sexta-feira, 23 de julho de 2021

ARTIGO DE OPINIÃO: VIOLÊNCIA E FUTEBOL - FRANCISCO DJACYR SILVA DE SOUZA - COM GABARITO

 Artigo de opinião: Violência e futebol

Por Francisco Djacyr Silva de Souza / professor

00:00 / 30 de Agosto de 2017.

        É cada vez mais notório e triste o esvaziamento dos campos de futebol e os porquês são claros no momento em que vemos a violência a campear nos estádios, fora deles e, nas redes sociais. É comum, agora, em qualquer derrota ou mau resultado a agressão a dirigentes, jogadores e comissão técnica de forma direta. Torcedores estão se tornando bárbaros, prontos a agredir com palavras e fisicamente qualquer integrante do espetáculo esportivo e até quem está fora dele.

        Muitos parecem não temer a Justiça, a Polícia ou qualquer forma de repressão e aproveitam o momento de uma derrota do seu time para satisfazerem egos bestiais de ignorância plena e sem sentido. É triste ver torcedores transformarem as imediações dos estádios em campos de batalha, em guerras travadas, às vezes, até entre membros de uma mesma cor clubística. O pior de tudo é que há mentes que atribuem o esvaziamento dos campos de futebol à proibição de bebida alcoólica no interior das arenas.

        O futebol, infelizmente, está perdendo os verdadeiros torcedores para doentes, pessoas que vêm transformando momentos da magia fenomenal e tão belos do esporte em palcos para agressões bestiais. Do jeito que a coisa vai, poucas serão as pessoas sérias que participarão deste belo teatro do futebol, diante dos horrores da agressão, da destruição sem piedade.

        Como um jogador virá para um Estado, onde atletas podem ser agredidos de forma vil e traiçoeira a qualquer momento? Treinadores saíram de nosso Estado acossados por doentes travestidos de torcedores. Para onde vai nosso futebol? Quem vai pagar pelo esvaziamento?

SOUZA, Francisco Djacyr Silva de. Violência e futebol. Diário do Nordeste, Fortaleza, 30 ago. 2017. Disponível em: https://bit.ly/2EWIVpt. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 92-4.

Entendendo o artigo de opinião:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Acossar: seguir ao encalço; perseguir correndo.

·        Bestial: selvagem; desumano; cruel.

·        Notório: amplamente conhecido; público.

·        Vil: reles; ordinário; desprezível.

02 – Releia o trecho do primeiro parágrafo no qual se apresentam o tema e a tese.

        “É cada vez mais notório e triste o esvaziamento dos campos de futebol e os porquês são claros no momento em que vemos a violência a campear nos estádios, fora deles e, nas redes sociais.” Responda:

a)   Qual é o tema/problema discutido no artigo de opinião?

A violência dos torcedores dentro e fora dos estádios.

b)   Qual é o tema defendida pelo autor? Você concorda com ele? Explique.

A tese é a de que a violência de torcedores tem esvaziado os estádios em jogos. A segunda é resposta pessoal do aluno.

c)   Quais adjetivos o autor utiliza para fazer uma avaliação apreciativa das consequências desse problema? Por que ele usa essas palavras?

Os adjetivos usados pelo autor são notório e triste. Ele os utiliza para enfatizar sua tese ou até mesmo conferir relevância a ela.

03 – Releia este argumento usado pelo autor para tratar da violência no futebol.

        “Muitos parecem não temer a Justiça, a Polícia ou qualquer forma de repressão e aproveitam o momento de uma derrota do seu time para satisfazerem egos bestiais de ignorância plena e sem sentido. É triste ver torcedores transformarem as imediações dos estádios em campos de batalha, em guerras travadas, às vezes, até entre membros de uma mesma cor clubística...”.

a)   Que metáfora é usada pelo autor para descrever a violência nas imediações dos estádios?

Ele utiliza a metáfora campos de batalha, em guerras travadas para tratar da violência nas imediações dos estádios.

b)   Segundo o autor, por que os torcedores agem dessa forma?

