quarta-feira, 23 de janeiro de 2019

PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA - PARA IMIGRANTES-ESTRANGEIROS -HAITIANOS


PLANEJAMENTO DE LÍNGUA PORTUGUESA

TURMA: IMIGRANTES-ESTRANGEIROS - HAITIANOS  


 PROFESSORA:

COORDENADOR PEDAGÓGICO:

DISCIPLINA:LÍNGUA PORTUGUESA


DIAGNÓSTICO DA TURMA:
Imigrantes com idades, conhecimentos diversificados, sendo que a maioria cursou apenas escola primária em seu país Haiti, são recém chegados ao Brasil, por isso não falam, leem com muita dificuldade e escrevem razoavelmente. Consideram a língua portuguesa muito difícil. São participantes, frequentes e educados, o que facilita muito a interação e o aprendizado.


OBJETIVO GERAL DA DISCIPLINA:
 Explorar as quatro habilidades envolvendo o idioma: leitura, expressão oral, escrita e gramática, com prioridade ao desenvolvimento da oralidade e um enfoque especial a traços marcantes da cultura e da cidadania.
Auxiliar na construção de uma relação social, cultural e econômica entre brasileiros e imigrantes haitianos que hoje integram a nossa comunidade a partir do ensino da Língua Portuguesa/Conversação.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS(AVALIAÇÃO)

Interação social provocando uma modificação de comportamento nos imigrantes estrangeiros, como resultado do contato e da comunicação que se estabelece com eles.
A aprendizagem da língua portuguesa aos imigrantes, fornece competências essenciais ao nível dos contatos pessoais e sociais, do desempenho e evolução escolares, profissionais, e também da resolução de problemas no seu cotidiano.
Aprender a significar nessa nova língua, buscando oportunidade de ampliar suas capacidades de viver em harmonia em outro país.                                             



METODOLOGIA
A proposta é utilizar uma metodologia diferenciada, partindo da ideia de promover uma interface multicultural, desenvolvendo             projetos didáticos, relacionando teoria e prática, de acordo com as temáticas que integram a realidade dos haitianos, como questão culinária, arte, perfil profissional, saúde, entre outros, explorando dessa forma questões multiculturais e paralelamente explorando as habilidades que envolvem o idioma.


BIBLIOGRAFIA:
Livro: EJA- Primeiro Seguimento – 2ª Fase.



CONTEÚDO
Poema: A poesia é uma pulga – Escrita/Leitura/Interpretação
- Exercícios de Substantivo – Feminino/Plural/Derivado/Abstrato/Concreto

OBJETIVOS
Propiciar o contato com os textos diversificados.
Buscar um melhor desempenho na forma padrão, por meio da leitura.

CONTEÚDO

Fábula: O galo e a pedra preciosa –Leitura, escrita e interpretação-
Atividades de substantivo.
Diálogo em Português.


OBJETIVOS

Permitir o desenvolvimento da leitura e escrita.
CONTEÚDO

Conto: Um carrinho para Rafaela – Leitura e Interpretação.
Caça- Palavras – Substantivos

OBJETIVOS

Reconhecer o gênero conto popular em prosa e verso.

CONTEÚDO
Poema: Antes de Dormir –Escrita/Leitura e interpretação.
História: Uma missão do outro mundo –Leitura-


OBJETIVOS

Desenvolver melhor a percepção de personagens no Poema.

CONTEÚDO

Música: Asa Branca- Audição/Interpretação – Conhecimentos Gerais sob expressões regionais do nordeste. Atividades de interpretação e ortografia enfatizando o regionalismo.

Caça-Palavras – Frutas/Alimentos
Ditado de Palavras


OBJETIVOS

Identificar informações explícitas na canção sobre região nordeste e por que migram para outros estados.



CONTEÚDO

Conto: O melhor milho – Escrita/Leitura e Interpretação.
Caça-Palavras – animais brasileiros ameaçados de extinção.


OBJETIVOS

Reconhecer as características sociocomunicativas referentes ao conto.

CONTEÚDO
Poema: Estação Café – Sérgio Capparelli –
Leitura, escrita e interpretação.
Ditado de Frases.

