sexta-feira, 22 de dezembro de 2017

CRÔNICA: NO AEROPORTO - CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE - COM GABARITO

CRÔNICA: No Aeroporto
Carlos Drummond de Andrade
 

     Viajou meu amigo Pedro. Fui levá-lo ao Galeão, onde esperamos três horas o seu quadrimotor. Durante esse tempo, não faltou assunto para nos entretermos, embora não falássemos de vã e numerosa matéria atual. Sempre tivemos muito assunto, e não deixamos de explorá-lo a fundo. Embora Pedro seja extremamente parco de palavras e, a bem dizer, não se digne pronunciar nenhuma. Quando muito, emite sílabas; o mais é conversa de gestos e expressões, pelos quais se faz entender admiravelmente. É o seu sistema.
         Passou dois meses e meio em nossa casa, e foi hóspede ameno. Sorria para os moradores, com ou sem motivo. Plausível. Era a sua arma, não direi secreta, porque ostensiva. A vista da pessoa humana lhe dá prazer. Seu sorriso foi logo considerado sorriso especial, revelador de suas boas intenções para com o mundo ocidental e o oriental, e em particular o nosso trecho de rua. Fornecedores, vizinhos e desconhecidos, gratificados com esse sorriso (encantador, apesar da falta de dentes), abonam a classificação.
         Objeto que visse em nossa mão, requisitava-º Gosta de óculos alheios (e não os usa), relógio de pulso, copos, xícaras e vidros em geral, artigos de escritório, botões simples ou de punho. Não é colecionador; gosta das coisas para pegá-las, mirá-las e (é seu costume ou sua mania, que se há de fazer) pô-las na boca.
         Quem não o conhecer dirá que é péssimo costume, porém duvido que mantenha este juízo diante de Pedro, de seu sorriso sem malícia e de suas pupilas azuis – porque me esquecia dizer que tem olhos azuis, cor que afasta qualquer suspeita apressada, sobre a razão íntima de seus atos.
          Poderia acusá-lo de incontinência, porque não sabia distinguir entre os cômodos, e o que lhe ocorria fazer, fazia em qualquer parte? Zangar-me com ele porque destruiu a lâmpada do escritório? Não. Jamais me voltei para Pedro que não me sorrisse; tivesse eu um impulso de irritação, e me sentiria desarmado com a sua azul maneira de olhar-me.
          Eu sabia que essas coisas eram indiferentes à nossa amizade – e, até, que a nossa amizade lhes conferia caráter necessário, de prova; ou gratuito, de poesia e jogo.
             Viajou meu amigo Pedro. Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro já vivido e puído. De repente o aeroporto ficou vazio.
                                                               Carlos Drummond de Andrade
Entendendo o texto:

01 – Como você classificaria Pedro: uma pessoa egoísta ou egocêntrica? Justifique sua resposta.
      Uma pessoa egocêntrica, porque faz de tudo pra chamar a atenção pra si.

02 – O gênero textual ao qual se enquadra o texto “No aeroporto”, de Carlos Drummond de Andrade, é:
a) Conto.
b) Fábula.
c) Crônica.
d) Ensaio.

03 – Qual a intenção do narrador ao usar a expressão grifada no trecho abaixo?
“Era a sua arma, não direi secreta, porque ostensiva.”

a)   Destacar o poder do sorriso de Pedro na vida das pessoas.
b)   Apreciar a ousadia de Pedro quando sorri para as pessoas.
c)   Mostrar o sorriso como elemento de fantasia na vida de Pedro.
d)   Expressar a influência que o sorriso dissimulado exerce.
e)   Demonstrar a inquietação de Pedro ao sorrir para as pessoas.

04 – Que significa a palavra sublinhada sugere no contexto?
“Fico refletindo na falta que faz um amigo de um ano de idade a seu companheiro já vivido e puído”.
      O significado pode ser: usado, gasto, mirrado, surrado e no caso do texto idoso, viveu muitos anos.

05 – Pela descrição do autor a respeito de Pedro no início do texto, como Pedro nos parece?
      Uma pessoa de poucas palavras, ou quase nenhuma. O mais é conversa de gestos e expressões. É o seu sistema.

06 – E afinal quem é Pedro?
      É o neto do escritor.

07 – Em que momento do texto você percebeu que o amigo de que o autor fala é uma criança bem pequena?
      Resposta pessoal do aluno. 

08 – Qual é a característica do amigo Pedro que mais chama a atenção do cronista?
      Seu sorriso – que a todos cativava.

09 – Também há nesta crônica pontos em que o autor diz as coisas com certo humor. Identifique alguns deles. 

       Como o autor só vai revelar que está falando de uma criança de um ano de idade no último parágrafo, as referências aos costumes e comportamentos do Pedro têm sempre um lado engraçado. A referência, por exemplo, ao sorriso encantador, apesar da falta de dentes. Os cuidados para que o sono de Pedro não fosse perturbado. A atitude de Pedro de tudo requisitar e pôr na boca.  
  
10 – A viagem do neto faz o cronista pensar na vida. Que sentimento ele expressa ao final do texto?
      Certamente, a solidão e a tristeza.  
     
11 – Observe, por fim, as diferentes formas que o autor usou para fazer referência à cor dos olhos do neto. Observe também que ele começa falando dos olhos e termina por referir-se ao olhar. Que efeito de sentido tem esse deslocamento na descrição que o autor faz do neto? 
      Talvez o efeito de sentido mais forte de mudar do olho para o olhar seja precisamente a ênfase que o autor quer dar à interlocução que se estabelecia entre ele e o neto pela troca de olhares (contato interpessoal sempre muito forte, em especial na fase em que a criança é muito pequena e ainda não fala). 


POEMA : TOADA DE TERNURA - THIAGO DE MELLO - COM GABARITO

POEMA: TOADA DE TERNURA
Thiago de Mello

para Leonardo, um menino meu amigo

Meu companheiro menino,
perante o azul do teu dia,
trago sagradas primícias
de um reino que vai se erguer
de claridão e alegria.