Segundo o autor, os torcedores utilizam a derrota de seu time como pretexto para satisfazer seus egos.

04 – De acordo com o autor, há pessoas que têm outra tese em relação ao problema, da qual ele discorda. Responda:

a)   Qual seria essa tese?

A tese de que o esvaziamento dos estádios ocorre pela proibição de venda de bebidas alcoólicas no recinto.

b)   Você concorda ou discorda dessa tese? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

05 – Que futuro o autor vislumbra para a participação dos torcedores em partidas de futebol? O que você acha disso? Explique.

      Com a violência crescente entre torcedores em estádios e nas imediações, poucas pessoas sérias frequentarão os jogos de seus times. A segunda é resposta pessoal do aluno.

06 – Na conclusão do texto, o autor usa como recurso a realização de perguntas. Responda:

a)   Alguma pergunta remete à solução do problema? Explique.

Não. O autor apenas apresenta reflexões que dão ênfase aos seus argumentos anteriores em defesa de sua tese.

b)   O que significa a pergunta: “Quem vai pagar pelo esvaziamento”? Explique.

Os clubes de futebol têm como receita a bilheteria dos estádios; o governo, e contrapartida, os impostos arrecadados. Com o esvaziamento dos estádios, tanto o clube quanto o governo perdem arrecadação. Por isso, a violência nos estádios e seu esvaziamento têm como consequência prejuízo ao clube e diminuição de arrecadação de impostos para investimento em políticas públicas.

c)   Além dos torcedores “sérios”, que outros agentes podem ser atingidos pela violência?

Jogadores e treinadores, que precisam chegar e sair escoltados dos estádios.

 

QUADRO: SELEÇÃO BRASILEIRA - JOSÉ CLÁUDIO CANATO - COM GABARITO

 Quadro: Seleção Brasileira



Seleção Brasileira (1999), de José Cláudio Canato. Óleo sobre tela, 100cmX120cm.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 90-1.

Entendendo o quadro:

01 – Você gosta de esportes? Qual é o seu esporte preferido?

      Resposta pessoal do aluno.

02 – Você pratica algum esporte? Comente.

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Você admira algum esportista? O que sabe sobre ele?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – O que você vê na imagem?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Um grupo de meninos que aparentemente vão jogar ou jogaram bola na rua.

05 – Há uma mistura de claro e escuro na obra de Canato. Em quais elementos da tela você observa esse contraste?

      No tom de pele dos meninos retratados, nos objetos que eles seguram, na cor das camisetas e dos tecidos pendurados no varal.

06 – Na tela, alguns elementos estão relacionados a um esporte popular no Brasil.

a)   Quais são esses elementos?

A bola, a rede e as vestimentas dos meninos.

b)   Qual é o esporte?

O esporte é o futebol.

c)   Em que ambiente os garotos estão?

Provavelmente, na comunidade onde moram.

07 – Releia o título da tela e responda:

a)   Quais objetos têm relação com o título?

A camiseta da Seleção Brasileira de Futebol vestida por um dos meninos, uma rede e a bola que o garoto segura.

b)   Por que será que o autor deu esse nome à tela?

Resposta pessoal do aluno.

08 – Observe a expressão do rosto de cada um dos meninos e responda:

a)   Que sentimento(s) as expressões dos rostos demonstram?

Demonstram alegria e satisfação.

b)   Que elementos da imagem demonstram esse(s) sentimento(s)?

O sorriso e a expressão dos olhos dos meninos.

09 – Na tela, é possível perceber a presença apenas de meninos. Responda:

a)   Em sua opinião, por que na tela só há meninos?

Resposta pessoal do aluno.

b)   O que você acha da inserção cada vez maior de mulheres no futebol?

Resposta pessoal do aluno.

10 – A tela Seleção brasileira, de José Cláudio Canato, faz parte de uma série intitulada “Pessoas à margem”. Por que você acha que a obra pode ter sido incluída em uma série com esse nome?

      Resposta pessoal do aluno.

