quarta-feira, 16 de novembro de 2022

IMAGENS: TORONTO, CANADÁ - COM GABARITO

Imagens: Toronto, Canadá



Cenas publicitárias promovidas pela marca Pantene Anti-Breakage Shampoo, em Toronto, Canadá.

Fonte: Língua Portuguesa – Ensino Fundamental – Anos Finais – 7° ano – Caderno 2 – 1ª edição, 1ª impressão – São Paulo – 2019. p. 08-09.

Entendendo as imagens:

01 – O que há de estranho nas cenas?

      As três imagens apresentam enormes tranças que saem de uma das janelas dos imóveis.

02 – Essas cenas lembram você de algum personagem? Caso sim, de qual?

      O conto Rapunzel ou o filme Enrolados.

03 – Note as pessoas presentes nas cenas. Como elas reagem diante do evento?

      Elas se mostram admiradas, curiosas.

04 – Em sua opinião, o que poderia ter levado alguém a fazer essa instalação, isto é, qual teria sido o objetivo do que está sendo mostrado na imagem?

      Resposta pessoal do aluno.

05 – Considerando o propósito da instalação, informado pelo professor no item anterior, você acredita que o objetivo esperado foi atingido? De que forma? Comente.

      Resposta pessoal do aluno. Sugestão: Sim, pois o fato dos seres humanos realizando a performance desperta a atenção do espectador. Assim associa a imagem ao produto.

06 – Nesta unidade, estudamos anúncios publicitários. Você se lembra de algum outro anúncio interessante? Caso sim, qual e em que suporte ele foi veiculado?

      Resposta pessoal do aluno.

 

ANÚNCIOS: BOMBRIL 50 ANOS - COM GABARITO

Anúncios: Bombril 50 anos

   


    

Anúncio publicitário veiculado no dia 27 de março de 1952 no jornal O Estado de São Paulo e faz 50 anos que o Brasil descobriu o Bombril.

        O ator Carlos Moreno ficou famoso por atuar durante muito tempo como garoto-propaganda Bombril. Nesse anúncio, ele representa Pedro Álvares Cabral, em decorrência da comemoração dos 500 anos de descobrimento do Brasil. Nesse mesmo ano, a empresa comemorava 50 anos no mercado.

Fonte: Língua Portuguesa – Ensino Fundamental – Anos Finais – 7° ano – Caderno 2 – 1ª edição, 1ª impressão – São Paulo – 2019. p. 13-14.

Entendendo o anúncio:

01 – Com relação aos produtos anunciados, responda ao que se pede. 

        a)   Que produto(s) está(ão) sendo anunciado(s) em cada anúncio?

       No anúncio 1, apenas a esponja de aço. No 2, a esponja e mais três produtos de limpeza. 

     b)   Sabendo que há um intervalo de 50 anos entre a divulgação dos dois anúncios, o que podemos inferir em relação à quantidade de produtos anunciados?

No início ela fabricava somente a esponja, ao longo do tempo passou a ofertar mais produtos.

02 – Com relação à composição dos anúncios, responda ao que se pede. 

        a)   Qual a principal diferença entre as imagens que aparecem nos anúncios?

          O anúncio antigo apresenta ilustrações, o atual fotografia.  

      b)   Que diferença você pode apontar entre os anúncios com relação às cores?     

         O antigo está em preto e branco, o atual, está colorido.        

       c)         Com relação ao elemento de destaque em cada um dos anúncios, que diferenças podem ser apontadas?

No antigo o destaque é o produto, no atual destaca o garoto-propaganda.

03 – No anúncio atual, de que modo o elemento verbal e o não verbal se relacionam?

      O garoto-propaganda está caracterizado como Pedro Álvares Cabral. Relacionando o tempo de existência do produto com o descobrimento do Brasil, sugerindo confiança ao produto que faz 50 anos.

04 – Que recursos os anúncios empregam para convencer os consumidores a comprar o produto?

