quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CONCORDÂNCIA VERBAL/NOMINAL – ATIVIDADES COM GABARITO

CONCORDÂNCIA VERBAL/NOMINAL – ATIVIDADES COM GABARITO

I -   CONCEITO

       Observe:
       1 – Crianças   morrem                           2 – Mulheres   subnutridas.
        Sujeito na       verbo na                         substantivo         adjetivo
        3ª pessoa        3ª pessoa                       feminino               feminino    
        Do plural         do plural                         plural                    plural.

        No primeiro exemplo, o verbo morrer está na 3ª pessoa do plural, concordando com o seu sujeito, crianças. No segundo exemplo, o adjetivo subnutridas está concordando em gênero (feminino) e número (plural) com o substantivo a que se refere: mulheres.
        Como você pode notar, nos dois exemplos dados, as flexões de pessoa, número e gênero se correspondem.

        Concordância é a correspondência de flexão entre dois termos.
        A concordância pode ser verbal e nominal. É verbal quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito (primeiro exemplo). É nominal quando o artigo, o adjetivo, o pronome ou o numeral se flexionam para concordar com o substantivo a que se referem (segundo exemplo).

II -   CONCORDÂNCIA VERBAL
        1 – Regras gerais
               1 Sujeito simples
               O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Esse sujeito pode estar:
               A – Claro:
                      O pediatra adverte...
                      3ª pessoa ---------- 3ª pessoa ----------(concordância de pessoa)
                      Plural ---------------  plural ---------------(concordância de número)
               B – Subentendido:
                      ... Não podemos escapar dessa realidade... (sujeito: nós)
               C – Anteposto:
                      ... as mulheres subnutridas geram crianças com problemas...
               D – posposto:
                      Participarão do encontro vários especialistas.
        2 – Sujeito composto
              Quando o sujeito é composto, o verbo deve ir para o plural.
                                 O técnico e os jogadores chegaram.
                                   Sujeito composto
                                 Chegaram o técnico e os jogadores.
                                                           Sujeito composto
        Se o sujeito composto vier posposto, porém, o verbo poderá concordar com o núcleo mais próximo (concordância atrativa).
                                 Chegou o técnico e os jogadores.
                                 “Depois veio a claridade, os grandes céus, a paz dos campos (...)”.
                                                                                                                 (Vinícius de Moraes).
        Há também casos em que o sujeito composto, mesmo anteposto, admite o verbo no singular..
        --- quando os núcleos do sujeito são sinônimos ou quase sinônimos:
                                                      O rancor e o ódio deixou-o perplexo.
        --- quando os núcleos do sujeito vêm dispostos em gradação:
                                           Uma indignação, uma raiva profunda, um ódio mortal dominava-o.
        --- quando o sujeito é formado de dois infinitivos:
                                            Trabalhar e estudar fazia dele um homem feliz.

  *  Caso os infinitivos exprimam ideias opostas, ocorrerá o plural. Rir e Chorar se alternam.

III – CONCORDÂNCIA NOMINAL
       1 – Regra geral
         Observe:
       As                    mulheres                                                duas                crianças
    Artigo              substantivo                                          numeral                substantivo
Fem. Pl.               fem. Pl.                                                fem. Pl.                   fem. Pl.

        Esse                 problema                                          ótima                     secretária
  Pronome              substantivo                                     adjetivo                   substantivo
  Masc. Sing.          Masc. Sing.                                      Fem. Sing.               Fem.  Sing.
     Como você pode notar, o artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem.
     Dessas classes gramaticais, a única que apresenta alguns problemas de concordância é o adjetivo. O adjetivo pode exercer a função sintática de adjunto adnominal e de predicativo. Veja:
     Na sua meiga e sossegada casa de São Cristóvão, enchia os dias de forma mais útil e agradável às necessidades do seu espírito e do seu temperamento. (L. Barreto).

EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO:

01 – Livros, roupas, brinquedos, tudo ... fora do lugar (estava/estavam)
02 – Primos, tios, sobrinhos, ninguém ... (faltou/faltaram)
03 – Primos, tios, sobrinhos, todos ... à festa. (foi/foram)
04 – Eu, tu e ele ... a tarefa. (fizemos/fizestes)
05 – Eu, tu e ele ... o pedido. (confirmamos/confirmastes)
06 – Tu e teu colega ... a tempo. (chegastes/chegaram)
07 – Teus amigos e tu ... o problema. (sabeis/sabem)
08 – O Corinthians ou o Flamengo ... o campeonato. (ganharão/ganhará)
09 – Fortaleza ou Recife ... bons lugares para as férias. (são/é)
10 – Que ... sinônimos? (é/são)
11 – Quem ... os culpados? (foi/foram)
12 - ... uma hora e dez minutos. (é/são)
13 - ... duas horas e quinze minutos. (é/são)
14 – Grande parte dos convidados ... à cerimônia. (compareceu/compareceram)
15 – Minas Gerais ... grandes escritores. (revelou/revelaram)
16 – As Minas Gerais ... grandes escritores. (revelou/revelaram)
17 – Os Estados Unidos ... milho. (exporta/exportam)
18 – Campinas ... muito. (prosperou/prosperaram)
19 – O Amazonas ... longe. (fica/ficam)
20 – Os lusíadas ... a viagem de Vasco da Gama. (contam/conta)
21 – Vossa Majestade ... à reunião? (compareceu/comparecestes)
22 – Vossas Excelências ... a decisão. (apoiaram/apoiastes)
23 – Vossa Alteza ... os problemas. (conhece/conheceis)
24 – Fui eu que ... o problema. (resolvi/resolveu)
25 – Fomos nós que ... a dívida. (pagamos/pagou)
26 – Ele foi um dos que ... (compareceu/compareceram)
27 – Luana foi uma das que ... (passou/passaram)
28 – Fui eu quem ... o exercício. (resolvi/resolveu)
29 – Fomos nós quem ... (colaborou/colaboramos)
30 – Fomos nós quem ... a conta. (pagou/pagamos)
31 – Mais de um clube ... o campeonato. (ganhou/ganharam)
32 – Mais de duas pessoas ... à reunião. (faltou/faltaram)
33 – Mais de um aluno, mais de um professor ... . (faltou/faltaram)
34 – Mais de um veiculo ... . (chocou-se/chocaram-se)
35 – Cerca de vinte pessoas ... . (compareceu/compareceram)
36 – Perto de trinta soldados ... . (morreu/morreram)
37 – Alguns de nós ... o exercício. (resolveremos/resolverão)
38 – Quais de vós ... o candidato? (apoiastes/apoiaram)
39 – Poucos de nós ... (viajamos/viajaram)
40 – Qual de nós ... a decisão? (aceitará/aceitaremos)
41 – Algum de nós .... o prêmio. (entregará/entregaremos)
42 – O relógio da igreja ... duas horas. (deu/deram)
43 – ... duas horas no relógio da igreja. (deu/deram)
44 – A torre da igreja ... quatro horas. (bateu/bateram)
45 – ... quatro horas na torre da igreja. (bateu/bateram)
46 – ... –se em discos voadores. (acredita/acreditam)
47 – ... –se de assuntos importantes. (tratava/tratavam)
48 – ... –se aos pedidos do mestre. (obedeceu/obedeceram)
49 – ... –se em pessoas honestas. (confia/confiam)
50 – ... –se casas. (vende/vendem)
51 – ... –se apartamentos na praia. (aluga/alugam)

52 – ... –se aulas de piano. (dá/dão)

