sexta-feira, 21 de julho de 2017

TEXTO: O FAST FOOD DO CONTEÚDO - NICHOLAS CARR - COM GABARITO.

TEXTO: O FAST FOOD DO CONTEÚDO

        Na era da internet, o click vale ouro. Isso, porque quanto mais clicks, os usuários dos grandes portais são expostos a mais impressões de mensagens publicitárias, a principal fonte de receitas dos portais, pagas pelas empresas que desejam apresentar suas marcas e produtos.
        Sendo assim, quanto mais atrativo é o conteúdo, mais click, mais impressões publicitárias e por consequência, mais receitas. Resumindo, quanto mais atrativo é o conteúdo, mais receitas.
        Como sabemos que um conteúdo é mais atrativo? Quanto ele é mais clicado, simples assim. E os mais clicados, segundo as pesquisas do Google, são sempre os relacionados a desgraças e futilidades, isso sem contar com os conteúdos relacionados a pornografia, é claro.
        Então a receita para faturar mais nos portais é simples; basta oferecer o maior número possível de desgraças e futilidades nos conteúdos que a audiência imediatamente sobe e por consequência o faturamento no final do mês. É a indústria da mediocrização em looping, formando um verdadeiro ciclo vicioso para atender a fome insaciável por alimentar-se de lixo que tem os seus usuários.
        A qualidade e a profundidade do conteúdo que você consome é consequência da fome que você tem e dos “hábitos alimentícios” que desenvolveu ao longo da vida. Como alguém já disse. “Você tem fome de que?”.
        O fast food do conteúdo tem produzido um número incalculável de obesos mórbidos cerebrais com altos teores de colesterol, ou melhor, de besteirol, por todo mundo...
        Bem, sabemos que tudo isso não mudaria da noite para o dia e tampouco é a minha intenção ao escrever este texto para ter a pretensão de mudar esta realidade. Escrevo para lhe mostrar que para ter resultados diferentes, para se destacar, para sair desta boiada, você deve investir em afastar-se da futilidade e das desgraças despejadas diariamente nos meios de comunicação.
        Desenvolva outros “hábitos alimentares” e busque conteúdos que lhe inspire e encoraje a olhar o mundo fora da influência massiva e medíocre do senso comum. Minha missão é despertar e revelar, em meio a esta multidão de descontentes, pepitas de ouro, preciosidades, pedras preciosas perdidas. Sim, estou falando com você mesmo. Alguns loucos têm sido despertados e esses têm mudado as suas realidades de forma inquestionável.
        Sim, este texto é pra você.
                                                                                                           Nicholas Carr.
1 – A pergunta é “Está o Google a estupidificar-nos?”
     Sim. Pois os conteúdos relacionados a desgraças, futilidades e pornografia, são os mais clicados.

2 – Que significado tem o título deste artigo?
     Significa que na era da internet se tem mais informações, mas infelizmente as mais clicadas não tem qualidade e nem profundidade dos conteúdos.

3 – Qual a receita para faturar mais nos portais?
     É simples: basta oferecer o maior número possível de desgraças e futilidades.

4 – Segundo, o titãs “você tem fome de que?”; relacionando com o artigo Nicholas Carr, o que tem produzido o fast food do conteúdo?
     Tem produzido um número incalculável de obesos mórbidos cerebrais com altos teores de colesterol, ou melhor, de besterol, por todo mundo...

5 – Nicolas Carr, neste artigo mostra que para ter resultados diferentes devemos fazer o quê?

     Desenvolver outros “hábitos alimentares” e buscar conteúdos que nos inspire e encoraje a olhar o mundo fora da influência massiva e medíocre do senso comum.


