terça-feira, 19 de julho de 2022

TIRA: MEU DOCINHO - FERNANDO GONSALES - NÍQUEL NÁUSEA - COM GABARITO

 Tira: Meu docinho

 

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Fernando Gonsales. Níquel Náusea.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 225.

Entendendo a tira:

01 – As palavras pudim, quindim, doce de leite e algodão-doce compõem um campo semântico. Que nome você daria a esse campo? Lembra-se de considerar o que elas têm em comum.

      O campo semântico dos alimentos doces.

02 – O que pode haver de semelhante entre as personagens da tirinha, o pudim, o quindim, o doce de leite e o algodão-doce?

      Por serem namorados, eles veem um ao outro como doces, deliciosos, deleitantes, adoráveis...

03 – Podemos dizer que foi feita uma metáfora nessa tira? Por quê?

      Sim, porque palavras de determinado campo semântico (alimentos doces) foram usadas em outro campo semântico, o dos seres humanos, passando a designar um homem e uma mulher.

04 – Por que as formigas atacaram o casal de namorados? O que elas entenderam da conversa deles?

      Porque elas consideraram o que foi dito ao pé da letra. Não entenderam a metáfora. Elas acharam que os namorados eram doces e, como gostam de doces, atacaram o casal.

 

ANÚNCIO: FUNDAÇÃO S.O.S. MATA ATLÂNTICA - COM GABARITO

 Anúncio: Fundação S.O.S. Mata Atlântica

 

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Fundação S.O.S. Mata Atlântica.       

Eu vi a ponta de cigarro que você jogou.

A natureza vê o homem destruir, mas não pode fazer nada.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 230.

Entendendo o anúncio:

01 – Quem é o responsável pelo anúncio?

      O responsável é a Fundação S.O.S. Mata Atlântica.

02 – Que reação ele pretende provocar no leitor?

      A fundação pretende levar o leitor a se conscientizar quanto à necessidade de preservar a natureza e ao papel que todos nós devemos desempenhar para isso.

03 – O que a fotografia utilizada no anúncio mostra?

      Mostra o cerne de um tronco de árvore queimando, com o formato de um olho.

04 – Qual é a relação entre essa fotografia e a linguagem verbal do anúncio?

      O título sugere que a árvore “viu” a pessoa jogando o cigarro que a queimou. O texto a baixo do anúncio confirma essa ideia, ao afirmar que “a natureza vê o homem destruir, mas não pode fazer nada”.

05 – Podemos dizer que o autor desse anúncio utilizou a personificação? Por quê?

      Sim, porque ele atribuiu a uma árvore (vegetal) a capacidade de ver.

 

ANÚNCIO: ESTÃO TIRANDO O VERDE DA NOSSA TERRA - PREDICADO - COM GABARITO

 Anúncio: Estão tirando o verde da nossa terra

       

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Este anúncio faz parte de uma campanha iniciada nos anos 1980 pela Fundação S.O.S. Mata Atlântica, uma das instituições ambientalistas mais conhecidas do Brasil.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 272-3.

Entendendo o anúncio:

01 – O que o anunciante pretendia com esse texto?

      Sensibilizar a população para o problema da devastação ambiental no Brasil.

02 – O título do anúncio baseia-se em uma metonímia. Explique por quê?

      Porque foi usado um termo (“o verde”) no lugar de outro com o qual o primeiro mantém uma relação de contiguidade, pertencimento (as florestas, a natureza).

03 – O predicado da oração que compõe o título desse anúncio é: “Estão tirando o verde da nossa terra”.

·        E o sujeito da oração? Como ele se classifica? Por quê?

É um sujeito indeterminado, porque não é possível identifica-lo nem pela terminação do verbo, que está na terceira pessoa do plural, nem pela relação com outros termos da oração.

04 – De acordo com o título, o anunciante e os leitores também são responsáveis pela destruição da natureza? Explique.

      Não, porque a responsabilidade pela ação de tirar “o verde da nossa terra” é atribuída a um sujeito indeterminado, diferente do anunciante e do leitor.