CRASE – EXERCÍCIOS COM GABARITO


   CRASE – EXERCÍCIOS COM GABARITO
Crase é a contração da preposição a com o artigo definido feminino a ou as.
        Ex.:    Assisti a                               a festa de sua formatura
                            Prep.                      Artigo
                  Assisti à festa de sua formatura.
Regra geral só se usa crase diante de palavras femininas determinadas pelo artigos definido a ou as, e subordinadas a termos que exigem a preposição a.
        Ex. Ninguém é insensível à dor.
              Avançamos rente à parede.
              O trem chegou à estação às 8 horas.
        Obs.: os termos, diante dos quais ocorre a crase, exercem as funções sintáticas de complemento (Objeto indireto, complemento nominal) ou adjunto adverbiais.
Não se usa crase:
        1 – Diante de palavras masculinas.
              Ex. Não assisto a filmes de guerra.
                    Escreva a lápis.
        OBS.: ocorrendo a elipse da palavra moda ou maneira haverá crase diante de palavras masculinas.
         Ex.:   Cabelo à Sansão (à moda de Sansão).
                   Calçados à Luís XV.
        2 – Diante de palavras femininas usadas em sentido geral e indeterminado.
        Ex.:   Nunca vou a festas.
                 Tu te prendes a opiniões más (qualquer que seja).
        3 – Diante de pronome possessivo feminino.
        Ex.:   Darei presentes a sua linda irmã.
        OBS.: É menos comum, mas também admissível que se use a crase neste caso.
        Ex.: Recorri à minha irmã.
        4 – Diante de certos nomes próprios que repelem o artigo.
        Ex.:   O historiador referiu-se a Joana D´Arc.
                  Iremos a Curitiba e depois a Londrina.
        OBS.: a) Haverá crase quando o nome próprio admitir o artigo:
                   Ex.:   Fomos à Bahia.
                             Cheguei à histórica Ouro Preto.
                   b) Para se saber se o nome de país, estado ou cidade pede artigo, construímos uma oração com o verbo vir de.
                   Ex.:   Venho da Bahia   =   Vou à Bahia.
                            Venho de Curitiba   =   Vou a Curitiba.
        5 – Diante da palavra casa no sentido de lar, domicílio quando não vier modificada por locução adjetiva.
         Ex.:   Voltarei logo a casa.
                  Irei cedo a casa.
         OBS.: Mas se vier modificada por um adjetivo ou locução adjetiva e, também no sentido de estabelecimento comercial ou dinastia será de rigor o uso da crase.
          Ex.:   Voltarei cedo à casa de meu pai.
                   Irei logo à casa Ferreira.
                   O príncipe pertencia à casa de Bragança.
        6 – Diante do substantivo terra em oposição a bordo no sentido de “volta”. (Linguagem náutica).
        Ex.:   Os marinheiros regressaram a terra.
                  Depois de três meses, o navio regressou a terra.
         OBS.:   Leva crase no sentido de “terra firme”.
          Ex.:   Voltarei à terra onde nasci.
                    O corpo foi devolvido à terra.
         7 – Diante de locuções em que a palavra vem repetida: de hora a hora, frente a frente, cara a cara, uma a uma, de parte a parte, etc.
         Ex.:   Tomou o remédio gota a gota.
                   Estavam frente a frente.
         8 – Diante de verbos, pois diante de verbos não há artigo.
         Ex.:   Estamos dispostos a trabalhar.
                   Começou a chover.
        9 – Diante de numerais.
        Ex.:   O número de aprovados não chega a vinte.
        OBS.: Com a palavra hora usa-se sempre crase.
                   Ex.:   Estarei lá às 3 horas.
                            Cheguei às 10 horas.
        10 – Não haverá crase com a palavra distância quando for indeterminada.
        Ex.:   Não vejo a distância.
                 O cachorro traz o que é jogado a distância.
         OBS.: Quando determinada levará crase.
         Ex.:   Fique à distância de 3 metros.
                  Estamos à distância de 100 metros.
        11 – Diante de expressões de tratamento nunca se usa crase, pois não pedem artigo.
        Ex.:   Dirijo-me a você.
                  Dirijo-me a V. Exa.
        12 – Diante de pronomes que não admitem artigo.
         Ex.:   Recorreram a mim.
                  Escrevi a todas amigas.
        OBS.: Há alguns pronomes que entretanto, admitem artigo o que acarretará no emprego da crase.
        Ex.:   Assistimos sempre às mesmas cenas.
                 Não fales nada às outras meninas.
Acentua-se geralmente o a das locuções adverbiais, prepositivas e conjuntivas, formadas de substantivo feminino: às vezes, às claras, à noite, às pressas, às ocultas, à custa de, à força de, à medida que, à proporção que, à vontade, às cegas, à direita, à esquerda, à toa, às escondidas, às escuras, às mil maravilhas, às ordens.
A crase pode resultar também do encontro da preposição a com os pronomes demonstrativos aquele, aquela, aqueles, aquelas, aquilo, a, as.
        Ex.:   Não irás àquela festa (a + aquela).
                 Vou àquele cinema (a + aquele).
                 Não ligues àquilo (a + aquilo).

