quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

VOZ PASSIVA ANALÍTICA E SINTÉTICA - ATIVIDADES COM GABARITO


 PROCESSOS DE APASSIVAÇÃO/VOZ PASSIVA ANALÍTICA E SINTÉTICA

        Sabemos que três são as vozes dos verbos: a ativa, a passiva e a reflexiva.
        Um verbo está na voz ativa quando o sujeito pratica o fato expresso por esse verbo.
        Ex.   João feriu Pedro.
                O caçador abateu a ave
        Um verbo está na voz passiva quando o sujeito sofre o fato expresso pelo verbo.
        Ex.   Pedro foi ferido por João.
                A ave foi abatida pelo caçador.
        Um verbo está na voz reflexiva quando o sujeito pratica e sofre o fato expresso por esse verbo.
        Ex.   João feriu-se.
                Dei-me pressa em sair.
                                                   FORMAÇÃO DA VOZ PASSIVA       
        Temos dois tipos de voz passiva:
        1 – Voz passiva analítica.
        2 – Voz passiva sintética.
        1 – Voz passiva analítica: é formado pelo verbo auxiliar ser seguido do particípio do verbo que se quer conjugar.
        Ex. Pedro foi ferido por João.
              A ave foi abatida pelo caçador.
Processo :
1-      Objeto Direto da ativa passa a sujeito.
2-      Verbo ser no mesmo tempo do verbo principal na ativa + particípio do verbo principal.
3-      Sujeito da ativa passa a complemento agente da passiva.
Ex.:           JOÃO                              FERIU                               PEDRO
               Sujeito                        Pret. Perfeito                Objeto Direto
PEDRO                       FOI                         FERIDO                  POR                       JOÃO
              Sujeito              Pret. Perfeito              Particípio                                     Comp. Agente da
                                                                                                                                               Passiva
        Menos frequentemente, pode-se exprimir a voz passiva analítica com outros verbos auxiliares:
        Ex.   A aldeia estava isolada pelas águas.
                O cachorro ficou esmagado pelas rodas do ônibus.
        Obs.: Só se pode ter voz passiva com verbos transitivos diretos e verbos transitivos diretos e indiretos.
     
        2 – Voz passiva sintética: é formada com o pronome apassivador se e uma terceira pessoa verbal, singular ou plural, em concordância com o sujeito.
        Ex. Não se vê      [= é vista ]  uma rosa neste jardim.
                                                          Sujeito
             Não se vêem [= são vista ]  rosas neste jardim.
                                                               Sujeito
             Vendem-se casas                     (casas são vendidas)
                                Sujeito

        Abriram-se as inscrições para o concurso.
        Destruiu-se o velho prédio da escola.

Exercícios:
I -   Dizer a voz dos verbos:
a)      A cidade estava sitiada pelo exército romano.
Voz passiva analítica.

b)       Vende-se um automóvel.
Voz passiva sintética.

c)      A criança era conduzida pelo pai.
Voz passiva analítica.

d)       O professor ainda não corrigiu as provas.
Voz passiva analítica.

e)      Ele será visto na escola.
Voz passiva analítica.

f)      No século XV foram descobertas novas terras.
Voz passiva analítica.

g)        Eles terão realizado muitos trabalhos.
Voz passiva analítica.

h)        A confiança nos conduz ao sucesso.
Voz passiva analítica.

i)        Vende-se jornal velho aqui.
Voz passiva sintética.

II -   Passe os verbos das frases abaixo para a voz passiva analítica:
a)      A luz circular do refletor envolve o pianista e o piano.
O pianista e o piano são envolvidos pela luz circular do refletor.
b)      O professor ainda não corrigiu as provas.
As provas ainda não foram corrigidas pelo professor.
c)       O professor já tinha visto o erro.
O erro já tinha sido visto pelo professor.
d)      A secretaria já afixou a data dos exames.
A data dos exames já tinha sido afixados pela secretaria.
e)      A inspiração do poeta cria belos versos.
Belos versos são criados pela inspiração do poeta.
f)       A civilização invadiu e conquistou o morro.
O morro foi invadido e conquistado pela civilização.
g)      Dei-lhes todas as instruções necessárias.
Todas as instruções necessárias foram dadas.
h)      No dia seguinte o jornal anunciaria o falecimento do grande benfeitor da cidade.
O falecimento do grande benfeitor seria anunciado no jornal no dia seguinte.
i)        Os chefes do partido o teriam ameaçado de morte.
Ele teria sido ameaçado de morte pelos chefes do partido.
j)        A esta hora, a diretora talvez já esteja publicando os resultados dos exames.
Os resultados dos exames, a esta hora, talvez a diretora já estaria publicando.

