sábado, 26 de outubro de 2024

FILME(ATIVIDADES): UM GRITO DE SOCORRO - ROTEIRO: MARIA PETERS - COM GABARITO

 Filme (atividades): Um Grito de Socorro

 Data de lançamento desconhecida 

Duração: 1h 35min.

Gênero: Drama, Família.

Roteiro: Maria Peters.

Nacionalidade: Holanda.

Título original: Spijt!

Classificação etária: 12 anos.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiCISdU7ocl2MJ_kNnFOyglssH_MgvPj7zHoO_iFCWYSgXUJqDaibF_lEQiCLUFy4GjtoqIoC3t31jG1jt-Xwd8nbDoB4mJ1nWNYPJHWXc5qfcH769vxukJpH1n0HvNfOvVTAXOvDnWxelyYgVaOVDpV79B-emuRAn7OxrnoX7kz7Bxygbh4VXsM79yfHc/s320/SOCORRO.jpg


Sinopse

        Jochem (Stefan Collier) é um adolescente atormentado diariamente na escola por ser gordinho. Enquanto um grupo de colegas pratica bullying, outros, como Vera (Dorus Witte) e David (Robin Boissevain), tentam ajudá-lo, mas têm medo de enfrentar os valentões e sofrer represálias. Quando Jochem vai a uma festa com os colegas, é forçado a beber e não aparece no dia seguinte no colégio. David se sente culpado por não ter ajudado o menino e resolve, junto com Vera, procurar o amigo, mas pode ser tarde demais para prestar auxílio e pedir desculpas.

Atividades do filme:

01 – Qual o principal problema enfrentado por Jochem no filme?

a)   Solidão.

b)   Dificuldades financeiras.

c)   Bullying.

d)   Problemas de saúde.

02 – Quem tenta ajudar Jochem a lidar com a situação de bullying?

a)   Seus pais.

b)   Vera e David.

c)   Os professores.

d)   Outros colegas populares.

03 – O que acontece com Jochem após uma festa com os colegas?

a)   Ele ganha um prêmio.

b)   Ele desaparece.

c)   Ele muda de escola.

d)   Ele se torna popular.

04 – Qual sentimento domina David após o desaparecimento de Jochem?

a)   Culpa.

b)   Alegria.

c)   Indiferença.

d)   Raiva.

05 – Qual a principal mensagem do filme?

a)   A importância da fama.

b)   Os perigos do bullying.

c)   A dificuldade de fazer amigos.

d)   A importância do dinheiro.

06 – Por que Jochem é alvo de bullying?

      Jochem é alvo de bullying principalmente por ser gordinho, tornando-se um alvo fácil para os valentões.

07 – Qual o papel de Vera e David na história?

      Vera e David são amigos de Jochem que tentam ajudá-lo, mas sentem medo de enfrentar os valentões. Eles representam a importância da empatia e da solidariedade.

08 – Quais as consequências do bullying para Jochem?

      O bullying tem consequências graves para Jochem, levando-o a se isolar, a desenvolver problemas emocionais e, no filme, a um desaparecimento.

09 – Como o filme aborda o tema da culpa?

      O filme aborda a culpa de forma intensa, mostrando como David se sente responsável pelo que acontece com Jochem, mesmo não tendo sido diretamente responsável pelo bullying.

10 – Qual a importância de discutir o tema do bullying em filmes como "Um Grito de Socorro"?

      Filmes como "Um Grito de Socorro" são importantes para conscientizar sobre os perigos do bullying, mostrar as consequências para as vítimas e incentivar a denúncia e a busca por ajuda. Além disso, eles podem ajudar a prevenir casos de bullying e promover um ambiente escolar mais seguro e acolhedor

FILME(ATIVIDADES): A LISTA DE SCHINDLER - STEVEN SPIELBERG - COM GABARITO

 Filme (atividade): A Lista de Schindler

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgzTXZ10Dk0-OZIzSQJ_2dksbFeO7TotC_TxkXlaGYRq2pm-hfTGTPchkfOe2Oj_FfKgKVx3tE-EmLlI1rRek0L9cjBNoKJCpYQwf0jl0ylF5UDE3lqSOQwkFQ9o8PI83IF3Qr7Zdhl284di-Zw0nCdKu2kICau8oLjpQ8texwQgY_c6EyGXs0IwpMTVus/s320/schindler.jpg

Lançamento: 31 de dezembro de 1993.

