sexta-feira, 22 de setembro de 2023

FILME(ATIVIDADES): TEMPOS DE PAZ - DANIEL FILHO - COM GABARITO

 Filme(ATIVIDADES): TEMPOS DE PAZ

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFDPw0AwSZZVlwilZdENv6LfOBbM_CQLfq1qsgjjOHvO7HjwHNkczghj8xgEcDbaA4DZLuabcZtYLQR-jSyXvUxcnYnX9vm0RtgS6Nc_3UI0fTVR38AXE2ugaNqGTjxEdkmwDMWmblwdtR-gEStOGopu1jPzSBBZEXPcJNKj3zUGQvnoFPXvWpe24xPQA/s320/paz.jpg

Data de lançamento: 14 de agosto de 2009 (1h 20min)

Gênero: Drama.

Direção: Daniel Filho.

Roteiro: Bosco Brasil.

Elenco: Tony Ramos, Dan Stulbach, Daniel Filho.

SINOPSE

        Não recomendado para menores de 12 anos

        18 de abril de 1945. Durante anos, centenas de pessoas foram torturadas pelo regime de Getúlio Vargas mas, com a pressão externa decorrente do fim da 2ª Guerra Mundial, vários presos políticos ganharam a liberdade. Segismundo (Tony Ramos) é um ex-oficial da polícia política de Vargas que agora teme que suas vítimas resolvam se vingar. Ele trabalha como chefe da seção de imigração na Alfândega do Rio de Janeiro, tendo por função evitar a entrada de nazistas. Em uma averiguação habitual, ele interroga Clausewitz (Dan Stulbach), um ex-ator polonês que, por recitar Carlos Drummond de Andrade, lhe foi enviado por um subalterno. Para convencer que não é nazista, Clausewitz precisa usar todo o seu talento como ator.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o gênero do filme?

      É um drama histórico.

02 – Em que período histórico o filme se passa?

      O filme se passa no final da década de 1940, após o término da Segunda Guerra Mundial.

03 – Quem é o protagonista do filme e qual é a sua história?

      O protagonista é o imigrante polonês Radu, que é interpretado pelo ator Tony Ramos. Radu chega ao Brasil como ex-soldado da Segunda Guerra Mundial e é contratado para trabalhar como coveiro em um cemitério no Rio de Janeiro.

04 – Qual é o tema central compreendido no filme?

      O tema central é a busca por recomeço e redenção após experiências traumáticas da guerra, abordando a adaptação do protagonista Radu em um novo país e contexto cultural.

05 – Como a cultura brasileira e a cultura polonesa se encontram no enredo do filme?

      O encontro entre a cultura brasileira e a cultura polonesa acontece principalmente através do protagonista Radu, que traz consigo os costumes e tradições de sua terra natal e o confronto com a realidade do Brasil.

06 – Quais são os principais conflitos enfrentados pelo protagonista no filme?

      O protagonista enfrenta conflitos internos relacionados a sua experiência de guerra e tentativas de se adaptar a um novo país e cultura, além de questões pessoais relacionadas à sua fé e ao seu trabalho como coveiro.

07 – O filme é baseado em fatos reais?

      Não, o filme não é baseado em fatos reais. Embora tenha um cenário histórico real, os personagens e eventos são ficcionais.

08 – Qual é a mensagem principal transmitida pelo filme?

      A mensagem principal é sobre a importância da superação das cicatrizes do passado e a busca por esperança e redenção mesmo nos momentos mais difíceis da vida.

CONTO: O CHAPIM DO REI - LUÍSA FREIRE - COM GABARITO

 Conto: O Chapim do Rei

            Luísa Freire

        Era uma vez um Rei viúvo que morava diante da casa de outro Rei, casado este com uma moça bonita e séria. O rei viúvo tomou-se de amores, mas a moça não correspondeu. O rei viúvo procurou falar com uma negra escrava do rei moço e lhe deu algumas moedas de ouro para que lhe fosse permitido ver a moça dormindo. A escrava prometeu e, aproveitando uma viagem do rei moço, levou o rei viúvo até o quarto da moça que dormia. O rei viúvo ficou encantado com tanta beleza. Chegou para perto da cama, abriu as cortinas e olhou muito tempo a moça dormindo. Estava nesse jeito quando o rei moço voltou e a escrava deu o sinal. O rei viúvo partiu a correr, mas, no arranco da carreira, perdeu um chapim, que o rei moço achou e maldou da mulher, pensando que ela fosse infiel. Não lhe disse uma nem duas, mas não a procurou mais.

