Anúncio: Peça
publicitária Coliseu – Páscoa
Peça publicitária Coliseu – Páscoa
Ao longo de nossa vida, acabamos
convivendo com uma grande diversidade de textos orais e escritos, entre eles,
peças publicitárias. Geralmente divulgadas na internet, na televisão, em
revistas impressas e digitais e em outdoors, o objetivo desses textos criativos
é atrair a atenção do leitor e tentar convencê-la a fazer algo. Por isso, a
peça publicitária deve ser veiculada em um lugar em que será vista por muitas
pessoas.
Fonte: Língua
Portuguesa – Ensino Fundamental – Anos Finais – 7° ano – Caderno 2 – 1ª edição,
1ª impressão – São Paulo – 2019. p. 09-11.
Entendendo o anúncio:
01 – O que foi anunciado na
peça publicitária que você leu? Qual foi a intenção desse anúncio?
Foi anunciado as joias da joalheria
Coliseu. Objetivo é promover o produto par comercializá-lo.
02 – De que forma o produto
anunciado é apresentado ao consumidor? O que essa apresentação sugere?
Em uma embalagem
de bombom. Sugere como presente de Páscoa.
03 – A peça publicitária que
você leu é um anúncio publicitário, pois tem como objetivo convencer o
público-alvo a se tornar um consumidor e a comprar algo. Nos anúncios, há uma
intenção no uso das cores. Observe as que aparecem nesse anúncio.
a)
Identifique a cor predominante e em que
partes do anúncio ela aparece.
O amarelo-dourado é a cor predominante, das alianças. Aparece no
fundo, na embalagem e em uma das alianças.
b) A que essa cor pode estar associada? Se fosse
usada outra cor, o efeito de sentido pretendido seria o mesmo? Comente.
O dourado é associado a joias. O efeito causado seria diferente.
04 – As imagens usadas em
anúncios publicitários são muito importantes, uma vez que, além de anunciar o
produto, servem como elementos de atração, para despertar o desejo. Elas
compõem a linguagem não verbal dos anúncios. De que forma os elementos não
verbais que compõem esse anúncio ajudam a torna-lo atraente?
O fato de as
alianças estarem envoltas em papel de bombom, seja algo inusitado.
05 – Ao criar peças
publicitárias, o publicitário – profissional responsável por sua elaboração –
tem como principal objetivo convencer pessoas a comprar algo ou a adotar um
comportamento, uma ideia. Um dos recursos usados para chamar a atenção do
público é o slogan, uma frase curta, de estrutura simples e fácil de ser
lembrada pelo público. Sabendo disso, qual o slogan desse anúncio? O que ele
sugere?
O slogan é:
momentos inesquecíveis / Páscoa. Ao dar alianças como presente, promove um
compromisso.
06 – Além do texto que
aparece em destaque e do slogan, há, em letras menores, outro texto verbal.
Copie-o e indique o que ele representa.
Coliseu, elemento
que indica o nome da empresa anunciante.
07 – Como todo texto, o
anúncio publicitário tem um público-alvo, chamado de consumidor. A que possível consumidor esse anúncio se dirige?
Aponte o(s) elemento(s) que conduziu(ram) à identificação do público a que o
anúncio pretende atingir.
Se dirige ao
público que deseja presentear mulheres com joias. O uso do pronome (ela).
08 – Em anúncios de
publicidade, geralmente, há pouco texto escrito, como é o caso desse que está
sendo analisado. Por que você imagina que isso aconteça?
A imagem do
produto é suficiente para chamar a atenção e despertar o desejo do público.