quarta-feira, 14 de março de 2018

MÚSICA(ATIVIDADES): A SETA E O ALVO - PAULINHO MOSKA - COM GABARITO

Música(Atividades): A Seta e o Alvo
                                    Paulinho Moska
                                            
Eu falo de amor à vida, você de medo da morte
Eu falo da força do acaso e você, de azar ou sorte
Eu ando num labirinto e você, numa estrada em linha reta
Te chamo pra festa mas você só quer atingir sua meta

Sua meta é a seta no alvo
Mas o alvo, na certa não te espera

Eu olho pro infinito e você, de óculos escuros
Eu digo: "Te amo" e você só acredita quando eu juro
Eu lanço minha alma no espaço, você pisa os pés na terra.
Eu experimento o futuro e você só lamenta não ser o que era
E o que era ? Era a seta no alvo
Mas o alvo, na certa não te espera

Eu grito por liberdade, você deixa a porta se fechar
Eu quero saber a verdade, e você se preocupa em não se machucar
Eu corro todos os riscos, você diz que não tem mais vontade
Eu me ofereço inteiro, e você se satisfaz com metade

É a meta de uma seta no alvo
Mas o alvo, na certa não te espera

Então me diz qual é a graça
De já saber o fim da estrada
Quando se parte rumo ao nada? (Solo)

Sempre a meta de uma seta no alvo
Mas o alvo, na certa não te espera

Então me diz qual é a graça
De já saber o fim da estrada
Quando se parte rumo ao nada...


Entendendo a canção:
01 – A canção nos retrata que questões?
      Questões duais do ser humano, de relacionamento e da existência.

02 – Essa dualidade que emerge o “Eu” e o “Você”. Explique.
      É aquele que tem medo, que quer parar, que persegue uma calma impossível de alcançar no modo de ser que decide existir.

03 – A canção se contrapõe, pois são duas formas de viver. Explique.
      Sim. Um vive positivamente e outro no modo negativo.

04 – Que reflexão a canção nos traz?
      Existir na possibilidade de mudança, de desejar, de criar, aceitando as limitações da própria condição humano, ou se resignar..., desistir..., se conformas.

05 – Entre tantos recursos na letra desta canção, cite algumas rimas.
      Monte/sorte                -          reta/meta.
      Vontade/metade         -         estrada/nada.

06 – Em que versos há a presença da figura de linguagem assonância?
      “É a meta de uma seta no alvo
       Mas o alvo, na certa não te espera.”

07 – Paralelismo sintático é uma sequência de estruturas sintáticas, com termos e orações, que são semelhantes ou possuem igual valor sintático. Na canção podemos encontrar em que versos?
      “Eu falo de amor à vida, você de medo da morte
       Eu falo da força do acaso e você, de azar ou sorte.”

08 – Toda a canção é construída com base em antíteses. Identifique três pares de antítese e explique seu uso.
      Azar/sorte    -     vida/morte      -     espaço/terra.
      É usada numa mesma frase, duas palavras ou dois elementos de sentido contrário (se opõem).

09 – Cite o verso em que o eu lírico fala do futuro e do passado.
      “Eu experimento o futuro e você só lamenta não ser o que era.”

10 – Elabore um parágrafo com as seguintes palavras chaves:
      Seta – alvo – meta – espera – estrada.
      Resposta pessoal do aluno.

11 – O eu lírico e sua amada demonstram o quê na letra da canção?
      Demonstram a incompatibilidade amorosa, a falta de sintonia entre o casal. 

  


FILME(ATIVIDADES): COACH CARTER - TREINO PARA A VIDA (TRABALHA A IMPORTÂNCIA DOS ESTUDOS) - GABARITO

Filme(Atividades): Coach Carter - Treino para a vida
(trabalha a importância dos estudos)

Titulo original  Coach Carter
Gênero Drama 
Diretor Thomas Carter 
Detalhes 136 minutos / colorido / som
        Coach Carter – Treino para a vida é baseado na história real e inspiradora de um treinador que retorna a seu colégio da adolescência como novo técnico do time de basquete e encontra um ambiente desgastado, em que impera o desrespeito e a falta de perspectivas.  Carter deseja transformar a vida de jovens de uma escola da periferia da Califórnia, utilizando o esporte e a educação e impõe regras rígidas de comportamento e desempenho acadêmico, enfrentando resistência de alunos, pais e até mesmo de alguns professores, que não acreditavam que os educandos daquela comunidade pudessem ter alguma chance na vida.
      
