quarta-feira, 17 de abril de 2024

ATIVIDADES DO LIVRO: TODA A GENTE CARECE DE UM NORTE - CÉLIA CHUEIRE - COM GABARITO

 LIVRO(ATIVIDADES): TODA A GENTE CARECE DE UM NORTE – AUTORA: CÉLIA CHUEIRE

 Páginas 05 até 09

Responda as questões abaixo:

01.               Quanto tempo dura o amor de Raimundo por Ditinha? p. 05

Dura mais de vinte anos.

02.               O que disse o pai de Ditinha quando Raimundo foi pedir ela em namoro? p.05

“- Nem pensar, ela é muito nova!”

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgeTNZqAzMJsrsA2E1pDXgG3AXbHXF1T5uAUOTdmlj5g29LEAhcILw6mRC4zpW0UWQGHJ6cS-AsnumyeIJhSDWsHrdKb2ZNDN-K9KyES11kgl01QG-iTiZRwWLw8tV9IDomhqGfys6TdgB1CLb7bTMpEP0MdS0Ag98oH-T6YqD8iu1HQNf76k-YMzH6-6Q/s1600/norte.jpg

03.               Quanto tempo durou para os pais dizerem que podia? p.05

Três anos.

04.               Descreva como foi o casamento de Ditinha e Raimundo. p. 05

Um grande arrasta-pé, sanfoneiro, família, muitos amigos e muita comida. Bolo grande, branco e saboroso.

05.               Qual era o trato que eles fizeram para não brigarem? p. 07

“A gente nunca vai conversar sobre um problema estando cansados, com fome, ou já for de noitão. De cabeça quente, nunca!”

06.               Por que ninguém deve viver sem direção? p. 07

Precisa saber onde quer chegar e ajeitar os passos para seguir no que escolheu.

07.               Ditinha dizia que: - Só amor não enche barriga não. Mandava o marido trabalhar e se enricá, por quê? p.07

Queria ser dona de terreno grande e ter meus filhos perto, depois de casarem.

08.               Como é o Loro da Ditinha? p.09

Pequeninho dimais, e fala qui nem eu cada palavra.

09.               De quem o Loro mais gosta? Do Romualdo? Da Severina? Da Zezé? p. 09

De todos eles.

10.               Quem é Zezé? p.9

É a menorzinha, é aplicada nos estudos e faz direitinho cada lição.

Páginas 09 até 12

Responda as questões abaixo:

01.               Zezé é a menorzinha de todos. Até caio de queixo. Por quê? p. 10

Pois assim tão pequena sabe as tarefas da escola e de casa também.

02.               Onde Zezé pimentinha trancou o Loro? p.09

Trancou no guarda-comida dentro do bule.

03.               Quando Mãinha perguntou onde estava o Loro, o que a pimentinha respondeu com a “cara lavada”? p. 09

“-Sei não! Talvez ela tinha ido embora, mãinha.

04.               O que aconteceu com Zezé no final? p. 09

Zezé de castigo, cara virada para mim por uns dias.

05.               E o Loro como ficou? p. 09

Solto e feliz, mimado por mãinha até não querer mais!

06.               Quem organizava as campanhas de bondade para os que vivem vida miserável? p.10

O Benedito, o padre Virginho e o pastor João.

07.               Benedito tem uma coisa curiosa de se ver? O que é? p.10

Com um cigarro entre os dedos.

08.               Como Benedito deixou de fumar? p. 10

Foi promessa de fé que ele fez.

09.               Quando Mãinha gosta de prosear? p.12

Quando vai para a cozinha.

10.               O que o Loro seria se fosse gente? p.12

Talvez ele seria professor igual esses que ensinam suas crias. Ensinar todo mundo a ler e escrever, e também a ter RESPEITO uns pelos outros.

Páginas 13 até 16

Responda as questões abaixo:

01.               Mãinha perguntou se o Loro fosse gente ia querer apenas ficar rico ou ajudar as pessoas. O que ele respondeu? p. 13

Ajudar as pessoas.

02.               O que ele gostaria de fazer para ajudar? p.13

Posso ser professor e ensinar sobre RESPEITO.

03.               Que tipo de Respeito? p.13

Respeito nas conversas na escola, na vizinhança, com os pais e com a lição. Respeito e gratidão.

04.               Ele disse que nada de ficar reclamando por coisinha boba. Ficar como? p. 13

Ficar contente com o que tem, os amigos, a escola, cada dia para viver.

05.               Qual é o melhor dos remédios para a saúde? p. 13

Dormir e comer.