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiWREXM60kGKNF2-MmVkdED5o583AXVjMvLS8pjspnlqC7eIgMZEs8EbAhkvgP07XDMIfw71oJQFQjbeREjB66hIqsWEWaoaVt9lBmgY8Fc7btgvVaQWq3OExseU7lDZD2_858-3PTbHSKNzThWqyS4SOWD8E4_G_JBVy3WeFlyOlytQeeTa3_Yr3k4z-M/s1600/CHAPIM.jpg


        A moça, depois de muito cismar e rezar, desconfiou de alguma cousa e resolveu certificar-se de tudo, pelo miúdo. Mandou preparar um jantar com todo gosto e pediu ao marido que convidasse o rei viúvo para tomar parte na festa. O rei moço convidou o rei viúvo e a festa começou muito bem. No fim do jantar, quando chegou a hora da saudação, a moça pediu licença e retirou-se. Foi mudar o trajo. Voltou rindo com o tempo, de bonita. Chegando à mesa, pegou num copo cheio de vinho e disse, levantando uma saudação:

        Fui casada, hoje sou solteira,

        por que e por que não, não sei!

        O rei moço entendeu o dito de sua mulher e por sua vez levantou o copo, dizendo:

        Em meus palácios entrei

        Rasto de ladrão achei!

        Se comeu ou não comeu

        Não sei!

        O rei viúvo compreendeu o que se passara e confessou a curiosidade, dizendo também, com o copo na mão:

        Nos vossos palácios entrei

        Rasto de ladrão deixei!

        Lindo cortinado abri,

        – Que linda uva eu vi!

        Mas juro por coroa minha

        Que em tal uva não buli!

        O rei moço ajoelhou-se nos pés da mulher, pedindo perdão da suspeita. O rei viúvo também foi perdoado, assim como a escrava. E viveram todos muito felizes.

Luísa Freire, Ceará-Mirim, Rio G. do Norte.

Entendendo o conto:

01 – Dê o significado, de acordo com o texto, da palavra sublinhada no trecho abaixo. “O rei viúvo partiu a correr, mas, no arranco da carreira, perdeu um chapim, que o rei moço achou e maldou da mulher ...”.

      Refere-se a uma pequena ave, mais especificamente ao pássaro conhecido como Chapim-real.

02 – O que aconteceu para que o rei moço desprezasse a moça com quem era casado?

      Porque o rei mais jovem encontrou um chapim e desconfiou de sua mulher. Sentindo-se traído e desiludido, o rei moço acabou rejeitando sua esposa, o que levou a um distanciamento emocional entre os dois.

03 – O que a moça fez para desfazer o mal-entendido? Explique.

      Mandou preparar um jantar e pediu para seu marido convidar o rei viúvo para a festa. Durante o jantar ela começa recitar trovas, seu marido continua e por último o rei viúvo confessa que nada teve com a esposa do rei mais jovem.

04 – Qual é o desfecho da história envolvendo o Chapim?

      O rei moço ajoelhou-se nos pés da mulher, pedindo perdão da suspeita. O rei viúvo também foi perdoado, assim como a escrava. E viveram todos muitos felizes.

     

CONTO: VAMOS ESPERAR O SETSET CHEGAR? ÂNGELA LAGO - COM GABARITO

 Conto: Vamos esperar o setset chegar?

            Ângela Lago

        Meu tio vinha de uma longa viagem, perto de Bom Despacho começou uma tempestade horrorosa. Por sorte – ou por azar – ele viu uma casa abandonada. Entrou, sentou num canto para esperar a chuva passar, e como estava muito cansada, adormeceu.

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVNhnUqLaJCdsjab50JSXW-KY19NyXwHs4byktP0gtdKHRuTh6kiqQ7yGXGl4hfkANZ2uhkZKXJmTUu0SKn-VIE6xzQJ4PFrryemyrOIBayiVAiKtiF1ufs1v8lWERxw2hxrnBFaUEqPoamiuZs0u4HsEjeTLYKWOpU9YsGesmBGaELSlD0695UE6Quwc/s320/DOM.jpg


        Foi acordar no meio da noite com um bode bafejando na sua cara:

        -- Então?

        -- Vamos esperar o Sestset chegar?

