terça-feira, 26 de julho de 2022

TIRA: NOVO ANO - CALVIN e HAROLDO - IRONIA - COM GABARITO

 Tira: Novo ano

 

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Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 232-3.

Entendendo a tira:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Contenção: ação ou efeito de conter-se.

·        Discrição: qualidade de quem é discreto, de quem sabe guardar segredo, não repassa informações.

02 – Releia a fala do tigre Haroldo no quinto quadrinho. É verdade mesmo que Calvin vinha sendo, até então, “o modelo da contenção e da discrição”? Explique.

      Não, pelo contrário. Calvin normalmente aparece nas tiras falando o que bem entende e deixando tudo que pensa e sente bem escancarado para quem quiser ouvir.    

03 – Qual figura de linguagem o tigre está usando nessa fala? Por quê?

      A ironia, porque ele está dizendo o oposto do que pensa.

04 – A expressão facial dele combina com o uso dessa figura de linguagem? Explique.

      Sim, porque ele está revirando os olhos, uma expressão típica de quem está falando o oposto do que pensa.

05 – Procure no dicionário o significado de sarcástico. Por que Calvin diz que não vai mais tolerar tigres sarcásticos?

      Sarcástico é aquele que emprega sarcasmo, isto é, uma “ironia cáustica”. Calvin diz que não vai mais tolerar tigres sarcásticos porque percebeu a ironia de Haroldo.

06 – A mesma figura de linguagem que você identificou no item 3, aparece no último quadrinho? Explique.

      Sim, porque Haroldo também está sendo irônico ao dizer que, se vir algum tigre sarcástico, avisará calvin. Ele sabe que ele, Haroldo, é o tigre sarcástico a que Calvin se refere.

TIRA: BARATA FLITI - FERNANDO GONSALES - NÍQUEL NÁUSEA - COM GABARITO

 Tira: Barata Fliti

 

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Fernando Gonsales. Níquel Náusea. A barata Fliti.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 249.

Entendendo a tira:

01 – Quando alguém diz que comeu algo estragado, como as pessoas ao redor costumam reagir?

      Costumam ficar penalizadas pelo mal-estar da pessoa, ou enojadas, ao pensar no alimento deteriorado.

02 – Por que, então, a reação das colegas de Fliti foi surpreendente e, por isso, pode provocar o riso?

      Porque elas reagiram com grande entusiasmo diante da revelação da amiga, querendo saber onde estava a comida estragada.

03 – No caderno, reescreva a primeira fala da barata Fliti, substituindo a palavra estragado por outra de sentido equivalente.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Comi um rango beeeeem podre.

04 – A que classe gramatical pertence a palavra que você usou no lugar de estragado?

      É um adjetivo.

05 – Observe, agora, esta frase:

        Fliti não se importou quando percebeu que a comida tinha estragado.

·        Nesse caso, também é possível fazer a substituição por uma palavra pertencente à classe gramatical que você apontou no item anterior? Por quê?

Não, porque a palavra estragado está fazendo parte de uma locução verbal.

06 – No último quadrinho, a barata diz: “Não devia ter revelado meu segredo!”

·        A palavra revelado pertence à mesma classe gramatical da palavra estragado na tira ou à classe da palavra estragado no exemplo da questão anterior? Por quê?

Trata-se de um caso semelhante à frase que demos como exemplo na questão anterior, porque a palavra também está fazendo parte de uma locução verbal e, portanto, não pode ser trocada por um adjetivo.

TIRA: CALVIN PASSAGEM SECRETA - VERBO - BILL WATTERSON - COM GABARITO

 Tira: Calvin passagem secreta

 

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Bill Watterson. Calvin. Passagem secreta.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 244-5.

Entendendo a tira:

01 – Qual é o objetivo de Calvin, ao falar com a mãe, no primeiro quadrinho?

      Pedir autorização para fazer uma passagem secreta no quarto dele, soltando as tábuas do chão.

