sexta-feira, 3 de maio de 2024

CRÔNICA: O MENINO QUE TINHA MEDO DE TUDO - ANTÔNIO CARLOS DOS S. CARVALHO - COM GABARITO

 Crônica: O menino que tinha medo de tudo

      Antônio Carlos dos S. Carvalho

 

E o menino que tinha medo de tudo foi ficando com mais medo ainda.

Quantas coisas! Quantas coisas não fazia!

E se escondeu mais e mais... Até ninguém ver mais!

Aí, numa daquelas noites em que o sono não vem porque o medo é grande, ele chorou pensando na rua, na escola, nos possíveis amigos e namoradas...

Primeiro chorou baixinho.


Um choro abafado para que ninguém ouvisse.

Depois

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj4tPVbUyo_HYkIibXQkuB6by5xKHkPrbbbiPd5XX7FZYnDSSPVZCACoPJDOTJnAiWuF2UIBSK6Ex3XpCoD7_Jnlh4mjDH363xf3zu6AOYbR3jqyxf-x1gLui8rmpI247eiQjNQ74nxizEAxyEfS1CCcIN45dLvDGgsQreEl7LjOmpXrQfb7GjbzCTM2rc/s320/CHORO.jpg

chorou um pouco mais alto e o medo desabafou um pouquinho também seu coração!

Aí, chorou mais e mais alto!

E o medo foi saindo feito água sem que ele mesmo percebesse...

E chorou tudo o que estava guardado no fundo mais fundo do fundo.

Sem medo de que alguém escutasse!

Então ele se olhou no espelho do lado que se formou com as lágrimas do medo dele: não era tão pequeno quanto pensava ser.

E sorriu devagarinho!

E sorrindo quase sem medo de sorrir, correu até a porta, se espichou no chão e olhou por baixo dela... E rolou de tanto rir!

Sem medo!

Abriu a janela e mostrou o riso. Com toda cara e coragem!

Fonte: Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – Marilda Prates – 5ª série - 1º ed. – São Paulo: Moderna ,1998, p. 85.

 

         Entendendo o texto

 01.Por que o menino da crônica tinha medo de tudo?

a) Porque ele tinha muitos amigos que o assustavam.

b) Porque ele tinha problemas na escola.

c) Porque ele se escondia cada vez mais até desaparecer. d) Porque ele não conseguia dormir à noite devido ao medo.

      02. Como o menino se sentiu após chorar e desabafar suas emoções?

             a) Ele se sentiu mais assustado e ansioso.

             b) Ele percebeu que não era tão pequeno quanto pensava ser.

             c) Ele ficou com mais medo de mostrar suas emoções.

             d) Ele se escondeu ainda mais.

      03. O que o menino fez depois de se olhar no espelho e sorrir?

             a) Ele correu para se esconder.

             b) Ele continuou a chorar.

             c) Ele correu até a porta e olhou por baixo dela.

             d) Ele se trancou no quarto.

      04. O que aconteceu quando o menino olhou por baixo da porta?

             a) Ele viu algo assustador e se escondeu novamente.

             b) Ele rolou de tanto rir.

             c) Ele ficou mais assustado e fechou a porta rapidamente.

             d) Ele encontrou um amigo.

      05. Como o menino se sentiu depois de mostrar seu riso com coragem?

             a) Ele ficou mais assustado.

             b) Ele se sentiu aliviado e sem medo.

             c) Ele se escondeu novamente.

             d) Ele continuou a chorar.

     06. O que o menino descobriu sobre si mesmo no final da crônica?

            a) Que ele era muito pequeno e fraco.

            b) Que ele era corajoso e capaz de superar seus medos.

            c) Que ele não tinha amigos verdadeiros.

            d) Que ele precisava se esconder para se sentir seguro.

    07. Qual é a mensagem principal da crônica "O menino que tinha medo de tudo"?

            a) Que é importante esconder seus medos.

            b) Que chorar pode ajudar a superar os medos.

            c) Que os amigos são essenciais para superar os medos.

            d) Que enfrentar os medos pode trazer alívio e coragem.