05 – Como o anunciante deveria reescrever o título se quisesse indicar:

I – Que tanto ele quanto os leitores também são responsáveis pela devastação ambiental?

      Estamos tirando o verde da nossa terra.

II – Que os leitores são responsáveis pela devastação ambiental, mas ele, o anunciante, não?

      Vocês estão tirando o verde da nossa terra.

segunda-feira, 18 de julho de 2022

TIRA: HAGAR BARCO - CHRIS BROWNE - COM GABARITO

 Tira: Hagar barco

 

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Chris Browne. Hagar. Conserto do barco.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 208.

Entendendo a tira:

01 – O que Hagar queria que o Eddie fizesse?

      Queria que Eddie desse uma “cantada” no dono da oficina, isto é, que tentasse, com jeitinho, convencer o homem a consertar o barco rapidamente, para o mesmo dia.

02 – O que Eddie fez?

      Eddie, literalmente, cantou uma música para o homem.

03 – Que palavra causou o mal-entendido? Por quê?

      A palavra cantada. Em vez de Eddie entende-la no sentido figurado de “conversa sedutora”, entendeu no sentido literal, como “ato de cantar, cantoria”.

04 – Nesse caso, a polissemia da palavra ajudou ou atrapalhou a interação entre os interlocutores? Por quê?

      Atrapalhou, pois Hagar quis atribuir determinado sentido à palavra e Eddie entendeu outro.

05 – Imagine, agora, que o autor da tira tivesse escrito o primeiro balão de fala do seguinte modo: Preciso do meu barco consertado hoje à tarde! Tente convencer o dono da oficina!

a)   O mal-entendido continuaria sendo possível? Explique.

Não, uma vez que Hagar deixou de usar a palavra polissêmica que havia provocado o mal-entendido (cantada).

b)   Você acha que a tira ficaria mais ou menos engraçada desse modo? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Ficaria menos engraçada; na verdade, ficaria sem sentido, porque o humor do original foi construído em torno da polissemia da palavra e do mal-entendido que ela pode gerar.

06 – Levando em conta a resposta que você deu no item anterior, explique que “vantagem” a existência de polissemia trouxe para o autor dessa tira.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Graças ao fenômeno da polissemia, o autor conseguiu criar um efeito de humor em sua tira.

FOTOGRAFIA: A PESCARIA - JOSÉ AGNER SOARES DE MELLO - COM GABARITO

 Fotografia: A pescaria

 


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MELLO, José Wagner Soares de. Santarém, Pará, 2009.

A captura do momento

        Imagens que eternizam momentos únicos. A imagem, uma vez capturada, no instante seguinte já não é mais a mesma. O fotógrafo, mais do que o conhecimento das técnicas de fotografia, luz e enquadramento, precisa ter feeling. Afinal de contas, como dizia Cartier-Bresson: “fotografar é captar a vida em um laço”.

Disponível em: http://www.toninhocury.com.br/ensaios/fotograficos. Acesso em: 28 jan. 2015.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 186-7.

Entendendo a fotografia:

01 – O que você vê na fotografia?

      A imagem de um pescador, em que se reflete a luz solar.

02 – O que mais chamou sua atenção nela e por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Que título você daria a essa fotografia?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Ela pode ou não ser considerada arte? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, tudo vai depender da intenção estética.

05 – Relacione a opinião que você manifestou na questão anterior ao texto “A captura do momento”.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Desde que tenha a técnicas de fotografia, luz e enquadramento, precisa ter feeling.

06 – Faça um teste, olhe para um colega de sala, prestando atenção em seus gestos, sua expressão facial e no que está acontecendo ao redor dela, sem que a mesma saiba. Pare de observá-la e depois volte a olhá-la. Mudou alguma coisa em sua imagem? Ou está igual ao momento anterior?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Que diferença você notou entre a experiência de olhar a fotografia e a de olhar um colega, feita há pouco?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A diferença é que a fotografia consegue dar duração a uma experiência do olhar.

