sábado, 11 de setembro de 2021

CAPA E QUARTA CAPA: CORDEL DO CHICO REI - SANDRA LOPES - COM GABARITO

 Capa e quarta capa: Cordel do Chico Rei

   






                       LOPES, Sandra. Cordel do Chico Rei. Rio de Janeiro: Grupo Editorial Zit, 2015. (Capa e quarta capa).

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 209.

Entendendo a capa e quarta capa:

01 – O que você vê na capa? Qual é a relação entre a capa e a descrição do cordel na quarta capa?

      Chico Rei, com coroa e manto, sendo saudado por uma mulher negra com coroa e adereços coloridos. No fundo, há as cores vermelha, roxa e dourada, como se fosse um manto real. Há relação com a capa, pois mostra uma pessoa negra liberta e em situação de poder, como um rei.

02 – Que relação os versos “Liberdade roubada; / Liberdade reconquistada” tem com a história sobre Chico Rei?

      Roubaram a liberdade de Chico Rei ao vende-lo como escravo e manda-lo para o Brasil. Ele a retomou quando trabalhou nas minas de ouro e comprou sua liberdade, assim como a liberdade de sua família e de seu vassalos. Então, sua história se baseia na superação e na reconquista da liberdade.

03 – Qual é a diferença estrutural entre esse livro e o texto que você leu?

      Esse livro é escrito em versos, em forma de literatura de cordel; o texto é uma lenda, uma narrativa, produzida em parágrafos.

04 – Nos versos “Liberdade:/ sempre de asas abertas sobre nós” foi empregada uma figura de linguagem. Qual é essa figura? Explique.

      Metáfora, pois há uma comparação implícita entre a palavra liberdade e a expressão “asas abertas”, sem o uso de elementos comparativos, mas de forma figurativa.

05 – Releia o quadro a seguir:

        “Chico Rei é um personagem lendário da tradição oral de Minas Gerais. Personagens lendários são aqueles cujos feitos enaltecem a tradição de um povo.”

        Em sua opinião, Chico Rei é um personagem lendário? Por quê?

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Qual é a importância dos personagens lendários para a sociedade?

      Resposta pessoal do aluno.

TIRINHA: ANDRÉ - DIREITOS DO CONSUMIDOR - COM GABARITO

 Tirinha: André



ANDRÉ. Disponível em:
https://bit.ly/2DuNKUq. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 236.

Entendendo a tirinha:

01 – O que você vê na imagem da tirinha? Qual é a relação entre os elementos visuais e verbais que a compõem?

      Um homem reclamando em frente a um computador, no primeiro quadrinho, sobre a demora na entrega de algo que comprou pela internet. No segundo quadrinho, uma mão ultrapassa a tela e entrega sua encomenda, o que o deixa surpreso.

02 – Do que trata a tirinha? Com qual finalidade foi produzida?

      A tirinha tem a finalidade educativa de tratar dos direitos do consumidor que compra pela internet.

03 – O que pode provocar humor nessa tirinha? Explique.

      O fato de a mercadoria comprada ser entregue pela tela do computador, no mesmo momento em que o consumidor fez a reclamação, deixando-o surpreso.

04 – Observe o período correspondente à fala do personagem no primeiro quadrinho.

a)   Transforme esse período, que é composto, em dois períodos simples.

Eu fiz uma compra pela internet. A compra ainda não chegou.

b)   O que marca a divisão entre as orações que o compõem? Explique.

A conjunção e, que marca a soma das ideias entre as orações.

05 – No segundo quadrinho, há uma informação que se relaciona ao direito do arrependimento da compra, previsto no artigo 49 do Código de Defesa do Consumidor, assim como à prestação facilitada do atendimento pelo comércio eletrônico. Em sua opinião, esse direito tem sido garantido a todos os consumidores? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.

06 – Observe o período: “O comércio eletrônico deve prestar atendimento facilitado ao consumidor e também respeitar o direito ao arrependimento”. Responda:

a)   Quantas orações formam esse período?