É um reino que estava perto,
de repente ficou longe,
não faz mal, vamos andando,
porque lá é nosso lugar.

Vamos remando, Leonardo,
porque é preciso chegar.
Teu remo ferindo a noite,
vai construindo a manhã.
Na proa do teu navio,
chegaremos pelo mar.

Talvez cheguemos por terra,
na poeira do caminhão,
um doce rastro varando
as fomes da escuridão.
Não faz mal se vais dormindo,
porque teu sono é canção.

Vamos andando, Leonardo.
Tu vais de estrela na mão,
tu vais levando o pendão,
tu vais plantando ternuras
na madrugada do chão.

Meu companheiro menino,
neste reino serás homem,
um homem como o teu pai.
Mas leva contigo a infância,
como uma rosa de flama
ardendo no coração:
porque é da infância, Leonardo,
que o mundo tem precisão.

Santiago do Chile, novembro de 1964.
                                                           Thiago de Melo. Faz escuro mas eu canto.
                                                                    Rio de Janeiro: Record, s. d p.27-28.

1 – O que a expressão " companheiro menino" revela quanto ao sentimento do eu lírico em relação ao menino?
      Revela um simplicidade e humildade como um menino.

2 – O que você entende pela imagem "azul do teu dia", do segundo verso?
      Um dia alegre e muito bonito.

3 – O pendão é frequentemente usado para identificar uma tropa ou um exército. Na 5ª estrofe do poema o pendão anuncia guerra?
      Não. Ele vai plantando paz e ternuras.

4 – O que o menino leva em sua jornada?
      A infância.

5 – Por que, segundo os versos finais, o mundo precisa da infância?
      Porque a infância é que traz a paz no coração de todos.

6 – Justifique o título com ideias do poema.
      Toada de ternura: é formada por alegria, canção, ternuras, companheirismo e coração.

7 – Para você o que é ternura?
      Resposta pessoal do aluno.

8 – O que podemos fazer para tornar o mundo mais terno?
      Plantarmos mais amor, paz e solidariedade no coração das pessoas.

9 – Segundo o poeta, o mundo precisa da infância. Você concorda com ele? caso não, de que o mundo precisa?
      Resposta pessoal do aluno.

10 – Para você como seria um mundo ideal?
      Resposta pessoal do aluno.




CRÔNICA: O BAILE - MIRNA PINSKY - COM GABARITO

   CRÔNICA: O BAILE
                        Mirna Pinsky

  Levei um monte de tempo me vestindo. Não tinha roupa que servisse. Não gosto de festas, bailes menos ainda. A Morecy faz 13 anos. Eu não sei que roupa a gente tem que pôr quando a melhor amiga da gente faz 13 anos. Pra falar a verdade, preferia ter pego uma gripe e curtido febre na cama. Não pus o vestido verde porque fico com cara de defunto. O amarelo ficou dançando, acho que emagreci. Como sempre, acabei indo com o xadrezinho, que é meio manjado, mas me sinto bem.
    Não consegui entrar em acordo com a minha cara no espelho. Não gosto do meu cabelo liso e muito fino. Nem da minha cara sem pó de arroz. Mas também de pó de arroz não fico bem.
      Acho que levei umas duas horas me aprontando. Cheguei tarde, todo mundo já estava lá. Tinha luz negra, um montão de gente dançando e eu encabulei vendo o Luiz do outro lado do salão, conversando com os amigos.
        Fiquei de pé também, falando com Maria Luíza, aquela bem alta que todo mundo tira sempre pra dançar porque é linda, parece Dominique Sanda. Pegamos uns copos com guaraná e ficamos bebendo, enquanto ela me contava a briga que tinha tido com a D. Rita. Depois nós fomos dançar sozinhas mesmo. E na quarta música o Luiz veio falar comigo.
       Foi daí que a gente saiu pro terraço e ele perguntou se eu gostava mesmo dele. Disse que sim. E é verdade, eu gosto um pouco dele. Então ele disse que se eu gostava mesmo era pra eu dar um beijo nele. Eu dei, no rosto. Ele disse que ali não valia, tinha que ser na boca. Ele falava e sorria, mas eu percebi que ele estava um pouco sem jeito, porque toda hora olhava pros lados, pra ver se não vinha ninguém.
        Daí ele pegou na minha mão e depois me abraçou e ficou falando que gostava muito de mim, que eu tinha um cabelo bem macio, e eu pensei que poderia ser macio, mas era fino e liso demais. Daí ele disse que não gostava de menina que usava pintura, que ficava com cara de palhaço e que eu era bem natural. Foi bem essa palavra que ele usou: natural. Achei engraçado falar assim, mas também achei legal ele falar desse jeito. Aí ele foi chegando, me beijando o cabelo, a testa, descendo pelo nariz e eu deixando porque vinha subindo em mim um calor gostoso, uma espécie de moleza que eu nunca tinha sentido antes...

(Mirna Pinsky. Iniciação. Belo Horizonte, Comunicação, 1980)

Entendendo o Texto:

1 – Quem é a principal personagem do texto? Dê duas características dela.
      O eu poético. Cabelo liso e muito fino, a cara sem pó de arroz.

2 – Como essa personagem se sente em relação à festa?
      Ela não gosta de festa, bailes menos ainda.

3 – Por que a narradora demora “umas duas horas” para se arrumar para a festa?
      Porque não conseguia achar uma roupa que servir-se, como arrumar os cabelos e a maquiagem.

4 – Marque a alternativa correta em relação ao(s) sentimento(s) que a narradora precisou vencer para ir ao baile.
I – Medo
II – Angústia
 III – Pânico
IV – Insegurança
V – Euforia
a) Apenas a I está correta.
b) Apenas a II e III estão corretas.
c) Apenas A I e IV estão corretas.
d) Apenas a II e V estão corretas.
e) Todas as alternativas estão corretas.