OBJETIVOS

Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

CONTEÚDO
Poesia: Amigo Peixe
Escrita/Leitura/Interpretação-
Atividades com Verbos Ser - Estar – para imigrantes- Seu uso.


OBJETIVOS
Ampliar as possibilidades de comunicação com o uso do verbos ser e estar conjugado.


CONTEÚDO

Fábula: A mosca e a formiguinha – Leitura, escrita e interpretação. Atividades de Verbos.
Diálogo em Português

OBJETIVOS
Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.

CONTEÚDO
Oficina – Encerramento do Projeto: Reaproveitamento de Alimentos – Culminância na Sala de Aula com as três turmas participantes do Projeto.
Parábola: A Carroça Vazia – Leitura e Interpretação


OBJETIVOS
Propor o melhor aproveitamento de alimentos, principalmente as cascas.
Estimular a leitura metafórica e suas interpretações.

CONTEÚDO
Texto: O que você sabe sobre o Brasil?
Identificar numa lista.
- Divisões Administrativos do Brasil – Estados-
Localização – Bairro-Rua

OBJETIVOS
Desafiar, brincar, estimular a conhecer o país, associar estados por onde já esteve e assim aumentar seu vocabulário.

CONTEÚDO
Elaboração de frases em Kreyól e traduzindo para o português – Tema: família – Usando apostila

OBJETIVOS

Proporcionar ampliação do vocabulário da língua portuguesa.

CONTEÚDO
Poema: A pipa e o vento – Leitura, escrita e interpretação.
Ditado de palavras.

OBJETIVOS

Valorizar a leitura como fonte de informação.

CONTEÚDO
Texto: Bolo Formigueiro
Escrita/Leitura/Interpretação
- Ditado de Frases – X ou Z
- Imagem – ligar-reconhecer-escrever

OBJETIVOS
Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

CONTEÚDO
Gênero: Receita –Verbo – Modo Imperativo – através da Receita do Bolo Formigueiro feito na Sala de Aula, para melhor fixação do verbo.

OBJETIVOS
Compreender a função do verbo no modo imperativo.

CONTEÚDO
Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um coração – Autora: Lucia Seixas-
Fábula: A Formiga e a pomba – ESOPO – Leitura, escrita e interpretação.
Diálogo em Português.

OBJETIVOS
Estimular a leitura do livro como possibilidade de conferir as hipóteses levantadas.
Favorecer a leitura de gêneros textuais diversificados


CONTÉUDO
Poema: A lagartixa Frustada – Leitura, escrita e interpretação.

Ditado de um pequeno texto.
Diálogo em Português.

OBJETIVOS
Localizar informações explícitas no texto.

CONTEÚDO
Canção: Paratodos – Chico Buarque – Após ouvi-la discussão e interpretação.
Noções de tempo: passado e futuro.
Caça-palavras – com o som do “c”, e também com palavras escritas com”z”.
                                         
OBJETIVOS
Conscientizar da diversidade cultural do povo brasileiro.
Discutir o grande paradoxo da condição humana.


CONTEÚDO
Gênero Textual: Romance – A hora da estrela – Clarice Lispector – Fragmento – Leitura e interpretação.
Ditado de frases.
Diálogo em Português.

OBJETIVOS

Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

CONTEÚDO
Fábula: A mutuca e o leão – Monteiro Lobato. Leitura, escrita e interpretação.
Atividades sobre Preposições.
Ditado de Frases.

OBJETIVOS
Localizar informações explícitas no texto.

CONTEÚDO
Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um coração – Roda de Leitura, parando somente para tirar dúvidas- Leitura compartilhada.
Fábula: O Alce e os lobos – Jean de La Fontaine – Leitura e interpretação.
Atividades de Verbos no Modo Imperativo.


OBJETIVOS
Despertar o interesse pela leitura e escrita.
Reconhecer os efeitos consequentes do uso do presente do indicativo.

CONTEÚDO
Poema: “Amor” de Drummond – Leitura e interpretação.
Produção Textual: Poema – Temática – Dia dos Namorados.
Ditado de Frases.


