sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

CRÔNICA : O PRIMEIRO PÊLO - MÁRIO DONATO - COM GABARITO

CRÔNICA: O PRIMEIRO PÊLO


        Elias, aquele pedacinho de gente, com a cara mais atrevida deste mundo, plantou-se diante do pai, que lia o jornal.
-- Pai, eu já sou um homem!
        Como o pai não desse sinal de ter ouvido, repetiu:
-- Pai, eu já sou um homem!
        -- Você sempre foi, meu filho. Desde que nasceu – respondeu, afinal o pai.
        -- Isso eu sei. Quero dizer, agora já sou grande.
        -- Não me parece que você tenha crescido muito de ontem para hoje ... – disse o pai, olhando o garoto de alto a baixo.
        -- É que eu sou ... eu sou ...
        -- Já sei. Você quer dizer que se tornou adulto.
        -- É, é isso mesmo.
        -- E por que o senhor meu filho acha que se tornou adulto de ontem para hoje?
        -- O senhor está vendo aqui? – E apontava um pontinho preto no queixo. – Está vendo?
        -- Não vejo nada. Venha mais perto. Ahnn! Será que estou vendo um pelinho aí?
        -- É o meu fio de barba, pai. Eu já sou um homem.
        -- Ora, meu filho! É apenas um fio, e um fio não faz uma barba toda. Aliás, lembra-se de sua avó, minha mãe? A vovó tinha uma verruguinha no queixo e três fios de barba. Veja bem: três fios. Nem por isso ela dizia que era homem!
        -- Mas eu já sou um adul... Isso que o senhor disse. Por isso, preciso de aumento de mesada, quero chegar tarde em casa e levar a chave da porta.
        -- É uma pena, é uma pena ... lamentou o pai, balançando a cabeça.
        -- Pena porque ia dar-lhe um presente agora que você completa doze anos. Mas ... Preciso mudar de presente.
        -- Mudar, pai?
        -- Claro, quando você era menino, ia ganhar uma bicicleta dessas que você sempre quis. Mas, sendo um homem, vou dar a você um aparelho de barba.
        O garoto apoiou-se num pé, depois no outro, profundamente pensativo. Ah! Ia perder aquela sonhada bicicleta! Resolveu:
        -- Pai, vamos fazer uma coisa. Eu deixo pra ficar homem mais tarde e o senhor me dá a bicicleta, certo?
        -- Certo – concordou o pai. – E peça à sua mãe para tirar esse pelinho daí com uma pinça. Não fica bem um menino com barba de homem.

                                                                                      Mário Donato
Entendendo o texto:

01 – O texto conta uma conversa entre duas pessoas. Quais são elas?    
      O pai e o Elias.

02 – Para afirmar que já é um homem, Elias dirige-se ao pai com segurança, com humildade ou com medo? Justifique com citações do texto.     
      Segurança.

03 – Ao responder que o filho era homem desde que nasceu, o pai referia-se ao aspecto físico, psicológico ou social?     
      Físico.

04 – Por que Elias achava que já era adulto?     
      Por causa de um fio de barba.

05 – O fato de ser adulto, segundo Elias, dava-lhe alguns direitos. Quais?     
      Aumentar a mesada, chegar mais tarde e levar a chave da porta.

06 - Por que Elias resolveu “deixar para ficar homem mais tarde”?
      Para poder ganhar a bicicleta, que era o seu sonho. 

07 – Baseado no que acabou de ler, destaque o assunto principal do texto.
a) O primeiro dia de aula de Elias.
b) O primeiro pelo que nasceu em Elias.
c) A história da bicicleta que Elias ganhou.
d) O dia que Elias não foi à escola.

08 – Qual a finalidade desse tipo de texto?
a) Narrar uma história.
b) Anunciar algo.
c) Divertir o público.
d) Descrever algo.

09 – Leia a frase: “— Pai, eu já sou um homem! Como o pai não desse sinal de ter ouvido, repetiu:”. Agora, pinte os quadros onde aparecem os sinais de pontuação utilizados no texto acima, na ordem em que eles aparecem.
a) , . ! . ! ?
b) , . _ , . ?
c) _ , ! , :
d) . ? ! _

10 – Leia: “— E por que o senhor meu filho acha que se tornou adulto de ontem para hoje?”. Qual a função do ponto “?” utilizado no final da frase?
a) Finalizar.
b) Pergunta.
c) Exclamar.
d) Pausar.