São duas orações, em torno das locuções verbais “deve prestar” e “deve respeitar”.

b)   O que marca a divisão entre as orações? Explique.

A conjunção e, que marca a soma das ideias entre as orações.

c)   Transforme-o em dois períodos simples.

O comércio eletrônico deve prestar atendimento facilitado ao consumidor. Também deve respeitar o direito ao arrependimento.

TIRINHA: A TENTAÇÃO MORA AO LADO - CONSUMISMO - COM GABARITO

 Tirinha: A tentação mora ao lado

A tentação mora ao lado. Disponível em: https://bit.ly/2F3NXPY. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 235.

Entendendo a tirinha:

01 – O que você vê nas imagens? Que assunto é desenvolvido nesses quadrinhos?

      Um casal e seu cachorro apreciam a geladeira nova do amigo. Essa tirinha mostra a tentação de comprar algo que não é necessário.

02 – Com qual finalidade foi produzida a tirinha? Que tipo de mensagem veicula?

      Essa tirinha foi produzida com a finalidade de educar para o consumo. Ela veicula a mensagem de que as compras não podem ser feitas por influência de outras pessoas, mas de forma pensada, para verificar sua necessidade e se cabem no orçamento.

03 – Observe o período que compõe o pensamento da personagem: “A nossa geladeira não é tão velha e funciona muito bem, não precisamos de uma nova.”

a)   Reescreva esse período composto, separando-o em três períodos simples.

Resposta pessoal do aluno.

b)   Por que foi possível reescrever esse período composto em períodos simples, com poucas adaptações?

Resposta pessoal do aluno.

c)   O que marca a divisão entre as orações coordenadas no período composto? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

04 – Observe outro período que compõe o pensamento da personagem: “A nossa está velha e ultrapassada e aposto que gasta muita energia”.

a)   Todas as orações desse período composto podem ser compreendidas independentemente das outras? Explique.

Não, a oração “aposto que” depende da próxima oração para complementar o sentido do verbo “apostar”.

b)   Quais são os sujeitos dos verbos destacados?

Está: a nossa; aposto: desinencial “eu”; gasta: desinencial “ela” (“a nossa”).

c)   Reescreva a primeira e a última oração, formando dois períodos simples.

A nossa está velha e ultrapassada. A nossa gasta muita energia.

CARTA DE RECLAMAÇÃO: COMPREI LIVRO E NÃO ENTREGARAM! COM GABARITO

 Carta: Comprei livro e não entregaram!

        Boa noite,

        Realizei uma compra no site dessa livraria, no dia 10/5, n° do pedido 15454572. Como precisava do produto com urgência, pois sou professor e ia usar o livro com meus alunos, paguei uma taxa extra de R$ 15,00 para que a entrega fosse efetuada no mesmo dia. Segundo os termos do site, pagando esse valor extra o prazo de entrega de encomendas é até 22h do mesmo dia do pagamento.

        Sinto que fui enganado.

        Para começo de conversa, o código de rastreio que passaram não funciona.

        Mesmo assim, esperei o produto até o prazo combinado. Fiquei acordado até meia-noite e nada do livro. Nem no dia seguinte. Nem no outro. Até agora, para falar a verdade, só dor de cabeça.

        Tentei contato por telefone (protocolo de atendimento 478644BH8). Falei com uma atendente chamada Jéssica, que me passou para um supervisor chamado Anderson. Ele me disse que eu
receberia o livro "ainda hoje" e, posteriormente, um bônus de R$ 20,00 para ser usado na minha próxima compra.

        Acredite: fui enganado outra vez!

        Nem livro. Nem bônus. Nadica de nada!

        Escrevi vários e-mails de reclamação e, como sempre, a única resposta que recebi foi um e-mail automático "estamos providenciando".

        Sei.
        Nunca mais compro nada com vocês!

Elaborado para fins didático.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 231-3.

Entendendo a carta:

01 – Qual é o objeto de reclamação dessa carta?