ATIVIDADES
I   -  Use o acento da crase onde for necessário:
        1 – Sentou-se a máquina e começou a escrever.
               Sentou à máquina e começou a escrever.
        2 – Não se sentava a mesa, nem vinha a sala em ocasiões de visita.
              Não se sentava à mesa, nem vinha à sala em ocasiões de visita.
        3 – Vejo-o a distância.
              Não.
       4 – Pude perceber o perigo a distância de 10 metros.
             Pude perceber o perigo à distância de 10 metros.
       5 – Voltamos a casa quase as duas horas da tarde.
             Voltamos a casa quase às duas horas da tarde.
       6 – Máquina movida a eletricidade.
             Não.
       7 – Vendas a vista.
             Vendas à vista.  (loc. Adv. Modo).
       8 – O médico deu a moléstia um nome bárbaro.
              O médico deu à moléstia um nome bárbaro.
       9 – Você pode ir a pé ou a cavalo.
              Não. (palavra masculina)
       10 – Maria encostou a cabeça a parede e começou a soluçar.
               Maria encostou a cabeça à parede e começou a soluçar.
       11 – Estudou a produção da região, comparou a real a provável, e mostrou a diferença.
               Estudou a produção da região, comparou a real à provável, e mostrou a diferença.
       12 –Ela não soube conservar a necessária dignidade quando foi a minha casa.
               Não.
       13 – Estando a porta da loja, vi aparecer a distância dois senhores que caminhavam lado a lado e pareciam dirigir-se aquela casa comercial.
               Estando à porta da loja, vi aparecer a distância dois senhores que caminhavam lado a lado e pareciam dirigir-se àquela casa comercial.
       14 –Não podemos deixar de ir a igreja agradecer a Nossa Senhora.
               Não podemos deixar de ir à igreja agradecer à Nossa Senhora.
       15 – Já se havia acostumado aquela vida, quando o médico levantou a ideia de submetê-la a uma intervenção cirúrgica.
              Já se havia acostumado àquela vida, quando o médico levantou a ideia de submetê-la a uma intervenção cirúrgica.
       16 – Ele surgiu a boca da noite.
                Ele surgiu à boca da noite.
       17 – Prefiro comer arroz a portuguesa a arroz a grega.
                Prefiro comer arroz à portuguesa a arroz à grega.
       18 – O vício a levou a tamanha degradação.
                Não. (adjetivo tamanha).
       19 – Vesti-me as pressas.
                Vesti-me às pressas. (loc. Adv. Modo).
       20 – Até que ocorre a ideia natural de recorrer a policia.
               Até que ocorre a ideia natural de recorrer à polícia.
II -   Justificar o uso da crase nas orações abaixo:
     1 – Vou à feira.
           Palavra feminina.
     2 – Irei à religiosa Roma.
           Quando nome próprio admitir artigo.
     3 – Dirigi-me apressado à casa de meus tios.
            A palavra casa está determinada.
     4 – Ele escreve à Machado de Assis.
            Ocorre elipse da palavra moda.
      5 – O alvo foi colocado à distância de 30 metros.
            Distância determinada.
      6 – Estarei lá às 3 horas.
            Numeral seguido de hora usa-se sempre crase.
      7 – Vou assistir àquele filme que você me indicou.                                         
            Resultado do encontro de prep. + pron. Deno.
      8 – Parou em frente à janela.
            Palavra feminina.
      9 – A onda da vida trouxe-nos à mesma praia.
            Palavra feminina.
     10 – Procedeu-se à apuração dos votos.
              Palavra feminina.
III -   Preencha as lacunas com a, as, à, às, conforme o caso:
     1 – Encaminhei o relatório _____V. Exa.  ( a )
     2 – Estou aqui desde ____ sete horas, mas sairei ____ nove, sem falta. ( às, às )
     3 – Assistirei ____ sessão da meia-noite. ( à )
     4 – Vende-se ____ vista e ____ prazo. ( à, a )
     5 – Nunca me acostumarei ____ gente desta espécie. ( à )
     6 – É proibida ____ entrada ____ pessoas estranhas ao serviço. ( a, às )
     7 – Dirijo-me ____ rua Barata Ribeiro e não ____ Pompeu Loureiro. ( à, à )
     8 – Fomos passear ____ cavalo. ( a )
     9 – Não me dirigi ____ ela em tom injurioso. ( a )