        -- Vamos! – Ele respondeu por responder, seguro de que estava sonhando. E já ia caindo de novo naquele sonho bom quando escutou outro bode entrar pela casa:

        -- Oba! Vamos começar?

        -- Não, Dodô! Nós vamos esperar o Sestset chegar.

        -- Só posso estar sonhando – O tio se tranquilizou.

        Nisso, entrou outro bode:

        -- Então, vamos começar?

        -- Calma, Tretrê. Vamos esperar o Sestset chegar? – Disseram os que já estavam lá.

        E antes que meu tio tivesse tempo de perguntar se aquilo era mesmo um sonho...

        -- Vamos começar? – perguntou mais um bode, com água na boca.

        -- Ainda não, Quaquá! Vamos esperar o Sestset chegar! – responderam todos juntos.

        Aí meu tio acordou de vez, abobalhado de pavor, e viu entrar mais um, e mais outro.

        -- Vamos começar? – perguntaram ansiosos, lambendo os beiços.

        -- Ainda não, Cincin e Seisei. Vamos esperar o Sestset chegar? – a turma respondeu.

        Quanto nome esquisito, pensava o tio, com o resto de pensamento de que ainda era capaz. E, para suportar o medo, começou a contar nos dedos:

        -- Depois do primeiro entrou Dodô, depois Tretrê, depois Quaquá, Cincin, Seisei... Já são seis com Seisei!!!

        -- Ele finalmente atinou.

        -- Minhas desculpas ao Setset, mas não vou esperar não! – Berrou meu tio, pulando a janela. E sumiu no mundo, deixando a gente sem um final direito para esta história.

Ângela Lago

Entendendo o conto:

01 – O que o tio do narrador encontrou durante uma tempestade quando estava perto de Bom Despacho?

      O tio encontrou uma casa esperando e entrou para esperar a chuva passar.

02 – O que aconteceu quando o tio acordou no meio da noite dentro da casa abandonada?

      Tinha um bode bafejando na sua cara e dizendo: -- Vamos esperar o Sestset chegar? Ele respondeu que sim, pois achou que estava sonhando.

03 – O que os bodes desejavam fazer com o tio quando ele acordou?

      Os bodes queriam começar alguma coisa, mas o tempo todo afirmaram que esperariam o setset chegar.

04 – Quantos bodes apareceram na casa durante a história?

      Apareceram seis na casa abandonada.

05 – Por que o tio do narrador decidiu fugir da casa?

      Ele ficou apavorado com a situação estranha dos bodes e decidiu fugir pela janela, não querendo esperar pelo setset.

 

 

ATIVIDADE DO FILME: SEIS SIGNOS DA LUZ - DAVID L. CUNNINGHAM - COM GABARITO

 ATIVIDADE do FILME: SEIS SIGNOS DA LUZ

Ficha técnica completa

 

Título

The Seeker: The Dark Is Rising (Original)

Ano produção

2007

Dirigido por

David L. Cunningham

Estreia

18 de Janeiro de 2008 ( Brasil )
Outras datas 

Duração

98 minutos

Classificação

 16 - Não recomendado para menores de 16 anos

Gênero

Aventura Drama Fantasia Thriller

Países de Origem

Estados Unidos da América

 


SINOPSE

 

O jovem Will Stanton se sente um peixe fora d'água quando sua família se muda dos Estados Unidos para a Inglaterra. Mas sua vida vira de cabeça para baixo quando ele descobre que é o último herdeiro de um grupo de guerreiros que luta para proteger o mundo contra o mal. Agora, Will deve assumir o papel de herói e usar seus poderes especiais para restaurar o equilíbrio entre a luz e a escuridão.


ENTENDENDO O FILME

01. A partir de quando que Will começou a perceber que era diferente de seus irmãos? O que sentia?

Will começou a perceber que era diferente de seus irmãos quando completou 14 anos, e acontecimentos estranhos ocorreram ao seu redor. Ele sentiu uma mistura de confusão, medo e curiosidade sobre esses eventos naturais.


02.Por que Will foi acusado de roubo em uma loja no shopping?

Will foi acusado de roubo em uma loja no shopping porque uma força maligna manipulou uma situação para fazê-lo pegar um objeto sem pagar por engano, levando à acusação.


03. Por que ele foi o escolhido para encontrar os seis signos?

Will foi escolhido para encontrar os seis signos porque ele é o último dos Antigos, destinado a lutar contra as forças das trevas e restaurar o equilíbrio entre a luz e as trevas.


