domingo, 3 de dezembro de 2023

HISTÓRIA: FUMAÇA DO TABACO - SHENIPABU MIYUI - COM GABARITO

 História: Fumaça do Tabaco

        Tekã Kuru, um jovem como nós, fez um rapé de tabaco muito forte, o mais forte que tinha. Então, ele tomou o rapé. Pegou o canudo de taboca, botou o tabaco na mão e aspirou. Ficou bêbado e passou um ano na rede, ali deitado. Por isso que hoje em dia o tabaco é forte. Passou um ano curtindo.

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgW3ovBkmNzm18zScvW4mVr8VZoI0Sttg7s0fowMtAGcznw3Py76G8vecR92asMpP7zQ2TJMSKlmCq6dGqu2Z2k4gKbvypimiE5J3_88ZBsn6CzixjV2JRLeudzcKl298tznnA3xn24DCSvbNDyW-LsW2M1yKiGhk6Iw1xqb3V_BoBBtjHJYXh5EGNrjFo/s1600/FUMA%C3%87A.jpg


        Tekã Kuru tinha uma esposa. Enquanto ele ficou de porre de tabaco, sua mulher sempre andava para lá e para cá. Até que começou a namorar com outro cara. Ela começou a ir muito ao roçado. Às vezes, quando voltava, trazia um nambu. Botava na caçarola de barro e caía depois na rede. Fazia que dormia e ficava rosnando como se tivesse pesadelo.

        A mãe dela perguntava:

        ─ O que é que minha filha tem?

        Pegava no punho da rede e balançava. A filha fingia que acordava e fazia que era encantada. Mandava sua mie abrir a panela. A velha abria e encontrava o nambu.

        A filha fazia que estava estudando o estudo para se pajé. Toda vez que vinha do roçado, aparecia com um macaco, um jabuti e todas aquelas caças.

        Parece que um dia, depois de um ano dentro da rede, o marido não suportou mais. Levantou, pegou sua arma, flecha e borduna e caminhou atrás da mulher.

        Encontrou a mulher conversando com outro cara. Tekã Kuru então empurrou a lança nas costas do homem, furou também a mulher. Bateu depois com a borduna até que matou os dois.

        Quando chegou em casa, a velha estava esperando a filha.

        ─ É, minha sogra, parece que tua filha tá morta.

        A velha correu para o roçado e lá encontrou os dois caídos.

        Enquanto isso, Tekã Kuru sumiu. Acompanhou ele como sua nova mulher uma prima. Foram andando, andando no mundo, até chegarem em outra aldeia na casa de uma irmã dele. Atou sua rede e contou para a irmã que tinha matado sua mulher. Passou ali uns três meses. Depois, seguiu para outra aldeia, onde morava outra irmã. Ela estava viúva. Seu marido tinha sido comido por um encantado. Nesse dia, Tekã resolveu partir uma lenha para ajudar sua irmã, que lhe disse:

        ─ Não, meu irmão, não parte essa lenha não, porque o bicho vem e come a gente.

        O irmão não se importou. Pegou o machado e começou a abrir a lenha.

        A lenha afastava-se sozinha, O homem tentou três vezes abrir a lenha, até que apareceu um homem encantado. Ele pegou a borduna, bateu e firmou com a lança, até matar o encantado.

        Passado ti m mês, foi para outra aldeia e encontrou outra irmã viúva.

        ─ Irmão, eu não tenho mais marido. Ontem, a onça comeu ele.

        O irmão resolveu pegar essa onça. Perguntou a que horas que ela atacava. A irmã Contou tudinho. Chegava de noite, às doze horas. Quando a pessoa estava dormindo na rede, pegava ela de surpresa e comia.

        Então, o Irmão mandou cercar tudinho. Cercou a casa da irmã e mandou ficar lá na rede a mulher dele e a irmã viúva. Ele ficou na porta esperando até as doze horas. Quando quis dar no sono, ele escutou a onça esturrar. Pegou a flecha. Quando viu o vulto do bicho, apertou a flecha e flechou a onça. A onça caiu morta.

        Passaram-se mais dois meses. Tekã Kuru seguiu para outra aldeia, onde tinha outra irmã. Esta, toda vez que tinha um filho, o gavião real levava para seu ninho, numa samaúma grande no mato. Pegava o menino na hora que ela ia dar banho no terreiro.

        O irmão resolveu pegar o gavião real para salvar seus sobrinhos. Mandou buscar barro e fez uma boneca grande, tipo um menino. Cortou cabelo, colocou no boneco e quando viu o gavião real chegando no pau da samaúma mandou a irmã banhar o boneco no terreiro, como fazia com os filhos.

        Assim a irmã fez. Quando viu o gavião voando para pegar a criança, soltou a boneca e o bicho se atracou com o menino, mas não pôde carregar. Pregou os dois pés e ficou enfiado no barro liguento. O irmão veio e meteu o pau, matou o gavião real.

        Passaram mais dois meses e o irmão resolveu passear em outra aldeia onde estava sua outra irmã.

        ─ Não, não vá, não! Lá no meio cio caminho tem um pica-pau que, quando começa a cantar, ninguém conseguiu sobreviver ao seu canto.

        O homem foi assim mesmo. Quando o pica-pau chegou voando, cantando, foi morto pela sua borduna.

        Chegou assim na casa de sua irmã. Passados uns meses, resolveu seguir viagem para outra aldeia, visitar urna outra irmã.