IMAGEM: VIDEOCLIPE DA CANÇÃO "CULTURA" - COM GABARITO

 Imagem: Videoclipe da canção “Cultura”

 

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjhWpkAVxVjdaKI_LELvrD0Q3yVy7xYHz1tGghvVnBjqZMfiCT0SX_la4eE6j4Y6y9AgKnElHGpz6-XuTrE9_Lde3uQNiw4un_2XUmzi3ByjJ8ZJTfzysWz97R-72jvLRZ3TfLc_XWKVlwnCBtlRGu_-uer7nlZQJ9DouJ4URN2gHwhAlgMbsvX9GR/w357-h301/VIDEO.jpg 

ANTUNES, Arnaldo. Nome. São Paulo: Sony e BMG, 2006.

        A imagem acima é uma cena com desenhos do videoclipe da canção “Cultura”, de Arnaldo Antunes. Observe como os desenhos retomam os traços e as cores típicas da arte ruprestre, feita com traços simples pelos povos pré-históricos.

        Clipe – Os desenhos e as pinturas gravadas em paredes e tetos das cavernas pré-históricas compõem o que chamamos de arte rupestre. Os mais antigos indícios da arte rupestre pertencem ao período paleolítico superior (40.000 a.C.).

Pinturas rupestres. Parque Nacional da Serra da Capivara, Piauí, 2000.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 170-1.

Entendendo a imagem:

01 – Que seres vivos você vê representados no desenho de Arnaldo Antunes acima?

      Um girino, um sapo, uma ave e um homem.

02 – Qual desses seres é menos complexo? Qual é o mais complexo?

      O girino é o menos complexo e o homem, o mais complexo.

03 – Em contraste com os desenhos coloridos que representam esses seres, há uma cena em cinza, como se fosse um pano de fundo. O que você vê nela?

      Um avião, um soldado no centro e letras.

04 – Pela cor e pelo que há nessa cena, o que ela parece representar?

      Parece ser um cena de guerra.

05 – Quais relações podem ser estabelecidas entre as imagens que você analisou e o título “Cultura”?

      Bem como a ideia de cultura como estágio da civilização, que parece ser criticamente tratada pela referência a elementos da guerra.

·        Para pensar nisso, consulte os sentidos dessa palavra no verbete de dicionário a seguir e escolha aqueles que podem ser interessantes para discutir as imagens vistas.

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: item 3 e 6.

     Cultura – s.f.1. Ação, efeito, arte ou maneira de cultivar a terra ou certas plantas. 2. Terreno cultivado. 3. Biol. Propagação de micro-organismos ou cultivação de tecido vivo em um meio nutritivo preparado. 4. Biol. Produto de tal cultivação. 5. Aplicação do espírito a uma coisa; estudo. 6. Adiantamento, civilização. 7. Apuro, esmero, elegância.

06 – Você observou como foi possível interpretar a imagem a partir das “pistas” que ela oferece?

      Resposta pessoal do aluno.

07 – Também para a leitura de textos poéticos é necessário descobrir “pistas”. Você sabia que é importante ficar atento em um texto em poesia para que se possa aproveitá-lo?

      Resposta pessoal do aluno.

 

 

REPORTAGEM: PRODUÇÃO DE LIXO ELETRÔNICO É CINCO VEZES MAIOR QUE HÁ 14 ANOS - ESTADÃO.COM - COM GABARITO

 Reportagem: Produção de lixo eletrônico é cinco vezes maior que há 14 anos

            Segundo relatório da ONU sobre dispensa de eletrônicos diz que brasileiro produz 7 kg de lixo eletrônico cada um

10/11/2014 | 20h53 – Por Agências – Agências

 

Fonte da imagem -https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhmDk8z1wTR_srvTRgJTHyIyN4Fodn_JX2hrdx_WhL1IecDHYKLaihwkhhM8ZZrhaTMao19VH6vIfv0Rllll0gKaR7CxGHFF6gvCTCGnPNZb89OUbAqPHAzxQst-IcLzmDipMbNUGo6keA7ol9EjFVU57OaLqMgedubhLLr09tZYav94PABYX-BjzV9/s320/celular.jpg 

Lixo eletrônico em Tóquio, no Japão. FOTO: Reuters

VIENA – Milhões de celulares, câmeras digitais, computadores, tablets e outros gadgets eletrônicos acabam a cada ano no lixo comum, o que representa um enorme perigo para a saúde e para o meio ambiente, segundo adverte as Nações Unidas.