02 – O que acontece no último quadrinho surpreende o leitor. Por quê?

      Porque é no último quadrinho que o leitor fica sabendo que Calvin já havia soltado as tábuas do chão, sem a autorização da mãe.

03 – Por qual motivo a mãe de Calvin não o deixa soltar as tábuas do chão do quarto?

      Porque Calvin cairia através do teto da cozinha.

04 – Que verbo a mãe usou para indicar o que poderia acontecer com o menino?

      Cairia.

05 – Que ideia expressa esse verbo usado pela mãe de Calvin? Copie uma das respostas a seguir no caderno.

       Uma ação no passado, anterior a outra.

·        Uma ação futura em relação ao tempo atual.

·        Uma ação futura que ocorreria se uma condição fosse atendida.

 

TIRA: HAGAR MUITO FRIO - CHRIS BROWNE - ORAÇÃO SEM SUJEITO -COM GABARITO

 Tira: Hagar muito frio

 

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Chris Browne. Hagar. Muito frio.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 266.

Entendendo a tira:

01 – Por que Helga manda Hagar sair pela chaminé?

      Porque a neve cobriu toda a casa, restando apenas a chaminé como acesso.

02 – Ao dizer “Está frio lá fora!”, a que Helga se refere? Copie a resposta em seu caderno.

I – Ao marido.           II – Ao atraso do marido.        III – Ao clima.

03 – Qual é o predicado da oração destacada no primeiro quadrinho?

      Está frio lá fora.

04 – Qual é o sujeito dessa oração?

      A oração não tem sujeito.

05 – Por estar muito frio, o que a Helga manda o Hagar vestir?

      Manda vestir suéter, meias extras, luvas e um cachecol.

 

TIRA: CALVIN TIGRE DE PELÚCIA - BILL WATTERSON -

 Tira: Calvin tigre de pelúcia

 

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Bill Watterson. Calvin. Tigre de pelúcia.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 279-280.

Entendendo a tira:

01 – Calvin disse a verdade? Haroldo conseguiria comer Tommy? Explique.

      Não, pois ele é um tigre de pelúcia, que só existe como tigre de verdade na imaginação de Calvin.

02 – Releia. “[...] você vai levar esse tigre de pelúcia para a escola de novo?".

·        Quem é o sujeito nessa oração?

Você.

03 – A locução vai levar indica ação ou estado?

      Indica ação.

04 – Se a mãe de Calvin perguntasse apenas "você vai levar?", ele saberia o que responder? Por que?

      Não, pois faltaria alguma informação: o que ele iria ou não levar?

05 – Portanto, além do sujeito, o que completa o sentido da locução vai levar?

      A expressão esse tigre de pelúcia.

06 – Releia. “E ele bem que precisava de um banho..."

·        Quem é o sujeito dessa oração?

Ele.

07 – Que expressão completa o sentido da forma verbal precisava? Ele precisava de quê?

      A expressão de um banho.

08 – Qual dos dois termos indicados nas questões 6 e 7 se liga ao verbo por meio de uma preposição?

      O termo de um banho.

09 – Conclua: Nas orações lidas, qual a função das expressões indicadas nas questões 5 e 7? Elas serviram para quê?

      Completar o sentido dos verbos a que se referem.

TIRA: RADICCI - HIPÉRBOLE - COM GABARITO

 Tira: Radicci

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Tira Radicci.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 231.

Entendendo a tira:

01 – No primeiro quadrinho, como o autor da tira utilizou o desenho para demonstrar o estado de espírito do rapaz?

      Ele desenhou o rapaz com os olhos injetados, a boca bem aberta, salivando até, e o corpo todo trêmulo, indicando um estado de grande excitação, de ansiedade.

02 – O estado de espírito indicado pelo desenho combina com a fala do rapaz nesse quadrinho? Explique.