III-   Mude a voz passiva em ativa:
a)      As peças de Mozart foram executadas com perfeição.
Executaram as peças de Mozart com perfeição.
b)      O trabalho é abençoado por Deus.
Deus abençoa o trabalho.
c)       As boas amizades devem ser mantidas por nós.
Nós devemos manter as boas amizades.
d)      O terreno tinha sido invadido pelo mato.
O mato invadiu o terreno.
e)      Eles têm sido frequentemente criticados pela imprensa.
A imprensa critica eles frequentemente.
f)       A placa havia sido tirada pelas autoridades.
As autoridades tiram as placas.
g)      O seu plano foi aceito pela comissão de planejamento.
A comissão de planejamento aceita seu plano.
h)      O povo fora mantido a distância pelos guardas.
Os guardas  mantêm o povo a distância.
i)        Elas teriam sido elogiadas pelo diretor.
O diretor as elogiam.
j)        O famoso artista está sendo acolhido com muito carinho pelo público.
O público acolhe com carinho o famoso artista.

IV-   Passar para a voz passiva sintética:
a)      Os galhos são cortados e os troncos serrados.
Cortam-se os galhos e os troncos serrados.
b)      Nem sempre são obtidos bons resultados.
Nem sempre obtêm-se bons resultados.
c)       Foi-lhe cassada a licença.
Cassa-se a licença.
d)      Com esforço e perseverança tudo é alcançado.
Alcança-se tudo com esforço e perseverança.
e)      As inscrições para o vestibular foram encerradas.
Encerram-se as inscrições para o vestibular.
f)       Resultados satisfatórios têm sido obtidos com os novos equipamentos.
Obtêm-se resultados satisfatórios com os novos equipamentos.
g)      Foi programada uma nova peça.
Programa-se uma nova peça.
h)      Seriam enviadas tropas de reforço.
Enviam-se tropas de reforço.
i)        Serão preferidos os jovens que moram nestas redondezas.
Preferem-se jovens que moram nestas redondezas.
j)        Serão abertas as matrículas oportunamente.
Abrem-se as matrículas oportunamente.



domingo, 5 de fevereiro de 2017

HQ GREVE EM CURITIBA - ENCONTRO COM PIERINA







Link direto maior: https://d262ilb51hltx0.cloudfront.net/max/700/1*yvrpMVxSBpt1Rul6EyOkxw.jpeg

Quem conhece minha vó já sabe da admiração que ela merece, e depois desse quadrinho aí embaixo, eu a admiro muito mais. Ela esteve na manifestação em prol dos professores e funcionários públicos aqui no Paraná em um dos piores dias, por fazer parte do SINDIJUS. Ela teve seu relato transformado em HQ de um maneira tão espetacular que eu simplesmente tive que compartilhar aqui. Gostaria que dessem uma olhada, porque eu sinceramente estou é morrendo de orgulho https://www.facebook.com/images/emoji.php/v7/eb4/1/16/FACE_WITH_COLON_THREE.png
:3

E é claro, deixo aqui os créditos e meu sincero agradecimento ao Guilherme Caldas, que a desenhou.

