segunda-feira, 3 de julho de 2017

CLASSIFICAÇÃO DO PREDICADO: VERBAL/NOMINAL E VERBO-NOMINAL- QUESTÕES OBJETIVAS COM GABARITO


CLASSIFICAÇÃO DO PREDICADO: VERBAL/NOMINAL E VERBO-NOMINAL

1 – (PUC-SP) – Leia o período a seguir.
     “Tudo isso é fácil quando está terminando e embrira-se em duas linhas, mas para o sujeito que vai começar, olha os quatro cantos e não tem em que se pegue, as dificuldades são horríveis.


a)     Transcreva deste período duas orações formadas por predicados nominais.
As orações que apresentam predicados nominais são: Tudo isso é fácil e as dificuldades são horríveis.

b)    Indique, respectivamente, os predicativos do sujeito desses predicados nominais.
Os predicativos do sujeito são: fácil e horríveis.

2 – (MED. SANTA CASA) – Examine as três frases abaixo:
I – As questões de física são difíceis.
II – O examinador deu uma entrevista ao repórter do jornal.
III – O candidato saiu do exame cansadíssimo.
Os predicados assinalados nas três frases são:
a)     Respectivamente verbo-nominal, nominal, verbal.
b)    Respectivamente nominal, verbal, verbo-nominal.
c)     Todos nominais.
d)    Todos verbais.
e)     Todos verbo-nominais.

3 – (UFPR) –
1)    Durante o carnaval, fico agitadíssimo. = predicado verbal.
2)    Durante o carnaval, fico em casa = predicado nominal.
3)    Durante o carnaval, fico vendo o movimento das ruas. = predicado nominal.
    
 Assinale a certa:
a)     1 e 2.
b)    2 e 3.
c)     1 e 3.
d)    Todas as alternativas estão corretas.
e)     Todas as classificações estão erradas.

4 – (MED. SANTA CASA) – Observar as orações seguintes:
I – Rosária continua preocupada com o preço da carne.
II – Zoraide andava, andava e andava pelas alamedas.
III – Encontrei-a dormindo.
Respectivamente, os predicados são:
a)     Nominal, verbo-nominal, verbal.
b)    Nominal, verbal, verbo-nominal.
c)     Verbo-nominal, verbal, nominal.
d)    Verbo-nominal, nominal, verbal.
e)     Verbal, verbo-nominal, nominal.

5 - Classifique sintaticamente o predicado de cada oração.
(1) Verbal.
(2) Nominal.
a)     Tu pareces triste.
Nominal.
b)    Era noite.
Nominal.
c)     Notícias mais graves não poderia haver.
Verbal.
d)    Quem está aí?
Verbal.
e)     Alguém falou.
Verbal.
f)      Estava a morte ali.
Nominal.
g)     A casa era azul.
Nominal.
h)    Andam monstros sombrios pela estrada.
Verbal.
i)       Trabalha-se com prazer.
Verbal.

6 – Numere as orações abaixo, de acordo com a seguinte indicação.
(1) Oração com predicado nominal.
(2) Oração com predicado verbal.
(3) Oração com predicado verbo-nominal.
a)     Acabarás doente.
Oração com predicado nominal.
b)    Acabei a lição.
Oração com predicado verbal.
c)     Acabei, cansada, a lição.
Oração com predicado verbo-nominal.
d)    Caiu doente.
Oração com predicado nominal.
e)     Caiu do automóvel.
Oração com predicado verbal.
f)      Caiu, ferida, do automóvel.
Oração com predicado verbo-nominal.

7 – Classifique os predicados:
a)     O cão atirou-se fora;
Predicado verbal.
b)    A vida ali não é completamente boa;
Predicado nominal.
c)     O mundo para ele estava errado;
Predicado nominal.
d)    Eu gosto muito de crianças;
Predicado verbal.
e)     Elegeram-no deputado.
Predicado verbo-nominal.