      Sim, porque a fala dele também revela extrema ansiedade: ele está obcecado com a ideia de ter uma moto.

03 – Nessa fala, os argumentos que o rapaz apresenta para convencer a mãe são razoáveis ou parecem exagerados? Por quê?

      Parecem exagerados, porque ele faz comparações absurdas, afirmando que precisa da moto tanto quanto de ar, ou tanto quanto um peixe precisa de água.

04 – A macela, ou marcela, também é chamada de camomila. Com que objetivo o chá dessa planta costuma ser usado? Se não souber, pesquise ou pergunte a familiares.

      Entre outras finalidades, é usado como calmante.

05 – Por que a mãe oferece esse chá ao filho no segundo quadrinho?

      Justamente porque ele parecia exageradamente ansioso no quadrinho anterior.

06 – Qual das figuras de linguagem que estudamos neste capítulo ocorre nessa tira? Por quê?

      A hipérbole, porque, na fala do rapaz, há a expressão exagerada das ideias.

07 – Essa figura de linguagem contribuiu para que a tira tivesse um efeito humorístico? Explique.

      Sim, porque é o exagero que torna o comportamento do rapaz inusitado e, portanto, engraçado. Também é esse exagero que permite o desfecho irônico da tira, com o oferecimento do chá de macela pela mãe.

TIRA: MINDUIM - CHARLES SCHULZ - LOCUÇÃO VERBAL - COM GABARITO

 Tira: Minduim

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Charles Schulz. Minduim. 1996.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 281.

Entendendo a tira:

01 – Releia.

        “Ela pensou que eu estava colorindo um livro, em vez de estudar.”

a)   Qual o complemento da locução verbal estava colorindo?

Um livro.

b)   Sem esse complemento, seria possível entender bem do que Minduim estava sendo acusado pela professora? Explique.

Não seria possível entender muito bem porque saberíamos apenas que ela pensou que ele “estava colorindo”, mas não saberíamos o quê.

c)   E em relação ao verbo estudar: ele precisa de um complemento verbal para lhe completar o sentido? Explique.

Na oração analisada, o verbo não precisa de complemento verbal. A ação indicada pelo verbo se refere apenas ao sujeito e está integralmente contida na forma verbal estudar.

       

terça-feira, 19 de julho de 2022

POEMA: O LIVRO DE BERNARDO - FRAGMENTO 18 - MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

 Poema: O livro de Bernardo – Fragmento 18

            Manoel de Barros

[...]

A chuva
azula a voz
das andorinhas.

[...].

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010. p. 415.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 228.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com a ciência, quais são os cinco sentidos do corpo humano?

      Visão, tato, paladar, audição e olfato.

02 – Com qual dos nossos sentidos percebemos a voz de uma pessoa ou de um animal?

      Audição.

03 – Que características pode ter uma voz?

      Pode ser grave, aguda, alta, baixa, estridente, etc.

04 – Com qual sentido vemos as cores?

      Visão.

05 – De acordo com essa classificação dos nossos cinco sentidos, uma voz poderia ter cor? Por quê?

      Não, porque a voz se percebe com a audição e a cor com a visão.

06 – Mas a poesia vai além da ciência. Em termos poéticos, como seria uma “voz azul”?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

TEXTO: CORUJA DOMESTICADA MORRE DE MEDO DE SAIR DE CASA (FRAGMENTO) - VÍRGULA.UOL - COM GABARITO

 Texto: CORUJA DOMESTICADA MORRE DE MEDO DE SAIR DE CASA (Fragmento)

       Conheça a Bertie, uma coruja de 3 anos de idade, que, segundo seu dono, sofre de agorafobia – medo de multidões ou de estar em espaços abertos, muitas vezes associado a sequelas de transtornos de pânico.