https://medium.com/nebula/relatos-da-greve-em-curitiba-final-b456c3314037







terça-feira, 31 de janeiro de 2017

TEXTO: ÍNDIOS SÃO 15% DOS MISERÁVEIS NO MUNDO, APONTA ONU - FOLHA DE S. PAULO - COM GABARITO


TEXTO:   ÍNDIOS SÃO 15% DOS MISERÁVEIS NO MUNDO, APONTA ONU

          Relatório divulgado ontem pela ONU (Organização das Nações Unidas) revelou que os índios, apesar de representarem só 5% da população mundial, são 15% dos mais pobres do mundo. Nas áreas rurais, eles chegam a ser um terço dos 900 milhões de habitantes em situação de miséria extrema. O estudo considera indígenas os descendentes das populações originárias de regiões depois colonizadas por outro povos, como os índios brasileiros e os aborígenes australianos. Estima-se que, atualmente, eles cheguem a 370 milhões de pessoas e representem 5.000 culturas distintas.  Juntos, ocupam cerca de 20% do território do planeta, distribuídos por 90 países. Segundo o diretor do UNIC (Centro de Informações das Nações Unidas para o Brasil), Giancarlo Summa, a pobreza dos povos indígenas está relacionada à perda de territórios e de recursos naturais, que acaba por inviabilizar as formas tradicionais de vida das populações.
          “Quando o índio passa a ter que comprar seu alimento no mercado, os níveis de pobreza aumentam automaticamente”, afirma Summa. Segundo o relatório da ONU, a taxa de pobreza dos indígenas é bem superior à da população como um todo. No Paraguai, é 7,9 vezes maior; no Panamá, 5,9 vezes; e no Brasil, 2,5 vezes. Os dados brasileiros são do censo de 2000, o último realizado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O indígena Marco Terena, articulador dos direitos indígenas do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena, diz que o estudo mostra que os indígenas são, em sua maioria, “pobres, analfabetos e excluídos do poder econômico e político”.
            Para ele, a mudança desse cenário passa pela demarcação de terras, pelo fortalecimento da autoestima e pela participação nas esferas decisórias.
                                              Folha de São Paulo, São Paulo, 15 de janeiro de 2010, Caderno Brasil.

1 -   Qual é a finalidade do texto que você leu? Em que suporte (lugar físico ou virtual) ele foi veiculado?
     O texto tem a finalidade de informar aos leitores o resultado de um relatório sobre a situação de pobreza dos indígenas no mundo, divulgado pela ONU. Ele foi veiculado em um formal diário.

2 -   Logo no primeiro parágrafo, entramos em contato com a principal informação transmitida pelo texto. Qual é ela?
     Os índios, apesar de representarem só 5% da população mundial, são 15% dos mais pobres do mundo.

3 -   O título da notícia tem a função de chamar a atenção do leitor para o que será informado. Em “Índios são 15% dos miseráveis no mundo, aponta ONU”, identifique os termos que correspondem às seguintes funções sintáticas na primeira oração do período:
     -Sujeito: Índios      
    
     -Predicado: São 15% dos miseráveis no mundo.

     -Adjunto adverbial de lugar: No mundo.

4 -  Na notícia, a linha-fina tem o objetivo de explicar melhor o título. Reconheça-a no texto lido.
     A linha-fina é: Pobreza está ligada à perda de terras e recursos naturais.

5 -   Qual é a função das aspas usadas no texto?
     É marcar o início e o final da fala de alguém que não o autor do texto.


POEMA: PARA A FEIRA DO LIVRO - JOÃO CABRAL DE MELO NETO - COM GABARITO


POEMA: PARA A FEIRA DO LIVRO
                João Cabral de Melo Neto

Folheada, a folha de um livro retoma
o lânguido e vegetal da folha folha,
e um livro se folheia ou se desfolha
como sob o vento a árvore que o doa;
folheada, a folha de um livro repete
fricativas e labiais de ventos antigos,
e nada finge vento em folha de árvore
melhor do que vento em folha de livro. [...]

           João Cabral de Melo Neto. In        Obra completa                                                                      Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 367.

1 -   Ao tratar da folha de um livro, o poema a compara a uma “folha folha”. Qual o sentido dessa expressão?
     A expressão “folha folha” refere-se á folha da árvore que dá origem à folha do papel.

2 -   O poema emprega insistentemente as aliterações dos fonemas f e v. Elas têm no contexto do poema um valor imitativo. O que essas aliterações procuram imitar?
     As aliterações dos fonemas f e v procuram imitar os sons do vento nas árvores e o barulho de folhear um livro.

3 -   O poema associa os sons do manuseio das folhas de um livro aos sons produzidos por “ventos antigos” A que se refere essa expressão?
     Refere-se aos ventos que movimentaram as folhas vegetais que deram origem às folhas de papel.

MÚSICA(ATIVIDADES): APESAR DE VOCÊ /CHICO BUARQUE /DITADURA - COM GABARITO

MÚSICA(ATIVIDADES): APESAR DE VOCÊ
                                                                              CHICO BUARQUE
Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu [...]
Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar [...]
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria [...]

                         In Chico Buarque, letra e música. São Paulo: Companhia das Letras, 1989, p. 92.