11 – A tela pode retratar como muitos dos grandes jogadores de futebol começaram suas carreiras.

a)   Em duplas, pesquisem na internet ou na biblioteca a biografia de grandes craques masculinos ou femininos do futebol e anotem todas as informações que encontrarem.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Comparem essas informações com as dos colegas, escrevam um roteiro e combinem com o professor(a) um momento para apresentarem a pesquisa à turma.

Resposta pessoal do aluno.

TIRINHA: ARMANDINHO SOBRE REFUGIADOS - ALEXANDRE BECK - COM GABARITO

 Tirinha: Armandinho sobre refugiados

          BECK, Alexandre. Armandinho. 14 out. 2015. Disponível em: https://bit.ly/2qvul7H. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 80.

Entendendo a tirinha:

01 – A personagem adulta relaciona a palavra refugiado com “fuga” e “refúgio” ao explicar o assunto para crianças. Explique essas duas conotações apresentadas pela personagem.

      Refugiado relaciona-se, em sua origem, com a palavra refúgio. No entanto, em decorrência das situações que levam as pessoas a pedir refúgio em outros países, tem sido relacionada à fuga (fuga de um conflito ou de uma crise humanitária).

02 – Por que “fugir para Miami” seria diferente do que é explicado na fala “O problema maior não é a chegada dos refugiados... Mas o que leva alguém a deixar seu país.”?

      Porque ir para Miami é uma opção e não uma condição para permanecer vivo, como no caso dos refugiados.

03 – No que consiste a ironia da tirinha?

      A ironia é a de relacionar as palavras fuga e refugiado a situações nas quais a pessoa tem escolha. No caso do refugiado que chega a países estrangeiros, a sua condição é forçada, não sendo uma escolha ou opção.

04 – Qual é o sujeito da oração “Todos buscam algum refúgio, querido...”?

      O sujeito da oração é Todos.

05 – Na oração “Há quem fuja da guerra, da fome...” o verbo haver foi empregado conforme a regra de concordância verbal estudada? Explique.

      Sim. Nessa oração o verbo haver foi empregado no sentido de existir, devendo, por ser verbo impessoal, permanecer na terceira pessoa do singular.

06 – Releia as orações a seguir, extraídas da tirinha, e localize os verbos. Depois identifique a regra de concordância verbal empregada em cada caso.

I – “Quando sua irmã vai embora?”

      Vai.

II – “O problema maior não é a chegada dos refugiados...”.

      É.

III – “Mas o que leva alguém a deixar seu país.”

      Leva, deixar.

IV – “Li numa revista que...”.

      Li.

      A regra usada foi a geral: o verbo concorda com o sujeito em número e pessoa.

     

REPORTAGEM: VOLUNTÁRIAS BRASILEIRAS DÃO ASSISTÊNCIA A REFUGIADOS VENEZUELANOS EM RORAIMA - ONU NEWS - COM GABARITO

 Reportagem: Voluntárias brasileiras dão assistência a refugiados venezuelanos em Roraima

Por ONU News – publicado às 09:55 de 12/03/2018, modificado às 09:56 de 12/03/2018

        Na cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima que abriga milhares de venezuelanos forçados a deixar seu país em busca de proteção, duas brasileiras decidiram fazer a diferença na vida de quem está vivendo em condições extrema vulnerabilidade. Basta observar a movimentação na praça Simon Bolívar, onde centenas de pessoas estão acampadas e recebem alimentos e doações arrecadados por elas. O relato é da agência da ONU para refugiados (Acnur).

        A advogada Ana Lucíola Franco, de 56 anos, e a médica Eugênia Moura, de 60, vivem na cidade e realizam trabalhos sociais desde que eram adolescentes. Já ajudaram indígenas, haitianos e outras populações vulneráveis que passaram pela capital de Roraima.

        Quando começou a aumentar o fluxo de venezuelanos no estado, no final de 2015, elas decidiram que era hora de voltar sua solidariedade para essas pessoas, e iniciaram o movimento “SOS Hermanos”. Atualmente, as doações são entregues duas ou três vezes por semana na praça Simon Bolívar.

