segunda-feira, 7 de agosto de 2017

EXERCÍCIOS PARA ENEM - SOBRE ENCONTROS VOCÁLICOS/CONSONANTAIS E DÍGRAFOS – COM GABARITO


EXERCÍCIOS SOBRE: ENCONTROS VOCÁLICOS/CONSONANTAIS E DÍGRAFOS – COM GABARITO

01 – ATIVIDADES DE MORFOLOGIA/ENEM – COM GABARITO
1 – Considere as frases e as considerações sobre elas:
- Marcelo, que trabalha em nosso departamento, declara-se um solteirão convicto.
- O avô disse à neta: - Você é minha princesinha!
- Para dona Salete, todos da vizinhança pertencem à gentalha.
I- Nos termos em destaque, o emprego do aumentativo e diminutivo expressa a ideia de tamanho.
II- Você é um pronome pessoal do caso reto.
III- Todos classifica-se como pronome indefinido, pois se refere aos seres de maneira vaga e imprecisa.
IV- Em “... que trabalha em nosso departamento...”, o pronome em destaque é relativo e se refere a Marcelo.
É correto o que se afirma em:
a)    I e III, apenas.
b)    II e III, apenas.
c)    III e IV, apenas.
d)    I, II e IV, apenas.
e)    I, II, III e IV.

2 – “Esta empada de formato esquisito desceu esquisito na minha garganta”. As palavras sublinhadas são, respectivamente:
a)    Adjetivo, adjetivo.
b)    Substantivo, adjetivo.
c)    Adjetivo, advérbio.
d)    Substantivo, advérbio.

3 – “A nova funcionária começou imediatamente a realizar todas as tarefas que a fizeram permanecer no cargo”. As palavras sublinhadas são respectivamente:
a)    Artigo, preposição, preposição.
b)    Artigo, pronome, pronome.
c)    Preposição, preposição, pronome.
d)    Preposição, pronome, pronome.
e)    Artigo, preposição, pronome.

4 – Em que alternativa o a é pronome demonstrativo?
a)    A que concluir a prova primeiro, será a representante da turma.
b)    Sandrinha sempre foi uma excelente amiga, por isso nós a admiramos muito.
c)    Dediquei minha vida a você.
d)    Aquele a que está no início da frase deveria ser maiúscula
e)    A médica ficou irritada com o desleixo da enfermeira.

5 – “Ele vive à espera de uma milagre”.
      “Ele vive às pressas”.
Os termos destacados são, respectivamente.
a)    Locução prepositiva e locução prepositiva.
b)    Locução adverbial e locução adverbial.
c)    Locução adverbial e locução prepositiva.
d)    Locução prepositiva e locução adverbial.

6 – “Aqueles dois rapazes que roubaram o carro vermelho fugiram, mas o policial os prendeu rapidamente”.
Os termos destacados são, respectivamente:
a)    Pronome demonstrativo, numeral cardinal, substantivo, pronome relativo, adjetivo, conjunção, pronome pessoal do caso obliquo, advérbio.
b)    Pronome demonstrativo, numeral ordinal, substantivo, pronome relativo, substantivo, conjunção, pronome pessoal do caso reto, advérbio.
c)    Pronome indefinido, numeral ordinal, pronome pessoal, pronome relativo, adjetivo, preposição, pronome pessoal do caso reto, adjetivo.
d)    Pronome indefinido, numeral cardinal, substantivo, conjunção, adjetivo, preposição, pronome pessoal do caso oblíquo, adjetivo.
e)    Pronome demonstrativo, numeral cardinal, substantivo, conjunção, pronome pessoal do caso oblíquo, adverbio.

7 – Identifique a incorreta quanto à classe do SE.
a)    Os políticos se xingaram durante o comício. – conjunção adverbial temporal.
b)    Se não fizeres o trabalho, ficarás de castigo. – conjunção subordinativa condicional.
c)    Não sei se Reginaldo foi sincero em sua declaração. – conjunção subordinativa integrante.
d)    Ela se pintou de vermelho para ser notada. – pronome pessoal reflexivo.

8 – Em que alternativa aparece o pronome relativo?
a)    Aquele quê não deveria ser acentuado.
b)    Desejo que todos consigam realizar seus desejos.
c)    Não chore que não vale a pena.
d)    O colar que estou usando é de diamantes.