        ─ Não, não vá, não! No meio do caminho tem uma casinha que faz escurecer, quando alguém vai chegando lá.

        Ele assim mesmo decidiu ir. Seguiu seu caminho e quando chegou no ponto que sua irmã falava, escureceu. Ele ficou lá debaixo da casinha, atou a rede, convidou sua mulher para deitar, acendeu um pedaço de sernambi para alumiar e escondeu a luz debaixo de urna panela. Quando deu base de doze horas, ele ouviu bater de cima para baixo, descendo, um bicho que comia gente. O bicho vinha descendo e, quando chegou pertinho da casa, o homem abriu a panela, clareou a escuridão e meteu a flecha no animal que caiu, “pof”, no chão.

        Conseguiu chegar na casa de sua outra irmã que disse espantada:

        ─ Como é que você vem chegando aqui? Ali ninguém nunca passou. Ali some mesmo!

        O irmão descansou lá uns dias e resolveu continuar seu caminho para visitar outra irmã.

        Chegou em outra aldeia, onde encontrou sua irmã viúva, o marido morto por um macaco. Mais uma vez o irmão conseguiu salvar a vida de sua família, matando o macaco preto com uma flechada certeira no peito.

        Continuou sua viagem para outra aldeia e enfrentou desta vez um caboré encantado que conseguiu abater com a sua borduna.

        Desta aldeia, seguiu viagem para outra aldeia para visitar uma outra irmã. No caminho, enfrentou um bicho encantado com metro e meio de braço, de dois braços. Bateu no calcanhar e então o bicho esmoreceu. Ele meteu o pau, derrubou ele. Matou e continuou o caminho até a casa da irmã.

        ─ Como é que você chegou, meu irmão?

        ─ Matei o rapaz, matei o animal!

        Após uns tempos, seguiu viagem, como de costume, para outra aldeia. Mas, antes, ouviu conselho de sua irmã:

        ─ Não vai, não! Lá tem uma pessoa que come fígado de gente.

        Assim mesmo o homem viajou. Chegando lá, encontrou sua irmã e seu cunhado animados esperando por ele. Atou sua rede e deitou.

        O cunhado disse:

        ─ Tua irmã vai cozinhar umas bananas. Vamos tomar um banho. Tem um igarapezinho que dá muito bodó. Daquele bodó amarelinho. Vamos pegar um bocado para comer com banana.

        Os dois cunhados foram então para o igarapé tomar banho. O irmão sempre com cuidado, observando o cunhado que levava um pau. O homem levou sua borduna e, enquanto mergulhava, continuava olhando com cuidado o seu cunhado.

        Em plena claridade do sol, o cunhado pegou o pau para bater nele, mas Tekã Kuru desviou e o cara errou. Tekã foi em direção ao cunhado. Aguentou a borduna e derrubou ele, que foi bater no chão. Pinpinou ele de borduna. Ele começou a gritar. Sua mulher chegou, viu a cena e ficou olhando, esperta. Depois, pegou na saia, começou a dançar, dançar e cantar na língua:

        ─ He, he, he, he...

        Depois Tekã mandou sua mulher matar sua própria irmã, por ser a esposa do homem que já estava morto, o que comia fígado.

        A mulher foi e matou sua cunhada. E os dois continuaram sua viagem.

        Tekã matou assim todos os animais e até a sua irmã e o seu cunhado, aquele que comia fígado. Enfrentara, até então, todos os perigos.

        Um dia, em uma de suas viagens, um conhecido seu matou um urubu para ele comer. Pelou o urubu bem peladinho e convidou Tekã para comer. Dizia que era um gostoso mutum. No começo, Tekã recusou, mas o cara insistiu. Até que ele, valentão, aceitou de comer o urubu. Rasgou a carne bem lá de dentro, tirou um pedaço e comeu. Disse que amargava m oito. Sentiu então q mie ia finalmente morrer.

        ─ Mulher, dessa vez vou cair.

        Passado um mês, Tekã Kuru, que comeu fígado de urubu, morreu.

Organização dos professores indígena do Acre. Shenipabu Miyui. História dos antigos.

Entendendo a história:

01 – Por que Tekã Kuru ficou um ano na rede após tomar o rapé de tabaco?

      Ele ficou bêbado e imobilizado devido à forte experiência de estupro, passando um ano em um estado de torpor.

02 – O que aconteceu com a esposa de Tekã Kuru enquanto ele estava "de porre de tabaco"?

      Ela começou a namorar outro homem e trouxe animais do roçado, fingindo ficar encantada quando confrontada pela mãe.

03 – Como Tekã Kuru reagiu ao descobrir a traição da esposa?

      Ele matou tanto a esposa quanto o homem com quem ela estava envolvida.

04 – Para onde Tekã Kuru foi depois de matar sua esposa e seu amante?

      Ele melhora para outras aldeias, visita suas irmãs e enfrenta desafios para proteger suas famílias.

05 – Quais perigos Tekã Kuru imaginou durante suas viagens para salvar suas irmãs?

      Enfrentou desde animais encantados até pessoas perigosas, incluindo um que comia fígado humano.

06 – Como Tekã Kuru derrotou o gavião real que levou seus sobrinhos?

      Ele usou uma estratégia com uma boneca, enganando o gavião para que este ficasse preso no barro.

07 – Por que Tekã Kuru acabou sendo envenenado e morreu?

