terça-feira, 3 de dezembro de 2019

LIVRO: PÃO NOSSO - MENSAGEM: INTERCESSÃO - PARA REFLEXÃO


Intercessão

Irmãos, orai por nós. – Paulo. (1ª Epístola aos Tessalonicenses, 5:25.)

Muitas criaturas sorriem ironicamente quando se lhes fala das orações intercessórias.
O homem habituou-se tanto ao automatismo teatral que encontra certa dificuldade no entendimento das mais profundas manifestações de espiritualidade. A prece intercessória, todavia, prossegue espalhando benefícios com os seus valores inalterados. Não é justo acreditar seja essa oração o incenso bajulatório a derramar-se na presença de um monarca terrestre a fim de obtermos certos favores.
A súplica da intercessão é dos mais belos atos de fraternidade e constitui a emissão de forças benéficas e iluminativas que, partindo do espírito sincero, vão ao objetivo visado por abençoada contribuição de conforto e energia. Isso não acontece, porém, a pretexto de obséquio, mas em consequência de leis justas. O homem custa a crer na influenciação das ondas invisíveis do pensamento, contudo, o espaço que o cerca está cheio de sons que os seus ouvidos materiais não registram; só admite o auxilio tangível, no entanto, na própria natureza física vêem-se árvores venerandas que protegem e conservam ervas e arbustos, a lhes receberem as bênçãos da vida, sem lhes tocarem jamais as raízes e os troncos.
Não olvides os bens da intercessão.
Jesus orou por seus discípulos e seguidores, nas horas supremas.


ROMANCE: O TEMPO E O VENTO I - (FRAGMENTO) - ÉRICO VERÍSSIMO - COM GABARITO

Romance: O tempo e o vento I - Fragmento
                   Erico Veríssimo

        Muitos anos mais tarde, Ana Terra costumava sentar-se na frente de sua casa para pensar no passado. E no seu pensamento como que ouvia o vento de outros tempos e sentia o tempo passar, escutava vozes, via caras e lembrava-se de coisas... O ano de 81 trouxera um acontecimento triste para o velho Maneco: Horácio deixara a fazenda, a contragosto do pai, e fora para o Rio Pardo, onde se casara com a filha de um tanoeiro e se estabelecera com uma pequena venda. Em compensação, nesse mesmo ano Antônio casou-se com Eulália Moura, filha dum colono açoriano dos arredores de Rio Pardo, e trouxe a mulher para a estância, indo ambos viver no puxado feito no rancho.
        Em 85 uma nuvem de gafanhotos desceu sobre a lavoura deitando a perder toda a colheita. Em 86, quando Pedrinho se aproximava dos oito anos, uma peste atacou o gado e um raio matou um dos escravos.
        Foi em 86 mesmo ou no ano seguinte que nasceu Rosa, a primeira filha de Antônio e Eulália? Bom. A verdade era que a criança tinha nascido pouco mais de um ano após o casamento. Dona Henriqueta cortara-lhe o cordão umbilical com a mesma tesoura de podar com que separara Pedrinho da mãe.
        E era assim que o tempo se arrastava, o sol nascia e se sumia, a lua passava por todas as fases, as estações iam e vinham, deixando sua marca nas árvores, na terra, nas coisas e nas pessoas.
        E havia períodos em que Ana perdia a conta dos dias. Mas entre as cenas que nunca mais lhe saíram da memória estavam as da tarde em que dona Henriqueta fora para a cama com uma dor aguda no lado direito, ficara se retorcendo durante horas, vomitando tudo que engolia, gemendo e suando frio. E quando Antônio terminou de encilhar o cavalo para ir até o Rio Pardo buscar recursos, já era tarde demais. A mãe estava morta. Era inverno e ventava.
VERISSIMO, Erico. O tempo e o vento I: O continente. Porto Alegre, Globo, 1956. p. 185.
Fonte: Livro- Português – Série – Novo Ensino Médio – Vol. único. Ed. Ática – 2000- p. 348-9.

Entendendo o romance:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:
·        Encilhar: arrear, aparelhar.

·        Tanoeiro: aquele que faz e ou conserta barris, tinas, etc.

02 – Percebe-se no texto o embate de duas forças. Qual delas simboliza o que é permanência (memória) e qual simboliza o que é passagem (destruição)?
      O tempo (passagem, destruição) e o vento (memória, permanência).

03 – Que forma verbal, predominante no texto, dá-lhe caráter memorialístico?
      O imperfeito do indicativo.

04 – Na marcação do tempo, um acontecimento positivo vem acompanhado de uma dúvida. Que acontecimento é esse?
      O nascimento de Rosa.