06.               O que a Zezé, pimentinha doce, disse sobre Respeito? p. 13

RESPEITO parece mais uma obrigação.

07.                E Romualdo disse o que sobre Respeito? p.15

RESPEITO é bom e eu gosto.

08.                Além da boa dica, o que mais disse Mãinha? p.15

Não gritar nem xingar. Nada de tratar mal o coleguinha, dizendo que ele é tonto ou não vai aprender nunca. Ou rir do jeito de cada um.

09.                Em tempos de vírus, o que é necessário fazer? p. 16

Ficar distante é RESPEITO, usar máscara e lavar as mãos, vale para sempre.

10.                Respeitar tem tantos jeitos e é o quê? p.16

É bacana se a gente se ajeita em fazer assim.

Páginas 19 até 23

Responda as questões abaixo:

01.               Quem era Dona Marta? p. 19

Um anjo para quase todos nós.

02.               O que Dona Marta traz? p.19

Traz remédios, alimentos, ajuda as mães, que são bem pobres, com seus nenéns.

03.               O que Dona Marta ensina? p.19

Ensina higiene, tudo bem limpo, com alimento, com a casa, as crianças, os dentes, o material da escola.

04.               Por que Dona Marta trata as pessoas da vila como a própria família? p. 19

Porque não casou, não teve filhos, ficou assim, meio mãe de todos nós.

05.               Nas cidades grandes as pessoas fazem o quê? p.20

Elas sujam os rios e o mar.

06.               Em que tipo de desperdiço o Loro estava pensando? p. 21

Em não desperdiçar o RESPEITO.

07.                Que outros desperdícios que quem respeita não faz? p.21

Jogar fora uma amizade, um elogio, não dar um “Bom dia” alegre.

08.               Por que o Loro é agradecido? p.21

Porque foi resgatado da estrada, escuro de tanta poeira, machucado, magrinho que nem fosse um palito.

09.                Onde o Loro trabalhou? p. 23

Ele trabalhou em um circo. Quando não me quiseram mais, me deixaram sem dó.

10.                Por que o Loro levou um peteleco painho? p.23

Ele falou um palavrão.

11.               Que tantas coisas o Loro aprendeu? P.23

Respeito, amizade, união, amor, compreensão e educação. Alegria e coragem.

 

 

 

 

terça-feira, 16 de abril de 2024

POESIA: A TERRA QUE SE ABRE COMO FLOR - SÉRGIO COHN - COM GABARITO

 Poesia: A terra que se abre como flor

            Sérgio Cohn

Vamos nessa vamos partir desta terra

Vamos nos mandar 

Para que os filhos desta terra

Terra de sofrimentos 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfpSdRbYp_CG0wE11y0ThstzHn5LiHUQylaRkggKFmcONzyW_YoK7HzbfFZ0S_nXilIl5jl9gUIVHjh9M0qN1YohrFyoKaUkm_xV9biOg3wrl1_TTEpr1C2tIdbl8gB88XcGMJg7Pgs3t1GkZq_c1DsdtL6VOYHewbqgHYZ3aWkRfnL7a36MRylWIlYps/s320/Guarani_girl.jpg  


Os poucos Mbyá que sobrem sobre ela

Fiquem numa boa. 

Eles dirão:

Ficamos numa boa.

Estamos numa boa.

A terra se abre como flor.

Todos podem ver

Nossa pequena família numa boa.

Alimentos brotam por encantamento para nossas bocas.

Queremos  

Encher a terra de vida

Nós os poucos (Mbyá) que sobramos

Nossos netos todos

Os abandonados todos

Queremos que todos vejam

Como a terra se abre como flor.

COHN, Sérgio (Org.). poesia.br: Cantos ameríndios. Trad. Douglas Diegues e Guilhermo Sequera. Rio de Janeiro: Beco do Azougue, 2012. p. 46.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 68.

Entendendo a poesia:

01 – Sabendo que a história do povo Guarani, do qual faz parte o grupo Mbyá, é marcada por sucessivas perdas territoriais desde a presença dos colonizadores europeus no século XVI, como você interpretaria o verso: “Os poucos Mbyá que sobrem sobre ela “?

      O povo indígena Mbyá, entre outros grupos, foi, ao longo dos séculos, desaparecendo por ação do homem branco.

02 – O que você acha que significa ficar “numa boa”, tendo em vista sua compreensão global da canção?

      Significa ter a possibilidade de “encher a terra de vida” e vê-la se abrir “como flor”, ou seja, significa os Mbyá poderem ocupar sua terra, falar sua língua, perpetuar sua história.