9 – Em que alternativa a palavra muito é pronome indefinido?
a)    Os médicos deste hospital são muito eficientes.
b)    Os jogadores brigaram muito durante a partida de futebol.
c)    A magricela da minha irmã come muito pão para engordar.
d)    Muito orgulhoso estava o pai na formatura da filha.

10 – Dê a classe gramatical das palavras sublinhadas:
a)    Puxa! Paulo está extremamente bonito hoje, mas ainda anda feio.
Puxa! (Interjeição); extremamente (advérbio de intensidade); bonito (adjetivo); hoje (advérbio de tempo); mas (conjunção coordenativa adversativa); ainda (advérbio de tempo); feio (advérbio de modo).
b)    Certas pessoas exigem que você faça escolhas certas.
Certas (Pronome indefinido); pessoas (substantivo); exigem (verbo); que (conjunção integrante); você (pronome de tratamento); certas (adjetivo).
c)    Ele parece um gigante.
Ele (pronome pessoal do caso reto); gigante (substantivo).
d)    Entregou-me um apresente gigante.
Me (pronome pessoal do caso oblíquo); gigante (adjetivo).
e)    Eu os respeito muito, pois sempre me apoiaram.
Os (pronome pessoal do caso oblíquo); muito (advérbio de intensidade); pois (conjunção coordenativa explicativa); sempre (advérbio de tempo).
f)     Entre mim e seu amigo solteiro não há atração.
Mim (pronome pessoal do caso oblíquo); seu (pronome possessivo); solteiro (adjetivo); não (advérbio de negação).
g)    Os dois solteiros paqueraram várias mulheres, mas nada conseguiram.
Dois (numeral); solteiros (substantivo); várias (pronome indefinido); nada (pronome indefinido).
h)   Seu Jorge não lhe enviou os convites.
Seu (pronome de tratamento); lhe (pronome pessoal do caso oblíquo); convites (substantivo).
i)     Hoje ela acordou mais alegre e quis comprar mais roupas.
Mais (advérbio de intensidade); e (conjunção aditiva); mais (pronome indefinido).
j)      Provavelmente sairemos cedo.
Provavelmente (advérbio de dúvida); cedo (advérbio de tempo).
k)    Ele nunca deu a ela o que prometera.

Ele (pronome pessoal do caso reto); nunca (advérbio de tempo); a (preposição); ela (pronome pessoal do caso oblíquo); o (pronome demonstrativo); que (pronome relativo).