        O animal passa muito tempo junto de seu dono Peter Middleton, em sua fazenda. Geralmente quando não está recebendo as visitas, a coruja gosta de ficar no escritório de seu proprietário. “Faz três anos que a temos e ela está completamente domesticada. Ela não duraria nem um dia lá fora”, comentou ao “Daily Mail” Peter. “Ela não gosta mesmo de sair de casa, acho que é agorafóbica a coitada. Não está acostumada e, dentro de casa, é muito confortável”.

        [...].

Disponível em: http://virgula.uol.com.br/inacreditavel/animais/coruja-domesticada-morre-de-medo-de-sair-de-casa-veja-galeria/. Acesso em: 5 fev. 2015.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 227.

Entendendo o texto:

01 – O que significa a expressão “morre de medo”?

      Significa que a pessoa sente muito medo.

02 – No dia a dia, qual é a diferença entre dizer “tenho muito medo” e “morro de medo”?

      As duas frases significam que a pessoa está com muito medo, porém a primeira frase usa uma linguagem literal e a segunda, figurada; por isso pode-se dizer que esta última expressa melhor a intensidade da emoção, ou seja, da aflição da pessoa que a pronunciou.

03 – Por que essa expressão teria sido escolhida para a manchete?

      Porque a expressão escolhida para a manchete faz a fobia do ator parecer ainda mais intensa.

 

POEMA: O CASACO - MANOEL DE BARROS - COM GABARITO

 Poema: O casaco

            Manoel de Barros

Um homem estava anoitecido.
Se sentia por dentro um trapo social.
Igual se, por fora, usasse um casaco rasgado e sujo.
Tentou sair da angústia.
Isto ser:
Ele queria jogar o casaco rasgado e sujo no lixo.
Ele queria amanhecer.

BARROS, Manoel de. Poesia completa. São Paulo: Leya, 2010. p. 445.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 219.

Entendendo o poema:

01 – Quais são as principais características da noite?

      Podem-se citar o silêncio, a escuridão, as temperaturas mais frias. Além disso, pode-se mencionar que a noite tem o caráter de algo que termina, pois é o fim do dia.

02 – Essas características nos fazem lembrar de sentimentos positivos? Quais? E de sentimentos negativos? Quais?

      Entre os pensamentos positivos, podemos citar calmaria, tranquilidade, descanso, aconchego. Entre os negativos, citaríamos solidão, tristeza, saudade, perda.

03 – Considerando o poema lido como um todo, quais tipos de sentimento você acha que mais combinam com ele: os positivos ou os negativos?

      Os negativos.

04 – Como seria, então, uma pessoa anoitecida, no contexto do poema?

      Uma pessoa triste e solitária, que estaria perto do fim.

05 – O que é um trapo? Que tipo de sentimento podemos relacionar a um trapo?

      Trapo é um resto de tecido velho que não serve mais para quase nada. Um trapo pode ser comparado ao sentimento de abandono, solidão, desprezo, inutilidade.

06 – O eu lírico compara usar um casaco rasgado e sujo a quê?

      À sensação de ser “um trapo social”.

07 – Como são, em geral, os amanheceres?

      São iluminados, coloridos, com muitos pássaros cantando.

08 – Que tipo de sentimento podemos comparar ao amanhecer? Portanto, que sentido pode ter o verso: “Ele queria amanhecer”?

      Podemos comparar o amanhecer a sentimentos de felicidade, alegria. Portanto, o verso pode significar que o homem desejava livrar-se da angústia e sentir-se novamente alegre.

 

TIRA: MEU DOCINHO - FERNANDO GONSALES - NÍQUEL NÁUSEA - COM GABARITO

 Tira: Meu docinho

 

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Fernando Gonsales. Níquel Náusea.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 225.

Entendendo a tira:

01 – As palavras pudim, quindim, doce de leite e algodão-doce compõem um campo semântico. Que nome você daria a esse campo? Lembra-se de considerar o que elas têm em comum.

      O campo semântico dos alimentos doces.