03 – O que inspirou Sérgio Cohn a escrever o poema "A terra que se abre como flor"?

      O poema foi inspirado na luta e na esperança dos Mbyá, um povo indígena do Brasil, em preservar sua terra e cultura diante de desafios e adversidades.

04 – Qual é o tema central abordado no poema "A terra que se abre como flor"?

      O poema aborda a conexão entre o povo Mbyá e sua terra ancestral, expressando a esperança por uma vida próspera e harmoniosa no ambiente natural.

05 – Como a imagem da terra se abrindo como flor é usada no poema?

      A metáfora da terra se abrindo como flor simboliza a renovação, fertilidade e abundância que o povo Mbyá deseja para sua terra e comunidade.

06 – Quais são os sentimentos expressos pelos poucos Mbyá que restam na terra, conforme descrito no poema?

      Os Mbyá expressam sentimentos de resiliência, paz e contentamento, apesar das dificuldades enfrentadas, mostrando-se determinados a preservar seu modo de vida.

07 – Que papel desempenham os alimentos na narrativa do poema?

      Os alimentos representam a conexão vital entre o povo Mbyá e sua terra, simbolizando a sustentabilidade e a prosperidade que buscam alcançar em seu ambiente natural.

08 – Como a poesia de Sérgio Cohn destaca a importância da preservação da cultura indígena?

      O poema destaca a importância da preservação da cultura indígena ao retratar a luta do povo Mbyá em manter suas tradições, língua e vínculo com a natureza.

09 – Qual é a mensagem final transmitida pela imagem da "terra que se abre como flor"?

      A imagem da terra se abrindo como flor transmite a ideia de renovação e esperança, evidenciando a busca do povo Mbyá por um futuro próspero e harmonioso em sua terra ancestral.

 

POEMA: OS LUSÍADAS - CANTO V - (FRAGMENTO ESTROFES 40 A 42) - LUÍS DE CAMÕES - COM GABARITO

 Poema: Os Lusíadas canto V – (Fragmento estrofes 40 a 42)

              Luís de Camões

Tão grande era de membros que bem posso

Certificar-te que este era o segundo

De Rodes estranhíssimo Colosso,

Que um dos sete milagres foi do mundo.

Cum tom de voz nos fala, horrendo e grosso,

Que pareceu sair do mar profundo.

Arrepiam-se as carnes e o cabelo,

A mi e a todos, só de ouvi-lo e vê-lo!

 

E disse: – Ó gente ousada, mais que quantas

No mundo cometeram grandes cousas,

Tu, que por guerras cruas, tais e tantas,

E por trabalhos vãos nunca repousas,

Pois os vedados términos quebrantas

E navegar meus longos mares ousas,

Que eu tanto tempo há já que guardo e tenho,

Nunca arados de estranho ou próprio lenho;

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjekIOdrFuSD0RZWEAsmNAwEMoglMLr2RJ5AF_oZ8D2AOEGxSg0qIbtGb9vlH-rMsYUzqabWTxTGcD_3DGTDs-pZjoeRdx53K7I8j2yO8Iz4cXQ2koi-__DXitGhlTcbOsLmFZD5juy567WTc-w96L8jWzvIJJ5NyQYcpWyarj_ST5lY0r9GErHPdIO9co/s320/O_mundo_das_%C3%A1rvores.jpg 

Pois vens ver os segredos escondidos

Da natureza e do húmido elemento,

A nenhum grande humano concedidos

De nobre ou de imortal merecimento,

Ouve os danos de mi que apercebidos

Estão a teu sobejo atrevimento,

Por todo o largo mar e pela terra

Que inda hás de sojugar com dura guerra.

CAMÕES, Luís de. In: SALGADO JÚNIOR, Antônio (Org.). Luís de Camões: obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008. p. 123. Fragmento.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 66.

Entendendo o poema:

01 – Quem é descrito como "o segundo de Rodes estranhíssimo Colosso" no poema?

      O gigante Adamastor.

02 – Qual a característica marcante da voz de Adamastor, de acordo com o poema?

      A voz de Adamastor é descrita como horrenda e grossa, parecendo sair do mar profundo.

03 – Por que as carnes e o cabelo se arrepiam ao ouvir e ver Adamastor?

      As carnes e o cabelo se arrepiam ao ouvir e ver Adamastor devido ao tom de sua voz e à sua aparência assustadora.

04 – Que tipo de pessoas Adamastor se dirige como "gente ousada"?