Gênero: Biopic, Drama, Histórico.

Relançamento: 1 de maio de 2019.

Direção: Steven Spielberg.

Roteiro: Steven Zaillian.

Elenco: Liam Neeson, Bem Kingsley, Ralph Fiennes.

Título original: Schindler's List.

Classificação etária: 14 anos.

Sinopse

        A inusitada história de Oskar Schindler (Liam Neeson), um sujeito oportunista, sedutor, "armador", simpático, comerciante no mercado negro, mas, acima de tudo, um homem que se relacionava muito bem com o regime nazista, tanto que era membro do próprio Partido Nazista (o que não o impediu de ser preso algumas vezes, mas sempre o libertavam rapidamente, em razão dos seus contatos). No entanto, apesar dos seus defeitos, ele amava o ser humano e assim fez o impossível, a ponto de perder a sua fortuna, mas conseguir salvar mais de mil judeus dos campos de concentração.

Atividades do filme:

01 – Qual o principal objetivo de Oskar Schindler ao salvar os judeus durante a Segunda Guerra Mundial?

a)   Acreditar na igualdade entre todas as pessoas.

b)   Ganhar dinheiro com a mão de obra barata dos judeus.

c)   Aumentar sua influência política dentro do Partido Nazista.

d)   Uma mistura de oportunismo, compaixão e desejo de fazer o bem.

02 – Qual o cargo de Oskar Schindler no início da história?

a)   Empresário.

b)   Oficial nazista.

c)   Líder da resistência.

d)   Contador.

03 – Quem interpreta o papel de Amon Göth, o cruel comandante nazista do campo de concentração de Plaszow, no filme?

a)   Liam Neeson.

b)   Ben Kingsley.

c)   Ralph Fiennes.

d)   Steven Spielberg.

04 – Qual o principal motivo que leva Schindler a começar a salvar judeus?

a)   A influência de sua esposa, Emilie Schindler.

b)   A pressão de outros membros do Partido Nazista.

c)   A crescente consciência da brutalidade dos nazistas e a compaixão por seus trabalhadores judeus.

d)   A esperança de obter um lucro ainda maior com a sua fábrica.

05 – Por que o filme "A Lista de Schindler" é considerado um marco no cinema?

a)    Por retratar de forma realista e impactante os horrores do Holocausto.

b)    Por ser o primeiro filme a abordar o tema da Segunda Guerra Mundial.

c)     Por ter sido o filme mais lucrativo da história do cinema.

d)    Por ter ganhado todos os prêmios da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

06 – Qual a origem da palavra holocausto?

      A palavra "holocausto" tem origem no grego antigo e significa "queima completa". Originalmente, era utilizada para descrever um sacrifício religioso em que uma oferenda era completamente queimada. Com o passar do tempo, o termo passou a ser associado a grandes destruições e massacres, especialmente no contexto do genocídio judaico durante a Segunda Guerra Mundial.

07 – O que foi o Holocausto da Segunda Guerra Mundial?

      O Holocausto foi um genocídio sistemático e industrializado perpetrado pelo regime nazista contra o povo judeu durante a Segunda Guerra Mundial. Sob a ideologia nazista, os judeus eram considerados uma raça inferior e uma ameaça à pureza da raça ariana. Milhões de judeus, além de outras minorias, como ciganos, homossexuais e pessoas com deficiência, foram perseguidos, aprisionados em guetos e campos de concentração, torturados e assassinados em câmaras de gás.

08 – Quais eram os ideais do nazista?

      O nazismo era uma ideologia extremista e racista que defendia a superioridade da raça ariana e a pureza racial. Os nazistas acreditavam na existência de uma hierarquia racial, com os arianos no topo e os judeus, considerados uma raça inferior, na base. Outros ideais nazistas incluíam o nacionalismo extremo, o anticomunismo, o anti-semitismo e a expansão territorial.

09 – Qual a implicação do nazismo para o povo judaico?