        E o problema só cresce. Se no ano 2000 foram produzidas cerca de 10 milhões de toneladas de resíduos eletrônicos, agora são 50 milhões, equivalente a oito vezes o peso da pirâmide egípcia de Gizé.

        Esse número significa que cada habitante do planeta produz em média sete quilos de lixo tecnológico e os cálculos da ONU preveem que nos próximos três anos esses resíduos aumentarão em um terço.

        O lixo per capita produzido varia de acordo com a riqueza e consciência ambiental de cada país, e vai desde os 63 kg gerado por um cidadão do Catar, passando pelos quase 30 de um americano, os 23 de um alemão, os 18 de um espanhol, os sete de um brasileiro ou os 620 gramas de um malinês.

        Muitos aparelhos eletrônicos, que têm vida útil cada vez mais curta, estão carregados de metais pesados muito prejudiciais à saúde.

        Materiais como chumbo, mercúrio, cádmio e zinco podem ser uma fonte contaminante no longo prazo se não forem reciclados de forma adequada.

        Isso só acontece com uma parte mínima parte de todo esse lixo, denunciam a ONU e grupos de proteção do meio ambiente.

        O Escritório das Nações Unidas para o Desenvolvimento Industrial (ONUDI), com sede em Viena, calcula que em 2016 os países em desenvolvimento produzirão mais lixo eletrônico que os industrializados.

        Um desafio ainda maior porque essas nações contam com menos meios para abordar o problema.

        Para dar uma resposta a esta situação, a ONU lançou a Iniciativa Step, para promover a reutilização e aumentar o ciclo vital dos produtos eletrônicos.

        Ruediger Kuehr, secretário-executivo da Step, reconhece que embora este seja um problema ambiental subestimado, pelo menos está começando a figurar na agenda política internacional.

        “Estamos muito no início, por enquanto não podemos dizer que estamos no bom caminho, mas pelo menos está ocupando um espaço na agenda política”, explicou o especialista alemão à Agência Efe em Viena.

        “Os governos conscientes sabem que isto é uma bomba-relógio e que devem tomar decisões”, assegurou.

        O problema afeta todos os países, porque em nenhum lugar se recicla o suficiente, falta conscientização sobre o problema e há uma visão subdimensionada dos riscos.

        “Os consumidores (nos países industrializados) não são totalmente conscientes do desafio que o lixo eletrônico representa”, por considerarem que é um problema distante, que afeta as equipes que desmontam de forma rudimentar esses equipamentos na África ou Ásia.

        E embora esse tipo de reciclagem em precárias condições seja muito perigoso, é só uma parte do problema.

        A questão de fundo é que “só uma pequena parte do material eletrônico é reciclada em países como Alemanha, Reino Unido ou Estados Unidos”, lembrou Kuehr.

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        Kuehr afirmou que algumas empresas tecnológicas começaram a tomar “responsabilidade sobre o lixo eletrônico gerado” a partir de diferentes programas, e volta suas críticas ao consumidor, que exige tecnologia ao menor custo possível.

        “É preciso criticar o consumidor, que quer a última tecnologia por muito pouco dinheiro. E isso se traduz em dificuldade de reparar problemas ou produtos de baixíssima qualidade, o que reduz a vida destes produtos”, ressaltou.

        “Se levantassem a voz e dissessem que querem equipamentos baratos, mas também que possam ser consertados ou renovados para que sirvam melhor no futuro, porque são conscientes das implicações ambientais, então as companhias responderiam”, opinou.

        Por isso, Kuehr defende campanhas públicas e educativas para conscientizar sobre este problema e sobre o impacto no meio ambiente, e esclarece que se não forem dadas respostas a esta situação “será difícil criar inovações tecnológicas sustentáveis” no futuro.