 

 

 

POEMA: ZÉ - EDSON GABRIEL GARCIA - COM GABARITO

 POEMA: ZÉ

Edson Gabriel Garcia

 

O Zé que eu conheço

não é buscapé,

não tem chulé,

não gosta de canapé.

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEivdrMXxHhGAeFYDH4YzdaKVAGLx-teSNiZl75Jgj0YOJaFr0PgCd8XASteH7LV9Y4S0dWK-ZrVAu2Xtj5lkmBibEuajQgwqY1i3oXNzRilYm-PW0kPvpiL18TTE9TxueG3qD57DhHZ-ORpzD-yrdZGMXaWpyoHlcCBwwptZUTYI3Rc0LwpHXGCartEoX8/s1600/ZE.png

Não é Zemaria

Não é Zezão

nem Zezinho.

É Zé só.

Zé da alegria

Zé do coração

cheio de carinho.

 

Mas é um Zé do peru,

nunca está jururu,

esse Zé sururu.

 

De dia

leva a vida

bem vivida.

 

De noite,

o Zé descansa.

 

Enquanto pensa,

exclama com fé:

“Que vida dura

essa vida de Zé!”

Fonte: Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – Marilda Prates – 5ª série - 1º ed. – São Paulo: Moderna ,1998, p. 77.

Entendendo o texto

01. Qual é a característica principal do Zé descrita no poema?

a) Ele gosta de usar canapé.

b) Ele tem um nome composto, como Zemaria ou Zezão.

c) Ele é uma pessoa alegre e carinhosa.

d) Ele sempre está cansado e desanimado.

   02. O que o Zé faz durante o dia, de acordo com o poema?

         a) Ele fica sempre de mau humor.

         b) Ele leva uma vida bem vivida.

         c) Ele trabalha o dia todo sem descanso.

         d) Ele está sempre preocupado.

   03. Qual é a expressão usada pelo Zé para descrever sua vida de forma positiva?

          a) "Que vida triste!"

          b) "Que vida agitada!"

          c) "Que vida dura!"

          d) "Que vida simples!"

   04. Como o poema descreve o Zé à noite?

          a) Ele fica mais animado e feliz.

          b) Ele descansa e relaxa.

          c) Ele continua trabalhando.

          d) Ele pensa sobre suas preocupações.

   05. Qual é a característica que o poema enfatiza que o Zé não possui?

          a) Ele não gosta de usar chulé.

          b) Ele não é uma pessoa alegre.

          c) Ele não tem um nome composto.

          d) Ele não é uma pessoa preguiçosa.

 

 

TEXTO: PAPAI NUNCA MAIS VOLTARÁ PARA CASA? FERNANDA LOPES DE ALMEIDA - COM GABARITO

 Texto: Papai nunca mais voltará para casa?

           Fernanda Lopes de Almeida

 

           Bem cedo, no sábado, eu estava pronta para ir patinar no gelo.

           - Tchau! – disse mamãe. – Logo mais nos vemos. Vou dar minha aula agora.

           - Espere aí! Você não estará em casa quando papai vier me buscar?

           - Não. Por quê?

           - Eu... eu pensei que vocês podiam conversar e fazer as pazes.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5sZoYdAd7Xt9MlWkiDqiNfdef1LNJZVZCZLmWhS0lbxSrP93JsH0n4LAyBII-DUTkBAZS_RV_7nbfBD601it-z5_PENjcpBzov4_WrJ9-Cb49MVxnYp5Jkj-TQn6FCDEdRpw3m-ebNEmJC7eveMxV9uj3CyTax09o0Wg8vUVzUI4UUHBNnzpL0zcHac0/s320/PAI.jpg


           - Oh! Laura – mamãe sentou-se. – Seu pai e eu não éramos felizes. Se ele voltasse, recomeçaríamos a discutir. Sei como você se sente. Eu também estou triste. Mas as coisas estão melhor assim, como estão. Talvez não pareçam melhor agora, mas espere um pouco. Você verá.

            Fiquei zangada.

            - Eu só quero que fôssemos uma verdadeira família, de novo. E você não quer nem mesmo tentar!

             Mamãe não disse nada. Isso realmente me aborrece: quando ela não me responde, como se eu fosse muito pequena para entender o que está se passando.

              Corri para fora.