      Ele comeu fígado de urubu, pensando ser mutum, o que acabou sendo fatal para ele.

08 – Quais foram as ações finais de Tekã Kuru antes de sua morte?

      Ele continua a jornada, enfrentando perigos e eliminando ameaças até ser envenenado pelo urubu.

09 – Qual foi o destino de Tekã Kuru ao longo de suas viagens?

      Ele desafiou, desafios e perigos em várias aldeias, protegendo suas irmãs e familiares, mas acabou encontrando sua morte devido ao envenenamento.

10 – Como essa história reflete elementos da mitologia e tradições indígenas?

      A história envolve elementos míticos, desafios, ações heroicas e consequências ligadas à cultura e à moralidade indígena, representando a jornada e os confrontos do protagonista dentro desse contexto.

 

 

RESENHA CRÍTICA DO FILME: SETE MINUTOS DEPOIS DA MEIA-NOITE - RENATO HERMSDORFF - COM GABARITO

 Resenha crítica do filme: Sete Minutos Depois da Meia-Noite

        O choro é livre. E genuíno.

        por Renato Hermsdorff

        O espanhol Juan Antônio Bayona (ou J. A. Bayona como assina atualmente) chamou a atenção do mundo cinematográfico quando despontou com o (envolvente) terror O Orfanato (2008). O filme serviu de cartão de visitas para que ele entrasse em Hollywood pela porta da frente, e o resultado foi (o excessivo) O Impossível (2012), em que comanda Naomi Watts e Ewan McGregor lidando com o tsunami que assolou a Tailândia no fim de 2004. "Hypado", o moço foi escalado para dar sequência a Guerra Mundial Z e Jurassic World.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgWdbodrH-riWuz1d6rw5H5dQxzI_dRGWUrTtg1QrjIGg-Kb53GY_3jQE_s4riPxH-37x81i-cKC8jcn-6g3i4MKpr1ROoSCUq5aqu-gDNFZoaFzJulxhIcZz06SMjIfTpvjkGuYoiYAAWR4SpFvytllVhRzadbiNYHqFJyeEqjiEE070X95A3HrinWwTU/s320/sete.jpg 

        Até lá, no entanto, há uma árvore no caminho do diretor, que investe, agora, com Sete Minutos Depois da Meia-Noite, no universo da fantasia. A produção, que começa como uma história comum de desabrochar da infância (o tal "coming of age", de que Hollywood tanto gosta), se revela uma tocante lição de vida sobre como lidar com o luto. 

        No filme, Conor (Lewis MacDougall, o "Nibs" de Peter Pan) é um garoto de 13 anos que se julga invisível – o típico "outsider", talentoso (ele desenha) e vítima de "bullying". Filho de um pai (Toby Kebbell) um tanto ausente, o menino é apegado à mãe (Felicity Jones) que, no entanto, padece de uma grave doença. Por isso, ele passa a conviver mais com a quase desconhecida avó (Sigourney Weaver), que não tem muito tato com os mais jovens. Diante desse cenário nada... confortável?, ele acaba acidentalmente convocando um monstro em forma de árvore (voz de Liam Neeson), que aparece sempre sete minutos depois da meia-noite.

        Com um enredo desses, o filme tenderia a caminhar na fina linha entre o melodrama forçoso e a emoção genuína. Mas – e essa é a boa notícia – desequilibra para o segundo lado.

        Na forma, há o contraponto entre a grandiosidade dos efeitos visuais – com uma impressionante riqueza de detalhes que vai desde a “construção” do tal monstro ao cenário de ruínas do entorno –, e o capricho milimétrico com que Bayona trata os quadros, sobretudo quando filma em macro os belíssimos desenhos do protagonista (ponto para a direção de arte), e captura a mansidão com que o apontador descama o lápis.

        Mas é na costura das relações pessoas (e diálogos!) do roteiro de Patrick Ness (autor também do romance no qual o filme se baseia) que A Monster Calls (no original) ganha definitivamente o espectador.

        Se, por um lado, o pano de fundo (de frente mesmo) da situação da mãe (comedida na medida no registro de Felicity Jones) corta o coração da plateia, a necessária dureza da avó balanceia a trama como um chamado à vida ("pero sin perder la ternura"). Mas é no olhar que o jovem Lewis MacDougall consegue reter toda a melancolia represada, fundamental a seu personagem. Para completar, se é para chamar um monstro, que ele venha com a voz de Liam Neeson.

        Portanto, partindo de um ponto inocente – e até clichê – da “busca pela identidade”, Sete Minutos Depois da Meia-Noite resulta em uma metáfora madura sobre como lidar com uma conjuntura tão triste quanto inevitável: a iminência da perda de um ente querido. Ainda mais numa fase em que se é "velho demais para ser criança e muito novo para ser um homem". O choro é livre. E genuíno.

HERMSDORFF, Renato. Sete Minutos depois da meia-noite: O choro é livre. E genuíno. AdoroCinema, [202]. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-227551/criticas-adorocinemaa/. Acesso em: 23 jul. 2020.

Fonte: Práticas de Língua Portuguesa/Faraco, Moura, Maruxo. – 1.ed. São Paulo: Saraiva Educação, 2020. p. 295-297.

Entendendo a resenha:

01 – Depois da leitura da resenha crítica, responda às questões no caderno.

a)   Você já havia assistido a esse filme?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Em caso afirmativo, considera que a sinopse da história (isto é, o resumo do enredo) foi bem apresentada na resenha? Por quê?

