Música(Atividades): Amor
Pra Recomeçar
Frejat
Eu te desejo
Não parar tão cedo
Pois toda idade tem
Prazer e medo
E com os que erram
Feio e bastante
Que você consiga
Ser tolerante
Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero
Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor
Pra recomeçar
Pra recomeçar
Eu te desejo muitos amigos
Mas que em um
Você possa confiar
E que tenha até
Inimigos
Pra você não deixar
De duvidar
Quando você ficar triste
Que seja por um dia
E não o ano inteiro
E que você descubra
Que rir é bom
Mas que rir de tudo
É desespero
Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor
Pra recomeçar
Pra recomeçar
Eu desejo
Que você ganhe dinheiro
Pois é preciso
Viver também
E que você diga a ele
Pelo menos uma vez
Quem é mesmo
O dono de quem
Desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda exista amor
Pra recomeçar
Eu desejo
Que você tenha a quem amar
E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Pra recomeçar
Pra recomeçar
Pra recomeçar.
Letra:Sérgio Jockymann jornalista gaúcho.
https://pedromazine.com.br/2021/03/13/poema-os-votos-desejos-de-sergio-jockymann Jockymann jornalista gaúcho.
https://pedromazine.com.br/2021/03/13/poema-os-votos-desejos-de-sergio-jockymann
Entendendo a canção:
01 – Que assunto a canção aborda?
Sobre viver seja qual for a idade, encontrando muitos amigos,
dinheiro e motivos para viver.
02 – O eu lírico diz que devemos agir sem medo quando?
Sempre que for preciso trocar a pessoa amada.
03 – Nos versos:
“E quando estiver bem cansado
Ainda, exista amor
Pra recomeçar.”
Que
interpretação podemos fazer?
É que mesmo cansado é possível recomeçar, sem precisar
desistir de um amor.
04 – Esta música estabelece um diálogo com a poesia de
Victor Hugo, intitulada “Desejo”. Que nome se dá a esse entrelaçar de ideias entre
ambas as produções?
Intertextualidade.
05 – Cite dois versos que mostrem o diálogo com o leitor.
“Eu
te desejo muitos amigos.”
“Desejo / Que você tenha a quem amar.”
06 – O eu lírico declara o que ele deseja ao leitor.
Enumere esses desejos.
1° Não parar tão cedo.
2°
Que você consiga ser tolerante.
3°
Quando ficar triste que seja por um dia e não o ano inteiro.
4°
Que você tenha a quem amar.
5°
Muitos amigos.
6°
Que tenha até inimigos.
7°
Que você descubra que rir é bom.
8°
Que você ganhe dinheiro.
07 – Segundo o texto, para que servem os inimigos?
Para você não deixar de duvidar.
08 – No trecho: “Eu
desejo
Que você ganhe
dinheiro
Pois é preciso
Viver também
E que você diga a
ele
Pelo menos uma vez
Quem é mesmo
O dono de quem.”
a) Diga
a quem se refere o termo destacado.
Ao dinheiro.
b) Explique
que relação é estabelecida pelo conectivo “Pois”.
É uma conjunção.
c) Explique
o que significa “ser dono” nesse trecho?
Significa que você não pode deixar o dinheiro ser seu dono, ele
apenas é necessário e não fundamental.
d) Escreva
um parágrafo, explicando como deve ser a relação do ser humano com o dinheiro,
segundo o texto.
Segundo o texto, é precisar ganhar dinheiro, mas é preciso viver
também.
09 – Após a leitura,
conclui-se que o amor é um sentimento inabalável e que nunca muda? Explique com
suas palavras.
Resposta pessoal
do aluno.