domingo, 6 de agosto de 2017

TEXTO: NOVA LEI SECA PÕE FIM À BRECHA DO BAFÔMETRO, MAS DEPENDE DE TRIBUNAIS - COM GABARITO


TEXTO  -  NOVA LEI SECA PÕE FIM À BRECHA DO BAFÔMETRO, MAS DEPENDE DE TRIBUNAIS

 Rosanne D’Agostino

        As novas regras que endurecem a Lei Seca devem acabar com a brecha usada por muitos motoristas para fugir de punição. Segundo especialistas, recusar o bafômetro não vai mais impedir o processo criminal, mas há críticas à “subjetividade” do texto. 
      Para advogados, a lei aumenta o poder da autoridade policial de dizer quem está embriagado, e, para defensores da tolerância zero ao volante, a norma transfere aos tribunais a tarefa de interpretar cada caso, dando margem para que motoristas alcoolizados escapem da Justiça. 
       A mudança no Código Brasileiro de Trânsito possibilita que vídeos, relatos, testemunhas e outras provas sejam considerados válidos contra os motoristas embriagados. Além disso, aumenta a punição administrativa, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40. Esse valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano. 
       A Lei Seca havia sido esvaziada depois que o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que o bafômetro e o exame de sangue eram obrigatórios para comprovar o crime. Motoristas começaram a recusar os exames valendo-se de um direito constitucional: ninguém é obrigado a produzir provas contra si mesmo. O condutor era multado, perdia a carteira e tinha o veículo apreendido, mas não respondia a processo. 
     Agora, passa a ser crime “conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine dependência”. Com isso, o limite de álcool passou a ser uma das formas de se comprovar a embriaguez, e não mais um requisito de punição. 
      O advogado constitucionalista Pedro Serrano avalia que as novas regras possuem conceitos subjetivos que podem abrir espaço para contestações no Supremo Tribunal Federal (STF). “No direito penal, o crime tem que ser previsto usando palavras precisas, e não palavras abertas. É muito vago falar em ‘afetar a capacidade psicomotora’. Isso acaba jogando na autoridade policial o poder de definir, e não na lei. Cabe à lei definir qual é a conduta proibida, e não à autoridade policial”, afirma. 
     Já para o juiz criminal de São Paulo, Fábio Munhoz Soares, um dos que devem julgar casos envolvendo pessoas embriagadas ao volante, a mudança “é um avanço”. “Agora basta qualquer tipo de prova que demonstre que você está embriagado. Não adianta recusar o bafômetro. A lei acabou com aquela situação do sujeito que sai cambaleando e não tem como comprovar que estava bêbado. Ele é encaminhado para a delegacia para o perito fazer o exame clínico”, diz.
                                                      http://g1.globo.com/politica/noticia/
                                                         2012/12/ 21.12.2012. Adaptado.
01) De acordo com o texto:
       a) a Lei Seca passou a considerar que “conduzir veículo automotor com capacidade psicomotora alterada em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa” não é crime.
       b) com a mudança no Código Brasileiro de Trânsito, vídeos, relatos e testemunhas deixam de ser considerados válidos como prova contra os motoristas que estiverem embriagados.
       c) para advogados, as novas normas diminuem o poder e a responsabilidade da autoridade policial, o que acabará dando margem para que motoristas alcoolizados escapem da Justiça.
       d) para escaparem de processo criminal, muitos motoristas recusavam-se a fazer o teste do bafômetro, valendo-se do direito de não serem obrigados a produzir provas contra si mesmos.
       e) as novas regras tornam mais rigorosa a Lei Seca, embora não sejam suficientes para coibir os motoristas, que poderão continuar recusando o bafômetro, o que evita a punição.

02) De acordo com o texto, a crítica feita por advogados com relação à subjetividade da Lei Seca se deve ao fato de que, segundo eles, as novas regras:
       a) não são claras o suficiente, de modo que recusar o teste do bafômetro continuará a impedir o processo criminal contra motoristas embriagados.
       b) continuarão sendo ineficazes para punir aqueles casos em que o motorista, mesmo cambaleando, consegue escapar sem que se possa comprovar que ele estava bêbado.
       c) possuem conceitos muito vagos, transferindo às autoridades policiais a tarefa de interpretar cada caso, quando caberia à lei definir qual é a conduta proibida.
       d) são muito imprecisas, o que torna a lei inadequada, pois diminui o poder da autoridade policial e a responsabilidade em avaliar qual é a conduta proibida.
       e) apesar de muito vagas, tornaram a Lei Seca demasiadamente severa, o que deve contribuir para que muitos motoristas sejam punidos injustamente.

03) Em – Com isso, o limite de álcool passou a ser uma das formas de se comprovar a embriaguez, e não mais um requisito de punição. –, sem que seja alterado o sentido do trecho, a expressão em destaque pode ser substituída por:
       a) uma condição para punição.
       b) incerteza de punição.
       c) um direito de punição.
       d) uma possibilidade de punição.
       e) uma obrigatoriedade de punição.

04) A palavra em destaque no trecho – Já para o juiz criminal de São Paulo, Fábio Munhoz Soares, (...) a mudança “é um avanço”. – tem seu sentido contrário expresso em:
       a) retrocesso.
       b) devaneio.
       c) vantagem.
       d) esperança.
       e) progresso.

05) Observe as afirmativas feitas sobre a coesão do Texto I:
I) “Norma” e “lei”, no 2º parágrafo, é um exemplo de coesão referencial por sinonímia.
II) A expressão “Além disso”, no 3º parágrafo, conjuga mecanismos coesivos sequencial e referencial, respectivamente.
III) Os advérbios “depois” (4º parágrafo) e “agora” (5º parágrafo) estabelecem um nexo temporal em que o segundo enuncia fato posterior ao enunciado pelo primeiro.
IV) Em – “Esse valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano.” –, o pronome em destaque poderia ser substituído por este. As afirmativas verdadeiras são:
       a) I, II e IV. d) I, III e IV.
       b) I, II e III.
       c) II, III e IV.
       d) I, III e IV.
       e) Todas.