5 – Muitas vezes o texto nos dá pista do tempo e do espaço da narração. Em sua opinião em que época este tipo de “paquera” ocorreu? Justifique sua resposta com elementos do texto.
      Resposta pessoal do aluno.


quinta-feira, 21 de dezembro de 2017

EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA: ELEMENTOS MÓRFICOS/ADJETIVO/NUMERAL/PRONOMES/VERBO E ADVÉRBIO - COM GABARITO

EXERCÍCIOS DE GRAMÁTICA


01 – Indique os elementos mórficos das seguintes palavras:
(Quando não existe vogal temática, o radical coincide com o tema).

a)   Disséssemos.
Radical: diss
Vogal temática: -e
Tema: disse.
Desinência do pretérito imperfeito do subjuntivo: -sse.
Desinência da 1ª pessoa plural: -mos.

b)   Gostavam.
Radical: gost
Vogal temática: -a
Tema: gosta.
Desinência do imperfeito do indicativo: -va
Desinência da 3ª pessoa plural: -m.

c)   Igualdade.
Radical: Igual
Tema: Igual
Sufixo: -dade

d)   Pensamento.
Radical: Pens
Vogal temática: -a
Tema: Pensa
Sufixo: -mento

e)   Arredamentos.
Radical: Arred
Vogal temática: -a
Tema: arreda
Sufixo: -mento
Desinência de número: -s

f)    Infelizmente.
Radical: Feliz
Tema: Feliz
Prefixo: In
Sufixo: -mente.

02 – Destaque os sufixos das seguintes palavras:
Barbearia, bronquite, ciclista, escorregadio, opúsculo, civilizar, paralizar,
Férreo, vidraceiro, comodamente, marquesa, mesinha, pazinha.

03 – Com auxílio de sufixos adequados, derive adjetivos de:
Anel: anelado.               Círculo: circulante.              Cone: cônico.
Esfera: esférico.            Ovo: ovular.                         Face: faceta.
Estrela: estrelar.            Barba: barbeiro.                  Guerra: guerreiro.
Cólera: colérico.            Ferrugem: ferrugento.          Riso: risonho.
Primavera: primaveril.   Índio: indígena.

04 – Dê os adjetivos terminados em –eo, correspondentes aos substantivos abaixo:
Corpo: corpóreo.                 Ouro: áureo.                     Mármore: marmóreo.
Sangue: sanguíneo.            Osso: ósseo.                    Neve: níveo.
Enxofre: sulfúreo.                Chumbo: plúmbeo.          Prata: argênteo
Fogo: ígneo.                        Rosa: róseo.                    Cinza: cinéreo.

05 – Usando sufixos e prefixos, substitua as expressões destacadas por palavras equivalentes:
a)   Fidel Castro discursou duas horas sem interrupção.
Fidel castro discursou duas horas ininterruptamente.
b)   Pouco a pouco ela foi merecendo nossa confiança.
Gradativamente ela foi merecendo nossa confiança.
c)   Ele desenhou a metade de um círculo no caderno.
Ele desenhou um semicírculo no caderno.
d)   No cinema, eles sentaram-se quase na última fila.
No cinema, eles sentaram-se penúltima.
e)   O jogador praticou a falta com premeditação.
O jogador praticou a falta premeditadamente.

06 – Faça o exercício usando os sufixos.
a)   Esta toalha não pode ser lavada.
Esta toalha não é lavável.
b)   Eis ai uma zona de pântanos.
Eis ai uma pantanosa.
c)   O pão parecia transformado em pedra.
O pão parecia petrificado.
d)   A planilha poderia ser executada.
A planilha era exequível, executável.

07 – Forme cognatos (palavras com mesmo radical) a partir das palavras.
a)   Cruz: cruzada, cruzeiro, crucifixo, cruzado.
b)   Amigo: amizade, amigável, amigado.
c)   Pedra: pedregulho, pedreira, pedreiro, empedrado.

08 – Qual é o item incorreto quanto à classificação dos elementos mórficos dos verbos a seguir?
a)   Desenganar (vogal temática)
b)   Desengane (desinência modo-temporal)
c)   Desengano (vogal temática)
d)   Desenganemos (desinência número-pessoal).

09 – Em cada uma das palavras seguintes ocorre um prefixo latino. Identifique-o e escreva o seu significado.
a)   Desrespeito: Des – negação.
b)   Exportação: Ex – para fora.
c)   Infiel: In – negação.
d)   Injetar: In – para dentro.
e)   Retroagir: Retro – movimento para trás.

10 – Por meio de sufixos adequados, derive verbos das seguintes palavras:
a)   Central: centralizar                    h) Barba: barbear.
b)   Forte: fortalecer.                        i) Guerra: guerrear.
c)   Análise: analisar.                       j) Amarelo: amarelar.
d)   Prega: pregar.                           l) Riso: rir.
e)   Braço: bracejar.                        m) Ameno: amenizar.
f)    Flor: florear/florir                       n) Salto: saltar.
g)   Estrela: estrelar.                       o) Fértil: fertilizar.

11 – Numere as palavras da coluna da esquerda de acordo com a significação do sufixo:
(2) Frondoso.                                      (1) Naturalidade.
(4) Homicídio.                                     (2) Abundância.
(5) Apendicite.                                    (3) Diminuição.
(6) Parlamentarismo.                          (4) Crime.
(1) Peruano.                                        (5) Inflamação.
(3) Flautim.                                          (6) Sistema.

12 – (FUVEST) Os versos envelhecer, enegrecer e apodrecer são formados com prefixos e sufixos, tendo como base o radical de velho, negro e pobre, respectivamente. Dê verbos formados pelo mesmo processo, com o radical das palavras ferver, alto, condente, voar.
      Efervescer, enaltecer, encandescer, esvoaçar.

13 – (MAUÁ) Siga o modelo:
Curar = curável, incurável.
a)   Ler = legível, ilegível.
b)   Eleger = elegível, inelegível.

14 – (UFGO) Na frase “Ela tem um quê misterioso”, o processo de formação da palavra destacada chama-se.
a)   Composição.
b)   Aglutinação.
c)   Justaposição.
d)   Derivação imprópria.
e)   Parassíntese.

15 – (FEI) Há exemplo de palavra formada por prefixação em:
a)   Romaria.
b)   Caipira.
c)   Gibeira.
d)   Pensamento.
e)   Desaventos.