     10 – A água pingava gota ____ gota. ( a )

VOZ PASSIVA ANALÍTICA E SINTÉTICA - ATIVIDADES COM GABARITO


 PROCESSOS DE APASSIVAÇÃO/VOZ PASSIVA ANALÍTICA E SINTÉTICA

        Sabemos que três são as vozes dos verbos: a ativa, a passiva e a reflexiva.
        Um verbo está na voz ativa quando o sujeito pratica o fato expresso por esse verbo.
        Ex.   João feriu Pedro.
                O caçador abateu a ave
        Um verbo está na voz passiva quando o sujeito sofre o fato expresso pelo verbo.
        Ex.   Pedro foi ferido por João.
                A ave foi abatida pelo caçador.
        Um verbo está na voz reflexiva quando o sujeito pratica e sofre o fato expresso por esse verbo.
        Ex.   João feriu-se.
                Dei-me pressa em sair.
                                                   FORMAÇÃO DA VOZ PASSIVA       
        Temos dois tipos de voz passiva:
        1 – Voz passiva analítica.
        2 – Voz passiva sintética.
        1 – Voz passiva analítica: é formado pelo verbo auxiliar ser seguido do particípio do verbo que se quer conjugar.
        Ex. Pedro foi ferido por João.
              A ave foi abatida pelo caçador.
Processo :
1-      Objeto Direto da ativa passa a sujeito.
2-      Verbo ser no mesmo tempo do verbo principal na ativa + particípio do verbo principal.
3-      Sujeito da ativa passa a complemento agente da passiva.
Ex.:           JOÃO                              FERIU                               PEDRO
               Sujeito                        Pret. Perfeito                Objeto Direto
PEDRO                       FOI                         FERIDO                  POR                       JOÃO
              Sujeito              Pret. Perfeito              Particípio                                     Comp. Agente da
                                                                                                                                               Passiva
        Menos frequentemente, pode-se exprimir a voz passiva analítica com outros verbos auxiliares:
        Ex.   A aldeia estava isolada pelas águas.
                O cachorro ficou esmagado pelas rodas do ônibus.
        Obs.: Só se pode ter voz passiva com verbos transitivos diretos e verbos transitivos diretos e indiretos.
     
        2 – Voz passiva sintética: é formada com o pronome apassivador se e uma terceira pessoa verbal, singular ou plural, em concordância com o sujeito.
        Ex. Não se vê      [= é vista ]  uma rosa neste jardim.
                                                          Sujeito
             Não se vêem [= são vista ]  rosas neste jardim.
                                                               Sujeito
             Vendem-se casas                     (casas são vendidas)
                                Sujeito

        Abriram-se as inscrições para o concurso.
        Destruiu-se o velho prédio da escola.

Exercícios:
I -   Dizer a voz dos verbos:
a)      A cidade estava sitiada pelo exército romano.
Voz passiva analítica.

b)       Vende-se um automóvel.
Voz passiva sintética.

c)      A criança era conduzida pelo pai.
Voz passiva analítica.

d)       O professor ainda não corrigiu as provas.
Voz passiva analítica.

e)      Ele será visto na escola.
Voz passiva analítica.

f)      No século XV foram descobertas novas terras.
Voz passiva analítica.

g)        Eles terão realizado muitos trabalhos.
Voz passiva analítica.

h)        A confiança nos conduz ao sucesso.
Voz passiva analítica.

i)        Vende-se jornal velho aqui.
Voz passiva sintética.