        Para este especialista, o objetivo de longo prazo é “fechar o ciclo e chegar a um modelo sustentável”, no qual as empresas possam criar novos equipamentos utilizando materiais dos antigos.

        Além disso, os velhos equipamentos possuem componentes de grande valor, como ouro, prata e platina, utilizados por sua estabilidade e capacidade motora em computadores e portáteis.

        Outro problema é a exportação ilegal de lixo tecnológico dos países mais desenvolvidos para os menos desenvolvidos, especialmente dos EUA e da Europa.

        Segundo estimativas da Agência Europeia do Meio Ambiente, pelo menos 250 mil toneladas de resíduos eletrônicos saem a cada ano da União Europeia de forma ilegal como bens de segunda mão, quando na realidade são produtos inutilizáveis.

Disponível em: http://blogs.estadao.com.br/link/onu-adverte-que-lixo-eletronico-e-bomba-ecologica-para-o-planeta/. Publicado em: 10 nov. 2014. Acesso em: 7 jan. 2015.

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 151-5.

Entendendo a reportagem:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Gadgets: dispositivos eletrônicos portáteis, como celulares, tablets, etc.

·        Per Capita: expressão latina que significa “por pessoa”.

·        Subestimado: desprezado; que recebeu pouca atenção.

·        Subdimensionada: calculada com pouca precisão.

02 – Você já ouviu falar em lixo eletrônico? Sabe o que o diferencia do lixo orgânico?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Você já trocou de aparelho celular? Como descartou antigo?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Que problemas você acredita haver no descarte sem cuidado de aparelhos eletrônicos, como, por exemplo, o televisor?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Possibilidade de aproveitamento dos materiais recicláveis e do uso de certos lixos orgânicos para a produção de adubo.

05 – Do que trata a reportagem e qual é sua principal fonte?

      Trata do aumento de descarte de lixo eletrônico, tomando por fonte um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU).

06 – Por que o lixo eletrônico precisa ser reciclado?

      Porque esse tipo de lixo tem metais pesados, muito prejudiciais à saúde, e o descarte inadequado poderia causar contaminação por esses metais.

07 – Qual é a quantidade média de lixo eletrônico produzido por brasileiro?

      Está em torno de sete quilos.

08 – Que relações você estabeleceria entre a quantidade de lixo eletrônico brasileiro e as informações que leu?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Esse dado alarmante, já que, conforme relatado na notícia “quase metade do que os brasileiros jogam fora (41,7%) ainda vai para lixões.

09 – Releia: “Os governos conscientes sabem que isto é uma bomba-relógio e que devem tomar decisões”.

a)   A que se refere a palavra destacada?

O pronome isto retoma o problema que foi discutido antes: o aumento de lixo eletrônico e a falta de sua reciclagem.

b)   O que o representante da ONU, Ruediger Kuehr, quis dizer com a metáfora “bomba-relógio”?

Quis dizer, que se não for tomada uma providência enérgica, o problema do lixo eletrônico poderá causar danos irreversíveis, como em uma explosão, se nada for feito a tempo.

10 – Além dos governantes, a quem mais Ruediger Kuehr critica como responsável pelo aumento do lixo eletrônico?

      O consumidor.

a)   Que argumento ele usa para isso? Que tipo de argumento é esse?

Ele argumenta que o consumidor “quer a última tecnologia por muito pouco dinheiro. E isso se traduz em dificuldade de reparar problemas ou em produtos de baixíssima qualidade, o que reduz a vida desses produtos”. Trata-se de um argumento que explora relações de causa e consequências.

b)   O que você pensa sobre essa opinião? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

11 – A reportagem é composta também por um infográfico. O que ele apresenta para o leitor?

      O infográfico se trata de uma apresentação do ciclo de separação e reciclagem do lixo eletrônico.

12 – Considerando o que você leu sobre a reciclagem de lixo eletrônico, na própria reportagem, e sobre o destino de quase metade do lixo produzido pelos brasileiros, aponte que incoerência há no título do infográfico?