Resposta pessoal do aluno. Sugestão: A sinopse apresentada na resenha contém os principais eventos narrados no filme, constituindo um bom resumo do seu enredo.

c)   Em caso negativo, acredita ter formado uma boa noção sobre a história do filme? Explique.

Resposta pessoal do aluno.

02 – Além do resumo do enredo, a resenha também presenta comentários apreciativos sobre o filme.

a)   Segundo o texto, o autor da resenha considera Sete minutos depois da meia-noite um filme de qualidade, que merece ser visto? Por quê?

Resposta pessoal do aluno.

b)   Quais são os pontos fortes do filme, na opinião do resenhista?

Resposta pessoal do aluno.

03 – Sendo um texto marcado pelo resumo e pela expressão de opiniões, a resenha crítica tem caráter duplo: ela é explicativo-expositiva e, ao mesmo tempo, argumentativa. Sendo assim, qual é a tese defendida pelo autor da resenha com relação ao filme resenhado? Identifique-a com um trecho do texto.

      A tese aparece no trecho: “A produção, que começa como uma história comum de desabrochar da infância (o tal "coming of age", de que Hollywood tanto gosta), se revela uma tocante lição de vida sobre como lidar com o luto.”

04 – Tendo em vista os elementos composicionais mencionados anteriormente, localize na resenha as partes do texto que correspondem a cada um deles.

      A contextualização: o primeiro parágrafo. A sinopse: o segundo parágrafo. A análise: do terceiro ao último parágrafo.

 

FILME(ATIVIDADES): UM TIRA NO JARDIM DE INFÂNCIA - DIREÇÃO: IVAN REITMAN - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): UM TIRA NO JARDIM DE INFÂNCIA

Data de lançamento: 25 de janeiro de 1991 (1h 50min).

Gênero: Comédia, policial, ação.

Direção: Ivan Reitman.

Roteiro: Herschel Weingrod, Timothy Harris.

Elenco: Arnold Schwarzenegger, Penelope Ann Miller, Pamela Reed.

Título original: Kindergarten Cop

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjJGKU3SZtqeo4-qq_Gw0iAhan-7G-YtMc9f_pD_mE0nDGpXObWkDAuURjdW8ozItFqi8UMSi370_RQrL8JTEn3EqKHPZ3Fu3xyH8jPi-A1RTINnkAvmqLHWp3iwmgnNU58O2fu9NLWGH9WZF_yXi9eHudvUHCAD2bbePzFXBG-IKCJZNkfrDIytCCpF8c/s320/TIRA.jpg


SINOPSE

Livre

        Em Um Tira no Jardim de Infância, após numerosas tentativas, o detetive veterano John Kimble (Arnold Schwarzenegger) tem a última chance de colocar atrás das grades o criminoso Cullen Crisp (Richard Tyson). Para realizar a missão, John se infiltra em uma escola primária como professor substituto para encontrar o filho e a ex esposa de Crisp.

Entendendo o filme:

01 – Qual é a missão do detetive John Kimble no filme?

a) Capturar um criminoso.

b) Encontrar um tesouro perdido.

c) Resolver um sequestro.

d) Proteger uma testemunha importante.

02 – Qual é o nome do criminoso que John Kimble está tentando capturar?

a) Cullen Crisp.

b) Danny DeVito.

c) Harry Tasker.

d) Douglas Quaid.

03 – Como John Kimble se infiltra na vida do criminoso?

a) Como um motorista de táxi.

b) Como um médico.

c) Como um professor substituto.

d) Como um cozinheiro.

04 – Qual é o objetivo de John ao se infiltrar na escola primária?

a) Encontrar um tesouro escondido.

b) Capturar um espião.

c) Localizar o filho e a ex-esposa do criminoso.

d) Treinar para uma competição esportiva.

05 – Qual é o gênero principal do filme "Um Tira no Jardim de Infância"?

a) Drama.

b) Terror.

c) Comédia, policial, ação.

d) Ficção científica.

06 – Como o detetive John Kimble, interpretado por Arnold Schwarzenegger, lida com sua missão de se infiltrar na escola primária enquanto busca informações sobre a ex-esposa e o filho do criminoso Cullen Crisp?

      John Kimble, um detetive veterano, assume o disfarce de um professor substituto na escola primária para encontrar pistas sobre a localização da ex-esposa e do filho de Cullen Crisp, enquanto equilibra sua inexperiência como educador com sua determinação em cumprir sua missão.

07 – Qual é o momento crucial que ocorre quando John Kimble descobre a mãe de um de seus alunos, revelando a conexão com o crime Cullen Crisp e intensificando a tensão do enredo?

      No ápice do filme, John Kimble percebe que a mãe de um de seus alunos é a ex-esposa de Cullen Crisp, fazendo com que ele se aproxime ainda mais do crime e aumentando a urgência de sua missão enquanto a situação se torna mais perigoso.

08 – Como o enredo se resolve após o confronto final entre John Kimble e Cullen Crisp, e qual é o desfecho para os personagens principais?

      Após um confronto intenso, John Kimble finalmente captura Cullen Crisp, encerrando sua missão. O filme conclui com Kimble estabelecendo laços com o filho de Crisp e se afastando da vida policial, optando por permanecer próximo à escola e à comunidade onde se envolve emocionalmente.