1 -   A primeira estrofe faz um retrato do Brasil sob a ditadura. Para driblar a censura, a linguagem da canção deveria recorrer à conotação. Quais são as queixas contra ao regime anunciadas nessa estrofe?
     A primeira estrofe denuncia vários aspectos do autoritarismo do regime militar: abuso de autoridade (“você é quem manda”), a repressão ao debate político, à expressão de ideias (“falou, tá falado, não tem discussão” / “minha gente hoje anda falando de lado”), a tristeza do povo reprimido (“olhando pro chão”)

2 -      A partir da segunda estrofe, uma nova situação se apresenta
a)      A que situação o texto faz referência?
O texto alude a uma situação de liberdade, de felicidade, quando a repressão do regime
Militar chegasse ai fim.

b)      Cite uma metáfora que sintetize o espírito dessa nova situação.
“Galo insistir em cantar” é uma expressão metafórica para a situação de liberdade a que a estrofe faz alusão.

3 -     O título da música, Apesar de você, sugere, com meias palavras, o mesmo que a frase:
a)      A despeito do povo, a democracia voltará ao país
b)      Ainda que venha a sofrer, o povo prefere a liberdade política à ditadura
c)       Embora o governo tente impedir, a liberdade voltará a se instalar no pais.
d)      O povo se mantém alegre, mesmo sob o regime militar.






PROJETO: AUTOR E EU - ESCRITOR DIMAS ANTONIO





PROJETO: AUTOR  E  EU


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sábado, 28 de janeiro de 2017

POEMA: CANÇÃO DO EXÍLIO - GONÇALVES DIAS - COM GABARITO

  CANÇÃO DO EXÍLIO
  Gonçalves Dias

Minha terra tem palmeiras,                                      Minha terra tem primores,
Onde canta o Sabiá;                                                    Que tais não encontro eu cá;
As aves, que aqui gorjeiam,                                       Em cismar – sozinho, à noite –
Não gorjeiam como lá.                                                Mais prazer encontro eu lá:
Nosso céu tem mais estrelas,                                    Minha terra tem palmeiras,
Nossas várzeas têm mais vida,                                  Onde anta o sabiá.
Nossos bosques têm mais vida,                                Não permita Deus que eu morra,
Nossa vida mais amores.                                            Sem que volte para lá:
Em cismar, sozinho, à noite,                                      Sem que desfrute os primores
Mais prazer encontro eu lá:                                       Que não encontro por cá:
Minha terra tem palmeiras,                                        Sem qu´inda  aviste as palmeiras,
Onde canta o sabiá.                                                      Onde canta o sabiá
                                                                 DIAS, Gonçalves. Obra poéticas de Antônio Gonçalves dias.
                                                                                          São Paulo: Companhia Edito Nacional, 1944.

1 -   Que visão de pátria é apresentada no poema? Confirme sua resposta transcrevendo dois versos do texto em seu caderno.
     Uma visão positiva e idealizada da pátria (Brasil). “Minha terra tem primores”; “Nossos bosques têm mais vidas/Nossa vida mais amores”.

2 -   No poema, as palavras “lá” e “cá” aparecem repetidamente. O que elas representam para o eu poético?
     O lugar deixado para trás (a pátria) e o lugar em que o eu poético se encontra no momento em que sente saudades.

3 -   Apesar de se referir ao próprio país, o Brasil, podemos considerar universal a maneira como o poeta vive seu sentimento em relação à pátria. Por quê?
     Porque muitas pessoas, de diferentes culturas e países, experimentam a sensação de saudades da terra de origem quando vivem em outro lugar. Assim como Gonçalves Dias, inúmeros poetas “cantaram” o exílio.

4 -   Como você interpretaria a repetição da expressão “Minha terra tem...”?
     Ela dá ênfase àquilo que a pátria tem, `aquilo que ela é. Ou seja, o poema valoriza a pátria.

5 -   Transcreva, em seu caderno, os versos do poema que podem ilustrar os seguintes sentimentos:
a)      Desilusão.
Resposta possível: “AS aves, que aqui gorjeiam, / não gorjeiam como lá”.

b)      Encantamento.
Resposta possível: “Nosso céu tem mais estrelas, / Nossas várzeas têm mais flores”.

6 -   Alguns versos do poema de Gonçalves Dias podem ser relacionados a trechos do “Hino Nacional Brasileiro”, escrito 63 anos depois, em 1909. Identifique esses versos e transcreva-os em seu caderno.
     “Nossos bosques têm mais vida”, / “Nossa vida” no teu seio “mais amores”.