8 – Assinale com (X) as frases com predicado verbo-nominal.
a)     Moro perto da cidade.
b)    Perdoai-lhe.
c)     Encontraram verdes as frutas.
d)    A Assembleia e o povo aclamaram-no presidente.
e)     O pessoal voltou desiludido.
f)      Nós os supomos aptos para o trabalho.
g)     Fi-lo meu empregado.
h)    Consideravam-no como o mais aplicado de todos.
i)       Tiveram-no, por algum tempo, como desaparecido.
j)       Apelidaram-no “o demônio verde”.
k)     Elegeram-no para líder.
l)       Voltou como juiz da comarca.
m)  Tomei meus alunos bons analistas.
n)    Seus tios ficaram satisfeitos.
o)    O sol resplandecia esplêndido.

9 – Numa oração do tipo: As meninas assistiram alegres ao espetáculo, temos:
a)     Predicado verbal.
b)    Predicado verbo-nominal.
c)     Predicado nominal.
d)    Não sei.

10 – (F.TIBIRIÇÁ) – Classifique os predicados das orações seguintes:
I – Ele não estava no restaurante;
II – Após três meses, os montanhistas retornaram cansados;
III – Está chovendo.
a)     Nominal, verbo-nominal, nominal.
b)    Verbal, verbo-nominal, verbal.
c)     Nominal, verbo-nominal, verbal.
d)    Verbal, verbal, verbal.

11 – (FMU) – Assinale a alternativa em que aparece um predicado verbo-nominal.
a)     Os viajantes chegaram cedo ao destino.
b)    Demitiram o secretário da instituição.
c)     Nomearam as novas ruas da cidade.
d)    Compareceram todos atrasados à reunião.
e)     Estava irritado com as brincadeiras.

12 – Indique a alternativa em que o predicado é verbo-nominal.
a)     Desde então ficou desconfiado.
b)    Eu ia caminhando pela avenida.
c)     Encontrei Maria Clara mais envelhecida.
d)    Viajarei amanhã de manhã.

13 – Em: Capitu ria alto, falava alto, como se me avisasse; eu continuava surdo, a sós comigo e o meu desprezo, o predicado dos verbos ria, falava e continuava é, respectivamente.
a)     Verbal, verbal, nominal.
b)    Nominal, verbo-nominal, verbal.
c)     Verbal, nominal, verbo-nominal.
d)    Verbo-nominal, nominal, verbal.
e)     Verbo-nominal, verbo-nominal, verbo-nominal.

14 – Em: Os excursionistas retornaram felizes a sua cidade, tem-se predicado.
a)     Verbal com verbo transitivo direto.
b)    Nominal com verbo de ligação.
c)     Verbo-nominal com predicativo do sujeito.
d)    Verbo-nominal com predicativo do objeto direto.
e)     Verbo-nominal com predicativo do objeto indireto.

(FM-ITAJUBÁ) – Questões de 15 a 20.
Faça a classificação do sujeito e do predicado das orações que se encontram nas questões, de acordo com o seguinte:
a)     Oração sem sujeito – predicado verbal.
b)    Sujeito simples – predicado nominal.
c)     Sujeito simples – predicado verbo-nominal.
d)    Sujeito simples – predicado verbal.
e)     Sujeito indeterminado – predicado verbal.
f) Sujeito elíptico, oculto, subentendido ou desinencial.

15 – Nos primeiros dias de agosto, já considerávamos consolidada a situação de Helena.
Sujeito desinencial – predicado verbo-nominal.

16 – A ambição enérgica desses homens não conhece temor nem desalento.
Sujeito simples – predicado verbal.

17 – As relações do Dr. Camargo com a família do conselheiro pareciam estreitas e antigas.
Sujeito simples – predicado nominal.

18 – Cerca de duzentas pessoas, tristes e cabisbaixas, acompanharam o finado até o cemitério.
Sujeito simples – predicado verbo-nominal.

19 – Durante o discurso do segundo candidato, houve na plateia um movimento de inquietação.
Oração sem sujeito – predicado verbal.

20 – Em toda a cidade, pelo espaço de sete dias, só se permanecia nas ruas até as vinte horas.
Sujeito indeterminado – predicado verbal.

21 – (ODONTO-SANTOS) – Assinale a alternativa correta em relação à classificação dos predicados das orações abaixo:
I – Todos nós consideramos a sua atitude infantil.
II – A multidão caminhava pela estrada poeirenta.
III – A criançada continua emocionada.
a)     I- predicado verbal. II- predicado nominal. III- predicado verbo-nominal.
b)    I- predicado nominal. II- predicado verbal. III- predicado verbo-nominal.
c)     I- predicado verbo-nominal. II- predicado verbal. III- predicado nominal.
d)    I- predicado verbo-nominal. II- predicado nominal. III- predicado verbal.
e)     I- predicado nominal. II- predicado verbal. III- predicado verbo-nominal.