      O título sugere que o eletrônico descartado pelo leitor vai para esse ciclo, o que, infelizmente, está bem longe de ser uma realidade, conforme nos informa a própria reportagem e como podemos depreender dos dados apresentados na notícia antes lida.

13 – Releia os dois últimos parágrafos:

        “Outro problema é a exportação ilegal de lixo tecnológico dos países mais desenvolvidos para os menos desenvolvidos, especialmente dos EUA e da Europa.

        Segundo estimativas da Agência Europeia do Meio Ambiente, pelo menos 250 mil toneladas de resíduos eletrônicos saem a cada ano da União Europeia de forma ilegal como bens de segunda mão, quando na realidade são produtos inutilizáveis.”

·        Como deve ser compreendida a expressão exportação ilegal?

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Como crime, levando-se, de forma disfarçada, lixo eletrônico para países menos desenvolvidos, transferindo o problema para esses países e colocando suas populações em risco.

 

 

NOTÍCIA: BRASIL TEM MAIOR AUMENTO NA PRODUÇÃO DE LIXO EM UMA DÉCADA - ABRELPE - COM GABARITO

 Notícia: Brasil tem maior aumento na produção de lixo em uma década

            Quase metade do que os brasileiros jogam fora (41,7%) ainda vai para lixões

        Ao mesmo tempo em que a maioria dos municípios brasileiros deixa de acabar com os lixões, conforme determina a Lei de Resíduos Sólidos, a população aumenta a geração de resíduos, segundo mostra um relatório sobre o panorama do lixo no país, que foi lançado recentemente pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

        Segundo o levantamento, o Brasil teve, de 2012 para 2013, o maior crescimento na geração de resíduos por dia da última década. No ano passado, foram geradas 209.208 toneladas de lixo por dia, o que representa 4,1% a mais em relação a 2012, quando a cifra estava em 201.058 toneladas diárias. Ao mesmo tempo, essa escalada do descarte, fruto do aumento da renda e do consumo, não foi acompanhada de avanços significativos em gestão ambiental de qualidade, destaca o documento.

        Quase metade do que os brasileiros jogam fora (41,7%) ainda vai para lixões, sem controle adequado e com altos índices de poluição.

        Nordeste

        Na avaliação do presidente da Abrelpe, Carlos Silva Filho, o maior gargalo para o país cumprir a Política Nacional de Resíduos está do Nordeste, região que ainda conta com 837 lixões a céu aberto, contra 453 aterros sanitários licenciados.

        O país tem cobertura de coleta média de 90,4%. Na região nordestina, o índice é de 78,2%. “Dos 5.570 municípios brasileiros, 1.569 ainda fazem uso de lixão. E, desses, mais da metade está no Nordeste. O aumento na geração de resíduos de 2012 para 2013 não encontrou um sistema de tratamento adequado. Mais de 3 mil municípios não têm condições de fazerem aterros sanitários”, destacou Silva Filho ao jornal O Globo.

        Para a Abrelpe, o maior índice anual de geração de resíduos nos últimos 10 anos é um alerta: o país está consumindo mais e descartando numa quantidade nunca antes vista. “Não temos visto, ainda, um avanço significativo na coleta”, afirma o presidente da entidade.

        Lixões

        O prazo para que os lixões fossem substituídos por aterros sanitários terminou no último dia 02 de agosto. Agora, as prefeituras ficam sujeitas ao pagamento de multa por cometerem crimes ambientais. Não por acaso, entidades nacionais de representação dos municípios já fazem intensa pressão pela ampliação do período de ajuste.

        A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, sinalizou que o Executivo federal parece determinado a rejeitar tal pleito, que deve se concentrar no Legislativo. O deputado federal Manoel Junior (PMDB-Paraíba) sugere uma emenda para dilatar o período de ajustamento. Quer mais oito anos, além dos quatro que os prefeitos já tiveram.