11 – Leia a frase no quadro abaixo, preenchendo de forma correta as pontuações que faltam no texto.
        E por que o senhor meu filho acha que se tornou adulto de ontem para hoje? – O senhor está vendo aqui? E apontava um pontinho preto no queixo. Está vendo?

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Exercícios Sobre Globalização com gabarito


Exercícios Sobre Globalização
A Globalização é o sistema de internacionalização da integração política, econômica, social e cultural mundial.

Questão 01 -  Observe a Charge a seguir:


(Millôr Fernandes. Retirado de: VESENTINI, José William. Geografia: o mundo em transição. São Paulo: Editora Ática, 2012.p.323.)
A ilustração de Millôr Fernandes é uma crítica à ordem global atual. Além disso, ela faz referência:
a) à visão eurocêntrica das projeções cartográficas
b) à visão conceitual da Globalização realizada no processo de ensino-aprendizagem
c) à forma com que o Planalto Central opera o processo de inserção da Globalização no Brasil
d) à Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do Sul subdesenvolvido são dependentes do Norte desenvolvido.
e) à influência da Globalização sobre o processo de transformação da educação brasileira.



Questão 2
A globalização constitui o estágio máximo da internacionalização, a amplificação em sistema-mundo de todos os lugares e de todos os indivíduos, logicamente em graus diferentes”.
Os “graus diferentes” citados no texto referem-se:
a) às diferenças entre os níveis de ajustamento da política internacional a uma ordem de homogeneização cultural;
b) à resistência dos movimentos antiglobalização frente aos avanços do sistema capitalista em escala mundial.
c) à forma desigual de difusão e alcance do processo de mundialização econômica e política.
d) à impossibilidade da globalização atingir todo o planeta
e) à incerteza de alguns países em adotar a globalização como forma de desenvolvimento.

Questão 3
(UNIOESTE)
A globalização é, de certa forma, o ápice do processo de internacionalização do mundo capitalista. [...] No fim do século XX e graças aos avanços da ciência, produziu-se um sistema de técnicas presidido pelas técnicas da informação, que passaram a exercer um papel de elo entre as demais, unindo-as e assegurando ao novo sistema técnico uma presença planetária. Só que a globalização não é apenas a existência desse novo sistema de técnicas. Ela é também o resultado das ações que asseguram a emergência de um mercado dito global, responsável pelo essencial dos processos políticos atualmente eficazes.”
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000, p. 23-24.
Considerando o enunciado anterior, sobre o processo de globalização na sociedade contemporânea, assinale a alternativa correta.
a) A globalização é um processo exclusivamente baseado no desenvolvimento das novas técnicas de informação e sua origem está diretamente relacionada com a difusão e universalização do uso da internet, que se deu a partir do final da década de 1990.
b) Entre as características próprias da globalização temos a alteração profunda na divisão internacional do trabalho, em que a distribuição das funções produtivas tende a se concentrar cada vez mais em poucos países, como é o caso dos Estados Unidos e do Japão.
c) Sobre as ações que asseguram a emergência do mercado global, o autor está se referindo à doutrina econômica neoliberal que, entre outros princípios, defende o fortalecimento do Estado e a intervenção estatal como reguladora direta dos mercados – industrial, comercial e financeiro.
d) Atualmente, as relações econômicas mundiais, compreendendo a dinâmica dos meios de produção, das forças produtivas, da tecnologia, da divisão internacional do trabalho e do mercado mundial, são amplamente influenciadas pelas exigências das empresas, corporações ou conglomerados multinacionais.
e) As estratégias protecionistas tomadas pelos governos em todo o mundo, dificultando a entrada de produtos estrangeiros em seus mercados nacionais, são consideradas como características marcantes do processo de globalização.