        O movimento tem recebido móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos que são distribuídos com a ajuda de outros voluntários àqueles que deixaram a Venezuela para recomeçar a vida no Brasil. A iniciativa atua em outras frentes, inclusive laboral, para promover a integração dessas pessoas.

        As duas amigas formaram uma rede composta por profissionais de diversas áreas que articulam essa inserção. “Um dos nossos principais propósitos é ajudá-los a se inserir no mercado de trabalho”, diz Ana Lucíola, destacando que a maioria dos venezuelanos é qualificada profissionalmente e tem muito potencial para contribuir com a economia local.

        Em breve, Ana Lucíola e Eugênia inaugurarão um abrigo para cerca de 40 pessoas, em um edifício na zona central de Boa Vista. O abrigo tem cerca de 900 metros quadrados e foi estruturado para receber famílias com crianças, sendo mantido por meio de doações.

        Segundo Ana Lucíola, o momento não poderia ser mais apropriado, já que o período de chuvas se aproxima. “A maioria das pessoas chega com poucas roupas e não está preparada para o frio. Precisamos fazer o que estiver ao nosso alcance para protegê-las e tirá-las das ruas”, afirma.

        Em apoio às idealizadoras do projeto, a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) implementa um projeto para melhorar as instalações, como acesso aos banheiros, aumento do número de quartos e uma cozinha multifuncional. Será criado ainda um espaço especial para que as crianças possam brincar com segurança. O espaço será monitorado pelo ACNUR e pela ONG Fraternidade, e a ideia é que os refugiados possam viver e gerir o local de forma independente.

        Segundo Bertrand Blanc, oficial de emergências do ACNUR, as conexões estabelecidas entre a sociedade civil, o setor privado e a resposta humanitária são fundamentais para assegurar uma rápida e eficiente integração urbana local de refugiados em Boa Vista.

        “Essa importante iniciativa oferece alimentos para 500 refugiados por dia, acolhe em sua casa famílias vulneráveis e coloca à disposição abrigos adicionais, permitindo ao ACNUR e aos seus parceiros mitigar condições extremamente difíceis de muitas famílias e crianças.”

        Entretanto, estes atos de solidariedade nem sempre são bem recebidos pela comunidade local. A advogada afirma que já testemunhou inúmeras cenas de intolerância em relação aos venezuelanos, e que ela e os voluntários também são hostilizados e agredidos verbalmente. Mesmo assim, apesar das hostilidades, ela e sua equipe seguem firmes no propósito humanitário.

        Ela afirma que o impacto positivo da assistência oferecida ainda é predominante e pode ser percebido diariamente. Segundo Ana Lucíola, quando as pessoas vencem a resistência inicial e se permitem ter contato com a causa, acabam modificando suas perspectivas. “Toda ação solidária, de uma forma ou de outra, sensibiliza quem está do lado”, afirma, deixando clara a real dimensão da solidariedade que pode fazer a diferença na vida de cada vez mais pessoas.

VOLUNTÁRIAS brasileiras dão assistência a refugiados venezuelanos em Roraima. ONU Brasil, 9 mar. 2018. Disponível em: https://bit.ly/2OUB6QA. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 62-5.

Entendendo a reportagem:

01 – Qual fato originou a reportagem?

      O movimento de duas voluntárias brasileiras para prestar auxílio aos venezuelanos refugiados na cidade de Boa Vista, Roraima.

02 – Em sua opinião, por que o trabalho voluntário de duas amigas com os refugiados venezuelanos em Boa Vista tornou-se tema de uma reportagem?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Releia o primeiro parágrafo da reportagem no qual há o lide e responda às perguntas abaixo.

a)   Qual foi o acontecimento?

Duas brasileiras decidiram fazer a diferença na vida de venezuelanos refugiados em situação de vulnerabilidade.

b)   Onde ocorreu?

Na praça Simón Bolivar, cidade de Boa Vista, capital de Roraima.

c)   Quando ocorreu?

Em março de 2018.

d)   Por que aconteceu?