16 – (FEI) Assinale a alternativa correta em relação à formação da palavra:
a)   Vinagre – derivação parassintética.
b)   Girassol – composição por aglutinação.
c)   Realismo – derivação prefixal.
d)   Deter – derivação prefixal.
e)   Planalto – composição por aglutinação.

17 – (FUVEST) Assinale a alternativa em que uma das palavras não é formada por prefixação.
a)   Readquirir / predestinado / propor.
b)   Irregular / amoral / demover.
c)   Remeter / conter / prever.
d)   Irrestrito / antípoda / prever.
e)   Dever / deter / antever.

18 – (UF VIÇOSA) Assinale a alternativa em que a palavra grifada pertence à classe dos substantivos:
a)   O médico louco disse que no hospício não havia telefone.
b)   De médico e de louco, todo mundo tem um pouco.
c)   Sou louco por ti, América!
d)   Ele parecia completamente louco.
e)   A cidade julgava o prefeito louco.

19 – (MAUÁ) Substitua as expressões em destaque por adjetivo correspondente:
a)   Voo de pomba: columbino.
b)   Punição de lei: legal.

20 – (FACESP/FECAP) Assinale o item que apresenta o adjetivo incorreto relacionado ao substantivo:
a)   Lácteo – leite.
b)   Hepático – fígado.
c)   Pluvial – rio.
d)   Bélico – guerra.
e)   Nenhum deles.

21 – Dê o feminino de:
a)   Elefante: elefanta.                 f) Pavão: Pavoa.
b)   Monge: monja.                      g) Rajá: rani.
c)   Cão: cadela.                          h) Zangão: abelha.
d)   Anão: anã.                              i) Hóspede: hóspeda/hóspede.
e)   Charlatão: charlatã.

22 – Preencha a lacuna das seguintes frases com o respectivo feminino:
a)   O embaixador e a embaixatriz estavam no aeroporto.
b)   O cavalheiro e a dama dançavam alegremente no salão.
c)   O cavaleiro e a amazona participam dos torneios de Barretos.
d)   O espião e a espiã foram barrados na entrada do prédio.
e)   O profeta, a profetisa, o poeta, a poetisa estavam na festa de Baco.

23 – Complete as frases abaixo com os seguintes coletivos: miríades, matilha, hordas, século, tropilha, alcateia, caravana, baixela, renques, chorrilho, legião.
a)   A caravana foi atacada por uma alcateia de lobos famintos.
b)   No século V, a Europa foi invadida por hordas de bárbaros.
c)   Entre os renques de árvores floridas revoavam miríades de insetos zumbidores.
d)   A água-marinha guia a tropilha pelos descampados.
e)   A baixela era de fino lavor.
f)    Quando te entusiasmas, dizes um chorrilho de disparates.
g)   Os caçadores açulavam a matilha contra a caça.
h)   À noite, no espaço, vinha a negra legião de sombras espargindo.

24 – Dê o significado de:
a)   O cabeça: chefe.                   d) O grama: peso.
b)   O cura: pároco.                     e) O lente: professor.
c)   O língua: intérprete.              f) O rádio: aparelho.

25 – (FUVEST) Complete os espaços em branco com o ou a, conforme o gênero do substantivo destacado:
a)   Desta vez o eclipse da Lua será apenas parcial.
b)   Uma gorjeta e o empregado lhe conseguiu o champanhe.
c)   A sentinela sofria nas mãos do seu capitão.
d)   Apesar da ameaça, não explodiram a dinamite.
e)   É possível que se libere o lança-perfumes para o carnaval.

26 – Flexione no plural:
a)   Mês: meses.                          h) Sol: sóis.
b)   Canil: canis.                           i) Álbum: álbuns.
c)   Caráter: carácteres.               j) Projétil: projéteis.
d)   Rês: reses.                            l) Sal: sais.
e)   Espécime: espécimes.          m) fã: fãs.
f)    Hífen: hifens.                         n) Túnel: túneis.
g)   Réptil: répteis.                       o) Mal: males.

27 – (FEI-SP) Qual o substantivo de grau normal?
a)   Animalzinho.
b)   Carinho.
c)   Peixinho.
d)   Cachorrinho.

28 – (FUVEST) Esse doutorzinho não acerta um diagnóstico sequer! O diminutivo de doutor revela:
a)   Tamanho.
b)   Intensidade.
c)   Ironia.
d)   Forma.
e)   N.D.A.

29 – Complete com o adjetivo derivado do substantivo dos parênteses:
a)   Atravessamos as ruas caóticas de São Paulo (caos).
b)   Seus bilhetes eram versados numa linguagem lacônica (lacônia).
c)   Os ratos são animais daninhos (danos).
d)   Todos temiam seus ditos ferozes (feroz).
e)   O diretor era um homem fleumático (fleuma).

30 – Diga os graus dos adjetivos:
a)   A intemperança não é menos funesta que a preguiça.
Comparativo de inferioridade.
b)   As abelhas são tão operosas quanto as formigas.
Comparativo de igualdade.
c)   O homem é o pequeníssimo bicho da terra, de que fala o Camões.
Superlativo absoluto sintético.
d)   Os mais arrojados em falar são ordinariamente os menos profundos em saber.
Superlativo relativo de superioridade e inferioridade.

31 – Preencha as lacunas com o superlativo absoluto sintético erudito dos adjetivos entre parênteses.
a)   Paula era uma amiga simpaticíssima (simpática)
b)   Notabilíssimos (notáveis) sábios rendem homenagem ao Deus altíssimo / supremo (alto).
c)   “Um dever amaríssimo!” (Amargo). Machado de Assis.

32 – Classifique a palavra melhor nos exemplos abaixo:
(1) Comparativo de superioridade de bom.
(2) Superlativo relativo de bom.
(3) Comparativo de superioridade de bem.
(1) A água é a melhor das bebidas.
     (3) Sabe isto melhor do que eu.
     (2) Seu plano é melhor do que o meu.