06) Assinale a alternativa cuja preposição em destaque expressa ideia de finalidade.
       a) Já para o juiz criminal de São Paulo, Fábio Munhoz Soares, um dos que devem julgar casos envolvendo pessoas embriagadas ao volante, a mudança “é um avanço”.
       b) Além disso, aumenta a punição administrativa, de R$ 957,70 para R$ 1.915,40.
       c) Ele é encaminhado para a delegacia para o perito fazer o exame clínico...
       d) Para advogados, a lei aumenta o poder da autoridade policial de dizer quem está embriagado...
       e) ...o STJ (Superior Tribunal de Justiça) decidiu que o bafômetro e o exame de sangue eram obrigatórios para comprovar o crime.

07) Considerando o termo destacado em – Esse valor é dobrado caso o motorista seja reincidente em um ano. –, assinale a alternativa que apresenta o trecho corretamente reescrito, e com seu sentido inalterado.
       a) Como o motorista é reincidente em um ano, esse valor é dobrado. (Causa)
       b) Se o motorista for reincidente em um ano, esse valor é dobrado. (Condição)
       c) Porque o motorista é reincidente em um ano, esse valor é dobrado. (Causa)
       d) À medida que o motorista é reincidente em um ano, esse valor é dobrado. (Proporção)
       e) Conforme o motorista for reincidente em um ano, esse valor é dobrado. (Conformidade).

08) Assinale a alternativa correta quanto à concordância verbal e nominal.
       a) Muito frequente, o desrespeito às leis e o consumo de álcool antes de dirigir tem provocado cada vez mais acidentes de trânsito.
       b) Com a nova lei seca e o aumento da fiscalização, espera-se que diminua os acidentes provocados por motoristas embriagados.
       c) Com a nova lei seca, tem sido intensificado a apreensão de carteiras de motorista e a condenação de condutores embriagados que se envolvem em acidentes.
       d) Insatisfeitos, alguns juristas têm reclamado do fato de, segundo eles, a nova lei possuir alguns conceitos pouco precisos.
       e) Mais fiscalização passa a ser necessária para que a nova lei seca possa cumprir o seu papel.

09) De acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, o acento indicativo de crase está corretamente empregado em:
       a) A população, de um modo geral, está à espera de que, com o novo texto, a lei seca possa coibir os acidentes.
       b) A nova lei chega para obrigar os motoristas à repensarem a sua postura.
       c) A partir de agora os motoristas estarão sujeitos à punições muito mais severas.
       d) Todos os que dirigem embriagados têm de estar sujeitos à uma forma de sanção.
       e) Cabe à toda sociedade zelar pelo cumprimento da nova lei para que ela possa funcionar.

10) Observe as possibilidades de concordância verbal sugeridas entre parênteses:
      I) “...em razão da influência de álcool ou de outra substância psicoativa que determine (determinem) dependência.”
       II) “...a norma transfere aos tribunais a tarefa de interpretar (interpretarem) cada caso...”
    III) “As novas regras que endurecem a Lei Seca devem acabar com a brecha usada por muitos motoristas para fugir (fugirem) de punição.”
     IV) “Já para o juiz criminal de São Paulo, Fábio Munhoz Soares, um dos que devem (deve) julgar casos envolvendo pessoas embriagadas ao volante, a mudança ‘é um avanço’.” Estão corretas:
       a) I, III e IV;      
       b) I, II e III;
       c) II, III e IV;
       d) II e IV.
       e) Todas.