Porque elas resolveram ajudar centenas de venezuelanos, acampados na praça, que foram forçados a deixar seu país em busca de proteção.

e)   Como aconteceu?

Venezuelanos recebem alimentos e doações arrecadados por duas brasileiras voluntárias.

04 – Releia o trecho da reportagem.

        A advogada Ana Lucíola Franco, de 56 anos, e a médica Eugênia Moura, de 60, vivem na cidade e realizam trabalhos sociais desde que eram adolescentes. Já ajudaram indígenas, haitianos e outras populações vulneráveis que passaram pela capital de Roraima.

        Quando começou a aumentar o fluxo de venezuelanos no estado, no final de 2015, elas decidiram que era hora de voltar sua solidariedade para essas pessoas, e iniciaram o movimento “SOS Hermanos”. Atualmente, as doações são entregues duas ou três vezes por semana na praça Simon Bolívar.”

a)   Nesse trecho, são apresentadas informações como os nomes completos, idade e profissão das voluntárias. Por que essas informações são relevantes numa reportagem?

São importantes para caracterizar as pessoas envolvidas no acontecimento/tema apresentado na reportagem.

b)   Além dos dados pessoais, são apresentadas informações sobre outros trabalhos humanitários que fizeram? Que trabalhos são esses? Por que essa informação é relevante na reportagem?

Já ajudaram indígenas, haitianos e outras populações vulneráveis que passaram pela capital de Roraima. Essa informação é relevante, pois enfatiza e valida para os leitores a iniciativa das duas voluntárias.

05 – No que consiste o movimento “SOS Hermanos”? Quais são seus principais propósitos?

      O movimento “SOS Hermanos”, criado pelas duas voluntárias, recebe móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos que são distribuídos com a ajuda de outros voluntários àqueles que deixaram a Venezuela para recomeçar a vida no Brasil. Além disso, as duas amigas formaram uma rede para integração dos refugiados no mercado de trabalho.

06 – Releia o trecho a seguir:

        “Na cidade de Boa Vista, capital do estado de Roraima que abriga milhares de venezuelanos forçados a deixar seu país em busca de proteção, duas brasileiras decidiram fazer a diferença na vida de quem está vivendo em condições extrema vulnerabilidade.”

Pesquise na internet ou em um dicionário os significados de vulnerabilidade e transcreva o sentido aplicado ao contexto da reportagem.

      As pessoas em situação de vulnerabilidade são aquelas que têm diminuída sua capacidade de enfrentar violações de direitos humanos básicos, como comer, morar e trabalhar.

07 – Na reportagem lida, são apresentados fatos e opiniões sobre a ajuda aos refugiados venezuelanos. Assinale F para fato e O para opinião:

(F) Em Boa Vista, Ana Lucíola e outros voluntários entregam marmitas para mulheres venezuelanas em situação de vulnerabilidade.

(O) Segundo Bertrand Blanc, oficial de emergências do Acnur, as conexões estabelecidas entre a sociedade civil, o setor privado e a resposta humanitária são fundamentais para assegurar uma rápida e eficiente integração urbana local de refugiados em Boa Vista.

(F) O movimento tem recebido móveis, eletrodomésticos, roupas e alimentos que são distribuídos com a ajuda de outros voluntários àqueles que deixaram a Venezuela para recomeçar a vida no Brasil.

(F) Entretanto, estes atos de solidariedade nem sempre são bem recebidos pela comunidade local. A advogada afirma que já testemunhou inúmeras cenas de intolerância em relação aos venezuelanos, e que ela e os voluntários também são hostilizados e agredidos verbalmente.

(O) Ela afirma que o impacto positivo da assistência oferecida ainda é predominante e pode ser percebido diariamente.

08 – Releia os trechos abaixo, nos quais são reportados os depoimentos das pessoas ouvidas na reportagem:

        “Um dos nossos principais propósitos é ajudá-los a se inserir no mercado de trabalho”, diz Ana Lucíola, destacando que a maioria dos venezuelanos é qualificada profissionalmente e tem muito potencial para contribuir com a economia local.