      O consumidor comprou um livro pela internet e não recebeu a mercadoria.

02 – Quem seriam o remetente e o destinatário da carta?

      O remetente é o consumidor enganado e o destinatário seria o setor de atendimento ao consumidor (SAC) da empresa.

03 – Onde cartas informais como essa são veiculadas? Como foi enviada? Explique.

      Geralmente, são veiculadas pela internet e postadas ou escritas em espaço de serviço de atendimento ao consumidor.

04 – Releia o primeiro parágrafo e responda:

a)   Descreva a compra do consumidor reclamante.

Foi realizada uma compra no site de uma livraria no dia 10/5, n° do pedido 15454572. Como ele precisava que o produto fosse entregue no mesmo dia, pagou uma taxa extra.

b)   Em que o consumidor confiou ao pagar taxa extra?

Confiou nos termos do site, que dizia que o pagamento de uma taxa possibilitava a entrega de encomendas até 22hs do mesmo dia do pagamento.

c)   Por que ele escreve a seguir "sinto que fui enganado"?

Porque o consumidor não recebeu a encomenda no horário combinado nem nos dias subsequentes.

05 – Antes da realização da reclamação por carta, o consumidor fez uma reclamação por telefone. Responda:

a)    Qual foi a promessa feita pelo supervisor do serviço de atendimento?

O supervisor disse que o consumidor receberia o livro no mesmo dia da reclamação e, posteriormente, um bônus de R$ 20,00, para ser usado na próxima compra.

b)    O problema do consumidor foi resolvido? Explique.

O problema do consumidor não foi resolvido, pois ele não recebeu o livro nem o bônus prometido pelo supervisor.

06 – Depois do telefonema, qual foi a atitude do consumidor para tentar resolver o problema? Que resposta ele recebeu da empresa?

      O consumidor escreveu vários e-mails de reclamação e a única resposta que recebeu foi um e-mail automático dizendo “estamos providenciando”.

07 – Leia a seguir o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor e responda:

        [...]
        Seção II – Da Oferta

        Art. 35. Se o fornecedor de produtos ou serviços recusar cumprimento à oferta, apresentação ou publicidade, o consumidor poderá, alternativamente e à sua livre escolha:

        I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

        II – aceitar outro produto ou prestação de serviços equivalente;

        III – rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

             BRASIL. Código de Defesa do Consumidor. Disponível em: https://bit.ly/Oomk4L. Acesso em: 28 set. 2018.               

a)   Qual direito foi violado pela livraria? Explique.

A livraria não cumpriu o dever de entregar o que ofereceu no site.

b)   Pela lei do consumidor, qual direito é garantido ao autor da carta de reclamação que você leu?

I – exigir o cumprimento forçado da obrigação, nos termos da oferta, apresentação ou publicidade;

II – aceitar outro produto ou prestação de serviços equivalente;

III – rescindir o contrato, com direito à restituição da quantia eventualmente antecipada, monetariamente atualizada, e a perdas e danos.

c)   Para a lei ser cumprida, de acordo com o relato da carta, basta o consumidor reclamar para a empresa? Explique.

O consumidor pode recorrer à empresa, aos órgãos de proteção ao consumidor ou à justiça.

d)   Em sua opinião, o que deveria ser feito pelo consumidor para a garantia de seu direito como consumidor?

Resposta pessoal do aluno.

 

domingo, 29 de agosto de 2021

TEXTO INFORMATIVO: QUAIS FORAM OS 12 TRABALHOS DE HÉRCULES - MUNDO ESTRANHO - COM GABARITO

 Texto Informativo: Quais foram os 12 trabalhos de Hércules

Por Redação Mundo Estranho 

        Foram tarefas que só podiam ser realizadas por alguém com força sobre-humana, como enfrentar uma serpente de várias cabeças. Na mitologia greco-romana, Hércules era filho de uma mortal com Zeus, o chefe dos deuses. Seu nascimento provocou a ira de Hera, a esposa oficial de Zeus, que mandou duas serpentes matarem o recém-nascido. Este, porém, sem grande esforço, estrangulou as cobras, mostrando desde cedo possuir uma força descomunal.