      O nazismo teve consequências devastadoras para o povo judeu. A ideologia nazista considerava os judeus como inimigos do Estado e responsáveis por todos os males da sociedade. Essa perseguição culminou no Holocausto, um genocídio que resultou na morte de cerca de seis milhões de judeus.

10 – Por que o filme se chama A lista de Schindler?

      O filme "A Lista de Schindler" conta a história real de Oskar Schindler, um empresário alemão que, durante a Segunda Guerra Mundial, utilizou sua influência e recursos para salvar mais de mil judeus do extermínio nos campos de concentração. Schindler elaborou uma lista com os nomes dos judeus que trabalhariam em sua fábrica, protegendo-os assim das deportações para os campos de extermínio. O título do filme faz referência a essa lista, que se tornou um símbolo de esperança e resistência em meio ao horror do Holocausto.

 

FILME(ATIVIDADES): ASAS DA LIBERDADE - ALAN PARKER - COM GABARITO

 Filme (atividade): Asas da Liberdade

Título original: Birdy.

Ano de produção: 1984.

Direção: Alan Parker.

Duração: 120 minutos.

Classificação etária: 16 anos.

Gênero: Drama guerra.

País de origem: EUA.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiaDXp8HZtd6YDgROZHwAd_8xK36WWvUnzaEnrPRz0047_Q5SebCdCavO0nw3EzUiHz2MQBSDtpsgvlvMFFB7TytT5NRLZ7XCQdFW06MRsJnr0g8jMs3AcHR-qkpEA1K5pqI5W7xwwpNInPkCUYWz_Oxpz90ykCuvypGqT2n8yGdCZ6Fh-2_FqRpOZfUTA/s320/ASAS.jpg


Sinopse

        Birdy (Matthew Modine) enlouqueceu com os traumas sofridos na Guerra do Vietnã, e agora acredita ser um pássaro – animal pelo qual sempre foi fascinado. Ele é mantido num hospital militar, onde recebe diariamente a visita de seu amigo Al (Nicolas Cage), que também lutou no Vietnã e agora se esforça em trazer Birdy de volta à realidade. Elogiadas atuações de Matthew Modine e Nicolas Cage neste filme que aborda loucura e amizade de forma densa e humana.

Atividades do filme:

01 – Qual o evento traumático que desencadeia a transformação de Birdy em "Asas da Liberdade"?

a)   Um acidente de carro.

b)   A perda de um ente querido.

c)   Os traumas da Guerra do Vietnã.

d)   Uma doença mental pré-existente.

02 – Qual a relação entre Birdy e Al?

a)   Irmãos.

b)   Amigos de guerra.

c)   Colegas de trabalho.

d)   Parentes distantes.

03 – Qual o principal objetivo de Al em relação a Birdy?

a)   Trazê-lo de volta à realidade.

b)   Isolá-lo do mundo para protegê-lo.

c)   Incentivá-lo a aceitar sua nova condição.

d)   Vingar os traumas sofridos na guerra juntos.

04 – Qual o gênero predominante do filme "Asas da Liberdade"?

a)   Comédia.

b)   Drama de guerra.

c)   Ficção científica.

d)   Romance.

05 – Qual o ano de produção de "Asas da Liberdade"?

a)   1970.

b)   1990.

c)   1984.

d)   2000.

 

quarta-feira, 23 de outubro de 2024

CARTAS DE RECLAMAÇÃO: E A BONECA... COM GABARITO

 Cartas de reclamação: E a boneca...

        Clara pedia sempre a boneca que havia visto na loja de brinquedo em uma vez que ela e seus pais foram passear no shopping. Não que a menina fosse do tipo insistente em seus pedidos. Mas aquela boneca parecia ter algo de especial.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjhmtiK9TW85V1TbNM_BZgh29V_zl3WicJjlAiZsY9L0op5oHCJdGV_esJVIxPlbAv6hu3prRgFUW5GOuWcYxdYfMFJHrbGVG1pTjPQbJFY3K30Zqx3-9vpA1IHMjrGtaHCOx1C_FLvG_KjZNpX4CG7nyS_fU1bqhx_Uq3mTM4P9P7Hs0ogjD0eQRAj0pU/s320/BONECA.png


  Porém, havia um proibitivo para a realização do seu desejo: o preço. Não adiantava qualquer argumento da vendedora com a justificativa de que o brinquedo era completo: fazia biquinho parecendo chorar, pedia colo, vinha com enxoval completo e, de quebra, um “mamãe, te amo”, capaz de derreter até mesmo os corações mais duros.