        “Essa importante iniciativa oferece alimentos para 500 refugiados por dia, acolhe em sua casa famílias vulneráveis e coloca à disposição abrigos adicionais, permitindo ao ACNUR e aos seus parceiros mitigar condições extremamente difíceis de muitas famílias e crianças.”

a)   Quem são as pessoas ouvidas nesses depoimentos? Quais cargos ocupam?

Ana Lucíola, uma das voluntárias do movimento “SOS Hermanos”, e Bertrand Blanc, oficial de emergência da Acnur.

b)   Por que essas pessoas foram ouvidas e seus depoimentos integrados à reportagem?

Lucíola foi ouvida, pois é uma das voluntárias cujas ações são relatadas na reportagem. Blanc é o representante da Acnur que apoia os refugiados e foi ouvido para falar do papel dos voluntários parceiros.

c)   Transcreva a fala dos entrevistados em discurso indireto.

Resposta pessoal do aluno.

09 – O trecho abaixo refere-se ao depoimento de Bertrand Blanc escrito em discurso indireto. Transforme-o em discurso direto.

        Segundo Bertrand Blanc, oficial de emergências do ACNUR, as conexões estabelecidas entre a sociedade civil, o setor privado e a resposta humanitária são fundamentais para assegurar uma rápida e eficiente integração urbana local de refugiados em Boa Vista.

      “As conexões estabelecidas entre a sociedade civil, o setor privado e a resposta humanitária são fundamentais para assegurar uma rápida e eficiente integração urbana local de refugiados em Boa Vista”, afirma Bertrand Blanc, oficial de emergências do Acnur.

10 – Que palavras e sinal de pontuação indicam as falas dos entrevistados em discurso direto e indireto na reportagem?

      As falas dos entrevistados em discurso direto são indicadas entre aspas. Depois da fala do entrevistado, pode haver vírgula e um verbo de dizer. As falas dos entrevistados em discurso indireto ocorrem em terceira pessoa e são usados os verbos de dizer.

11 – O relato dessa reportagem foi realizado pela Agência da ONU para Refugiados (Acnur). Com base na informação sobre autoria e divulgação da reportagem, pesquise na internet e responda:

a)   Qual é o papel (missão) da Agência da ONU para Refugiados (Acnur)?

Proteção de refugiados ou de populações deslocadas por guerras, conflitos e perseguições.

b)   Relacione a missão da Acnur à abordagem dada pelo autor do texto sobre o fato e tema na reportagem.

A abordagem do tema é divulgar e enfatizar a importância de iniciativas de apoio e ajuda aos refugiados, em consonância com a missão dessa agência da ONU.

c)   Transcreva um trecho do texto que justifique sua resposta ao item anterior.

“Essa importante iniciativa oferece alimentos para 500 refugiados por dia, acolhe em sua casa famílias vulneráveis e coloca à disposição abrigos adicionais, permitindo ao ACNUR e aos seus parceiros mitigar condições extremamente difíceis de muitas famílias e crianças.”

12 – Segundo a reportagem, os voluntários presenciaram atos de intolerância em relação aos venezuelanos por parte da comunidade local, sendo agredidos e hostilizados verbalmente. Responda:

a)   Em sua opinião, por que parte da comunidade local apresenta intolerância em relação aos refugiados venezuelanos?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Em sua opinião, o posicionamento da comunidade local sobre a chegada de refugiados ou imigrantes estrangeiros pode ser considerado opinião ou discurso de ódio?

Resposta pessoal do aluno.

 

 

 

 

 

NOTÍCIA: 500 IMIGRANTES REFUGIADOS SÃO RESGATADOS EM UM ÚNICO DIA NO MEDITERRÂNEO - COM GABARITO

 Notícia: 500 imigrantes e refugiados são resgatados em um único dia no Mediterrâneo

             Nos três primeiros meses de 2018, um de cada 14 imigrantes que cruzou o Mediterrâneo morreu

Por EFE

13 abr. 2018, 21h44

Refugiados aguardam resgate no Mar Mediterrâneo – 12/07/2016

        Cerca de 500 imigrantes e refugiados foram resgatados nesta sexta-feira no mar Mediterrâneo em três operações de socorro nas quais trabalharam diversas embarcações que navegavam na região, informou a Guarda Litorânea da Itália.