TEXTO:A LUTA DOS NEGROS NOS ANOS 1920 E 1930 - FLÁVIO GOMES - COM GABARITO


A LUTA DOS NEGROS NOS ANOS 1920 E 1930

        No Brasil da década de 1920, o racismo contra os afrodescendentes era intenso e se manifestava de diversas formas: seja por meio de expressões, gestos e olhares preconceituosos, seja por anúncios de emprego que solicitavam candidatos de “boa aparência” (leia-se: de pele branca). Além disso, havia leis proibitivas. O governo paulista, por exemplo, baixou decretos que proibiam os negros de ingressar na Guarda Civil de São Paulo e impediam os bebês de participar de concursos públicos realizados anualmente para eleger os bebês mais “perfeitos”. A ideia das autoridades era provar que, ano após ano, vinha ocorrendo o branqueamento da “raça brasileira”.
        Mas o movimento negro não assistia a tudo isso de braços cruzados: lutava por meio de seus jornais e organizações contra a injustiça e a discriminação existentes no Brasil. Em 1928, por exemplo, o movimento negro lançou uma campanha contra o racismo praticado pelo governo paulista. Pressionado por esse movimento popular, o governador paulista Júlio Prestes suspendeu a proibição do ingresso de negros na Guarda Civil de São Paulo e deu permissão para a participação de bebês negros nos concursos públicos.
        Três anos depois, em outubro de 1931, um grupo de negros paulistas com cargos no funcionalismo público fundaram-na cidade de São Paulo a Frente Negra Brasileira (FNB), movimento que pretendia combater o racismo e promover melhores condições de trabalho, saúde e educação para a população negra brasileira. Seus principais fundadores foram: Arlindo Veiga dos Santos, José Correa Leite, Isaltino Veiga dos Santos, Gervásio de Moraes e Jaime de Aguiar, entre outros.
        Muitos jovens vindos do interior e de outros estados procuravam a Frente Negra pensando em conseguir emprego ou simplesmente obter informações sobre bailes, música, política ou novidades ligadas à comunidade negra. Estima-se que a Frente Negra Brasileira chegou a ter 100 mil membros por todo o país. Seus dirigentes decidiram então transformá-la em partido político e conseguiram seu intento em 1936, mas no ano seguinte, com a instauração do Estado Novo, Vargas extinguiu os partidos políticos, inclusive a Frente Negra Brasileira. Esse ato significou enorme frustração para os milhares de frentenegrinos que depositaram naquela agremiação suas esperanças.
                                                                          GOMES, Flávio. Negros e política.
                                                              Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005. p. 55.

1 – Como se manifestava o racismo no Brasil da década de 1920?
     O racismo manifestava-se de diversas formas, como expressões, gestos e olhares preconceituosos; anúncios de emprego que exigiam “boa aparência”; leis proibitivas, como os decretos do governo paulista que proibiam os negros de ingressar na Guarda Civil de São Paulo e impediam os bebês negros de participar de concursos públicos. Esses concursos eram promovidos pela Secretaria.

2 – Cite e comente a principal conquista do movimento negro nos anos 1920.
     O movimento negro pressionou o governo paulista, que, por isso, suspendeu a proibição do ingresso de negros na Guarda Civil de São Paulo e deu permissão para a participação de bebês negros nos concursos públicos promovidos pelo governo de São Paulo. Essa importante conquista do movimento negro é desconhecida da maioria dos estudantes brasileiros, o que de certa forma tem a ver com o fato de os currículos escolares não contemplarem temas relevantes da História dos afro-brasileiros.

3 – Elabore uma ficha sobre a Frente Negra Brasileira (FNB) com as seguintes informações:
a)     Local e data de sua fundação;
Cidade de São Paulo, em 1931.

b)    Objetivos;
Combater o racismo e promover melhores condições de trabalho, saúde e educação para a população negra brasileira.

c)     Principais líderes;
Arlindo Veiga dos Santos; José Correa Leite; Isaltino Veiga dos Santos; Gervásio de Moraes e Jaime de Aguiar, entre outros.

d)    Data e motivo de sua extinção.
Em 1937, com o Golpe de Estado desfechado por Getúlio Vargas.


TEXTO - A LUTA DAS MULHERES - BARACK OBAMA - COM GABARITO


A LUTA DAS MULHERES

        Nos anos de 1960, enquanto os negros lutavam por direitos que a sociedade lhes negava, as mulheres também mostraram sua força. O movimento feminista vinha mobilizando milhões de mulheres no mundo todo desde o final do século XIX. No ano de 1960, no entanto, a liberação ao público da pílula anticoncepcional marcou o início de uma verdadeira revolução sexual. A pílula, que passou a ser vendida em qualquer farmácia, permitia à mulher decidir se queria ou não engravidar e possibilitava a ela uma vida sexual mais intensa. As mulheres passaram a debater e denunciar a crença vigente na época de que a mulher era incapaz para a vida intelectual e de que era naturalmente inferior ao homem.
       
Nos anos 60, escritoras como Betty Friedan e Simone de Beauvoir inspiraram o movimento feminista. Esta última, autora de vários livros muito lidos na época, dizia que a mulher não nasce obediente, passiva ou dependente; é a educação machista que a faz aceitar a dominação masculina. Daí a necessidade de se libertar da educação repressora e buscar a autorrealização. A moda dos anos 60 também ajudou na construção dessa nova mulher, menos tímida e mais confiante. Nas fotos a seguir, a calça estilo saint-tropez (à direita) e a minissaia (à esquerda) são invenções daquele tempo.
       