        Apesar de todo o esforço da moça, que contou até mesmo com o gentil reforço do gerente, oferecendo mirabolantes formas de pagamento, a compra da boneca teria que ser adiada.

        Assim, passou o aniversário, o Dia das Crianças e até o Natal. E a resposta era a mesma sempre:

        -- Ainda não podemos comprar a sua boneca. Tem certeza de que não pode ser outra?

        -- Outra? Não...

        -- Então, você terá que esperar.

        Paciente, Clara esperava pelo dia que pudesse embalar sua boneca que já tinha até caminha pronta, da qual Dodi, seu pequeno cão, acabou por tomar posse.

        O tempo foi passando e a menina começava a dar sinais de conformismo, diante das poucas condições financeiras da família. Mas, no café da manhã de certo fim de semana, os pais fizeram o anúncio com o qual ela já nem mais contava. E foi a mãe quem comunicou a novidade, com a maior expressão de doçura:

        -- Clara, temos uma surpresa para você. Fizemos a encomenda daquela boneca pela internet direto de uma empresa importadora. E cuide muito bem dela, pois nos custou um bom planejamento familiar para compra-la. E tem mais: nada de presenta de Natal!

        Aquela notícia despertou uma alegria incontida em Clara que disparou a falar, revelando os planos escondidos a Titi, o nome já planejado para a esperada boneca: leva-la para a escola, chamar as amigas para conhece-la, fazer batizado de mentirinha, chamar a Mariana e o Vitor para padrinhos, etc. etc. etc.

        Pelo jeito da animação e do relato dos planos futuros, a tal Titi teria um roteiro extenso de planos a cumprir.

        No dia planejado para a entrega, Clara chamou as amigas, que ficaram de plantão, aguardando o brinquedo. No toque da campainha, fez-se um animado alarido até o portão. Foi o pai que recebeu a entrega e assinou os papéis.

        Todos se apressaram para dentro da casa. E, acompanhada dos olhares curiosos, Clara abriu a caixa e acionou o botão nas costas da boneca que abriu os braços, disse “mamãe” e calou-se completamente. De nada adiantava a insistência em voltar a apertar botão, sacudir, virar, mexer, pois a esperada boneca não apresentava qualquer reação. Clara emudeceu, juntamente com as amigas inconformadas que esperavam ter uma animada tarde de brincadeira.

        No mesmo dia, o pai começou a procurar pela internet os meios de contato com a fornecedora da boneca, escrevendo e-mails e ligando diretamente para a empresa. Afinal, uma parcela da compra até já havia sido paga. Para garantir o registro da situação, ele escreveu uma carta de reclamação e enviou-a ao endereço localizado no site da fornecedora. Justificativas e pedidos de desculpas não faltaram por parte da empresa, por fim, informaram que a reposição do brinquedo poderia demorar, por se tratar de um produto importado e sem unidades de estoque na importadora.

        Clara precisou ser consolada pelos pais que não poupavam explicações para tentar recuperá-la do desânimo. Mas, depois de um tempo de espera, enfim, a campainha tocou. Clara foi até o portão e logo agarrou a caixa do entregador, correndo para dentro da casa. E, ao apertar o botão, ouviu: “mamãe, te amo”.

Texto escrito pelas autoras deste material.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 2. Língua Portuguesa – 6º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 55-56.

Entendendo a carta:

01 – Qual era o maior desejo de Clara?

      O maior desejo de Clara era ter a boneca que havia visto na loja de brinquedos, mesmo com um preço elevado.

02 – Por que os pais de Clara demoraram para comprar a boneca?

      Os pais de Clara demoraram para comprar a boneca devido ao alto custo do brinquedo, que não se encaixava no orçamento familiar.

03 – Como Clara reagiu à notícia de que finalmente teria a boneca?

      Clara ficou muito feliz e animada com a notícia, fazendo planos para brincar com a boneca.