33 – (FEI-SP) Assinale o grau correto do adjetivo completa na frase:
“... que me deu ao corpo a mais completa imobilidade”.
a)   Superlativo absoluto sintético.
b)   Comparativo de superioridade.
c)   Superlativo absoluto analítico.
d)   Superlativo relativo.
e)   N.D.A.

34 – (FMU-SP) Nas orações: “Este livro é melhor do que aquele” e “Este livro é mais lindo que aquele”, há os graus comparativos:
a)   Superioridade, respectivamente sintético e analítico.
b)   Superioridade, ambos analíticos.
c)   Superioridade, ambos sintéticos.
d)   Relativo.
e)   Superlativo.

35 – (FMU-SP) Assinale a única alternativa em que se encontram as formas corretas do superlativo erudito dos adjetivos: soberbo, malévolo e magro.
a)   Soberbíssimo, malevolíssimo, magérrimo.
b)   Magríssimo, malevoléssimo, soberbílimo.
c)   Soberbíssimo, malevolentíssimo, macérrimo.
d)   Soberbérrimo, magrílimo, malevolentérrimo.
e)   Magérrimo, superbérrimo, malevolentílimo.

36 – (UFPB) Em “A torre é muito alta”, a expressão em negrito é:
a)   Superlativo relativo de superioridade
b)   Superlativo absoluto sintético.
c)   Comparativo de superioridade.
d)   Superlativo absoluto analítico.
e)   Comparativo relativo.

37 – (CTA/COMPUTAÇÃO-SP) As expressões um homem sábio e clima salubre ficarão corretas com o adjetivo no superlativo absoluto sintético erudito:
a)   Um homem sabidíssimo e clima salubríssimo.
b)   Um homem sapientíssimo e clima salubérrimo.
c)   Um homem muito sábio clima muito salubre.
d)   Um homem sabidíssimo e clima salubridíssimo.
e)   N.D.A.

38 – (CTA/COMPUTAÇÃO- SP) Os superlativos sintéticos eruditos de negro, veloz e bom são, respectivamente:
a)   Negríssimo, velocíssimo, ótimo.
b)   Nigérrimo, velocíssimo, ótimo.
c)   Nigérrimo, velocíssimo, boníssimo.
d)   Negríssimo, velocíssimo, boníssimo.
e)   N.D.A.

39 – (PUCCAMP-SP) Se a altíssimo corresponde alto, a celebérrimo, libérrimo, crudelíssimo, humílimo, paupérrimo, respectivamente, há de corresponder:
a)   Célebre, libero, cruel, úmido, pobre.
b)   Célebre, livre, cru, úmido, pobre.
c)   Célebre, livre, cruel, humilde, pau.
d)   Célebre, livre, cruel, humilde, pobre.
e)   Célebre, livre, cru, humilde, pobre.

40 – (FUVEST) Assinale a frase incorreta, quanto à flexão do grau adjetivo:
a)   Que tristezas são mais ruins que as nossas?
b)   A proposta era mais boa do que má.
c)   A proposta era mais má do que boa.
d)   Minha casa é mais grande do que pequena.

41 – (UEPG-PR) Assinale a alternativa em que o superlativo entre parênteses não se refere ao adjetivo:
a)   Alto (supremo).
b)   Doce (dulcíssimo).
c)   Mau (péssimo).
d)   Pequeno (ínfimo).
e)   N.D.A.

42 – (FUVEST-SP)
a)   Dê o numeral correspondente a três vezes maior e o correspondente a três vezes menor.
Três vezes maior: triplo.
Três vezes menor: um terço.
b)   A palavra primeiro é um ordinal. Dê o ordinal correspondente a 1.075:
Milésimo septuagésimo quinto.

43 – (PUCCAMP-SP) Os ordinais referentes aos números 80, 300, 700, 900 são, respectivamente:
a)   Octagésimo – trecentésimo – septingentésimo – nongentésimo.
b)   Octogésimo – trecentésimo – septingentésimo – nongentésimo.
c)   Octingentésimo – tricentésimo – septuagésimo – nonagésimo.
d)   Octogésimo – tricentésimo – septuagésimo – nongentésimo.
e)   N.D.A.

44 – (uf Juiz de Fora - MG) Marque o emprego incorreto do numeral:
a)   Século III (três)
b)   Página 102 (cento e dois)
c)   80° (octogésimo)
d)   Capítulo XI (onze)
e)   X tomo (décimo).

45 – (VUNESP-SP) Assinale o caso em que não há expressão numérica de sentido indefinido:
a)   Ele é o ducentésimo colocado.
b)   Quer que veja este filme pela milésima vez.
c)   “Na guerra meus dedos disparam mil mortes.”
d)   “A vida tem uma só entrada; a saída é por cem portas.”
e)   N.D.A.

46 – (UEM-PR) O numeral aparece registrado de forma incorreta na alternativa:
a)   Só duzentas gramas de queijo?
b)   Na página cento e dois encontrarás as respostas.
c)   Em que ano nasceu o papa Pio Décimo?
d)   O artigo 10 diz que...
e)   Interromperam a novela depois do trigésimo capítulo.

47 – (FMU-SP) Triplo e tríplice são numerais:
a)   Ordinal o primeiro e multiplicativo o segundo.
b)   Ambos ordinais.
c)   Ambos cardinais.
d)   Ambos multiplicativos
e)   Multiplicativo o primeiro e ordinal o segundo.

48 – Complete as frases abaixo com o pronome eu ou com o pronome mim.
a)   Não podia vir até mim.
b)   Sem ti e mim, os alunos não conseguiriam as respostas.
c)   Ela não revelará o segredo sem eu pedir.
d)   Voltou-se contra você e mim.
e)   Foi tão bom para mim receber esta notícia.
f)    Disse para eu tomar conta da criança direitinho.
g)   Vim embora porque não havia nada de interessante para eu fazer.
h)   Todos pediram para eu ficar lá.
i)     Para mim, voltar para a festa seria impossível.
j)     Para eu passar nos exames, tive de estudar bastante.
k)   Será impossível para mim, entrar na faculdade.
l)     Elas deram os documentos para eu guardar.
m) Os documentos foram enviados para mim.