      No anúncio antigo, são apresentados qualidade/utilidade do produto. Atual, aposta no humor.

05 – Como as diferenças apontadas entre os anúncios podem ser explicadas?

      Que os anúncios analisam o comportamento dos consumidores para explorá-lo nas campanhas.

ANÚNCIO: PEÇA PUBLICITÁRIA COLISEU - PÁSCOA - COM GABARITO

Anúncio: Peça publicitária Coliseu – Páscoa

 


Peça publicitária Coliseu – Páscoa

        Ao longo de nossa vida, acabamos convivendo com uma grande diversidade de textos orais e escritos, entre eles, peças publicitárias. Geralmente divulgadas na internet, na televisão, em revistas impressas e digitais e em outdoors, o objetivo desses textos criativos é atrair a atenção do leitor e tentar convencê-la a fazer algo. Por isso, a peça publicitária deve ser veiculada em um lugar em que será vista por muitas pessoas.

Fonte: Língua Portuguesa – Ensino Fundamental – Anos Finais – 7° ano – Caderno 2 – 1ª edição, 1ª impressão – São Paulo – 2019. p. 09-11.

Entendendo o anúncio:

01 – O que foi anunciado na peça publicitária que você leu? Qual foi a intenção desse anúncio?

      Foi anunciado as joias da joalheria Coliseu. Objetivo é promover o produto par comercializá-lo.

02 – De que forma o produto anunciado é apresentado ao consumidor? O que essa apresentação sugere?

      Em uma embalagem de bombom. Sugere como presente de Páscoa.

03 – A peça publicitária que você leu é um anúncio publicitário, pois tem como objetivo convencer o público-alvo a se tornar um consumidor e a comprar algo. Nos anúncios, há uma intenção no uso das cores. Observe as que aparecem nesse anúncio. 

        a)   Identifique a cor predominante e em que partes do anúncio ela aparece.

         O amarelo-dourado é a cor predominante, das alianças. Aparece no fundo, na embalagem e em uma das alianças.    

               b) A que essa cor pode estar associada? Se fosse usada outra cor, o efeito de sentido pretendido seria o mesmo? Comente.

O dourado é associado a joias. O efeito causado seria diferente.

04 – As imagens usadas em anúncios publicitários são muito importantes, uma vez que, além de anunciar o produto, servem como elementos de atração, para despertar o desejo. Elas compõem a linguagem não verbal dos anúncios. De que forma os elementos não verbais que compõem esse anúncio ajudam a torna-lo atraente?

      O fato de as alianças estarem envoltas em papel de bombom, seja algo inusitado.

05 – Ao criar peças publicitárias, o publicitário – profissional responsável por sua elaboração – tem como principal objetivo convencer pessoas a comprar algo ou a adotar um comportamento, uma ideia. Um dos recursos usados para chamar a atenção do público é o slogan, uma frase curta, de estrutura simples e fácil de ser lembrada pelo público. Sabendo disso, qual o slogan desse anúncio? O que ele sugere?

      O slogan é: momentos inesquecíveis / Páscoa. Ao dar alianças como presente, promove um compromisso.

06 – Além do texto que aparece em destaque e do slogan, há, em letras menores, outro texto verbal. Copie-o e indique o que ele representa.

      Coliseu, elemento que indica o nome da empresa anunciante.

07 – Como todo texto, o anúncio publicitário tem um público-alvo, chamado de consumidor. A que possível consumidor esse anúncio se dirige? Aponte o(s) elemento(s) que conduziu(ram) à identificação do público a que o anúncio pretende atingir.

      Se dirige ao público que deseja presentear mulheres com joias. O uso do pronome (ela).

08 – Em anúncios de publicidade, geralmente, há pouco texto escrito, como é o caso desse que está sendo analisado. Por que você imagina que isso aconteça?

      A imagem do produto é suficiente para chamar a atenção e despertar o desejo do público.