        Hércules cresceu, mas Hera continuou a persegui-lo e usou seus poderes para provocar um acesso de loucura no herói, que acabou matando a própria esposa e os filhos. Quando Hércules recuperou a razão, procurou o Oráculo de Delfos – o mais famoso templo de consulta às divindades gregas – para buscar orientação sobre como enfrentar a tragédia.

        O Oráculo mandou-o se entregar em servidão a Euristeus, rei da cidade de Micenas, que ordenou a realização das 12 famosas tarefas. “Os 12 trabalhos foram realizados para que Hércules se redimisse das mortes que cometeu e, também, para elevá-lo à condição divina ao fim de sua jornada”, diz a historiadora Renata Beleboni, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Após o último trabalho, Hércules se casou com uma mulher chamada Dejanira. Numa viagem, o centauro Néssus tentou violentá-la e o herói o matou. Entretanto, antes de morrer e disposto a se vingar, Néssus disse a Dejanira que seu sangue era um elixir do amor e a aconselhou a guardar um pouco caso o marido deixasse de amá-la. Quando de fato Hércules se apaixonou por outra mulher, Dejanira mandou- lhe um manto com gotas do sangue de Néssus. Ao vesti-lo, o herói sentiu o veneno e percebeu que ia morrer.

        Segundo a mitologia, seu corpo humano foi queimado numa pira, mas sua essência ascendeu ao Olimpo – a morada dos deuses. Apesar de tudo ser um mito, alguns historiadores suspeitam que a história de Hércules possa ter sido inspirada num homem real, que seria um poderoso líder escravizado por algum reino grego.

        Tarefas colossais

        Herói enfrentou vários monstros e teve que limpar um gigantesco estábulo

1 – LEÃO DE NEMEIA

        Um leão gigantesco, quase invulnerável, devastava a região de Nemeia, próxima à cidade de Micenas.

        Hércules tentou matá-lo com sua clava e com seu arco, sem sucesso. Então, encurralou o animal e o estrangulou até a morte. Realizado o primeiro trabalho, o herói tirou a pele do leão e passou a usá-la como manto.

2 – HIDRA DE LERNA

        Na cidade de Lerna, vivia uma enorme serpente com nove cabeças, uma delas imortal.

        Hércules decepou oito cabeças e Iolau, seu sobrinho, queimou as feridas para elas não nascerem mais. A cabeça imortal foi enterrada num buraco fundo. Ao molhar suas flechas no sangue da Hidra, o herói as tornou venenosas.

3 – JAVALI DE ERIMANTO

        Um javali aterrorizava as vizinhanças do monte Erimanto, no noroeste da Arcádia. Enorme e feroz, ele matava quem cruzasse seu caminho. A tarefa era capturá-lo vivo. O animal foi cercado e, quando se cansou, foi dominado por Hércules.

4 – CORÇA CERINEIA

        No monte Cerineu – também próximo da região da Arcádia – havia uma corça com chifres de ouro e pés de bronze. Ela era muito veloz e tinha que ser capturada viva. Hércules a perseguiu por um ano até os confins do mundo conhecido. Finalmente a capturou durante a travessia de um rio.

5 – AVES DO ESTÍNFALE

        Num bosque às margens do lago Estínfale, no norte da Arcádia, escondiam-se aves que, além de devorar as colheitas da região, também atacavam os homens. Para matá-las, Hércules primeiro usou um címbalo (antigo instrumento de cordas) para atraí-las. Assim que as aves saíram do bosque, o herói pôde atingi-las com suas flechas venenosas.

6 – CAVALARIÇAS DE ÁUGIAS

        Áugias, rei da Élida, região a oeste da Arcádia, tinha grandes rebanhos de cavalos (ou gado, conforme a versão), mas não cuidava de seus estábulos, que acumularam uma colossal quantidade de estrume ao longo dos anos. Hércules conseguiu lavá-los num só dia, usando a água de dois rios, cujos cursos desviou com sua força.