04 – Qual foi a surpresa desagradável que Clara teve ao receber a boneca?

      A boneca não funcionava corretamente, não emitindo nenhum som ou movimento.

05 – Como os pais de Clara reagiram ao problema com a boneca?

      Os pais de Clara entraram em contato com a empresa que vendeu a boneca, solicitando a troca do produto.

06 – Qual foi a principal razão para a demora na resolução do problema?

      A demora na resolução do problema se deu pelo fato de a boneca ser um produto importado e não haver unidades em estoque na importadora.

07 – Qual a lição que podemos aprender com a história da Clara?

      A história da Clara nos mostra a importância da paciência, da compreensão e da resolução de problemas de forma justa e pacífica. Além disso, ela destaca a importância de lidar com frustrações e expectativas, que são comuns na vida.

 

FILME(ATIVIDADES): O ATAQUE AO PETISCO - ANDREW CADELAGO - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): O ataque ao petisco

Título: Snack Attack

Ano de produção: 2012.

Dirigido por: Andrew Cadelago.

Estreia: 2012.

Gênero: Animação, Comédia, Família.

Países de origem: EUA/Canada.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgTE7TL6g0p2CAdMexjKYnoNH-93KP8Ztc11YCufDjpN-N-ZhGPRDxNmYBeUaZVyfYIz3T8zPqvJNAkQHZC-Iwlc6oUoIaQQAAKJsCPGJ-AR73M2qeQtGfz91C1I8wwzAa7lE9R9loIA3YQCMRfGVdLE0zjDlEGYYgr_qnzJY2hV1zHboCn1gJI_fk3ifQ/s320/PETISCO.jpg


Sinopse

   Trata-se de um curta-metragem de animação sobre como pode ser desconcertante se deixar levar pela aparência.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 1. Língua Portuguesa – 7º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 09.

Entendendo o filme:

01 – Qual é a principal lição que o curta-metragem "Snack Attack" busca transmitir?

      A principal lição do curta-metragem é a importância de não julgar as pessoas pela aparência. Ele mostra como podemos ser surpreendidos pela generosidade alheia, mesmo que a primeira impressão seja negativa.

02 – Qual é o conflito central da história presente em "Snack Attack"?

      O conflito central gira em torno da tentativa de um jovem em "roubar" os biscoitos de uma senhora mais velha. A princípio, o jovem parece mal-intencionado, mas a história revela uma reviravolta inesperada.

03 – Em que ambiente se passa a maior parte da ação do curta-metragem?

      A maior parte da ação se passa em uma estação de trem, onde a senhora e o jovem se encontram esperando pelo embarque. Esse ambiente simples e cotidiano serve como cenário para o desenvolvimento da história.

04 – Qual é o papel da animação na construção da narrativa de "Snack Attack"?

      A animação é fundamental para a construção da narrativa, pois permite a criação de personagens expressivos e a visualização de ações de forma exagerada, o que contribui para o humor e a emoção da história. Além disso, a animação possibilita a criação de situações absurdas e inesperadas, tornando a história mais envolvente.

05 – Qual é a importância de curtas-metragens como "Snack Attack" para o cinema de animação?

      Curtas-metragens como "Snack Attack" são importantes para o cinema de animação porque permitem que os cineastas experimentem novas técnicas e narrativas, além de abordar temas diversos de forma concisa e impactante. Eles também servem como vitrine para novos talentos e podem inspirar futuros animadores.

 