Questão 4
(IFBA)
Embora tenha suas origens mais imediatas na expansão econômica ocorrida após a segunda guerra e na revolução técnico-cientifica ou informacional, a globalização é a continuidade do longo processo histórico de mundialização capitalista.”
(MOREIRA, João Carlos e SENE, Eustáquio de. Geografia para o ensino médio: Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Scipione, 2002.p. 03)
Com relação ao desenvolvimento do capitalismo, sua mundialização e globalização, é possível afirmar que:
a) Os Tigres Asiáticos começaram a se constituir como potências econômicas a partir da aplicação da política de bem-estar social e do taylorismo/fordismo como elementos dinamizadores de suas economias.
b) A constituição do MERCOSUL foi uma resposta político-econômica dos países da América Latina à perspectiva de constituição do NAFTA, uma vez que suas economias apresentam elevado grau de complementaridade e integração entre os setores primário, secundário e terciário.
c) A chamada terceira revolução cientifica e tecnológica vem contribuindo intensamente com a integração entre os mercados, uma vez que possibilita maior grau de flexibilidade aos capitais internacionais, inclusive na perspectiva de substituição do dinheiro de papel pelo dinheiro de plástico e virtual em tempo real.
d) Com a crise da economia americana, o valor das commodities agrícolas tem baixado seguidamente, contribuindo para atenuar a fome no Chifre da África.
e) A crise que assola a economia-mundo tem contribuído para alterar e inverter as relações entre os países na divisão internacional do trabalho, pois até a China passou a ser credora dos EUA.


Questão 5
Assinale um dos eventos abaixo enumerados que não possui relação direta com o processo de globalização:
a) A difusão dos comércios localizados em oposição às corporações internacionais.
b) A formação de blocos econômicos regionais.
c) A propagação do inglês como idioma universal.
d) O “encolhimento” do mundo graças à redução das dificuldades de comunicação e transporte entre as diferentes regiões do planeta.

Respostas
·         Resposta Questão 1
A charge apresenta uma crítica irônica às supostas “vantagens” da globalização, expressa na fala da professora. O que se vê, na divisão do Globo Terrestre, com o norte maior que o sul, é a expressão da Divisão Internacional do Trabalho, em que os países do norte desenvolvido estabelecem sua soberania sobre os países do Sul subdesenvolvido, através do domínio da produção e consumo das tecnologias.
Letra D. 


·         Resposta Questão 2
No texto citado, quando o autor utiliza-se da expressão “graus diferentes”, ele faz referência à forma desigual com que a globalização atinge as diferentes partes do mundo. Em regra, ela ocorreu primeiramente nos países desenvolvidos que possuem um maior domínio e posse das mais avançadas tecnologias.
Letra C.



·         Resposta Questão 3
a) Falso – A origem da globalização remonta às grandes navegações do final do século XV e início do século XVI. Sua intensificação, porém, ocorreu na segunda metade do século XX, com os processos de inovações relacionados à III Revolução Industrial e à consolidação do capitalismo como sistema econômico mundial.
b) Falso – Com a globalização, a divisão internacional foi, sem dúvida, aprofundada. Porém, ela não concentrou a distribuição das forças produtivas, pelo contrário, ela ampliou essa distribuição, através da difusão das chamadas Multinacionais ou Empresas Globais, que se instalaram em países subdesenvolvidos em busca de matérias-primas baratas, mão de obra abundante, leis ambientais frágeis e facilidade de alcance ao mercado consumidor.
c) Falso – O neoliberalismo, na verdade, preconiza a mínima regulação do Estado na economia e o predomínio da propriedade privada em detrimento da propriedade estatal.
d) Verdadeiro – Com o processo de Globalização, a propriedade privada tornou-se predominante no mundo, o que ocasionou o surgimento de grandes corporações que passaram a ter influência decisiva sobre a dinâmica econômica mundial.
e) Falso – A característica marcante do processo de globalização é, na verdade, a máxima abertura comercial e o mínimo possível de intervencionismo, embora alguns países não aceitem essa regra. 