OBJETIVOS
Estimular o gosto e o interesse pela leitura como fonte de informação e recreação.


CONTEÚDO
Poema: O carneiro da Lisa-  Escrita/Leitura e interpretação –
Ditado de frases – Diálogo em Português.

OBJETIVOS
Desenvolver habilidades de leitura por níveis de complexidade.

CONTEÚDO
Poema: Os sons do mundo – Escrita/Leitura e interpretação.
Produção Textual – Autobiografia.

OBJETIVOS
Desenvolver a competência de produzir textos, a partir da prática de leitura.

CONTEÚDO
Poema: Sem casa – Escrita/Leitura/Interpretação
Atividades de Pronomes. Ditado de Palavras

OBJETIVOS
Reconhecer as características de um poema – versos e estrofes.

CONTEÚDO
Texto: O rabo da raposa -  Leitura/escrita/interpretação.
Substantivo – Atividades no caderno.
Palavras com R ou RR – complete.


OBJETIVOS

Incentivar a leitura de forma dinamizadora, contribuindo para a formação.

CONTEÚDO
Poema: Ispinho e fulô – Patativa do Assaré – Leitura e interpretação.
Atividades de completar a autobiografia do poeta Patativa do Assaré usando Advérbios.
Diálogo em Português


OBJETIVOS
Valorizar a busca do conhecimento, da criação e recriação de textos verbais.

CONTEÚDO
Projeto de Leitura- “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um coração – Roda de Leitura Compartilhada.
Fábula: A escola da bicharada – Escrita/Leitura/Interpretação.                  


OBJETIVOS
Sensibilizar para uma reflexão sobre a importância da literatura.
Perceber as características do gênero fábula.

CONTEÚDO
Poema: Atenção! Compro gavetas, compro armários, cômodas e baús. Roseana Murray – Leitura e interpretação. Estrutura do poema – versos e rimas.
Diálogo em Português.


OBJETIVOS
Tematizar o ser e o parecer nas formas de comportamento.

CONTEÚDO

Poema: Brinquedos de criança – Mário Quintana – Leitura e interpretação.
Produção Textual – Coisas que gostaria de guardar ou recordo ainda...


OBJETIVOS
Incentivar a leitura de forma dinamizadora, contribuindo para a formação.



CONTEÚDO
Conto: O menino que chovia – Escrita – Leitura – Interpretação.
Atividades de Pronomes Pessoais.

OBJETIVOS
Valorizar a busca do conhecimento, da criação e recriação de textos verbais.

CONTEÚDO
Fábula: A raposa e as uvas – La Fontaine – Leitura e interpretação.
Atividades – Completar quadro comparativo das fábulas- tema-estrutura – local – personagens       - duração dos acontecimentos.
Ditado de Frases.
Diálogo em Português.

OBJETIVOS
Resgatar expressões, músicas, brincadeiras e brinquedos do passado, apropriar-se da vida e do presente, posicionar-se perante o futuro.

CONTEÚDO
Projeto de leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um coração – Leitura Compartilhada.
Fábula – O leão e o mosquito– Leitura e interpretação.
Atividades de Adjetivos.
Ditado de Frases.  



OBJETIVOS
Ampliar sua reflexão a respeito da própria identidade: do eu para o nós – percepção da identidade coletiva.

CONTEÚDO
Fábula: O asno que queria se passar por um leão. – Esopo – Leitura e interpretação – Enfatizando a moral da fábula.
Diálogo em Português.      


OBJETIVOS
Identificar a informação principal num texto em meio a outros dados.

CONTEÚDO
Texto: O trem de ferro – Leitura e interpretação – Pesquisa em jornal ou revista – Identificar no texto os substantivos.
Ditado de Palavras.

OBJETIVOS
Pesquisar – recortar e colar os substantivos no caderno.

CONTEÚDO
Música: Aquarela Brasileira – Martinho da Vila – Ouvir e desenvolver atividades relacionadas ao tema: diversidade geográfica do Brasil- Discussão sobre o tema.
Diálogo em Português.       


OBJETIVOS
Conhecer e respeitar todas as formas de manifestação da nossa cultura.