49 – (CEFET-PR) Complete com a forma pronominal adequada:
a)   Carlos, querem falar com você (com você/consigo).
b)   Rose, é melhor levar a bolsa com você (consigo/com você), pois podem roubá-la.

50 – (ITA-SP) O pronome de tratamento usado para cardeais é:
a)   Vossa Santidade.
b)   Vossa Magnificência.
c)   Vossa Eminência.
d)   Vossa Reverendíssima.
e)   N.D.A.

51 – (UNESP-SP) Aponte a letra em que o se dá apenas a ideia de reflexibilidade.
a)   Não se dorme naquele hotel.
b)   Falam-se verdades, brincando.
c)   Fique, não se vá.
d)   Você se alegra com minha presença?
e)   N.D.A.

52 – (UFPG-PR) Onde estão os livros? – Colocaram-nos na estante.
O pronome em destaque pertence à:
a)   Primeira pessoa do plural.
b)   Segunda pessoa do plural.
c)   Terceira pessoa do plural.
d)   A e B estão corretas.
e)   Todas as alternativas estão corretas.

53 – Escreva nos parênteses os números correspondentes às espécies dos pronomes.
(1) Pessoais.                                     (4) Indefinidos.
(2) Possessivos.                                (5) Relativos.
(3) Demonstrativos.                           (6) Interrogativos.
(3) Isto é muito importante.
(4)Todos a olhavam curiosos.
(1) Não o maltratei.
(5) São pessoas a quem quero bem.
(2) Guarde o que é seu.
(6) Que lhe dirá ele?

54 – Classifique a palavra um dos exemplos seguintes:
(1) Artigo indefinido.
(2) Pronome indefinido.
(3) Numeral.

(1) O que um faz, todos aprovam.
(3) Não lhe sobrou um só real.
(2) Lutou como um herói.

55 – Classifique os pronomes:
(S) Pronome substantivo.
(A) Pronome adjetivo.

a) (S) Algo a incomoda?
b) (S) Acreditam em tudo o que dizem.
c) (A) Cada questão vale meio ponto.
d) (S) Encontrei quem pode conversar comigo.
e) (A) Certos meninos gostam de conversar.
f) (A) Há muita bagunça na sala.

56 – (FEI-SP) Indique o sentido da palavra toda nas duas frases abaixo:
a)   Toda vez que Maria Elvira arranjava namorado, Misael mudava de casa.” (Manuel Bandeira).
Advérbio de tempo (quando).
b)   “Imaginava-se em carne viva, toda vermelha.” (Graciliano Ramos).
Advérbio de modo (inteira).

57 – Dê os substantivos cognatos de verbos seguintes:
a)   Incumbir: Incumbência.                   e) Abster-se: abstenção/abstinência.
b)   Admoestar: Admoestação.              f) Deter: detenção.
c)   Pretender: pretensão.                     g) Entreter-se: entretenimento.
d)   Avassalar: avassalado.          

58 – Escreva nos espaços o presente do indicativo ou do subjuntivo dos verbos entre parênteses:
a)   A História restaura o passado (restaurar).
b)   Farei tudo para que os dois se reconciliem (reconciliar).
c)   Alguns se vangloriam do que não fizeram (vangloriar).
d)   Estouram os morteiros e espocam os foguetes (estourar/espocar).
e)   É preciso que se averigue a causa e se obvie o ml (averiguar/obviar).
f)    Peço-te que não afrouxes o passo nem interceptes o de ninguém (afrouxar/interceptar).
g)   Aconselho-os a que viajem amiúde, para que lhe ampliem seus conhecimentos (viajar/ampliar).
h)   Ele gesticula e vocifera contra os que lhe impugnam as opiniões (gesticular/vociferar/impugnar).

59 – Dê as pessoas pedidas:
a)   Taquigrafar – 3ª pessoa singular presente indicativo.
Taquigrafa.
b)   Deliciar – 2ª pessoa plural imperativo afirmativo.
Deliciai vós.
c)   Pretender – 2ª pessoa plural imperativo negativo.
Não pretendai vós.
d)   Distinguir – 2ª pessoa plural imperativo afirmativo.
Destingui vós.

60 – Dizer a voz dos verbos (ativa/passiva/reflexiva):
a)   Laranjas eram vendidas a três por dois. Ativa.
b)   Os abusos, como os dentes, nunca se arrancam sem dores. Reflexiva.
c)   Os moradores entreolharam-se decepcionados. Reflexiva.
d)   Quem nunca comeu melado, quando come, se lambuza. Ativa.
e)   A cidade estava citiada pelo exército romano. Passiva.

61 – Eu trabalho na cidade. Eu trabalhei na cidade. Eu trabalharei até mais tarde.
Das formas verbais grifadas, quais são rizotônicas?
      Somente a primeira: eu trabalho na cidade.

62 – Qual o tempo verbal usado para indicar uma ação passada em relação a outra ação passada?
      Mais – que – perfeito.

63 – Assinale a correta: “Brasil, ame-o ou deixe-o”.
a)   Os verbos estão no modo indicativo.
b)   Há um verbo no imperativo e outro no indicativo.
c)   Os dois verbos estão no modo imperativo.
d)   Há um verbo na primeira e uma na segunda conjugação.
e)   Há uma forma verbal arrizotônica.

64 – O modo verbal na primeira e uma na segunda conjugação.
a)   Subjuntivo.
b)   Indicativo.
c)   Imperativo.
d)   N.D.A.

65 – Numa das alternativas, há formas rizotônicas. Assinale-a:
a)   Virei/respeitou/estava.
b)   Comprando/negociou/virou
c)   Conto/entra/imagina.
d)   Pensou/tossindo/fazia.
e)   Respondi/serrar/elogiando.

66 – (FEI-SP) Passe a frase para a 2ª pessoa do singular:
“Meu caro Dom Casmurro, não cuide que o dispenso do teatro amanhã; venha (...)”
“Meu caro Dom Casmurro, não cuides que o dispenso do teatro amanhã; vem (...)”.