04. Quanto tempo ele tinha para encontrar os signos?
Will tinha até seu 14º aniversário para encontrar os seis signos.


05. Qual era a finalidade de encontrar os signos?

A finalidade de encontrar os seis signos era reunir poder suficiente para derrotar a força do mal, conhecida como The Rider, e evitar que ele tome posse dos signos para escravizar a humanidade.


06. O que aconteceu com o irmão gêmeo de Will?

O irmão gêmeo de Will, Tom, foi prejudicado pelas trevas e se tornou um aliado do mal, indo contra Will e a missão de proteger os signos.


07. Como Will encontrou o irmão Tom?

Will encontrou o irmão Tom quando ele foi capturado e preso em cativeiro por Rider. Will o resgatou no clímax do filme.


08. Em que época do ano se passa o filme?

O filme se passa durante o outono.

09. Quem era as pessoas chamadas de anciãs que acompanhava Will na busca pelos signos?

As pessoas chamadas de anciãs que acompanhavam Will na busca pelos signos eram protetores e orientadores que ajudavam e aconselhavam Will em sua jornada.


10. Qual era a profissão do pai do Will?

A profissão do pai de Will não é especificamente mencionada no filme.


11. Numa parte do filme o irmão Max mudou o comportamento? Explique.

Em uma parte do filme, Max mudou de comportamento após ser influenciado pelas trevas que o levaram a se voltar contra Will e seus aliados.

12. Como Will encontrou o 6º signo?

Will encontrou o 6º signo em um antigo calabouço construído depois de superar vários desafios e armadilhas. Ele precisava usar sua força interior e determinação para encontrá-lo.




 

FILME(ATIVIDADES): O GALINHO CHICKEN LITTLE - MARK DINDALL - COM GABARITO

 FILME(ATIVIDADES): O galinho Chicken Little

 No BrasilO Galinho Chicken Little

Em PortugalChicken Little

Géneroinfantil · comédia · aventura

DireçãoMark Dindall

RoteiroSteve Bencich · Ron J. Friedman · Ron Anderson

HistóriaMark Dindall · Mark Kennedy

Baseado emChicken Little (1943) de Henny Penny

ElencoZach Braff · Joan Cusack · Steve Zahn · Dan Molina · Garry Marshall · Season Elmore · Fred Willard · Catherine O'Hara · Amy Sedaris · Don Knotts...

 

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEibQirfc9LHm6Dqd4LpPWvmmwYkfIba2ne_a7A3FkiFR30Wlp7GfA4IOzJoM0NjTskmzmhmDY8NRq0KkbYEByLRyinoOQ0DouByTRWEmrJo2YlmjP_K9pGPJmXGx9Ip7b0DczBb6iEHRQCZcTTrysOoOpypMzmHK3dtr4D14D6cuF7Q-3A74SFsVlQZjQ4/s320/GALINO.jpg

SINOPSE

Chicken Little é um galo cheio de imaginação que apronta as maiores confusões. Um dia, ele provoca pânico generalizado na cidade onde vive, ao confundir a queda de uma avelã com um pedaço do céu despencando. Após a verdade vir à tona, o galinho perde todo o crédito junto aos habitantes. Porém, quando um pedaço do céu realmente cai em sua cabeça e ele identifica que se trata de um alienígena, Chicken Little precisa salvar a cidade sem fazer com que todos entrem em pânico mais uma vez.

Entendendo o filme

01. Como era o relacionamento entre o galinho e seu pai? Justifique sua resposta.

No filme, o relacionamento entre o galinho Chicken Little e seu pai, Buck Cluck, era tenso e complicado. Buck ficou preocupado com a confiança da família e muitas vezes não entendeu ou apoiou as ações e opiniões de Chicken Little. Isso levou a um distanciamento emocional entre eles. Buck queria que Chicken Little se encaixasse mais nos padrões da sociedade, o que criava conflitos e mal-entendidos.

02. E o relacionamento do galinho e seus colegas?

No início do filme, Chicken Little tinha um relacionamento difícil com seus colegas de escola. Eles zombaram dele devido a um incidente anterior em que ele alegou que o céu estava caindo sem evidências concretas. Isso o isolou e se tornou objeto de piadas e desprezo, o que foi descoberto em sua falta de amigos na escola.