05 – Segundo a epígrafe que abre a obra, retirada do Eclesiastes, “Uma geração vai, e outra geração vem; porém a terra para sempre permanece”, em que parágrafo do texto também está presente essa visão cíclica, predominante no romance?
      No 4° parágrafo.

06 – Que elemento deixa as suas marcas nas árvores, na terra, nas coisas e nas pessoas?
      O tempo.

07 – Como pode ser dividida a obra de Érico Veríssimo? Exemplifique.
      Romance urbano (Clarissa, Caminhos cruzados, etc.), romance histórico (O tempo e o vento) e romance político (O senhor embaixador, etc.).

segunda-feira, 2 de dezembro de 2019

ANEDOTA: PAI E FILHO - PASQUIM - COM GABARITO

Anedota: Pai e filho
    
           Pasquim

        De manhã, o pai bate na porta do quarto do filho:
        -- Acorda, meu filho. Acorda, que está na hora de você ir para o colégio.
        Lá de dentro, estremunhado, o filho respondeu:
        -- Pai, eu hoje não vou ao colégio. E não vou por três razões: primeiro, porque eu estou morto de sono; segundo, porque eu detesto aquele colégio; terceiro, porque eu não aguento mais aqueles meninos.
        E o pai respondeu lá de fora:
        -- Você tem que ir. E tem que ir, exatamente, por três razões: primeiro, porque você tem um dever a cumprir; em segundo, porque você já tem 45 anos; terceiro, porque você é o diretor do colégio.
       Anedotinhas do Pasquim. Rio de Janeiro: Codecri, 1981. p. 8.
              Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – Atual Editora -2002 – p. 31.
Entendendo a anedota:

01 – Durante a leitura ou a audição da anedota, o leitor ou ouvinte é levado a compreendê-la de determinada forma, até ter uma surpresa.
a)   Em que parágrafo ocorre a surpresa?
No último.

b)   Como o leitor ou ouvinte compreende o texto antes de chegar a esse parágrafo?
Que se trata de uma situação comum, em que um pai acorda o filho (uma criança), que está com sono.

c)   Tal compreensão se deve a duas razões: uma é o comportamento do filho, e a outra é a omissão de uma informação essencial para a compreensão global do texto.
·        Qual é esse comportamento?
De querer dormir, em vez de ir para a escola; de ser chamado pelo pai.

·        Qual é a informação omitida?
A informação de que ele é adulto.

02 – Onde reside o humor da anedota?
      Reside justamente nessa surpresa. Ao termos a informação, achamos graça por causa da duplicidade de sentidos existente no texto.


TEXTO: O QUE SÃO AVES DE RAPINA? SUPERINTERESSANTE - COM GABARITO


Texto: O que são aves de rapina?

      Assim são chamados todos os pássaros carnívoros e caçadores. Os mais conhecidos são as águias, os gaviões e os falcões, mas também fazem parte do grupo algumas espécies de corujas e abutres. Os rapinantes representam cerca de 10% das aves do planeta, concentrados em sua maioria na América Latina – só no Brasil existem 83 espécies (36% do total mundial). Predadores perfeitamente equipados para matar, esses animais têm visão aguçadíssima: enxergam, em média, duas vezes mais que o homem. Assim, são capazes de avistar sua presa a dezenas de metros de altura e mergulhar diretamente sobre ela. São também as aves mais velozes que existem, atingindo até 268 km/h no caso do falcão peregrino. E, como se não bastasse, ainda possuem duas armas letais: o bico afiado e as garras em forma de foice. “Graças a esses atributos, elas quase sempre pegam sua vítima na primeira tentativa”, afirma o ornitólogo Luís Sanfilippo, da Fundação Zoológico de São Paulo, especialista em rapinantes. As presas favoritas variam de répteis, como cobras e sapos, a pequenos mamíferos, especialmente roedores, desde ratinhos a cotias.
(Superinteressante, jul.2001.)
Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p.69.

ESTUDO DO TEXTO
1)   Qual é a primeira informação que o texto dá sobre as aves de rapina?
A primeira informação é justamente a resposta à pergunta do título: “Assim são chamados todos os pássaros carnívoros e caçadores”.

2)   Em que região do mundo se concentra a maioria das aves de rapina?
Na América Latina.

3)   De que essas aves se alimentam?
De répteis, como cobras e sapos, e pequenos mamíferos, especialmente roedores, de ratinhos a cotias.

4)   Na sua opinião, por que o texto traz o depoimento de um especialista?
Resposta pessoal.
As entrevistas com especialistas conferem credibilidade às informações veiculadas por qualquer meio de comunicação.