67 – (FEI-SP) Na expressão “Deus te favoreça!”, substitua o verbo favorecer por:
a)   Abençoar: Deus te abençoe.
b)   Ouvir: Deus te ouça.
c)   Proteger: Deus te proteja.

68 – (FUVEST) Coloque na forma adequada os verbos entre parênteses:
a)   Ficarei feliz se você manter a calma.
Ficarei feliz se você mantiver a calma.
b)   Quando ele intervir na disputa, foi inábil.
Quando ele interveio na disputa, foi inábil.

69 – (PUC-RS) Assinale a opção que preenche corretamente os pontilhados:
      Se o ..........., ............ –lhe que não procure.
a)   Vir, dize
b)   Vir, diga.
c)   Virem, dizei.
d)   Vires, dize.
e)   Ver, dize.

70 – (UFPR) Qual é o período gramaticalmente incorreto quanto à forma do verbo no particípio?
a)   As luzes estão acesas.
b)   O motorista tinha soltado o volante.
c)   Havia expulsado o chefe de sua casa.
d)   A conta foi pagada pelo irmão.
e)   Tenho aceitado dinheiro.

71 – (MACK-SP) Assinale a(s) alternativa(s) correta(s) quanto ao emprego da forma verbal e some os valores:
1 – Faça o possível, estuda bem a prova.
2 – Se vieres ao colégio, trazes meu livro.
4 – Age com calma, não te importes com os exageros.
8 – Saia de casa e anda um pouco todo dia.
16 – Não esqueça nunca tuas obrigações.
32 – “Ame o teu próximo como a ti mesmo”.
72 – (FAAP) Diga em que forma se encontram os verbos abaixo:
a)   Deixando: gerúndio.
b)   Sentido: particípio.

73 – (FUVEST) ............ em ti, mas nem sempre ............ dos outros.
a)   Creias – duvides.
b)   Crê – duvidas.
c)   Creias – duvidas.
d)   Creia – duvide.
e)   Crê – duvides.

74 – Substitua as locuções grifadas pelos advérbios correspondentes:
a)   A máquina trabalha sem interrupção: ininterruptamente.
b)   O homem repreendeu com aspereza o menino: asperamente.
c)   Agiu com precipitação e sem reflexão: precipitadamente / irrefletidamente.
d)   O rapaz falou com coragem: corajosamente.
e)   Ele falou com clareza para os populares: claramente.
f)    O artista toca e canta ao mesmo tempo: simultaneamente.

75 – Complete as frases abaixo com os advérbios derivados das palavras entre parênteses:
a)   Discutia-se calorosamente (calor).
b)   O morro desabou fragorosamente (fragor).
c)   O juiz o condenou inexoravelmente (inexorável).
d)   Certos remédios agem lentamente (lento).

76 – (FAZLES-SP) Assinale a função morfológica de caro em “Ele vendeu caro as mercadorias.”
a)   Substantivo.
b)   Adjetivo.
c)   Advérbio.
d)   Pronome.
e)   Preposição.

77 – (PUC-SP) “De manhazinha ensinaram que .......” A expressão adverbial expressa:
a)   Diminutivo com valor afetivo.
b)   Aumentativo com valor afetivo.
c)   Diminutivo com valor superlativo.
d)   Locução adverbial com valor modal.
e)   Locução adverbial com valor de situação.

78 – (PUC-SP) Empregue corretamente os advérbios onde e aonde nas lacunas:
a)   Aonde o jegue me quiser levar, nós vamos, porque estamos indo é com Deus! (...) Guimarães Rosa.
b)   “Todos sabem nesta cidade onde e o Oratório de Pedra” (...) Manuel A. Almeida.

79 – (FUVEST) Na passagem: “... apresentando o inventário tão-somente a casinha do povoado”, classifique tão-somente sob o ponto de vista gramatical.
      Expressão denotativa de restrição.

80 – (PUC-MG) Assinale a alternativa em que o termo destacado tem valor de advérbio:
a)   Achei-o meio triste, com o ar abatido.
b)   Não há meio mais fácil de estudar.
c)   Só preciso de meio metro dessa renda.
d)   Encarou-nos esboçando um meio riso.
e)   Ele caiu bem no meio do jardim.

81 – Destaque os advérbios ou locuções adverbiais que se apresentam no seguinte texto:
      “Ele andava meio desconfiado vendo as fontes minguarem. E olhava com desgosto a brancura das manhãs longas e a vermelhidão sinistra das tardes. Agora, confirmavam-se as suspeitas.” Graciliano Ramos.

82 – Preencha os parênteses segundo os advérbios:
a)   Advérbio de tempo.
b)   Advérbio de lugar.
c)   Advérbio de dúvida.
d)   Advérbio de modo.
e)   Advérbio de intensidade.

(d) Ele achou melhor ir embora.
(e) Estivemos bastante satisfeitos com os resultados.
(a) Amanhã será um novo dia.
(b) Os estudantes acamparam logo adiante.
(c) Possivelmente sua carreira tomará novo rumo.

83 – Indique o tipo de relação que há nas preposições em destaque nas seguintes frases:
a)   Relação de lugar.
b)   Relação de modo.
c)   Relação de causa.
d)   Relação de instrumento.
e)   Relação de finalidade.
f)    Relação de tempo.

(f) Não o vejo desde a primavera.
(a) Chegou até a beira da calçada.
(d) Viajarei de carro, odeio avião.
(c) Separaram-se por desconfiança.
(b) Acompanhamos o relato com curiosidade.
(e) Aqui não existe espaço para estes animais.

84 – Assinale a alternativa em que a preposição estabeleça a mesma relação que no modelo.
Modelo: Criaram-na a pão-de-ló.
a)   Desejamos tudo de bom a você.
b)   A julgar por esses resultados, tudo está arruinado.
c)   Feriram-na a pedradas.
d)   Andava a colher algumas flores no jardim.
e)   Ao escurecer, estaremos de volta.

85 – Classifique as conjunções coordenativas de acordo com os seguintes modelos:
a)   Relação de adição.
b)   Relação de oposição.
c)   Relação de alternância.
d)   Relação de conclusão.
e)   Relação de explicação.