·         Resposta Questão 4
a) Falso – os Tigres Asiáticos, assim como os demais países subdesenvolvidos industrializados, caracterizaram-se pela adoção do sistema Toyotista de produção e de aplicação da política neoliberal, de oposição ao Estado do bem-estar social.
b) Falso – a formação do Mercosul não tem qualquer referência específica à formação do Nafta. A sua criação foi proveniente da tendência mundial de formação de blocos econômicos regionais.
c) Verdadeiro – A terceira revolução industrial foi a grande responsável por instrumentalizar o processo de financeirização da economia, pois possibilitou avanços na comunicação e no transporte que foram responsáveis por ampliar a integração econômica mundial.
d) Falso – Uma crise econômica dos Estados Unidos não favoreceria uma queda na fome na África, uma vez que os países desse continente são dependentes da exportação de matérias-primas para os países desenvolvidos. Uma crise no mundo desenvolvido reduziria a importação dessas matérias-primas e aumentaria a fome nessa região.
e) Falso – A crise econômica mundial não propicia a inversão da divisão internacional do trabalho, uma vez que ela afeta – em maior ou menor grau – todos os países do mundo.


·         Resposta Questão 5
Dos eventos citados nas alternativas, o único que não possui relação com a globalização é a difusão de comércios locais, uma vez que a tendência atual é a monopolização ou oligopolização das relações comerciais entre as grandes empresas globais.
Letra A.


TEMAS POSSÍVEIS DA REDAÇÃO DO ENEM

Conheça os 20 Possíveis Temas da Redação do Enem 

Temos a sensação de que saber o tema de redação fará com o que o aluno tire uma boa nota nessa parte do Enem. Na verdade, isso não é, nem de longe, suficiente. Mas que ajuda, principalmente na argumentação, não há dúvidas. Claro que, além de já ter discutido e pensado no tema, é preciso que o candidato esteja bem preparado e informado sobre as regras específicas do Enem para redação.
Com o aluno bem informado sobre o exame, agora sim é possível garantir que saber o tema da redação pode ajudá-lo. Sabe por quê? Porque para argumentar bem e demonstrar à banca examinadora seu conhecimento sociocultural é essencial estar bem informado sobre o tema proposto na redação.
Por isso, selecionamos e trazemos a você os temas mais cotados para a redação do Enem 2017, levando em consideração o modelo da prova e o que costuma ser cobrado todos os anos, ou seja, um tema de importância social para a realidade atual brasileira.
Vale lembrar que nossa tentativa não é acertar exatamente o tema, já que não temos (nem nunca tivemos!) informações privilegiadas. O que queremos é aproximá-lo dos temas sociais relevantes na atualidade para guiá-lo em seu estudo e aperfeiçoamento para o exame. Esperamos que nosso chute chegue próximo!
Nossa recomendação é que você estude os assuntos aqui propostos: pesquise-os, veja nossas recomendações e, principalmente, treine! É imprescindível que você faça redações sobre esses temas e outros que você julgar interessantes.

1. Regulamentação do Trabalho Doméstico
A Proposta de Emenda Constitucional do Trabalho Doméstico, popularmente conhecida como PEC das domésticas, foi aprovada em 2013 e bastante discutida na sociedade desde então. De um lado, há o viés dos empregadores, que tiveram aumento de gastos para registrar o trabalhador doméstico. Por outro lado, há o aumento de direitos trabalhistas a essa profissão. Esse assunto também popularizou bastante com o lançamento do filme brasileiro “Que horas ela volta?”, escrito e dirigido pela Anna Muylaert. O filme completo está disponível no Youtube e é um bom guia para iniciar sua reflexão sobre o assunto.

2.  Preconceito linguístico
Há várias formas de se comunicar: escrita, imagens, símbolos, fala. E a linguagem tem variantes: regional, social, cultural, etc. Isso significa que há diferentes formas de utilizar a língua portuguesa e elas variam dependendo da situação, da região que se vive, entre outros aspectos. A norma culta é o padrão gramatical que aprendemos na escola. Mas as variantes – como gírias, abreviações, dialetos – são bastante comuns na nossa rotina. Sobre esse assunto, podemos levantar reflexões sobre como lidar com essas diferenças e em até que ponto elas são aceitas pela sociedade.

