas com clareza. O mesmo ocorre com os plurais. São exemplos frases como “Ah, Escuta, eu posso sentar?” ou “Mais algumas coisas devem ser respeitadas”.

03 – Observe a pontuação das duas primeiras frases do texto e diferencie o estado de espírito de Ana Paula e Jorge Alberto.
      O aluno deve perceber o contraste entre a entoação sugerida pelas reticências (que traduzem a decepção de Jorge Alberto) e o ponto de exclamação (que indica a espontaneidade de Ana Paula).

04 – Uma característica da língua falada coloquial que deve ser evitada na língua escrita é a mistura dos tratamentos tu/você. Aponte passagens em que isso ocorre e proponha formas apropriadas à língua escrita culta.
      A falta de uniformidade do tratamento ocorre particularmente nas formas do imperativo afirmativo (escuta, desculpa, olha, vem e outras), da segunda pessoa do singular, que não condizem com o pronome de tratamento você, a qual comanda as formas da terceira pessoa do singular. Caso a questão apresente muitas dificuldades aos alunos – que podem não ter estudado ainda a formação do imperativo –, deve-se remetê-los às aulas de gramática.

05 – “– Não, podia estar bem. Mas não assim, em público, pô.” Esse fragmento deixa transparecer com nitidez o principal “problema” enfrentado por Jorge Alberto. O que você acha desse “problema”?
      O aluno deve perceber que o despeito de Jorge Alberto decorre principalmente da publicidade que Ana Paula faz de sua alegria. Como ele mesmo admite, ela podia estar alegre por ter se livrado dele – mas não em público...

06 – Explique o papel das reticências nesse texto e explique por que elas são mais presentes na fala de Jorge Alberto.
      Elas são usadas aqui para transmitir mais emoção e subjetividade para quem lê. Porque Jorge Alberto está emocionado, indignado.

07 – Diferencie o efeito de sentido do ponto de exclamação empregado nas falas de Ana Paula e de Jorge Alberto.
      Ana Paula usa o ponto de exclamação no sentido de surpresa, já Jorge Alberto está com raiva, indignado.