02 – O que pode haver de semelhante entre as personagens da tirinha, o pudim, o quindim, o doce de leite e o algodão-doce?

      Por serem namorados, eles veem um ao outro como doces, deliciosos, deleitantes, adoráveis...

03 – Podemos dizer que foi feita uma metáfora nessa tira? Por quê?

      Sim, porque palavras de determinado campo semântico (alimentos doces) foram usadas em outro campo semântico, o dos seres humanos, passando a designar um homem e uma mulher.

04 – Por que as formigas atacaram o casal de namorados? O que elas entenderam da conversa deles?

      Porque elas consideraram o que foi dito ao pé da letra. Não entenderam a metáfora. Elas acharam que os namorados eram doces e, como gostam de doces, atacaram o casal.

 

ANÚNCIO: FUNDAÇÃO S.O.S. MATA ATLÂNTICA - COM GABARITO

 Anúncio: Fundação S.O.S. Mata Atlântica

 

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Fundação S.O.S. Mata Atlântica.       

Eu vi a ponta de cigarro que você jogou.

A natureza vê o homem destruir, mas não pode fazer nada.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 230.

Entendendo o anúncio:

01 – Quem é o responsável pelo anúncio?

      O responsável é a Fundação S.O.S. Mata Atlântica.

02 – Que reação ele pretende provocar no leitor?

      A fundação pretende levar o leitor a se conscientizar quanto à necessidade de preservar a natureza e ao papel que todos nós devemos desempenhar para isso.

03 – O que a fotografia utilizada no anúncio mostra?

      Mostra o cerne de um tronco de árvore queimando, com o formato de um olho.

04 – Qual é a relação entre essa fotografia e a linguagem verbal do anúncio?

      O título sugere que a árvore “viu” a pessoa jogando o cigarro que a queimou. O texto a baixo do anúncio confirma essa ideia, ao afirmar que “a natureza vê o homem destruir, mas não pode fazer nada”.

05 – Podemos dizer que o autor desse anúncio utilizou a personificação? Por quê?

      Sim, porque ele atribuiu a uma árvore (vegetal) a capacidade de ver.

 

ANÚNCIO: ESTÃO TIRANDO O VERDE DA NOSSA TERRA - PREDICADO - COM GABARITO

 Anúncio: Estão tirando o verde da nossa terra

       

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Este anúncio faz parte de uma campanha iniciada nos anos 1980 pela Fundação S.O.S. Mata Atlântica, uma das instituições ambientalistas mais conhecidas do Brasil.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 272-3.

Entendendo o anúncio:

01 – O que o anunciante pretendia com esse texto?

      Sensibilizar a população para o problema da devastação ambiental no Brasil.

02 – O título do anúncio baseia-se em uma metonímia. Explique por quê?

      Porque foi usado um termo (“o verde”) no lugar de outro com o qual o primeiro mantém uma relação de contiguidade, pertencimento (as florestas, a natureza).

03 – O predicado da oração que compõe o título desse anúncio é: “Estão tirando o verde da nossa terra”.

·        E o sujeito da oração? Como ele se classifica? Por quê?

É um sujeito indeterminado, porque não é possível identifica-lo nem pela terminação do verbo, que está na terceira pessoa do plural, nem pela relação com outros termos da oração.

04 – De acordo com o título, o anunciante e os leitores também são responsáveis pela destruição da natureza? Explique.

      Não, porque a responsabilidade pela ação de tirar “o verde da nossa terra” é atribuída a um sujeito indeterminado, diferente do anunciante e do leitor.

05 – Como o anunciante deveria reescrever o título se quisesse indicar:

I – Que tanto ele quanto os leitores também são responsáveis pela devastação ambiental?

      Estamos tirando o verde da nossa terra.

II – Que os leitores são responsáveis pela devastação ambiental, mas ele, o anunciante, não?

      Vocês estão tirando o verde da nossa terra.