Disponível em: http://www.ecodesenvolvimento.org/posts/2014/brasil-tem-maior-aumento-na-producao-de-lixo-em?tag=consumo_consciente#ixzz39bqiR1Y8. Publicado em 14 ago.2014. Acesso em: 27 dez. 2014. 

Fonte: Livro Língua Portuguesa – Singular & Plural – 7° ano – Laura de Figueiredo – 2ª edição. São Paulo, 2015 – Moderna. p. 149-150.

Entendendo a notícia:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Gargalo: obstáculo.

·        Pleito: decisão por voto, votação.

·        Emenda: proposta para alterar um projeto de lei.

·        Dilatar: aumentar.

02 – Você sabe onde vai parar o seu lixo?

      Resposta pessoal do aluno.

03 – Para você, qual é a diferença entre aterro sanitário e lixão?

      Resposta pessoal do aluno.

04 – Qual é a fonte usada na notícia para relatar o aumento na geração de lixo?

      O relatório sobre o panorama do lixo no país, produzido pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe).

05 – Que porcentagem de geração de lixo por dia houve em 2013 a mais que em 2012?

      Em 2013 foram gerados 4,1% a mais de lixo do que já se produzia em 2012.

a)   Esse crescimento esteve na média esperada? Explique.

Não, ele foi o maior da década.

b)   O que teria causado esse crescimento?

O aumento da renda e do consumo da população, com consequente maior descarte de resíduos.

06 – Todo o lixo produzido em 2013 teve destinação adequada? Explique.

      Não, já que quase metade do que os brasileiros jogam fora (41,7%) ainda vai para lixões, sem controle adequado, resultando em altos índices de poluição.

07 – Cite três dados que fazem da região Nordeste a mais desafiadora, na avaliação do presidente da Abrelpe, em relação à coleta adequada de lixo.

      A região ainda conta com 837 lixões a céu aberto; enquanto a média de coleta de lixo é de 90,4% no país, na região nordestina é de 78,2%; metade dos 1.569.569 municípios que ainda fazem uso de lixão está na região nordestina.

08 – De acordo com a lei de Resíduos Sólidos, até quando os municípios deveriam ter acabado com os lixões?

      Até 2 de agosto de 2014, ano em que a notícia foi publicada.

09 – Como você já sabe, de modo geral, as notícias são “datadas”, isto é, falam de uma realidade que pertence a determinado momento e que pode ou não ter sido modificada. Apesar disso, a notícia que você leu traz dados que não devem ter se alterado tão rapidamente.

·        Você concorda com essa afirmação? Por quê?

     Resposta pessoal do aluno.

10 – O que predomina no texto: citação direta ou indireta de falas?

      Predomina a citação indireta.

11 – Localizem e escrevam no caderno a passagem em que houve emprego de aspas. Por que elas foram usadas?

      As aspas delimitam citação direta da fala de Carlos Silva Filho.

12 – As fontes pessoais foram entrevistadas pelo blog? O que vocês observaram para chegar a essa conclusão?

      O blog se vale de fonte jornalística, citando o que ele declarou ao jornal O Globo. Nas citações indiretas das falas de Izabella Teixeira e Manoel Junior, não há indicação de fonte, sendo bastante provável que tenham sido parafraseadas de notícias da grande imprensa.

13 – No texto há duas vozes políticas, com opiniões diferentes sobre a substituição dos lixões por aterros sanitários.

a)   Que vozes e opiniões são essas?

Uma voz representa o poder Executivo, especificamente o Ministério do Meio Ambiente, e é contrária à extensão do prazo; a outra voz representa o poder Legislativo e é favorável ao novo prazo.

b)   Em que trecho do texto o redator da notícia avalia implicitamente uma dessas opiniões?

No trecho “Quer mais oito anos, além dos quatro que os prefeitos tiveram”, o redator se refere à opinião do representante do Legislativo.

14 – Relacionem o que vocês responderam na questão anterior com o tipo de blog em que a notícia foi publicada.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A avaliação feita é coerente com os valores e interesses de quem mantém um blog com posts sobre meio ambiente.