        As operações aconteceram em coordenação com a Central Operacional da Guarda Litorânea em Roma, dependente do Ministério de Infraestruturas e Transportes italiano, segundo um comunicado.

        Nas operações participaram embarcações do Eunavfor-Med, uma operação da União Europeia no Mar Mediterrâneo, e da ONG SeaWatch.

        A Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur) assegurou recentemente em relatório que nos três primeiros meses de 2018 um de cada 14 migrantes que cruzou o Mediterrâneo rumo à Itália morreu.

        Além disso, advertiu que o trajeto para a Itália, principalmente a partir da Líbia, está "cada vez mais perigoso", levando em conta que o número de chegadas diminuiu drasticamente desde julho de 2017, mas a taxa de mortalidade é mais elevada.

AGÊNCIA EFE. 500 imigrantes e refugiados são resgatados em um único dia no Mediterrâneo. Veja, São Paulo, 13 abr. 2018. Disponível em: https://abr.ai/2OYnK5N. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 60-1.

Entendendo a notícia:

01 – Que fato originou a notícia?

      Três operações de socorro resgatam em um único dia 500 imigrantes e refugiados no mar Mediterrâneo.

02 – Releia acima o título e o subtítulo da notícia.

a)   Quais informações chamam mais atenção no título?

A quantidade de imigrantes e refugiados resgatados em um único dia.

b)   Que informações do subtítulo complementam as do título?

Um de cada 14 imigrantes morreu cruzando o Mediterrâneo, nos três primeiros meses de 2018.

c)   Que tempos verbais são usados no título e no subtítulo? Por que é feito esse uso?

No título, é usado o presente do indicativo e, no subtítulo, são empregados verbos no pretérito perfeito do indicativo. É feito esse uso para provocar o efeito de atualidade ou de situação ocorrida há pouco tempo.

d)   Pesquise no dicionário e na internet a diferença entre refugiados e imigrantes.

Imigrante: indivíduo que vem a se estabelecer em um país que não é o seu de origem.

Refugiado: pessoa que se desloca para outra região ou país em decorrência de problemas como guerras, violência, conflitos diversos ou crises humanitárias.

e)   Em sua opinião, por que foi feita essa distinção no título e não no subtítulo?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Releia o primeiro parágrafo da notícia e responda as perguntas:

a)   Qual foi o acontecimento?

Cerca de 500 imigrantes e refugiados foram resgatados no mar.

b)   Onde ocorreu?

No mar Mediterrâneo.

c)   Quando ocorreu?

Em 13 de abril de 2018.

d)   Por que aconteceu?

Imigrantes pretendiam entrar na Europa pelo mar Mediterrâneo de forma clandestina.

e)   Como aconteceu?

A Guarda Litorânea da Itália resgatou os imigrantes que estavam à deriva no mar.

04 – Explique a relação entre a foto e a notícia, observando sua legenda e data.

      A foto apresenta imigrantes/refugiados num bote à deriva no Mediterrâneo em 12/07/2016, aguardando resgate. Essa situação é bem semelhante à relatada na notícia, porém não é o mesmo fato. Na notícia, ocorreu uma megaoperação para resgatar 500 imigrantes / refugiados.

05 – Releia o trecho da notícia:

        Além disso, [Acnur] advertiu que o trajeto para a Itália, principalmente a partir da Líbia, está "cada vez mais perigoso", levando em conta que o número de chegadas diminuiu drasticamente desde julho de 2017, mas a taxa de mortalidade é mais elevada.”

a)   Qual é o fato apresentado nesse trecho?

O número de chegadas diminuiu drasticamente desde julho de 2017, mas a taxa de mortalidade é mais elevada.

b)   Qual é a opinião apresentada nesse trecho?

“[Acnur] advertiu que o trajeto para a Itália, principalmente a partir da Líbia, está "cada vez mais perigoso" [...]”.