As mulheres dos anos de 1960 engajaram-se também na luta política. Em várias partes do mundo, surgiram organizações femininas que promoviam debates, cursos, publicações e levavam milhares de manifestantes às ruas para exigir salários e direitos iguais aos dos homens, a aprovação do divórcio e o direito a certo número de vagas no funcionalismo público e nas universidades. Nas últimas décadas, as mulheres têm conquistado espaço considerável nas mais diferentes áreas da vida social, sobretudo no mundo do trabalho, mas o machismo continua existindo e é facilmente perceptível, por exemplo, quando se observa o comportamento dos homens no trânsito.

1 – Observe a foto da próxima página.
a)     Há indícios de que a foto é da década de 1960? Quais?
SIM. Há alguns indícios, como, por exemplo, a minissaia, a armação dos óculos do rapaz, o conteúdo dos cartazes, etc.

b)    O que essa passeata de mulheres reivindica?
A passeata reivindica, entre outras coisas, igualdade de salários entre homens e mulheres, como se pode concluir pelos dizeres do cartaz que a moça de minissaia branca ostenta: “Equal pay for equal jobs”.

2 – Para a escritora feminista Simone de Beauvoir, a mulher não nasce obediente, passiva ou dependente: é a educação machista que a faz aceitar a dominação masculina. Vocês concordam com essa afirmação?
     Resposta pessoal em grupo. Ao desvelar o papel da educação machista e repressora na conformação da mulher subserviente, a chamada “rainha do lar”, a questão pode ajudar o alunado a superar a visão inserida no senso comum, segundo a qual a mulher é naturalmente passiva e dependente do homem. Desnaturalizar um fenômeno ou processo é uma das funções principais da História.

3 – É comum ouvirmos a expressão “Só podia ser mulher!!!” quando alguém faz uma barbeiragem no trânsito.
a)     O que essa afirmação indica?
É indício do machismo que continua presente na sociedade brasileira.

b)    O que pode ser feito para mudar esse tipo de comportamento?
Resposta pessoal dos alunos: Comentar que o machismo no Brasil é um fenômeno inscrito na longa duração, e que as mudanças no campo dos comportamentos e valores são mais lentas do que as políticas e econômicas.
     

sábado, 5 de agosto de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): TEMPO PERDIDO- RENATO RUSSO - COM GABARITO

Música: Tempo perdido
               Renato Russo


Todos os dias quando acordo,
Não tenho mais o tempo que passou
Mas tenho muito tempo:
Temos todo o tempo do mundo.

Todos os dias antes de dormir,
Lembro e esqueço como foi o dia:
"Sempre em frente,
Não temos tempo a perder".

Nosso suor sagrado
É bem mais belo que esse sangue amargo
E tão sério
E selvagem.

Veja o sol dessa manhã tão cinza:
A tempestade que chega é da cor dos seus
Olhos castanhos
Então me abraça forte
E diz mais uma vez
Que já estamos distantes de tudo:
Temos nosso próprio tempo.

Não tenho medo do escuro,
Mas deixe as luzes acesas agora,
O que foi escondido é o que se escondeu,
E o que foi prometido,
Ninguém prometeu.

Nem foi tempo perdido;
Somos tão jovens
Tão jovens
Tão jovens

INTERPRETANDO A MÚSICA

1 °- Que reflexão ele faz quando diz: "Todos os dias quando acordo, não tenho mais o tempo que passou”?
      Ele reflete sobre o desperdício de tempo, o muito que se tem a fazer e o tempo que passa muito rápido.

2° - E quando diz: “Mais temos muito tempo, temos todo tempo do mundo”?
      Aqui ele reflete que quando se é jovem acredita-se ter todo tempo do mundo, e afirma isso.

3° -  Já em: “todos os dias antes de dormir lembro e esqueço como foi o dia”, ele nos revela que reflete sua vida quando?
      Aqui ele diz que reflete sobre sua vida antes de dormir, e esquece de tudo quando dorme, pensa sobre seus atos o que passou e estar por vir, tudo passa muito rápido.