CONTEÚDO

Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um coração – Leitura e discussão oral sobre o tema lido. Parando quando se fizer necessário para explicações.


OBJETIVOS
Ler para entender e contextualizar o mundo em que se vive.

CONTEÚDO
Fábula: A Borboleta e a pequena flor.
Escrita/Leitura  e Interpretação.
Atividades Pronomes Possessivos.

OBJETIVOS

Perceber as características do gênero fábula.

CONTEÚDO

Texto: Os rios precisam de um banho.
Pesquisa no Laboratório de Informática sobre os maiores rios do Brasil.

OBJETIVOS
Identificar organização temática de um texto.

CONTEÚDO
Texto: Cada um inventa o seu monstro – Escrita/ Leitura/Interpretação.
Ditado de um pequeno texto.
Diálogo em Português.

OBJETIVOS
Enriquecer o conhecimento dos alunos quanto aos costumes, atividades lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.

CONTEÚDO
Conto: O rico e a bolsa - – Leitura e interpretação.
Atividades de Advérbios.

OBJETIVOS

Identificar organização temática de um texto.

CONTEÚDO

Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um coração – Leitura e discussão sobre o Tema Doação de Órgãos.
Fábula: O cão e a carne – Leitura, escrita e interpretação.
Gramática – Atividades no caderno de substantivos e adjetivos.

OBJETIVOS

Propiciar o contato com textos diversificados.
Utilizar e valorizar o repertório linguístico de sua comunidade.


CONTEÚDO

Fábula: O macaco e o peixe.
Escrita / Leitura e Interpretação.
Exercícios sobre Preposições.
Leitura de Contos

OBJETIVOS

Criar condições para desenvolver sua competência comunicativa.

CONTEÚDO

Conto: Moqueca, a vaca. Escrita / Leitura e interpretação no caderno.
Diálogo em Português.

OBJETIVOS

Contribuir para a competência leitura e o desenvolvimento de múltiplas inteligências.

CONTEÚDO

Texto: Paixão por automóvel – Escrita/Leitura e Interpretação.
Atividades Ortografia – Sílabas Complexas

OBJETIVOS

Extrair informações não explicitadas, apoiando-se em deduções.

CONTEÚDO

Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro: Procura-se um coração – Leitura e discussão sobre o Tema Doação de Órgãos.
Ditado de um pequeno texto.

OBJETIVOS

Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

CONTEÚDO

Música: Trem das Cores – Caetano Veloso
Mostrando as cores dos sentimentos, relacionando ao fato de viver em outro país.
Diálogo em Português

OBJETIVOS

Criar um clima de debate e discussão sobre os desafios de retorno do imigrante ao seu país de origem e as cores dos sentimentos.

CONTEÚDO

Fábula: O sapo e o boi – Escrita/ Leitura e Interpretação.
Atividades de Adjetivos.

OBJETIVOS

Localizar informações implícitas no texto.

CONTEÚDO

Poema – O carneiro de Lisa - escrita, leitura e interpretação – Ortografia
Classificação da sílaba – quanto ao número de sílaba e tonicidade. – Exercícios

OBJETIVOS

Promover o crescimento intelectual.

CONTEÚDO

Gênero Textual: Receita – Brigadeiro – Escrita/Leitura e Interpretação – Caça-Palavras C com som Ç.
Palavras desconhecidas – pesquisa no dicionário.

OBJETIVOS

Distinguir os diversos gêneros de texto e compreender as diferentes intencionalidades.

CONTEÚDO

Projeto de Leitura: “Eu e o Autor” – Livro- Procura-se um coração – Leitura e discussão dos capítulos lidos.
Conto: Porquinho-da-índia – Escrita/Leitura/
Interpretação no caderno.
Trabalhando Verbos – Tempo Pretérito/Futuro- Atividades.

OBJETIVOS

Utilizar e valorizar o repertório linguístico de sua comunidade para despertar o prazer pela leitura.

CONTEÚDO

Fábula: O galo que logrou a raposa – Leitura, escrita e interpretação.
Atividades de Ortografia no caderno.
Ditado de frases

OBJETIVOS

Localizar informações implícitas no texto.