quinta-feira, 20 de julho de 2017

REPORTAGEM: O CÉU É O LIMITE PARA NEYMAR - CARLOS EDUARDO MANSUR - COM GABARITO


TEXTO:O CÉU É O LIMITE PARA NEYMAR

       RIO – A combinação é infalível. Um jogador cheio de habilidade, jovem, de imagem extremamente positiva. Some- -se a isso uma exibição brilhante em sua primeira competição de nível mundial pela seleção brasileira. O resultado é uma febre mundial. Neymar é assunto principal em todo o planeta. Uma onda que, nas últimas horas, foi turbinada pelo incrível gol marcado no amistoso entre uma seleção internacional e um time de amigos de Messi, no Peru. Nesse jogo, Neymar ainda aplicou um drible desconcertante no uruguaio Lugano. Quem se pergunta aonde chegará o astro brasileiro tem dificuldade de achar o limite. Uma pesquisa feita na Espanha aponta que o novo jogador do Barcelona já se valorizou, pelo menos, € 20 milhões (cerca de R$ 55 milhões) em menos de um mês.
        Na noite de terça-feira, 02/07, em Lima, Neymar fez "o gol que Pelé não fez". Pouco depois do meio-campo, chutou de primeira após um passe de Daniel Alves e encobriu o goleiro Muslera. O lance, embora um pouco menos distante do gol, lembrou a tentativa de Pelé contra a Tchecoslováquia, na Copa de 1970, quando a bola saiu à esquerda do gol.
        [...]
        A imprensa mundial também exibia, ontem, o lance de um drible desconcertante em Lugano. Na jogada, Neymar é perseguido pelo defensor, até que troca de direção e o deixa pelo caminho. Após a jogada, Lugano, rindo, abraça o ex-santista.
        A febre Neymar, reforçada por sua exibição na Copa das Confederações, significa dinheiro, valor de mercado. Um levantamento feito pelo jornal espanhol "Marca" mostrou que alguns dos mais importantes agentes de jogadores do mundo entendem que Neymar vale, hoje, bem mais do que os € 57 milhões (cerca de R$ 157 milhões) pagos pelo Barcelona para tirar o jogador do Santos.
         Um deles, José María Minguella, que levou Maradona, Stoitchkov, Rivaldo e Messi para o Barcelona, garante que, se fosse comprar Neymar hoje, um clube poderia ter de gastar até € 100 milhões (cerca de R$ 275 milhões).
         [...]
         Estrela de escala global, Neymar virou moda até na hora de batizar crianças. E de uma forma impressionante. Uma pesquisa publicada pelo jornal boliviano "La Razon" mostrou que, em La Paz, capital do país, dois em cada dez bebês têm sido batizados com o nome do astro brasileiro. O diretor de um dos serviços de registros da cidade afirmou que, se a tendência for mantida, "em 17 anos, a maioria dos homens se chamará Neymar" por lá.

                                 Carlos Eduardo Mansur O Globo, 04/07/13 01).

01) Na expressão "O céu é o limite", o sentido empregado, em relação à figura de Neymar e o que ele representa no mundo do futebol, vincula-se:

       a) às limitações físicas que um atleta tem impedindo-o de superar seus limites;
       b) ao brilhantismo da carreira do atleta que supera o âmbito do futebol atingindo o social;
        c) ao ponto que um atleta alcança a ponto de virar uma estrela celeste;
       d) à exibição do atleta que, chamando atenção por sua figura e por seus dribles, quer atingir o céu;
       e) à imprensa mundial que pretende fazer do atleta um ídolo, uma estrela do cinema além do futebol.

02) Observe:
 "Quem se pergunta aonde chegará o astro brasileiro tem dificuldade de achar o limite."

O termo grifado acima poderia ser substituído, sem alteração de sentido, por qual das opções abaixo apresentadas?
      a) Admirar.
      b) Considerar.
      c) Deduzir.
      d) Limitar.
      e) Definir.

03) Sabendo-se que os valores de uma época podem ser expressos por seus mitos, dentre os valores abaixo, qual deles explica Neymar como um mito?
      a) Riqueza.
      b) Estudo.
      c) Humildade.
      d) Inocência.
      e) Pobreza.


PONTUAÇÃO - QUESTÕES OBJETIVAS - COM GABARITO


PONTUAÇÃO
1 – (CFEF-PARANÁ) – Assinale a opção em que, mesmo alterando a pontuação, a frase permanece com o mesmo sentido:
a)   Dinheiro vivo, não cheque, é isso que vim buscar.
Dinheiro vivo não, cheque; é isso que vim buscar.

b)   Foi à papelaria para comprar uma fita de máquina, preta.
Foi à papelaria para comprar uma fita de máquina preta.
c)   A sátira é a arte de pisar o pé de alguém de modo que ele sinta... mas não grite.
A sátira é a arte de pisar o pé de alguém de modo que ele sinta, mas não grite...
d)   Na juventude, acreditamos que a justiça seja o mínimo que podemos esperar do próximo na velhice, afinal descobrimos que é o máximo.
Na juventude, acreditamos que a justiça seja o mínimo que podemos esperar do próximo; na velhice, afinal, descobrimos que é o máximo.