4° - O que o “eu poético” nos fala nesta frase: “sempre em frente, não temos tempo a perder”?
       Nesse trecho ele nos deixa a ideia, de que mesmo com todas as adversidades da vida deve se manter a esperança, em outras palavras, não desista, não pare, não perca tempo, pois cada segundo é precioso.

5° - Que interpretação você daria para esta frase: “Nosso suor sagrado, e bem mais belo que esse sangue amargo e tão sério, selvagem”?
       O que conquistamos com luta, é melhor do que aqueles que conquistam passando por cima dos outros, matando, roubando agindo como animais selvagens sem emoção, sem sentimento.

6° - Nesse trecho: “Veja o Sol dessa manha tão cinza”, o que ele quer mostrar?
       Nesse trecho ele mostra que tenta sempre enxergar o lado bom das coisas. Numa manhã cinzenta ele contempla o sol, deixando o tom cinza e feio do céu de lado.

7° - Porque neste verso: “A tempestade que chega e da cor dos teus olhos castanhos”, ele compara com a cor dos olhos?
       Aqui ele diz, que toda a turbulência de sua vida, sê da, devido a uma determinada pessoa, sua parceira(o) talvez. Comparando a cor da tempestade com a cor dos olhos dessa pessoa, ele diz que a cor é a mesma, nos dando a ideia de que essa pessoa é a razão de seus problemas, "a tempestade que chega e da cor dos teus olhos".

8° - Quando ele pede: “Então me abraça forte, me diz mais uma vez que já estamos distantes de tudo”, o que ele quer?
       Essa pessoa é o refúgio dele, e estão fugindo de todo mal que a vida possa lhes reservar, (o tédio a monotonia, preconceitos e etc.).

9° - “Temos nosso próprio tempo”, que significa?
       Somos donos do nosso tempo, da nossa vida.
10° - Que ideia o verso: “Não tenho medo do escuro, mais deixe as luzes acesas agora”, nos deixa claro?
       Nesse trecho, ele deixa claro que não sabe do que estar por vir, que o futuro não está claro pra ele, mas venha o que vier ele quer esta prevenido. É a ideia de dormir com a luz acesa mesmo não tendo medo do escuro, a ideia de prevenção.

11°- Nesse verso: “O que foi escondido é o que se escondeu, e o que foi prometido ninguém prometeu nem foi tempo perdido, somos tão jovens”, o que o “eu poético” diz?

       Nesse trecho, ele diz que o jovem está sempre em busca de algo, a procura de alguma coisa que de sentido a sua existência, muitas das vezes, coisas que nem ele mesmo sabe o que é, se agarra a ideais e promessas que ele por si mesmo quis acreditar, que achou que era certo, e diz que ainda que se tenha acreditado em falsas promessas e ilusões, não se perdeu tempo, somos jovens temos muito pela frente e muito a aprender.



TEXTO: POR QUE CRIANÇA NÃO PODE TRABALHAR? HÉLIO MATTAR - QUESTÕES OBJETIVAS/COM GABARITO

POR QUE CRIANÇA NÃO PODE TRABALHAR?

         Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança. Ser criança é ter a liberdade de fazer uma porção de coisas: ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças. Ser criança é ser livre para inventar brincadeiras, fazer descobertas e, aos pouquinhos, aprender a ler o mundo. 
            Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, em vez de papel e lápis, usam enxadas e pás. Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas. 
      Muitas vezes, essas crianças se machucam trabalhando. Algumas carregam objetos ou sacos pesados, que lhes dão dores nos braços e nas costas. Outras se queimam, se cortam, ficam doentes. Para elas, a liberdade de brincar e estudar é somente um sonho, enquanto descansam para mais um dia de trabalho... 
         Para garantir que esses direitos sejam respeitados, foram criados os direitos da criança. No Brasil, esses direitos estão na lei: eles compõem o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Segundo o ECA, toda criança tem direito à vida e à saúde, à liberdade e à dignidade, à convivência com a família, à educação, ao lazer e a muitas outras coisas. 
         O ECA diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos, é proibido trabalhar. Mas estar escrito na lei não é suficiente. É preciso que os governos, as famílias e as empresas estejam atentos e prontos a ajudar as crianças que trabalham, tirando-as dessas atividades, garantindo que elas possam estudar e ajudando suas famílias a acolhê-las com dignidade e carinho.