      Adamastor se dirige àqueles que cometem grandes feitos no mundo, especialmente por meio de guerras e trabalhos árduos.

05 – Qual é o aviso dado por Adamastor aos navegantes intrépidos?

      Adamastor alerta sobre os perigos que aguardam aqueles que se aventuram além dos limites naturais, quebrando as barreiras do mar.

06 – Quais são os "segredos escondidos da natureza e do húmido elemento" mencionados por Adamastor?

      Os segredos são referentes às áreas desconhecidas dos mares e terras que os navegadores estão prestes a explorar.

07 – O que Adamastor prevê para aqueles que continuarão suas jornadas de conquista por mar e terra?

      Adamastor prevê que os navegantes enfrentarão duros desafios e guerras ao longo de suas jornadas de conquista por mar e terra.

 

 

POEMA: OS LUSÍADAS CANTO IV - ESTROFES 95 A 97 (FRAGMENTO) - LUÍS DE CAMÕES - COM GABARITO

 Poema: Os Lusíadas canto IV – estrofes 95 a 97 (Fragmento)

             Luís de Camões

        [...]

-- Ó glória de mandar, ó vã cobiça

Desta vaidade a quem chamamos Fama!

Ó fraudulento gosto, que se atiça

C’uma aura popular, que honra se chama!

Que castigo tamanho e que justiça

Fazes no peito vão que muito te ama!

Que mortes, que perigos, que tormentas,

Que crueldades neles experimentas!

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjHiFUUyVh2xK26CL0Q_HW8Q3cNsR7sbA75DbUdUVIbtpu6UyMiwa1YBZwy03JGPL-kA4YTUeMMvVBK7uetKp0wW8w_pJYCv3QS5NlzgwGKFhZm6-AUzLU2dJ5b5vupO7wjd5z1iTNV4QX9bJ4u5VArmLiRjLAsiKu2uRuRFZv5HpPVyuVsTOsyuWAY9TM/s320/INQUIETA%C3%87%C3%83O.jpg

Dura inquietação da alma e da vida,

Fonte de desamparos e adultérios,

Sagaz consumidora conhecida

De fazendas, de reinas e de impérios:

Chamam-te ilustre, chamam-te subida,

Sendo dina de infames vitupérios;

Chamam-te Fama e Glória soberana,

Nomes com quem se o povo néscio engana!

 

A que novos desastres determinas

De levar estes Reinos e esta gente?

Que perigos, que mortes lhe destinas,

Debaixo dalgum nome preminente?

Que promessas de reinos e de minas

De ouro, que lhe farás tão facilmente?

Que famas lhe prometerás? Que histórias?

Que triunfos? Que palmas? Que vitórias?

[...]

CAMÕES, Luís de. In: SALGADO JUNIOR, Antônio (Org.). Luís de Camões: obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2008. p. 112. (Fragmento).

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 62.

Entendendo o poema:

01 – De acordo com o poema, qual o significado das palavras abaixo:

·        Aura: prestígio.

·        Peito vão: homens ambiciosos.

·        Neles: nos homens de “peito vão”.

·        Vitupérios: insultos, afrontas.

·        Néscio: ignorante.

·        Preminente: com aparência importante; proeminente.

02 – Qual o vocativo presente na primeira estrofe do fragmento?

      É a “glória de mandar”, a “vã cobiça”, o “fraudulento gosto”.

03 – A que personagens esses vocativos estão relacionados?

      Aos navegantes portugueses (nobres ou não) ambiciosos que se lançaram ao mar em busca de glórias e riquezas particulares.

04 – Do que o velho acusa esses personagens?

      De serem vaidosos, de buscarem somente fama e de serem ambiciosos (“peito vão”).

05 – Quem é o sujeito do período formado pelos dois primeiros versos da última estrofe?

      É o “tu”, ligado ao vocativo “glória de mandar”.

06 – A quem se refere o pronome lhe, presente no terceiro verso da última estrofe?

      Refere-se a “esta gente”.

07 – Qual a crítica feita pelo Velho do Restelo nas estrofes transcritas? Justifique sua resposta utilizando versos do poema.

      O Velho critica os homens ambiciosos que fingem lançarem-se nas aventuras marítimas em nome de ideais nobres, quando, na verdade, buscam apenas riquezas, triunfos e vitórias pessoais. Esses homens estariam pensando na nação, como se pode ver nos versos: “Que promessas de reinos e de minas / De ouro, que lhe farás tão facilmente?”