2 – (UESPI) – Está devidamente pontuada a frase de:
a)   Os meninos, após assistirem às aulas, partiram alegres.
b)   Uns saíam apressados outros entravam, calados.
c)   É útil ler, bons autores como, por exemplo, Machado de Assis.
d)   Ele compara, um belo animal, um cavalo de raça.
e)   Quero saber João, onde moras?

3 – (UFPI) Instrução para a questão:
Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação.
Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta.
a)   Como ela de repente, começasse a nos visitar com mais frequência, mandei preparar-lhe um quarto de hóspedes.
b)   Como ela, de repente começasse a nos visitar, com mais frequência, mandei preparar-lhe um quarto de hóspedes.
c)   Como ela de repente começasse a nos visitar com mais frequência; mandei, preparar-lhe um quarto de hóspedes.
d)   Como ela, de repente, começasse a nos visitar com mais frequência, mandei preparar-lhe um quarto de hóspedes.
e)   Como ela de repente começasse, a nos visitar com mais frequência; mandei preparar-lhe um quarto de hóspedes.

4 – (UFPI) – Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta.
a)   Poucos preocuparam-se com o fato de ninguém ter comparecido à reunião.
b)   Poucos preocuparam-se, com o fato de ninguém ter comparecido, à reunião.
c)   Poucos preocuparam-se com o fato, de ninguém ter comparecido à reunião.
d)   Poucos preocuparam-se com o fato de ninguém, ter comparecido à reunião.
e)   Poucos, preocuparam-se com o fato de ninguém ter comparecido, à reunião.

5 – (UFPI) – Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta.
a)   A natureza estamos aprendendo não é uma força sobre a qual devemos triunfar, mas um meio para nossa transformação.
b)   A natureza, estamos aprendendo, não é uma força sobre a qual devemos triunfar, mas um meio para nossa transformação.
c)   A natureza, estamos aprendendo não é uma força sobre a qual devemos triunfar, mas um meio, para nossa transformação.
d)   A natureza estamos aprendendo, não é uma força sobre a qual devemos triunfar, mas, um meio para nossa transformação.
e)   A natureza, estamos aprendendo, não é uma força sobre a qual, devemos triunfar mas, um meio para nossa transformação.

6 – Os períodos abaixo apresentam diferenças de pontuação. Assinale a letra que corresponde ao período de pontuação correta.
a)   Na Suíça, uma lenda atribui a fundação da cidade de Berna, em 1191, a um duque alemão que decidiu dar-lhe o nome do primeiro animal que matou na região: um urso.
b)   Na Suíça uma lenda atribui, a fundação da cidade de Berna, em 1191, a um duque alemão, que decidiu dar-lhe o nome do primeiro animal, que matou na região: um urso.
c)   Na Suíça, uma lenda atribui a fundação da cidade de Berna, em 1191 a um duque alemão, que decidiu dar-lhe o nome do primeiro animal, que matou na região: um urso.
d)   Na Suíça uma lenda, atribui a fundação da cidade de Berna, em 1191 a um duque alemão que decidiu dar-lhe o nome do primeiro animal que matou, na região, um urso.
e)   Na Suíça, uma lenda, atribui a fundação da cidade de Berna em 1191 a um duque, alemão que decidiu dar-lhe o nome do primeiro animal que matou na região: um urso.

7 – (FUVEST) – Assinale o período que está pontuado corretamente:
a)   Solicitamos aos candidatos que respondam às perguntas a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
b)   Solicitamos aos candidatos, que respondam, às perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
c)   Solicitamos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
d)   Solicitamos, aos candidatos que respondam às perguntas a seguir importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.
e)   Solicitamos aos candidatos, que respondam às perguntas, a seguir, importantes para efeito de pesquisas relativas aos vestibulares.

8 – (FUVEST) – Assinale a alternativa em que o texto esteja corretamente pontuado:
a)   Enquanto eu fazia comigo mesmo aquela reflexão, entrou na loja um sujeito baixo sem chapéu trazendo pela mão, uma menina de quatro anos.
b)   Enquanto eu fazia comigo mesmo aquela reflexão, entrou na loja, um sujeito, baixo, sem chapéu, trazendo pela mão, uma menina de quatro anos.
c)   Enquanto eu fazia comigo mesmo aquela reflexão, entrou na loja um sujeito baixo, sem chapéu, trazendo pela mão uma menina de quatro anos.
d)   Enquanto eu, fazia comigo mesmo, aquela reflexão, entrou na loja um sujeito baixo sem chapéu, trazendo pela mão uma menina de quatro anos.
e)   Enquanto eu fazia comigo mesmo, aquela reflexão, entrou na loja, um sujeito baixo, sem chapéu trazendo, pela mão, uma menina, de quatro anos.