03. O galinho tinha muitos amigos? Porque?

No começo do filme, Chicken Little não tinha muitos amigos devido à sua confirmação de ter causado um pânico infundado na cidade. Isso levou as pessoas a dele, e ele ficou isolado. No entanto, ao longo do filme, ele faz amigos que o apoiam à medida que a história se desenrola.

04. Você já viveu ou vive uma situação semelhante à sua família? Justifique.

Esta pergunta é pessoal e depende da experiência de vida de cada indivíduo. Alguns podem ter vivenciado situações de tensão ou mal-entendidos com seus pais, semelhantes à dinâmica entre Chicken Little e seu pai, enquanto outros podem ter tido relacionamentos mais harmoniosos.

05. Como você acha que deve ser o relacionamento entre pais e filhos?

O relacionamento entre pais e filhos deve ser baseado em comunicação aberta, empatia, apoio e compreensão. Os pais devem estar entusiasmados em ouvir seus filhos, respeitar suas opiniões e ajudá-los a desenvolver confiança e independência. É importante que os pais apresentem presentes emocionais na vida de seus filhos e os orientem, sem impor expectativas irreais.

06. E entre amigos?

O relacionamento entre amigos deve ser construído com base na confiança, lealdade, respeito mútuo e apoio. Os amigos devem estar lá uns para os outros nos bons e maus momentos, e a comunicação aberta é fundamental para manter uma amizade saudável.

07. Você faz confidências para sua mãe ou para seu pai? Porque?

Esta é uma pergunta pessoal e pode variar de pessoa para pessoa. Alguns indivíduos se sentem confortáveis ​​em fazer confidências aos pais, enquanto outros preferem conversar com amigos ou outras pessoas de confiança. A escolha depende da relação pessoal e do nível de confiança entre os filhos e seus pais.

08. Se você teve um amigo com problemas de relacionamento com seus pais, que conselho você daria a ele?

Eu aconselharia meu amigo a tentar conversar abertamente com seus pais, expressando seus sentimentos e preocupações de maneira calma e respeitosa. A comunicação é a chave para resolver mal-entendidos e conflitos familiares. Além disso, sugeriria buscar aconselhamento de um adulto de confiança, como um professor, conselheiro escolar ou psicólogo, se a situação persistir e for prejudicial para o bem-estar emocional do amigo.

 

segunda-feira, 11 de setembro de 2023

FILME(ATIVIDADES): 1900 - BERNARDO BERTOLUCCI - COM GABARITO

 Filme(Atividades): 1900

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgZU38xvXxczSHg0rv9OQj2n8lEZQOkUGYDTWZiYQemMPf9cy_zbeg71ZYZair8LH6m-NVz5PEykNBAPW7Z0Mm_9wwGmQzag16xxFrV1ojq9IjrT7Fbv-a1VyLn_X5Qp2KaQjfQozNJu_K0ive1XeSr7q9b39UkTygs4RdywtI1y4o-xQaYzh1pDAjrC9Y/s320/1900.jpg


Data de lançamento: 17 de dezembro de 2022 (5h 17min)

Gênero: Drama, História.

Direção: Bernardo Bertolucci

Roteiro: Bernardo Bertolucci, Franco Arcalli.

Elenco: Robert De Niro, Gérard Depardieu, Dominique Sanda.

Título original: Novecentos

SINOPSE

        Na Itália, a vida de dois amigos de infância separados por seus destinos. Olmo Dalcò (Gérard Depardieu), filho bastardo de um camponês, é um trabalhador consciente politicamente. Alfredo Berlinghieri (Robert De Niro), filho de um proprietário de terras, vive do dinheiro da família, sem maiores preocupações. De classes opostas, os dois compartilham um contexto: o crescimento do fascismo e do comunismo.

Entendendo o filme:

01 – Qual é o contexto histórico retratado em “1900”, e como isso influencia a narrativa do filme?

      O filme passa na Itália, principalmente nas décadas de 1900 e 1910, atravessando eventos históricos importantes, como a unificação italiana, surgiu do fascismo e a ascensão de Benito Mussolini ao poder. Esses eventos históricos moldam as vidas dos protagonistas, Olmo e Alfredo, representando a luta de classes e os conflitos ideológicos presentes na sociedade italiana da época.

02 – Como o filme aborda a questão da luta de classes entre as duas famílias protagonistas?