7 – TOURO DE CRETA

        Por vingança, Poseidon, deus do mar, havia deixado louco um lindo touro pertencente ao rei de Creta, uma ilha grega. O animal devastava os campos da região e Hércules foi até lá para dominá-lo. Após controlar o touro, o herói precisou nadar de Creta até o continente levando a fera consigo.

8 – ÉGUAS DE DIOMEDES

        Diomedes – filho de Ares, deus da guerra – vivia na Trácia (região hoje pertencente à Turquia e à Bulgária). Ele tinha quatro éguas ferozes e carnívoras, que alimentavam com os estrangeiros que apareciam em suas terras. Hércules capturou as éguas e, notando que elas estavam famintas, serviu-lhes Diomedes como refeição.

9 – CINTO DE HIPÓLITA

        Hipólita era rainha das amazonas, tribo de mulheres guerreiras que viviam perto do mar Negro. Ela tinha um belo cinto, desejado pela filha de Euristeus. A mando do rei, Hércules convenceu Hipólita a lhe entregar o objeto, mas Hera incitou as amazonas à guerra e o herói teve que matar a rainha.

10 – BOIS DE GÉRION

        Gérion, um gigante de três cabeças, vivia na ilha de Erítia (possivelmente perto de Cádiz, no sul da Espanha) e possuía um numeroso rebanho de bois. Os animais eram guardados por um pastor monstruoso, Eurítion, e seu cão, ambos com diversas cabeças. Após matar a dupla, Hércules acabou com Gérion, usando sua clava, e entregou os bois a Euristeus.

11 – POMOS DE OURO

        As maçãs de ouro ficavam num jardim desconhecido e Hércules vagou o mundo atrás delas. Segundo alguns textos mitológicos, quem finalmente encontrou os pomos para o herói foi Atlas – que havia recebido de Zeus o castigo de carregar o mundo nas costas. Enquanto Atlas foi atrás das maçãs, Hércules sustentou o mundo em seu lugar.

12 – GUARDIÃO DO HADES

        Cérbero, um cão de três cabeças e cauda em forma de serpente, guardava a entrada do Hades, o mundo subterrâneo, permitindo a entrada de todos, mas não deixando ninguém sair. Hércules o capturou e, após mostrar Cérbero a Euristeus, devolveu o cão guardião ao inferno.

Quais foram os 12 Trabalhos de Hércules. Mundo Estranho, São Paulo, 4 jul. 2018. Disponível em: https://abr.ai/1wAKhnY. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 210-4.

Entendendo o texto informativo:

01 – Releia o título do texto informativo e responda às questões a seguir:

        “Quais foram os 12 Trabalhos de Hércules?”

a)   O que é enfatizado no título?

Os 12 Trabalhos de Hércules.

b)   Que recurso é usado no título para chamar a atenção do leitor?

O título é a pergunta que o texto informativo pretende responder.

02 – O texto informativo é dividido em duas partes. Na primeira parte, é realizada a contextualização e, na segunda, explica-se cada um dos Trabalhos de Hércules. Responda sobre a primeira parte:

a)   Como o autor define os 12 Trabalhos de Hércules?

Tarefas que só podiam ser realizadas por alguém com força sobre-humana.

b)   Quais motivos o levaram a realizar os 12 trabalhos?

Os 12 trabalhos foram realizados para que Hércules se redimisse de ter matado a sua família e também para que fosse elevado à condição divina no final de sua jornada.

c)   Que informação sobre a vida de Hércules é essencial para compreender suas características e o que acontece com ele? Explique.

Hércules é um semideus de força descomunal, filho de Zeus e de uma mortal. O que gerou o ódio da deusa Hera por ele. Tudo o que ocorre com o herói tem relação com sua origem ou é consequência do ódio de Hera.

03 – O que ocorre na vida de Hércules?