9 – (FUVEST) – Assinale a alternativa em que o texto esteja pontuado corretamente.
a)   Matias, cônego honorário e pregador efetivo estava compondo um sermão quando começou o idílio psíquico.
b)   Matias cônego honorário, e pregador efetivo estava compondo um sermão quando começou o idílio psíquico.
c)   Matias, cônego honorário e pregador efetivo, estava compondo um sermão, quando começou o idílio psíquico.
d)   Matias cônego honorário e pregador efetivo, estava compondo um sermão, quando, começou, o idílio psíquico.
e)   Matias, cônego honorário e, pregador efetivo, estava compondo um sermão quando começou o idílio psíquico.


10 – (UF-VIÇOSA) – A respeito do seguinte texto, faça o que se pede:

O lotação ia de Copacabana para o centro, com lugares vazios, cada passageiro pensando em sua vida; é o gênero de transporte onde menos viceja a flor da comunicação humana. Quando, em Botafogo, ouviu-se a voz de um senhor lá atrás:
--- Olhe aqui, vou atender a você, mas não faça mais isso, ouviu?
É muito feio pedir dinheiro aos outros. Na sua idade eu já dava duro e ajudava em casa. (Drummond).

A virgula separando a expressão em Botafogo foi usada para separar:
a)   Palavras de mesma função sintática;
b)   Uma expressão explicativa;
c)   O aposto;
d)   Oração adverbial com verbo oculto;
e)   O adjunto adverbial.

11 – (UF-SÃO CARLOS) – Assinale a correta:
a)   O fogo, está apagado; defendeu-se a moça; mas, o almoço já está pronto.
b)   O fogo está apagado, defendeu-se a moça. Mas o almoço, está pronto.
c)   O fogo está apagado... defendeu-se, a moça; mas o almoço está pronto.
d)   O fogo, está apagado? Defendeu-se a moça. Mas o almoço, está pronto.
e)   O fogo está apagado – defendeu-se a moça. Mas o almoço está pronto.

12 – (PUCC) – Observe as frases:
I – Ele foi, logo eu não fui.
II – O menino, disse ele, não vai.
III – Deus, que é pai, não nos abandona.
IV – Saindo ele e os demais, os meninos ficarão sós.
Assinale a afirmativa correta:
a)   Em I há erro de pontuação.
b)   Em II e III as vírgulas podem ser retiradas sem que haja erro.
c)   Na I, se mudar a vírgula de posição, muda-se o sentido da frase.
d)   Na II faltam dois pontos depois de disse.
e)   N. D. A.

13 – Em que alternativa a vírgula está mal empregada antes do e?
a)   O aluno estudou com dedicação, e o professor o reprovou.
b)   Digo, e repito, para que fique bem claro.
c)   Então Teodomiro voltou-se contra o renegado, e um violento combate travou-se entre ambos. (Herculano).
d)   Crescei, e multiplicai-vos, e enchei as águas do mar. (Bíblia).
e)   Convidei apenas Maria, Eufrosina, e Mafalda.

14 – Assinale os períodos om pontuação correta.
a)   O homem, que é mortal, é um hóspede da terra.
b)   Piracicaba 20 de fevereiro de 1968.
c)   Agora podemos, disse João, recomeçar e estudo.
d)   Ela, segundo rezam as crônicas da época, havia sido raptada...
e)   Os sonhos, levou-os o vento.
f)    E foi, e voltou, e conquistou a sonhada recompensa.
g)   Estudou as lições, e foi reprovado.
h)   Irei logo, isto é, quando puder.

15 – Aponte as alternativas incorretas:
a)   São Paulo, 20 de agosto de 1969.
b)   São Paulo, 20 de agosto, de 1969.
c)   Caixa Postal 45.
d)   Apartamento, 124.
e)   Av. Paulista, 900.

16 – Assinale a alternativa que apresenta correta pontuação.
a)   Somos alma, somos cérebro, somos coração.
b)   Rio de Janeiro, 11 de maio, de 1963.
c)   Lembra-te, de que somos mortais.
d)   Chegou, e comprou o bar.
e)   O caso como vemos reclama sérias providências.