3. Deficientes físicos
Nos últimos anos, o ENEM vem trazendo propostas de redação com temas focados em alguma parcela da população que sofra algum tipo de discriminação. É o caso do ENEM 2015 sobre violência contra a mulher e as duas versões do ENEM 2016 sobre intolerância religiosa e racismo. Por isso, um tema que discuta a inclusão dos deficientes físicos é bem provável. Pesquise a diferença de inclusão e integração. Reflita sobre as condições dos deficientes nos ambientes escolar e de trabalho.

4. Discurso de ódio nas redes sociais
O clima nas redes sociais tem se tornado, cada vez mais, de intolerância e ódio. Discussões acaloradas, ameaças e denúncias têm sido frequentes. Com essa infeliz realidade, é possível que o ENEM levante essa discussão aos estudantes. O tema faz parte da realidade da maioria dos jovens e não deve causar dificuldade para argumentar. A dica é focar na proposta de intervenção e treinar detalhamentos de como amenizar essa situação.

5. Arte urbana
Inicialmente em São Paulo, em decorrência de o atual prefeito apagar os grafites da cidade, esse assunto tem se tornado pauta de discussão em todo o país. Para começar, é importante diferenciar pichação e grafite. Junto a isso, pode-se refletir sobre a ocupação do espaço público e a função da arte urbana nesse aspecto. Um exemplo de arte urbana era o maior mural de arte a céu aberto da América Latina que está sendo destruído.

6. Moradores de rua
Assim como apagar grafites, outra política de higienização que alguns governos praticam é contra os moradores de rua, por exemplo, retirar cobertores, alimentos e animais de estimação dos moradores, à força. Além disso, a relação de alguns moradores com drogas, a precariedade de sua condição e a dificuldade para retornar ao mercado de trabalho são pontos de reflexão. Um movimento bem interessante que tem página no Facebook e lançou livro esse ano é o SP Invisível que mostra a história e a vivência de muitos moradores de rua.


7. Os limites do humor
É comum vermos piadas ultrapassando os limites do humor respeitável e se tornando ofensa para grupos estereotipados. Um bom exemplo disso é o comediante Rafinha Bastos, protagonista de diversas polêmicas. Essa reflexão é válida de ser feita em diferentes ambientes: escolar, de trabalho, familiar, stand up, etc. Um filme muito interessante que, além de outros assuntos, também possibilita a reflexão sobre o discurso de ódio disfarçado de humor é o “Ele está de volta”, de David Wnendt, disponível no Netflix. Além disso, também tem um interessante documentário chamado “O riso dos outros”, de Pedro Arantes, disponível no Youtube.

8. Sistema carcerário brasileiro
O sistema carcerário brasileiro é um dos mais precários do mundo, sendo um dos principais problemas a superlotação. Vários movimentos de Direitos Humanos e pesquisadores estudam essa situação e outras questões como rebeliões, formação de facções, dificuldade de reinserção do ex-detento na sociedade e no mercado de trabalho, violência policial, etc. Para instigar a reflexão, vale a pena recordar o já clássico filme “Carandiru”, baseado na obra do médico Drauzio Varela.

9. Sistema previdenciário brasileiro
O sistema de previdência social está em mudança no Brasil e isso tem trazido muita discussão – e até memes – sobre aposentadoria. É importante se manter atualizado sobre essa questão, pois ela pode aparecer na proposta de redação de forma direta ou indireta, por exemplo, sobre a qualidade de vida na terceira idade ou o papel dos idosos na economia brasileira.

10. Orientação vocacional
Com a proposta de mudança do Ensino Médio, uma das pautas surgidas na sociedade é sobre a capacidade (tanto econômica quanto emocional) dos jovens escolherem sua carreira tão cedo. Essa questão de orientação vocacional e pontos semelhantes como a carreira dos jovens e a inovação no mercado de trabalho podem aparecer no exame.


11. Educação básica no Brasil
Mais um assunto possível devido às recentes discussões sobre a proposta do MEC para a mudança do Ensino Médio, dividido em grandes áreas e possibilitando o aluno escolher qual área se aperfeiçoar. Tanto isso quanto o sistema de cotas são pontos atuais que acarretam na reflexão sobre a grande necessidade de melhoria do ensino nas escolas públicas brasileiras. É importante pesquisar sobre isso e também treinar propostas de intervenção pensando em alternativas para a educação no Brasil, por exemplo, melhor formação e valorização dos professores e mais tecnologia em sala de aula.