                             Hélio Mattar. In: Folha de São Paulo, 2/3/2002. 


 01) É incorreto afirmar sobre o Texto  que:

       A – (X) somente, em alguns casos, o ECA autoriza o trabalho antes dos 16 anos.
       B – ( ) o trabalho, na infância, gera consequências físicas negativas às crianças.
       C – ( ) tanto as famílias quanto os governos devem impedir o trabalho infantil.
       D – ( ) o trabalho expõe a criança à manipulação de instrumentos perigosos para a sua idade.
       E – ( ) o direito de brincar caracteriza-se como um sonho, uma utopia, para a criança que trabalha.

02) “Segundo o ECA, toda criança tem direito à vida...” 
 A conjugação em destaque transmite ideia de:
       A – ( ) proporção.
       B – ( ) adversidade.
       C – (X) conformidade.
       D – ( ) alternância.
       E – ( ) comparação.

03) “Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar.”
Pode-se estabelecer, entre as orações acima, uma respectiva relação de:
       A – ( ) fato/causa.
       B – ( ) fato/finalidade.
       C – ( ) problema/solução.
       D – (X) fato/consequência.
       E – ( ) fato/opinião.


04 – Qual a ideia principal do texto?
(   ) falar da infância e suas brincadeiras;
(   ) comentar a responsabilidade de ser criança;
(X) discutir sobre os direitos da criança, argumentando contra o trabalho infantil;
(   ) argumentar a favor do trabalho infantil.

05 – No trecho abaixo, substitua os adjetivos grifados por outros, mantendo o sentido do texto.
        “Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia cercadas de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de estranhos, em lixões e nas ruas.”
      “Em vez de conviver com outras crianças na sala de aula, elas passam o dia em volta de adultos, suando a camisa em lavouras, em carvoarias, em lares de desconhecidos, em lixões e nas ruas.”

06 – Tendo em vista o texto lido, explique a expressão “Ser criança é ser livre”.
      Livre para inventar brincadeiras, ir à escola, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças e aos poucos aprender a ler o mundo.

07 – Levando em consideração que substantivo é a palavra que nomeia os seres, cite quatro substantivos presentes no texto.
      Criança – escola – papel – lápis.

08 – No trecho, “Criança não pode trabalhar por um motivo simples: porque ela está muito ocupada sendo criança”, a expressão destacada significa que:
(   ) a criança não tem tempo para brincar;
(   ) ser criança requer muito esforço;
(   ) as crianças só tem tempo para o trabalho;
(X) ser criança é preencher o tempo com atividades próprias de criança: lazer, estudo, divertimento.

09 – Observe: “Quando uma criança trabalha, não sobra tempo para brincar e estudar. As crianças que trabalham, em vez de papel e lápis, usam enxadas e pás”. Nas expressões em destaque a palavra criança está acompanhada de artigos “uma” e “as”, qual a diferença de sentido empregada por esses artigos.
      Uma = Artigo indefinido – refere-se a toda criança.
      As = Artigo definido – refere-se especificamente as crianças que trabalham.

10 – Veja este enunciado “O ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) diz com todas as letras”. O que significa “dizer com todas as letras”?
      Significa dar o sentido exato, preciso, literal.

11 – Qual é a opinião do autor a respeito do trabalho infantil? 
      Ele não concorda com o trabalho infantil. 

12 – Que argumentos o autor usa para convencer os leitores de seu ponto de vista? 
      Criança precisa ser criança. Precisa ir à escola, brincar, ler, praticar esportes, conviver com outras crianças, inventar brincadeiras, fazer descobertas e aprender a ler o mundo. Trabalho infantil é proibido por lei, pois prejudica os estudos e a saúde das crianças. 

13 – Você concorda com o autor? Justifique sua resposta. 
      Resposta pessoal do aluno.

14 – Para reforçar seus argumentos, o autor do artigo cita o Estatuto da Criança e do Adolescente, o ECA. 
a)   De acordo com essa lei, a partir de que idade o jovem brasileiro pode trabalhar? Justifique sua resposta. 
A partir dos 16 anos. "O ECA diz com todas as letras: abaixo dos 16 anos, é proibido trabalhar. " 

b)   Pelo que você observa na realidade, o ECA é cumprido? Justifique sua resposta.
Resposta pessoal do aluno.