CONTEÚDO

Texto: A reunião dos Ratos – Esopo – Leitura, escrita e interpretação.
Atividades de Preposições.
Ditado de um pequeno texto em português.

OBJETIVOS

Extrair informações não explicitadas, apoiando-se em deduções.

CONTEÚDO

Texto: Bolinhos de Chuva – Tereza Noronha- Leitura, explicação e interpretação. Produção Textual: Receita de comida do Haiti
Diálogo em Português.

OBJETIVOS

Identificar a estrutura do gênero receita – texto instrucional.

CONTEÚDO

Texto: Declaração universal do moleque invocado. Leitura/Escrita e Interpretação.
OBJETIVOS

Ler os direitos das crianças de uma forma bem humorada.

CONTEÚDO

Fábula: A mosca e a formiguinha – Monteiro Lobato – Leitura, escrita e interpretação.
Ditado de frases.
Diálogo em Português.

OBJETIVOS

Ampliar a capacidade de reconhecer as intenções do enunciado.

CONTEÚDO

Texto: A verdadeira amizade – Leitura, escrita e interpretação.
Atividades sobre Pronomes no caderno.
Ditado de palavras.

OBJETIVOS

Contribuir com o hábito da leitura como fonte de informação e apoderamento  de  conhecimento.

CONTEÚDO

Poema: No meio do Caminho – Carlos Drummond de Andrade- Leitura, escrita e interpretação.

OBJETIVOS

Desenvolver hábitos de leitura para a formação de bons leitores.

CONTEÚDO

Texto: A menina e o cachorro – Leitura, escrita e interpretação.
Atividades de Ortografia
Diálogo em Português.

OBJETIVOS

Identificar a finalidade de diferentes gêneros textuais.

CONTEÚDO
Texto – Conto acumulativo – Estória da coca – Leitura, escrita e interpretação.
Ditado de Palavras.
Atividades sobre Sujeito e Predicado.

OBJETIVOS

Interpretar recursos figurativos.

CONTEÚDO
Poema: Tempestade – Henriqueta Lisboa –
Leitura, escrita e interpretação.
Repetição, prefixos e sufixos – Atividades no caderno.
Ditado de um pequeno texto.
Diálogo em Português.

OBJETIVOS

Ampliar e aperfeiçoar as possibilidades de comunicação.


CONTEÚDO

Poema: O ovo de galinha – João Cabral de Melo Neto – Leitura, escrita e interpretação.
Atividades de Ortografia.

OBJETIVOS

Promover o contato mais frequente com esse gênero textual.

CONTEÚDO

Lenda: O corpo de Mandi – Leonardo Boff – Leitura, escrita e interpretação.
Ditado de Frases.
Diálogo em Português.

OBJETIVOS

Distinguir os diversos gêneros de texto e compreender as diferentes intencionalidades.

CONTEÚDO
Texto: O dia do Fico – História da Independência do Brasil – Leitura e Interpretação
- Ditado de Frases
Leitura: Conto – O Carregador de notícias III.

OBJETIVOS

Resgatar a memória através da leitura do texto da independência do Brasil.


CONTEÚDO

Texto: Felício, o cavaleiro marinho.
Escrita/Leitura e Interpretação.

Atividades de produção textual.

OBJETIVOS

Perceber as ideias mais importantes de um texto.


CONTEÚDO

Conto: O macaco de óculos. Leitura/Escrita e Interpretação no caderno.

OBJETIVOS

Identificar a organização do conto.


CONTEÚDO

Filme: Mãos Talentosas. A história de Benjamin Carson.
Temática: Exemplo de Superação.
  