12. Estética e saúde
A valorização do corpo humano é, muitas vezes, desconfigurada pela mídia e pelos padrões estéticos da sociedade. Isso pode causar alguns distúrbios e doenças, tanto físicas quanto psicológicas para as pessoas, o que é comum principalmente entre os jovens. Exemplos disso são doenças como anorexia e bulimia e a crescente popularização de cirurgias plásticas. Em contrapartida, a preocupação estética também pode motivar a prática de exercícios físicos e a boa alimentação que, sendo bem feitas, melhora a saúde do indivíduo.

13. Sustentabilidade das corporações
As empresas devem ter responsabilidade social e ambiental. Porém, muitas vezes, elas são as maiores poluidoras do meio ambiente, tanto pelo seu próprio processo industrial quanto em alguma catástrofe, acidente ou negligência. Exemplo disso foi a devastação da cidade de Mariana em Minas Gerais pela corporação SAMARCO. Isso foi um assunto muito discutido na sociedade e em pauta até hoje, o que o torna muito provável como inspiração para um tema de redação no ENEM. Se informe sobre o caso e outros semelhantes, pois isso pode garantir uma boa argumentação por exemplificação.

14. O conceito de família no século XXI
Apesar de esse tema ter sido cobrado recentemente em uma proposta de redação da UNESP – um dos maiores vestibulares paulistas – consideramos que ele ainda pode ser utilizado no ENEM, de forma integral ou voltado para pontos mais específicos: casamento entre homossexuais e adoção, por exemplo. Pesquise sobre o projeto de lei que deu origem a essa discussão e busque ampliar seus conhecimentos sobre o assunto refletindo sobre diversas formações familiares que existem, como crianças criadas por avós, casais sem filhos, etc.


15. Descriminalização das drogas
Atualmente, está em discussão na política brasileira a possibilidade de descriminalizar a maconha para uso medicinal e recreativo. Há tempos que esse assunto é polêmico e envolve argumentos sobre saúde dos indivíduos e tráfico de drogas, por exemplo. O Supremo Tribunal Federal está com a Lei Antidrogas em discussão. Aproveite para pesquisar mais sobre isso. E vale uma dica de ortografia: veja também a diferença entre descriminar e discriminar.


16. Justiça com as próprias mãos
Os linchamentos foram assustadoramente recorrentes nos últimos anos. Muitos dos casos ligados a racismo e homofobia, a justiça com as próprias mãos mostra um descontentamento da população com a justiça brasileira e, ao mesmo tempo, o aumento da intolerância e ódio a determinados grupos da sociedade. Uma dica para engrandecer a argumentação de uma redação com essa temática é estudar os filósofos contratualistas como Hobbes e Locke e refletir o linchamento como uma quebra do contrato social.


17. Manifestações populares
O espaço público tem sido cada vez mais ocupado com manifestações tanto políticas quanto ligadas a assuntos específicos, como o valor do transporte público que deu início às manifestações de junho de 2013, iniciadas em São Paulo e difundidas por todo o Brasil. A importância desses atos pode ser pauta de discussão em uma redação do ENEM, assim como a represália estatal e consequente violência policial que muitas vezes ocorre nessas manifestações.


18. Democratização da tecnologia
A tecnologia tem aumentado a democratização dos meios de comunicação, de entretenimento e educação no Brasil. Exemplos disso são as empresas WhatsApp, Netflix e plataformas online de educação, como nosso próprio portal InfoEnem que trabalha com várias plataformas – site, página do Facebook e o recente canal do Youtube – difundindo informação e conhecimento para muitas pessoas. Essa mudança de comportamento dos usuários de internet que buscam, cada vez, conhecimento online (seja uma receita culinária até artigos acadêmicos) é um bom ponto de reflexão.


19. Direito à água
A água é essencial para a manutenção da vida. Alguns assuntos podem colocá-la como ponto de discussão, por exemplo, a ideia de privatização da água que pode tirar seu acesso à população economicamente carente, assim como crises hídricas como a seca do Nordeste e a escassez de água que ocorreu recentemente em São Paulo. A Guerra da Água de Cochabamba, na Bolívia, pode ser um bom início de estudo sobre essa questão.