(a) Não vieram ao churrasco nem mandaram notícias.
(c) Era amor, ou era ódio.
(e) Ela deve ser famosa, pois todos falam dela.
(b) O lugar era inóspito, mas podia alojar todos.
(d) Saiu daqui faz pouco tempo, portanto não deve ter chegado.

86 – Assinale a alternativa em que a conjunção se iguala ao modelo:
      Modelo: Tudo aconteceu como eles queriam.
a)   Como me atrasei, perdi o metrô.
b)   Andava tão ligeiro como uma lebre.
c)   Subiu para o quarto como um foguete.
d)   Como escorregou, caiu.
e)   Ficou surpresa como esperávamos.

87 – Indique o tipo de relação existente entre as seguintes conjunções subordinativas:
1)   Relação de causa.
2)   Relação de condição.
3)   Relação de consequência.
4)   Relação de tempo.
5)   Relação de finalidade.

(1) Estamos racionalizando água porque está em extinção.
(5) Ande sempre com extintor no carro para que não seja multado.
(3) Havia tanta gente no elevador, que mal dava para respirar.
(2) Caso você queira viajar, faça uma poupança.
(4) Ficamos na festa até que todos fossem embora.

88 – (PUC-Rio) Sublinhe a palavra que completa corretamente a sentença:
a)   Ao fim das investigações, a verdade emergiu tudo ficou bem esclarecido. (Emergiu/imergiu).
b)   Incrivelmente, todas as nossas petições foram deferidas (diferidas / deferidas).
c)   Não é absolutamente aceitável que se discriminem pessoas por religião, sexo ou cor. (Descriminem/discriminem).
d)   Para que todos viajem bem confortáveis, vamos alugar um ônibus maior. (Viagem/viajem).

89 – (ITA-SP) Dadas as sentenças:
1)   Meu pai é corço e não salvadorenho.
2)   Confesso que ela é uma pessoa indefessa.
3)   O passo da cidade é revestido de mármore.

Constatamos que está(estão) correta(s):
a)   Apenas a sentença 1.
b)   Apenas a sentença 2.
c)   Apenas a sentença 3.
d)   Todas as sentenças.
e)   N.D.A.

90 – (OBJ-SP) Assinale a alternativa cujas palavras preenchem corretamente as colunas:
      Foi preso em ........., na ocasião do ............., por haver ........... o regulamento do .................
a)   Flagrante – acidente – infringido – tráfego.
b)   Fragrante – incidente – inflingido – tráfico.
c)   Fragrante – acidente – infringido – tráfego.
d)   Flagrante – acidente – inflingido – tráfico.
e)   Flagrante – incidente – infringido – tráfego.

91 – (UCPR) Assinale a opção em que há correspondência de significado:
a)   Retificar – corrigir.
b)   Surtir – abastecer.
c)   Infringir – transgredir.
d)   Espiar – observar.
e)   Fruir – desfrutar.

92 – (ITA-SP) Dadas as afirmações:
I – Discriminar – destrinçar, separar, discernir.
II – Ruço – forma incorreta de russo quando este significa grisalho, pardacento.
III – Peão – espécie de brinquedo.

Constatamos que está(ão) correta(s):
a)   Apenas a afirmação I.
b)   Apenas a afirmação II.
c)   Apenas a afirmação III.
d)   Todas estão corretas.
e)   N.D.A.

93 – (FUVEST) A ......... cientifica do povo levou-o a ............. de feiticeiros os ............. em Astronomia.
a)   Insipiência – tachar – expertos.
b)   Insipiência – taxar – expertos.
c)   Incipiência – taxar – espertos.
d)   Incipiência – tachar – espertos.
e)   Insipiência – taxar – espertos.

94 – (UNITAU-SP) Complete as orações a seguir escolhendo um dos vocábulos indicados e numerados entre parênteses, para completar o sentido correto das mesmas:
I – ...........o erro, o documento foi aceito. (1) Ratificado, (2) Retificado.
II – O jovem portou-se com ......... e boas maneiras. (3) descrição, (4) discrição.
III – Não tenho capacidade para conversar com pessoa tão ..........(5) iminente, (6) eminente.
IV – O ............ é tão intenso na época de férias que preferimos andar a pé. (7) tráfego, (8) tráfico.
V – Se as leis forem ..........., as penalidades serão aplicadas. (9) infringidas, (10) infligidas.

a)   1 – 4 – 6 – 8 – 10.
b)   2 – 3 – 5 – 7 – 10.
c)   2 – 4 – 6 – 7 – 9.
d)   1 – 4 – 5 – 8 – 9.
e)   1 – 3 – 5 – 8 – 9.

95 – (UFMA) Indique os homônimos ou parônimos, cujas significados estão trocados:
a)   Cínico (relativo à China), sínico (desavergonhado).
b)   Laço (nó), Iasso (cansado).
c)   Assento (banco), acento (sinal gráfico).
d)   Tacha (prego), taxa (imposto).
e)   Arrolhar (pôr rolha), arrulhar (som emitido pelos pombos).

96 – (UNAMA) Assinale as opções em que as formas dos homônimos / parônimos estão corretas e some os valores:
1 – Conhecemos o imérito professor que comprou a chácara.
2 – As reprimendas não surtiram efeito no ladrão que foi prescrito da comunidade.
4 – Não deves delatar os colegas que não compareceram à cessão de educação física.
8 – Onde ele chegará tão apressado? Está faltando bom censo.
16 – A discrição do vestibulando trouxe elogios vultuosos.
32 – O monge rezava em sua sela com ar insosso.
64 – No cumprimento do dever, o guarda infligiu uma multa severa.

97 – (UNIV. Est. Londrina-PR) “O programa de incentivo à agricultura atenderá os agricultores, sem ônus da parte deles.”
      Assinale a alternativa que pode substituir os termos destacados, sem alterar o sentido da frase:
a)   Estímulo – sobrecarga.
b)   Fomento – desgaste.
c)   Exortação – prejuízo.
d)   Financiamento – obrigação.
e)   Desenvolvimento – juros.