CONTO: LUVIBÓRIX - FRAGMENTO - CARLOS EMILIO CORRÊA LIMA - COM GABARITO

 Conto: Luvibórix – Fragmento

        Ele mantém somente um olho fechado para que o outro veja normalmente o espaço. Tampa um olho enquanto mantém outro aceso vibrando, vivo, vivendo. Interessantíssimo. Por que não abre os dois juntos? Não pode. Um olho está costumado. Não pode fazer assim. Se vendasse o outro olho e reabrisse o direito, por exemplo, veria outro espaço, outros seres e coisas, um universo distinto desse em que nós estamos. Com os dois olhos abertos misturaria os dois universos numa visão simultânea. O universo esquerdo se chocaria com o universo que flui do olho direito, com este universo que resiste sólido, dentro do qual vivemos tudo que é possível. As coisas e seres novos se embaralhariam com tudo que já existe, se fundiriam, tudo poderia mesmo atingir o ponto da destruição final.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhnje-27dIW0k-GCmFlFhU9w89RQQjIWe93MBXDuH-4JIbcVoN9abbE3N0Wh4aJi4o1x8OVhHuxUyTVBPySOq8vknokHm5vg68XYv1U-lgs2wo5aW7dzvHPmRli1JmeAMPljdvwjlDnsxgBz0xQfHbQ_WdlsLHbH9Vl3mtVq9IzgeKGOyioqI3g-IAxo3I/s320/2%20UNIVERSOS.jpg


    Os dois universos, o oculto dentro do seu globo ocular, e o visível, cujas raízes são os raios do seu olho desimpedido, não podem ocorrer ao mesmo tempo exato. Não caberiam juntos no espaço. Seria o desastre, o cataclismo temido desde sempre? Por isso o guardam, por isso o servem e protegem. Eu sou um desses.

        Quando o vi pela primeira vez, mantinha-se quieto, melancólico, no fundo do grande poço, e continuava a ser alimentado por pedras maciças, granito e mármore, cristais e ferro, torres e pináculos, restos das estátuas e paredes das demolições preciosas por ele prefixadas com sábia antecedência. Jogávamos-lhe amontoados de rosas também. Esfregava as rosas nas superfícies ásperas, granulosas, irritantes de certos blocos de pedra inteiriça e só depois é que os comia. Ouvíamos o triturar de suas mandíbulas dentadas. Raras vezes podia sair lá debaixo. Gostava mesmo de caminhar pelas galerias subterrâneas e de molhar seu corpo de réptil nas águas das cavernas secretas, nas cachoeiras profundas. Seu olho direito dilatado mantinha o mundo suspenso e intacto, perene. O horizonte, as montanhas e os povos.

        Ao digerir pela enésima vez uma cabeça de apóstolo João, esculpida em série por um artesão-escultor do século XII, anônimo, exasperou-se, lembrou-se. Precisava novamente vistoriar o canteiro de obras de devastação em que se transformara o planeta fixado pelo seu olhar de limites. Resolveu pedir para habitar a superfície da Terra por algumas semanas (foi o que disse no início) para realizar mais uma inspeção, ver como iam seguindo os trabalhos de seus desejos.

        Pôs o tapa-olho preferido sobre o olho hermeticamente fechado, perpétuo em sua imobilidade; subiu lentamente pela escada de aço e pediu-me que o guiasse pelos arredores porque, disse-me, entre entristecido e indiferente, ficara desacostumado e tudo na superfície se modicava muito rapidamente mercê das ações de suas formigas obreiras, nós, os seres humanos. Não reencontraria os caminhos do milênio passado, bastante provável, entre os novos guindastes que se moviam entre um entrecruzar-se metálico pela planície de neve interminável.

        Ouçam a sirene vermelha do carro-esteira. Escondam-se todos no interior das máquinas, em suas casas-nômades. É ainda o olho direito que está aberto! Mesmo assustados com sua passagem todos vocês podem respirar com alívio, nosso universo, nosso mundo equilibra-se a salvo. Posso notar que é olho direito arregalado e tenso, sedento de ar e de luz, a irradiar e a reter tudo o que está presente, posso perceber com perfeição o olho aberto modelador já que bem perto de mim ele sentou-se, instalou-se, sua cabeça. Não tenho medo, fui capacitado para não sentir pavor ante sua presença e depois, aqueles que, como eu, não são feitos de granito e de rocha, nada precisam temer das mandíbulas de Luvibórix, o eterno...

LIMA, Carlos Emílio Corrêa. Luvibórix. In: TAVARES, Braulio (org.) Páginas de sombras: contos fantásticos brasileiros. Rio de Janeiro: Casa da Palavra, 2009. p. 133-136.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 1. Língua Portuguesa – 7º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 57-58.

Entendendo o conto:

01 – Quem é Luvibórix e qual sua principal característica?

      Luvibórix é uma entidade poderosa que possui a capacidade de criar e destruir universos com seus olhos. Sua principal característica é a capacidade de controlar a realidade através do seu olhar, mantendo um universo estável com um olho fechado e observando outro universo com o olho aberto.