      Hércules tornou-se escravo, depois do conselho do Oráculo, para se redimir por ter matado sua família.

04 – O que as informações apresentadas sobre o mito de Hércules podem revelar sobre os valores culturais e humanos dos gregos na Antiguidade?

      Percebe-se que os gregos acreditavam em deuses poderosos, mas com sentimentos humanos como o ódio, a vingança e a ira. Também pode-se perceber que, para a sociedade grega da época, um semideus como Hércules poderia matar em combate e ser visto como herói. Para eles, a vingança não é condenável, mas a base de uma sociedade que tinha como filosofia a causa e o efeito.

05 – Reproduza o esquema a seguir, para criar a linha do tempo da vida de Hércules, conforme o texto informativo que você leu.

·        Nasce Hércules, filho de Zeus com uma mortal.

·        Ira de Hera que tenta matar o recém-nascido, sem sucesso.

·        Hércules cresce, se casa e tem filhos.

·        Hera o faz matar a esposa e filhos, num acesso de loucura, provocado por ela.

·        Oráculo de Delfos o orienta a se tornar escravo do rei de Micenas para enfrentar a tragédia.

·        Para sua remissão das mortes de sua família, o rei ordena a Hércules a execução de 12 tarefas, que ele realiza com sucesso.

·        Hércules se casa com Dejanira.

·        O centauro Néssus tenta ataca-la, mas é morto por Hércules.

·        Antes de Néssus morrer, dá um pouco de seu sangue para Dejanira se vingar do herói se ele a traísse. 

        Ele a trai e Dejanira dá o sangue para Hércules, que morre. Ele ascende à morada dos deuses.

06 – Releia a Segunda parte do texto, na qual cada um dos trabalhos de Hércules é descrito. Reproduza e preencha o quadro sinóptico a seguir com as informações coletadas, os 12 Trabalhos do Hércules.

Exemplo:

Trabalho: Leão de Nemeia.

Tarefa: Matar um leão gigantesco que estava devastando a região de Nemeia.

Como realizou a tarefa: Hércules o estrangulou até a morte.

Resultado: Ele retirou a pele do animal e passou a usá-la como manto.

      Resposta pessoal do aluno.

TEXTO: OS DIREITOS DO CONSUMIDOR RELATIVOS AO SAC - O GLOBO - COM GABARITO

 Texto: Os direitos do consumidor relativos ao SAC

          Para que serve o SAC?

        O Procon-SP explica que é por meio dos Serviços de Atendimento ao Consumidor (SAC) que o consumidor estabelece contato com empresas que lhe forneceram serviços ou produtos e pode abrir reclamações, solicitar informações e, até mesmo, cancelar o que foi contratado.

          Decreto e portaria

        Para melhorar essa forma de atendimento, existem o Decreto 6523/08 e a Portaria 2.014/2008, que regulamentam os SACs das empresas reguladas pelo Poder Público Federal: telefonia, TV por assinatura, instituições financeiras, planos de saúde, energia elétrica e transportes (aéreo e rodoviário – intermunicipal e interestadual). Conforme determina o Decreto, a empresa é obrigada a realizar esse atendimento gratuitamente. O SAC deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

          Falando com um atendente

        A opção de falar com um atendente deve estar presente logo no início da chamada e permanecer em todas as outras subdivisões do menu. Quando essa opção for selecionada, o tempo máximo de espera para o contato direto com o atendente é de 60 segundos, exceto nos casos definidos no artigo 1º da Portaria 2.014/2008.

          Falando com um atendente – Exceção 1

        De acordo com a portaria, nos serviços financeiros, o tempo máximo para o contato direto com o atendente será de até 45 segundos. Nas segundas-feiras, nos dias que antecedem e sucedem os feriados e no 5º dia útil de cada mês, o referido prazo máximo será de até 90 (noventa) segundos.