17 – (FUND. CARLOS CHAGAS) – Assinale a alternativa que apresenta correta pontuação.
a)   Eram frustradas, insatisfeitas; além disso, seus conhecimentos eram duvidosos.
b)   Eram frustradas, insatisfeitas, além disso seus conhecimentos eram duvidosos.
c)   Eram frustradas; insatisfeitas: além disso, seus conhecimentos eram duvidosos.
d)   Eram frustradas, insatisfeitas; além disso seus conhecimentos eram duvidosos.
e)   Eram frustradas, insatisfeitas, além disso, seus conhecimentos eram duvidosos.

18 – (FUND. CARLOS CHAGAS) – Assinale a alternativa que apresenta correta pontuação.
a)   Escancarou-as, finalmente; mas a porta, se assim podemos chamar ao coração, essa estava trancada e retrancada.
b)   Escancarou-as finalmente; mas, a porta se assim podemos chamar ao coração, essa, estava trancada e retrancada.
c)   Escancarou-as, finalmente; mas a porta se assim podemos chamar ao coração, essa estava trancada, e retrancada.
d)   Escancarou-as finalmente, mas a porta, se assim podemos chamar ao coração, essa estava trancada, e retrancada.
e)   Escancarou-as finalmente mas, a porta se assim podemos chamar ao coração, essa estava trancada e retrancada.

19 – (FUND. CARLOS CHAGAS) – Assinale a alternativa que apresenta correta pontuação.
a)   E, tornou a olhar para a rua, inclinando-se, sorrindo enquanto na sala o pai continuava a guiar o Rubião para a porta, sem violência, mas tenaz.
b)   E tornou a olhar para a rua inclinando-se, sorrindo, enquanto na sala, o pai continuava a guiar o Rubião para a porta, sem violência, mas tenaz.
c)   E tornou a olhar a rua, inclinando-se, sorrindo, enquanto na sala o pai continuava a guiar o Rubião para a porta, sem violência, mas tenaz.
d)   E tornou a olhar para a rua, inclinando-se, sorrindo enquanto na sala o pai continuava a guiar o Rubião para a porta, sem violência, mas, tenaz.
e)   E tornou a olhar para a rua, inclinando-se, sorrindo, enquanto, na sala, o pai continuava a guiar o Rubião para a porta sem violência, mas tenaz.

20 – Cada um dos períodos seguintes foi pontuado de cinco formas diferentes. Leia-os todos e assinale a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.
a)   Eu, posto creia no bem, não sou daqueles que negam o mal.
b)   Eu posto creia no bem, não sou daqueles que negam o mal.
c)   Eu, posto creia, no bem, não sou daqueles, que negam o mal.
d)   Eu posto creia no bem não sou daqueles, que negam o mal.
e)   Eu, posto creia, no bem, não sou daqueles que negam, o mal.
21 – Cada um dos períodos seguintes foi pontuado de cinco formas diferentes. Leia-os todos e assinale a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.
a)   Para mim ser é admirar-me de estar sendo.
b)   Para mim, ser é admirar-me de estar sendo.
c)   Para mim ser, é admirar-me de estar sendo.
d)   Para mim, ser, é admirar-me, de estar sendo.
e)   Para mim ser, é admirar-me de estar, sendo.

22 – (FUND. CARLOS CHAGAS) – Cada um dos períodos seguintes foi pontuado de cinco formas diferentes. Leia-os todos e assinale a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.
a)   Esqueceu-me apresentar-lhe, minha mulher, acudiu, Cristiano.
b)   Esqueceu-me, apresentar-lhe minha mulher, acudiu Cristiano.
c)   Esqueceu-me, apresentar-lhe: minha mulher acudiu Cristiano.
d)   Esqueceu-me apresentar-lhe minha mulher, acudiu Cristiano.
e)   Esqueceu-me, apresentar-lhe; minha mulher acudiu, Cristiano.

23 – (UNIP) – Cada um dos períodos seguintes foi pontuado de cinco formas diferentes. Leia-os todos e assinale a alternativa que corresponde ao período de pontuação correta.
a)   Em suma poderia dever algumas atenções, mas, não devia um real a ninguém.
b)   Em suma, poderia dever algumas atenções, mas não devia um real a ninguém.
c)   Em suma poderia dever algumas atenções, mas não devia um real a ninguém.
d)   Em suma poderia dever, algumas atenções, mas não devia um real a ninguém.
e)   Em suma, poderia dever, algumas atenções, mas, não devia um real a ninguém.