02 – Qual o significado do olho fechado e do olho aberto para Luvibórix?

      O olho fechado representa um universo oculto e potencial, enquanto o olho aberto representa o universo manifesto e visível. Ao alternar entre os dois, Luvibórix controla a criação e a destruição, mantendo um equilíbrio cósmico delicado.

03 – Qual a relação de Luvibórix com os humanos?

      Luvibórix vê os humanos como "formigas obreiras" que executam seus desejos de destruição e reconstrução. Ele os observa com uma mistura de indiferença e superioridade, utilizando-os para moldar o mundo de acordo com sua vontade.

04 – Qual o objetivo de Luvibórix em visitar a superfície da Terra?

      Luvibórix visita a superfície da Terra para inspecionar os resultados de suas ações e garantir que seus planos de destruição e reconstrução estejam progredindo conforme o esperado. Ele busca verificar se o mundo está sendo moldado de acordo com sua visão.

05 – Qual a sensação que os humanos sentem diante da presença de Luvibórix?

      Os humanos sentem medo e respeito diante da presença de Luvibórix. Eles reconhecem seu poder e sabem que suas ações podem ter consequências devastadoras. No entanto, também há uma sensação de fascínio e admiração pela sua capacidade de controlar a realidade.

06 – Qual o papel das "pedras maciças" e das "rosas" na história?

      As "pedras maciças" e as "rosas" servem como alimento para Luvibórix, representando a matéria prima que ele utiliza para criar e destruir. As rosas, em particular, podem simbolizar a beleza e a fragilidade da criação, que é consumida e transformada pela entidade.

07 – Qual a atmosfera geral criada pelo conto?

      O conto cria uma atmosfera de mistério, poder e destruição. A figura de Luvibórix é imponente e aterrorizante, enquanto a descrição do mundo transformado por ele evoca uma sensação de desolação e caos. Ao mesmo tempo, há um elemento de beleza e fascínio na descrição da capacidade de Luvibórix de controlar a realidade.

 

ENTREVISTA: A TURMA DO MAURÍCIO - FRAGMENTO - FELIPE MACHADO - COM GABARITO

 Entrevista: A turma do Maurício – Fragmento

        Aos 85 anos, Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, prepara a versão de seus personagens em idade adulta e aposta nos filmes com atores reais

        Ninguém no Brasil tem uma família tão grande quanto Maurício de Sousa. Além dos dez filhos biológicos, ele é responsável pela criação de mais de 400 personagens [...]. Sua saga começou aos 19 anos, quando mudou-se para a capital e escreveu reportagens policiais na Folha de S. Paulo. Em 1959, aos 24, realizou o sonho: publicou no jornal uma tirinha com um personagem seu, o cão Bidu e seu dono, Franjinha. Aí vieram Mônica e Magali, inspiradas nas filhas, Cebolinha e Cascão. [...].

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEijfk7Q_gCSNXVooB6r_dPFb7oQ6OMQSYFlM8CVf75kmNGYcBHsiaIpQdPf4x1N97JGl2pwJS9o6_EGJQ5G3qKn5cHkKPugpe8l5XHVCKl1RL_MwdUoYAKSTu2ea80mcyBZrFf3ys4ddEm4NtLJCOZuZSqMZ2iI0mFSvu1RHBAw7LApPNJ0VuF4GL6nlUM/s320/GF_Turma-da-monica.jpg


 Depois do sucesso da Turma da Mônica Jovem, que mostra os personagens com idades de adolescentes, Maurício estuda uma maneira de adaptá-los para a vida adulta. [...] O plano é ambicioso: a idade da turma acompanhará o tempo cronológico dos leitores, ou seja, o primeiro ano traria Mônica com 25 anos, no ano seguinte com 26, e assim por diante. “Ainda precisamos definir como seria a relação entre eles, quem casaria com quem, quem teria filhos com quem”, explica.

        ENTREVISTA

        “Todos nós somos substituíveis”

        Você tem feito campanhas de conscientização; até o Cascão lavou as mãos contra o coronavírus. Quadrinhos devem ter função social?