          Falando com um atendente – Exceção 2

        Nos serviços de energia elétrica, o tempo máximo para o contato direto com o atendente somente poderá ultrapassar o estabelecido nos casos de atendimentos emergenciais de abrangência sistêmica, assim considerados aqueles que, por sua própria natureza, impliquem a interrupção do fornecimento de energia.

          Fornecimento de protocolo

        Assim que o atendimento for iniciado, diz o Procon-SP, a empresa deve criar um número de protocolo e repassá-lo ao consumidor. Feito esse registro, não poderá ser solicitado ao usuário que repita sua demanda, assim deve usar seu número de protocolo para futuras consultas.

          [...]

          Tempo para atender as reclamações

        O tempo limite para que as reclamações sejam resolvidas é de cinco dias úteis e o consumidor pode solicitar que lhe seja enviado um comprovante desse retorno, seja por e-mail ou correspondência. Os pedidos de cancelamentos devem ser processados de imediato, mesmo que o consumidor esteja com pagamentos pendentes. Caso a reclamação seja a respeito de cobrança indevida, a mesma deve ser suspensa imediatamente, exceto se for comprovado que a dívida existe.

Os direitos do consumidor relativos ao SAC. O GLOBO. Disponível em: https://glo.bo/2qAGl7X. Acesso em: 28 set. 2018.

Fonte: Livro – Tecendo Linguagens – Língua Portuguesa – 7º ano – Ensino Fundamental – IBEP 5ª edição – São Paulo, 2018, p. 237-8.

 

01 – Releia o primeiro parágrafo e responda:

a)   Qual é a explicação dada sobre a função do SAC?

O SAC tem a função de estabelecer contato entre consumidores e empresas que lhes forneceram serviços ou produtos e de abrir reclamações, solicitar informações e até mesmo cancelar o que foi contratado.

b)   Que fonte foi usada para a formulação dessa explicação?

Procon – SP.

02 – O atendimento do SAC em empresas reguladas pelo Poder Público se baseia em legislação específica. Responda:

a)   Quais decreto e portaria regulamentam o SAC?

O Decreto n° 6.523/08 e a Portaria n° 2.014/2008.

b)   Essa legislação regulamenta o SAC de que tipos de empresas?

Telefonia, TV por assinatura, instituições financeiras, planos de saúde, energia elétrica e transportes (aéreo e rodoviário – intermunicipal e interestadual).

c)   O que o decreto obriga essas empresas?

O Decreto obriga essas empresas a realizarem o atendimento ao consumidor gratuitamente. O SAC deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias por semana.

03 – De acordo com a portaria citada no texto, há regras bem específicas quanto ao atendimento telefônico do SAC. Responda:

a)   Qual é a regra geral sobre o tempo de espera para falar com um atendente? Você acha que essa regra é respeitada? Explique.

A opção de falar com um atendente deve estar presente logo no início da chamada e permanecer em todas as outras subdivisões do cardápio. Quando essa opção for selecionada, o tempo máximo de espera para o contato direto com o atendente é de 60 segundos. Resposta pessoal do aluno.

b)   Explique os casos em que há exceções à regra geral, regulamentadas pelo artigo 1° da Portaria n° 2.014/2008?

Resposta pessoal do aluno.

04 – Por que o atendente deve fornecer um número de protocolo ao consumidor?

      O número de protocolo é a garantia de atendimento às solicitações e serve também para realizar futuras consultas.

05 – Reproduza o quadro e preencha-o com as informações sobre prazos para atendimento a reclamações.

Tipos de reclamações      -     Prazos e outras informações

Reclamações gerais         -      Cinco dias úteis, e o consumidor pode                                                solicitar que lhe seja enviado um comprovante desse retorno, seja por e-mail ou correspondência.

Pedido de cancelamento - Deve ser processado de imediato, mesmo que o consumidor esteja com pagamentos pendentes.

Cobrança indevida              -   Deve ser suspensa imediatamente.

06 – Em sua opinião, quais informações apresentadas pelo texto são mais importantes em relação ao seu papel como consumidor? Explique.

      Resposta pessoal do aluno.