20. Esporte como transformador social

“Quando eu crescer, quero ser jogador de futebol “. Essa é uma frase bastante ouvida pelas crianças, principalmente as de classe socioeconômica mais baixa. Um dos motivos é a valorização do futebol no Brasil. Mas outro motivo é ainda mais interessante de se investigar e consequente do primeiro: a possibilidade de ascensão social para os esportistas. Como o Brasil sediou a última Copa e as Olimpíadas, esse assunto pode ser alvo de discussão na próxima edição do ENEM.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

CONCORDÂNCIA VERBAL/NOMINAL – ATIVIDADES COM GABARITO

CONCORDÂNCIA VERBAL/NOMINAL – ATIVIDADES COM GABARITO

I -   CONCEITO

       Observe:
       1 – Crianças   morrem                           2 – Mulheres   subnutridas.
        Sujeito na       verbo na                         substantivo         adjetivo
        3ª pessoa        3ª pessoa                       feminino               feminino    
        Do plural         do plural                         plural                    plural.

        No primeiro exemplo, o verbo morrer está na 3ª pessoa do plural, concordando com o seu sujeito, crianças. No segundo exemplo, o adjetivo subnutridas está concordando em gênero (feminino) e número (plural) com o substantivo a que se refere: mulheres.
        Como você pode notar, nos dois exemplos dados, as flexões de pessoa, número e gênero se correspondem.

        Concordância é a correspondência de flexão entre dois termos.
        A concordância pode ser verbal e nominal. É verbal quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito (primeiro exemplo). É nominal quando o artigo, o adjetivo, o pronome ou o numeral se flexionam para concordar com o substantivo a que se referem (segundo exemplo).

II -   CONCORDÂNCIA VERBAL
        1 – Regras gerais
               1 Sujeito simples
               O verbo concorda com o sujeito em pessoa e número. Esse sujeito pode estar:
               A – Claro:
                      O pediatra adverte...
                      3ª pessoa ---------- 3ª pessoa ----------(concordância de pessoa)
                      Plural ---------------  plural ---------------(concordância de número)
               B – Subentendido:
                      ... Não podemos escapar dessa realidade... (sujeito: nós)
               C – Anteposto:
                      ... as mulheres subnutridas geram crianças com problemas...
               D – posposto:
                      Participarão do encontro vários especialistas.
        2 – Sujeito composto
              Quando o sujeito é composto, o verbo deve ir para o plural.
                                 O técnico e os jogadores chegaram.
                                   Sujeito composto
                                 Chegaram o técnico e os jogadores.
                                                           Sujeito composto
        Se o sujeito composto vier posposto, porém, o verbo poderá concordar com o núcleo mais próximo (concordância atrativa).
                                 Chegou o técnico e os jogadores.
                                 “Depois veio a claridade, os grandes céus, a paz dos campos (...)”.
                                                                                                                 (Vinícius de Moraes).
        Há também casos em que o sujeito composto, mesmo anteposto, admite o verbo no singular..
        --- quando os núcleos do sujeito são sinônimos ou quase sinônimos:
                                                      O rancor e o ódio deixou-o perplexo.
        --- quando os núcleos do sujeito vêm dispostos em gradação:
                                           Uma indignação, uma raiva profunda, um ódio mortal dominava-o.
        --- quando o sujeito é formado de dois infinitivos:
                                            Trabalhar e estudar fazia dele um homem feliz.

  *  Caso os infinitivos exprimam ideias opostas, ocorrerá o plural. Rir e Chorar se alternam.

III – CONCORDÂNCIA NOMINAL
       1 – Regra geral
         Observe:
       As                    mulheres                                                duas                crianças
    Artigo              substantivo                                          numeral                substantivo
Fem. Pl.               fem. Pl.                                                fem. Pl.                   fem. Pl.