09 – Quais são os desafios que John Kimble enfrenta ao se adaptar à dinâmica da sala de aula e como isso afeta sua missão?

      John Kimble enfrenta desafios ao tentar se ajustar à vida como professor, lidando com as demandas dos alunos e as nuances da educação infantil, o que o coloca em situações econômicas e, por vezes, dificultando sua busca pela família de Cullen Crisp.

10 – Qual é o momento crucial que leva à revelação final sobre a localização de Cullen Crisp, desencadeando o confronto final entre ele e John Kimble?

      A descoberta do desfile de Cullen Crisp ocorre quando uma pista crucial é encontrada através de uma situação na escola, levando Kimble a uma corrida contra o tempo para confrontar Crisp e encerrar a busca que permeou o enredo do filme.

 

FILME(ATIVIDADES): VIDA DE INSETO - DIREÇÃO: JOHN LASSETER, ANDREW STANTON - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): VIDA DE INSETO

Data de lançamento: 18 de dezembro de 1998 (1h 35min).

Gênero: Animção, aventura, comédia, família.

Direção: John Lasseter, Andrew Stanton.

Roteiro: John Lasseter, Andrew Stanton.

Elenco: Dave Foley, Kevin Spacy, Julia Louis-Dreyfus.

Título original: A Bug's Life.

Nacionalidade: EUA.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhtAHjzAqvaF5N7rXAyp_BrRkQqetKv3Dn68zgeaSw8ZKWp2g3ok1yQzcDFf8L1NczZlSNr7qkaoAv6Rjwf71YoPDReAJjl7IXYrgwUnGL53h_MmTxHTHxMGd6xPsEkhfpGPgVBTBwTcrg_ntIfnrFCzgpLKGswOGNsSWVYGqqpA7aSZSS-AVELndsiji8/s320/inseto.jpg


SINOPSE

        Todo ano, os gananciosos gafanhotos exigem uma parte da colheita das formigas. Mas quando algo dá errado e a colheita destruída, os gafanhotos ameaçam atacar e as formigas são forçadas a pedir ajuda a outros insetos para enfrentá-los numa batalha.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o nome do protagonista do filme?

a) Zé Colmeia.

b) Flik.

c) Pingo.

d) Léo.

02 – Quem é o líder dos gafanhotos que ameaça as formigas?

a) Hopper.

b) Randall.

c) Thumper.

d) Slim.

03 – Qual é a função de Flik na colônia de formigas?

a) Coletor de alimentos.

b) Soldado.

c) Inventor.

d) Guardião da rainha.

04 – Quais informações Flik recruta para ajudar a colônia de formigas a enfrentar os gafanhotos?

a) Joaninhas, abelhas e aranhas.

b) Grilos, besouros e centopeias.

c) Gafanhotos, moscas e mosquitos.

d) Vespas, libélulas e borboletas

05 – Quem dubla a voz do personagem principal, Flik?

a) Dave Foley.

b) Kevin Spacey.

c) Julia Louis-Dreyfus.

d) John Lasseter.

06 – Qual é o clímax emocional do filme "Vida de Inseto"?

      O clímax emocional ocorre quando Flik, ​​o protagonista, finalmente percebe que a força da união e da criatividade coletiva dos insetos é mais poderosa do que a opressão dos gafanhotos. É quando ele lidera os registros para enfrentar Hopper, o líder dos gafanhotos, desafiando o status quo e inspirando os outros a se unirem.

07 – Como o enredo principal se desenvolve em "Vida de Inseto"?

      O enredo principal segue a jornada de Flik, ​​uma formiga inovadora e idealista, que acidentalmente coloca sua colônia em perigo ao destruir acidentalmente sua colheita. Ele então embarca em uma jornada para encontrar ajuda, descobrindo um grupo diversificado de insetos que o auxiliam na criação de um plano para encontrar os gafanhotos.

08 – Qual é a conclusão significativa alcançada ao final de "Vida de Inseto"?

      A conclusão mostra como vocês aprendem a valorizar sua própria força e engenhosidade, além de entenderem a importância da união e da solidariedade entre diferentes espécies de insetos. Ao se unirem, eles superaram a opressão dos gafanhotos, alcançando autonomia e confiança para construir um futuro melhor para todos.

09 – Como a batalha entre os insetos e os gafanhotos é crucial para o clímax do filme?

      A batalha representa o clímax do confronto entre a coragem e a determinação dos insetos contra a opressão dos gafanhotos. É o momento em que os personagens principais enfrentam seu maior desafio, demonstrando como a cooperação e a coragem podem superar a tirania e a ameaça externa.

10 – De que maneira os gafanhotos impactaram o desenvolvimento do enredo em "Vida de Inseto"?

      Os gafanhotos atuam como antagonistas, impondo medo e submissão às formigas, o que leva Flik a buscar uma solução para libertar sua colônia da opressão. O medo dos gafanhotos impulsionou uma narrativa, catalisando uma jornada de superação e união dos insetos para enfrentar essa ameaça.

 

 

 

FILME(ATIVIDADES): PEÕES - DIREÇÃO: EDUARDO COUTINHO - COM GABARITO

Filme(ATIVIDADES): PEÕES

Data de lançamento: 26 de novembro de 2004 (1h 25min)

Gênero: Documentário.

Direção: Eduardo Coutinho.

Elenco: Atores desconhecidos.