II -   Passe os verbos das frases abaixo para a voz passiva analítica:
a)      A luz circular do refletor envolve o pianista e o piano.
O pianista e o piano são envolvidos pela luz circular do refletor.
b)      O professor ainda não corrigiu as provas.
As provas ainda não foram corrigidas pelo professor.
c)       O professor já tinha visto o erro.
O erro já tinha sido visto pelo professor.
d)      A secretaria já afixou a data dos exames.
A data dos exames já tinha sido afixados pela secretaria.
e)      A inspiração do poeta cria belos versos.
Belos versos são criados pela inspiração do poeta.
f)       A civilização invadiu e conquistou o morro.
O morro foi invadido e conquistado pela civilização.
g)      Dei-lhes todas as instruções necessárias.
Todas as instruções necessárias foram dadas.
h)      No dia seguinte o jornal anunciaria o falecimento do grande benfeitor da cidade.
O falecimento do grande benfeitor seria anunciado no jornal no dia seguinte.
i)        Os chefes do partido o teriam ameaçado de morte.
Ele teria sido ameaçado de morte pelos chefes do partido.
j)        A esta hora, a diretora talvez já esteja publicando os resultados dos exames.
Os resultados dos exames, a esta hora, talvez a diretora já estaria publicando.

III-   Mude a voz passiva em ativa:
a)      As peças de Mozart foram executadas com perfeição.
Executaram as peças de Mozart com perfeição.
b)      O trabalho é abençoado por Deus.
Deus abençoa o trabalho.
c)       As boas amizades devem ser mantidas por nós.
Nós devemos manter as boas amizades.
d)      O terreno tinha sido invadido pelo mato.
O mato invadiu o terreno.
e)      Eles têm sido frequentemente criticados pela imprensa.
A imprensa critica eles frequentemente.
f)       A placa havia sido tirada pelas autoridades.
As autoridades tiram as placas.
g)      O seu plano foi aceito pela comissão de planejamento.
A comissão de planejamento aceita seu plano.
h)      O povo fora mantido a distância pelos guardas.
Os guardas  mantêm o povo a distância.
i)        Elas teriam sido elogiadas pelo diretor.
O diretor as elogiam.
j)        O famoso artista está sendo acolhido com muito carinho pelo público.
O público acolhe com carinho o famoso artista.

IV-   Passar para a voz passiva sintética:
a)      Os galhos são cortados e os troncos serrados.
Cortam-se os galhos e os troncos serrados.
b)      Nem sempre são obtidos bons resultados.
Nem sempre obtêm-se bons resultados.
c)       Foi-lhe cassada a licença.
Cassa-se a licença.
d)      Com esforço e perseverança tudo é alcançado.
Alcança-se tudo com esforço e perseverança.
e)      As inscrições para o vestibular foram encerradas.
Encerram-se as inscrições para o vestibular.
f)       Resultados satisfatórios têm sido obtidos com os novos equipamentos.
Obtêm-se resultados satisfatórios com os novos equipamentos.
g)      Foi programada uma nova peça.
Programa-se uma nova peça.
h)      Seriam enviadas tropas de reforço.
Enviam-se tropas de reforço.
i)        Serão preferidos os jovens que moram nestas redondezas.
Preferem-se jovens que moram nestas redondezas.
j)        Serão abertas as matrículas oportunamente.
Abrem-se as matrículas oportunamente.



domingo, 5 de fevereiro de 2017

HQ GREVE EM CURITIBA - ENCONTRO COM PIERINA







Link direto maior: https://d262ilb51hltx0.cloudfront.net/max/700/1*yvrpMVxSBpt1Rul6EyOkxw.jpeg

Quem conhece minha vó já sabe da admiração que ela merece, e depois desse quadrinho aí embaixo, eu a admiro muito mais. Ela esteve na manifestação em prol dos professores e funcionários públicos aqui no Paraná em um dos piores dias, por fazer parte do SINDIJUS. Ela teve seu relato transformado em HQ de um maneira tão espetacular que eu simplesmente tive que compartilhar aqui. Gostaria que dessem uma olhada, porque eu sinceramente estou é morrendo de orgulho https://www.facebook.com/images/emoji.php/v7/eb4/1/16/FACE_WITH_COLON_THREE.png
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E é claro, deixo aqui os créditos e meu sincero agradecimento ao Guilherme Caldas, que a desenhou.

https://medium.com/nebula/relatos-da-greve-em-curitiba-final-b456c3314037