        Esse                 problema                                          ótima                     secretária
  Pronome              substantivo                                     adjetivo                   substantivo
  Masc. Sing.          Masc. Sing.                                      Fem. Sing.               Fem.  Sing.
     Como você pode notar, o artigo, o pronome, o numeral e o adjetivo concordam em gênero e número com o substantivo a que se referem.
     Dessas classes gramaticais, a única que apresenta alguns problemas de concordância é o adjetivo. O adjetivo pode exercer a função sintática de adjunto adnominal e de predicativo. Veja:
     Na sua meiga e sossegada casa de São Cristóvão, enchia os dias de forma mais útil e agradável às necessidades do seu espírito e do seu temperamento. (L. Barreto).

EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO:

01 – Livros, roupas, brinquedos, tudo ... fora do lugar (estava/estavam)
02 – Primos, tios, sobrinhos, ninguém ... (faltou/faltaram)
03 – Primos, tios, sobrinhos, todos ... à festa. (foi/foram)
04 – Eu, tu e ele ... a tarefa. (fizemos/fizestes)
05 – Eu, tu e ele ... o pedido. (confirmamos/confirmastes)
06 – Tu e teu colega ... a tempo. (chegastes/chegaram)
07 – Teus amigos e tu ... o problema. (sabeis/sabem)
08 – O Corinthians ou o Flamengo ... o campeonato. (ganharão/ganhará)
09 – Fortaleza ou Recife ... bons lugares para as férias. (são/é)
10 – Que ... sinônimos? (é/são)
11 – Quem ... os culpados? (foi/foram)
12 - ... uma hora e dez minutos. (é/são)
13 - ... duas horas e quinze minutos. (é/são)
14 – Grande parte dos convidados ... à cerimônia. (compareceu/compareceram)
15 – Minas Gerais ... grandes escritores. (revelou/revelaram)
16 – As Minas Gerais ... grandes escritores. (revelou/revelaram)
17 – Os Estados Unidos ... milho. (exporta/exportam)
18 – Campinas ... muito. (prosperou/prosperaram)
19 – O Amazonas ... longe. (fica/ficam)
20 – Os lusíadas ... a viagem de Vasco da Gama. (contam/conta)
21 – Vossa Majestade ... à reunião? (compareceu/comparecestes)
22 – Vossas Excelências ... a decisão. (apoiaram/apoiastes)
23 – Vossa Alteza ... os problemas. (conhece/conheceis)
24 – Fui eu que ... o problema. (resolvi/resolveu)
25 – Fomos nós que ... a dívida. (pagamos/pagou)
26 – Ele foi um dos que ... (compareceu/compareceram)
27 – Luana foi uma das que ... (passou/passaram)
28 – Fui eu quem ... o exercício. (resolvi/resolveu)
29 – Fomos nós quem ... (colaborou/colaboramos)
30 – Fomos nós quem ... a conta. (pagou/pagamos)
31 – Mais de um clube ... o campeonato. (ganhou/ganharam)
32 – Mais de duas pessoas ... à reunião. (faltou/faltaram)
33 – Mais de um aluno, mais de um professor ... . (faltou/faltaram)
34 – Mais de um veiculo ... . (chocou-se/chocaram-se)
35 – Cerca de vinte pessoas ... . (compareceu/compareceram)
36 – Perto de trinta soldados ... . (morreu/morreram)
37 – Alguns de nós ... o exercício. (resolveremos/resolverão)
38 – Quais de vós ... o candidato? (apoiastes/apoiaram)
39 – Poucos de nós ... (viajamos/viajaram)
40 – Qual de nós ... a decisão? (aceitará/aceitaremos)
41 – Algum de nós .... o prêmio. (entregará/entregaremos)
42 – O relógio da igreja ... duas horas. (deu/deram)
43 – ... duas horas no relógio da igreja. (deu/deram)
44 – A torre da igreja ... quatro horas. (bateu/bateram)
45 – ... quatro horas na torre da igreja. (bateu/bateram)
46 – ... –se em discos voadores. (acredita/acreditam)
47 – ... –se de assuntos importantes. (tratava/tratavam)
48 – ... –se aos pedidos do mestre. (obedeceu/obedeceram)
49 – ... –se em pessoas honestas. (confia/confiam)
50 – ... –se casas. (vende/vendem)
51 – ... –se apartamentos na praia. (aluga/alugam)

52 – ... –se aulas de piano. (dá/dão)