Nacionalidade: Brasil.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi0_NqKjQFQBNP2ZrAFs-MeE9bPQtTQ68Q5ooiMOyBmc_W8-Kc1rG40gHhmyZzhCKJb4ur7iGKx8Vl3U8hZHpMOC028McXaOuevNleZATZw-z_qSZC_vewDwT5svXmE3gate4DkPNpotKlQYbBSk2teStCgke0DbtUoDNokZsrCB-lB3eOD6Nka3VLnryE/s320/peoes.jpg

SINOPSE

        A história pessoal de trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista que tomaram parte no movimento grevista de 1979 e 1980, mas permaneceram em relativo anonimato. Eles falam de suas origens, de sua participação no movimento e dos caminhos que suas vidas trilharam desde então. Exibem souvenirs das greves, recordam os sofrimentos e recompensas do trabalho nas fábricas, comentam o efeito da militância política no âmbito familiar, dão sua visão pessoal de Lula e dos rumos do país.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o foco principal do documentário "Peões"?

a) A vida de políticos famosos.

b) A história dos trabalhadores da indústria metalúrgica do ABC paulista.

c) A ascensão de líderes sindicais.

d) A fundação de movimentos estudantis.

02 – Quais anos abrangem o movimento grevista considerado no filme?

a) 1960 e 1965.

b) 1979 e 1980.

c) 1995 e 2000.

d) 1985 e 1990.

03 – Qual é o enfoque dos relatos dos trabalhadores entrevistados em "Peões"?

a) Suas experiências após se tornarem políticos.

b) Suas origens e trajetórias desde o movimento grevista.

c) Suas vidas antes de entrarem na indústria metalúrgica.

d) Suas opiniões sobre líderes mundiais.

04 – Que tipo de souvenirs os trabalhadores exibem no documentário?

a) Objetos de coleção de filmes.

b) Troféus esportivos.

c) Lembranças das greves.

d) Peças de arte famosas.

05 – Qual é um dos temas discutidos pelos trabalhadores no filme "Peões"?

a) Tecnologia espacial.

b) Conflitos étnicos na África.

c) Efeito da militância política nas famílias.

d) História da música brasileira.

06 – Qual foi o momento mais impactante do movimento grevista retratado no filme?

      O ápice do movimento grevista foi quando os trabalhadores ocuparam as fábricas, resistindo às pressões e reivindicando seus direitos. Esse momento de união e determinação foi crucial para a causa.

07 – Como o documentário bordou a transformação dos protagonistas após o movimento grevista?

      O filme mostra como os trabalhadores enfrentam mudanças profundas em suas vidas após uma greve. Alguns lidaram com novas perspectivas de carreira, enquanto outros sofreram consequências emocionais e sociais, resultantes da participação no movimento.

08 – Qual foi o clímax emocional das histórias pessoais dos entrevistados?

      O ponto mais emocionante foi quando os trabalhadores relembraram os momentos de luta, sacrifício e solidariedade durante uma greve. Suas narrativas revelaram a intensidade das experiências vívidas e o impacto duradouro em suas vidas.

09 – Como o documentário escreveu a conclusão das histórias individuais dos entrevistados?

      A conclusão foi construída demonstrando o que aconteceu com os trabalhadores após o período de greve. Revele-se como suas vidas se desdobraram, os desafios que enfrentaram e como suas experiências moldaram suas visões de mundo.

10 – Como o filme abordou as repercussões políticas e sociais do movimento grevista na vida dos entrevistados?

      O documentário explorou como a militância política durante a greve afetou não apenas a vida profissional, mas também as relações familiares dos entrevistados. Revelou as consequências sociais e emocionais dessas escolhas e como influenciaram suas percepções sobre o país e figuras políticas como Lula.

 

FILME(ATIVIDADES): TRÓIA - DIREÇÃO: WOLFGANG PETERSEN - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): TRÓIA

Data de lançamento: 14 de maio de 2004 (2h 35min).

Gênero: Épico, ação, aventura.

Direção: Wolfgang Petersen.

Roteiro: David Benioff.

Elenco: Brad Pitt, Eric Bana, Orlando Bloom.

Título original: Troy

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEj5ZJWTjKYNf9Ar1FSKZ2IbUiXV1sIsql60OX7mIBRIkEnc3Xf2L90V7frwazmqurN32wVDmfT0qhxQKNo-_X50NO3YwbphkoGXun2jH6kOApRQ24Y_Ub-hJiyxr9exV6SBboRDjn2vQqknhbWfaMlG98P_tqSL7XohxklYKCcblA_Gswz3M8X0JN84xS8/s320/TROIA.jpg 

SINOPSE

        Em 1193 A.C., Paris (Orlando Bloom) é um príncipe que provoca uma guerra da Messência contra Tróia, ao afastar Helena (Diane Kruger) de seu marido, Menelaus (Brendan Gleeson). Tem início então uma sangrenta batalha, que dura por mais de uma década. A esperança do Priam (Peter O'Toole), rei de Tróia, em vencer a guerra está nas mãos de Aquiles (Brad Pitt), o maior herói da Grécia, e seu filho Hector (Eric Bana).

Entendendo o filme:

01 – Qual foi o motivo que desencadeou a guerra entre a Messência e Tróia no filme?

a) O roubo de um artefato sagrado.

b) O sequestro de Helena por Paris.

c) Uma disputa por território.

d) Uma traição entre aliados.