22 – (FESP) – A compreensão é a necessidade do fraco. Temos aí:
a)     Predicado nominal e complemento nominal.
b)    Sujeito simples e verbo transitivo.
c)     Oração sem sujeito e complemento nominal.
d)    Sujeito simples e objeto direto.
e)     Nenhuma das alternativas.



ARTIGO- CLASSIFICAÇÃO E ATIVIDADES COM GABARITO- ENSINO FUNDAMENTAL

ARTIGO
 É a palavra que antepõe ao substantivo para determina-lo.
        Ex.: A amiga chegou.
               Uma amiga chegou.

 CLASSIFICAÇÃO DO ARTIGO:
DEFINIDO: é aquele usado para determinar o substantivo de forma definida (precisa): o, a, os, as.
         Ex.: De repente, as crianças chegaram.

INDEFINIDO: é aquele usado para determinar o substantivo de forma indefinida (vaga): um, uma, uns, umas.
        Ex.: De repente, umas crianças chegaram.

ATIVIDADES:
1 – Leia o texto abaixo e complete os espaços com os artigos. Observe que os artigos acompanham os nomes (substantivo) de objetos, coisas, pessoas determinando-os ou indefinindo-os.

                       O LEÃO E O RATINHO

        O leão, cansado de tanto caçar, dormia espichado debaixo da sombra boa de uma árvore. Vieram uns ratinhos passear em cima dele e ele acordou. Todos conseguiram fugir, menos um, que o leão prendeu debaixo da pata. Tanto o ratinho pediu e implorou que o leão desistiu de esmaga-lo e deixou que fosse embora.
        Algum tempo depois o leão ficou preso na rede de uns caçadores. Não conseguindo se soltar, fazia a floresta inteira tremer com seus urros de raiva.
        Nisso, apareceu o ratinho, e com seus dentes afiados roeu as cordas e soltou o leão.
MORAL: uma boa ação ganha outra.

2 – Dê a classificação dos artigos presentes no texto lido.
O = artigo definido.                      
A = artigo definido.
As = artigos definidos.
Uns = artigo indefinido.
Uma = artigo indefinido.

3 – Responda as questões abaixo:
a)     O nome leão e o ratinho aparecem várias vezes no texto. Que artigos você empregou antes do substantivos?
Empreguei o artigo “O”.

b)    Como se classificam os artigos usados?
Classificam-se em definidos e indefinidos.

c)     Por quê em determinado casos empregamos o artigo indefinido e em outras situações empregamos o artigo definido?
Indefinido quando não temos certeza e definido quando sabemos de forma precisa.

4 – Em uma das frases, o artigo definido está empregado erradamente. Em qual?
a)     A velha Roma está sendo modernizada.
b)    A “Paraíba” é uma bela fragata.
c)     Não reconheço agora a Lisboa do meu tempo.
d)    O gato escaldado tem medo de água fria.
e)     O Havre é um porto de muito movimento.

GATO ESCALDADO, com artigo, específico, mas a frase é: Todos os gatos escaldados têm medo de água fria.

5 – Determine o caso em que o artigo tem valor qualificativo:
      a) Estes são os candidatos que lhe falei.
      b) Procure-o, ele é o médico! Ninguém o supera.
      c) Certeza e exatidão, estas qualidades não as tenho.
      d) Os problemas que o afligem não me deixam descuidado.
      e) Muito é a procura; pouca é a oferta.

6 – Retire os artigos e classifique-os:
a)     A cara dele mostrava a sua pilantragem.
Definido / definido.

b)    O palhaço fez umas brincadeiras e logo depois a luz apagou.
Definido / indefinido / definido.

c)     A ave olhava cautelosa e o vaqueiro admirava sua beleza, uma beleza rara.
Definido / indefinido / definido.

d)    Quando o gato pulou sobre a mesa, derrubou uns livros empilhados.
Definido / definido / indefinido.

e)     Quando o sorveteiro gritou, de uma casa saiu a criançada e de outra o casal de velhos.
Definido / indefinido / definido / definido.