              Nós nos divertimos tanto, no rinque, que esqueci minha briga com mamãe.

              - Duvido você me pegar – gritei para papai.

              E sai patinando bem depressa.

              Papai quase me alcançou mas, quando estendeu a mão para me pegar... Bum! Caímos. Ríamos tanto que não conseguíamos ficar logo de pé.

             - Vamos, vamos comer alguma coisa – disse papai. – Onde você quer ir?

             - Que tal aquela lanchonete ali?

              Pouco depois eu mastigava um gostoso sanduíche.

              - Nós nos divertimos bastante, quando estamos juntos, não é, papai?

               Papai sorriu para mim.

               - Também acho.

               Tive uma ideia:

                - Papai posso morar com você?

                - Por quê?

                 - Porque me divirto muito mais com você. Mamãe está sempre ocupada e cansada demais para se divertir.

                  - Se você morasse comigo – disse papai – iria ver que também estou ocupado e cansado a maior parte do tempo. De qualquer maneira, sua mãe decidiu que quer tomar conta de você e Wilson. Talvez, mais tarde, nós todos mudemos de opinião a esse respeito. Mas, por enquanto, devemos continuar como foi combinado.

                  - Você não quer que eu more com você – disse eu, muito baixinho.

                  - Não é verdade e você sabe disso – disse papai.

Fonte: Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – Marilda Prates – 5ª série - 1º ed. – São Paulo: Moderna ,1998, p. 51-55.

 Entendendo o texto

01. Por que Laura queria que sua mãe e seu pai fizessem as pazes?

a) Porque ela queria uma festa de reconciliação.

b) Porque ela desejava ter uma família unida novamente.

c) Porque ela queria que seus pais voltassem a morar juntos. d) Porque ela gostava de ver seus pais brigarem.

     02. O que a mãe de Laura responde quando ela pede para voltar a ser uma "verdadeira família"?

          a) Que não é mais possível.

          b) Que eles nunca foram uma verdadeira família.

          c) Que vai conversar com o pai dela.

          d) Que talvez as coisas melhorem com o tempo.

    03. O que Laura propõe ao pai durante o passeio de patinação?

           a) Propõe que o pai compre um cachorro para ela.

           b) Propõe que ela vá morar com ele.

           c) Propõe que eles passem a patinar mais frequentemente.

           d) Propõe que ele a leve para viajar.

    04. Como o pai responde ao pedido de Laura para morar com ele?

           a) Diz que ela precisa pedir à mãe primeiro.

           b) Diz que está muito ocupado para cuidar dela.

           c) Diz que ela pode ir morar com ele imediatamente.

           d) Diz que eles devem continuar como combinado por enquanto.

     05. Qual é a sensação final de Laura em relação à possibilidade de morar com o pai?

           a) Laura fica animada com a ideia de mudar-se.

           b) Laura sente-se triste porque acha que o pai não a quer.

           c) Laura sente que o pai a rejeita.

          d) Laura acredita que seu pai realmente quer que ela vá morar com ele.

         06. O texto mostra a personagem vivendo com sua mãe. Seus pais são separados. Há o dia de “ficar” com o pai. Qual o ponto de vista da garota em relação a isso?

               Resposta pessoal.

           07. Qual o motivo da separação dos pais? A garota entende isso? Todos participam das tomadas de decisão?

               Os pais discutem muito. A garota não entende a separação dos pais. Dentro do possível, as opiniões são respeitadas. Há diálogos e vivência pacífica.

           08. Que frase comprova que a menina sente insegurança diante  da resposta do pai, que a leva a pensar que ele não a quer junto dele?

      “- Você não quer que eu more com você – disse eu, muito baixinho.”

           09. Os pais demonstravam respeito pelos sentimentos da garota?

                 Resposta pessoal.

        10. Você acha que ainda ocorre o preconceito contra filhos de pais separados? Justifique.

                 Resposta pessoal.

 

 

 

quinta-feira, 2 de maio de 2024

POEMA: DO SIGNIFICADO DA PALAVRA INSACIÁVEL - ZIRALDO - COM GABARITO

 Poema: Do significado da palavra INSACIÁVEL

              Ziraldo

 Insaciável chegou.