        Criei esses personagens há 60 anos inspirados nas minhas filhas, mas percebi que não estava falando só sobre crianças próximas. Sempre tento descobrir como podemos ajudar crianças com problemas e suas famílias.

        Como manter os leitores jovens que estão envelhecendo?

        Ninguém envelhece hoje, só fica com mais idade. E eles gostam de continuar a se ver nas histórias. Não quero que falem: “a Turma já foi criança, jovem e adulta, vai fazer agora a da terceira idade?” [...] A ideia é construir histórias atuais, em tempo real. [...]

        A notícia de que a Mônica fez 60 anos deixou muita gente surpresa. Como você se sente tendo uma filha que virou um personagem universal?

        Fico feliz da vida. Tenho duas Mônica para cuidar, a real e a desenhada.

        [...]

        Tivemos recentemente a morte do Quino, influente cartunista argentino. Há uma nova geração chegando?

        A gente nunca sabe, mas sempre aparece algum jovem. Todos nós somos substituíveis, às vezes demora um pouquinho, mas sempre chega alguém. Tem muita criança aí rabiscando para ser o Maurício de Sousa do futuro. O importante e dar material para desenhar e deixar brincar.

        [...]

MACHADO, Felipe. A turma do Maurício. ISTO É, [São Paulo], 3 nov. 2020. Disponível em: https://istoe.com.br/a-turma-do-mauricio. Acesso em: 5 maio 2021.

Fonte: Maxi: Séries Finais. Caderno 1. Língua Portuguesa – 7º ano. 1.ed. São Paulo: Somos Sistemas de Ensino, 2021. Ensino Fundamental 2. p. 42-43.

Entendendo a entrevista:

01 – Qual a principal novidade que Maurício de Sousa está preparando para a Turma da Mônica?

      Maurício de Sousa está preparando uma nova fase para a Turma da Mônica, na qual os personagens envelhecerão em tempo real, acompanhando o crescimento dos leitores. A ideia é mostrar os personagens na vida adulta, explorando novas relações e desafios.

02 – Qual a importância da Turma da Mônica na vida de Maurício de Sousa?

      A Turma da Mônica é uma parte fundamental da vida de Maurício de Sousa. Os personagens foram inspirados em seus filhos e, ao longo dos anos, se tornaram uma família para ele. Além disso, Maurício enxerga a importância de usar os quadrinhos para abordar temas sociais e ajudar crianças e famílias.

03 – Como Maurício de Sousa pretende manter os leitores jovens interessados na Turma da Mônica?

      Para manter os leitores jovens, Maurício de Sousa pretende criar histórias atuais e relevantes, que acompanhem os acontecimentos do mundo real. A ideia é mostrar que os personagens também envelhecem e enfrentam os desafios da vida adulta, mas sem perder a essência e o humor que os caracterizam.

04 – Qual a visão de Maurício de Sousa sobre o futuro dos quadrinhos e a importância de incentivar novos talentos?

      Maurício de Sousa acredita que sempre haverá novos talentos surgindo nos quadrinhos, e que é importante incentivar crianças a desenhar e criar suas próprias histórias. Ele destaca a importância de oferecer materiais e oportunidades para que os jovens desenvolvam sua criatividade.

05 – Como Maurício de Sousa vê a relação entre seus personagens e a realidade?

      Maurício de Sousa acredita que seus personagens são uma representação da realidade, mas também possuem uma vida própria. Ele busca criar histórias que reflitam os desafios e as alegrias da vida, mas também que sejam divertidas e inspiradoras.

06 – Qual o papel social que Maurício de Sousa atribui aos quadrinhos?

      Para Maurício de Sousa, os quadrinhos têm um papel social importante. Eles podem ser utilizados para educar, conscientizar e promover valores positivos. Ele utiliza seus personagens para abordar temas relevantes, como a importância da higiene e a luta contra o preconceito.

07 – Qual a sensação de ter criado um personagem tão popular e duradouro como a Mônica?

      Maurício de Sousa se sente muito feliz e realizado por ter criado um personagem tão querido e duradouro como a Mônica. Ele destaca a importância da família que construiu ao redor da Turma da Mônica e a alegria de ver que seus personagens continuam a fazer parte da vida de tantas pessoas.