7 – Complete as frases com o artigo adequado:
a)     Falaram tanto e eu acabei recebendo a notícia com indiferença.
b)    Recebi um recado estranho esta semana.
c)     Uma vez saímos e fizemos um belo passeio.
d)    O atleta principal feriu-se no acidente.
e)     Uma espécie de vento fresco soprou-lhe a alma”.

8 – Classifique as orações de acordo com o código representado:
A)    Artigo definido.
B)    Artigo indefinido.
a)     ( B ) Uns alunos chegaram cedo à escola.
b)    ( A ) O bem sempre vencerá o mal.
c)     ( B ) Preciso de um explicação para o fato.
d)    ( A ) Chegaram as encomendas.
e)     ( B ) Nesta loja vendem-se uns artigos importados.



domingo, 2 de julho de 2017

MÚSICA(ATIVIDADES): A ROSA DE HIROSHIMA(SECOS E MOLHADOS)- COM GABARITO

A ROSA DE HIROSHIMA
 (Secos e molhados)


Pensem nas crianças
Mudas telepáticas
Pensem nas meninas
Cegas inexatas
Pesem nas mulheres
Rotas alteradas
Pensem nas feridas
Como rosas cálidas

Mas só não se esqueçam
Da rosa de Hiroshima
Da rosa, da rosa
A rosa hereditária
A rosa radioativa
Estúpida e invalida
A rosa com cirrose
A anti-rosa atômica
Sem cor sem perfume
Sem rose sem nada.
                                                   (Vinícius de Moraes)

1. Qual é o tema deste poema?
     Refletir sobre as consequências do bombardeio nuclear nas cidades japonesas - 2ª guerra nuclear.     
 
2. Retire do poema palavras que nos remetem imediatamente ao seu tema.
     Hiroshima, radioativo, atômica.

3. O poema pode ser dividido em duas partes causa e consequências. Identifique-as.
     Primeira parte:
     Pensem nas crianças
     Mudas telepáticas
     Pensem nas meninas
     Cegas inexatas
     Pensam nas mulheres
     Rotas alteradas
     Pensem nas feridas
     Como rosas cálidas.
    
     Segunda parte:
     Mas, oh, não se esqueçam
     Da rosa da rosa
     Da rosa de Hiroshima
     A rosa hereditária
     A rosa radioativa
     Estúpida e inválida
     A rosa com cirrose
     A anti-rosa atômica
     Sem cor, sem perfume
     Sem rosa, sem nada.
    
4. Explique a metáfora expressa em “A rosa de Hiroshima”.
     Rosa devido a imagem da bomba quando toca o solo e explode, o autor descreveu como rosa que destrói.

5. Que sensações o poema provoca em você? Justifique.
     Resposta pessoal. Sugestão: sofrimento / dor / revolta.

6. Explique as expressões destacadas:
     “Sem cor, sem perfume
     Sem rosa, sem nada”
     Sem perfume agradável de uma rosa o autor descreve a bomba como destruidora, uma rosa destruidora.

7. Identifique a opção que completa corretamente o enunciado a seguir e justifique sua escolha.
Pode-se afirmar que o texto cumpre seu objetivo, pois...
     a) simplesmente passa informações;
     b) provoca emoções e reflexões;
     c) serve de diversão;
     d) modifica o comportamento

8. Observe as expressões destacadas em cada item a seguir e explique a quais conseqüências da utilização da bomba atômica elas se referem.
“Pesem nas crianças
Mudas telepáticas”
     As crianças não falavam ao presenciar a cena e em que pensavam no momento.
“Pensem nas meninas
Cegas inexatas”
     São as que morreram e as que continuaram vivendo com aquele medo.
“Pensem nas mulheres
Rotas alteradas.”
     Referem-se as que não mais poderiam ter filhos.
“A rosa hereditária
     Pelas sequelas que a radiação deixou em todos os que moravam lá.
A rosa radioativa
     A bomba aqui simbolizada por uma rosa: que se abre, uma rosa vermelha: a do fogo e o sangue.
Estúpida e inválida”
     A estupidez e crueldade de se lançar uma bomba sobre aquele povo.