QUESTÃO 01
“Caiu a serenata silenciosa e molhou os
pastos, as asas dos pássaros e a casca das frutas. Passou a noite de Deus e
veio a manhã e o sol encoberto.
E três dias houve cerração forte, e
três noites o estanceiro teve o mesmo sonho.”
Cronologicamente vinculado ao _____________ o que dá categoria artística
à obra de João Simões Lopes Neto, como ilustra o texto acima, é_______________.
a)
Pré-Modernismo – o estilo.
b) Neo-Simbolismo – a psicologia.
c) Realismo – o diálogo.
d) Impressionismo – o historicismo.
e) Neo-Realismo – o pitoresco.
QUESTÃO 02
“Em toda a sua obra, ... lutou por uma
língua brasileira que estivesse mais próxima do falar do povo. Em ... temos,
talvez, a sua criação máxima: a partir desse anti-herói, o autor enfoca o
choque do índio amazônico (que nascera preto e virou branco – síntese do povo
brasileiro) com a tradição e a cultura europeia na cidade de São Paulo,
valendo-se para tanto de profundo estudo do folclore”.
José de Nicola.
O item que preenche corretamente as lacunas acima, é:
a)
Mário de Andrade – Macunaíma.
b) Mário de Andrade – Amar, Verbo
Intransitivo.
c) Oswaldo de Andrade – Memórias
Sentimentais de João Miramar.
d) Oswaldo de Andrade – serafim Ponte
Grande.
e) Manuel Bandeira – Cinza das Horas.
QUESTÃO 03
A prática de um lirismo confidencial a que
acrescenta a auto ironia, comportamento típico do poeta, pode ser encontrada no
poema:
a) A Procura da Poesia, de Carlos
Drummond de Andrade.
b)
Pneumotórax, de Manoel Bandeira.
c) Ode ao Burguês, de Mário de Andrade.
d) Retrato, de Cecília Meireles.
e) Canto do Regresso à Pátria, de
Oswaldo de Andrade.
QUESTÃO 04
Em fevereiro de 1909, Marinetti publicou na
Europa um manifesto cujas ideias desencadearam o:
a) Dadaímo.
b)
Futurismo.
c) Surrealismo.
d) Romantismo.
e) Simbolismo.
QUESTÃO 05
As ideias de Marinetti influenciaram muito os
nossos autores. Dele, os escritores brasileiros seguiram:
a) A exacerbação do nacional e a sintaxe
tradicional.
b) A paixão pela metáfora,
intelectualista e rebuscada, e pelas frases de efeito.
c)
A negação do passado e o uso de palavras com liberdade.
d) O conceito de felicidade na vida em
contato com a natureza, e fé na razão e na ciência.
e) O gosto pelo psicologismo na ficção e
a supervalorização da natureza.
QUESTÃO 06
O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, contém
uma crítica à escola:
a) Modernista.
b) Simbolista.
c)
Parnasiana.
d) Realista.
e) Literária.
QUESTÃO 07
Assinale a alternativa que corresponde ao nome
do autor de Pauliceia Desvairada:
a) Machado de Assis.
b) Fernando Pessoa.
c) Clarice Lispector.
d) Oswaldo de Andrade.
e)
Mário de Andrade.
QUESTÃO 08
I – Moderno e versátil, Vinicius de Moraes compõe, com
maestria, tanto letras para canções populares como poemas dentro dos mais
estritos padrões clássicos.
II – Cecília Meireles caracterizou sua poesia pela constante
sugestão de sombra, identificação e ausência; mas soube também incorporar a
matéria histórica, em uma de suas mais importantes obras.
III – A Moreninha narra, em linguagem presa ao modelo lusitano,
a história de um amor impossível entre um jovem da aristocracia imperial do
Brasil e uma mestiça.
Assinale a alternativa correta:
a) Só a proposição I é correta.
b) Só a proposição II é correta.
c) Só a proposição III é correta.
d)
São corretas as proposições I e II.
e) São corretas as proposições II e III.
QUESTÃO 09
“Não faças versos sobre acontecimentos.
Não há criação nem morte perante a
poesia.
Diante dela, a vida é um sol estático,
Não aquece nem ilumina”
Uma das constantes
na obra de Carlos Drummond de Andrade, como se verifica nos versos acima, é:
a) A louvação do homem social.
b) O negativismo destrutivo.
c) A violação e desintegração da
palavra.
d)
O questionamento da própria poesia.
e) O pessimismo Lírico.
QUESTÃO 10
“Mundo, mundo vasto mundo,
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não seria uma solução.
Mundo, mundo vasto mundo,
Mas vasto é meu coração.”
Nesta estrofe, o
poeta:
a) Deixa claro que desejaria mudar de
nome.
b) Declara que seu nome é sonoro por
causa da rima.
c) Afirma que a questão central não é o
nome e sim a sua origem.
d) Tem dúvida quanto ao tamanho do seu
coração.
e)
Sugere que a atividade poética não consiste em “fazer rimas”.
QUESTÃO 11
A preocupação com o nacionalismo marcou dois
movimentos da literatura brasileira: em um, acentua-se um nacionalismo
ufanista; em outro, tem-se o nacionalismo crítico, contestatório.
Esses
movimentos são, respectivamente:
a) Arcadismo – Romantismo.
b)
Romantismo – Modernismo.
c) Arcadismo – Modernismo.
d) Romantismo – Arcadismo.
e) Modernismo – Romantismo.
QUESTÃO 12
“É certo que desde que me pus na fadiga
de escrever brasileiramente, não fiz caricatura nem pândega. Todas as
manifestações do Brasileirismo linguístico que empreguei, empreguei
sinceramente, não pra fazer comicidade nem mostrar burradas de incultos.”
Mário de Andrade.
O trecho citado
manifesta a busca de um ideal linguístico capaz de criar uma estética
libertária em que arte e vida estivessem associadas na expressão de um Brasil
vivo e diversificado.
Trata-se da estética:
a) Romântica.
b) Parnasiana.
c) Realista.
d)
Modernista.
e) Simbolista.