      O filme é essencialmente uma narrativa sobre a luta de classes. Olmo, um camponês, e Alfredo, um aristocrata, nascem no mesmo dia e são tratados em ambientes sociais distintos. O filme mostra como suas vidas são influenciadas por suas origens, destacando as disparidades socioeconômicas e a opressão enfrentada pelos camponeses. Através desses personagens, o filme explora as emoções e os conflitos sociais gerados pela exploração dos trabalhadores rurais pela elite agraria.

03 – Quais são os temas políticos examinados em “1900”?

      Aborda temas climáticos, como o crescimento do fascismo na Itália, a busca por justiça social, as greves e protestos dos trabalhadores, a formação de movimentos comunistas e as ambições políticas de pessoas influentes. O filme também destaca o papel da mídia e da propaganda na manipulação das massas durante o período fascista.

04 – Como o filme retrata as mudanças sociais ao longo do século XX na Itália?

      Ele utiliza a história de Olmo e Alfredo para traçar um panorama das mudanças sociais ocorridas na Itália ao longo do século XX. Desde o início, o filme mostra a divisão entre classes sociais, e a medida que a narrativa avança, acompanhamos as políticas sociais que mudaram os personagens. O fim do feudalismo, a industrialização, a urbanização e a ascensão do fascismo são retratados no filme como forças motrizes que moldaram a Itália ao longo desse período.

05 – De que forma a cinematografia e as performances dos atores provocaram para a narrativa de “1900”?

      A cinematografia exuberante de “1900”, assinada por Vittorio Storaro, é fundamental para criar a atmosfera e o contexto histórico do filme. As paisagens campestres, as cenas urbanas e os detalhes de época proporcionaram uma experiência profunda na história. Além disso, as atuações dos atores, notadamente de Robert De Niro e Gerard Departieu, trazem complexidade e profundidade aos seus respectivos personagens, tornando a narrativa mais envolvente e impactante.

 

FILME(ATIVIDADES): O PREÇO DO DESAFIO - RAMON MENENDEZ - COM GABARITO

 Filme(Atividades): O PREÇO DO DESAFIO

 Fonte:https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiMHCmpHnIyRQHoJq-BGZTfi5Mqq8z3W3iCeyrVZBQqCYMh3bQa_J17ZCzjzFSaYLPOwa4W6YShLeODd8cAal8l67Gzrs7mOsn4fSexeQqCummHIlB1l679sNEA1biwOZBb4gpEhzgoJmOumcVrl8puPcmTogUc5kAexk3jgbPjgFWEjmON9HFpoa6C9OE/s320/pre%C3%A7o.jpg


Data de lançamento: 1988 (1h 42min)

Gênero: Drama.

Direção: Ramon Menendez

Roteiro: Ramon Menendez.

Elenco: Edward James Olmos, Lou Diamond Phillips, Andy Garcia.

Título original Stand and Deliver

SINOPSE

        Não recomendado para menores de 14 anos.

        O filme fala da história de Jaime Escalante, um professor de matemática em uma escola em um bairro hispânico que está convencido que seus alunos tem potencial para crescer na vida. A partir disso, ele cria métodos não convencionais de ensino para tentar ajudar jovens membros de gangues a passar no temeroso Exame Nacional de Cálculos Avançados.

Entendendo o filme:

01 – Qual é a premissa básica do filme?

      É baseado em uma história real e narra a jornada de Jaime Escalante, um professor de matemática de origem boliviana, que luta para inspirar e motivar alunos desfavorecidos de uma escola em Los Angeles a se destacarem em matemática avançada.

02 – O que os realizadores do filme tentaram nos contar?

      Eles nos contaram uma história real de superação.

03 – Qual é a principal mensagem transmitida pelo filme?

      A mensagem central do filme é a importância do papel do professor como mentor e incentivador dos alunos, mostrando como a dedicação e o esforço podem superar as adversidades e levar ao sucesso acadêmico e pessoal.

04 – Quais são os principais desafios que o professor Jaime Escalante enfrenta ao longo do filme?

      Jaime Escalante enfrenta vários desafios, incluindo a resistência inicial dos alunos desmotivados e pouco interessados em aprender matemática, a falta de apoio de alguns colegas e pais e a pressão para provar que seus alunos podem alcançar pontuações altas em exames impressionantes.

05 – O filme “O preço do desafio” é baseado em fatos reais? Se sim, quais foram as representações notáveis do professor Jaime Escalante?