02 – Quem é retratado como o maior herói da Grécia no filme "Tróia"?

a) Aquiles.

b) Menelau.

c) Paris.

d) Heitor.

03 – Qual ator interpretou o papel de Aquiles?

a) Brad Pitt.

b) Eric Bana.

c) Orlando Bloom.

d) Brendan Gleeson.

04 – Qual era a esperança do rei de Tróia para vencer a guerra?

a) A estratégia militar de Paris.

b) A ajuda de aliados poderosos.

c) Aquiles, o maior herói da Grécia.

d) A força imbatível de Heitor.

05 – Quem interpretou Helena, a mulher cujo sequestro desencadeou a guerra?

a) Diane Kruger.

b) Angelina Jolie.

c) Kate Winslet.

d) Cate Blanchett.

06 – Qual foi o evento crucial que marcou o clímax da batalha entre Tróia e a Messência?

a) A entrada sorrateira do cavalo de madeira em Tróia.

b) A morte de Aquiles por Paris.

c) O confronto final entre Heitor e Aquiles.

d) O resgate de Briseis por Aquiles.

07 – Como o filme retrata o desenvolvimento do conflito entre Tróia e a Messência?

a) Com a destruição total de Tróia e a vitória da Messência.

b) Com a reconciliação entre os líderes de ambos os lados.

c) Com a fuga de Helena para uma terra distante.

d) Com a morte de todos os personagens principais.

08 – Qual foi o destino de Paris no desenrolar do enredo de "Tróia"?

a) Ele foi morto por Aquiles.

b) Ele se sacrificou para salvar Tróia.

c) Ele fugiu para evitar a guerra.

d) Ele foi capturado e executado por Menelau.

09 – O que aconteceu com Helena após o fim da guerra entre Tróia e a Messência?

a) Ela esteve em Tróia com Paris.

b) Ela retornou para Menelau.

c) Ela decidiu viver como uma eremita nas montanhas.

d) Ela se tornou uma líder em outra cidade distante.

10 – Qual foi o destino final de Aquiles no final do filme?

a) Ele se tornou o novo rei de Tróia.

b) Ele foi ferido mortalmente por Paris.

c) Ele morreu de causas naturais após uma guerra.

d) Ele foi morto por Heitor em um duelo final.

 

FILME(ATIVIDADES): O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES - DIREÇÃO: WALBERCY RIBAS, RAFAEL RIBAS - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): O GRILO FELIZ E OS INSETOS GIGANTES

Data de lançamento: 9 de janeiro de 2009 (1h 22min).

Gênero: Animação, família, fantasia, aventura.

Direção: Walbercy Ribas, Rafael Ribas.

Elenco: Vagner Fagundes, Rafael Fagundes, Marcelo Xepa.

Nacionalidade: Brasil.  

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjQhkEHncRuyVoRB30yGPoI5LJAkVDMgK_42Gv1iTP9o-0EtIDUb72ALroZJLgvbwNL2xqVy5r49DJpQsbwxVVkUdWum3fQHU20TpF69KMvTg2VtmbqOR4z0zn3KRtgq7wHCmjrGQpTBLjQB93OoFYIfvNOof4oj2QLlg06eq9yYa3Fj71WprFFe27gG-I/s320/grilo.jpg

SINOPSE

        O Grilo Feliz segue compondo suas músicas, para alegria dos habitantes da floresta, e agora deseja gravar um CD. Porém a descoberta de fósseis de insetos gigantes faz com que ele se envolva em uma inesperada aventura, que o obriga a enfrentar um bando de perigosos louva-deuses comandados por Trambika.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o objetivo principal de Grilo Feliz no filme?

A) Gravar um CD.

B) Encontrar fósseis.

C) Lutar contra os louva-deuses.

D) Explorar a floresta.

02 – Quem comandou os perigosos louva-deuses na história?

A) Trambika.

B) Grilo Feliz.

C) Marcelo Xepa.

D) Vagner Fagundes.

03 – Qual é o gênero do filme "O Grilo Feliz e os Insetos Gigantes"?

A) Ação, suspense, drama.

B) Animação, família, fantasia, aventura.

C) Comédia, romance, ficção científica.

D) Documentário, musical, terror, mistério.

04 – Como o clima da história contribui para o desenvolvimento da aventura de Grilo Feliz e seus amigos diante da descoberta dos fósseis de insetos gigantes?

      O clima da história adiciona uma atmosfera de suspense e desafio à jornada de Grilo Feliz, à medida que ele se vê enfrentando os perigosos louva-deuses e suas adversidades, motivado pela descoberta dos fósseis.

05 – Qual é o papel do clima de fantasia na narrativa, considerando a interação entre os habitantes da floresta e os insetos gigantes, destacando como isso influencia a jornada de Grilo Feliz?

      O clima de fantasia cria um ambiente de novidade e estranheza, onde a presença dos insetos gigantes desafia a harmonia da floresta e impulsiona Grilo Feliz a se aventurar em um território desconhecido, estimulando-o a superar desafios.

06 – De que maneira o clima de aventura se entrelaça com a jornada musical de Grilo Feliz enquanto ele busca gravar um CD, mesmo diante dos desafios impostos pelos louva-deuses e a descoberta dos fósseis?