            Entendendo o filme:

01 – No início da narrativa, como era o relacionamento entre os jogadores do time de basquete do colégio Richmond?
      Ken Carter (Samuel L. Jackson) é ex-aluno da escola Richmond, na Califórnia, e durante uma partida do time de basquete percebe que algo está errado. Carter é comerciante de uma loja de artigos esportivos, e passa então a cuidar do time de basquete do colégio. Logo de início, ele encontra a resistência por parte dos jogadores, que possuem as personalidades mais variadas.

02 – Como os alunos eram vistos pela sociedade e pelos professores da escola?
      Carter, descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Com isso, ele toma a atitude de suspender os alunos, pois, dentro do contrato, estava incluso o bom rendimento escolar.

03 – O treinador Ken Carter exige que aqueles que desejassem treinar em seu time assinem um contrato com algumas exigências, como ter uma média de 5.75, não faltar às aulas, sentar na frente na sala de aula, participar de trabalho voluntario e usar gravatas em dias de jogos.
a) Como espectador, qual a sua primeira impressão ao ouvir essas exigências?
      Respostas Pessoal

b) Qual a reação dos alunos, pais e, posteriormente, Diretora e professores?
      Ele compra uma briga com o time, com os pais dos alunos, professores e com a comunidade de Richmond, porém, não abaixa a cabeça em nenhum sentido e permanece com sua opinião até conseguir a compreensão dos próprios jogadores.

c) Qual foi a intenção do técnico ao propor um contrato aos jogadores?
      A luta de Carter é transmitir aos alunos o valor do conhecimento e não do vislumbre de serem jogadores famosos de basquete – o sistema educacional é falho e não se dedica em transmitir uma educação que permitirá aos jogadores a oportunidade de ir a universidade.

04 – Ao tentar voltar à equipe, Timo Cruz não consegue completar a punição dada a ele pelo técnico. Seus colegas, então, começam a fazer os exercícios por ele. Que sentimento o técnico despertou na equipe?
      Que o verdadeiro líder é um transformador de pessoas e do ambiente em que vive e por isso precisa buscar seu autoconhecimento e conhecer as pessoas com quem se relaciona para ajudá-las no seu desenvolvimento e fazer com que elas brilhem e saibam lidar com isso. No momento em que cada um encontre seu caminho e saiba que para obter um melhor resultado (um brilho maior) precisa de outras pessoas, o líder conseguiu formar uma verdadeira equipe.

05 – Ao receber os boletins apontando o péssimo rendimento de sua equipe, Carter fica extremamente chateado, apesar de estarem vencendo todas as partidas. Comente.
      O técnico Carter toma uma atitude drástica, trancando as portas do ginásio de Richmond, proibindo os treinos para os membros da equipe oficial incluindo seu filho que se transferiu para o colégio. Nesta fase, os jogadores reagiram, fizeram plantão na biblioteca da escola, onde os professores estavam à espera para auxiliá-los na recuperação do tempo perdido.

06 – Como os alunos se posicionam alunos diante dos baixos resultados acadêmicos?
      Não tinham sonhos para realizar. A vida de cada um era um verdadeiro caos. Não tinham visão de futuro. Nunca pensaram em ser alguém diferente daqueles com os quais conviviam.

07 – Perante aquela situação, o técnico suspende os treinos e os jogos. Você concorda com essa atitude? Por quê?
      Resposta Pessoal

08 – Quando o conselho de escola vota a favor do encerramento da suspensão e abertura do ginásio, que recado esta atitude passa as pessoas? O que era mais importante para elas?
      Que o Conselho é superior ao Técnico. Agradar a comunidade escolar.

09 – Que mensagem os alunos transmitem ao treinador e aos próprios espectadores quando decidem continuar estudando?
      Que o verdadeiro líder é um transformador de pessoas e do ambiente em que vive e por isso precisa buscar seu autoconhecimento e conhecer as pessoas com quem se relaciona para ajudá-las no seu desenvolvimento e fazer com que elas brilhem e saibam lidar com isso. No momento em que cada um encontre seu caminho e saiba que para obter um melhor resultado (um brilho maior) precisa de outras pessoas, o líder conseguiu formar uma verdadeira equipe.