      Sim, o filme é baseado em eventos reais. O verdadeiro Jaime Escalante era um professor boliviano de matemática que lecionou na Escola Secundária Garfield, em Los Angeles, nos anos 80. Ele se tornou conhecido por levar seus alunos a obter altas pontuações no difícil escame de Cálculo Avançado do College Board, desafiando as expectativas e preconceitos sociais. Seus alunos, em sua maioria de origem latina, superaram as dificuldades e foram aprovados em exame de Cálculo Avançado, mostrando que todos podem ter sucesso em matemática com o apoio e dedicação corretos.

 

sábado, 9 de setembro de 2023

FILME(ATIVIDADES): MENINAS MALVADAS - MARK WATERS - COM GABARITO

 Filme(Atividades): “Meninas Malvadas”

 

Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiB27-tgpStXknUi2JoolutkNCXNbr0jtpy4kXHhQWnr5S9xFasNbecRVhN8O32R0nII0K0mDAUyU2JK_eUL99euDjccFOgRzuDh_4QVQyje5sMjmNphextd4Q07T7JmNm4UGwvnCOS4yAIJf1Fhg6N4fJZDzXwNW1riukq6WWy29pryfmU__rV82rCtAg/s1600/meninas.jpg

Direção: Mark Waters

Roteiro Tina Fey

Elenco: Lindsay LohanRachel McAdamsAmanda Seyfried

Título original Mean Girls

 SINOPSE

Cady Heron (Lindsay Lohan) é uma garota que cresceu na África e sempre estudou em casa, nunca tendo ido a uma escola. Após retornar aos Estados Unidos com seus pais, ela se prepara para iniciar sua vida de estudante, se matriculando em uma escola pública. Logo Cady percebe como a língua venenosa de suas novas colegas pode prejudicar sua vida e, para piorar ainda mais sua situação, Cady se apaixona pelo garoto errado.

 Atividade do Filme:

 01. Qual é a premissa básica do filme "Meninas Malvadas"?

É uma comédia adolescente que segue a vida de Cady Heron, uma adolescente que se muda para os Estados Unidos e se envolve com um grupo de garotas populares em sua escola, conhecida como "Plastics", enquanto tenta entender como complexidades da estrutura social do ensino médio.

02. Quem são os "Plásticos" e por que são importantes para a trama do filme?

As "Plastics" são um grupo de garotas populares da escola, lideradas por Regina George. Elas são importantes para a trama porque Cady, a protagonista, inicialmente como observa como parte de um experimento sociológico, mas eventualmente se envolve com elas e se vê em meio a dramas e intrigas adolescentes.

03. Qual é o papel de Regina George no filme?

Regina George é a líder dos "Plastics" e a principal antagonista do filme. Ela é conhecida por sua crueldade e manipulação, e desempenha um papel central na vida de Cady, influenciando suas ações e decisões ao longo da história.

04. Quais são algumas das lições morais que "Meninas Malvadas" tenta transmitir aos espectadores?

O filme aborda temas como amizade, autoestima, manipulação social e as consequências de se tornar alguém que você não é para agradar os outros. Ele tenta transmitir uma mensagem de que é importante ser autêntico e não prejudicar os outros em busca de popularidade.

05. Quais são alguns dos momentos icônicos do filme "Meninas Malvadas"?

O filme tem vários momentos memoráveis, incluindo a cena do "Burn Book", o discurso de Regina George sobre sua dieta de barras de proteína, a festa de Halloween e a cena final do ônibus escolar. Além disso, muitas das restrições do filme, como “Às quartas, usamos rosa”, se tornaram parte da cultura pop. 

06.No filme, o autor mostra que os adolescentes normalmente formam grupos (tribos) por afinidade (interesse). Você consegue identificar situação parecida no colégio? Cite os grupos que você reconhece.

         Resposta pessoal.

 

07.Você concorda com o comportamento da personagem Regina? Por quê?

Resposta pessoal.

08. O que você faria se estivesse no lugar da personagem Cady em relação ao livro do arraso, agiria como ela? Por quê?

         Resposta pessoal.

09. Em sua opinião, algum personagem praticava o Bullying no filme? Quem?

         Resposta pessoal.

10.Descreva a cena em que é possível identificar essa ação (bullying).

Ocorre durante uma assembleia na escola. Regina George, líder dos "Plastics", distribui um livro chamado "Burn Book" para várias alunas, incluindo Janice Ian e Damian, que são alvos frequentes de Regina e suas amigas.