      O clima de aventura amplifica a determinação de Grilo Feliz em sua busca pela realização de seu sonho musical, adicionando uma camada de desafios emocionantes e imprevistos, tornando sua jornada para gravar o CD ainda mais cativante e inspiradora.

07 – Como a resolução da aventura com os louva-deuses e a descoberta dos fósseis afeta o objetivo inicial de Grilo Feliz de gravar um CD?

      Apesar dos desafios enfrentados, a resolução da aventura fortalece a determinação de Grilo Feliz, permitindo-lhe retornar ao seu objetivo original com uma perspectiva renovada e uma história emocionante para contar.

08 – Qual é o papel da conclusão da jornada dos insetos gigantes na mensagem geral do filme sobre superação e coragem?

      A conclusão da jornada dos insetos gigantes ressalta a importância da coragem e da união para superar adversidades inesperadas, transmitindo uma mensagem poderosa sobre a força da determinação em face de desafios imprevistos.

09 – Como a conclusão da história impacta as relações entre Grilo Feliz e os habitantes da floresta, considerando sua jornada para enfrentar os louva-deuses?

      A conclusão fortalece os laços entre Grilo Feliz e os habitantes da floresta, mostrando o valor da amizade e da cooperação diante das dificuldades. A experiência vivida durante a aventura ajuda a solidificar esses laços, gerando um senso de comunidade mais forte e unido.

 

 

FILME(ATIVIDADES): O FILME DOS ESPÍRITOS - DIREÇÃO: MICHEL DUBRET, ANDRÉ MAROUÇO - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): O FILME DOS ESPÍRITOS

Data de lançamento: 7 de outubro de 2011 (1h 38min).

Gênero: Drama.

Direção: Michel Dubret, André Marouço.

Roteiro: André Marouço.

Elenco: Nelson Xavier, Flávio Barollo, Sandra Corveloni.

Nacionalidade: Brasil.

 

Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgP5DBlRpbwNXx09-CL2KJyC7GWNCMlCNeCYxPYjzSpD2LgFMqpi5OL4Q30P0ZNRfmcOnxQdQ6Pw5x_CiebWfUgHwgZeoFGwbxD4x1eZZwbhr5YDXWFp_uqSds-oJ0-TVKbWGeYpBfGH1ng0Cg1uxJ80u3MxFO3gB8IrfTBI2tq-fXDlnC_B_dc8PCHh3M/s1600/espiritos.jpg 

SINOPSE

        Bruno Alves (Reinaldo Rodrigues) tem cerca de 40 anos e após a morte de sua esposa e mais a perda do trabalho, a depressão veio com força e o suicídio parecia ser o melhor caminho. Mas ao receber de um desconhecido "O Livro dos Espíritos", obra basilar da doutrina espírita, ele começa uma jornada em busca de sua felicidade a partir da compreensão dos mistérios da vida espiritual.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o ponto de virada na vida de Bruno Alves?

a) Perda de seu emprego.

b) Morte de sua esposa.

c) Depressão súbita.

d) Encontro com um desconhecido.

02 – O que Bruno recebe de um desconhecido que muda sua vida?

a) Um emprego novo.

b) Um livro.

c) Uma quantia em dinheiro.

d) Um conselho.

03 – Qual é o título do livro que Bruno recebe e que desencadeia sua jornada espiritual?

a) "O Livro dos Espíritos".

b) "Caminhos da Felicidade".

c) "O Mistério da Vida".

d) "Rumo à Iluminação".

04 – Para onde Bruno direciona sua jornada após receber o livro?

a) Em busca de uma nova esposa.

b) Em busca de compreensão sobre a vida espiritual.

c) Em busca de vingança pela morte de sua esposa.

d) Em busca de um novo emprego.

05 – Qual é a doutrina explorada no filme que guia Bruno em sua jornada?

a) Espiritismo.

b) Budismo.

c) Cristianismo.

d) Hinduísmo.

06 – Qual é o momento crucial do clímax do filme "O Filme dos Espíritos"?

a) Bruno encontra um novo amor.

b) Bruno alcança uma compreensão mais profunda sobre a vida espiritual.

c) Bruno decide abandonar sua busca pela felicidade.

d) Bruno enfrenta um dilema moral difícil.

07 – Como a compreensão dos mistérios da vida espiritual afeta a jornada de Bruno?

a) Ele se afunda mais na depressão.

b) Ele encontra respostas para suas perguntas e busca pela felicidade.

c) Ele desistiu de tentar entender e aceitar a infelicidade.

d) Ele se tornou cético em relação à doutrina espírita.

08 – Qual é o desfecho do enredo principal de Bruno após sua jornada espiritual?

a) Ele se isola do mundo.

b) Ele encontra um novo propósito de vida.

c) Ele volta a buscar um material de felicidade.

d) Ele rejeita completamente a ideia de vida espiritual.

09 – O que o livro "O Livro dos Espíritos" representa no final do filme?

a) Uma simples relíquia.

b) Uma fonte de sabedoria e compreensão para Bruno.

c) Um objeto de superstição.

d) Um fardo emocional para Bruno.

10 – Como o filme conclui a jornada espiritual de Bruno em relação à sua busca pela felicidade?

a) Com a certeza de que a felicidade está fora de seu alcance.

b) Com a revelação de que a felicidade está nas pequenas coisas da vida.

c) Com a sugestão de que a felicidade é ilusória.

d) Com a ideia de que a felicidade está intrinsecamente ligada ao entendimento espiritual.