10 – Que outros temas são abordados na história? Ilustre seu comentário com exemplos e teça suas considerações finais acerca do filme.
      O assunto deste filme é sobre uma grande lição de vida e de superação. Conta a história de um técnico de basquete preocupado com o desempenho escolar dos jogadores, que os treinava, não apenas para o esporte, mas, sobretudo, para vencer na vida. 

FÁBULA: A ÁGUIA E A TARTARUGA - ESOPO -(SÉRIES INICIAIS) COM GABARITO

FÁBULA: A  ÁGUIA E A TARTARUGA
                   ESOPO

       Uma tartaruga pediu a uma águia que ensinasse a voar. Embora esta lhe mostrasse que ela, por natureza, estava longe de poder voar, a tartaruga ainda mais lhe implorou. Então, tendo-a tomado em suas garras, a águia levantou-a no ar e depois a largou. A tartaruga caiu sobre rochedos e despedaçou-se.


PS.: “A fábula mostra que muitos, querendo competir com outros apesar dos sábios conselhos prejudicam-se a si próprio”.

        Entendendo  o texto:
        Para cada item indique a frase que seria coerente com o contexto da fábula.
1 – Como a tartaruga expressaria à águia sua vontade de voar?
X ) Por favor; você me ensina a voar?
(   ) Eu exijo que você me ensine a voar.
(   ) Seria muito bom poder voar!

2 – O que a águia teria respondido a tartaruga?
(   ) Venha logo, tartaruga!
(   ) Você, sem dúvida, pode voar com facilidade.
X ) Você não pode voar; porque não tem asas.

3 – Durante a queda, o que a tartaruga teria falado?
(   ) Será que alguém vai me ajudar?
X ) Socoooooorro!
(   ) A águia não é confiável. Ela me enganou.

ORTOGRAFIA
1 – Complete as sílabas com as letras s ou z.
POU S ADA.                                             TRISTE Z A.
REPOU S O.                                             BELE Z A.
LEVE Z A.                                                 Z ANGADO.
AU S ÊNCIA.                                            TE S OURA.
APLAU S O.                                             VA S O.
POBRE Z A.                                             CAMI S ETA.

ATIVIDADES DE DITONGO
1 – Circule os ditongos:
CORAÇÃO                               DECISÕES                        PÃES
PULMÃO                                 BOTÃO                            BEATO
LIMÃO                                     CÃES                                POEMA.

2 – Separe as sílabas:
MEIGO:   MEI-GO                              QUEIMOU:  QUEI-MOU.
CACAU:   CA-CAU                               LÍNGUA:   LÍN-GUA.
MENTIU:   MEN-TIU.                         CÁRIE:   CÁ-RIE
HERÓI:   HE-RÓI                                 PARECEU:   PA-RE-CEU

3 – Destaque os ditongos das palavras abaixo:
BEIJO:   EI                     SÉRIO:   IO                        LEITE:   EI
CÁRIE:   IE                    CONTOU:   OU                 FALOU:   OU
CAUTELA:  AU             MAMÃE:   AE                   DIREITO:   EI
JUDEU:   EU                 COICE:   OI                        POUCO:   OU

4 – Forme palavras, preenchendo os espaços com ditongos:
MUITA                             CAIXOTE                         COISA
LEITE                                LOIRA                              POUCO
FOICE                               DEGRAU                         POUPANÇA
CHEIRO                            LIMÃO                            MENTIU

5 – Recorte de um jornal revista, 10 palavras em que apareçam ditongos.
       Resposta pessoal.


TEXTO: HÁBITOS INDÍGENAS - SÉRIES INICIAIS - COM GABARITO


TEXTO:  HÁBITOS INDÍGENAS


    Você sabia que vários dos nossos hábitos, são herdados da cultura indígenas?
      Um dos costumes mais importantes é o de tomar banhos todos os dias.

        Em outras culturas, como nos países europeus, é comum as pessoas passarem dias sem tomar banho.
        Que bom que os índios nos ensinaram isso né? Assim somos um povo bem cheirosinho!
        Também, aprendemos com eles o uso de chás e plantas medicinais para curar doenças.
        E como os índios têm muito conhecimento de ervas e plantas, muitos dos remédios que compramos hoje nas farmácias tiveram suas fórmulas baseadas em chás indígenas.
        E influência deles também a utilização de redes para dormir, as várias danças, principalmente as da região Norte do Brasil.
        E ainda várias canções e lendas do folclore brasileiro.