O que será?

Vamos já quebrar-lhe a casca

e descobrir.

Pronto: a palavra quebrou-se,

se dividiu.

Mais do que em gema e clara,

 

em três pedaços.

O primeiro pedacinho

desta palavra

é o IN que vem

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjGlcp5TDRkFa3xdzgU78hrnSk4n2wYhTjAuq629mjKY7hMHOMGwQoB6IErMLWb7Xai-cpfeobdUENqlL7dLilFFaW_mZHh0OdQbQrukuY7KU3wXbz-AHV-Po14oaFWzw-PJiVUNcC_bCEYTiJo_z907RI7QH7H0-SNt1CDLkh_Id-p84KQXv0jsyVv4yw/s1600/CLARA.jpg

na frente

(no seu começo)

e que significa NÃO

(se está ali).

E, por isto, por exemplo,

um infeliz

é exatamente o quê?

Um não-feliz.

 

E ÁVEL, que está no fim,

que quer dizer?

Quer dizer a qualidade

que  a coisa tem.

Assim, se uma coisa é agradÁVEL.

(só como exemplo)

ela quer é agradar:

sua qualidade.

 

E o que é SACIAR?

já saberemos:

é matar a sede toda,

toda a vontade.

 

Vai daí IN-SACI-ÁVEL

significa:

alguém cujo jeito (ÁVEL)

é de quem não (IN) nunca

mata (SACIA) a sua sede.

Insaciável é quem quer

beber o mundo

gota a gota, se puder.

Fonte: Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – Marilda Prates – 5ª série - 1º ed. – São Paulo: Moderna ,1998, p.16.

 

Entendendo o texto

 01. Qual é o significado da palavra "IN" no contexto do poema "Do significado da palavra INSACIÁVEL" de Ziraldo?

No poema, "IN" representa a negação, significando "não". Por exemplo, "infeliz" significa alguém que não é feliz.

02. O que significa "ÁVEL" no final da palavra "INSACIÁVEL", de acordo com Ziraldo?

"ÁVEL" denota a qualidade ou característica que a palavra expressa. Por exemplo, em "agradável", essa terminação indica a qualidade de agradar.

03. De acordo com o poema, o que significa "SACIAR"? "SACIAR" significa satisfazer completamente uma necessidade, como matar a sede ou a vontade.

04. Como Ziraldo define a palavra "INSACIÁVEL" no poema? Ziraldo define "INSACIÁVEL" como alguém cujo modo de ser é o de nunca satisfazer completamente sua sede ou desejo. É alguém que quer consumir o mundo inteiro, gota a gota, se possível.

05. Qual é a mensagem central transmitida por Ziraldo por meio da análise da palavra "INSACIÁVEL"?

A mensagem central é que ser "INSACIÁVEL" significa ter um desejo insaciável de consumir mais, nunca se satisfazendo completamente. O poema alerta para os perigos de uma busca desenfreada por satisfação sem limites.

 

 

 

POEMA: GOTAS DE CHUVA - LUÍS CAMARGO - COM GABARITO

 Poema: Gotas de chuva

              Luís Camargo

 Gorduchas

gotas

de

chuva

rabiscam

o vidro

da minha janela

escorregando ligeiras

desenrolando

um novelo de linha transparente

todo feito de água.

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEho22ujRVuvdPkw-iOaM2j_pFJe0hf6qurmMrSYm8CMRNmczgBzTJh6_cvhL23WzkwsbdVfmMJo54x8HBdt1hSqpbz-CWeoguPvrFiNGhS7ielGifu7eI7QoB45lVE2hAYj1VBgNT9V1LQp9Or89x91Kfr6CQHNbLARpBmx1md_m1K6N54SokD5_de7ZyM/s320/gota_chuva.png

É um desenho muito animado!

 

Eu pergunto:

- Senhora dona Chuva,

você já não é tão grande,

muito antiga,

pra só ficar rabiscando?

 

- Magina – disse a chuva –

eu acabei de nascer!

 

Entendendo o texto

 01. Qual é o tema central do poema "Gotas de chuva" de Luís Camargo?

a) A solidão durante um dia chuvoso.

b) A efemeridade e a leveza das gotas de chuva.

c) A relação entre o poeta e a natureza.

d) A nostalgia das estações passadas.