 

VERSOS: O MOSTRENGO - (FRAGMENTO - IV) - FERNANDO PESSOA - COM GABARITO

 Versos: O MOSTRENGO – (Fragmento – IV)

             Fernando Pessoa

O mostrengo que está no fim do mar

Na noite de breu ergueu-se a voar;

À roda da nau voou três vezes,

Voou três vezes a chiar,

E disse: «Quem é que ousou entrar

Nas minhas cavernas que não desvendo,

Meus tectos negros do fim do mundo?»

E o homem do leme disse, tremendo:

«El-Rei D. João Segundo!»

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPFFtBouHuCUusdlzTUiGI_VULXmFKMW922dxcDnv76l_bCJ7heYTO9qCnw1F09AOg2xDGA5TZUSLmbfl36K6rnGG8ZO2VBZUsrnpyxgkqBBw0CXzOjAOPsiQaXTJpGkVer7mkoBKK8vkd1jFpRezjVTZRtMbJT_1NHhtFti7V3G3K7N9eaFNMhilwZs8/s1600/Dom%20Jo%C3%A3o.jpg


 

«De quem são as velas onde me roço?

De quem as quilhas que vejo e ouço?»

Disse o mostrengo, e rodou três vezes,

Três vezes rodou imundo e grosso,

«Quem vem poder o que só eu posso,

Que moro onde nunca ninguém me visse

E escorro os medos do mar sem fundo?»

E o homem do leme tremeu, e disse:

«El-Rei D. João Segundo!»

 

Três vezes do leme as mãos ergueu,

Três vezes ao leme as reprendeu,

E disse no fim de tremer três vezes:

«Aqui ao leme sou mais do que eu:

Sou um Povo que quer o mar que é teu;

E mais que o mostrengo, que me a alma teme

E roda nas trevas do fim do mundo,

Manda a vontade, que me ata ao leme,

De El-Rei D. João Segundo!»

Mensagem. Fernando Pessoa. In: GALHOZ, Maria Aliete (Org.). Obra poética. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1999. p. 79 – 80.

Fonte: Língua Portuguesa. Se liga na língua – Literatura – Produção de texto – Linguagem. Wilton Ormundo / Cristiane Siniscalchi. 1 Ensino Médio. Ed. Moderna. 1ª edição. São Paulo, 2016. p. 65 – 66.

Entendendo os versos:

01 – De acordo com o texto, qual o significado das palavras abaixo:

·        Tectos: tetos.

·        Quilhas: peças de um navio localizadas na parte inferior de sua estrutura às quais se prendem as grandes partes que formam o casco da embarcação.

02 – “O mostrengo” é um intertexto que dialoga com o hipotexto Os Lusíadas.

a)   Com que episódio se estabelece esse diálogo intertextual?

Com o episódio do Gigante Adamastor.

b)   Que elementos presentes no texto tornam claro esse diálogo?

O eu lírico se refere a um “mostrengo que está no fim do mar” e que dialoga com um homem do leme.

03 – Quem se dirige aos marinheiros de Vasco da Gama?

      O Gigante Adamastor.

04 – É possível afirmar que o personagem já conhecia os portugueses, a quem chama de “gente ousada”? Justifique sua resposta.

      Sim, o Gigante Adamastor já conhecia os portugueses. Isso fica claro em sua fala, pois reconhece textualmente que os lusitanos “cometeram grandes cousas” e que eles “nunca repousam” diante dos limites e das adversidades.

05 – A fala do mostrengo do poema de Pessoa evidencia que o personagem já conhecia os portugueses? Justifique a resposta com um trecho do texto.

      O mostrengo do poema de Fernando Pessoa, diferentemente do Gigante Adamastor, não se sabe quem é o povo que ousou entrar em seu mar, por isso faz uma pergunta na primeira estrofe: «Quem é que ousou entrar / Nas minhas cavernas que não desvendo / Meus tectos negros do fim do mundo?»

06 – Qual das vítimas que morreram no Cabo das Tormentas poderia ser o “homem do leme”, com quem o mostrengo fala no poema de Pessoa?

      Bartolomeu Dias, que descobriu o Cabo das Tormentas em 1487.

07 – Em nome de quem fala o “homem do leme”?

      Em nome d’El Rei D. João II.

08 – O que o “homem do leme” quer dizer ao afirmar: “Aqui ao leme sou mais do que eu”?

      O “homem do leme”, Bartolomeu Dias, reconhece-se como representante não somente dele mesmo ou do rei que o financiou (“mandou”), D. João II. Ele representa o povo português, que deseja dominar o mar.