De olho no texto:
1 – Identifique alguns hábitos que herdamos da cultura indígenas e copie-os abaixo.
       - “Tomar banho”; “uso de chás e ervas medicinais”; “o uso de redes”; “várias danças, canções e lendas do folclore brasileiro”.

2 – Em sua opinião, qual a importância da figura do índio em nosso pais?
       Resposta pessoal.

3- Complete a cruzadinha:



ORTOGRAFIA   U   e   L
1 – Complete com L ou U
- Respirou.                         - Comeu.                        – Anel.
- Rouxinol.                        – Bebeu.                         – Andou.
- Futebol.                          – Pastel.

2 – Preencha os espaços com as sílabas do quadro abaixo:
RAL   -   FAL   -   VOL   -   GAU   -   TOU   -  MIU   - 
  IU   -    BAL   -   AU   -   RIL.
VOLTA.                            – BARRIL.                 – VARAL.
AUTOR.                           – GOSTOU.                – SUMIU.
BALDE.                            – MINGAU.               – FALSO.
- SAIU.


POEMA PARA SÉRIES INICIAIS: PORQUINHO-DA-ÍNDIA - MANUEL BANDEIRA -(SÉRIES INICIAIS) COM GABARITO

POEMA: PORQUINHO-DA-ÍNDIA
                 MANUEL BANDEIRA


Quando eu tinha seis anos
Ganhei um porquinho-da-índia
Que dor de coração me dava
Porque o bichinho só queria estar embaixo do fogão!
Levava ele pra sala
Pra os lugares mais bonitos mais limpinhos.
Ele não gostava:
Queria era estar debaixo do fogão.
Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas...
O meu porquinho-da-índia foi a
Minha primeira namorada.
                                                                 BANDEIRA, Manuel.
Relendo o texto:


01 – Na frase: “Não fazia caso nenhum das minhas ternurinhas”, o menino quer dizer que o porquinho:
(A)  Não gostava dele.
(B)  Não ligava para as suas delicadezas.
(C)  Só queria ficar na sala.
(D)  Gostava de lugares bonitos e limpinhos.

02 – Qual era a idade do menino, quando ganhou o Porquinho-da-índia?
      Ele tinha seis anos.

03 – Qual é o título do texto?
      Porquinho-da-índia.

04 – Qual o local que o bichinho gostava de ficar?
      Ele gostava de ficar debaixo do fogão.  

05 – O que o menino falou com relação ao Porquinho-da-índia?
      O meu porquinho-da-índia foi a minha primeira namorada.

06 – Qual o nome do autor do conto?

       Manuel Bandeira.

07 – O menino ficou feliz quando ganhou o porquinho de presente? Por quê?
       SIM. Porque ele queria um companheiro, por isso tentava conquista-lo com seu carinho.

08 – Explique por que o porquinho-da-índia vivia fugindo de seu dono.
       Ele tinha seus lugares preferidos; como era um porquinho não gostava de locais limpos e bonitos, e sentia-se mais seguro debaixo do fogão.

09 – Com o passar dos anos, como o poeta se sentia em relação ao porquinho?
       Sentia-se frustado, pois o porquinho não se transformou no companheiro que esperava.


ORTOGRAFIA

1 – Complete as palavras com: GUEGEGUI ou GI.
Guindaste.                                         – Ginástica.
Guerreiro.                                          – General.
- Mágico.                                              – Preguiça.
Guincho.                                           – Agenda.
- Sangue.                                             – Gincana.

2 – Escreva outras palavras, trocando o F pelo V.
- Falsa – feia – fila – fale – fez – faqueiro.
VALSA – VEIA – VILA – VALE – VEZ - VAQUEIRO


3 – Complete as palavras com V ou F.
Vento.                                    – Farra.                       – Furação.
Força.                                     – Povo.                      – Trovão.
- Alvoroço.                               – Conversa.                – Varal.
- Chuvarada.                            – Festa.                       – Velho.

4 – Complete as palavras com: S, SS, C, Ç ou SC.
- Crescer.                                  – Berço.                    – Pessoa.
- Feiticeiro.                               – Nascimento.          – Cansar.
- Crescimento.                         – Palácio.                  – Seiscentos.
- Principal.                                – Estação.