    02. O que as gotas de chuva fazem no poema?

          a) Desenham rabiscos no vidro da janela.

          b) Correm pelo chão como pequenos rios.

          c) Batem com força no telhado.

          d) Congelam instantaneamente.

    03. Como o poeta descreve as gotas de chuva no poema?

           a) Como objetos pesados e opacos.

          b) Como pequenos raios de sol.

         c) Como rabiscos gorduchos no vidro.

         d) Como novelos de lã coloridos.

    04. O que o poeta pergunta à chuva no poema?

          a) Se ela pode parar de chover.

          b) Por que ela só fica rabiscando.

          c) Se ela já viajou para lugares distantes.

         d) Se ela sabe contar histórias.

   05. Qual é a resposta da chuva quando questionada sobre sua idade?

         a) Ela diz que é muito antiga.

         b) Ela afirma que nasceu há muito tempo.

         c) Ela revela que acabou de nascer.

         d) Ela ri e não responde.

   

POEMA: CANÇÃO - CECÍLIA MEIRELES - COM GABARITO

Poema: Canção

              Cecília Meireles

 De borco

no barco

(De bruços

No berço...)

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjBhct63ckiVJO8LF-WfHV_KQoowQi4nC1z9BvjMUtymw2zWb0mID_NSLzcY2hyphenhyphenl0frQ4zXQd3hKyyAl0t00c7PVMrOm1daJTbD5_7Qvnir_ZSVJHHhUpqusem3OVT9b88EkN_gyylyFIm4GYJ4hh5VIstRX4Y4fP8flNRLkbR2HjP-g28KcrtvRkri5ik/s1600/BARCO.jpg 

O braço é o barco

O barco é o berço.

Abarco e abraço

o berço

e o barco.

Com desembaraço

embarco

e desembarco.

 

De borco

no berço...

(De bruços

no barco...)

                       Ou isto ou aquilo, Cecília Meireles

Fonte: Encontro e Reencontro em Língua Portuguesa – Marilda Prates – 5ª série - 1º ed. – São Paulo: Moderna ,1998, p. 10.

 Entendendo o texto

01. Quais as palavras usadas na repetição dos sons no poema?

Borco e barco, bruços e berço, braço e abraço, barco e abarco e embaraço e desembarco.

02. A repetição dos sons e a comparação das palavras acabam formando uma imagem de cantiga de ninar. Você sabe por quê?

O balanço do barco e o balanço do berço que os braços abraçam formam um balanço, um ritmo, uma canção, um movimento.

03. Compare a 1ª e a 3ª estrofes. O que há de diferente nelas?

Trocaram-se as palavras, continuando o mesmo sentido. O ato de estar de bruços sobre o berço, embalando-o, lembra o barco em movimento.

 04. Qual é o significado do uso repetitivo das palavras "barco" e "berço" neste poema de Cecília Meireles?

      No poema "Canção", as palavras "barco" e "berço" são usadas como metáforas que simbolizam diferentes aspectos da vida e da existência. O "barco" pode representar a jornada da vida, enquanto o "berço" pode simbolizar o início ou origem da vida, refletindo sobre as experiências humanas desde o nascimento até a jornada ao longo da vida.

05. Como o poema explora a ideia de movimento e transição entre o "berço" e o "barco"?

O poema "Canção" de Cecília Meireles utiliza repetições e jogos de palavras para criar um ritmo que evoca a ideia de movimento e transição entre diferentes fases da vida. O "berço" e o "barco" são entrelaçados, sugerindo um ciclo contínuo de embarque e desembarque, representando a jornada humana de crescimento, descoberta e mudança.

06. Como o poema sugere a interconexão entre o indivíduo e o mundo exterior?

Ao usar a linguagem visual e sonora para associar o "braço" ao "barco" e ao "berço", Cecília Meireles destaca a ligação íntima entre o eu individual e o ambiente circundante. O "abraço" e o "abarcamento" simbolizam a unidade entre o indivíduo e o mundo exterior, enfatizando a importância da relação entre o ser humano e seu contexto físico e emocional.