5)   De onde foi retirado o texto “O que são aves de rapina”?
Da revista Superinteressante.

6)Foi contada alguma história sobre aves de rapina?
    Não. A intenção do texto é informar o leitor.

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

POEMA: LUA CHEIA - CASSIANO RICARDO - COM GABARITO

Poema: Lua cheia
            Cassiano Ricardo

Boião de leite
que a noite leva
com mãos de treva
pra não sei quem beber.

E, que, embora levado
muito devagarinho,
vai derramando pingos brancos
pelo caminho...
          Martim Cererê. 3ª ed. Rio de Janeiro: J. Olympio, 1974. p. 91.
                    Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – Atual Editora -2002 – p. 47.
Entendendo o poema:
01 – Algumas expressões do texto apresentam duplicidade de sentido.
a)   Identifique ao menos duas delas.
Boião de leite e pingos brancos.

b)   Dê o sentido comum e o sentido contextual de cada uma delas.
Boião de leite: vaso com leite e, no contexto, a lua;
Pingos brancos: gotas de líquido que caem e, no contexto, os raios de luz que a lua deixa pelo caminho.

02 – De acordo com o texto, qual o significado da palavra boião?
      Vaso bojudo, de barro ou de vidro, usado para guardar doces, conservas, etc.



IMAGEM: LINGUAGEM NÃO-VERBAL - COM QUESTÕES GABARITADAS

IMAGEM: LINGUAGEM NÃO- VERBAL

Fonte: Livro – Ler, entender, criar – Português – 6ª Série – Ed. Ática, 2007 – p.10/11.

ESTUDO DO TEXTO
1)   Dizem que uma imagem fala mais que mil palavras. Que reação essa foto causa em você?
Resposta pessoal.

2)   A ave retratada na foto é uma garça. Onde ela está pousada?
Ela está pousada dentro do rio.

3)   Por que a imagem da garça aparece duplicada?
A imagem invertida é o reflexo da ave na água do rio.

4)   Observe a figura da garça. Ela parece assustada e com medo ou tranquila e atenta? O que, em sua postura, permite chegar a essa conclusão?
A garça parece tranquila, pois está firmemente apoiada em seus dedos espalmados no chão; a cabeça ereta e os olhos abertos revelam atenção.

5)   Onde, provavelmente, essa foto foi tirada: em um trecho do rio que atravessa uma cidade ou uma região rural? Mencione pelo menos um elemento da foto que justifique sua resposta.
A foto foi tirada em uma região rural, pois mostra um pedaço de mata.

TIRA: O MELHOR DE CALVIN - SUJEITO DA ORAÇÃO - COM GABARITO


Tira: O melhor de Calvin


                                        Bill Watterson. O melhor de Calvin. O Estado de São Paulo, 27/10/96.
                          Fonte: Livro- PORTUGUÊS: Linguagens – Willian R. Cereja/Thereza C. Magalhães – 7ª Série – Atual Editora -2002 – p. 48.
Entendendo a tira:

01 – Indique o sujeito das orações abaixo:
a)   “De onde vêm os bebês?”
Os bebês.

b)   “[...] eles são deixados nas soleiras das portas pelas cegonhas?”
Eles.

c)   “[...] você foi jogado pela chaminé por um pterodáctilo peludo.”
Você.

02 – Compare o sujeito das orações a e b do exercício anterior e responda:
a)   Quem pratica a ação expressa na forma verbal vêm?
Os bebês.

b)   Quem recebe a ação expressa pela forma verbal são deixados?
Eles, os bebês.

03 – Releia as orações a e b do exercício 1 e responda:
a)   Quem deixa os bebês nas soleiras das portas?
As cegonhas.

b)   Segundo o pai, quem jogou o Calvin pela chaminé?
Um pterodáctilo peludo.

c)   A que classe gramatical pertencem as palavras per (pelas) e por que introduzem esses termos?
Á classe das preposições.

04 – Relacione o 3° quadrinho aos anteriores e responda: Que estado de espírito da personagem Calvin a interjeição uau! traduz?
      Por seu um menino “diferente”, ele achou esse fato incrível e está feliz, maravilhado.

05 – Sabendo que Calvin é um garotinho contestador, criativo, imaginativo e irreverente, levante hipóteses:
        O que o pai quer dizer com “muita coisa”?
      Que o fato de Calvin ter sido trazido por um pterodáctilo peludo e não por uma cegonha, como todas as crianças, explica o modo de ser do garoto, inclusive o entusiasmo dele com a explicação; que uma resposta convencional provavelmente o deixaria insatisfeito ou mais perguntador, etc.