No "Burn Book", Regina e suas amigas escrevem comentários cruéis e maldosos sobre vários estudantes, incluindo insultos pessoais, barcos e fofocas específicas. Essa ação de distribuir o livro e expor os segredos e vulnerabilidades das outras alunas é uma forma clara de bullying, pois tem o objetivo de humilhar e prejudicar emocionalmente as vítimas.

A cena é um ponto crucial no filme, pois revela o comportamento cruel dos "Plásticos" e desencadeia uma série de eventos que afetam profundamente a dinâmica da escola e dos personagens principais, mostrando as consequências do bullying e da manipulação social.

 11. Você já viu algo parecido com a história do filme acontecer na sala de aula ou no colégio? Conte sua história.

Resposta pessoal.

 

 

 

quinta-feira, 7 de setembro de 2023

FILME(ATIVIDADES): O HOMEM QUE VIROU SUCO - JOÃO BATISTA DE ANDRADE - COM GABARITO

 Filme(Atividades): O HOMEM QUE VIROU SUCO

 

 Fonte: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEAprkz96Uk3luQJXBGmqxVs-7tUueoIMsTIw2vpK-So6CwcJ9S4bfJSk15x46cfq9scPglV-qgQ_VhHFEs9I4wvfoM-xk5AO63jgnNIxZYOJxrYpV5VuCxB2bTRjAkMMMCbRymnYuvysNHh5V4kEJFlAYGsUYEmc3A17Y0uSKi5XZ7Xv54b0Z3NXRauE/s320/suco.jpg

Data de lançamento: 13 de dezembro de 1980 (1h 37min)

Gênero: Drama.

Direção: João Batista de Andrade.

Roteiro: João Batista de Andrade.

Elenco: José Dumont, Célia Maracajá, Denoy de Oliveira.

SINOPSE

        Em O Homem que Virou Suco, um nordestino chega à cidade de São Paulo para ganhar o pão de cada dia, o poeta Deraldo (José Dumont). Sobrevivendo de suas poesias e folhetos que publica independente, ele é confundido com o operário de uma multinacional que está sendo investigado. O homem, no entanto, não fez qualquer crime de roubo de dinheiro, ele matou o patrão na festa que recebe o título de operário símbolo. Correndo contra o tempo para provar sua inocência antes que seja preso ou levado ao tribunal, Deraldo, então, recorre ao verdadeiro assassino, a única pessoa que pode provar sua inocência. Mas a tarefa não será fácil, pois o homem não será tão fácil de se achar. O longa é um manifesto sobre o enfrentamento da arte contra um sistema capitalista e burocrático e também crítica contra a precarização do trabalho e o preconceito contra nordestinos durante uma imigração à São Paulo para melhores qualidades de vida. 

Entendendo o filme:

01 – Qual temática é abordada no filme?

      A temática central é as questões sociais e políticas durante o período da ditadura militar no Brasil.

02 – Por que Deraldo foi confundido com outra pessoa?

      A confusão que ocorre com Deraldo no filme está relacionada ao preconceito e a percepção de que muitos migrantes nordestinos enfrentaram (e ainda enfrentam) nas grandes cidades do sudeste do Brasil, como São Paulo. Muitas vezes, os nordestinos são estigmatizados e tratados de forma pejorativa, sendo alvo de preconceitos e estereótipos negativos.

03 – Qual era a importância de se ter documentos?

      O protagonista, João, é um migrante nordestino que chega a São Paulo em busca de melhores condições de vida. No entanto, ao chegar à cidade, ele se depara com a dura realidade da falta de documentos. Sem um registro oficial, ele é marginalizado e excluído das oportunidades que a cidade oferece. João é obrigado a viver uma vida à margem da sociedade, trabalhando em empregos informais e sujeito à exploração.

04 – Para ser um “cidadão de fato”, além de ter documentos, o que mais é necessário para garantir plena cidadania?

      A cidadania plena envolve a garantia de direitos e oportunidades iguais para todos os cidadãos, independentemente de sua origem ou condição social.

05 – Quem é o protagonista do filme e qual é sua motivação para migrar para São Paulo?

      O protagonista é João, interpretado por José Dumont. João é um poeta nordestino que decide migrar para São Paulo em busca de melhores condições de vida, fugindo das dificuldades da vida no campo e almejando oportunidades na cidade grande.