OBJETIVOS

Entender o gênero filme como uma produção cinematográfica.
















terça-feira, 22 de janeiro de 2019

FILME(ATIVIDADES): KENOMA - DIREÇÃO: ELIANE CAFFÉ - COM SINOPSE E QUESTÕES GABARITADAS

Filme(atividades): KENOMA

Data de lançamento 1998 (1h 50min)
Direção: Eliane Caffé
Nacionalidade Brasil

SINOPSE E DETALHES

        Jonas (Enrique Diaz) chega em Kenoma, um pequeno povoado que fica no "fim do mundo" e é habitado por trabalhadores rurais, garimpeiros e pequenos comerciantes. Jonas permanece no local atraído pela jovem Tari (Mariana Lima). O modo de vida em Kenoma é primitivo. Entre os habitantes destaca-se Lineu (José Dumont), que se dedica há 20 anos à tarefa de, em um moinho abandonado, construir uma máquina capaz de produzir constantemente sem necessidade de combustível: o moto-perpétuo. Obcecado pelo sonho de instalar em Kenoma a primeira máquina auto suficiente, Lineu converte sua existência numa infinita sucessão de tentativas e fracassos. Ele não investe apenas contra as leis da física, que o frustam em cada uma de suas tentativas, como também contra os anseios de Gerônimo (Jonas Bloch), dono do moinho e maior proprietário da região, opositor de sua invenção. Pragmático, Gerônimo quer fazer de Kenoma uma cidade próspera. Para ele a máquina de Lineu é um empreendimento que não funciona, mas consome tempo e energia. Jonas alia-se a Lineu, mais fascinado por sua determinação do que por sua obra. Enquanto cresce a cumplicidade entre os dois, aumenta a dificuldade de Jonas concretizar seu amor por Tari paralelamente à busca pela realização de um antigo sonho da humanidade: o moto perpétuo.

Entendendo o filme:

01 – Quem eram os habitantes de Kenoma?
      Era habitado por trabalhadores rurais, garimpeiros e pequenos comerciantes.

02 – O artesão Lineu sofria oposição de quem?
      De um poderoso proprietário de terras local.

Texto para as questões 3 a 5.
         O espectador de olhar imediatista talvez tenha dificuldade para apreender a principal qualidade de Kenoma. Tal mérito não ocupa a tela de modo escancarado, mas por meio do acúmulo de imagens. É preciso aceitar o ritmo cadenciado e os silêncios da narrativa para perceber a sintonia da direção com o ambiente retratado – um grotão esquecido do Brasil, registrado por uma câmera realista, as vezes documental, mas com toques lúdicos. Mérito significativo em se tratando de um relato de investigação sobre uma realidade social e geográfica distante dos realizadores. Ainda mais em uma época tomada por filmes, cujo ritmo acelerado impede a permanência das imagens na retina e a apreensão de seus significados após a sessão. (Época, 31/08/98, p. 89).

03 – Considere as seguintes afirmações:
I – A qualidade do filme encontra-se na adequação do estilo ao tema desenvolvido.
II – Espectadores de olhar imediatista não conseguem apreciar filmes que mostram lugares distantes do meio urbano.
III – Filmes cuja narrativa tem ritmo cadenciado exigem do espectador uma atitude diversa da que ele é habitual.
Está correto, em relação ao texto, apenas o que se afirma em:
a)   I e II.
b)   I e III.
c)   II e III.
d)   I.
e)   I, II e III.

04 – O termo mérito em “Tal mérito não ocupa...” refere-se a:
a)   Kenoma.
b)   Olhar imediatista.
c)   Acúmulo de imagens.
d)   Principal qualidade.
e)   Modo escancarado.

05 – No 2° período do texto, o advérbio não localizar-se-ia melhor no posto imediatamente antes do elemento que está negando:
a)   Tal mérito.
b)   A tela.
c)   De modo escancarado.
d)   Por meio do acúmulo.
e)   De imagens.

06 – No filme, uma das personagens, Lineu, é um artesão que sonha construir um motor que não precise de energia para funcionar. Se esse projeto tivesse sucesso, estaria necessariamente violada a:
a)   Primeira Lei de Newton.
b)   Lei da Conservação da Energia.
c)   Lei da Conservação da Quantidade de Movimento.
d)   Primeira Lei de Kirchhoff.
e)   Lei de Snell-Descartes.

07 – Qual era o sonho do artesão Lineu, acalentava há 20 anos e tenta realizar?
      Construir a máquina de movimento perpétuo, que fabrique energia, ou seja, extraia ela do “nada”.